You are on page 1of 8

LAGOAS COSTEIRAS NA CULTURA URBANA DA CIDADE DE FORTALEZA, CEAR

Vanda de Claudino-Sales Professora da Universidade Federal do Cear vcs@ufc.br


Resumo Incontveis lagoas costeiras pontilhavam Fortaleza em um passado histrico recente. A indstria da construo civil e a especulao imobiliria eliminaram parcela signicativa desses recursos hdricos. Associada ao surgimento de uma cultura ambiental mundial, houve alterao na cultura urbana local, que agora valoriza os espaos naturais. Ainda assim, as lagoas continuam sob risco, em funo da poluio de suas guas por esgotos tal o caso da Lagoa do Papicu, parque ecolgico estadual que est desaparecendo do cenrio urbano em funo da eutrozao de suas guas. Palavras-chave: lagoas costeiras, meio ambiente urbano, degradao ambiental Abstract Numerous coastal lagoons are sprinkled all over Fortaleza in late past history. Building construction and movables exploration decreased a meaningful part of this hydric wealth. In association with emergence of a world environmental culture, a change in local urban culture occurred, which now has valued natural sites. Even so lagoons are still under risk, because of pollution of its water through sewerage. This is the case of Lagoa do Papicu, a state ecological park that is disappearing from urban scenery because of eutrophication of its water.

Key Words: coastal lagoons, urban environment, environmental degradation

Introduo: Fortaleza, uma histrio de lagoas


Incontveis eram as lagoas costeiras perenes e intermitentes que pontilhavam o espao urbano da cidade de Fortaleza em um passado histrico de no mais de trinta anos. Dessas lagoas, derivavam com freqncia inmeros crregos e riachos de porte diverso. A pesca, a agricultura de vazante, o consumo domstico de gua para ns de alimentao, higiene e recreao faziam dessas reas recursos valiosos para a subsistncia e para o cotidiano urbano da populao local (GIRO, 1959).

Nos idos dos sculos XIX, a preocupao dos moradores com a qualidade e manuteno dos seus mananciais estava estampada nas regulamentaes do primeiro Cdigo de Postura de Fortaleza, aprovado pela Cmara dos Vereadores em 1935. Eis algumas delas (CAMPOS, 1988:48):
Art. 49 Prohibe-se absolutamente as tinguijadas em lagoas e possos de rios por serem inteiramente nocivas ao pblico, no s por matar a semente do peixe, como por infeccionar as agoas; pelo que todo aquele que usar a tinguijadas ser condemnado em vinte mil reais.... Art. 50 Prohibe-se absolutamente o pescar-se de rede, tarrafa, do ms de agosto em diante, at princpio do inverno, nas ipoeiras, alagoas, ou possos de rios dgua docem que no seco de hum anno para outro no temo desta cidade; e o que o contrario zer ser condemnado em trinta mil reais... Art. 72 Toda pessoa livre, ou escrava, que lanar lixo ou outra qualquer immundcie nos lagos, rios, ruas, travessas ou beccos desta cidade, ser multado em mil reais ou vinte e quatro horas de priso...
89

A preocupao dos habitantes de Fortaleza para com a qualidade dos recursos hdricos, como perceptvel nas entrelinhas mesmo do Cdigo de Posturas, resultava da estreita simbiose estabelecida entre subsistncia no espao urbano e existncia dos mananciais. Tal situao s passa a ser de fato drasticamente alterada quando teve incio, em meados do sculo XX, a instalao de um sistema pblico de abastecimento de gua no municpio o que s ocorreu em 1962, com a criao da SAAGEC, Servio de Abastecimento de gua do Cear (CAGECE, 1998). O rgo providenciou a captao de gua do reservatrio de gua subterrnea existente no campo dunar do Papicu, vertente martima leste do municpio, abastecendo inicialmente o bairro da Aldeota (PMF, 1989). Nos anos 70, a SAGEC deu lugar CAGECE Companhia de gua e Esgoto do Estado do Cear, que atende na atualidade 87,6 por cento da rea total da cidade, atravs de convnio estabelecido com a Prefeitura Municipal de Fortaleza- PMF (IPLANCE, 2000). Na seqncia, o abastecimento de gua passa a ser feito atravs do chamado sistema PacotiRiacho, amplo reservatrio construdo nos anos 1980 para permitir a autonomia em gua da cidade de Fortaleza, situado na conuncia dos rios Pacoti e Riacho, limitados pelas vertentes leste do Macio de Baturit, que emoldura o setor sul e sudoeste da cidade. Ao ser resolvido o problema de abastecimento de gua em Fortaleza, diminui o interesse da populao pela situao dos seus mananciais (CAMPOS, 1988). Os desdobramentos do crescimento e desenvolvimento urbano reetem-se no comprometimento da qualidade e na persistncia mesmo desses recursos hdricos Giro (1959) atesta que as lagoas que pontilhavam a cidade ..do poente ao nascente.. representam ...rica linminograa que os mapeamentos, as instalaes urbanas e a histria no conservaram.

