You are on page 1of 6

13/06/2013

Universidade Federal do Amazonas

O TEGUMENTO COMUM

SISTEMA TEGUMENTAR

o sistema que reveste e protege a superfcie do corpo, formado pela pele e suas estruturas acessrias pelos, unhas e glndulas com os msculos e nervos associados. Reveste externamente e internamente os rgos.

Professora: Irene Cibelle Gonalves Sampaio

FUNES: Proteger o corpo contra agentes fsicos (calor, frio, perda de agua por evaporao raios solares) e biolgicos (parasitas). Regula a temperatura corporal ( isolamento trmico, pelo fluxo sanguneo e pelo suor.) Receber estmulos do ambiente (atravs de rgos do sentido) Sntese de vitamina D, em funo exposio aos raios UV. Absorver nutrientes, eliminar excretas

Composio da pele

A pele composta por camadas: Epiderme Derme e anexos. Abaixo da derme fica a hipoderme, tem a funo de apoiar e unir a pele ao resto do corpo.

TEGUMENTO COMUM
16% do peso corpreo 2 partes: epiderme (tec epitelial) e derme (tec conjuntivo) Sob a derme esta a tela subcutnea ou hipoderme Epiderme: Epitelio estratificado escamoso queratinizado 4 tipos de clulas: queratincitos (90%), melancitos (8%), cels de Langerhans e clulas de Merkel 4 camadas: estrato basal, estrato espinhoso, estrato granuloso e estrato crneo.

DESENVOLVIMENTO DA PELE

A cobertura epitelial, derivados e o tecido nervoso originamse do ectoderma; O tecido conjuntivo e os elementos vasculares originam-se do mesoderma.

http://www.saudetotal.com/prevencao/topicos/histoepiderme.asp

13/06/2013

Camadas da pele
Camada basal Formada por clulas prismticas ou cubides, Esta camada, por ser rica em clulas-tronco, tambm recebe o nome de germinativa. Apresenta intensa atividade de mitose, sendo responsvel, juntamente com a camada seguinte (camada espinhosa), pela contnua renovao da epiderme. Estima-se que a epiderme dos humanos se renove a cada 15 a 30 dias, dependendo do local e idade da pessoa. As clulas desta camada possuem filamentos intermedirios de queratina, que se tornam mais numerosos ao passo que a clula avana em direo superfcie. Camada espinhosa Composta por clulas cubides, ou levemente achatadas, Nesta camada tambm esto presentes clulas tronco dos queratincitos, sendo que as mitoses ocorrem na camada basal e, em menor quantidade, na camada espinhosa. Camada granulosa Possui apenas 3-5 fileiras de clulas poligonais achatadas, ncleo central e citoplasma carregado de grnulos basfilos, conhecidos como grnulos queratinohialina. Contribui para a formao de uma barreira contra a penetrao de substncias e torna a pele impermevel gua, impedindo a desidratao do organismo. Camada lcida Esta camada mais evidente na pele espessa e formada por uma fina camada de clulas achatadas e translcidas, cujos ncleos e organelas foram digeridos por enzimas dos lisossomos e desapareceram. Camada crnea Possui espessura muito varivel e constituda por clulas achatadas, mortas e anucleadas. O citoplasma apresenta-se cheio de queratina.

Camadas da pele

Epiderme

Clula de Merckel
A pele o maior rgo do corpo humano em extenso e volume, e por permanecer em constante contato com o meio exterior est sujeita uma srie de agresses.

Localizadas na camada mais profunda da epiderme papel sensorial 3% do conjunto de clulas da pele. Fazem parte do sistema neuro-endcrino (APUD).

CLULAS DA PELE

Esto em contato com o prolongamento achatado de um nervo sensitivo, uma estrutura denominada disco ttil (de Merkel).

queratincitos

Melancitos

Langerhans

Merkel

Essas clulas e os discos tteis detectam diferentes aspectos das sensaes do tato.

13/06/2013

CLULAS DE LANGERHANS

MELANCITOS

Respostas imunes preparadas contra os micrbios que invadem a pele, porem essas clulas so facilmente danificadas pela luz ultravioleta.

Representam cerca de 8% dessas clulas, produzem o pigmento melanina (pigmento marrom-escuro que contribui para a cor da pele e absorve a luz ultravioleta prejudicial)

Cor da pele
3 pigmentos: hemoglobina melanina, caroteno, Responsvel pela cor da pele: melanina O numero de melanocitos e igual em todas as pessoas a diferena est na quantidade de pigmento Sardas: manchas acmulo de melanina em

Luz estimula a produo de melanina que protege contra a radiao UV. O bronzeado perdido quando os queratincitos so descamados. O caroteno encontrado no estrato crneo e nas reas gordurosas da derme.

Filtros fsicos contm substncias refletoras. Filtros qumicos, - raios atingem o corpo, encontram molculas do produto que absorvem a energia do Sol. A absoro agita as molculas, que ficam em estado de excitao, voltando em seguida ao estado natural, o que faz com que a pele receba uma frao de energia solar menos agressiva e reflita o restante.

QUERATONCITOS
Cerca de 90% das clulas da epiderme Produzem queratina

13/06/2013

A epiderme um epitlio multiestratificado, formado por vrias camadas (estratos) de clulas achatadas (epitlio pavimentoso) justapostas. A camada de clulas mais interna, denominada epitlio germinativo, constituda por clulas que se multiplicam continuamente; dessa maneira, as novas clulas geradas empurram as mais velhas para cima, em direo superfcie do corpo. medida que envelhecem, as clulas epidrmicas tornam-se achatadas, e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma protena resistente e impermevel, a queratina. As clulas mais superficiais, ao se tornarem repletas de queratina, morrem e passam a constituir um revestimento resistente ao atrito e altamente impermevel gua, denominado camada queratinizada ou crnea.

