You are on page 1of 35

Castelo Interior: Primeiras Moradas Captulo I

100%

A+ A- A

Este Castelo como j antes dissemos , antes de tudo, o Castelo de Teresa, o da sua alma e da sua vida. Mas no fica simplesmente nela. Estende uma espcie de ponte levadia e comunicante entre os dois Castelos, o dela e o nosso. A partir do seu humanismo e experincia religiosa, sai uma espcie de fluido comunicante que vem do seu Castelo ao nosso.

A Santa Madre dirige-se a cada um de ns, numa atitude positiva, falando-nos da dignidade e formosura das nossas almas. assim que aparece logo no ttulo do Capt ulo I, dando uma chave de leitura ao Captulo inteiro. Diz assim: - Trata da dignidade e formosura das nossas almas - Pe uma comparao para se entender - Diz o lucro que h em entend-la e saber as mercs que recebemos de Deus - E como a porta deste Castelo a orao

Sublinhemos a palavra alma/almas. A partir da primeira linha do livro, alma e Castelo equivalem -se na linguagem simblica da obra. Na nossa linguagem de hoje alma e Castelo equivalem ao homem. Ela comear a falar da dignidade do homem.

O mistrio do homem

a primeira surpresa. Para introduzir o leitor neste tratado de vida espiritual ou de teologia espiritual, a Santa Madre comea por falar do homem. E f-lo em termos no s elogiosos, mas com o mximo apreo possvel da dignidade humana. Como boa pedagoga que , apresenta uma viso positiva, grandiosa, exaltada do homem.

Temos que deixar bem assente, como uma pedra angular que o homem o mais parecido com Deus e que em si mesmo tem uma capacidade que o transcende: no s est feito imagem de Deus, mas capaz de contLo. O homem no s tem vocao para Deus, chamado comunho com Ele, mas o seu prprio ser humano

est estruturado como capacidade de Deus, como espao -morada de Deus, mais e melhor que o cosmos inteiro. O homem um ser aberto a Deus e o homem o cenrio das relaes com Deus. O encontro interpessoal, Deus-homem, produz-se na interioridade. Por isso a Santa Madre diz: Ponde os olhos no centro (M I, 2,8). a que est Deus, o lugar onde est Deus e tambm onde est o melhor do homem. Pr os olhos no centro orientar a vida para as fontes do ser. No h homem, ser, sem interiorizao, sem enraizamento em Deus e em si mesmo. No se trata s de que Deus esteja, mas de que se participe da Sua vida. O estar autntico participao de vida, comunho.

A alma do homem apresentada como um Castelo, um Castelo todo de diamante ou de mui claro cristal. uma jia transparente e enorme, em cuja interioridade h muitos aposentos, grande como o cu, onde h muitas moradas. Logo de seguida, a Santa Madre apresenta tambm o Castelo, como algo muito terrestre e realista: um Castelo guerreiro, bem firmado na rocha do nosso corpo e, por dentro, cheio de vida e de problemas

Ao longo do livro o Castelo seguir um processo de iluminao interior; medida que se aproxima do centro, mais luz tem, pois Deus vive no centro, sempre, uma Presena activa, criadora de vida, fonte de luz. O Castelo guerreiro desenrolar um processo de luta e de conquista. Ser este segundo simbolismo o que vai prevalecer, pois a Santa Madre tem alma de combatente e sabe bem que a vida humana um combate, e ela quer comunicar esta ideia ao leitor, para que este no sucumba tentao de imaginar uma falsa paz no caminho que o espera.

Trs pedras basilares: fundamentao bblica do Castelo

A Santa Madre, quase sem se dar conta, ao lado do smbolo do Castelo, recorreu ao apoio da Palavra bblica. Extraiu da Palavra de Deus trs afirmaes, que so trs palavras bblicas:

- Que no Castelo da alma h muitos aposentos, como no cu h muitas moradas. uma palavra de Jesus no evangelho de Joo: Na casa do Pai h muitas moradas (Jo 14, 2). J no Caminho a Santa Madre tinha explicado que a alma do homem o cu de Deus.

- Que a alma do justo um paraso onde Ele diz ter as suas delcias. uma palavra do Livro dos Provrbios: a Sabedoria tem as suas delcias em estar com os filhos dos homens (Pr 8, 31).

- E que o prprio Deus nos criou Sua imagem e semelhana. o clebre texto do Gnesis: Faamos o homem nossa imagem e semelhana () e criou Deus o homem Sua imagem, imagem de Deus o criou

(Gen 1, 26-27). Este texto tambm esteve presente na experincia profunda de Teresa, como ela conta: Como estava [eu] espantada de ver tanta majestade em coisa to baixa como a minha alma, entendi: No baixa, filha, pois est feita minha imagem (Relao 54).

Atravs da experincia interior, essas trs palavras bblicas passaram ao tecido da vida e convices da autora, e agora convertem-se em pedras basilares do Castelo.

E ns, acreditamos nestas maravilhas, que nos esperam no Castelo?

Destas trs palavras bblicas, h uma que serve a Santa Teresa para fazer uma espcie de catequese preparatria e para dizer a maravilhosa comunicao de Deus com o homem. Deus o centro da histria que nos vai ser contada, o protagonista da hominizao (= salvao) do homem. Por isso o Castelo narra o que Deus faz no e ao homem. Esta palavra bblica que ilustra esta comunicao de Deus com o homem do Livro dos Provrbios. Depois de afirmar a dignidade e formosura do homem, e ante as maravilhas que se encontraro ao entrar no Castelo, pergunta se tal possvel. Claro que possvel, pois o plano de Deus acerca do homem maravilhoso. S conhecer esse plano nos deveria despertar a mais amor. Quem puser isto em dvida, que muito dificilmente chegar a sab-lo por experincia, porque Deus muito amigo de que no ponham (no ponhamos) medida s suas obras.

Poderamos escutar aqui aquela pergunta de Jesus: Tu acreditas que posso faz-lo? Tudo possvel para quem cr.

E porque se comunica Deus? Para Se revelar. Deus manifesta-Se, dando-Se. No d porque seja bom o homem, mas porque Ele bom. importante saber que Deus Se comunica para nos despertar a am-Lo. preciso estar aberto a Deus que faz mercs, a um Deus amigo de que no ponham medida s suas obras, como j dissemos.

Ento assim que Teresa abre o Castelo interior. Pronuncia uma palavra grande, profunda, luminosa sobre Deus e o homem em relao de amizade. como se nos esteja a dizer: com este Deus vais tratar. Ento abramo-nos, agora, desde j, a este Deus, ainda que no nos apercebamos dEle em lado nenhum. o segredo do xito espiritual.

Entrar no Castelo

Pois, voltando a nosso formoso e deleitoso Castelo, temos de ver como poderemos entrar nele.

Parece que digo algum disparate; porque, se este Castelo a alma, claro que no se trata de entrar, pois se ele mesmo, pareceria desatino dizer a algum que entrasse num aposento estando j dentro. Mas haveis de entender que vai muito de estar a estar; que h muitas almas que ficam volta do Castelo. (M I, 1,5)

A Santa Madre sabe por experincia que o homem se pode esvaziar a si mesmo e derramar-se como gua no exterior.

Destas duas vertentes, de interioridade e exterioridade, que tem o Castelo, esta segunda pode cancelar a primeira. Podemos exteriorizarmo-nos at alienao. Ao contrrio, quem se interioriza, converte-se em centro de gravidade do circundante.

A este propsito a Santa Madre atreve-se a escrever uma palavra dura. O homem pode afastar-se do interior de si mesmo, at se desconhecer e tornar-se quase animal, vivendo roda do Castelo, ou conviver no fosso do corporal e sensual com as sevandijas e alimrias que esto roda do Castelo (n. 6). E da a palavra dura da Santa Madre: Isto seria grande bestialidade (n. 2). Seria reduzir o homem condio de animal. De tal forma era dura a palavra usada pela Santa Madre, que o Padre Graciano, ao ler o manuscrito, mudou-a para abominao. Mas a Santa Madre necessitava de dizer na forma mais forte possvel que o desalojar -se da prpria interioridade uma das maiores aberraes do homem. No estado de bestialidade o homem no sabe quem , carece de sensibilidade interior, espiritual. Vive fora de si mesmo. Quando muito sabem que tm alma (n. 2), isto , uma interioridade, vivendo roda do Castelo no se lhes dando nada de entrar dentro, nem sabem o que h naquele to precioso lugar, nem quem est dentro (n. 5).

Estas so almas tolhidas, almas sem orao. Destas ela no fala, mas s das que entram no Castelo, isto , aquelas que se convertem aos valores espirituais, mas arrastam a situao anterior: Almas acostumadas a estar em coisas exteriores (n. 6). So pessoas que vivem em disperso e derramamento, em exteriorizao e, consequentemente, em debilidade extrema.

Por isso, no basta conhecer o Castelo, preciso entrar nele. Como?

A porta do Castelo

A esta pergunta a Santa Madre responde com outra afirmao categrica: Tanto quanto eu posso entender, a

porta para entrar neste Castelo a orao e reflexo (n. 7).

Para entrar no seu Castelo, h s uma porta: a orao. Ao ler estas palavras, Edith Stein ficou muito admirada e desconcertada, e pergunta: Quer isto dizer que ns os filsofos e psiclogos no chegamos a entrar no recinto interior do castelo? Precisamente o psiclogo, que por definio o especialista da psique, no tem passagem livre ao interior da alma?

Edith Stein rapidamente caiu na conta da profunda viso da Santa Madre. Para ela, a interioridade do homem tem algo de sagrado. O Castelo est habitado por Deus. Entrar nele relacionar-se com Deus na morada interior, a onde a pessoa pessoa, e se encontra com outra Pessoa. isso o que requer um gesto no profano, mas religioso. uma tarefa reservada orao. Orar passar a porta do Castelo e comear a relacionar-se de forma pessoal com Deus, entrar no conhecimento de Deus e de si mesmo, converter-se a Deus e a si mesmo. Diz a Santa Madre: Enfim, entram, ainda que seja cheios de mil negcios. J muito fazem em ter entrado.