A origem das lagoas costeiras de Fortaleza


As lagoas formavam-se com facilidade diante do quadro geoambiental outrora existente em Fortaleza. Do ponto de vista climtico, a pluviometria relativamente elevada, com mdias superiores a 1.500 mm, sendo as temperaturas mdias da ordem de 26,7o C (IPLANCE, 1997). Tais elementos propiciavam-se as condies climticas bsicas para a existncia de reservatrios de guas. Apenas o carter irregular da precipitao, que se apresenta largamente concentrado entre fevereiro e maio e tem regime torrencial - expondo portanto o meio a perodos de estiagem de at seis a sete meses de durao -, no permitia o desenvolvimento de lagoas permanentes. Em presena dessas caractersticas pluviotrmicas, o fator fundamental para a formao dos recursos hdricos superciais residia nos aspectos geomorfolgicos e geolgicos locais. Do ponto de vista geomorfolgico, o contexto determinante da existncia de lagoas costeiras em Fortaleza associa-se ao modelado elaborado nos depsitos sedimentares tercioquaternrios Barreiras, que apresenta superfcie tabular bastante regular, os tabuleiros costeiros (Souza, 1977). Os tabuleiros costeiros so caracterizados pela existncia de superfcies planas e suavemente inclinadas em direo ao litoral, o que lhes confere um aspecto muito suavemente rampeado, como um amplo glacis de deposio. A topograa exibe declives pouco pronunciados, da ordem de dois a cinco graus (Souza, 1988), em funo do que a drenagem apresenta uxo muito lento, limitando a capacidade de inciso linear. Disso resulta uma pequena amplitude altimtrica, no superior a 15 m, entre o topo dos tabuleiros e os fundos dos vales. Se a morfologia dos tabuleiros costeiros no propicia maior dissecao pela ao uvial, ela facilita a existncia de reservatrios de guas paradas, do tipo lagoas, sobretudo em setores em que os depsitos Barreiras expem um fcies argiloso mais desenvolvido sotoposto aos pacotes arenosos superciais. Com efeito, em Fortaleza os depsitos Barreira apresentam fcies areno-siltosa e arenosa com matriz argilosa, mostrando-se capeado por cobertura arenosa de dunas atuais e subatuais (BRAGA et al, 1981).
90

