You are on page 1of 9

IDADE MDIA POR UMA F RACIOCINADA: UMA LEITURA EM SANTO AGOSTINHO E SO TOMS DE AQUINO

Aline de Ftima Sales Silva1 Abstract: This article discusses the relationship between faith and reason in the Middle Ages. Unjustly accused of obscurantism between the intellectuals, the Middle Ages was a time of profound cultural effervescence and philosophical reflections. The theory of the Catholic Church, especially St. Augustine and St. Thomas Aquinas, made an important research work in order to understand the issues of faith und the issues of faith under the scrutiny of rationality. Based on Plato and Aristotle, respectively, they renewed the concepts and ideas of the Platonic and Aristotelian philosophy for understanding of divine truths. This work that marked significantly the history of Western Christianity and medieval philosophy.

Key word: Philosophy, Christianity; between and reason.

Resumo: Este artigo discute a relao entre f e razo na Idade Mdia. Injustamente acusada de obscurantismo no campo da intelectualidade, a Idade Mdia foi um tempo efervescncia cultural e de profundas reflexes filosficas. Os tericos da igreja Catlica, especialmente Santo Agostinho e So Toms de Aquino, realizaram um grandioso trabalho de pesquisa no intuito de compreender as questes da f sob o crivo da racionalidade. Fundamentados em Plato e Aristteles respectivamente, ressignificaram e reconduziram os conceitos e idias da filosofia platnica e aristotlica para entendimento das verdades divinas. Trabalho que marcou significativamente a histria do cristianismo ocidental e a filosofia medieval. Palavras- chave: filosofia, cristianismo, f, razo.

Nas aes humanas, tudo o que vai contra a razo vicioso. Toms de Aquino

O tempo que compreende os mil anos que denominamos Idade Mdia nos foi apresentado pelos livros de histria no ensino fundamental e mdio, como um tempo de obscuridade e inrcia

Mestre em Educao Brasileira pelo Programa de Ps-Graduao da Faculdade de Educao UFG, membro do Grupo de Estudos de Filosofia e Educao da FE/UFG.

intelectual. Um perodo de sombras em que o domnio da igreja catlica ostraliza as mentalidades e impede a formao do pensamento em todos os mbitos. O livro que baseou o filme O Nome da Rosa, de Humberto Eco, mostra essa imagem de forma visvel. Todas as atrocidades contra os intelectuais que se opunham a igreja so mostradas de forma exagerada e pejorativa. A prpria obscuridade aparece na gravao, sempre sombria e escura das cenas justapostas, demonstrando na representao artstica essa viso da Idade Mdia como um tempo de trevas, escurido e ostracismo intelectual. Essa a imagem que marcou a nossa formao, no perodo de escolarizao. Hilrio Franco Jnior, brilhante historiador da Idade Mdia, demonstra que o prprio termo denominado a esse perodo carrega consigo essa idia medocre, perodo sem identidade prpria, algo mediano entre os sculos que compreendem a Antiguidade Clssica e a Modernidade proclamada pelos renascentistas no sculo XVI. A Idade Mdia para os renascentistas, a decadncia das letras e das artes. Para os iluministas, o momento em que o mundo parou, oprimiu a razo e retrocedeu a toda construo intelectual que antiguidade clssica elaborou. Hilrio Franco descreve bem o sentimento dos renascentistas em relao a esse perodo quando diz que para eles:
(...) a Idade Mdia teria sido, uma interrupo no progresso humano, inaugurado pelos gregos e romanos e retomado pelos homens do sculo XVI. Ou seja, tambm para o sculo XVII, os tempos medievais teriam sido de barbrie, ignorncia e superstio (FRANCO JNIOR, 2004, p. 12).