A orao serve para tipificar/definir a pessoa na sua totalidade, mostra a situao espiritual do homem. Eis como nos apresenta a Santa Madre os moradores das Primeiras Moradas que chegam a entrar no Castelo:

Aspectos positivos:
- Tm bons desejos. - Algumas vezes, oram. - Procuram algumas vezes desocupar-se das coisas do mundo. - Andam com desejos de no ofender a Deus e fazer boas obras. - Entram nas Primeiras Moradas, as mais baixas, e j muito fazem em ter entrado.

Aspectos negativos:
- Muito metidas no mundo - Muito apegadas a eles (negcios do mundo) - Embebidas no mundo, e engolfadas nos seus contentamentos, e desvanecidas com suas honras e pretenses - No tm fora os vassalos da alma (que so os sentidos e potncias naturais que Deus lhe deu), e facilmente estas almas so vencidas - Resiste menos, como quem tem em parte perdida a esperana de vencer

Ao ler estes aspectos positivos e negativos, damo-nos conta de que o alcance asctico do esforo destas pessoas se valoriza mais pelo incio do movimento de interiorizao, do que pelos resultados em si mesmos. Assomar ao mundo que levamos dentro de ns, Deus e o prprio eu, revela j uma descoberta, ou pelo menos, um despertar a algo mais, a algo distinto. Com esta descoberta, nasce a vontade de entrar, decidindo -se o

homem a dar outra direco sua vida, a cultivar outros valores. uma entrada condicionada, j que tudo quanto arrasta consigo no lhe permite ver as riquezas interiores.

A Santa Madre ressalta o positivo: Enfim, entram. um verdadeiro triunfo, dada a atraco que o mundo exerce sobre quem anda engolfado nele. O mundo no s uma fora que nos atrai de fora, mas entrou dentro de ns, empapa-nos, estamos nele engolfados. E isto provoca uma grande debilidade de todo o nosso ser: tira-nos energia para viver, sangra-nos, embrutece-nos, isola-nos, tornando impossvel toda a comunicao. O mundo rouba-nos o melhor que temos: a nossa capacidade de relao, no nos deixando escutar a Deus, nem aos outros, nem nos dizermos a eles. O mundo arrasta-nos atrs de si, desterrando-nos de ns prprios. Tornanos de tal forma impotentes, que a Santa Madre diz: No h remdio nem podem entrar dentro de si (n. 6).

Quem entra na Primeira Morada?

A Santa Madre recordou ao longo do Captulo, trs episdios bblicos singulares. So imagens de quem, estando fora do Castelo, est convidado a entrar. Ei-las aqui: - A figura bblica da mulher de Lot (Gen 19, 26), imagem daqueles que no olham para si, para o interior. O homem exteriorizado converte-se em esttua de sal. - O paraltico da piscina de Betsaida, incapaz de se levantar para se lanar na gua, mas que tem a graa de se encontrar com Jesus que o cura (Jo 5, 2-8) - O cego de nascena, que logo comea a ver, graas ao encontro com Jesus (Jo 9, 7).

O segundo tipo evanglico tem para a Santa Madre uma especial fora significativa, como ela narra: Dizia -me h pouco um grande letrado, que as almas que no tm orao so como um corpo paraltico ou tolhido que, embora tenha ps e mos, no os podem mexer; e so assim: h almas to enfermas e to habituadas s coisas exteriores, que no h remdio nem parece que possam entrar dentro de si mesmas. (M I, 1,6)

Doentes, vtimas de certa atrofia espiritual, todos precisamos da graa de Jesus para nos pormos a andar, e passar essa subtil barreira que faz de diafragma entre a esfera do sentido e o mundo do esprito. Este paraltico a imagem do homem sem orao, exilado de si prprio, sem interioridade.

Em sntese, se queremos entrar nas Primeiras Moradas, temos que caminhar sem olhar para trs, e confiar em Jesus, que nos livrar das amarras misteriosas que nos impedem de atravessar o umbral de ns mesmos. Jesus a presena fortemente vivida ao longo de todo o processo espiritual, ao longo das Moradas. Por isso a Santa Madre, logo desde o incio deste caminho, pede-nos para pr os olhos em Cristo. Ser Jesus quem dar luz aos

nossos olhos, para comearmos a ver as maravilhas do nosso prprio Castelo, e conseguirmos encontrar-nos com Deus dentro de ns.

Ficheiro
Castelo_03_1M1.pdf

2013-04-26

ltimas notcias
Castelo Interior: Segundas Moradas Captulo nico Castelo Interior: Terceiras Moradas Captulo I Castelo Interior: Primeiras Moradas Captulo II Castelo Interior: Primeiras Moradas Captulo I Castelo Interior: Introduo Castelo Interior: Prlogo

Copyright Ordem dos Padres Carmelitas Descalos em Portugal 2009 Contactos Links

Santa Teresa de Jesus



Apresentao Plano de Actividades Multimdia Notcias Contactos Links Incio

PARA VS NASCI V Centenrio do Nascimento de Santa Teresa 1515-2015

Biografia Catequeses Teresianas Escritos Teresianos Fichas de trabalho

Orao do dia

Notcias
Castelo Interior: Segundas Moradas Captulo nico

Castelo Interior: Terceiras Moradas Captulo I

Castelo Interior: Primeiras Moradas Captulo II

Castelo Interior: Primeiras Moradas Captulo I

Castelo Interior: Introduo

Castelo Interior: Prlogo

Castelo Interior: Primeiras Moradas Captulo II


100%

Tamanho do texto A+ A- A

No primeiro Captulo do livro, a Santa Madre situou o leitor diante da fachada do seu prprio Castelo. Convocouo para a zona da interioridade, ajudou-o a superar essa subtil barreira que medeia entre a esfera dos sentidos e a do esprito. Disse-lhe que a porta de entrada no Castelo a orao, que entrar nele iniciar uma relao religiosa consigo mesmo e com Deus: orar, mesmo que seja pobremente; e que no volte a cabea para trs, como a simblica mulher de Lot.

Agora, neste Captulo, a Santa Madre vai ler a cartilha ao principiante. No ttulo do Captulo, em trs pinceladas, antecipa o perfil do que pretende apresentar:

- ateno ao pecado, que ameaa a runa do Castelo; - aprofundar no conhecimento prprio, para estar fundado em humildade; - dilatar o olhar e esquadrinhar dentro de si a vasta paisagem do Castelo interior.

O espectro do pecado e a sua experincia

O Captulo comea assim: Antes de passar adiante, quero dizer-vos que considereis o que ser ver este Castelo to resplandecente e formoso, esta prola oriental, esta rvore de vida que est plantada nas mesmas guas vivas da Vida, que Deus, quando cai em pecado mortal. No h trevas mais tenebrosas, nem coisa to escura e negra que ela o no esteja muito mais. (M I, 2,1)

O mstico tem olhos lcidos para o mistrio do mal. Uma mstica to optimista e clarividente como a Santa Madre tem uma viso sombria do pecado. Acompanha-a a sua conscincia de pecadora: ela sabe-se e diz-se pecadora convertida. No mal do pecado ela sublinha o aspecto tico: a desordem que introduz no homem, na estrutura interior do Castelo. Mas mais que este aspecto tico, interessa-lhe destacar a dimenso teologal: no interior do Castelo, o pecado mortal frustra simplesmente a relao do homem com Deus, fica quebrado o projecto inicial de Deus para cada homem, que consistiu no radical chamamento do homem comunho com Ele.

Na linguagem da Santa Madre como se o homem se desabite a si mesmo, obrigado a abandonar o prprio Castelo num gesto de alienao, para viver fora ou no fosso, molestado por rpteis venenosos. Pelo contrrio, o pecado no consegue desalojar Deus do Castelo, que o continua a habitar, embora a pessoa esteja incapaz de participar da vida dEle.

O homem em pecado um castelo em runas, um homem tenso pelo des-centramento e o desenraizamento, um homem exteriorizado e derramado, escravo e no senhor. vivido, no vive.

A esta experincia da alma se encontrar em pecado, chamar a Santa Madre de negro pez, negrssima gua de muito mau cheiro, a alma fica feita treva.

Santa Teresa evoca ainda, neste conhecimento do que uma alma em pecado, a sua prpria experincia: Como Deus quis dar a entender algo disto a uma pessoa.

Em vrias relaes a Santa Madre evoca esta experincia do que entender a desventura de uma pessoa em pecado e estremece interiormente. Para Teresa, esta insistncia sobre este estado da alma em pecado uma prova de que para ela isto no marginal, ou secundrio, mas algo muito importante para o leitor,

especialmente para o principiante. E porqu?

Medo, ou temor do pecado?

Sempre que Santa Teresa evoca o mistrio do mal concretamente o mal do pecado no homem sente um profundo estremecimento e vemo-lo em vrias das suas pginas do Caminho, nas Exclamaes e, sobretudo, no Livro da Vida.

Ser esta viso do pecado uma viso arcaica, antiquada e pessimista? Que pretende a Santa Madre com esta viso do pecado? A sua inteno introduzir o principiante na primeira etapa da vida espiritual, situando-o entre duas situaes limite: Por um lado a suma dignidade do homem, a formosura do Castelo inundado de graa; Por outro lado, a suma fealdade que o pecado traz ao Castelo: no h trevas mais tenebrosas.

Teresa quer deixar bem vincado, e vamos v-lo ao longo do livro, que quem perde o sentido do pecado, perde o sentido do risco e, sem este, perder o sentido da realidade, perder o caminho, no chegar s moradas mais profundas. O pecado leva o homem exteriorizao, despersonaliza-o.

Ela no pretende semear o medo, mas o temor de ofender o Senhor do Castelo: Dizia aquela pessoa que tinha aproveitado duas coisas da merc que Deus lhe fez: uma, um temor grandssimo de O ofender, e assim sempre Lhe andava suplicando no a deixasse cair (n. 5).

este sentido de orientao que ela quer inculcar, a partir da sua experincia, ao principiante: lanar a pessoa no no caminho do medo, mas do amor, a partir da imagem de Deus, como bondade e misericrdia.