Essas caractersticas litolgicas dicultam a percolao mais acentuada das guas pluviais e atua como uma camada impermevel, que propicia a formao de um rico lenol dgua subterrneo relativamente supercial. Nessas reas em particular, ocorrem grandes nmeros de lagoas costeiras (DNPM, 1975). No ambiente de dunas vivas, as lagoas ocorrem com grande intensidade a diferente permeabilidade entre os sedimentos mais antigos dos depsitos Barreiras e os mais recentes das dunas criam tais condies. Assim, surgem alagados temporrios nos sops dos depsitos dunares, como resultado da percolao e elevao das guas subterrneas nos perodos pluviosos. Tambm ao longo da faixa de berma, vanguarda de antigas dunas parablicas, hoje desmontadas, e a retaguarda de dunas barcanas, em razo da deao por um lado e da intercepo da migrao das dunas por outro, formavam-se alagados extensos. As lagoas interdunares eram mais freqentes ao longo da plancie litornea leste de Fortaleza, pelo fato de que esse setor caracterizar-se como fornecedor das areias formadoras das dunas. Uma outra origem comum s lagoas em Fortaleza a associada dinmica uvial. Eventualmente, as lagoas derivaram de processos de assoreamento e migrao de cursos dgua, os quais com freqncia drenam dos espores terminais das vertentes costeiras do Macio de Baturit em direo ao litoral, dissecando os terrenos cristalinos at penetrarem nos terrenos sedimentares. A migrao de dunas ao longo da plancie costeira por vezes individualizou parcelas do uxo dgua, que gradativamente passaram a sofrer sedimentao lacustre, formando nesses casos as lagoas denidas como de plancie de inundao. Em outras situaes, a desembocadura de pequenos riachos formados a partir de fontes freticas geradas na prpria plancie costeira foram barradas pelas dunas em migrao ou afogadas por deposio de sedimentos marinhos e uviais a condio de relativa intermitncia dos cursos dgua facilita o processo de deposio e repouso de areias transportadas tanto pelos uxos uviais quanto pelas correntes marinhas. Embora as lagoas sejam fatos de ocorrncia tpica no domnio sedimentar costeiro nordestino e cearense, a sua grande ocorrncia em Fortaleza certamente resulta da presena no segmento pr-costeiro do Macio de Baturit. Apresentando altitudes mximas situadas em torno de 1045 m, o Macio de Baturit atua como barreira orogrca em relao umidade trazida pelos ventos de NE. Em adio, a altitude que lhe peculiar propicia condies de maior umidade local, gerando maior desenvolvimento da rede de drenagem e maior importncia em termos quantitativos dos recursos hdricos superciais. Apenas a vertente martima da cidade de Fortaleza dotada dessa conjuno de fatores a erradicao das lagoas da paisagem urbana da cidade simboliza no apenas a mudana cultural estabelecida ao longo dos tempos histricos na relao entre os habitantes da cidade e o seu meio, mas tambm uma perda, em termos de patrimnio natural, irreparvel e insubstituvel, da riqueza natural local.

O desenvolvimento urbano e a erradicao das lagoas


O processo de urbanizao histrica da cidade de Fortaleza produziu a quase completa erradicao das lagoas do cenrio local. Dentre as principais atividades urbanas responsveis por essa erradicao, situa-se a especulao imobiliria e a poluio hdrica. Associada indstria da construo civil, a especulao imobiliria representa na cidade de Fortaleza desde meados dos anos 1970 uma das mais importante atividades econmicas locais. No processo sempre permanente de incorporao de novas reas aos espaos urbanos preexistentes, as lagoas costeiras foram sendo soterradas em troca da produo de solo urbano. Esse foi o destino de todas as lagoas intermitentes e da quase totalidade das lagoas perenes de menor porte. A partir da dcada de 1970, particularmente as lagoas do setor leste da cidade, para onde a malha urbana expandiu-se, foram eliminadas. A dcada de 70 apresentou baixos ndices de pluviometria
91

