You are on page 1of 12

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2 a REGIO

Maro/2012

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 70 questes, numeradas de 1 a 70.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 3 horas e 30 minutos para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001


2. CONHECIMENTOS GERAIS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 5 baseiam-se nos Textos I e II, a seguir. Texto I No Po de Acar De cada dia Dai-nos Senhor A Poesia De cada dia
(Andrade, Oswald. Pau-Brasil. Obras completas de Oswald de Andrade. So Paulo, Globo, Secretaria de Estado da Cultura, 1990, p. 63)

A afirmativa transcrita do Texto II, cujo sentido se relaciona com os versos do Texto I, : (A) O carnaval do Rio o acontecimento religioso da raa. Nenhuma frmula para a contempornea expresso do mundo. Temos a base dupla e presente a floresta e a escola. ... a lgebra e a qumica logo depois da mamadeira e do ch de erva-doce. Um misto de "dorme nen que o bicho vem peg" e de equaes.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

3. Texto II O texto abaixo reproduz algumas afirmativas do Manifesto Pau-Brasil, que Oswald de Andrade, um dos mentores do movimento modernista brasileiro de 1922, lanou no Correio da Manh em 18 de maro de 1924. A poesia existe nos fatos. Os casebres de aafro e de ocre nos verdes da Favela, sob o sol cabralino, so fatos estticos. O carnaval do Rio o acontecimento religioso da raa. Pau-Brasil. Wagner submerge ante os cordes de Botafogo. Brbaro e nosso. A formao tnica rica. A poesia Pau-Brasil. gil e cndida. Como uma criana. A lngua sem arcasmos, sem erudio. Natural e neolgica. A contribuio milionria de todos os erros. Como falamos. Como somos. Nenhuma frmula para a contempornea expresso do mundo. Ver com olhos livres. Temos a base dupla e presente a floresta e a escola. A raa crdula e dualista e a geometria, a lgebra e a qumica logo depois da mamadeira e do ch de erva-doce. Um misto de "dorme nen que o bicho vem peg" e de equaes. Obuses de elevadores, cubos de arranha-cus e a sbia preguia solar. A reza. O Carnaval. A energia ntima. O sabi. A hospitalidade um pouco sensual, amorosa.
(http://www.lumiarte.com/luardeoutono/oswald/manifpaubr.html acesso em 11/02/2012)

Os casebres de aafro e de ocre nos verdes da Favela, sob o sol cabralino, so fatos estticos. A afirmativa acima est corretamente redigida com outras palavras, mantendo-se em linhas gerais o sentido original, em: (A) Certas cores, ainda que reproduzam as favelas brasileiras, no demonstram uma beleza digna de expresso. A simplicidade de uma favela, representada em casebres de cores contrastantes, esto longe de despertar sentimentos poticos. A natureza, privilegiada do pas, particularmente ensolarada, se reproduzem nas cores contrastantes de uma favela. A beleza se encontra nos elementos mais simples de uma cena comum, como a das casas humildes de uma favela. A inteno potica que se busca nas cores gritantes das favelas uma transgresso aos valores estticos.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

4.

No penltimo pargrafo do Texto II fica evidente a oposio, na ordem dada, entre (A) (B) (C) (D) credulidade e desconhecimento cientfico. tradio cultural e ingenuidade. infantilidade e amadurecimento. desconhecimento e tradio cultural. primitivismo e conhecimento cientfico.

1.

Conclui-se corretamente do ltimo pargrafo do Texto II que Oswald de Andrade (A) critica alguns hbitos brasileiros que fazem parte do que ele vinha apontando como exemplos de uma viso potica ultrapassada. relaciona elementos brasileiros que esto distantes de tudo aquilo que ele havia considerado como uma autntica poesia Pau-Brasil. constata que a mistura entre elementos tradicionais de um povo e aqueles que atestam o progresso incompatvel com a poesia. mostra desconhecer alguns elementos da realidade brasileira, embora esteja defendendo alguns de seus valores. enumera algumas caractersticas da realidade brasileira que podem constituir assunto a ser transformado em poesia.

(E) 5.

_________________________________________________________

(B)

Wagner submerge ante os cordes de Botafogo. A afirmativa que exprime corretamente, com outras palavras, o sentido original da frase acima : (A) (B) (C) (D) (E) Os cordes de Botafogo superam Wagner. Wagner supera o que se faz nos cordes de Botafogo. Botafogo, com seus cordes, retoma a superioridade de Wagner. Diante dos cordes de Botafogo, Wagner ser a superao. Para os cordes de Botafogo, Wagner superior.
TRF2R-Conhecimentos-Gerais3

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 6 a 11 baseiam-se no texto abaixo. 7. A referncia ao que diz o ex-ministro Delfim Netto (A) O planeta discute, e no de hoje, o fim da Idade do Petrleo. Como define o ex-ministro Delfim Netto, a Idade da Pedra no acabou por falta de pedras, mas pelo fato de outras tecnologias mais eficientes terem sido inventadas. No h dvida de que o estilo de vida e o modo de produo impulsionados pelo uso do petrleo so os principais responsveis pela degradao do planeta. O que no se sabe, porm, como e em que ritmo faremos a transio para uma nova etapa. E se seremos capazes de realiz-la a tempo de reverter ou ao menos estancar os problemas que ameaam a nossa prpria existncia. O consumo mundial de petrleo no d sinal de trgua: cresceu quase 30% entre 1990 e 2008, de 67 milhes para 86 milhes de barris por dia. No mesmo perodo, a demanda de petrleo na ndia mais do que dobrou e a da China triplicou. O ritmo de crescimento deve se repetir em 2011. Ao mesmo tempo, a escalada nas cotaes internacionais tende a aumentar a presso sobre os custos dos alimentos, dos produtos de limpeza domstica, de higiene pessoal e de energia para indstrias. Um aumento elevado no preo do leo reflete-se no custo da matria-prima e dos insumos, o que significa um impacto no valor de embalagens plsticas, fertilizantes, combustveis para colheita e para transporte da safra agrcola. No sculo XXI, com o aumento da temperatura global, de dois graus em relao aos nveis pr-industriais, o tema das mudanas climticas pressiona os esforos mundiais para reduzir a queima de combustveis. Mas o homem moderno estaria preparado para abrir mo de seu conforto?
(Darlene Menconi. Carta Verde. CartaCapital, 27 de abril de 2011, p. 45-46, com adaptaes)