Conhece-te a ti mesmo: Socratismo Teresiano

o tema tratado na segunda parte do Captulo. Conhecer -se a si mesmo dever ser a tarefa especfica desta Primeira Morada. a tarefa quotidiana da vida que se faz no interior do Castelo. No ser uma coisa que se faz s no princpio do processo, mas tem que se manter activo at ltima morada, a Stima: E quo necessrio isto (vejam se me entendem), mesmo aquelas que o Senhor tem na mesma morada em que Ele est, pois por mais elevada que esteja a alma , no lhe cumpre outra coisa, nem poder (n.8) seno aprofundar no conhecimento prprio, porque a humildade sempre fabrica o seu mel, como a abelha na colmeia; sem isto, tudo

vai perdido (n. 8). Estabelece uma profunda equivalncia entre conhecimento prprio e humildade.

Surge espontaneamente a pergunta: em que consiste este conhecimento prprio que a Santa Madre prope como programa ao principiante?

Vamos resumir o seu pensamento em alguns enunciados:

1. A primeira coisa que a Santa Madre prope ao principiante o smbolo do Castelo interior, para faz -lo cair na conta na dignidade e formosura da sua alma. No s est feita imagem de Deus, mas capaz de cont-Lo. O principiante no se conhecer a si mesmo, se no se sabe habitado por Deus. O homem no s uma centelha da divindade: o prprio Deus que est nele.

2. No entanto, o homem, capaz de negar-se a si mesmo, capaz de introduzir o mal no Castelo, cobri-lo de pez, fealdade e trevas. O homem no se conhece a si mesmo se ignora esta segunda dimenso do seu ser: grandeza e misria em contraponto.

3. O risco fatal que corre ver s esse lado negro de si mesmo. O homem incorre inexoravelmente neste risco, cada vez que o conhecimento prprio se feche no horizonte da prpria histria, desligando-a de Deus. Conseguir apenas um conhecimento muito pobre e envilecido, acobardado e frustrante. Da que a ajuda da psicologia e da psiquiatria a uma pessoa, no seja suficiente, e no conseguir os resultados que se esperam, sem esta colaborao ntima e indispensvel com a dimenso religiosa e sagrada do homem, sem ser feita luz de Deus.

4. H que apontar mais alto: por os olhos no centro (do Castelo), que a morada onde est o Rei (n. 8). O conhecimento prprio que a Santa Madre prope um acto religioso de orao, capaz de abarcar com um s olhar o prprio Castelo e o Deus que o habita e dignifica. E Teresa explica porq u: E a meu ver, jamais acabamos de nos conhecer se no procurarmos conhecer a Deus; olhando Sua grandeza, acudamos nossa baixeza; e olhando Sua pureza, veremos nossa sujidade; considerando a Sua humildade, veremos como estamos longe de ser humildes. (M I, 2,9)

5. A grande vantagem desta forma de autoconhecimento luz de Deus que o nosso entendimento e nossa vontade se tornam mais nobres e mais dispostos para todo o bem, quando, s voltas consigo mesmos, tratam com Deus. E se nunca samos do nosso lodo de misrias, coisa muito inconveniente. (M I, 2,10)

So estas as cinco ideias que so o chamado Socratismo Teresiano. Agora o principiante est preparado para aprofundar o smbolo do Castelo, sem o reduzir ou coarctar, nem o imaginar acanhad o ou montono: No

haveis de imaginar estas moradas uma aps outra, como coisa alinhada (). Assim aqui, em redor desta morada, h outras muitas e tambm por cima. Porque as coisas da alma devem-se considerar com amplido, largueza e grandeza, e nisto no h demasia, pois tem maior capacidade do que ns poderemos considerar (). (M I, 2,8). Por isso digo, que no considerem poucos aposentos, seno um milho deles (). (M I, 2,12)

E deixa esta ltima pincelada deste quadro de luz: Isto importa muito a qualquer alma que tenha orao, pouca ou muita: que no a tolha nem a aperte [a prpria alma]. (n. 8)

Conselhos aos moradores das Primeiras Moradas

Sentido da prpria dignidade, sentido de Deus e sentido do pecado foram os conselhos de fundo. Tendo-os por base, comea a configurar-se a vida nova de quem, pela porta da orao, entra no Castelo da alma. Agora, no final do Captulo, a Santa Madre d ao principiante uma srie de conselhos prticos:

Antes de tudo, pr os olhos em Cristo, nosso Bem (n.11 ). um postulado de pedagogia espiritual. J ao comear o Caminho de Perfeio, o tinha formulado assim: os olhos em vosso Esposo: Ele vos h -de sustentar (C 2,1). Voltar a repeti-lo na ltima morada: Ponde os olhos no Crucificado e tudo se vos far pouco (M VII, 4,8). a quinta-essncia do seu evangelho. Esta tinha sido uma das suas primeiras experincias cristolgicas. Tinha-a descrito no Livro da Vida. O Senhor disse-lhe que pusesse os olhos no que Ele havia padecido, e tudo se me faria fcil (V 26,3). Agora este conselho converte-se em abc do principiante.

Tomar a Sua bendita Me por intercessora (n. 12). E isto por uma razo muito simples: a luta impe -se na vida destas Primeiras Moradas. E quem comea, tem pouca fora para se defender. Precisa de acudir a Sua Majestade, Virgem Maria e aos seus Santos.

Estar bem consciente da situao precria com que comea. O homem das Primeiras Moradas vive em risco permanente, inicia o seu caminho espiritual numa situao de grande debilidade, com muitas foras contrrias, que o tornaro difcil e doloroso. Por isso, diz a Santa Madre, que so muitas as almas que entram no Castelo mas, como ainda esto embebidas no mundo e engolfadas em seus contentamentos e desvanecidas nas suas honras e pretenses, no tm fora os vassalos (que so os sentidos e potncias), e facilmente estas almas so vencidas, apesar de andarem com bons desejos de no ofender a Deus, e faam boas obras (M I, 2,12).

A Santa Madre insiste nesta situao de luta e na pobreza de recursos: Haveis de notar que, nestas Primeiras Moradas, ainda no chega quase nada da luz que sai do palcio onde est o Rei; porque, embora no estejam obscurecidas e negras como quando a alma est em pecado, esto de alguma maneira obscurecidas para

poderem ver quem est nelas e no por culpa do aposento no me sei dar a entender , mas porque entraram com a alma tantas coisas ms de cobras e vboras e coisas peonhentas que no a deixam reparar na luz (M I, 2,14). Se aspira a penetrar nas segundas moradas, convm-lhe deixar de lado as coisas e negcios no necessrios, cada um segundo o seu estado (n. 14), pois impossvel avanar no caminho empreendido sem esta deciso.

O morador das Primeiras Moradas h-de ter tmpera e esprito combativo: Olhai que em poucas moradas deste Castelo deixam de combater os demnios (n.15). A travessia no para espritos medocres e frouxos. Requer-se vigilncia permanente, porque o inimigo transfigura-se em anjo de luz, para melhor enganar (n.15). como uma lima surda: no h que deixar-se surpreender (n.16).

Por fim, a Santa Madre apresenta a meta final do Castelo, dando-nos uma ideia clara sobre o que a santidade: Entendamos, minhas filhas, que a perfeio verdadeira amor de Deus e do prximo e, com quanta mais perfeio guardarmos estes dois mandamentos, seremos mais perfeitas. Toda a nossa Regra e Constituies no servem de outra coisa, seno de meios para guardar isto com mais perfeio (M I, 2,17). Aquelas coisas e negcios no necessrios que tinha falado antes, para as suas monjas, convertem -se em cuidados alheios, que so a exaltao do egosmo, do seu modo de viver a vida espiritual, e que se prolonga em zelo indiscreto para fazer que todos os outros vivam como elas. Da esta sua palavra sobre a perfeio verdadeira: amor de Deus e do prximo. Por isso, exorta a no andar olhando nas outras umas ninharias. O que se requer silncio interior para conservar a paz, e silncio exterior para no romper com a Comunidade.

Assim se apresenta a cartilha do principiante. Esta a sua situao ao iniciar este caminho de interiorizao, podendo-se-lhe aplicar a palavra evanglica: Onde est o teu tesouro, a est o teu corao. O mundo arrasta o homem, desterra-o de si, deixando-o sem interioridade. A Santa Madre aponta-lhe uma srie de verdades que o podem imunizar contra iluses e falsos sonhos, ao dar os primeiros passos no caminho espiritual. Reiteradamente lhe foi insinuando o panorama de luta que o aguarda nas Segundas Moradas.

O processo mistaggico nas Primeiras Moradas: incio de uma longa aventura

A pessoa foi convidada pelo Rei do Castelo para a morada principal. Chegar a ela a aventura que inicia a pessoa que aceitou livremente o convite pessoal de Deus.

Comea o trato pessoal com Deus com a orao vocal, especialmente o Pai-Nosso e os primeiros passos em direco ao interior. No esqueamos que a porta de entrada do Castelo a orao e, por isso, a orao

consiste, precisamente, em comunicar, dialogar com Deus, estabelecer um dilogo com Ele. No Caminho a Santa Madre inicia as Irms neste processo, convidando-as a meditar o Pai-Nosso.

Nvel teolgico: Deus graa abundantemente derramada para todos

O homem convidado a tomar conscincia de que este Deus com quem vai tratar Amigo, fonte de vida constantemente dada e oferecida, um Deus dador de bnos, que procura amizade, para dar o Seu amor, a Sua misericrdia. O ponto-chave, como j dissemos, pr os olhos em Cristo e receber as Suas virtudes.

O homem deve entender que o desejo de Deus dar-Se, por isso a atitude que lhe pedida a do acolhimento, da abertura sem medos, nem restries. Ele Amigo de dar sem medida. Este caminho vai ser o caminho da amizade com Deus: tornar-se amigo de Deus.

Se a nossa vida espiritual no se funda nesta certeza de que a relao com Deus de amor, proximidade e amizade, torna-se impossvel de viver. Por isso, a Santa Madre afirma que de grande consolo saber que possvel Deus comunicar-Se connosco: a grandeza de Deus entra em contacto com a pequenez humana e abaixa-Se a ela, por amor, porque, como dizia Teresinha, prprio do amor abaixar -se.

