You are on page 1of 14

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6 a REGIO

Maio/2012

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio rea Judiciria


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova Discursiva - Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova Discursiva - Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova Discursiva - Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto seguinte. Fora com a dignidade Acho timo que a Igreja Catlica tenha escolhido a sade pblica como tema de sua campanha da fraternidade deste ano. Todas as burocracias e o SUS no uma exceo tm a tendncia de acomodar-se e, se no as sacudirmos de vez em quando, caem na abulia. bom que a Igreja use seu poder de mobilizao para cobrar melhorias. Tenho dvidas, porm, de que o foco das aes deva ser o combate ao que dom Odilo Scherer, numa entrevista, chamou de terceirizao e comercializao da sade. verdade que colocar um preo em procedimentos mdicos nem sempre leva ao melhor dos desfechos, mas igualmente claro que consultas, cirurgias e drogas tm custos que precisam ser gerenciados. Ignorar as leis de mercado, como parece sugerir dom Odilo, provavelmente levaria o sistema ao colapso, prejudicando ainda mais os pobres. Para o religioso, a dignidade do ser humano que deve servir como critrio moral na tomada de decises relativas a vida e morte. O problema com a dignidade que ela subjetiva demais. A pluralidade de crenas e preferncias do ser humano tamanha que o termo pode significar qualquer coisa, desde noes banais, como no humilhar desnecessariamente o paciente (forando-o, por exemplo, a usar aqueles horrveis aventais vazados atrs), at a adeso profunda a um dogma religioso (h confisses que no admitem transfuses de sangue). Numa sociedade democrtica no podemos simplesmente apanhar uma dessas concepes e elev-la a valor universal. E, se para operar com todas as noes possveis, ento j no estamos falando de dignidade, mas, sim, de respeito autonomia do paciente, conceito que a substitui sem perdas.
(Hlio Schwartsman. Folha de S. Paulo, maro/2012)

2.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. O ttulo do texto inteiramente irnico, pois ao longo dele o autor valoriza, exatamente, o que costuma ser definido como "a dignidade do ser humano".

II. A despeito da pluralidade de crenas religiosas, o


autor acredita que a base de todas elas est no que se pode definir como respeito autonomia do paciente.

III. O conceito de dignidade questionado pelo autor,


que no o acolhe como uma concepo bem determinada e de valor universal. Em relao ao texto, est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 3.

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

A frase em que se afirma uma posio inteiramente contrria s convices do autor do texto : (A) Em virtude de se apoiar na subjetividade humana, o conceito de dignidade no se determina de modo claro e insofismvel. A variedade das reaes e interdies que as crenas impem a tratamentos de sade indica a pluralidade dos valores subjetivos. Os mais pobres seriam os mais prejudicados, caso se levasse a efeito alguma proposta baseada na posio de dom Odilo Scherer. Ignorar todas as leis de mercado, na rea da sade, redunda na impossibilidade de funcionamento do sistema. Numa sociedade democrtica, o gerenciamento de custos na rea da sade no pode levar em conta as leis do mercado.

(B)

(C)

(D)

(E)

1.

Ao mesmo tempo em que reconhece a importncia de a Igreja Catlica ter escolhido a sade como tema da campanha da fraternidade, o autor NO aprova que o foco das aes deva ser, como prope dom Odilo Scherer, (A) (B) (C) o apoio s iniciativas que valorizem sobretudo os servios terceirizados no campo da sade. a franca resistncia s iniciativas comerciais que subordinam as questes da sade s leis do mercado. a transferncia de responsabilidades na rea da sade, de modo a privilegiar as empresas mais habilitadas. a estatizao dos servios essenciais, a fim de harmonizar o interesse pblico e as leis do livre mercado. a clara demarcao entre o que compete ao Estado e o que compete iniciativa privada, na rea da sade.

_________________________________________________________

4.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: (A) tm a tendncia de acomodar-se (1 pargrafo) = reiteram uma conciliao nem sempre leva ao melhor dos desfechos (2 pargrafo) = amide vai ao encontro dos seus objetivos tm custos que precisam ser gerenciados (2 pargrafo) = h os nus que requerem ratificao adeso profunda a um dogma (3 pargrafo) = plena aceitao de um rgido preceito elev-la a valor universal (4 pargrafo) = reconhec-la como plenamente aceitvel
TRT6R-Conhecimentos Gerais1
o o o o o

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


5. Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto. (A) Presume-se que o autor no defenda a ideia de que deva o Estado assumir inteira responsabilidade pela prestao de quaisquer servios pblicos de alto custo. No seria possvel, para o autor, que os servios mais onerosos aos cofres pblicos compitam ao Estado resolver com seus prprios meios. Uma vez que se atendam as leis do mercado, at mesmo o Estado poderia precaver as aes na rea da sade, sem desmerecer uma sociedade democrtica. Entre o que se prega nas religies e o que implica as leis de mercado, as questes de sade nada tm a haver com a suposta dignidade humana. Apenas nas crenas que no operam restries a medidas de sade, leva-se em conta o valor universal da dignidade humana, para ser bem demonstrado. 8. No contexto do 4 pargrafo, o segmento conceito que a substitui sem perdas deve ser entendido mais explicitamente como: (A) A dignidade substituda, sem perdas, pelo conceito de autonomia do paciente. A dignidade substitui, sem perdas, o conceito de autonomia do paciente. A autonomia do paciente deve ser substituda, sem perdas, pela dignidade dele. Substituem-se, sem perdas, tanto o conceito de dignidade como o de autonomia do paciente. A autonomia do paciente s ser substituda sem perdas no caso de haver nele dignidade.
o

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

9.