Os renascentistas e iluministas, inebriados pelo ideal de laicizao do saber, na crena inexorvel na racionalidade cientfica como verdade desvelada, e no progresso da cincia, desmantelam o conhecimento teolgico, que a verdade revelada. Mostram-se, com toda a sua pseudo superioridade, como referncia de explicao do mundo em permanente descoberta. Toda essa herana preconceituosa nos foi passada naturalmente no discurso acadmico, muitas vezes desprovido de reflexo, de avaliao, de critrio com o saber e por extrema falta de cuidado com o estudo e com o rigor na pesquisa. Se for verdade que a Idade Mdia representou certo momento de trevas, dada s invases, epidemias como a peste negra, guerras interminveis, conquistas de terras, lutas e domnio do Imprio Romano, verdade tambm que houve, indiscutivelmente nesse perodo, um florescimento cultural muito grande, importantssimos construo da cultura ocidental. Portanto, se desejarmos conhecer criteriosamente o que representou a Idade Mdia em termos de produo intelectual e herana acadmica importante abandonarmos essa imagem distorcida, enviesada, falseada que nos foi passada nos primeiros anos de nossa formao e embarcar em um universo denso, porm, instigante do estudo e da pesquisa, da leitura rigorosa dos grandes intelectuais desse tempo. Para o propsito deste trabalho escolhi especificamente, Santo Agostinho e So Toms de Aquino, pela construo terica de suas obras, sem desprezar outros pensadores desse perodo, porque o trabalho desses dois grandes mestres da Idade Mdia representa em seu conjunto o iderio teolgico mais profcuo em quantidade e qualidade desse momento da histria da humanidade.

Para entender como as humanidades se tornaram o fundamento da teologia crist, preciso recuar a momentos da histria universal a fim de compreender o processo de construo do pensamento ocidental. Quando em 392 o Imprio Romano adota o cristianismo como religio oficial ao mesmo tempo em que o imperador Constantino tentou sustentar o domnio romano, buscando o apoio e adeso dos cristos, uma nova era inaugurada na consolidao da religio do Cristo e no nascimento da Igreja Catlica Apostlica Romana, como sucessora e herdeira do poderio ideolgico e econmico do Imprio. Sobre essa relao entre Imprio e Igreja, Hilrio Franco Jnior (2004, p. 67) diz que:
Nascida dos quadros do Imprio Romano, a igreja ia aos poucos preenchendo os vazios deixados por ele, at em fins do sculo IV, identificar-se com o Estado, quando o cristianismo foi reconhecido como religio oficial. A Igreja passava a ser herdeira natural do Imprio Romano.

Essa oficializao, claro, foi uma das tentativas do imperador de estabelecer novas estruturas sociais no intuito de sustentar imprio em decadncia, unificando romanos e germanos, forjando a unidade espiritual essencial para a consolidao da civilizao medieval. De religio proibida, o cristianismo passou a ser a religio oficial do imprio. As primeiras testemunhas do Cristianismo, homens simples, camponeses, pobres, estropiados de toda sorte, foram sucedidos pelos doutos da poca. Uma mudana radical foi empreendida nos dogmas dessa f. Das reunies clandestinas nas catatumbas, o culto cristo ascendeu para grandes e ricos templos nas praas pblicas. De religio dos simples passou-se a religio dos conhecedores das leis. A f crist se tornou instrumento de prestgio e dominao, apropriada pelos intelectuais da poca. Dominar pela f era tarefa fcil para uma realeza reconhecida como a prpria manifestao do poder divino, de modo que nesse perodo o poltico e o religioso estavam imbricados e se fundiam um no outro. Durante os quatro perodos da Idade Mdia delimitados por Hilrio Junior2, observamos essa relao intrnseca entre o poltico e o religioso, de forma que a religio vai alastrando sua rea de domnio, principalmente a partir das trocas comerciais com Carlos Magno3, durante o Imprio Carolngio. De certo modo nessa relao, o religioso comea a ceder espao para a construo do poltico como apndice da igreja, enquanto, a igreja expande seu domnio geogrfico anexando cada vez mais terras sob seu comando, essas terras, alm do seu valor comercial acarretaram poder poltico e ideolgico igreja.
2