O convite da mistagoga Teresa ensinar que Deus graa e dom para ser acolhido gratuitamente. Teresa chama a Deus carinhosamente uma bondade to boa e misericrdia to sem medida (M I, 1,3). E para receber estes dons to grandes de Deus, necessrio pr os olhos em Cristo. O homem , ento, chamado a tomar asas para voar at Deus, em Cristo.

Nvel antropolgico: um homem em graa, com dignidade e capaz de Deus

A Santa Madre destaca, como j vimos, a grandeza e a beleza da pessoa, o que ela capaz de receber e de ser. o Castelo todo de um diamante ou mui claro cristal, um paraso onde Ele disse ter Suas delcias. A pessoa grande e bela, porque criada imagem e semelhana de Deus. Por um lado temos um Deus dando-Se em graa e, por outro, a pessoa com capacidade para acolh-Lo.

O mistagogo convida a pessoa a tomar conscincia do seu valor, da sua beleza interior, auto-estima e ao so amor a si mesma.

Um situao diferente desta a pessoa que no se dispe a receber as graas de Deus, seja pelo seu pecado, seja por no saber faz-lo. Para isso, est o mistagogo para lhe indicar a atitude adequada e as estratgias a seguir. No entanto, a pessoa sempre livre para responder, ou no.

Transformao: um orante em caminho

Quem tomou a deciso de transitar por este belo Castelo, deve faz-lo cheio de nimo e deciso, porque Deus est com as mos cheias de bens para serem gozados. O orante comea a sabore-los, e a Santa Madre no deixar de o animar e estimular, porque se comeam a perceber os primeiros frutos que so: - crescimento do amor - incio do conhecimento prprio - busca da perfeio verdadeira: amor de Deus e do prximo

A pessoa anima-se a crescer, assumindo com responsabilidade este caminho novo de relao com Deus, procurando conservar este trato com todo o cuidado e empenho em conservar a beleza do seu Castelo.

O orante que comea a ser tocado pela graa, comea a dar-se conta de realidades que no conhecia at agora e que emergem com gozo e esperana, novos mpetos de vida que procedem do Deus dador de graa. Esta ainda uma realidade incipiente e imperfeita, mas saboreia-a conscientemente. O processo iniciou-se e dever agora amadurecer e acrisolar-se.

A pessoa olha para o interior e descobre a luz de Deus particularmente presente, o que conduz a uma descoberta de si mesma.

O orante ao entrar no Castelo, percebe com maior crueza o que tem de positivo e negativo: comea a entender quem realmente e operam-se os primeiros movimentos para o amor e a entrega, como diz a Santa Madre: o nosso entendimento e nossa vontade se tornam mais nobres e mais dispostos para todo o bem, quando, s voltas consigo mesmos, tratam com Deus (n. 10).

O trato natural com Deus desencadeia a bondade natural da pessoa e a busca inicia-se com dinamismo crescente. Por isso, diz a Santa Madre que no horizonte do orante s deve estar isto: Entendamos, minhas filhas, que a perfeio verdadeira amor de Deus e do prximo e, com quanto maior perfeio guardarmos estes dois mandamentos, seremos mais perfeitas. () Importa tanto este amor de umas para com as outras, que eu nunca quereria que dele vos esquecsseis () (M I, 2,17-18).

Princpios mistaggicos das Primeiras Moradas:

Desde o princpio do processo que a mistagogia da Santa Madre se apresenta como provocativa, inculcando desejos de entrega, de busca, de experincia; fala de frutos, de ganhos, adianta realidades escatolgicas com verbos como encontrar, entender ao ritmo da graa, isto , vai mostrando as mercs que Deus concede aos cidados das moradas.

A pessoa o belo Castelo que se vai encontrar com Deus em pessoa, que o Rei do Castelo. Este incio do processo no arranca da boa vontade do leitor, nem da muita virtude que possui, mas o Rei do Castelo o autor de todo este caminho: o Rei inicia, conduz e completa com o caminhante toda a senda. O convite do Rei chegar morada principal, onde Ele vive, com a explcita inteno de que viva com Ele, na Sua presena e na Sua morada.

A resposta deciso da pessoa, e aceitar responder ao convite do Rei introduzir-se num mundo novo, cheio de maravilhas, surpresas e descobertas, entre as quais a revelao do nosso prprio mistrio, da sua grandeza e grande dignidade.

Este caminho possvel, porque Deus o quer e nos tornou capacitados para ele, criando-nos Sua imagem e semelhana. Por isso, este caminho no uma loucura, mas chegar morada principal e viver a com o Rei, a realizao plena de todo o baptizado: encontro de amor com a fonte do Amor. Isto a santidade.

Como a orao do morador das Primeiras Moradas?

O tipo de orao das Primeiras Moradas a vocal, sobretudo o Pai-Nosso, por ser a que Jesus ensinou.

Por isso, toda a pessoa pode acolher o convite de Deus e comear o caminho s com rezar vocalmente: o PaiNosso, a Ave-Maria, participar na Eucaristia; mas deve unir a orao com a fora do corao, pois dizer palavras sem cair na conta e estar atento a Quem so ditas, no rezar. Por isso, para a Santa Madre, orao vocal e mental vo juntas, como ensinou no Caminho. Ajudas para fazer esta aproximao a Deus: - contemplar a natureza; - ler bons livros; - ter algumas imagens;

- e recorrer confiadamente Virgem Maria e aos Santos.

Que deve ter em conta a pessoa?

A pessoa deve assumir a sua prpria histria e este um dos grandes obstculos a vencer, j que na histria pessoal de cada caminhante h situaes pendentes, dolorosas e no assumidas, que se no forem integradas, a impediro de avanar.

O conhecimento prprio, de que j falmos, ajudar a esta aceitao de ns prprios. Este conhecimento de ns mesmos dever ser sempre aprofundado ao longo de todo o processo e nunca se deixar, pois h aspectos da nossa vida que se vo aprofundando e curando por etapas, medida que avanamos espiritualmente. A cura progressiva.

Podemos concluir que o desafio grande, porque passa pelo encontro com situaes dolorosas, mscaras assumidas durante muito tempo, inadequadas imagens de ns prprios; dito de outra maneira, ser um caminho de libertao profunda e, em muitos casos, doloroso.

Este conhecimento prprio deve estar sempre referenciado a Deus, como j dissemos. De outra forma, no seria possvel o homem ver-se e confrontar-se sozinho com a sua verdade.

Converso

Esta pessoa que chegou porta do Castelo um convertido. Est imersa em situaes de pecado, embebida no mundo e engolfada nos seus contentamentos, pelo que a fragilidade no faltar como sua acompanhante. Por esta razo, dever tomar a deciso de renunciar a todas aquelas realidades que a afastam totalmente de Deus (pecado) e recorrer, entre outros auxlios, ao sacramento da reconciliao.

Com o auxlio da graa de Deus, est o orante predisposto para entrar nas Segundas Moradas.

Ficheiro
Castelo_04_1M2.pdf

2013-05-10

ltimas notcias
Castelo Interior: Segundas Moradas Captulo nico

Castelo Interior: Terceiras Moradas Captulo I

Castelo Interior: Primeiras Moradas Captulo II

Castelo Interior: Primeiras Moradas Captulo I

Castelo Interior: Introduo

Castelo Interior: Prlogo

Copyright Ordem dos Padres Carmelitas Descalos em Portugal 2009 Contactos


100%

A+ A- A

Castelo Interior: Terceiras Moradas Captulo I

O homem das Terceiras Moradas tem que passar a prova do amor, que o vai libertar de egosmos e iluses narcisistas na vida espiritual. -lhe pedido que fixe um programa de vida espiritual e de orao e se estabilize nele. Aparecem as primeiras manifestaes de zelo apostlico, mas sobrevm a aridez e as fases de impotncia como estados de prova: Prova -nos Tu, Senhor, que sabes a verdade (n. 9). Sob a perspectiva bblica, o cristo das Terceiras Moradas: - provado na sua autenticidade: como o jovem rico do Evangelho, como o Apstolo Tom (morramos por Vs); - vive em risco permanente, at se sentir personificado nas duas figuras paradigmticas de David e Salomo: um, que supera o risco da queda; o outro, que sucumbe nela.

Como o jovem do Evangelho

Mais um passo em direco ao interior do Castelo, e chegamos s Terceiras Moradas. O primeiro passo neste processo consistiu em entrar. Entrar nas Primeiras Moradas equivale a comear, ser de verdade o que cada um no profundo de si mesmo e, a partir da, pr em movimento um processo de vida e de relao com Deus e com os outros. No Castelo luta-se: a segunda etapa do processo. Para ser e viver preciso esforar-se e batalhar. Agora, ao passar das Segundas para as Terceiras Moradas, o orante espera que luta se siga a vitria e a paz. Mas no vai ser assim. A Santa Madre vai falar-lhe, ainda, de uma etapa de ascese, vigilncia e esforo. Vai falar-lhe da prova do amor, dos riscos de iluso e narcisismo, da passagem por uma espcie de adolescncia do esprito.

Nesta nova etapa Teresa no teme tanto as novas provas, mas a prpria pessoa, isto , a Santa Madre teme que a situao espiritual se converta em pedra de tropeo para o prprio orante: - por apoiar-se em si mesmo, naquilo que j fez; - para exibi-lo como ttulo diante de Deus; - por ficar parado como se tivesse feito tudo: Passai adiante de vossas obrazitas (n. 6).

Para chamar a ateno do leitor da importncia de uma leitura atenta, recomenda: Olhai muito, filhas, a algumas coisas que aqui vo apontadas, ainda que atabalhoadas (n. 9).

Nesta etapa Deus actua, responde aos esforos da pessoa, mas no como o orante espera. Deus no se faz presente premiando e aprovando, mas provando. Deus entra em cena provando -nos, revelando-nos a nossa verdade moral ntima, oculta no meio de tantas obras ascticas. Vai ser o refro destas Moradas Terceiras: o homem submetido por Deus prova do amor. Como diz a Santa Madre: provemo-nos () ou prove-nos o Senhor (n. 7); ou ainda: Prova-nos, Tu, Senhor, que sabes a verdade, para que nos conheamos (n. 9). O homem engana-se a si mesmo e Deus inicia a sua ofensiva declarando-lhe a verdade da sua vida.