Atente para as seguintes frases:

I. Seria timo que a Igreja Catlica venha a escolher,


no prximo ano, um tema to importante como o que j elegera para a campanha da fraternidade deste ano.

_________________________________________________________

6.

O verbo indicado entre parnteses deve flexionar-se no plural para preencher corretamente a lacuna da seguinte frase: (A) Nenhuma das concepes de dignidade, postuladas por diferentes crenas, ...... (alcanar) uma validade efetivamente universal. No se ...... (atribuir) s burocracias, nesse texto, o mrito de tomar a iniciativa de atender aos interesses pblicos. A terceirizao e a comercializao da sade, para dom Odilo Scherer, ...... (constituir) um profundo desrespeito aos mais pobres. Raramente se ...... (dispensar) aos mais pobres o mesmo cuidado mdico das clnicas particulares. Quantas vezes j se ...... (aplicar) aos burocratas dos servios essenciais alguma sano por sua negligente abulia?

II. Se todas as religies adotassem exatamente o


mesmo sentido para o termo dignidade, este alcanaria o valor universal que cada uma delas postula.

III. Quando viermos a nos entender quanto ao que


fosse dignidade, esse termo poderia ser utilizado sem gerar tantas controvrsias. Ocorre adequada correlao entre os tempos e os modos verbais no que est em (A) (B) (C) (D) (E) 10.

(B)

(C)

(D)

I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. II, apenas.

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

A pontuao est plenamente adequada na seguinte frase: (A) O autor ainda que de modo respeitoso, no deixa de discordar de dom Odilo Scherer, que se pronunciou numa entrevista recente, a respeito da cobrana segundo ele inadmissvel por servios de sade. O autor, ainda que de modo respeitoso no deixa de discordar de dom Odilo Scherer, que se pronunciou, numa entrevista recente a respeito da cobrana, segundo ele inadmissvel, por servios de sade. O autor, ainda que, de modo respeitoso, no deixa de discordar de dom Odilo Scherer, que se pronunciou numa entrevista recente a respeito da cobrana, segundo ele inadmissvel, por servios de sade. O autor, ainda que de modo respeitoso, no deixa de discordar de dom Odilo Scherer, que se pronunciou, numa entrevista recente, a respeito da cobrana, segundo ele inadmissvel, por servios de sade. O autor, ainda que de modo respeitoso no deixa de discordar, de dom Odilo Scherer, que se pronunciou, numa entrevista, recente, a respeito da cobrana segundo ele, inadmissvel, por servios de sade. 3

7.

verdade que colocar um preo em procedimentos mdicos nem sempre leva ao melhor dos desfechos. O sentido essencial e a correo da frase acima mantmse na seguinte construo: (A) Nem sempre certo que a melhor finalidade se alcana atravs de procedimentos mdicos aos quais incorre um determinado preo.

(B)

(C) (B) Nada garante, de fato, que estipular um pagamento por procedimentos mdicos implique a melhor soluo de um caso. Uma tima concluso no simplesmente obtida em favor de se haver afixado um preo aos procedimentos mdicos. A despeito de se estipular um preo para procedimentos mdicos, no usual que cheguem a um termo satisfatrio. Pela razo de se taxar procedimentos mdicos no redunda automaticamente no melhor dos benefcios. (D)

(C)

(D)

(E)

(E)

TRT6R-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


14. Matemtica e Raciocnio Lgico-Matemtico Um mecnico sabe que todo veculo de determinada marca, quando apresenta algum problema no sistema de freios, automaticamente aciona um bloqueio que impede que seja dada a partida no veculo. Dois veculos X e Y dessa marca foram levados oficina desse mecnico com algum problema. No veculo X, a partida podia ser dada normalmente, mas no veculo Y ela estava bloqueada. A partir dessas informaes, o mecnico concluiu que (A) tanto o veculo X quanto o veculo Y certamente apresentavam algum problema no sistema de freios. o veculo X podia ou no apresentar algum problema no sistema de freios, enquanto que o veculo Y certamente apresentava. o veculo X certamente no apresentava problema no sistema de freios, mas o veculo Y certamente apresentava. o veculo X certamente no apresentava problema no sistema de freios, enquanto que o veculo Y podia ou no apresentar. tanto o veculo X quanto o veculo Y certamente no apresentavam qualquer problema no sistema de freios.

11.

Na cmara dos deputados de um pas, 37% dos deputados compem a base de sustentao do governo, sendo o restante da oposio. Se 2 em cada 9 deputados da oposio passarem para o bloco governista, os deputados oposicionistas ficaro reduzidos a 294. Dessa forma, a base de sustentao do governo atualmente composta por (A) (B) (C) (D) (E) 222 deputados. 240 deputados. 252 deputados. 259 deputados. 296 deputados.

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

12.

Quando o usurio digita na tela um nmero positivo n, um programa de computador executa a seguinte sequncia de operaes:

(E)

I. Soma 0,71 ao nmero n. II. Extrai a raiz quadrada do resultado obtido em (I). III. Multiplica o resultado obtido em (II) por 7,2. IV. Escreve na tela o resultado obtido em (III).
Aps digitar na tela um nmero positivo, um usurio observou que esse programa escreveu na tela o nmero 15,12. O nmero digitado por esse usurio foi (A) (B) (C) (D) (E) 13. 3,3. 3,4. 3,5. 3,6. 3,7.