remete ideia central do texto, ou seja, de que necessrio substituir o petrleo por outros produtos menos poluentes. valoriza as fontes alternativas de energia, resultantes da transformao do petrleo com tecnologia menos prejudicial ao ambiente. chama a ateno para o fato de que o petrleo uma substncia que est se esgotando rapidamente em algumas regies do globo. tenta mostrar que possvel voltar a um modo de vida mais simples, a exemplo da Idade da Pedra, sem destruir o meio ambiente. diz respeito Idade do Petrleo, que caracteriza o mundo moderno, como garantia da oferta de produtos essenciais sobrevivncia humana.
o

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

8.

correto perceber no 3 pargrafo que (A) o aumento de preos dos produtos agrcolas, sob presso no mercado mundial, mostra pequena relao com aqueles que valorizam a matria-prima para a indstria. o preo dos combustveis, mesmo considerando o impacto sobre a produo agrcola, ainda se mantm dentro dos limites estabelecidos no mercado internacional. a atividade econmica mundial tem como base a comercializao de produtos agrcolas, pouco submetidos s variaes bruscas de preos. a atividade industrial, especialmente no que diz respeito a produtos de limpeza e de higiene, tem conseguido evitar as fortes altas de preos. os aumentos em cascata se relacionam com a elevao dos preos do petrleo, que se refletem em toda a atividade econmica, especialmente na produo agrcola.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

9. 6. Fica evidente no texto, principalmente, (A) a independncia dos pases ricos em relao ao petrleo, embora seu uso esteja aumentando, especialmente nos pases em desenvolvimento. a escalada de aumentos nos preos de alimentos, que dificilmente poder ser revertida, dificultando o atendimento s populaes mais pobres do planeta.

O consumo mundial de ptroleo no d sinal de trgua: cresceu quase 30% entre 1990 e 2008, de 67 milhes o para 86 milhes de barris por dia. (2 pargrafo) A afirmativa introduzida pelos dois-pontos deve ser entendida como (A) observao que vem comprovar a importncia do petrleo no desenvolvimento econmico de alguns pases, citados em seguida. comentrio pessoal que tem por objetivo contestar a o opinio de um ex-ministro, transcrita no 1 pargrafo. dado estatstico que traz informao j apresentada antes e sem maior relevncia, desnecessria no contexto. argumento que sustenta a percepo de que necessrio reduzir a queima de combustveis, em defesa do ambiente. exemplo que demonstra objetivamente a extenso dos nveis de degradao do planeta, em razo do consumo de petrleo. 3

(B)

(B) (C) o dilema entre reduo do uso do petrleo, para garantir a sustentabilidade do planeta, e a necessidade de encontrar alternativas de substituio dessa matria-prima. o avano tecnolgico que permite encontrar alternativas para o uso de derivados de petrleo em vrias partes do mundo. a constatao de que o petrleo insubstituvel nas condies atuais de vida e cabe humanidade reconhecer sua impotncia em proteger o meio ambiente.

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TRF2R-Conhecimentos-Gerais3

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001


10. ... o tema das mudanas climticas pressiona os esforos mundiais para reduzir a queima de combustveis. A mesma relao entre o verbo grifado e o complemento se reproduz em: (A) ... a Idade da Pedra no acabou por falta de pedras ... ... o estilo de vida e o modo da produo (...) so os principais responsveis... ... que ameaam a nossa prpria existncia. ... e a da China triplicou. Mas o homem moderno estaria preparado ... No entanto, as pesquisas mostram que aqueles que mantm foco em mais de uma atividade ao mesmo tempo so uma raridade. O que se tem hoje so pessoas que, devido ao meio em que esto inseridas, se tornaram "multitarefeiras crnicas", mas no conseguem ser boas nos atributos relacionados ao multitarefismo: prestar ateno somente ao contedo relevante, armazen-lo na memria e alternar o foco nas tarefas. Um pesquisador alerta, no entanto, que as pessoas, de modo geral, j sentem estresse e vrios problemas emocionais relacionados correria da multitarefa. Pouco tempo de descanso, cabea atolada de problemas e impossibilidade de concen(E) 11.
_________________________________________________________

(B)

(C) (D)

trao por mais de 20 minutos em uma leitura, por exemplo, so caractersticas marcantes das mentes altamente atarefadas. "A sociedade, normalmente, comete um terrvel engano ao encorajar as pessoas a realizarem multitarefas", diz.
(Mara Lie Chao. Planeta, So Paulo, Editora Trs, julho de 2011, p. 42-46, com adaptaes)

O verbo que, dadas as alteraes entre parnteses propostas para o segmento grifado, dever ser colocado no plural, est em: (A) (B) No h dvida de que o estilo de vida ... (dvidas) O que no se sabe ... (ningum nas regies do planeta) O consumo mundial no d sinal de trgua ... (O consumo mundial de barris de petrleo) Um aumento elevado no preo do leo reflete-se no custo da matria-prima ... (Constantes aumentos) o tema das mudanas climticas pressiona os esforos mundiais ... (a preocupao em torno das mudanas climticas)

(C)

12.