Hilrio Franco Jnior considerando a histria como processo apresenta em sua obra (p. 15-16), uma periodicizao da Idade Mdia que se estende dos sculos IV ao XVI subdivididos em: Primeira Idade Mdia, que vai se estende do incio do sc. IV meados do sc. VIII; Alta Idade Mdia que vai de meados do sc. VIII fins do sc. X; Idade Mdia Central do sc. XI ao sc. XIII e por fim, Baixa Idade Mdia que se estende do sc. XIV meados do sc. XVI. (2001, p. 15-17). 3 Carlos Magno filho mais velho de Pepino o Breve, foi coroado Imperador pelo Papa Leo III em 800, aliou-se a Igreja pelo reconhecimento e legitimidade de seu poder como imperador e em troca doava Igreja terras que compreendiam vasta extenso do territrio Italiano. (FRANCO, Jnior, 2001, p. 54).

As conquistas de territrios nesses tempos tornaram a igreja a maior proprietria de terras em todo o perodo que compreende a Idade Mdia. No sculo IX seu latifndio representava 1/3 das terras cultivveis de todo o Ocidente Cristo, tornando-a hegemnica no apenas pela ideologia, mas principalmente pela economia. O domnio cultural tambm foi hegemnico. A igreja tomou para si a cultura letrada. A leitura e a escrita eram pouco difundidas entre o povo e os maiores conhecedores das letras eram os clrigos. Assim, o poder ideolgico era exercido com toda sua fora na formao da opinio das massas. A Bblia era lida e interpretada a partir dos conceitos e ideais da Igreja, criando um modelo de homem cristo que se manifesta no plano simblico, representando seus anseios. Isso que faz dela um verdadeiro Estado, copiando inclusive a organizao administrativa do regime civil do Baixo Imprio Romano. A estrutura mental medieval colocava Deus como centro de todas as coisas e a Igreja pretendia ser ela prpria o centro do mundo, constituindo a trade um s Deus, uma s f, uma s Igreja Autoridade mxima supostamente universal, pressupunha a tarefa de encontrar em toda parte a ordem de Deus. Esse encontro com Deus assume na religio Catlica Apostlica Romana um carter racionalista. Torna-se necessrio conhecer para crer e o estudo se torna fonte informao para o entendimento de Deus. A Igreja Catlica produziu uma filosofia com a preocupao de demonstrar e sistematizar a f. Realizou esse esforo para tornar os fundamentos cristos aceitos no apenas por sua revelao, mas por sua racionalidade. Consolidada como religio culta por seu principal expoente e difusor Paulo da cidade de Tarso, o campo da f comea a exigir reflexo, razo, estudo e disciplina. Paulo, judeu, cidado romano, educou-se no ambiente imerso na vasta cultura helnica. Homem culto, inteligente, conhecedor das leis romanas e da cincia de seu tempo, ao se converter para o cristianismo s portas da cidade de Damasco aps o encontro com Cristo, toma para si a tarefa de edificar e divulgar a religio Crist. Utilizando a arte da oratria, ele encontra argumentos que convencem judeus e pagos nas cidades em que passa. Aps sua priso, escreve cartas aos fiis de sete cidades e aos companheiros de f. Em seus escritos Paulo discute, argumenta, provoca o raciocnio e demonstra com rigor os fundamentos de sua f. Consider-lo primeiro telogo do cristianismo no seria de tudo absurdo, j que em suas cartas podemos observar uma preocupao em sistematizar os conhecimentos de uma doutrina crist. Conhecimentos de ordem divina, que segundo ele, pertencem outra dimenso, a dimenso do esprito (Cf. I EPSTOLA AOS CORNTIOS 2, 4 5). Em vrias passagens da obra de Paulo de Tarso encontramos esse paradoxo entre a sabedoria deste mundo e a sabedoria do esprito (Cf. I COR. 1,17 31; 2, 6 16; II COR. 1,12 13; EFE. 3,19; TIA. 3, 13 16). A sabedoria do esprito divina, no entanto, no de modo algum irracional, cega, mas, examinada como afirma Paulo na I epistola a Joo: no deis f a qualquer esprito, mas, examinai se os espritos so de Deus. (I JOO 4,1.) Nesta passagem Paulo reconhece o valor do exame e do trabalho intelectual na busca da verdade o que comprova o carter racional de sua doutrina. Ele fazia distines, examinava, refletia, comparava os ensinamentos de Cristo com os ensinamentos judaicos, discordava e argumentava, assumia uma postura demonstrativa acima de tudo. Era filsofo, telogo por natureza. 4

