You are on page 1of 6

USINAGEM DOS METAIS 3 Lista de Exerccios 1 Qual a caracterstica principal do processo de torneamento e que tipo de operaes podem ser

r realizadas por esse processo? R: O torneamento uma operao de usinagem que permite trabalhar peas cilndricas movidas por um movimento uniforme de rotao em torno de um eixo fixo. possvel realizar uma grande variedade de operaes:Tornear superfcies externas e internas;Tornear superfcies cnicas externas e internas; Roscar superfcies externas e internas; Perfilar superfcies. 2 Que acessrio responsvel pela fixao da pea no torno e como feita essa fixao? R: elas so presas por meio de um acessrio chamado de placa universal de trs castanhas. , as castanhas podem ser usadas de diferentes formas: Para peas cilndricas macias como eixos, por exemplo, a fixao feita por meio da parte raiada interna das castanhas voltadas para o eixo da placa universal; Para peas com formato de anel, utiliza-se a parte raiada externa das castanhas; Para peas em forma de disco, as castanhas normais so substitudas por castanhas invertidas. 3- Descreva a operao de faceamento. R: Fixao da pea, deixando livre um comprimento maior do que a parte que ser torneada, e centralizando bem o material. Montagem da ferramenta no porta-ferramenta de modo que a ponta da ferramenta fique na altura do centro do torno. Regulagem do torno na rotao adequada, consultando a tabela especfica. Marcao, no material, do comprimento a ser torneado. Para isso, a ferramenta deve ser deslocada at o comprimento desejado e a medio deve ser feita com o paqumetro. A marcao feita acionando o torno e fazendo um risco de referncia. Determinar a profundidade de corte: ligar o torno e aproximar a ferramenta at marcar o incio do corte no material; deslocar a ferramenta para fora da pea; zerar o anel graduado e fazer a ferramenta penetrar no material a uma profundidade suficiente para remover a casca do material. fazer um rebaixo inicial; deslocar a ferramenta para fora da pea; desligar a mquina; verificar o dimetro obtido no rebaixo; tornear completando o passe at o comprimento determinado pela marca (deve-se usar fluido de corte onde for necessrio); repetir quantas vezes for necessrio para atingir o dimetro desejado. 4 Que cuidados o operador deve ter durante o processo de torneamento? R: Nvel de rotao a ser utilizada e Afiar corretamente a ferramenta de corte. 5 Deseja-se usinar uma prtese de titnio utilizando o processo de torneamento, com uma ferramenta de metal duro, com dimetro de 100 mm. A operao principal a ser feita a de acabamento. Qual a melhor rotao a se escolher (elevada ou baixa) e por que? R: As ferramentas de metal duro sempre utilizam rotaes mais elevadas que as ferramentas de ao rpido, a fase final denominada de acabamento utiliza uma rotao mais alta que a utilizada na fase inicial denominada desbaste.