A Santa Madre vai apresentar-nos um Deus que no Se dobra aos desejos do homem, mas um Deus que age transcendentemente e, por isso, desconcerta. A aco de Deus vai pr de manifesto a inconsistncia e pobreza do que o homem fez at aqui: Passai adiante das vossas obrazitas (n. 6); e Ainda mister mais para que de todo o Senhor possua a alma (n. 5). Nada do que fizemos nos d direito a nada: No peais o que no tendes merecido, nem havia de nos vir ao pensamento que, por muito que sirvamos, o havemos de merecer (n. 6); Tenha-se por servo intil. Deus no vem atrs pagando, mas vai frente abrindo caminho de graa. Com esta sua aco, Deus faz ver ao homem a sua soberba espiritual: o homem quer dominar e submeter Deus,

que Ele Se dobre s suas obras. Por isso, a prova rompe os esquemas espirituais que tinham regido o homem at agora, ao mesmo tempo que lhe abre o caminho a seguir: deixar-se conduzir por Deus. Diante de todas as obras feitas at aqui, o negcio est em render a nossa vontade de Deus, como veremos no captulo seguinte. E esta ser a grande viragem da vida espiritual. Deus introduz o orante na aceitao do protagonismo de Deus na sua vida, a partir de uma passividade activa da sua parte. Nesta etapa Deus comea a dar a conhecer que Ele que assume a iniciativa, actua, embora muitas vezes no o queremos entender (n. 7).

E, por isso, vem a secura e falta de nimo, um sentimento de desencanto. Deus defrauda. A secura e a rudeza revelam a falta de humildade, isto , a pouca verdade em que caminha a pessoa, que no se abandona a Deus. Diz a Santa Madre: no posso acabar de crer a quem tanto caso faz destas securas, seno que um pouco falta dela [humildade] (n. 6).

O orante tinha clamado a Deus para que se lhe comunicasse. Deus f-lo agora e, como o jovem rico do Evangelho, lhe voltamos as costas () quando nos diz o que havemos de fazer (n. 7).

Temos aqui a caracterizao das almas concertadas e da nova fase que se inaugura nestas Terceiras Moradas.

Como se apresenta o orante das Terceiras Moradas? Apresenta aspectos positivos e aspectos negativos.

Aspectos positivos: - Muito desejosos de no ofender Sua Majestade; - Por coisa alguma fariam um pecado; - Amigos de fazer penitncia; - As suas horas de recolhimento; - Gastam bem o seu tempo; - Gastam bem sua vida e fazenda; - Exercitam-se em obras de caridade; - Decerto que estado para desejar; - Bela disposio para chegar s Stimas Moradas.

Aspectos negativos: - Almas concertadas; - Dar-lhes conselho, no remdio; - Parece-lhes que podem ensinar a outros; - Canonizam [as suas faltas] e assim queriam que outros as canonizassem;

- Quereriam a todos to concertados como eles trazem suas vidas; - Que todos vo pelo seu caminho; - Penitncias concertadas; - A sua razo est muito em si; - Agem com tanto senso e grande discrio.

A Santa Madre aprecia aquilo que o orante destas Moradas faz, chama-lhe bem-aventurado, mas pe a tnica no aspecto negativo: o estado em que vive mais aparente que real. Precisa de uma orientao de fundo, reorientao que no far por si mesmo, porque no v que a necessita e porque est incapacitado moralmente para lev-la a cabo. Por isso intervm Deus com uma interveno de amor: Deus quer que estas almas passem adiante. Esta aco de Deus revela o fundo de egosmo do orante que permanece intacto sob a aparncia de uma vida espiritual concertada, minuciosa e cuidadosamente programada.

O orante das Terceiras Moradas acreditado pelas suas obras, so o seu trofu, o pedestal sobre o qual se eleva, como veremos no captulo seguinte. Considera-se o cnon e norma de todos, ensinando a todos e no se deixando ensinar por ningum. E diante de Deus apresenta-se com exigncias, pensa que Deus lhe est obrigado a fazer mercs, a regal-lo na orao.

Podemos dizer que o orante das Terceiras Moradas fez muitas coisas, mas ficou intacta a pessoa. D coisas, no se d. Confia s nas suas obras. Faltou-lhe o amor que sada de si, esquecimento de si, viver s por Ele e, para ser curado, o orante das Terceiras Moradas tem que reconhecer que lhe falta humildade, como veremos tambm no captulo seguinte.

Em concluso, podemos dizer que a libertao do eu do orante est por faz er. E esta libertao s se d quando o homem se abandona e se confia incondicionalmente, em movimento de amor, nas mos do Outro. A mudana a que chamado o orante dar-se a si mesmo com amor puro, sem interesse, por Deus somente. dar gratuitamente.

Veremos ainda no captulo seguinte que o orante chamado a entregar a sua vontade a Deus e que o interior, a vontade, que tem que ser curada. A pessoa cura-se na medida em que se abre total e radicalmente a Deus, rompe o cerco do eu, num movimento de amor e doao. Este o negcio, no a multiplicao das obras externas.

Cristo nas Terceiras Moradas

A figura de Jesus afirma-se e cresce nestas Moradas como modelo da nossa vida. Apresenta-se como Caminho e o orante chamado a segui-Lo. Ele pede-nos que deixemos tudo por Ele, j que a perfeio est em seguiLo por caminhos de amor, que consistem em servir o prximo. O orante convidado a morrer por Cristo: a morrer ao egosmo, aos temores e medos que nascem da natureza, e a viver em comunho de amizade com um Deus to generoso que morreu de amor por ns. convidado a viver as exigncias do amor, tal como o expressou Cristo, a pr toda a sua confiana e apoio nEle.

Tambm a Santa Teresa passou por esta etapa: Vocao das suas Terceiras Moradas

Quando a Santa Madre escreve estas pginas das Terceiras Moradas tem j mais de sessenta anos de idade e claro que tem presente na sua memria a sua passagem por elas. Esta etapa na vida da Santa Madre ocupa um perodo demasiado prolongado, cheio de vaivns e incertezas. Foi a dcada dos seus trinta anos, iniciada provavelmente como consequncia da morte de D. Alonso, seu pai, quando ela entrava nos seus vinte e nove anos.

A morte de D. Alonso f-la regressar, uma vez mais, verdade de quando era criana: que tudo passa, que tudo nada Recupera os seus ideais, a sua tbua de salvao que a orao, a sua determinada determinao de viver a srio a sua consagrao religiosa, de ser coerente consigo mesma e com a voz misteriosa que a chama a partir de dentro. Mas, neste perodo tudo em Teresa to frgil, to quebradio... Faz e desfaz. Luta e sucumbe. Escreveu no Livro da Vida: Quisera eu saber descrever o cativeiro em que, nestes tempos, trazia a minha alma. Bem entendia eu que estava cativa, mas no acabava de entender em qu () Desejava viver, pois bem entendia que no vivia, antes pelejava com uma sombra de morte e no havia quem me desse vida nem a podia eu tomar. E Quem ma podia dar tinha razo de no me socorrer, pois tantas vezes me havia chamado a Si e eu O havia deixado (V 8, 11-12). O mesmo estremecimento se apodera da sua alma e da sua pena ao abordar agora o tema nas Terceiras Moradas: Certo , minhas filhas, que estou com no pouco temor escrevendo isto, pois no sei como o es crevo nem como vivo, quando disso me lembro muitas, muitas vezes. Pedi-Lhe, minhas filhas, que Sua Majestade viva sempre em mim; porque, se no for assim, que segurana pode ter uma vida to mal gasta como a minha? (...) Mas bem sabe Sua Majestade que s posso presumir da Sua misericrdia; e, j que no posso deixar de ser a que tenho sido, no tenho outro remdio, seno acolher-me a ela e confiar nos mritos de Seu Filho e da Virgem, Sua Me (n. 3).

Aquilo que a Santa Madre recorda da sua vida nestas Terceiras Moradas, servir de pano de fundo exposio

que ela vai fazer desta zona do Castelo. Teresa est convencida de que todos temos que passar por uma experincia semelhante sua. a experincia agridoce da prpria fragilidade, com alternncias de auto-suficincia e de incoerncia, de iluses e humilhaes, de firmes determinaes e de dvidas envolventes e totais; experincia da prpria insegurana radical e necessidade de descobrir a misericrdia amorosa de Deus como tbua de salvao.

Quatro tipos bblicos

Tal como sucedeu nas outras Moradas anteriores, Teresa recorre espontaneamente a quatro personificaes bblicas. Um dos tipos bblicos, elabora-o ela prpria a partir de um salmo sapiencial. O outro toma-o directamente do Evangelho. Vai utiliz-los como verso e reverso desta etapa do caminho espiritual. A Santa Madre inicia assim as Terceiras Moradas: queles que, pela misericrdia de Deus, venceram estes combates e com perseverana entraram nas Terceiras Moradas, que lhes diremos, seno bem-aventurado o varo que teme o Senhor? (...) Por certo, com razo o chamaremos bem-aventurado, pois, se no volta atrs (), leva caminho seguro na sua salvao (n. 1). Neste quadro de luzes e sombras das Terceiras Moradas, o lado luminoso est plasmado nesta personagem do salmo 111: Bem-aventurado o que teme o Senhor. Bem-aventurado, enquanto se mantm no temor do Senhor. Na linguagem bblica, temor do Senhor, no medo de Deus. Significa respeito e conscincia amorosa do seu papel de Deus: teme o Senhor quem ama de corao os seus mandamentos (v. 2). E prossegue o salmo apresentando este varo ditoso: - Em sua casa haver abundncia e riqueza (v. 3); - O seu corao est firme no Senhor (v. 7); - O seu corao inabalvel, nada teme (v. 8); - Reparte com largueza pelos pobres, a sua generosidade permanece para sempre (v. 9); - Os desejos dos mpios saem frustrados (v. 10).