Paulo demonstrava do ponto de vista da f raciocinada, pensada no pelo vis da sabedoria do mundo, mas do esprito, edificando divulgando a doutrina do Cristo que se consolida em todo o Ocidente. Com o triunfo do cristianismo em 313 pela concesso da liberdade de culto aos cristos e posteriormente em 397 com oficializao da religio, o cristianismo se estabelece organizado sob a autoridade dos padres, bispos e papas, sob a gide da recente instituio criada para esse fim: a Igreja. Diante dessa nova realidade, a Igreja toma para si a tarefa de interpretar para ressignificar a mensagem de Jesus. Nesse perodo as disputas pela melhor interpretao dos conceitos cristos foram acirradas, confronto que no plano poltico se resolveu no Conclio de Nicia em 325, convocado pelo Imperador Constantino, com o objetivo de estabelecer a ortodoxia, a opinio correta da doutrina crist. Apesar da autoridade do poder do Conclio para estabelecer a ortodoxia, era importante que ela fosse convincente, que apresentasse coerncia, lgica, resultado de raciocnios bem elaborados, demonstraes bem construdas do ponto de vista da argumentao para que pudesse convencer no s os pagos e os cticos como tambm os prprios cristos. A filosofia patrstica representa esse trabalho de munir a f de argumentos lgicos em busca de uma explicao racional para a crena. Essa tarefa ser empreendida com empenho pelos padres da Igreja, principalmente por So Toms de Aquino e Santo Agostinho. Santo Agostinho nasceu em 354 na Arglia, e, por esforo de sua me, pode completar seus estudos e tornar-se bispo da Igreja. De vida puramente mundana at os 32 anos de idade, converteu-se a religio do Cristo, aps anos de reflexo e solido. Na religio encontrou sua verdadeira vocao, o sentido maior de sua existncia. Estudioso da filosofia grega e preocupado com as questes essenciais da existncia humana, Agostinho se props a entender a finalidade maior da vida, que seria para ele a felicidade do homem. A felicidade se realiza plenamente na ascenso do esprito vida contemplativa, ao encontro de Deus. Contemplar no sentido platnico, elevar-se ao plano das idias, do imutvel, do imaterial, aquilo que diz respeito ao mundo do esprito. Para Santo Agostinho, essa elevao s possvel por um exerccio de busca interior um trabalho intelectual profundo e solitrio no sentido de encontrar o Mestre interior, o Cristo que habita em cada um dos homens e que os faz compreender a essncia de todas as coisas. Portanto, a compreenso da realidade espiritual, exige o uso sensato e reflexivo da inteligncia e da razo. Para atingir o nvel de existncia sublime, Agostinho dizia que era necessrio crer, entretanto, para crer necessrio entender de modo que a f pressupe a razo e se mantm nela. Para ele, f e razo convivem de forma harmnica numa estreita colaborao. o que observa Zilles (1996, p.40), quando diz que para St Agostinho:
a inteligncia prepara a f; depois a f dirige e ilumina a inteligncia. Finalmente a f, iluminada pela inteligncia conduz ao amor. Desta forma vai do entendimento para a f e da f para o entendimento e de ambos para o amor.

Nessa perspectiva, a relao entre f e razo intrnseca e endgena. A existncia de uma se realiza na existncia da outra, numa relao recproca, de modo que, pela f atingimos a

razo e pela razo iluminamos a f. Assim, necessrio crer como primeiro passo para o entendimento, diz ele no Sermo 43, s/d :
Todos los hombres quieren entender; nadie hay que no lo quiera, mas no todos quieren creer. Se me dice:<Entienda yo y creer>. Yo l respondo: <Cree y entenders>.