(FUNCEME, 1980), facilitando o aterro e a terraplanagem dos terrenos alagados. Os incorporadores urbanos ocuparam reas ainda livres em tal ritmo e intensidade que fazia supor a inexistncia de invernos pluviosos, caracterizados pelas chuvas torrenciais, no perl ambiental da cidade (Lustosa Costa, 1988). A dcada de 1980 mostrou os resultados dessa ao: por todos os recantos, os problemas de drenagem transformaram o cotidiano da populao. Sob a ao de precipitaes inclusive de baixa magnitude, as guas, retomando o percurso topogracamente denido para a recepo das guas pluviais, acumulavamse na forma de alagados extensos, enquanto ressurgncias do lenol fretico demarcavam as antigas reas rebaixadas que representam os nichos das lagoas costeiras. Em nais da dcada de 1970, surge na cidade de Fortaleza uma mobilizao da sociedade civil em torno da preservao ambiental. O movimento ecolgico, formado por entidades compostas por professores das universidades locais e tcnicos na rea ambiental reunidos em torno da Sociedade Cearense para a defesa do Meio Ambiente - SOCEMA, passou a fomentar uma cultura de preservao ambiental de grande repercusso no seio da sociedade local. Especuladores imobilirios, percebendo a relativa mudana de comportamento de setores formadores de opinio, passaram a adotar estratgias diferenciadas desde ento. Assim que ao longo da dcada de 1980, sobretudo aps a sua segunda metade, os aterros passaram a ser realizados em horrios - durante a madrugada, nos nais de semana - nos quais as possibilidades de impedimento eram reduzidas (LUSTOSA COSTA, 1988; CLAUDINO SALES, 1993). As denncias de infratores aos rgos pblicos at ento no surtiam efeitos signicativos, sendo a impunidade um incentivo a mais no processo de erradicao das lagoas em troca de produo de solo urbano: nesse contexto de desaparecimento de lagoas, o poder pblico sempre esteve ativamente presente. A Regio Metropolitana de Fortaleza conta com uma legislao especca de proteo aos recursos hdricos desde 1977 (Lei Estadual 10.147/77). Essa lei estabelece a delimitao de faixas de 1a (preservao permanente) e 2a categorias (uso e ocupao restritos) s margens dos recursos hdricos, na perspectiva de preserv-los. Ainda que falha em diversos aspectos as faixas so denidas por limites retilneos e eqidistantes, o que na prtica implica em segmentar e desconhecer as reentrncias e irregularidades normais dos permetros midos e das bacias hidrulicas das colees de guas paradas e em uxo -, a lei raramente foi observada. Por outro lado, a legislao urbano-ambiental ento em vigor indicava como tarefa dos incorporadores imobilirios o mapeamentos das reas de loteamentos nesses mapeamentos, freqentemente as colees de gua eram minimizadas em tamanho ou em quantidade, e nem sempre os reconhecimentos efetivos em campo eram realizados pelos rgos pblicos responsveis pela liberao dos respectivos projetos. Em outros casos, os mapeamentos eram realizados amparados em fotograas reas tomadas em perodos de estiagem, quando ento os reservatrios intermitentes no eram claramente delineados a falta de meios e de estrutura dos rgos pblicos para o monitoramento do espao urbano local (ausncia de mapas e escalas e idades adequadas, ausncia de scalizao, ausncia de tcnicos em tema ambientais) transformou o crescimento urbano de Fortaleza pela incorporao imobiliria em processo por meio do qual as lagoas foram sucumbindo. A ela soma-se ainda a ao de segmentos da classe mdia baixa e mdia que ao longo dos tempos foram aterrando e ocupando parcelas de terrenos desocupados nas margens de riachos e lagoas, a construindo moradias denitivas ou tpicas de reas de ocupao. Do ponto de vista da poluio hdrica, ela resulta tanto da falta de sistema de esgoto que caracterizou a cidade de Fortaleza at recentemente, quanto da no utilizao do sistema de esgotamento sanitrio disponvel. Com efeito, a partir de meados dos anos 90, o Governo do Estado inicia a implantao do Projeto Sanear, com verbas do Banco Mundial, na perspectiva de dotar a cidade de um sistema de
92

recepo dos esgotos urbanos na atualidade, esse projeto apresenta uma cobertura de cerca sessenta e cinco por cento da rea urbana central (IPLANCE, 2002). No entanto, a situao sanitria dos recursos hdricos, depositrios nais dos esgotos, no se alterou substancialmente embora haja sistema de esgotamento sanitrio, as ligaes individuais ao sistema central foram realizadas em nmero insignicante, de forma a no alterar o quadro global de poluio dos recursos hdricos superciais e subterrneos, que apresentam elevados ndices de poluio, sobretudo orgnica (BRANDO, 1999) . Os rgos pblicos ambientais, municipais, estaduais e federais, hoje como em dcadas anteriores, pouco vm fazendo para mudar esse contexto. Em adio, para agravar a situao, h elevada ocupao de margens de riachos e lagoas por moradias populares, o que transforma a situao sanitria da cidade globalmente delicada das lagoas saem crregos que desguam em outras lagoas ou escoam para o mar. Essa dinmica hdrica estabelece uma cadeia competente de distribuio de guas poludas. A utilizao das margens das lagoas como depositrios nais de resduos slidos urbanos as transforma tambm em rampes de lixo. Diante de tal contexto, as lagoas que ainda persistem no cenrio urbano de Fortaleza apresentam-se degradadas. Esquecidas pela populao, elas no mais se colocam como elemento fundamental da cultura urbana local. A situao ca evidente a partir da anlise de uma lagoa em particular - a Lagoa do Papicu.