Os traos fundamentais retidos pela Santa Madre nesse tipo bblico so a segurana e a bem-aventurana. No Castelo, as Terceiras Moradas so um seguro de vida s se o morador delas deposita toda a sua confiana em Deus. Uma tarefa desta etapa espiritual educar-se para uma ilimitada confiana nEle. S a ilimitada confiana nEle poder salvar-nos da instabilidade e insegurana permanente de ns prprios. Na realidade, o refgio seguro no o meu prprio Castelo; s Deus garantia de segurana para a minha insegurana e os meus medos.

O segundo tipo bblico o reverso da medalha. J no uma imagem ideal como a do salmo, mas um jovem de

carne e osso, muito parecido com a Teresa dos seus trinta anos. Na cena evanglica, narrada por So Mateus, esse jovem vem procura de Jesus com alma generosa. Fez tudo bem desde a sua juventude. O que pena que tenha feito tudo, menos o que lhe props Jesus. E o jovem retira-se entristecido (Mt 19,16-22).

Sem dvida que Teresa se rev nesta personagem do Evangelho. Este jovem, to depressa generoso como tacanho, a imagem viva dos trinta anos da Santa Madre, quando ela oferecia ao Senhor a jia da sua vontade (o seu amor ntegro), e outras vezes lha retirava, quando o Senhor estendia a mo para a tomar. J no Caminho de Perfeio tinha recordado esse gesto e tinha-o narrado assim: No so zombarias estas que se faam a Quem tantas fizeram por nossa causa; () Dmos-Lhe a jia de uma vez para sempre, pois tantas tentmos em Lha dar; () Somos repentinamente generosos, e depois to tacanhos, que, em parte, mais valera que nos tivssemos detido em dar (C 32, 8).

O morador das Terceiras Moradas deve rever-se no jovem do Evangelho e empenhar-se na complexa tarefa da generosidade, para com Deus e com os Irmos. No s oferecer e oferecer-se (Vossa sou, para Vs nasci, que mandais fazer de mim?), mas recuperar-se da humilhao do fracasso e das incoerncias da prpria generosidade juvenil. Sobretudo, deve esforar-se em algo mais difcil: aceitar que Deus tome a iniciativa, para alm dos seus projectos de generosidade. Mesmo quando a aco dEle me apanhe de surpresa na minha vid a; quando h intromisso dos outros no que meu; ou nos acontecimentos que se atravessam frente do meu programa espiritual; ou ainda quando Ele expressamente me ultrapassa e desfaz os meus esquemas, como ao jovem do Evangelho.

O terceiro tipo bblico o Apstolo Tom: Morramos com Ele. uma personagem que se mostra cheia de arrojo e valentia, deciso de seguir o Senhor nos perigos e dificuldades, mas que vacilar no momento da morte e ressurreio do Senhor.

O quarto tipo bblico , como j referimos, David e Salomo. So dois exemplos de pessoas muito dadas a Deus e favorecidas por Ele mas que desfaleceram na perseverana do bem. Diz a Santa Madre: Duma coisa vos aviso: que nem por ser tal e ter to boa Me, estais seguras, que muito santo era David, e j vedes o que foi Salomo; nem faais caso do encerramento e penitncia em que viveis, nem vos assegureis por tratardes sempre com Deus e exercitar-vos na orao to continuamente e estardes to retiradas das coisas do mundo e t-las, a vosso parecer, aborrecidas (n. 4).

Etapa de imaturidade espiritual?

Se formos raiz da palavra grega, em Mateus, este apelida o jovem de adolescente (neaniskos): Ao ouvir Jesus, o adolescente saiu entristecido, porque possua uma grande fortuna (19,22).

Na realidade a etapa que a Santa Madre descreve nas Terceiras Moradas corresponde a uma espcie de adolescncia do esprito, com os tpicos traos dessa etapa da vida humana. Estes aspectos vai desenvolv -los a Santa Madre, analisando-os e caracterizando-os melhor, no captulo seguinte. Neste captulo primeiro cingirse- a oferecer os traos principais e a preparar o leitor para tomar conscincia de que vai passar por esta zona da sua vida espiritual.

Como poderamos caracterizar esta adolescncia do esprito?

- Adolescncia do esprito , podemos dizer, esse gesto de arrojo e generosidade primria, como a do Apstolo Tom na subida a Jerusalm: Vamos e morramos com Ele (Jo 11,16), mas logo se converte em obstinao e resistncia diante de Jesus morto e ressuscitado.

- Adolescncia do esprito uma atitude de segurana fictcia, minada pela realidade de uma insegurana de fundo, diante das dificuldades que necessariamente ho-de sobrevir no caminho.

- Adolescncia do esprito a arrogncia mal dissimulada, a f secreta em si mesmo, a convico de que na vida do esprito como na profissional a iniciativa vem de ns prprios, e que Deus e o Seu amor colaboram como algum de segunda. Da que estes tais no podem levar pacincia que se lhes cerre a por ta para no entrar aonde est o nosso Rei, por cujos vassalos se tm e o so (n. 6).

E a Santa Madre conclui o captulo com uma orao: Que poderemos fazer por um Deus to generoso, que morreu por ns e nos criou e nos d o ser, que no nos tenhamos por venturosos em que se v descontando alguma coisa do que Lhe devemos pelo que Ele nos tem servido ()? (n. 8). E conclui com uma petio final: Prova-nos, Tu, Senhor, que sabes a verdade, para que nos conheamos (n. 9).

Precisamente esta ltima invocao insinua o tema que ir desenvolver no Captulo seguinte. necessrio que o Senhor que sabe as nossas verdades nos submeta prova do amor. Passar esta prova do amor marcar a passagem de fronteira para as Quartas Moradas. A+ A- A

Castelo Interior: Prlogo

100%

Como acontece com todos os livros, o Prlogo a primeira pgina que, no entanto, se costuma escrever no final, depois de redigida toda a obra. No caso de Teresa no acontece assim. Ela comea o livro, escrevendo o prlogo e esta pgina inicial faz de porta de entrada autora e aos leitores.

Analisando mais pormenorizadamente o Prlogo, oferecem-se ao leitor trs coisas: 1- Permite-lhe assistir de perto composio da obra. 2- Insinua-lhe trs nveis de leitura. 3- Introdu-lo suavemente no dilogo com a autora, pois todo o livro vai ser uma conversao familiar com ela.

1 - Composio da obra

J referimos na Introduo que os tempos no poderiam ser mais adversos para escrever uma obra destas. A prpria Santa Madre se encontra no olho do ciclone, em Novembro de 1577. So Joo da Cruz encarcerado em Toledo. Do outro lado da cidade, em vila, as Carmelitas que tinham votado a Santa Madre para Prioresa so castigadas com a excomunho. A prpria Santa Madre escreve, nesta altura, cartas sem fim. Mas nada disto se reflecte no livro. Como se o Castelo Interior fosse o reverso exacto de todos os castelos guerreiros do mundo. Nem um s eco das turbulncias exteriores consegue penetrar nas pginas da obra, que no entanto, foram escritas em directo, sem rascunhos nem esquemas, como ela escreve as cartas ou conversa com as Irms. O manuscrito que possumos hoje conserva-se tal como saiu das suas mos, sem divises, nem ttulos de Captulos. Mas, no entanto, percebe-se que foi muito pensado. E escreve-o por trs motivos, como j assinalmos anteriormente: - Doze anos depois de ter redigido o Livro da Vida, estava consciente de que aquele livro estava incompleto. Era necessrio acrescentar-lhe as suas vivncias dos ltimos anos, as mais abundantes e plenas da sua vida mstica. - O Livro da Vida tinha cado nas mos da Inquisio, sequestrado pelos inquisidores de Madrid e a ela doa-lhe a alma que aquelas pginas se perdessem definitivamente. Da o irreprimvel desejo de escrev-las de novo, numa outra chave, menos autobiogrfica, mais ordenada e completa. - E h um terceiro motivo: a maturidade espiritual da autora. Conta ela sessenta e dois anos quando se pe a escrever. Mas no so s os anos que contam, mas as experincias e o ngulo visual do seu olhar, que agora lhe permite abarc-las e compreender o seu sentido profundo e unitrio. H cinco anos que entrou na etapa final

da sua vida mstica. So precisamente os anos em que escutou dia a dia as lies de Joo da Cruz. Com ele glosou os versos de um refro popular e bblico: Vivo sem viver em mim. Ter sido Joo da Cruz a abrir-lhe o horizonte expressivo dos smbolos e com a possibilidade de recorrer a eles para dizer coisas que de outra forma seriam indizveis. E ser, precisamente, a partir de um smbolo que ela comea o seu livro.

2 - Nveis de leitura

Logo na primeira pgina do seu caderno, Teresa escreveu: Este tratado, chamado Castelo Interior, escreveu Teresa de Jesus, monja de Nossa Senhora do Carmo, para as suas Irms e filhas, as monjas Carmelitas Descalas.