Toda a superfcie cutnea est provida de terminaes nervosas capazes de captar estmulos trmicos, mecnicos ou dolorosos. Essas terminaes nervosas ou receptores cutneos so especializados na recepo de estmulos especficos. No obstante, alguns podem captar estmulos de natureza distinta.

Porm na epiderme no existem vasos sangneos. Os nutrientes e oxignio chegam epiderme por difuso a partir de vasos sangneos da derme.

Derme Tec conjuntivo com fibras colgenas e elsticas. Apresenta papilas drmicas que penetram na epiderme, possuem vasos capilares, corpsculo do tato e terminaes nervosas livres Na parte mais profunda so encontrados adipcitos, folculos pilosos, nervos, gl sebceas e gl sudorparas. Fibras colgenas e elsticas, do a capacidade de extensibilidade e elasticidade a pele

Glndulas Sebceas, sudorparas, e ceruminosas Glndulas Sebceas Conectadas aos folculos pilosos A poro secretora se abre nos folculos ou diretamente na pele No esto presentes nas palmas da mo e p Sebo impede o ressecamento do plo, previne a evaporao excessiva de gua da pele, mantm macia e inibe o crescimento de certas bactrias Cravos: acmulo de sebo Espinhas: sebo + bactrias

Glndulas Sebceas
Encontradas praticamente no corpo todo, desembocam na poro terminal dos folculos pilosos, exceto em lbios e genitais (glande e pequenos lbios) onde abremse diretamente na superfcie. Sua secreo uma mistura complexa de lipdeos, que deixam a pele oleosa.

Glndulas Sudorparas
3 a 4 milhes de gl sudorparas, 2 tipos: crino ou apcrino Gl sudorparas crino mais comum, numerosas nas palmas da mo, p, e fronte. O ducto excretor termina em um poro na superfcie da epiderme. Gl sudorparas apcrinas axilas, regies faciais da barba (homens). Ducto excretor abre-se nos folculos pilosos. S funcionam a partir da puberdade. So estimuladas durante o estresse emocional e excitao sexual suor frio. Pelo suor eliminado cido rico, uria, sais minerais, aminocidos, algumas vitaminas e gua.

Podem ser simples ou compostas, com poro secretora alveolar. Secreo holcrina.

13/06/2013

Gl. Ceruminosas Presentes no meato acstico externo (canal da orelha externa) Cerume: secrees das gl ceruminosas e sebceas. Barreira contra corpos estranhos. Unhas Placas de clulas queratinizadas da epiderme Composto por um corpo e margem livre Cutcula: estrato crneo Funes: auxilia na manipulao de objetos, proteo, permite coar.

Estruturas acessrias da pele Plos, unhas, glndulas Plos Presentes na maioria das superfcies Em adultos amplamente distribudos Influncias genticas e hormonais estabelecem a espessura e padro de distribuio dos plos. Plo: fio de clulas queratinizadas fundidas e mortas que consiste em uma haste e uma raiz Glndulas sebceas e o msculo eretor do pelo esto associados aos plos A cor devido a melanina que sintetizada pelos melancitos e passa para as clulas da raiz da haste

Curiosidades A pele o maior rgo do corpo humano, chegando a medir 2 e pesar 4 Kg em um adulto. constituda por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si - a epiderme (mais externa, formada por tecido epitelial) e a derme (mais interna formada por tecido conjuntivo). A Dermatologia a especialidade mdica que estuda e trata dos problemas relacionados ao sistema tegumentar (pele). A cor de sua pele determinada por uma substancia chamada melanina. Quanto mais melanina houver na pele mais escura ela ser. A pele a parte mais pesada do seu corpo. Pode chegar pesar a o equivalente a uma sacola cheia de compras. A pele das plpebras a mais fina do corpo. A pele mais espessa do seu corpo est nas plantas dos seus ps. Se desenrolarmos uma glndula sudorpara ele pode chegar a um metro de comprimento As pontas do seu dedo apresentam a parte mais sensvel do seu corpo. As unhas comeam a crescer antes do nascimento e continuam crescendo por toda sua vida. m2

Estria
Rompimento das fibras elsticas que sustentam a camada intermediria da pele, formada por colgeno e elastina (responsveis pela sua elasticidade e tonicidade).

13/06/2013

Celulite
causada por alteraes no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alteraes na microcirculao e consequente aumento do tecido fibroso.

Envelhecimento
Epiderme Diminuio de suas camadas. Diminuio da produo hormonal e a pele comea a apresentar ressecamento. Derme Diminuio da quantidade e da qualidade do gel coloidal, perdendo sua capacidade de reter a gua e de manter o equilbrio na produo das fibras de colgeno e elastina, que sustentam a pele. Os vasos sanguneos vo perdendo a capacidade de eliminar as toxinas do organismo e tambm de nutrir e oxigenar as clulas da epiderme. Assim sendo, a renovao celular fica prejudicada.

Exerccio
1) Quais as funes do sistema tegumentar? Explique cada uma delas. 2) Qual a funo das seguintes clulas da pele: a) b) c) d) Queratincitos Melancitos Merkel Langerhans

Exerccio
5) Porque recomenda-se, de forma moderada, os banhos de sol nas crianas? 6) Para que servem as glndulas sebceas? 7) Para que servem as glndulas sudorpadas?

3) Qual a funo e como funciona o filtro solar? 4) Cite a funo e a composio de dois anexos do sistemas tegumentar.

You might also like