Lagoa do Papicu: ambiente e histria em Fortaleza


A rede de recursos hdricos na cidade de Fortaleza apresenta-se estruturada a partir da existncia de trs bacias ou sistemas de bacias hidrogrcas a bacia hidrogrca do Rio Coc, a leste, que ocupa cerca de dois teros da rea urbana atual; as bacias da vertente martima, formadas por pequenos cursos dgua costeiros, e a bacia hidrogrca do Rio Cear, que limita a cidade de Fortaleza a oeste. Cada um desses sistemas de bacias apresenta um conjunto de lagoas costeiras. As lagoas da Bacia do Rio Cear - lagoas da Parangaba, Geniba, Modunbim, dentre as maiores apresentam-se acentuadamente degradadas, tanto do ponto de vista da qualidade das guas quanto das ocupaes no entorno. As lagoas da Bacia do Rio Coc lagoas do Porangabussu, Opaia, Jangurussu, Grande, Precabura, Sapiranga, Seca, Maraponga, Ancuri, Cocorote e Messejana no apresentam o mesmo grau de poluio (Sapiranga, Precabura) que as primeiras, tampouco o mesmo grau de adensamento urbano no entorno. As lagoas da Vertente Martima, que se estende entre a foz do Rio Cear e a foz do Rio Coc no segmento norte da cidade, representam hoje apenas remanescentes do rico quadro anterior, ainda representado pelas lagoas do Mel, do Gengibre, Olga e Papicu. A Lagoa do Papicu conta com aproximadamente 64.000 m2 de rea. Apresenta forma alongada, com profundidade mxima da ordem mdia de 1,3 m (CLAUDINO SALES, 1993). Do seu exutrio nasce o Riacho Papicu, que escoa em direo Avenida Beira-Mar, aps a sua conuncia com o Riacho Macei, de origem costeira. A histria de Fortaleza talvez passe pela histria dessa lagoa...? O historiador Raimundo Giro publicou em 1959 a primeira edio do seu livro Geograa Esttica de Fortaleza se certo que as cidades so expresses geogrcas, tambm o , portanto, que existe a Geograa Esttica das cidades, aquela que as estuda como uma paisagem emocionalmente observada e sentida, e no simplesmente tocado o observador eobservaes cientcas (GIRO, 1959:34) contando os primeiros relatos histricos sobre a cidade, desde os registros das grandes expedies martimas portuguesas e espanholas. Mergulhado nas discrdias e reexes entre historiadores sobre o primeiro cabo descoberto por Vi93

cente Pinzn em terras nordestinas, Giro (1959) reproduz, a partir de fontes secundrias, os relatos dos escrivos da frota de Colombo, e analisa vereditos de diversos pesquisadores, concluindo, por muitas razes , que:
...metem-se logo, com impacincia, tudo que era embarcao europia. Entre incontveis, saram, em otilha, as de Pinzn, em comeos de dezembro de 1949... e em ns de janeiro ou principio de fevereiro do ano seguinte podiam acalmar-se de tantas aies e percalos sofridos, diante de um promontrio ignorado, na Sul-Amrica....Fincaram neste lugar uma cruz e continuaram a viagem, acompanhando a costa.... seja como for, o certo e o indubitvel que, no Cear, o homem europeu sentiu, pela primeira vez, a terra e o cu brasileiros, dois meses antes que o tivesse feito Pedro lvares Cabral, com a sua armada pomposamente embandeirada, diante da enseada baiana de Santa Cruz...Foi com efeito na Ponta do Mucuripe que o espanhol, em fevereiro de 1500, talvez no dia 4, escavou o cho do Brasil....Pompeu Sobrinho, estudando minuciosamente a cpia autntica do afamado planisfrio de Juan de La Cosa, identica acidentes geogrcos a consignados, a partir da ponta do Calcanhar....Encontra, diante da Baa do mesmo nome, uma salincia, sem dvida a Ponta do Mucuripe, que abriga uma pequena enseada, imediatamente a leste, em face da qual se l:rio em que se achou uma cruz. Convm transcrever as palavras desse interprete: esquerda, porm muito prximo da ponta, dentro da enseada, abre-se a embocadura desse rio que nasce numa lagoa no interior das terras...Se o Paje, est bem situado; se o Rio Cear, muito mais caudaloso que aquele, devia abrir-se mais adiante, no extremo oeste da enseada. Mas pode ser o atual Riacho Papicu ou Macei, que despeja imediatamente ao p da Ponta do Mucuripe e na realidade nasce de uma lagoa que tem o mesmo nome. Esta parece ser a hiptese mais plausvel...(GIRO, 1959:22-23).