Na carta 120, Agostinho ainda mais incisivo ao demonstrar como a f e a razo se relacionam e so virtudes propriamente humanas, reguladas por Deus o que afasta a idia do pecado no questionamento e na busca:
Que Deus nos defenda de pensar que ele odeie em ns aquilo que nos criou superiores aos outros animais! No apraza a Deus que a f nos impea de receber ou de pedir a razo do que cremos! Nem sequer poderamos cr se no possussemos almas racionais (AGOSTINHO, 1957, P. 148).

Fundamentado nos princpios platnicos, Agostinho realiza a transposio desses conceitos para explicar e justificar a sua f. O conceito de Idia, traduz e explica a essncia de Deus, o mundo das Idias platnico representa o mundo espiritual, a verdadeira ptria do esprito, lugar onde vislumbramos os arqutipos eternos e imutveis de toda a realidade criada por Deus. Pela razo depositada por Deus na alma humana possvel conhecer a verdade, e conhecer a verdade conhecer a Idia, forma pura, universal e eterna do ser em essncia que se revela no mago de cada um, atravs do mestre interior, no por rememorao como vemos em Plato, mas pela luz divina que habita em cada criatura, e explica:
Em tudo o que compreendemos, o que importa no uma palavra que soa exteriormente, respondendo a nossa consulta, seno a verdade que governa o prprio esprito no interior, servindo talvez os vocbulos apenas para nos advertir que o faamos. Ora, quem assim consultamos o prprio Mestre, aquele de quem dito que habita no homem interior, o Cristo, isto , a fora imutvel de Deus e sabedoria eterna.(SANTO AGOSTINHO, De Magistro 1957, p. 90).

O conhecimento da verdade como sabedoria eterna est ligado ao conceito de Idia, construdo por Plato, que apropriado por Agostinho, foi fundamental para o aprofundamento da doutrina crist nos rigores da racionalidade. a busca da essncia, da substncia, daquilo que , o que pode ser verdadeiramente racional e cognoscvel, e isso torna a religio crist fora e expresso da intelectualidade a servio da f. Diz ele:
Ningum est de forma alguma justificado para dizer que conhece uma coisa enquanto ignorar-lhe a substncia. por esta razo que quando o pensamento se conhece, conhece tambm a prpria substncia, e uma vez que esteja certo de si estar tambm certo da prpria existncia. (SANTO AGOSTINHO, De Trindade X- 10-15-16, 1957, p. 99)

A perspectiva do conhecimento cristo exige reflexo acurada, superao do que os sentidos nos mostram, transcendncia da matria para atingir a verdade espiritual com o fim de 6

conhecer a essncia, o que acontece tanto por meio da razo como pela paixo como afirmou Santo Agostinho em A cidade de Deus XI- 26:
Pois ns somos e sabemos o que somos, e amamos o nosso ser e o nosso conhecimento. E estamos seguros da verdade dessas trs coisas. Pois no como os objetos de nossos sentidos que podem nos enganar por uma noo falsa. Estou absolutamente certo por mim mesmo que eu sou, que eu conheo e que eu amo o meu ser (SANTO AGOSTINHO, 1957, p. 99).