Com as questes apresentadas no incio do texto, a autora (A) esboa o perfil ideal do trabalhador em uma empresa dinmica e voltada para as necessidades do mercado atual. busca despertar a ateno do leitor, pois elas antecipam a ideia que ser o ncleo do desenvolvimento posterior. deixa em suspenso uma resposta suficiente para esclarecer o assunto que ser exposto em seguida. coloca em discusso elementos contraditrios, em que fica evidente um certo comprometimento da clareza. assinala a ausncia de parmetros na avaliao do desempenho de trabalhadores, em razo dos avanos tecnolgicos.

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

Ateno: As questes de nmeros 12 a 15 baseiam-se no texto abaixo. Quantas janelas voc abre no computador enquanto checa seus e-mails e atualizaes de amigos em redes sociais pelo celular? Voc consegue cozinhar, conversar ao telefone e pr o beb para dormir com igual competncia? Cuidado. O bombardeio de informaes e a quantidade de tarefas a serem executadas ao mesmo tempo podem comprometer sua capacidade de concentrao e, no final das contas, voc acabar no fazendo nada direito. Ter um perfil multitarefeiro, associado "gerao Y" jovens nascidos nos anos 80 pode tambm ser sinnimo de falta de ateno e de trabalho mal feito, o que afeta a empregabilidade. Com a demanda de informao nos dias de hoje, em que um incidente em qualquer canto pode repercutir em vrios pases ao redor do mundo, o tempo de concentrao diminuiu. Do ponto de vista dos departamentos de recursos humanos, esse pouco tempo de concentrao pode ser um problema para a gerao Y nas empresas, principalmente porque as organizaes precisam da dedicao de tempos longos a reunies extensas. A aposta em trabalhadores multitarefeiros est voltada para a quantidade de informaes que algum pode absorver frente s diversas fontes e dados eletrnicos disponveis hoje. 4 13.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

O texto se volta, principalmente, para (A) uma valorizao da tecnologia, que permite a qualquer trabalhador acompanhar, com a mesma eficcia, acontecimentos simultneos. as diversas tarefas de que um trabalhador incumbido em uma empresa moderna, s quais dever dedicar todo seu tempo e sua ateno. a existncia de mltiplos objetivos nas empresas e a prioridade dada contratao de trabalhadores capazes de realizar vrias tarefas ao mesmo tempo. um trabalho baseado, quase exclusivamente, na assimilao de um volume cada vez maior de informaes e sua aplicao prtica nas empresas. a ocorrncia de mltiplas tarefas concomitantes, em oposio s dificuldades de concentrao necessria para a realizao adequada dessas tarefas.
TRF2R-Conhecimentos-Gerais3

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001


14. ... devido ao meio em que esto inseridas ... (3 pargrafo) O segmento denota, no contexto, noo de (20, 21, 19, 22, 18, 23, 17, ...) (A) (B) (C) (D) (E) 15. causa. Se, de acordo com o padro estabelecido, X e Y so o dcondio. consequncia. finalidade. temporalidade. (B) 48%. cimo e o dcimo terceiro termos dessa sucesso, ento a Y razo igual a X (A) 44%.
o

17.

Considere que os termos da sucesso seguinte foram obtidos segundo determinado padro.

_________________________________________________________

Considere as afirmativas feitas a seguir em relao ao emprego de sinais de pontuao no texto. (C) 56%.

I. jovens nascidos nos anos 80


Os travesses isolam segmento explicativo da expresso anterior. (D) 58%.

II. ... nos atributos relacionados ao multitarefismo:


prestar ateno somente ao contedo relevante ... Os dois-pontos introduzem a fala de um dilogo estabelecido virtualmente entre autor e leitor.

(E) 18.

64%.

_________________________________________________________

Uma operao definida por: w = 1 6w, para todo inteiro w. Com base nessa definio, correto afirmar que a soma 2 + 1 (A)

III. "A sociedade, normalmente, comete um terrvel


engano ao encorajar as pessoas a realizarem multitarefas." As aspas que aparecem na frase final indicam que se trata de reproduo exata das palavras do pesquisador citado. Est correto o que consta em (B) (A) (B) (C) (D) (E)

( )

igual a

20. 15. 12. 15.

II, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas.


(E) 20. (C)

(D)

I, II e III.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

19.

Matemtica e Raciocnio Lgico 16. Sabe-se que exatamente quatro dos cinco grupos de letras abaixo tm uma caracterstica comum. BCFE HILK JKNM PQTS RSUV Considerando que a ordem alfabtica adotada a oficial, o nico grupo de letras que NO apresenta a caracterstica comum dos demais : (A) BCFE

Ao conferir o livro de registro da entrada e sada das pessoas que visitaram uma Unidade do Tribunal Regional Federal, ao longo dos cinco dias teis de certa semana, um Tcnico Judicirio observou que: o nmero de pessoas que l estiveram na segundafeira correspondia tera parte do total de visitantes da semana inteira; em cada um dos trs dias subsequentes, o nmero 3 do nmero de pessoas registradas correspondia a 4 daquelas registradas no dia anterior.