6 Quais com componentes da ferramenta de corte do torno (planos e arestas)? R: Haste, face, gume secundrio, chanfro da face do gume segundrio, flanco secundrio, quina com raio de arredondamento, flanco principal, chanfro do flanco do gume principal, chanfro do face do gume principal, gume principal. 7 Qual a forma dos cavacos arrancados pela fresa? R: reduzidos, parecidos com uma vrgula. 8 O que acontece com as fresadoras que trabalham com o avano da mesa baseado em uma porca e parafuso, com o decorrer do tempo? R: ocorre uma folga entre a porca e o parafuso. 9 Qual a vantagem da operao de fresagem em relao a outros processos com o torneamento, por exemplo? R: dentes podem esfriar durante o tempo em que no arrancam material, o exemplo positivo que Vrios dentes trabalham intermitentemente 10 Qual o melhor processo de fresagem: cilndrica ou de topo, por que? R: De topo, pois a Carga da fresadora uniforme e Superfcies obtidas so mais lisas. 11 Qual a principal caracterstica das fresadoras universais? R: Dispe de dois eixos-rvore, um horizontal e outro vertical, isso permite que ela seja utilizada tanto na posio horizontal quanto na vertical. 12 Qual a diferena da fresadora copiadora para o pantgrafo? E qual o material do modelo que deve ser utilizado no caso de fresagem de uma prtese crnio-facial? R: No pantgrafo, a transmisso do movimento coordenada manualmente pelo operador. Isso permite trabalhar detalhes como canais e pequenos raios, mais difceis de serem obtidos numa fresadora copiadora. Quanto aos modelos, eles podem ser confeccionados em material metlico, como o ao e o alumnio, ou ainda em resina 13 Para se usinar uma pea de um material de alta dureza, deve-se aumentar ou diminuir o nmero de dentes? Por que ? R: A fresa tipo H ( = 81) recomendada para usinar materiais duros e quebradios como o ao, o ao Por ser mais duro que outros materiais, menor volume dele ser cortado por dente da fresa. Portanto, menos cavaco ser produzido por dente e menos espao para a sada ser necessrio, J maior volume por dente pode ser retirado de materiais mais moles, como o alumnio. Neste caso, mais espao ser necessrio para a sada de cavaco. 14- Como podemos classificar as fresas quanto forma? R: Cilndricas, Cnicas, Forma. 15 Qual a vantagem da utilizao de fresas de dentes helicoidais? E por que se usam fresas de dentes bihelicoidais? R: Os dentes helicoidais tem como vantagem uma menor vibrao durante a usinagem, ou seja, o corte mais suave pois o dente no atinge a pea de uma s vez como acontece com os dentes retos. 16 Qual a vantagem das fresas de dentes postios em relao s fresas caladas no que se diz respeito ao custo de produo?

R: Que so similares as fresas caladas. A diferena que os dentes de ao rpido, metal duro, diamante ou cermicos podem ser trocados em caso de quebra ou desgaste. 17 Quais as principais vantagens e desvantagens do processo de aplainamento? R: Tanto a mquina, quanto o ferramenta de uma operao de aplainamento so relativamente baratos mas ela uma operao lenta, o que faz com que ela no seja muito utilizada na produo seriada e sim na fabricao de pequenos lotes de peas. 18 Qual a principal diferena entre a plaina limadora e a plaina de mesa? R: Na plaina de mesa, a pea que faz o movimento de vaivm. A ferramenta, por sua vez, faz um movimento transversal correspondente ao passo do avano. 19 Deseja-se montar em uma empresa um setor de ferramentaria onde a principal operao de faceamento de topo de uma pea. Indique qual a melhor mquinaferramenta para ser adquirida e explique o porque de sua deciso. R: a plaina limadora porque esta possui um conjunto no qual est o porta-ferramenta pode girar e ser travado em qualquer ngulo. 20 Qual o principal material que composto os bites? R: ao rpido 21 Por que as brocas helicoidais prejudicam o rendimento de um processo de usinagem? R: porque exigem constantemente a reduo da velocidade de corte das ferramentas de tomo, quando operam em conjunto em mquinas automticas. 22 Qual a vantagem das furadeiras de coluna em relao s portteis? R: a mais encontrada em oficinas de manuteno e de produo sob encomenda devido a sua alta versatilidade. 23 Qual a diferena entre a furadeira mltipla e a de fusos mltiplos? R: furadeira mltipla - realiza a operao de furo em vrias peas ao mesmo tempo. Furadeira de fusos mltiplos - realiza vrios furos ao mesmo tempo ou no na mesma pea. 24 Qual a funo do mandril e qual sua vantagem em relao s buchas cnicas? Por que, via de regra, as furadeiras portteis so acompanhadas por um mandril? R: O Mandril uma ferramenta utilizada em mquinas operatrizes para prender as brocas. A principal vantagem do Mandril em relao s buchas cnicas a sua facilidade de manuseio na troca das brocas e na operao de furar. 25 Por que se realiza um revestimento de nitreto de titnio nas brocas de ao rpido? R: Porque que aumenta a vida til da ferramenta porque diminui o esforo do corte, o calor gerado e o desgaste da ferramenta. Isso melhora a qualidade de acabamento do furo e aumenta a produtividade, uma vez que permite o trabalho com velocidades de corte maiores. 26 Quais as subdivises das brocas? Para que servem os ngulos de hlice, broca e ponta e em que casos eles devem ser maiores ou menores?