Foi pelo trabalho minucioso do estudo com rigor e disciplina, que Agostinho realizou a tarefa de demonstrar pela autoridade do pensamento, submetida razo, o sentido do texto bblico, na perspectiva do logos, o verbo de Cristo para os homens de boa vontade. Em uma trajetria parecida, So Toms de Aquino, nascido no Castelo de Rocasseca, perto de Aquino, tornou-se outro importante terico da Igreja Catlica. Estudou nos mosteiros da ordem Beneditina e l iniciou seu apostolado eclesistico. Intensamente estudioso e disciplinado, o que era natural para um discpulo beneditino, Toms de Aquino se inquietou profundamente com o debate intelectual de seu tempo. As discusses que emergiam nesse momento, contrapunham o conhecimento pela f e pela razo, liberdade racional e desconfiana dogmtica, teologia e filosofia, crena na revelao bblica e investigaes dos filsofos gregos. 15 De esprito profundamente investigativo e inquiridor, debruou-se no estudo das obras de Aristteles, apesar de suas limitaes quanto lngua grega, que ele no conhecia. Pde aprofundar seu conhecimento nos conceitos fundamentais da filosofia aristotlica com a ajuda de intrpretes e tradutores como Guilherme de Moerbeke. A principal fonte de pesquisa de So Toms so as obras de Aristteles e o conhecimento formulado pela tradio neoplatnica crist, sistematizada especialmente por Santo Agostinho. Diante desse conhecimento Toms de Aquino reinterpreta a filosofia de Aristteles pelo vis da doutrina crist, no sentido de conciliar criticamente a f e a razo, a fim de ascender ao conhecimento de Deus. Para Toms de Aquino, somente pela razo e pelo juzo reto que se pode alcanar a f como condio essencial ao encontro da verdade revelada. Pela razo, encontrou os pilares para fundamentar a f catlica e provar a existncia de Deus. Diz ele:
para que a inteligncia humana adira perfeitamente verdade da f, duas condies se exigem. Uma, compreender bem o objeto proposto; o que compete ao dom da inteligncia, como acima foi dito. Outra, ter juzo certo e reto do objeto proposto, discernindo o que deve ou no deve crer (TOMS DE AQUINO, Suma Teolgica.Questo 09: O dom da cincia. Art. I, 2003, p. 145).

Preocupado em conhecer a verdade em si e demonstrar como esta pode concordar com a f, ele estabelece as bases para o entendimento da realidade espiritual e as provas da existncia de Deus. Compreendendo o conceito de causa primeira ou causa final em Aristteles, ou seja, a causa que explica todas as causas estabelece a relao entre causa e efeito do movimento de todo o universo, o que explica a permanncia e a mudana em todas as coisas, de modo que a existncia de Deus provada, segundo o filsofo, partindo do princpio de que: se todo efeito provm de uma causa e uma causa no pode causar a si mesmo, a causa primeira de todas as 7