Considerando que na sexta-feira foi registrada a presena de 68 visitantes, correto afirmar que o nmero de pessoas que visitaram essa Unidade (A) na segunda-feira foi 250. na tera-feira foi 190. na quarta-feira foi 140. na quinta-feira foi 108. ao longo dos cinco dias foi 798. 5

(B)

HILK (B) (C)

(C)

JKNM

(D)

PQTS

(D) (E)

(E)

RSUV

TRF2R-Conhecimentos-Gerais3

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001


20. Certo dia, no incio do expediente, um Tcnico Judicirio constatou que no almoxarifado do Tribunal havia 120 pastas, 60% das quais eram verdes e as demais, azuis. Sabe-se que, tendo sido retiradas algumas pastas do almoxarifado, no final do expediente ele constatou que a porcentagem do nmero de pastas verdes havia se reduzido a 52% do total de pastas que l restavam. Assim, considerando que o nmero de pastas azuis era o mesmo que havia inicialmente, a quantidade de pastas verdes que foram retiradas um nmero (A) menor que 10. 23. Duas empresas X e Y tm, respectivamente, 60 e 90 funcionrios. Sabe-se que, certo dia, em virtude de uma greve dos motoristas de nibus, apenas 42 funcionrios de X compareceram ao trabalho e que, em Y, a frequncia dos funcionrios ocorreu na mesma razo. Nessas condies, quantos funcionrios de Y faltaram ao trabalho nesse dia? (A) (B) (C) (D) (C) compreendido entre 18 e 25. (E) (D) compreendido entre 25 e 30. 24. (E) 21. maior que 30.
_________________________________________________________

36. 33. 30. 27. 20.

(B)

compreendido entre 10 e 18.

_________________________________________________________

Suponha que, no dia 15 de janeiro de 2011, um sbado, Raul recebeu o seguinte e-mail de um amigo: "Este um ms especial, pois tem 5 sbados, 5 domingos e 5 segundas-feiras e isso s ocorrer novamente daqui a 823 anos. Repasse esta mensagem para mais 10 pessoas e, dentro de alguns dias, voc receber uma boa notcia." Tendo em vista que aficionado em Matemtica, Raul no repassou tal mensagem pois, aps alguns clculos, constatou que a afirmao feita na mensagem era falsa. Assim sendo, lembrando que anos bissextos so nmeros mltiplos de 4, Raul pode concluir corretamente que o prximo ano em que a ocorrncia de 5 sbados, 5 domingos e 5 segundas-feiras acontecer no ms de janeiro ser (A) 2022. 25.

Certo dia, Saulo e Marieta abriram cada qual uma caderneta de poupana em um mesmo banco. Se o depsito inicial de Saulo foi R$ 15 000,00, o de Marieta foi R$ 7 800,00 e, ao final de um mesmo perodo, as duas cadernetas juntas renderam R$ 1 596,00, ento a diferena entre o rendimento de Saulo e o de Marieta foi de (A) (B) (C) (D) (E) R$ 498,00. R$ 504,00. R$ 538,00. R$ 574,00. R$ 608,00.

_________________________________________________________

(B)

2021.

(C)

2020.

(D)

2018.

Certo dia, dois Tcnicos Judicirios de uma Unidade do Tribunal Regional Federal Nilmar e Abrao foram incumbidos de arquivar 105 documentos e expedir um lote com 80 unidades de correspondncias. Sabe-se que, para a execuo de tal tarefa, eles dividiram o total de documentos entre si na razo inversa de suas respectivas idades e o total de correspondncias, na razo direta de seus tempos de servio no Tribunal. Assim sendo, se Nilmar tem 30 anos de idade e trabalha h 8 anos no Tribunal, enquanto que Abrao tem 40 anos e l trabalha h 12 anos, correto afirmar que: (A) Nilmar arquivou 15 documentos a mais que o total daqueles arquivados por Abrao. Abrao expediu o dobro do nmero de correspondncias expedidas por Nilmar. o nmero de documentos arquivados por Abrao foi maior que a quantidade de correspondncias que ele expediu. o nmero de correspondncias expedidas por Nilmar foi maior que a quantidade de documentos que ele arquivou. Abro e Nilmar arquivaram quantidades iguais de documentos.
TRF2R-Conhecimentos-Gerais3

(E) 22.

2017.

_________________________________________________________

Considere a igualdade x + (4 + y) . i = (6 x) + 2yi , em que x e y so nmeros reais e i a unidade imaginria. O mdulo do nmero complexo z = x + yi, um nmero (A) maior que 10.

(B)

(C) (B) quadrado perfeito.

(C)

irracional.

(D)

(D)

racional no inteiro. (E)

(E) 6

primo.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001


26. Suponha que, pelo consumo de energia eltrica de uma mquina que, durante 30 dias funciona ininterruptamente 8 horas por dia, paga-se o total de R$ 288,00. Se essa mquina passar a funcionar 5 horas por dia, a despesa que ela acarretar em 6 dias de funcionamento ininterrupto ser de (A) R$ 36,00. 1 3 11 + 8 0,4444... : 135 = 30 . 29. Considere as seguintes afirmaes:

I. Para
4x
_1

todo
_2

nmero
_1

inteiro

x,

tem-se

+ 4x + 4x + 1 + 4x

4x

= 16,8 .

(B)

R$ 36,80.

II.

(C)

R$ 40,00. 4 _ 4 III. Efetuando-se 6 + 2 5 6 2 5 obtm-se um nmero maior que 5.

(D)

R$ 42,60.

(E) 27.

R$ 42,80. Relativamente a essas afirmaes, certo que

_________________________________________________________

Um capital de R$ 25 000,00, aplicado a juros simples e taxa anual de 12%, ao final de um perodo de 15 meses produzir o montante de (A) R$ 37 000,00.

(A)

I, II e III so verdadeiras.

(B) (B) R$ 37 250,00.

apenas I e II so verdadeiras.

(C)

R$ 32 500,00.

(C)

apenas II e III so verdadeiras.

(D)

R$ 28 750,00. (D) apenas uma verdadeira.

(E) 28.

R$ 25 250,00. (E) 30.

_________________________________________________________

Sidnei marcou o telefone de uma garota em um pedao de papel a fim de marcar um posterior encontro. No dia seguinte, sem perceber o pedao de papel no bolso da camisa que Sidnei usara, sua me colocou-a na mquina de lavar roupas, destruindo assim parte do pedao de papel e, consequentemente, parte do nmero marcado. Ento, para sua sorte, Sidnei se lembrou de alguns detalhes de tal nmero: o prefixo era 2204, j que moravam no mesmo bairro; os quatro ltimos dgitos eram dois a dois distintos entre si e formavam um nmero par que comeava por 67.