_________________________________________________________

15.

Partindo de um quadriculado n n formado por palitos de fsforo, em que n um nmero mpar maior ou igual a 3, possvel, retirando alguns palitos, obter um X composto por 2n1 quadrados. As figuras a seguir mostram como obter esse X para quadriculados 3 3 e 5 5.

_________________________________________________________

Os Jogos Pan-americanos ocorrem de 4 em 4 anos, as eleies gerais na ndia ocorrem de 5 em 5 anos e o Congresso Internacional de Transportes a Cabo ocorre de 6 em 6 anos. Se esses eventos aconteceram em 1999, a prxima vez que os trs voltaro a ocorrer num mesmo ano ser em (A) (B) (C) (D) (E) 2119. 2059. 2044. 2029. 2023.

Seguindo o mesmo padro dos exemplos acima, partindo de um quadriculado 9 9, o total de palitos que devero ser retirados para obter o X igual a (A) (B) (C) (D) (E) 64. 96. 112. 144. 168.
TRT6R-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Noes de Gesto Pblica 16. A gesto de qualidade total aplicada a organizaes do setor pblico deve priorizar, entre outras prticas, (A) a instituio de programas de treinamento voltados ao aperfeioamento de tcnicas que melhorem a produtividade individual. a introduo do uso de metas numricas, lemas, slogans e psteres para estimular a mo de obra a trabalhar melhor. o enxugamento de pessoal por meio da reduo de nveis hierrquicos visando reduo de custos. a reestruturao, de forma radical, dos processos organizacionais visando a alcanar drsticas melhorias em indicadores crticos de desempenho em relao ao custeio. o rompimento de barreiras entre os departamentos, encorajando as solues dos problemas por meio do trabalho em equipe.

(B) (C) (D)

(E)

17.

O desenvolvimento da capacidade de governana aplicada s organizaes pblicas foca, principalmente, (A) o desenvolvimento de estratgias de fortalecimento da burocracia profissional, por meio da universalizao dos concursos pblicos, reduo dos cargos comissionados e eliminao da terceirizao na administrao pblica. as questes ligadas ao formato poltico-institucional dos processos decisrios, a definio do mix apropriado do pblico/privado nas polticas, a participao e a descentralizao, assim como o escopo global dos programas. a reforma do regime poltico, reduzindo a necessidade de coalizes amplas de sustentao do governo e aperfeioamento de tcnicas de planejamento estratgico na gesto dos programas ministeriais. a reduo da mquina burocrtica, especialmente nos nveis gerenciais, introduzindo mtodos de contratao de gestores semelhantes aos da iniciativa privada. a introduo da gesto por resultados, a reduo dos nveis hierrquicos e maior autonomia gerencial para os nveis operacionais, responsveis pela implementao dos programas governamentais.

(B)

(C)

(D)

(E)

18.

O tipo de cultura organizacional que predomina na administrao pblica burocrtica a cultura (A) (B) (C) (D) (E) do poder. da tarefa. dos papis. da pessoa. do resultado.

19.

Para focalizar adequadamente os objetivos da organizao, quando esta utiliza o mtodo do planejamento estratgico, o gestor deve, primeiramente, (A) analisar as oportunidades e ameaas ambientais, assim como as potencialidades e vulnerabilidades internas da organizao. definir o ambiente de tarefa, incluindo os usurios dos servios, os fornecedores, os concorrentes e os rgos regulamentadores. realizar uma anlise detalhada das condies estruturais da organizao, especialmente seus recursos financeiros, tecnolgicos e humanos. motivar os colaboradores a implementar as mudanas necessrias para tornar vivel o planejamento estratgico, especialmente no nvel operacional. selecionar e treinar uma equipe qualificada para trabalhar alinhada ao planejamento estratgico e treinar suas lideranas para garantir o sucesso do projeto.

(B)

(C)

(D)

(E)

20.

A concepo de gesto por competncias pressupe a focalizao prioritria nas competncias (A) (B) (C) (D) (E) educacionais. individuais. gerenciais. essenciais. funcionais. 5

TRT6R-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Direito Constitucional Ateno: Considere o relato a seguir para responder s questes de nmeros 21 e 22.
o

O Congresso Nacional promulgou, em agosto de 2006, a Lei n 11.340, conhecida por "Lei Maria da Penha", a qual criou mecanismos para proteger a mulher que vtima de violncia domstica e familiar. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal o Federal (STF) julgou procedente a Ao Declaratria de Constitucionalidade n 19 (ADC-19) para declarar a constitucionalidade de dispositivos da referida lei, o que trouxe ainda mais fora para sua aplicao. 21. O princpio constitucional, relacionado aos direitos fundamentais, que embasa a "Lei Maria da Penha", permitindo que a mulher receba um tratamento jurdico preferencial em relao ao homem nas situaes de violncia domstica e familiar, o da (A) (B) (C) (D) (E) funo social da propriedade. liberdade individual. igualdade material. inviolabilidade domiciliar. segurana jurdica.

22.

Segundo a Constituio Federal, a deciso proferida na ADC-19 produzir (A) (B) eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. smula vinculante, a qual, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter aplicao obrigatria para os demais rgos do Poder Judicirio, do Poder Legislativo e para a administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. comprovado prequestionamento, com efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio, do Poder Legislativo e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. autntica repercusso geral da questo, a qual avocar para o Supremo Tribunal Federal o julgamento de mrito das demais aes que versam sobre a constitucionalidade da "Lei Maria da Penha". reconhecida controvrsia judicial sobre o tema, a qual poder ser utilizada como precedente jurisprudencial no vinculante na defesa da constitucionalidade da "Lei Maria da Penha" nos juzos de primeira instncia e nos Tribunais.