Detenhamo-nos no ttulo. Convida-nos a perguntar pelo que est dentro. No umbral do livro perguntamo-nos pelo seu contedo, que direco se h-de dar leitura. Santa Teresa une aqui duas perspectivas: a autobiogrfica e a doutrinal e assenta-as num smbolo de fundo, o Castelo, que constituir o crivo literrio da obra. So trs planos que oferecem ao leitor trs nveis de leitura: a) Ler no livro a histria de Santa Teresa: o seu Castelo b) Ler a mensagem do smbolo ou smbolos que do unidade e constituem a obra c) Ler o livro como uma lio de teologia espiritual e de alta vida crist

Vamos deter-nos em cada um desses nveis de leitura:

a) O nvel autobiogrfico: este Castelo o Castelo Interior da autora J o dissemos: a Santa Madre tinha escrito o Livro da Vida que, mais que uma autobiografia, era uma histria interior, cujo trama, era uma srie de acontecimentos msticos e, como sabemos, o mstico no muito historivel. Alm disso, j nessa altura o relato se mantm no anonimato: a autora conta a histria de uma pessoa que vive num convento e numa cidade nunca citados pelo seu nome, que se relaciona com uns assessores tambm annimos, e funda um Convento de So Jos, sem referir onde est localizado. Agora ao escrever o Castelo usa o mesmo recurso literrio. Constantemente aludir a uma pessoa, certa pessoa, aquela pessoa conhecidssima da autora, a quem foram ocorrendo as coisas e graas e experincias que se referem no livro. S ocasionalmente, a essa pessoa se associa outra, tambm inominada, e que era homem: aluso velada, mas transparente, a Joo da Cruz. Pois bem, essa pessoa a autora. O leitor pode estar certo que ir fazer um percurso pelas moradas do Castelo de Teresa, guiado por ela prpria. convidado a penetrar e a percorrer a sua alma, o seu itinerrio espiritual e os estratos do seu esprito, at s camadas mais secretas do seu interior mais profundo. E interessam-lhe, sobretudo, estas ltimas, porque no as tinha ainda contado no Livro da Vida. Da a extenso das Sextas Moradas e o amplo horizonte das Stimas.

b) O nvel simblico normal que ao abrir o espao interior da sua alma, a Santa Madre optasse por uma atitude de recato literrio, usando o smbolo. O smbolo dispensa a narrao explcita. Estende um vu de pudor sobre as experincias ntimas e inefveis do divino e, por sua vez, o smbolo diz sem dizer. uma espcie de palavra aberta ou de mensagem em surdina, capaz de despertar no leitor ressonncias e inteligncias segundo a experincia do prprio leitor, segundo a sua capacidade de escuta ou a sua empatia com a autora. Teresa vai usar trs grandes smbolos: o castelo, o bicho-da-seda, o amor esponsal ou jardim de flores (este ltimo no Livro da Vida). - O Castelo a realidade interior de si prpria que, no s d sentido sua vida, mas que a abre transcendncia. Permite-lhe comunicar com Deus. Cada homem um Castelo interior, como aquele que ela possui. - No corao do livro, a Santa Madre introduz o lindo smbolo do bicho-da-seda, que se transforma em borboleta, e que smbolo de todo o homem que nasceu para ter asas e voar. - Nas ltimas pginas do Castelo, o seu smbolo preferido ser o amor nupcial: desposrio e matrimnio, como plenitude de relaes humanas no amor, smbolo realista da plenitude do homem enamorado de Deus.

Ao adentrar-se na leitura do Castelo, o leitor, vai deparar-se com este nveis de leitura e seus smbolos. Usar ainda outros que encontraremos ao longo do livro: gua, fogo, mar, etc. Todos estes smbolos mergulham as suas razes na experincia espiritual da autora.

c) O nvel teolgico A Santa Madre no escreve para fazer literatura, nem sequer para contar de novo a passagem de Deus pela sua vida. Ela pretende explicar o sentido profundo desta vivncia interior. A sua histria pessoal e os smbolos que usa para a narrar, servem para apresentar o processo de desenvolvimento da graa, como vida nova e misteriosa do crente. Teresa conhece os esquemas tradicionais deste processo, em trs etapas: principiantes, aproveitados e perfeitos, mas no os adopta nem os utiliza. O smbolo do Castelo permite-lhe fixar o ponto de partida da sua explicao doutrinal no homem: na sua capacidade e dignidade, no seu ser feito imagem de Deus, na sua condio de templo do Esprito, na sua vocao radical comunho com Deus. Isto o que ela pretende com a sua exposio. Mas esta sua vocao relao com Deus passa necessariamente por Cristo. Teresa, introduz, para explic-lo, o belo smbolo do bicho-da-seda que se transforma em borboleta. Usa, como chave bblica, o lema Paulino a minha vida Cristo. O cristo cresce em Cristo, configura-se com Ele, at unio plena com Ele. A fase terminal Trinitria e eclesial. O cristo que no vive a fundo a inabitao Trinitria, nunca chegar

plenitude dos grmenes de vida nova recebidos no baptismo. E se chega a essa plenitude, reverte-a como o prprio Cristo no servio dos outros, em fazer Igreja. Resumindo, sobre estas fases se desenvolve o Castelo Interior: o homem, por Cristo, Trindade, para a Igreja.

3- Leitura do Prlogo

um Prlogo original. Dificilmente se encontrar outro semelhante no umbral de um livro srio. Em que livro comea o autor contando a sua dor de cabea? E, no entanto, estas breves pinceladas do Prlogo so a melhor porta de entrada no Castelo do livro.

Com a maior simplicidade que se pode imaginar, dizem-se ao leitor quatro coisas, que passamos a enumerar: 1 - A autora faz a sua apresentao: apresenta-se com o realismo fsico dos seus achaques de sade, com a sua falta de inspirao literria e a sua carga de intenes e preocupaes doutrinais. 2 - Este livro teve um antecedente literrio do qual depende: o Livro da Vida, escrito pela autora h doze anos. Agora no o tem mo, sequestraram-no, mas a unio das duas obras ser perfeita, em dptico: o Livro da Vida o preldio do Castelo e o Castelo sntese e complemento do Livro da Vida. 3 - Como sempre, S. Teresa submete o seu pensamento ao magistrio superior da Igreja (n. 3). mas ela plenamente consciente da sua peculiar e originalssima maneira doutrinal. No escreve ex ctedra. F-lo coloquialmente, como quem conversa (escrevo como falo), isto , escreve conversando. Di -lo s leitoras: irei falando com elas no que escreverei. 4 - Finalmente, ateno s leitoras. As destinatrias deste livro que se elevar at s cotas mais altas da mstica so as suas monjas, as Carmelitas dos seus Carmelos castelhanos e andaluzes. So leitoras simples, sem preparao especial, nem literria, nem teolgica. A autora est convencida de que, para ler compreensivamente o seu livro, no se necessitam altos nveis culturais. Requer-se, ao contrrio, a vontade ou o puro desejo de entrar no Castelo com a alma e a vida, como o caso das suas leitoras Carmelitas. O mesmo para ns hoje, que nos associamos s suas primeiras leitoras. De mo dada com a nossa Santa Madre, entremos no nosso Castelo Interior. A+ A- A

Castelo Interior: Introduo

100%

O Castelo Interior ou Moradas mais que um livro, um smbolo maravilhoso do mistrio do homem.

Este livro habitualmente considerado como a melhor obra da Santa Madre e um clssico da teologia espiritual. o seu ltimo livro doutrinal, escrito por ela. H menos de cinco anos que a sua experincia mstica ingressou na etapa de plenitude. Mais do que histria, este livro contm biografia, ou melhor, autobiografia.

As primeiras destinatrias so as suas monjas, como diz nesta espcie de dedicatria: JHS. Este tratado, chamado Castelo Interior, escreveu Teresa de Jesus, monja de nossa Senhora do Carmo, para as suas Irms e filhas, as monjas Carmelitas Descalas.

Destinatrio da obra tambm todo o fiel cristo, candidato santidade desde o seu Baptismo e por ele.

A composio do livro, etapas e contexto em que redigido

Santa Teresa escreve metade do livro em Toledo e metade em vila. Comea, ento a redigi-lo, aos 62 anos, como nos conta: E assim comeo a cumpri-la hoje [a obedincia], dia da Santssima Trindade [2 de Junho], ano de 1577, neste Mosteiro de So Jos do Carmo em Toledo, onde estou presentemente. Isto no Prlogo. E, na concluso do livro, diz: Acabou-se isto de escrever no mosteiro de So Jos de vila, no ano de 1577, vspera de Santo Andr, para glria de Deus, que vive e reina para sempre sem fim, men (M Concluso, 5).

Um total de seis meses menos dois dias, desde que comeou a escrever at que lhe ps ponto final. Narra-nos, pelo menos duas vezes, a interrupo da escrita: Valha-me Deus! Onde me meti! J tinha esquecido o que tratava, porque os negcios e a sade me fazem deix-lo na melhor altura. (M IV, 2,1). Em ms e meio escreve as quatro primeiras moradas. Prossegue a redaco at adentrar-se nas Quintas Moradas. Mas no dia 18 de Julho ocorre a morte em Madrid do Nncio Ormaneto, o que vem transtornar os seus planos. Interrompe o escrito e empreende viagem at vila. Tinha chegado ao Captulo II das Quintas Moradas. Numa pausa no sabemos onde redige o Captulo seguinte, Captulo III das Quintas Moradas. Mas seguem mais de dois meses de interrupo.

Quando por fim retoma a tarefa em finais de Outubro, procura reorientar-se, como ela narra: J passaram quase cinco meses desde que comecei at agora; e, como a cabea no est para o tornar a ler, tudo deve ir desconcertado, e talvez diga algumas coisas duas vezes (M V, 4,1).

Neste momento introduz na exposio o smbolo nupcial (n. 3), e em vila escreve num ms a seco mais profunda e delicada da obra, terminando o manuscrito, no Mosteiro de So Jos de vila, vspera de Santo Andr, a 29 de Novembro de 1577. Ao concluir o livro, d por bem empregado o trabalho, embora confesso que foi bem pouco (M Concluso, 1).

Tinha sido este um dos meses mais difceis da sua vida: reeleita Prioresa da Encarnao e deposta pelo responsvel da assembleia comunitria. Partilha as dificuldades de Frei Joo da Cruz, que logo ser preso no crcere de Toledo. Dir-se-iam ser os meses mais escabrosos para redigir as moradas msticas do Castelo Interior.

Em resumo, o livro foi comeado em Toledo e terminado em vila. Foi escrito em duas fases: - a primeira at metade das Quintas Moradas; - e a segunda, a partir do Captulo IV das Quintas Moradas at ao final.