I, II e III so falsas.

_________________________________________________________

Ao consultar o livro de registro de entrada e sada de pessoas s dependncias de uma empresa, um funcionrio 5 do total das pessoas que l estiveram observou que: 8 ao longo de certa semana eram do sexo masculino e que, 2 tinham menos de 35 anos de idade. Com base destas, 7 nessas informaes, pode-se concluir corretamente que o total de pessoas que visitaram tal empresa naquela semana NO poderia ser igual a (A) 56.

Nessas condies, a maior quantidade possvel de nmeros de telefone que satisfazem as condies que Sidnei lembrava (A) 24.

(B) (B) 28. (C) (C) 32. (D) (D) 35.

112.

144.

168.

(E)

36.

(E)

280. 7

TRF2R-Conhecimentos-Gerais3

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001


34. CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito Administrativo (A) 31. A administrao indireta compreende, alm de outras entidades, as empresas pblicas e sociedades de economia mista, as quais tm personalidade jurdica de direito (B) (A) pblico e privado, respectivamente, criadas por lei de iniciativa do Poder Executivo. (C) (B) privado, institudas mediante autorizao de lei especfica. pblico e independem de lei complementar para suas instituies. privado e pblico, respectivamente, sendo institudas mediante lei especfica. pblico, criadas por ato especfico e privativo do chefe do Poder Executivo. 35. (D) suspenso por prazo a ser fixado por seu superior mediato, desde que no seja superior a 45 (quarenta e cinco) dias, podendo ser substituda por multa. censura, cessando os seus efeitos depois de realizada a referida inspeo. suspenso de at 30 (trinta) dias, devendo ser convertida em multa correspondente metade do prazo da penalidade. advertncia aplicada por seu superior imediato, devendo ser anotada no pronturio do servidor. suspenso de 15 (quinze) dias, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. Joaquim, servidor pblico federal, injustificadamente recusou-se a ser submetido inspeo mdica determinada pela autoridade competente. Nesse caso, ser punido com

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

_________________________________________________________

32.

Em sentido amplo, "agentes pblicos" so todos os indivduos que, a qualquer ttulo, exercem uma funo pblica, remunerada ou gratuita, permanente ou transitria, poltica ou meramente administrativa, como prepostos do Estado. Diante deste conceito, considere: I. Pessoas que recebem a incumbncia da administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especfica, mediante remunerao do poder pblico habilitante. Particulares que recebem a incumbncia de exercer determinada atividade, obra ou servio pblico e o fazem em nome prprio, por sua conta e risco, sob a permanente fiscalizao do respectivo Poder Pblico.

Analise, sob o tema dos contratos administrativos, as prerrogativas conferidas Administrao em relao a esses contratos:

I. Modific-los, unilateralmente, para melhor adequao s finalidades de interesse pblico, respeitado os direitos do contratado.

II. Rescindi-los unilateralmente, em qualquer hiptese,


desde que necessrio.

III. Ocupar provisoriamente, em determinadas hipteses, bens mveis e imveis e servios vinculados ao objeto do contrato nos casos de servios essenciais.

II.

IV. Aplicar sanes motivadas pela inexecuo total ou


parcial do ajuste. Nesses casos, est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 36.

As descries acima correspondem, respectivamente, seguinte classificao de agentes pblicos: (A) (B) (C) (D) (E) delegados e polticos. administrativos e polticos. honorficos e servidores pblicos. credenciados e delegados. honorrios e credenciados.

I, III e IV. II e III. II, III e IV. I e IV. I e II.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

33.

Em decorrncia das responsabilidades do servidor pblico, as sanes (A) civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. civis e administrativas, por serem independentes entre si, no podero cumular-se. administrativas e penais, por serem dependentes entre si, podero cumular-se em qualquer situao. administrativas, civis e penais no podero cumularse, eis que so dependentes. de qualquer natureza, por serem dependentes umas das outras, e havendo identidade de provas, podem ser cumulativas.

Sob o aspecto da inexecuo e da resciso dos contratos, NO constitui motivo, dentre outros, para a resciso contratual: (A) a alterao social ou a modificao da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execuo do contrato. a paralisao da obra, servio ou fornecimento, sem justa causa e prvia comunicao Administrao. o cumprimento irregular de clusulas contratuais, especificaes, projetos e prazos. a dissoluo da sociedade ou do falecimento do contratado. o atraso justificado no incio da obra, servio ou fornecimento.
TRF2R-Tc.Jud.-Administrativa

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001


37. Em matria de prego, analise: Noes de Direito Constitucional

I. As exigncias de habilitao, os critrios de aceitao das propostas e as sanes por inadimplemento, entre outras providncias. 41. Maria trabalha como costureira em uma fbrica de roupas, devidamente registrada e d a luz ao seu filho Enzo, no ms de fevereiro de 2012. Maria tem assegurada, pela Constituio Federal de 1988, assistncia gratuita ao filho e dependente em creches e pr-escolas desde o nascimento at (A) (B) (C) (D) (E) 42. 4 (quatro) anos de idade. 6 (seis) anos de idade. 7 (sete) anos de idade. 5 (cinco) anos de idade. 3 (trs) anos de idade.

II. Examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caber ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito de sua aceitabilidade. Tais situaes ocorrem nas fases do prego, respectiva e legalmente, denominadas como (A) (B) (C) (D) (E) executiva e preparatria. externa e preparatria. interna e executiva. externa e interna. preparatria e externa.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

38.