R: haste, corpo e ponta. O ngulo de hlice para material mais duro o ngulo mais fechado para material mais macio ngulo mais aberto. O ngulo de broca tambm determinado de acordo com a dureza, quanto mais duro o material menor o ngulo de incidncia. O ngulo de ponta igualmente determinado. 27 Quais so os outros tipos de brocas para usinagens especiais e qual a finalidade da broca escalonada? H alguma diferena entre a broca calada e a fresa calada? R: broca de centro, broca calada com pastilha, broca escalonada ou mltipla, broca canho, broca com furo para fluido de corte, anulares. A broca escalonada ou mltipla serve para executar furos e rebaixos em uma nica operao. As brocas caladas com pastilhas so indicadas para furao de materiais de maior dureza e/ou para obter-se rendimentos superiores, as pastilhas so soldadas ao corpo. J na fresa calada o corpo da ferramenta de um material mais simples e os gumes de corte, soldados ao corpo, so de um material mais nobre, como ao rpido ou metal duro. 28 O que mandrilamento e que tipo de superfcies podem ser geradas a partir desse processo? R: um processo mecnico de usinagem de superfcies de revoluo, com o auxlio de uma ou mais ferramentas de corte pelo mandrilamento pode-se conseguir superfcies cilndricas ou cnicas, internas, em espaos normalmente difceis de serem atingidos, com eixos perfeitamente paralelos entre si. 29 O que faz com que a mandriladora seja considerada uma mquina universal? R: As mandriladoras so consideradas universais, pois so mquinas especiais que permitem a adaptao de diferentes tipos de ferramentas. Com o acoplamento de acessrios apropriados, a mandriladora, alm do mandrilamento, pode ser utilizada para furar, fresar, rosquear etc. 30 Qual a vantagem da mesa na mandriladora em relao s outras mquinasferramentas? R: vantajosa porque usinam-se grandes carcaas de caixas de engrenagens e estruturas de mquinas. Uma pea com forma prismtica pode ser usinada em todas as suas quatro faces verticais porque a mandriladora tem uma mesa giratria que possibilita a usinagem em todos os lados. 31 No que consiste uma cabea para mandrilamento de preciso e um alargador? R: Consiste em um suporte bsico, um adaptador e uma unidade de corte na forma de cpsula ou unidade de mandrilamento de preciso. Uma cabea para mandrilamento de preciso montada em uma barra de mandrilamento que ajustvel radialmente e um alargador consiste em uma haste de ferramenta com uma cabea de passo fino com lminas soldadas. 32 Que aspectos deve-se ter em mente ao escolher o tipo de ferramenta na operao de mandrilamento? R: Definio do tipo de operao, seleo de um sistema de mandrilamento, definio do dimetro de mandrilamento e os requisitos de furo, Escolha o ngulo de posio, seleo do adaptador, seleo das pastilhas para a ferramenta. 33 No que consiste o sistema modular de mandrilamento e quais suas vantagens?

R: permite reduzir o tempo gasto nas trocas de ferramentas, mantendo a exatido no trabalho. O sistema modular possibilita dispor de um conjunto de ferramentas com partes modulares intercambiveis.