Tal contexto histrico no foi ainda averiguado, mas o futuro parece no esperar por tal - a Bacia hidrogrca Papicu-Macei, incluindo a Lagoa do Papicu, vem sofrendo intensa descaracterizao e degradao ambiental , de forma a tornar irreversvel o processo de deslitoralizao (CLAUDINO SALES, 1995), ou erradicao do elemento litorneo natural nesse setor da cidade. No entorno exclusivo da Lagoa do Papicu, o processo de ocupao teve incio mais efetivo a partir da instalao do Hospital INAMPS na suas imediaes, em 1962. A construo do hospital foi seguida da instalao de servios urbanos essenciais, em particular vias de acessos ao local. Em 1969, a Cervejaria Astra foi instalada s margens da lagoa. Esse empreendimento produziu os primeiros movimentos de terra no permetro mido do reservatrio e alterou pela primeira vez de forma drstica a qualidade de suas guas, em razo do lanamento in natura de esgotos e resduos lquidos resultantes do processo de produo da cerveja. Apenas ao nal dos anos 1980 a Cervejaria (ento Cervejaria Brahma) instalaria uma estao de tratamento de guas no local. Em 1972, foi construdo pelo BNB nas imediaes da lagoa o conjunto habitacional Cidade 2000 (Lustosa Costa, 1988). Para a instalao desse conjunto habitacional, foram aterradas diversas lagoas que compunham o sistema hdrico Papicu-Coc que transformava a plancie litornea leste de Fortaleza em um amplo permetro mido. Desse processo restaram apenas as lagoas do Papicu e Gengibre, dentre as cinco existentes. Em 1974, foi construda pelo Governo do Estado do Cear a extenso da Avenida Santos Dumont, interligando o centro da cidade ao litoral leste, ainda inabitado. Essa avenida segmentou as conexes que se faziam ainda existir, atravs de pequenos crregos, entre os espaos remanescentes das lagoas aterradas pelo conjunto habitacional, criando assim um novo divisor de guas no local. A partir de ento, as guas situadas a leste da Avenida Santos Dumont passaram a drenar em direo ao Rio Coc - no sem antes produzir alagamentos catastrcos nas imediaes do conjunto habitacional Cidade 2000 (LUSTOSA COSTA, 1988). Enquanto isso, no segmento oeste, individualizou-se, empobrecida, o complexo Lagoa do Papicu/Riacho Papicu, ento j canalizado em tubulaes subterrneas na sua quase totalidade at a sua conuncia
94

com o Riacho Macei, trs quilmetros a montante da foz, tambm canalizada, na Avenida Beira-Mar. Em 1979, foi aprovado pela Cmara de Vereadores um novo Plano Diretor Urbano para Fortaleza esse novo plano deniu um processo de parcelamento e uso do solo urbano no qual a rea passou a comportar um adensamento habitacional da ordem de 280 hab/ha, tendo sido liberada a construo de edifcios de at 12 andares em relao condio anterior, de adensamento rarefeito, a mudana foi brusca e signicativa (CLAUDINO SALES, 1993). Inicia a, portanto, a maior de todas as alteraes ambientais pelas quais a lagoa, isoladamente, j passou: a rea no contava com nenhum suporte sanitrio capaz de sustentar sem alteraes tal adensamento urbano. Tratando-se de terrenos sedimentares com grande capacidade de absoro de drenagem subterrnea, a concentrao de matria orgnica foi gradativamente ampliando-se na lagoa, a partir da crescente ampliao dos esgotos que para ali drenavam - e ainda drenam. A Lagoa do Papicu tem assim decretada a perda da sua biodiversidade, situao que passa a efetivamente caracteriz-la a partir de meados dos anos 1990.