Nos processos administrativos da Administrao Pblica Federal, o direito da Administrao de anular os atos administrativos, de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios, decai em (A) (B) (C) (D) (E) 5 (cinco) anos, contados, em regra, da data em que forem praticados. 3 (trs) anos, contados em regra, da data em que forem praticados. 4 (quatro) anos, sempre contados da data em que forem praticados. 1 (um) ano, aps o conhecimento pela Administrao Federal da prtica do ato. 2 (dois) anos, aps o conhecimento pela Administrao Federal da prtica do ato.

Karen, brasileira nata, trabalha como modelo e reside na cidade de Milo, na Itlia. L conhece o italiano Stefano, com quem tem um filho, Luigi, nascido na cidade de Milo, no ms de dezembro de 2011. Nos termos preconizados pela Constituio Federal de 1988, Luigi ser considerado brasileiro nato desde que (A) venha a residir na Repblica Federativa do Brasil e opte pela nacionalidade brasileira antes de completar 21 anos de idade. seja registrado em repartio brasileira competente ou venha a residir na Repblica Federativa do Brasil e opte, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. seja registrado em repartio brasileira competente, ou venha a residir na Repblica Federativa do Brasil, antes da maioridade e, alcanada esta, opte, em doze meses, pela nacionalidade brasileira. seja registrado em repartio brasileira competente e venha a residir na Repblica Federativa do Brasil a qualquer momento, independentemente da opo pela nacionalidade. seja registrado em repartio brasileira competente e resida na Repblica Federativa do Brasil pelo prazo mnimo de quinze anos.

(B)

(C)

_________________________________________________________

39.

certo que, no processo judicial por atos de improbidade administrativa, o afastamento do agente pblico do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual, poder ser determinado apenas por parte (A) (B) (C) (D) (E) da autoridade judicial ou administrativa competente. da autoridade judicial competente. do Ministrio Pblico, quando autor da ao. da autoridade administrativa competente. do Poder Judicirio ou do Ministrio Pblico.

(D)

(E)

_________________________________________________________

43.

_________________________________________________________

40.

No que diz respeito competncia no processo administrativo da Administrao Pblica Federal, NO (A) (B) (C) (D) (E) permitido, em qualquer hiptese, a avocao de competncia. pode ser objeto de delegao a edio de atos de carter normativo. pode ser objeto de delegao a prtica de atos administrativos negociais. necessria a publicao, no meio oficial, dos atos de delegao e sua revogao. pode ser revogado, pela prpria autoridade delegante, o ato de delegao.

O Prefeito do Municpio de So Paulo aprova, no ms de janeiro deste ano de 2012, ato administrativo contrrio a uma Smula Vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal. Paulo, atingido diretamente pelos efeitos do ato administrativo, dever apresentar (A) mandado de segurana diretamente ao Presidente do Tribunal de Justia de So Paulo. mandado de segurana distribudo livremente a uma das Varas da Fazenda Pblica em primeira instncia. reclamao ao Supremo Tribunal Federal. recurso extraordinrio ao Supremo Tribunal Federal. correio parcial perante o Supremo Tribunal Federal. 9

(B)

(C) (D)

(E)

TRF2R-Tc.Jud.-Administrativa

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001


44. Sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, considere: 48.

I. Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em turno nico, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais.

II. So gratuitas as aes de habeas corpus e habeas


data.

Maurcio, servidor pblico estvel do Tribunal de Justia de So Paulo, concludo regular processo administrativo, acaba sendo exonerado do servio pblico, aps a aplicao da pena de demisso. Inconformado, Maurcio ingressa com ao judicial e consegue invalidar sua demisso, com sentena transitada em julgado. Neste caso, Maurcio ser (A) aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, se a sua vaga originria estiver sendo ocupada por servidor estvel. reintegrado e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio. reintegrado e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, com direito indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio. beneficiado necessariamente com a criao de uma vaga especfica e a ele destinada pela autoridade competente, idntica vaga de origem antes da demisso, se um servidor pblico estvel estiver ocupando o seu cargo originrio. reintegrado e o eventual ocupante da vaga, estvel ou no, reconduzido ao cargo de origem, com direito indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade, com direito indenizao.

III. O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal


Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso.

IV. assegurada, nos termos da lei, a proteo reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas. Nos termos da Constituio Federal de 1988, est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 45.

(B)

I, III e IV. I, II e III. II e IV. II, III e IV. I e II.

(C)

_________________________________________________________

Jos, funcionrio pblico do Tribunal Regional Federal da a 2 Regio, eleito Deputado Estadual pelo Estado do Rio de Janeiro e, nos termos da Constituio Federal de 1988, (A) no ficar afastado de seu cargo, havendo compatibilidade de horrios, e perceber necessariamente as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo. dever ficar afastado de seu cargo, e o tempo de servio, durante o perodo de afastamento, ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento. dever ficar afastado de seu cargo, sendo-lhe facultado optar pela remunerao e, para efeito de benefcio previdencirio, os valores no sero determinados como se no exerccio estivesse. no ficar afastado de seu cargo, havendo compatibilidade de horrios, e dever optar pela remunerao do cargo eletivo ou do cargo efetivo junto ao a TRF da 2 Regio. dever ficar afastado de seu cargo, e o tempo de servio, durante o perodo de afastamento, ser contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoo por merecimento.

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

49.

(C)

Ibson advogado regularmente inscrito na OAB-RJ e eleito Deputado Federal. Ibson NO perder o seu cargo, de acordo com a Constituio Federal de 1988, se (A) (B) patrocinar, desde a sua posse, causa em que j seja interessada empresa pblica estadual. exercer, desde a sua posse, funo remunerada em empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico. exercer, desde a expedio do seu diploma, cargo remunerado, com possibilidade de demisso ad mutum, em sociedade de economia mista. deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, sem autorizao, quarta parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer. for titular de mais de um cargo pblico eletivo, a partir da sua posse.