(C) (D) (E)

23.

Alfredo, Prefeito de um determinado Municpio, com trinta e cinco anos de idade, irmo de um Deputado Federal e deseja concorrer para o pleito de Senador Federal. Neste caso, Alfredo (A) (B) (C) (D) (E) no poder participar das eleies, pois incide em um caso de inelegibilidade reflexa, pelo fato de seu irmo ser Deputado Federal. poder participar das eleies e no precisar renunciar ao mandato de Prefeito, pelo fato de no estar concorrendo reeleio. poder participar das eleies, desde que seu irmo renuncie ao mandato de Deputado Federal at seis meses antes do pleito. poder participar das eleies, desde que renuncie ao mandato de Prefeito at seis meses antes do pleito. no poder participar das eleies, pelo fato de no possuir idade suficiente para se eleger Senador.

24.

Em relao s competncias no mbito da organizao poltico-administrativa do Estado Brasileiro, correto asseverar que a Unio (A) (B) (C) (D) (E) possui competncia legislativa privativa, a qual no pode ser delegada aos Estados, ao Distrito Federal e nem aos Municpios. dotada de competncia administrativa remanescente ou residual para suprir a inrcia legislativa dos Estados e Municpios. pode avocar uma competncia estadual ou municipal sempre que o interesse pblico exigir. suplementa a atuao dos Estados e Municpios quando exerce a competncia legislativa concorrente. possui competncia comum, juntamente com Estados, Distrito Federal e Municpios, para fomentar a produo agropecuria e organizar o abastecimento alimentar.
TRT6R-Anal.Jud.-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


25. Nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica ser submetido a julgamento perante o (A) (B) (C) (D) (E) Supremo Tribunal Federal, no sendo necessria prvia autorizao da Cmara dos Deputados. Supremo Tribunal Federal, desde que a Cmara dos Deputados admita a acusao contra ele, por dois teros de seus membros. Senado Federal, desde que a Cmara dos Deputados admita a acusao contra ele, por dois teros de seus membros. Senado Federal, no sendo necessria prvia autorizao da Cmara dos Deputados. Senado Federal, desde que a Cmara dos Deputados admita a acusao contra ele, por trs quintos de seus membros.

Direito Administrativo 26. Joo, servidor pblico da Administrao direta federal, teve indeferido por seu superior hierrquico pedido de licena para tratamento de sade. Diante do que considerou um ato arbitrrio e entendendo estarem presentes os pressupostos legais para a o concesso da licena, com base na Lei n 8.112/90, (A) (B) (C) (D) (E) dever impugnar o ato judicialmente, observado o prazo prescricional de 120 dias, eis que descabe recurso administrativo para a situao em questo. poder interpor recurso diretamente perante a autoridade superior quela que praticou o ato, no prazo de 30 dias, a contar da publicao ou cincia da deciso, descabendo pedido de reconsiderao. poder solicitar a reconsiderao do ato pela autoridade que o praticou, no prazo de 30 dias, a contar da publicao ou cincia da deciso. poder apresentar pedido de reconsiderao perante a autoridade que praticou o ato, no prazo de 15 dias, a contar da publicao ou cincia da deciso, apenas se apresentar novas razes de fato ou de direito para sustentar o pleito. poder impugnar o ato administrativa ou judicialmente, neste ltimo caso apenas na hiptese de esgotar as instncias administrativas e observado o prazo prescricional de 5 anos.

27.

Empresa concessionria de transporte pblico urbano passou a prestar o servio de forma deficiente, sem regularidade e descumprindo obrigaes contratuais. Diante dessa situao, o Poder Concedente (A) (B) (C) (D) (E) poder revogar a concesso, dada a sua natureza precria. poder encampar o servio, com vistas a sua continuidade, sem necessidade de lei autorizativa. dever decretar a interveno, mediante autorizao legal prvia, com vistas a reestabelecer a regularidade dos servios. poder declarar a caducidade da concesso ou aplicar as sanes previstas no contrato de concesso. poder decretar a caducidade, desde que comprove razes de interesse pblico determinantes para a retomada dos servios.

28.

A respeito dos atos de improbidade administrativa correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) podem ter como sujeito passivo entidade para cuja criao ou custeio o errio concorra com menos de 50%, limitando-se, nesse caso, a sano patrimonial repercusso do ilcito sobre os cofres pblicos. pressupem, para aplicao de sanes pecunirias previstas na lei especfica, cumulativamente, a ocorrncia de prejuzo ao errio, enriquecimento ilcito e violao aos princpios da Administrao pblica. possuem como sujeito ativo agentes pblicos ou agentes polticos, exclusivamente, e como sujeito passivo entidades da Administrao direta e indireta de todos os Poderes. pressupem, para aplicao das penalidades previstas na legislao prpria, conduta comissiva com enriquecimento ilcito ou prejuzo ao errio e vnculo funcional ou eletivo do sujeito ativo com o poder pblico. so aqueles praticados contra o patrimnio pblico ou de entidades que recebam recurso ou subveno pblica, desde que em montante superior a 50% do capital ou custeio.

29.