Quando escreve o livro, embora encontrando-se na sua maturidade humana e espiritual, vive ela um dos perodos mais adversos da sua vida, como j dissemos. Veio de Andaluzia para Toledo, castigada e confinada pelas autoridades supremas da Ordem (Captulo de Piacenza, em 1575). Nos primeiros meses de 1577 sofreu uma crise de esgotamento psico-fsico to grave, que o mdico lhe proibiu de escrever pela prpria mo, excepto em casos de extrema necessidade. Aqui em Toledo, o Livro da Vida continua sequestrado pela Inquisio. Num momento mais propcio, ela e o Padre Graciano atrevem-se a solicitar a sua devoluo ao Grande Inquisidor, Gaspar de Quiroga, mas com resultado negativo: a Santa Madre tem a sensao de que com o livro est presa a sua alma. Talvez a maior agravante seja que, pouco depois de comear o livro, morre em Madrid o Nncio Ormaneto, e ela tem que interromper o escrito durante meses, e esperar a temida perseguio do novo Nncio Sega, chegado a Madrid em finais de Agosto.

Os factores positivos nesse momento so mais decisivos em ordem composio do novo livro: 1 - Teresa expressou recentemente o desejo de completar o relato do sequestrado Livro da Vida, para lhe acrescentar as ltimas vivncias da sua trajectria mstica. Foi esta, sem dvida, a semente inicial do novo escrito. 2 - Alm disso, em Toledo, a Santa Madre tinha um director espiritual de excepo, o biblista Alonso Velsquez, bom amigo do Padre Graciano, e os dois animaram-na a escrever.

3 - Mas h, sobretudo, um terceiro factor mais vlido. o mximo e a qualidade de ideias que amadureceram na sua mente, sobretudo: a ideia da alma habitada por Deus, as especialssimas relaes mtuas entre Deus e a alma, que se esclareceram nesses ltimos anos, depois da frase escutada: Busca -te em Mim. Sero essas as pedras angulares do Castelo Interior.

O autgrafo das Moradas encontra-se no Mosteiro das Carmelitas Descalas de Sevilha, desde Outubro de 1618. Em 1622, foi levado em procisso pelas ruas de Sevilha por ocasio dos festejos pela Canonizao da autora. E a ltima e mais prolongada sada do manuscrito, aconteceu em 1961, quando foi levado at Roma, e onde foi devidamente restaurado pelo Istituto Ristauro Scientifico del libro do Vaticano e o Istituto di Patologia del libro de Itlia. Voltou a Sevilha em 1962 e ali se conserva no Convento das Descalas, num valioso estojo relicrio: as muralhas de vila convertidas em castelo para abrigar e custodiar o autgrafo do Castelo Interior. Esta obra deve-se ideia e solicitude do ento Geral da Ordem, Padre Anastcio Ballestrero.

O episdio decisivo

Conta o Padre Graciano: O que acontece acerca do livro das Moradas que, sendo eu o seu Prelado e tratando, uma vez, em Toledo, muitas coisas do seu esprito, ela dizia-me: Oh, que bem escrito est esse assunto no livro da minha vida, em poder da Inquisio! Eu disse-lhe: Faa memria do que se lembrar e de outras coisas, e escreva outro livro, e diga a doutrina em geral, sem nomear a quem aconteceu tudo aquilo que nele disser. E assim lhe mandei que escrevesse este livro das Moradas, dizendo-lhe, para mais a persuadir, que o tratasse tambm com o Dr. Velsquez, que a confessava algumas vezes. E assim lho mandou. (Scholias BMC)

Este mandato recorda-o ela na primeira pgina do livro, no Prlogo.

Castelo Interior, um livro de mistagogia

Deus revela-Se em amor ao homem e exige resposta por parte do interlocutor. S assim o Mistrio se torna capaz de ser vivido e experimentado. uma comunicao pessoal que transforma e re-configura, dando vida nova. Esta foi a experincia vivida por Santa Teresa e que ela nos quer transmitir no seu livro.

A mistagogia, no seu actuar pedaggico, aproxima-se deste Mistrio e introduz nele a pessoa com a ajuda do mestre experimentado. Mistagogia integra, na sua raiz grega, o myste (mistrio) e o verbo ago (conduo). O Mistrio o contedo que vive e transmite o mistagogo; e a conduo a pedagogia-comunicao que

emprega para que o mystes (pessoa iniciada) a assuma, apropriando -se do Mistrio para fazer o seu prprio caminho. A pessoa introduzida num caminho que inicia numa realidade transcendente, desembocando na transformao-vida nova. Devido aos elementos que integra mistrio e conduo a mistagogia pode ser entendida como uma pedagogia do mistrio. A mistagogia est ento referida capacidade de estruturar um processo de iniciao experincia crist, uma disciplina de acompanhamento para o mistrio de ser cristo, isto , ir entrando na experincia do encontro com o Deus de Jesus. Sem mistagogia no aprendemos a aprender, que na realidade, o importante. Podemos acumular conhecimentos, mas no mudamos a nossa maneira de ler o mundo, de ver as coisas. Sem treino, sem prtica, sem algo que nos altere interiormente, no vivemos realmente a f. (X. QUINZA)

A mistagogia no assumir s a transmisso de contedos da f, mas para ser verdadeira, ter que levar a pessoa introduzida neste caminho de se adentrar no Mistrio, a uma transformao efectiva na sua vida.

Elementos constitutivos da mistagogia

1 - O Mistrio
o Absoluto, o Transcendente, o Deus vivo e verdadeiro, pessoal e comunicativo, a fonte e centro de toda a mistagogia. Um Deus-Mistrio que se manifesta em graa e deseja ser compreendido, ainda que no apreendido, em esquemas artificiais. Revela-Se para Se dar a experimentar, mas nunca deveremos esquecer que o Deus Revelatus , ao mesmo tempo, o Deus Absconditus. Como consequncia, um Mistrio que exige a f como condio de possibilidade, para que a sua revelao acontea como boa notcia e realidade de vida; e esta uma tarefa rdua.

Acolher em f o Mistrio o convite feito por Deus ao revelar-Se; e ser a pessoa o mbito onde se realiza a dita aco de Deus, a pessoa em todo o seu mistrio.

2 - O homem
Dizia H.U. Von Balthasar que O homem um ser com um Mistrio no corao, que maior que ele mesmo. Um mistrio o homem alcanado por outro Mistrio, maior, totalizante, abarcante e, a partir da, animado, instrudo e incorporado a um processo novo, no qual se vo desenvolvendo e aparecendo realidades sempre novas e mais profundas. A mistagogia respeitar o s caminhos novos que abre o Esprito, cuida com particular esmero a pessoa em quem Deus pe a Sua graa, vocao, misso; tem o propsito de favorecer o acolhimento e o florescimento da vida do Esprito, em qualquer das Suas manifestaes. (F. RUIZ)

Este florescimento da vida do Esprito uma transformao radical, uma metamorfose, um novo nascimento e um desenvolvimento posterior, maduro, profundo, pleno. uma comunicao de Deus, que abre perspectivas nunca antes imaginadas e dilata a existncia. Este o objectivo final da mistagogia, a sua inteno fundamental e servio concreto.

Em seguida, vamos apresentar o terceiro elemento, o mistagogo, que a pessoa que acompanha o processo, servidor situado entre dois mistrios: Deus e o homem (mystes).

3 - O Servidor de mistrios
o mestre a quem se pode definir como servidor de mistrios. a mediao que facilita o processo; a testemunha qualificada que conhece o Mistrio e a pessoa, pondo ao servio do mystes, o que assimilou pessoalmente.

O mistagogo um guia na f, diferente do pedagogo, do terapeuta e do mago esotrico. No pretende ensinar, ainda que deva faz-lo; no procura saber, ainda que deva ser sbio; no faz alarde dos seus conhecimentos, ainda que os deva possuir. O mistagogo apenas um acompanhante experimentado no processo que realiza o seu acompanhado; o processo pertence pessoa e a sua tarefa unicamente proporcionar-lhe, sem outras pretenses, luz para que faa o seu prprio caminho. A sua responsabilidade ser facilitar a assimilao, proporcionando-lhe aquilo, e s aquilo, que na sua circunstncia concreta capaz de compreender e integrar.

O mistagogo ter s como responsabilidade tornar possvel o encontro do Mistrio com o mistrio da pessoa. O mistagogo algum que est chamado a facilitar este caminho para gerar respostas concretas, aceitao, abertura e assimilao por parte da pessoa.

O mistagogo dever suscitar vida, transmitir experincia, transluzir o Mistrio e provocar um processo; por isso, h-de estar atento aco do Mistrio nessa pessoa concreta, sabendo que o seu servio limitado; a funo mistaggica, portanto, uma proposta para ser reflectida, analisada, integrada e interiorizada por parte do acompanhado e, em consequncia, ser integrada, vivida e assimilada. O mistagogo est para ajudar o mystes, a fim de que se disponha para que o Mistrio Se revele, e se entregue plenamente a ele. O mistagogo h-de estar em sintonia com os dois mistrios, o da pessoa e o de Deus que Se revela; o mistagogo situa-se, portanto, entre dois mistrios.

O processo mistaggico ao longo do Castelo Interior

Vrias leituras so possveis desta obra cume da Santa Madre e esta de ajudar o orante para o vrtice da vida espiritual, uma delas. Cada morada uma clara provocao para produzir no leitor resposta e acolhimento do Mistrio, que o prprio da mistagogia. Nesta obra deixamo-nos contagiar por Santa Teresa, para que ela nos motive e comunique a sua prpria experincia, com o objectivo de gerar em ns um processo que desemboca, finalmente, na transformao e vida nova que se vai recebendo progressivamente. Cada morada do Castelo Interior oferece as condies para passar seguinte, ainda que em todo o processo seja Deus o Protagonista, que conduz livre e amorosamente a pessoa, segundo vai encontrando abertura.

Em cada morada do Castelo assistimos sempre ao Mistrio que irrompe, ao mistrio da pessoa iniciada e, finalmente, transformao que se alcana.

Estamos ante o escrito de uma mistagoga que experimentou e percorreu caminhos de profundidade inimaginvel e que se prope iluminar, orientar e persuadir sem ambiguidades, as suas prprias descobertas: servidora dos mistrios. o que ela pretende a todo o momento: Praza ao Senhor que, pois se faz por Ele [escrever a obra], seja para que aproveiteis de alguma coisa (M III, 1,3). Contagiar a partir da experincia ser o fundamental a ter em conta.

Vamos, ento percorrer com a Santa Madre, as vrias moradas do Castelo Interior

You might also like