(D)

(E)

(C)

_________________________________________________________

46.

Analise a seguinte situao hipottica: Xisto, membro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, acusado de cometer crime, em tese, de responsabilidade e, portanto, ser processado e julgado originariamente (A) (B) (C) (D) (E) pelo Supremo Tribunal Federal. pelo Tribunal de Justia do Rio de Janeiro. pelo Superior Tribunal de Justia. pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. pela Cmara dos Deputados. 50.

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

47.

Mauri eleito Prefeito Municipal de uma determinada cidade. O candidato derrotado, Plnio, o acusa de fraude e poder ingressar na Justia Eleitoral com ao de impugnao de mandato eletivo, instruda com provas da fraude, no prazo de (A) (B) (C) (D) (E) quinze dias contados da posse. trinta dias contados da posse. trinta dias contados da diplomao. quinze dias contados da diplomao. cinco dias contados da diplomao.

Simo, Presidente da Repblica Federativa do Brasil, faleceu em um acidente areo. Tercius, Vice-Presidente, assumiu o cargo, mas faleceu seis meses depois em virtude de doena renal. Considerando que a vacncia de ambos os cargos ocorreu no terceiro ano do perodo presidencial, a eleio para ambos os cargos ser feita, na forma da lei, pelo Congresso Nacional, (A) (B) (C) (D) (E) quarenta e cinco dias depois da morte de Tercius. trinta dias depois da morte de Simo. sessenta dias depois da morte de Tercius. sessenta dias depois da morte de Simo. trinta dias depois da morte de Tercius.
TRF2R-Tc.Jud.-Administrativa

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001


56. Noes de Direito Processual Civil 51. No que concerne s partes e aos procuradores, correto afirmar: (A) As sociedades sem personalidade jurdica, quando demandadas, podero opor a irregularidade de sua constituio. O cnjuge no necessita do consentimento do outro para propor aes que versem sobre direitos reais imobilirios. Responde por perdas e danos aquele que pleitear de m-f como autor, ru ou interveniente. O juiz dar curador especial ao ru que, pessoalmente citado, tornar-se revel. A sentena, proferida entre as partes originrias, no estende os seus efeitos ao adquirente ou ao cessionrio. Num processo h dois rus: Paulo, que foi citado pelo correio, em 20/02/2011, tendo o aviso de recebimento sido juntado aos autos em 02/03/2011; Pedro, que foi citado pessoalmente, em 10/03/2011, tendo o oficial de justia certificado o cumprimento do mandado de citao em 11/03/2011, tendo o mandado de citao sido juntado aos autos em 20/03/2011. Nesse caso, comea a correr o prazo para Paulo da data (A) (B) (C) (D) (E) em que o oficial de justia certificou ter cumprido o mandado de citao de Pedro. em que Paulo foi citado pelo correio. em que o aviso de recebimento da carta de citao de Paulo foi juntado aos autos. em que Pedro foi citado pelo oficial de justia. de juntada aos autos do mandado de citao de Pedro.

(B)

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

57.

_________________________________________________________

Compete ao Juizado Especial Federal Cvel processar, conciliar e julgar causas da competncia da Justia Federal at o valor de sessenta salrios mnimos, dentre as quais, as causas (A) (B) para anulao ou cancelamento de ato administrativo federal de natureza previdenciria. de desapropriao, de diviso, demarcao, populares, executivos fiscais e por improbidade administrativa. que tenham por objeto impugnao de pena de demisso imposta a servidores pblicos civis. que tenham por objeto a impugnao de sanes disciplinares aplicadas a militares. sobre direitos ou interesses difusos, coletivos ou individuais homogneos.

52.

O juiz (A) apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes. s poder tentar conciliar as partes na audincia de conciliao especialmente designada para esse fim. poder decidir a lide fora dos limites em que foi proposta, conhecendo de questes no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. no poder ordenar a produo de provas necessrias instruo do processo sem expresso requerimento das partes. poder deixar de sentenciar alegando lacuna ou obscuridade da lei.

(B) (C)

(C) (D) (E) 58.

(D)

_________________________________________________________

(E)

_________________________________________________________

Roberval maior, capaz, tcnico em computao, reside da cidade do Rio de Janeiro, se acha em pleno exerccio de seus direitos e habilitado a todos os atos da vida civil. Nesse caso, Roberval (A) (B) (C) (D) (E) tem capacidade postulatria e capacidade para estar em juzo. tem capacidade postulatria, mas no tem capacidade para estar em juzo. tem capacidade para estar em juzo, mas no tem capacidade postulatria. no tem capacidade postulatria, nem capacidade para estar em juzo. s tem capacidade para estar em juzo e capacidade postulatria se estiver assistido por curador especial.

53.

NO se inclui dentre os auxiliares da justia o (A) (B) (C) (D) (E) perito. intrprete. administrador. oficial de justia. advogado.

_________________________________________________________

54.

Quanto forma dos atos processuais, considere:

I. Em todos os termos e atos do processo obrigatrio o uso do vernculo.

_________________________________________________________

59.

II. Poder ser juntado aos autos documento redigido


em lngua estrangeira, cabendo ao juiz, se no dominar o idioma, ordenar a traduo.

A procurao geral para o foro conferida por instrumento pblico ou particular, assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, inclusive (A) (B) (C) (D) (E) transigir. receber e dar quitao. firmar compromissos. recorrer. desistir.

III. lcito o uso da taquigrafia, da estenotipia, ou de


outro mtodo idneo, em qualquer juzo ou tribunal. Est correto o que consta SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 55.

I e II. I e III. II e III. I. II.

_________________________________________________________

60.