Constitui exemplo do poder disciplinar da Administrao pblica (A) (B) (C) (D) (E) a imposio de restries a atividades dos cidados, nos limites estabelecidos pela lei. a imposio de sano a particulares que contratam com a Administrao. a edio de atos normativos para ordenar a atuao de agentes e rgos administrativos. a edio de regulamentos para a fiel execuo da lei. o poder conferido s autoridades de dar ordens a seus subordinados e rever seus atos. 7

TRT6R-Anal.Jud.-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


30. A revogao de um ato administrativo vlido e eficaz (A) (B) (C) (D) (E) inconstitucional, em face do princpio da segurana jurdica e do ato jurdico perfeito. possvel apenas por deciso judicial e desde que no decorrido o prazo decadencial. possvel, por ato motivado da Administrao ou por deciso judicial, ressalvados os direitos adquiridos. lcita, apenas se comprovada a supervenincia de circunstncia de fato ou de direito que enseje vcio de legalidade. prerrogativa da Administrao, fundada em razes de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

Direito do Trabalho 31. Quanto relao de emprego e s relaes de trabalho lato sensu, INCORRETO afirmar: (A) Trabalho autnomo aquele em que o trabalhador exerce as suas atividades por conta e risco prprios, sem subordinao com o seu contratante. Trabalho eventual aquele prestado ocasionalmente, para realizao de determinado evento, em que o trabalhador, em regra, desenvolve atividades no coincidentes com os fins normais da empresa contratante, no se fixando a uma fonte de trabalho. Trabalho temporrio aquele prestado por pessoa fsica a uma empresa, por prazo curto, para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou o acrscimo extraordinrio de servios, com intermediao de empresa de trabalho temporrio. Trabalho avulso aquele em que o trabalhador presta servios de curta durao para distintos beneficirios, com intermediao de terceira entidade com quem mantm vnculo de emprego nos termos da CLT, mas no se igualando em direitos com os trabalhadores com vnculo empregatcio permanente. Relao de emprego aquela em que pessoa fsica presta servios de natureza no eventual e de forma pessoal a empregador, sob a dependncia e subordinao deste, mediante salrio.

(B)

(C)

(D)

(E)

32.

A Consolidao das Leis do Trabalho estipula que o contrato de trabalho poder ser ajustado por prazo determinado ou indeterminado. Conforme previso legal, em relao durao INCORRETO afirmar: (A) Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada. O contrato por prazo determinado s ser vlido em se tratando: de servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; de atividades empresariais de carter transitrio; de contrato de experincia. O contrato de experincia no poder exceder de 90 (noventa) dias e poder ser prorrogado por at trs vezes, de 30 (trinta) dias cada uma, sem que passe a vigorar sem determinao de prazo, por respeitar-se o limite mximo previsto anteriormente. Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expirao deste dependeu da execuo de servios especializados ou da realizao de certos acontecimentos. O contrato por prazo determinado nas modalidades de servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo e de atividades empresariais de carter transitrio no poder ser estipulado por mais de 2 (dois) anos.

(B)

(C)

(D)

(E)

33.

Conforme previso da Consolidao das Leis do Trabalho, em se tratando de alterao, suspenso e da interrupo do contrato de trabalho, correto afirmar: (A) No se considera alterao unilateral a determinao do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exerccio de funo de confiana. Nos contratos individuais de trabalho lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento, ainda que resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, diante do carter bilateral do pacto. Em caso de necessidade de servio, o empregador poder transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, ficando obrigado a pagamento suplementar nunca inferior a 30% (trinta por cento) dos salrios que recebia, enquanto durar esta situao. O empregado poder deixar de comparecer ao servio sem prejuzo do salrio por 1 (um) dia, em cada 6 (seis) meses de trabalho, em caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovada. O empregado que for aposentado por invalidez ter interrompido o seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis de previdncia social para a efetivao do benefcio.
TRT6R-Anal.Jud.-Judiciria-A01

(B)

(C)

(D)

(E) 8

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


34. Por razes de interesse econmico, os proprietrios da empresa Tetra Servios Ltda. transferiram o negcio para terceiros. Houve alterao da razo social, mas no ocorreu alterao de endereo, do ramo de atividades, nem de equipamentos. Manteve-se o mesmo quadro de empregados. Tal situao caracterizou a sucesso de empregadores. Neste caso, quanto aos contratos de trabalho dos empregados da empresa sucedida, (A) (B) (C) (D) (E) 35. a transferncia de obrigaes depende das condies em que a sucesso foi pactuada. as obrigaes anteriores recairo sobre a empresa sucedida, e as posteriores sobre a sucessora. todas as clusulas e condies estabelecidas no contrato de trabalho devero ser repactuadas entre os empregados e o novo empregador. sero automaticamente extintos, fazendo surgir novas relaes contratuais. os contratos de trabalho se mantero inalterados e seguiro seu curso normal.

Em relao s frias anuais, nos termos da Consolidao das Leis do Trabalho, o (A) (B) (C) (D) (E) empregador obrigado a conceder frias aos membros de uma mesma famlia que trabalhem na mesma empresa, em idntico perodo, para possibilitar a integrao familiar, independentemente de prejuzo que vier a ser causado ao servio. perodo da concesso das frias ser o que melhor consulte os interesses do empregado em razo do princpio da proteo ao trabalhador. prazo prescricional para reclamar as frias conta-se do trmino do perodo concessivo ou da cessao do contrato de trabalho. empregado no ter direito a frias, caso no curso do perodo aquisitivo permanecer em gozo de licena, com percepo de salrios, por mais de 60 (sessenta) dias. pagamento da remunerao das frias ou do abono pecunirio ser efetuado at 15 (quinze) dias antes do incio do respectivo perodo de gozo.