coisas o supremo bem, que Deus. Uma primeira causa no causada, causa sui, causa de si mesmo, que ao mesmo tempo causa primria e causa final. Motor imvel que governa o mundo, causa eficiente, ente ao mximo, verdade suprema. Toms de Aquino reconhece a razo como a luz natural que nos possibilita a compreenso plena de Deus, que nos conduz a verdade maior e a finalidade da existncia humana. Para ele, o fim do homem o aperfeioamento de sua natureza, que se cumpre em Deus. As virtudes morais e sociais dos homens devem ser cultivadas para que ele possa alcanar o Bem maior que a causa final de sua existncia, como afirma: Ora, o bem do homem consiste em viver conforme a razo, como diz Dionsio. Portanto, a virtude humana a que inclina ao que est de acordo com a razo (TOMAS DE AQUINO, St. Suma Teolgica. Questo 141: A temperana, art. I, 2003, p.188). Tudo o que esta de acordo com a razo equilibrado, a justa medida, nisto consiste a felicidade do homem. A conquista das virtudes supe a busca da excelncia de vida, uma vida temperante liberta dos bens materiais dos quais somos apenas usurios e no proprietrios, liberta de tudo o que acorrenta o homem da esfera do imediato, do superficial, do emprico, como nos diz Toms de Aquino: o homem deve sempre procurar se prover mais dos bens espirituais, e neste domnio sempre possvel a cada um abastecer cada vez mais a si prprio (TOMAS DE AQUINO, St. Suma Teolgica, A Liberalidade. Questo; 117, art. I, 2003, p. 656). Abastecer cada vez mais o esprito das virtudes morais, engrandecer a alma e os horizontes, tornar-se magnnimos, romper com a mediocridade da materialidade e conquistar a dignidade de sermos humanos. Conquistarmos uma vida virtuosa, vida de qualidade, sempre guiados e pela razo em todas as nossas atitudes, que consiste a finalidade maior da existncia humana. A questo da razo como guia de orientao e entendimento da f marcante na obra de Toms de Aquino. Sua leitura e reorientao dos conceitos Aristotlicos para a f crist foi extremamente valorosa sob pelo menos trs aspectos: i. permitiu a divulgao dos conceitos filosficos de Aristteles que foram durante alguns sculos censurados pela Igreja Catlica; ii. cumpriu com seu objetivo de esclarecer a f crist pelo entendimento racional, usando a lgica e o silogismo e iii. enriqueceu qualitativamente a produo intelectual da Idade Mdia, nos possibilitando conhecer o trabalho acurado de seu pensamento instigante, que alimenta o trabalho de reflexo e engrandece a humanidade como um todo. A f na Idade Mdia no , portanto, objeto cego, imposto de forma irracional, como se faz acreditar alguns tericos da nossa modernidade. Hoje, vivemos um momento em que f banalizada, ridicularizada nas igrejas de diferentes segmentos. Pressupe mentes dbeis o suficiente para acreditar sem argumentar, ler sem entender, ouvir sem refletir. Utiliza-se de discursos infundados que contrariam no apenas a racionalidade como tambm os princpios da prpria doutrina crist. A leitura do trabalho desses mestres medievais nos provoca importantes reflexes a respeito no apenas das questes da f, mas sobre tudo aquilo que diz respeito existncia humana nos planos individual e coletivo. Mais do que importante, o trabalho desses dois grandes intelectuais uma necessidade e um exemplo, em um momento em que est se perdendo o critrio do rigor na pesquisa, a disciplina, o estudo, o respeito aos argumentos e a discusso terica de alto nvel na academia. 8

Diante disto, a Idade Mdia vista sob o olhar da modernidade no pode ser injustamente acusada de obscurantismo pelo fato de que, esse momento da nossa historia responsvel pela conservao do pensamento clssico greco-romano ate hoje e por representar um perodo de efervescncia filosfica autntica e indispensvel construo do pensamento terico da modernidade, como observa Zilles (1996, p. 56):
A Idade Media , pois, muito mais que um perodo histrico colocado entre algo que o antecede e algo que vem depois. [...] O que a distingue um sentido prprio e singular da vida. Por um lado uma poca limitada, com caractersticas e realizaes prprias; por outro, preparao e antecipao, sob muitos aspectos, da Idade Moderna.

Fica, portanto, o imperativo de conhecer profundamente a produo intelectual desse perodo da histria da humanidade, com sua riqueza e profundidade de pensamento, como fundamento para a compreenso de toda a reflexo elaborada na posterioridade.

Referncias bibliogrficas: BBLIA SAGRADA. Trad. Joo Ferreira de Almeida. 9. ed. So Paulo Edies Paulinas, 2007. BOEHNER, Philotheus; GILSON, Etienne. Histria da filosofia crist. 5. ed., 1991. FRANCO JNIOR. A Idade Mdia: nascimento do ocidente. Nova ed., rev. e ampli. So Paulo Brasiliense, 2004. HENRI MARROU. Santo Agostinho e o agostinismo. Trad. Ruy Flores Lopes. - Rio de Janeiro Agir Editora, 1957. SAN AGUSTIN. Obras. Tomo VII. Sermones. Trad. Fr Amador Del Fueyo, O. S. A. 2. ed. Madri Biblioteca de Autores Cristianos, S/D. TOMS DE AQUINO. Suma Teolgica. Trad. Carlos-Josaphat Pinto de Oliveira (coord. Geral) 2. ed. So Paulo Edies Loyola, 2003. TORRELL, Jean-Pierre. Iniciao a Santo Toms de Aquino: sua pessoa e obra. So Paulo Loyola, 1994. ZILLES, Urbano. F e razo no pensamento medieval. 2. ed. Porto Alegre EDIPUCRS, 1996.

You might also like