O oficial de justia, de posse do mandato de citao, procurou o ru em seu domiclio e residncia, por trs vezes, sem o encontrar, havendo suspeita de ocultao. Nesse caso, o oficial de justia dever (A) (B) (C) (D) (E) devolver o mandato a cartrio, para que o juiz determine qual a providncia a ser tomada. solicitar auxlio da polcia para efetivar a citao. proceder a citao com hora certa. continuar procurando o ru por tantos dias quantos forem necessrios, at conseguir efetivar a citao. devolver o mandato a cartrio, para ser feita a citao por edital. 11

_________________________________________________________

Pode ser expedida por meio eletrnico, com assinatura eletrnica do juiz, na forma da lei, (A) (B) (C) (D) (E) somente a carta precatria e a carta rogatria. somente a carta de ordem e a carta precatria. a carta de ordem, a carta precatria e a carta rogatria. somente a carta precatria. somente a carta de ordem.

TRF2R-Tc.Jud.-Administrativa

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova RJ23, Tipo 001


66. Noes de Direito Processual Penal 61. O inqurito policial (A) (B) (C) ser presidido pelo escrivo, sob a orientao do Delegado de Polcia. s poder ser iniciado atravs de requisio do Ministrio Pblico ou do juiz. ser acompanhado, quando concludo e remetido ao frum, dos instrumentos do crime, bem como dos objetos que interessarem prova. poder ser arquivado pela autoridade policial ou pelo Ministrio Pblico quando o fato no constituir crime. indispensvel para o oferecimento da denncia, no podendo o Ministrio Pblico dispens-lo. INCORRETO afirmar que o assistente do Ministrio Pblico poder (A) (B) (C) (D) (E) arrazoar os recursos interpostos pelo Ministrio Pblico. participar do debate oral. ser admitido a partir do recebimento da denncia at a sentena de primeira instncia. propor meios de prova. formular perguntas s testemunhas.

_________________________________________________________

(D) (E)

67.

A respeito dos auxiliares da justia, considere:

I. II. III.

As partes podero intervir na nomeao de peritos, indicando nomes para o exerccio dessa funo. No podero ser peritos os que tiverem prestado depoimento no processo. No podero ser peritos os que tiverem opinado anteriormente sobre o objeto da percia. parados aos peritos.

_________________________________________________________

62.

Nos crimes de ao pblica, a ao penal ser promovida atravs de (A) (B) (C) (D) (E) denncia do Ministrio Pblico. queixa-crime formulada pelo ofendido ou por quem tenha qualidade para represent-lo. portaria da autoridade policial. requisio do Ministro da Justia. requerimento de qualquer pessoa maior e capaz.

IV. Os intrpretes so, para todos os efeitos, equiEst correto o que consta SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

63.

Na ao penal privada exclusiva, o perdo do ofendido (A) (B) (C) (D) (E) depende da aceitao do Ministrio Pblico. s pode ocorrer aps o recebimento da queixa. no pode ser tcito, exigindo-se que seja sempre formulado de forma expressa. implica reduo da pena, mas no acarreta a extino da punibilidade. concedido a um dos querelados aproveitar a todos, mesmo em relao aquele que o recusar. 68.

_________________________________________________________

II e IV. I, II e IV. I e III. II, III e IV. II e III.

Compete ao Supremo Tribunal Federal, dentre outras atribuies, processar e julgar originariamente, nas infraes penais comuns: (A) (B) (C) (D) (E) e nos crimes de responsabilidade, os membros dos Tribunais Regionais Federais. os Governadores dos Estados. e nos crimes de responsabilidade, os Desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados. e nos crimes de responsabilidade, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados. os membros do Congresso Nacional.

_________________________________________________________

64.

O juiz poder exercer a jurisdio no processo em que seu cnjuge tiver funcionado como (A) (B) (C) (D) (E) perito. advogado. autoridade policial. auxiliar da justia. testemunha.

_________________________________________________________

69.

_________________________________________________________

Compete aos Tribunais Regionais Federais processar e julgar originariamente, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral, os habeas corpus, quando (A) (B) (C) (D) (E) o paciente for o Procurador-Geral da Repblica. o paciente for Desembargador do Distrito Federal. a autoridade coatora for Comandante da Marinha. a autoridade coatora for juiz federal. a autoridade coatora for Ministro de Estado.

65.

No que concerne ao acusado e seu defensor, (A) o acusado que no for pobre ser obrigado a pagar os honorrios do defensor dativo, arbitrados pelo juiz. a audincia no poder ser adiada, mesmo se o defensor constitudo pelo acusado no puder comparecer por motivo justificado provado at a abertura desta, devendo ser nomeado defensor dativo. a constituio de defensor s poder ser feita atravs de instrumento de mandato outorgado pelo acusado. o acusado s poder substituir o defensor dativo nomeado pelo juiz por outro advogado de sua confiana aps a sentena de primeira instncia. a impossibilidade de identificao do acusado, com seu verdadeiro nome ou outros qualificativos, impedir, mesmo quando certa a identidade fsica, o ajuizamento da ao penal. 70.

(B)

_________________________________________________________

(C)

Compete ao Juizado Especial Federal Criminal processar e julgar os feitos de competncia da Justia Federal relativos s infraes de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexo e continncia. Consideram-se infraes de menor potencial ofensivo as contravenes e os crimes a que a lei comine pena mxima NO superior a (A) (B) (C) (D) (E) trs anos, cumulada ou no com multa. dois anos, cumulada ou no com multa. dois anos, desde que no cumulada com multa. um ano, desde que no cumulada com multa. dois anos e seis meses, cumulada ou no com multa.
TRF2R-Tc.Jud.-Administrativa

(D)

(E)

12

www.pciconcursos.com.br

You might also like