A Lagoa do Papicu no cenrio urbano atual: concluses


Do incio do processo de urbanizao da Lagoa do Papicu aos dias de hoje, houve uma signicativa alterao na cultura urbana associada preservao e valorizao dos espaos naturais. A degradao da natureza foi considerada durante muito tempo como um nus inerente ao desenvolvimento econmico e urbano-industrial. Com base nessa compreenso, que tambm uma justicativa, foi permitida e explorada de forma intensa a riqueza e o patrimnio natural. Em Fortaleza, no percurso dessa destruio, nada teve mais subtrao do que os campos de dunas e as lagoas costeiras. Na atualidade, ao contrrio, estabelece-se uma cultura de preservao ambiental, como resultado da mobilizao mundial mas tambm local da sociedade civil - ambientalistas e tcnicos em defesa do patrimnio pblico natural. A preservao na natureza coloca-se doravante como um elemento importante do prprio processo de desenvolvimento econmico. Essa nova dimenso cultural tambm tem razes econmicas: a recuperao de reas degradadas vem custando caro sociedade. Mas, sobretudo, o interesse na preservao deriva do prprio retorno econmico oriundo diretamente da valorizao dos espaos verdes, no contexto do permanente processo de incorporao e especulao imobiliria. No tocante Lagoa do Papicu em particular, a situao exemplar. Novos fatos agregam-se histria recente e ultrapassam os aspectos associados apenas ao processo de ocupao urbana na rea, tal qual relatado: Em 1989, a Lagoa do Papicu foi transformada em parque ecolgico por lei estadual. Ao nal dos anos 90, o poder pblico instalou rede de esgotamento sanitrio no entorno do permetro mido na lagoa e no bairro nobre adjacente. No entanto, a impermeabilizao do solo resultante das inmeras construes, assim como a falta de conexo de esgotos das unidades residenciais individuais rede sanitria central, vem reduzindo drasticamente as possibilidades de subsistncia da lagoa. No momento, o reservatrio acha-se completamente eutrozado, dando margem proliferao da vegetao aqutica adaptada a guas poludas. A vegetao ocupa totalmente o recurso hdrico, de permetro mido cada vez menor. Assim a rea, mesmo contando com equipamentos urbanos capazes de produzir uma soluo sanitria adequada, mesmo sendo objeto de preservao por legislao especca, no tem mais meios naturais de permanncia - ou a sua persistncia no ambiente s poderia ser garantida atravs de aes tcnicas agressivas, no previstas at ento por nenhum rgo para entrar em ao.

95

Referncias
BRAGA, A. P.G.; PASSOS, C.A B.; SOUZA, E.M.; FRANA, J.B.; MEDEIROS, M.F.; ANDRADE, V. A . Geologia da Regio Nordeste do Estado do Cear. DNPM, Braslia: MME, 1981. BRANDO, R.L. (Org.) Diagnstico ambiental e os principais problemas de ocupao do meio fsico da Regio Metropolitana de Fortaleza. CPRM/SEMACE/SRH, Srie Ordenamento Territorial vol. 1. Fortaleza, 1998. CAMPOS, E. A Fortaleza provincial: rural e urbana. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Turismo e Desportos, PMF, 1988. CLAUDINO SALES, V. Lagoa do Papicu: Natureza e Ambiente na cidade de Fortaleza, Cear. Dissertao de Mestrado. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1993. _______. Sistemas Naturais e degradao ambiental no Estado do Cear. IN: Frum do Meio Ambiente do Cear. Diagnostico scio-ambiental do Estado do Cear. O olhar da sociedade civil. BNB, 1-13, Fortaleza, 1993. _______. (1995). A deslitoralizao do Cear e outras reexes sobre a Geograa. Revista Espao Aberto 2:17-24, AGB-Fortaleza, Fortaleza. DNPM (Departamento Nacional da Produo Mineral) Projeto Diatomito/Argila. Relatrio Final, vol 1., Recife, 1975. GIRO, R. Geograa Esttica de Fortaleza. Fortaleza: BNB, 1959. IPLANCE (Instituto de Planejamento do Estado do Cear) Atlas do Cear. Fortaleza: 1997 LUSTOSA COSTA, M. C. Cidade 2000: Expanso Urbana e Segregao espacial em Fortaleza. Dissertao de Mestrado. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1988. SOUZA, M.J.N. Contribuio ao estudo das unidades morfoestruturais do Estado do Cear. Revista de GeologiaUFC 2:32-57, Fortaleza, 1988.

Recebido em maio de 2005 Aceito em agosto de 2005

96

You might also like