36.

Em relao ao salrio e remunerao do empregado, conforme previso da Consolidao das Leis do Trabalho INCORRETO afirmar: (A) (B) O pagamento do salrio, qualquer que seja a modalidade do trabalho, no deve ser estipulado por perodo superior a 1 (um) ms, salvo no que concerne a comisses, percentagens e gratificaes. Para efeitos de clculo de remunerao, considera-se gorjeta somente aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer ttulo, e destinada distribuio aos empregados, no sendo considerada a importncia espontaneamente dada pelo cliente ao empregado. Quando o pagamento houver sido estipulado por ms, dever ser efetuado, o mais tardar, at o quinto dia til do ms subsequente ao vencido. Os uniformes utilizados pelos vendedores de lojas de departamento para facilitar a sua identificao pelo cliente se constituem em utilidades concedidas pelo empregador sem natureza salarial. O transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou no por transporte pblico considerada utilidade sem natureza salarial.

(C) (D) (E)

37.

Marcus trabalhou por dois anos na empresa Metalrgica Beta, exercendo as funes de reparador de mquinas. Durante o contrato nunca utilizou Equipamentos de Proteo Individual EPIs. Em seu ambiente de trabalho, Marcus esteve submetido a agentes fsicos (rudos acima dos limites de tolerncia estabelecidos pelas normas prprias) e qumicos (manuseio de graxas e leos minerais sem a devida proteo) nocivos sade. Nesta situao, conforme regras contidas na Consolidao das Leis do Trabalho, Marcus poder pleitear em Juzo, aps a realizao de prova pericial tcnica, o pagamento de adicional de (A) (B) (C) (D) (E) penosidade no percentual de 30% do salrio contratual. insalubridade no percentual de 10%, 30% ou 40% do salrio contratual. periculosidade no percentual de 30% sobre o salrio contratual. insalubridade no percentual de 10%, 20% ou 40% do salrio mnimo. periculosidade no percentual 10%, 20% ou 40% do salrio mnimo.

38.

Venus trabalha h quatro meses na Clnica Mdica Celta, exercendo as funes de secretria-recepcionista. Durante esse perodo, a empregada faltou por 25 dias alternados, sem apresentar justificativa legal para estas ausncias. Nos dias em que compareceu ao trabalho, Venus frequentemente chegou com alguns minutos de atraso, bem como se esqueceu de agendar duas consultas, sofrendo advertncias verbais e por escrito, alm de duas suspenses. Nesta situao, a atitude da empregada enseja a resciso do contrato por justa causa por (A) (B) (C) (D) (E) abandono de emprego. ato de insubordinao. ato de indisciplina. ato de improbidade. desdia no desempenho das funes. 9

TRT6R-Anal.Jud.-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Direito Processual do Trabalho 39. Em relao aos atos, termos e prazos processuais, a Consolidao das Leis do Trabalho prev que (A) (B) (C) (D) (E) 40. os atos processuais sero pblicos salvo quando o contrrio determinar o interesse pblico, e realizar-se-o nos dias teis das 8 (oito) s 18 (dezoito) horas. os atos processuais sero pblicos salvo quando o contrrio determinar o interesse social, e realizar-se-o nos dias teis das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. os prazos processuais contam-se com incluso do dia do comeo e excluso do dia do vencimento. a penhora poder realizar-se em domingo ou dia feriado, prescindindo de autorizao judicial. os prazos que vencerem na sexta, sbado, domingo ou feriado, terminaro no primeiro dia til seguinte.

Zeus, com domiclio em Recife, passou por seleo e foi contratado na cidade de Salvador, sede da empresa XPTO Empreendimentos, para a funo de assistente contbil. Durante todo o seu contrato Joaquim trabalhou no municpio de Fortaleza, sendo dispensado aps dois anos de contrato, sem receber suas verbas rescisrias. Conforme regras da Consolidao das Leis do Trabalho relativas competncia territorial para propositura de ao trabalhista, Zeus deve propor a reclamatria trabalhista para receber seus haveres em (A) (B) (C) (D) (E) Recife, porque o domiclio do autor. Salvador, porque o local da sua contratao. Salvador, porque a sede do ru. Fortaleza, porque o local da prestao dos servios. qualquer dos trs municpios, porque depende do foro de eleio.

41.

Conforme determinaes contidas na Consolidao das Leis do Trabalho, quanto ao processo judicirio do trabalho INCORRETO afirmar: (A) (B) (C) (D) Os dissdios individuais ou coletivos submetidos apreciao da Justia do Trabalho sero sempre sujeitos conciliao. Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas processuais do trabalho contidas na CLT. Os municpios e respectivas autarquias e fundaes pblicas que no explorem atividade econmica no esto isentos do pagamento de custas caso sejam vencidos na demanda trabalhista. Nos dissdios individuais e nas aes e procedimentos de competncia da Justia do Trabalho, as custas relativas ao processo de conhecimento incidiro base de 2% (dois por cento), observado o mnimo de R$ 10,64 e sero calculadas quando houver acordo ou condenao, sobre o respectivo valor. As custas sero pagas pelo vencido, aps o trnsito em julgado da deciso, sendo que no caso de recurso, as custas sero pagas e ser comprovado o recolhimento dentro do prazo recursal.