34 O que serragem? Defina serramento retilneo e serramento circular. R: Serragem o processo de usinagem destinado ao seccionamento ou recorte de peas com auxlio de ferramentas multicortantes de pequena espessura. O serramento retilneo o processo de serramento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetria retilnea, com movimento alternativo ou no, j o circular o processo de serramento no qual a ferramenta gira ao redor de seu eixo e a pea ou ferramenta se desloca. 35 Qual a grande diferena da retificao em relao a outros processos? Quais os principais objetivos do processo de retificao? R: O abrasivo utilizado no processo de remoo de matrial constitudo de gros cortantes que removem cavacos muito pequenos de material, motivo pelo qual o acabamento superficial da pea melhor que o obtido nos demais processos de usinagem. 36 Qual a diferena entre retificao mole e dura? R: A retificao mole feita antes do tratamento trmico, j a dura feita aps o tratamento tmico. 37 O que acontece quando a largura da pea maior que a largura do rebolo no processo de retificao? R: A operao de usinagem no pode ser feita. 38 De que forma pode-se utilizar o torno para a realizao de um processo de retificao e por que isso possvel? R: A retificao e o torneamento so operaes com caractersticas bastante distintas. Logo para executar as duas operaes em um torno, foi necessrio o desenvolvimento de sistemas e dispositivos acessrios para viabilizar a execuo da retificao. O sistema desenvolvido para este trabalho, agrega o movimento de rotao de um rebolo aos movimentos bsicos do torneamento existentes na mquina. O rebolo em rotao convenientemente posicionado de forma a produzir os mesmos efeitos de uma retificao. 39 Em que casos se usam as retificadoras Center less? R: muito usado na produo em srie. A pea conduzida pelo rebolo e pelo disco de arraste. O disco de arraste gira devagar e serve para imprimir movimento pea e para produzir o avano longitudinal. 40 O que dressagem e por que ela importante no processo de retificao? R: A dressagem pode ser entendida como sendo a recuperao da capacidade de corte do rebolo. Essa recuperao se d a partir de dois tipos de aes diferentes do dressador sobre o gro abrasivo: primeiro, o arranque do abrasivo desgastado, com pequeno volume e baixa ancoragem, e segundo a fratura do gro abrasivo que ainda tem boa ancoragem, formando, assim, novas arestas cortantes do gro abrasivo 41 Quais so os elementos constituintes do rebolo? Para se retificar uma pea de alta dureza, deve usar um rebolo com que caractersticas?

R: o rebolo apresenta cinco elementos constituintes, o abrasivo, a granulao, o aglomerante, o grau de dureza e a estrutura. 42 No que consiste o brochamento? Quais as vantagens da brochadeira horizontal em relao vertical, apesar de ocupar maior espao? R: em remover material da superfcie de uma pea, de forma progressiva, pela ao ordenada dos fios de corte, dispostos em srie, de ferramentas multicortantes. A brochadeira horizontal torna vivel o uso de longas ferramentas e trabalha apenas com fora de trao na ferramenta, com isso traz vantagens na produo. 43 Como se subdividem os dentes das brochas e por que o brochamento considerado um processo completo? R: desbaste, acabamento e calibrao. As brochas podem realizar uma operao completa de usinagem, desde o desbaste grosseiro at o acabamento. O brochamento permite obter um bom acabamento nas peas trabalhadas, dispensando, geralmente, usinagens posteriores. 44 Por que, no caso das brocas, mais do que nos outros casos, deve-se ter um controle rigoroso das dimenses e dos ngulos da ferramenta de corte? O que pode acontecer quando isso no realizado? R: Cada ngulo varia de acordo com a dureza e com as dimenses do material a furar, pode ocorrer um excessivo desgaste em caso da utilizao de um ngulo inadequado para uma referida dureza. 45 Alm da lubrificao e refrigerao, qual outra funo do fluido de corte no caso do brochamento? R: remover os cavacos que ficam impregnados nos dentes da brocha. A importncia desses fluidos no processo se relaciona com o aumento da vida til das ferramentas de corte. 46 - A coluna da esquerda indica alguns processos de usinagem e a da direita algumas ferramentas de corte. Relacione a coluna da esquerda com a da direita, escrevendo dentro de cada parnteses a letra adequada. Ateno: um dos parnteses dever ficar vazio. (a) retificao (d) ferramenta monocortante (b) fresamento (c) broca (c) furao ( ) barra (d) aplainamento (a) rebolo (b) ferramenta multicortante 47 - Quais das operaes de usinagem abordadas no curso voc tem/teve contato, seja no meio industrial ou no dia-a-dia? Que outras operaes no abordadas no curso voc tem conhecimento? R: O processo de usinagem hoje em dia amplamente utilizado nas mais diversas reas da indstria de manufatura, sendo que grande destaque pode ser dado para a indstria automobilstica cujos componentes exigem preciso, controle dimensional e possibilidade de produo de grandes lotes em pouco tempo, caractersticas encontradas no processo de torneamento. 48 - O que voc espera, como engenheiro, abordar em uma indstria ou no meio acadmico os conhecimentos adquiridos no curso usinagem dos metais? Cite um caso prtico no qual voc espera usar esses conhecimentos.

You might also like