(E)

42.

Com base nas regras do processo do trabalho aplicveis as partes e procuradores, a substituio e representao processuais, correto afirmar: (A) (B) (C) Os empregados e os empregadores podero reclamar pessoalmente perante a Justia do Trabalho e acompanhar as suas reclamaes at o final. Nos dissdios coletivos obrigatria aos interessados a assistncia por advogado. A constituio de procurador com poderes para o foro em geral somente poder ser efetivada, mediante instrumento de procurao, no valendo o simples registro em ata de audincia, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuncia da parte representada. Nos dissdios individuais os empregados e empregadores no podero fazer-se representar por intermdio do sindicato, valendo tal situao apenas para os dissdios coletivos. A reclamao trabalhista do menor de 18 anos ser feita apenas pela Procuradoria da Justia do Trabalho ou pelo sindicato.

(D) (E)

43.

Conforme legislao especfica em relao s audincias trabalhistas, o comparecimento das partes e as consequncias de suas ausncias, INCORRETO afirmar: (A) (B) (C) As audincias dos rgos da Justia do Trabalho sero pblicas como regra, sendo que o juiz manter a ordem nas audincias, podendo mandar retirar do recinto os assistentes que a perturbarem. Nas audincias trabalhistas facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declaraes obrigaro o proponente. Se por doena ou qualquer outro motivo, devidamente comprovado, no for possvel ao empregado comparecer pessoalmente na audincia, poder fazer-se representar por outro empregado que pertena mesma profisso, ou pelo seu sindicato. O no comparecimento do reclamado primeira audincia designada como Una importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. O no comparecimento do reclamante primeira audincia designada como Una importa na confisso quanto matria ftica, no ocorrendo o arquivamento da ao.
TRT6R-Anal.Jud.-Judiciria-A01

(D) (E)

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


44. Conforme regras contidas na Consolidao das Leis do Trabalho sobre procedimento sumarssimo, INCORRETO afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) Os dissdios individuais cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo. Esto excludas do procedimento sumarssimo as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. As testemunhas, at o mximo de trs para cada parte, comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. Sobre os documentos apresentados por uma das partes manifestar-se- imediatamente a parte contrria, sem interrupo da audincia, salvo absoluta impossibilidade, a critrio do juiz. Nas reclamaes enquadradas no procedimento sumarssimo no se far citao por edital, incumbindo ao autor a correta indicao do nome e endereo do reclamado, sob pena de arquivamento da reclamao.

45.

Em relao execuo trabalhista, conforme regras contidas na Consolidao das Leis do Trabalho, correto afirmar: (A) Os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia so considerados ttulos executivos extrajudiciais e sero executados pela forma estabelecida pela CLT. A execuo poder ser promovida por qualquer interessado, reclamante ou reclamado, mas no poder ser promovida ex officio pelo prprio Juiz competente. Requerida a execuo, o Juiz mandar expedir mandado de citao do executado, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuies sociais devidas Unio, para que o faa em 05 (cinco) dias ou garanta a execuo, sob pena de penhora. Garantida a execuo ou penhorados os bens, ter o executado 10 (dez) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnao. Nas prestaes sucessivas por tempo determinado, a execuo pelo no pagamento de uma prestao no compreender as que lhe sucederem. Direito Civil

(B) (C)

(D) (E)

46.

Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia, depois de oficialmente publicada, em (A) (B) (C) (D) (E) trs meses. noventa dias. um ms. trinta dias. quarenta e cinco dias.

47.

Cessa a incapacidade para os menores (A) (B) (C) (D) (E) somente pelo casamento. pelo exerccio de cargo pblico de provimento em comisso. com 14 anos completos, se tiver emprego, ainda que como aprendiz, mas desde que tenha economia prpria. somente pela emancipao, concedida pelos pais e desde que homologada pelo Juiz. pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo dele, o menor com 16 anos completos tenha economia prpria.

48.

So pessoas jurdicas de direito pblico interno (A) (B) (C) (D) (E) as fundaes. as autarquias. somente os Estados, os Municpios e o Distrito Federal. as sociedades de economia mista. as empresas pblicas.

49.

Se a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerar-se- seu domiclio (A) (B) (C) (D) (E) o lugar em que a pessoa for encontrada. a residncia de maior valor. qualquer daquelas residncias. a residncia que tiver adquirido a mais tempo. a residncia que tiver adquirido a menos tempo. 11

TRT6R-Anal.Jud.-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


50. So benfeitorias teis (A) (B) (C) (D) (E) as que aumentam ou facilitam o uso do bem. as que tm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore. as de deleite ou recreio, embora no aumentem o uso habitual. somente aquelas que, sem aumentar o uso habitual, tornem mais agradvel o bem. as indispensveis conservao do bem.

Direito Processual Civil 51. No processo civil, a incompetncia absoluta (A) (B) (C) (D) (E) no pode ser conhecida de ofcio pelo Juiz. deve ser alegada mediante exceo. s pode ser reconhecida pelo Juiz, no cabendo parte deduzi-la. pode ser alegada em preliminar de contestao. se no for alegada no prazo da contestao, fica preclusa sua arguio no processo.

52.

A ao rescisria pode ser proposta em (A) (B) (C) (D) (E) cinco anos, contados do arquivamento definitivo dos autos. dois anos, contados do trnsito em julgado da sentena de mrito. dois anos, contados do trnsito em julgado das sentenas terminativas. cinco anos, contados do julgamento do ltimo recurso no processo. dois anos, contados do julgamento do ltimo recurso no processo, caso tenha sido conhecido.

53.

Extingue-se o processo sem resoluo do mrito (A) (B) (C) (D) (E) quando as partes transigirem. se o Juiz rejeitar integralmente o pedido do autor. pela conveno de arbitragem. se o Juiz pronunciar a prescrio ou decadncia. se o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao ou o ru reconhecer a procedncia do pedido.

54.

No cumprimento de sentena, o devedor condenado ao pagamento de quantia certa (A) (B) (C) (D) (E) ser citado para efetuar o pagamento em 24 horas ou nomear bens penhora, instaurando-se novo processo, pela execuo. poder impugn-lo, alegando, apenas, causa extintiva da obrigao posterior ao trnsito em julgado da sentena. poder impugn-lo, alegando nulidade da citao no processo de conhecimento, ainda que ele no tenha corrido revelia. no poder impugn-lo, salvo se o processo de conhecimento tiver corrido revelia. dever efetuar o pagamento no prazo de 15 dias, independentemente de intimao pessoal.

55.

Cabe sequestro (A) (B) (C) (D) (E) nos mesmos casos em que tem lugar o arresto. quando o devedor, que possui bens de raiz, intenta alien-los ou hipotec-los, sem ficar com algum livre equivalente s dvidas. quando o devedor, que tem domiclio certo, se ausenta ou tenta ausentar-se furtivamente. de bens mveis, semoventes ou imveis, quando lhes for disputada a propriedade ou a posse, havendo fundado receio de rixas e danificaes. quando o devedor sem domiclio certo intenta ausentar-se ou alienar os bens que possui, ou deixa de pagar a obrigao no prazo estipulado.
TRT6R-Anal.Jud.-Judiciria-A01

12

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Noes de Direito Previdencirio 56. A Constituio Federal brasileira atribui ao Poder Pblico a organizao da Seguridade Social com base em objetivos que a doutrina entende como verdadeiros princpios. NO fazem parte destes objetivos ou princpios: (A) (B) (C) (D) (E) universalidade da cobertura e do atendimento. equidade na forma de participao no custeio. irredutibilidade do valor dos benefcios. unicidade da base de financiamento. uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais.

57.

Em relao sade e assistncia social, est previsto na Constituio Federal brasileira que (A) a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, mantendo relao direta com a contribuio seguridade social. as aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico. as instituies privadas no podero participar, ainda que de forma complementar, do sistema nico de sade. as aes governamentais na rea da assistncia social sero realizadas com recursos do tesouro nacional, sendo vedada a destinao de recursos do oramento da seguridade social para tais fins. h vinculao de receita mnima anual para aes e servios pblicos de sade apenas para Unio, Estados e Distrito Federal.
o

(B) (C) (D)

(E)

58.

Nos termos da Lei n 8.213/1991, NO so beneficirios do Regime Geral de Previdncia Social, na condio de dependentes do segurado: (A) (B) (C) (D) (E) os seus pais. o seu irmo invlido de 30 anos. o seu irmo no emancipado menor de 21 anos. o companheiro que mantm unio estvel. o enteado menor ainda que no comprovada a dependncia econmica do segurado.

59.

Quanto aos dependentes, so consideradas prestaes previdencirias compreendidas pelo Regime Geral de Previdncia Social: (A) (B) (C) (D) (E) aposentadoria por invalidez e auxlio-doena. auxlio-recluso e aposentadoria por tempo de contribuio. penso por morte e aposentadoria especial. auxlio-recluso e penso por morte. aposentadoria por idade e auxlio-doena.

60.

Analisando-se as normas constitucionais relativas inativao e penses dos servidores pblicos civis da Unio INCORRETO afirmar: (A) (B) sero aposentados compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. sero aposentados voluntariamente, desde que cumprido o tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas condies quanto idade mnima ou tempo de contribuio. por meio de lei complementar poder ser estabelecida forma de contagem de tempo de contribuio fictcio. os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em cinco anos, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio. o tempo de contribuio federal, estadual ou municipal ser contado para efeito de aposentadoria e o tempo de servio correspondente para efeito de disponibilidade. 13

(C) (D)

(E)

TRT6R-Anal.Jud.-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001

DISCURSIVA REDAO Ateno: Na Prova Discursiva Redao, a folha para rascunho de preenchimento facultativo. Em hiptese alguma o rascunho elaborado pelo candidato ser considerado na correo pela Banca Examinadora.
A Declarao de Chapultepec uma carta de princpios e coloca uma imprensa livre como uma condio fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam a sua liberdade. No deve existir nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expresso ou de imprensa, seja qual for o meio de comunicao. O documento foi adotado pela Conferncia Hemisfrica sobre Liberdade de Expresso realizada em Chapultepec, na cidade do Mxico, em 11 de maro de 1994.
(http://www.anj.org.br/programas-e-acoes/liberdade-de-imprensa/declaracao-de-chapultepec)

Ainda que o Brasil tenha assinado a declarao em 1996 e renovado o compromisso em 2006, no incomum a defesa de que limites deveriam ser impostos liberdade de imprensa, mas at que ponto isso poderia ser feito sem prejuzo da liberdade de expresso e do direito informao? Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Liberdade de imprensa, desenvolvimento da sociedade e direitos individuais

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

14

TRT6R-Anal.Jud.-Judiciria-A01

www.pciconcursos.com.br

You might also like