You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN

Resenha Crtica do Livro "Pedagogia da Autonomia"

Isabella de Meira Araujo, Turma: C.

Paulo Freire aborda, de forma simples e elucidativa, a prtica educativa no cotidiano da sala de aula e fora dela, devendo-se levar em conta, que os procedimentos abordados no livro, podem e devem ser aplicados, desde o Ensino fundamental Ps-graduao. Discorre sobre o desenvolvimento da formao docente e o que constitui o universo educacional, mantendo sempre uma viso crtica e democrtica. Na construo e troca de saberes, o conflito e as tenses decorrentes das interaes sociais, devem ser instrumentos essenciais para a prtica pedaggica desde quando, a realidade do educando, o seu conhecimento prvio e de mundo, so motores mveis para a organizao dos contedos programticos, que por sua, vez, necessitam de discusso quanto a sua importncia, no contexto do qual o aluno se insere e precisar dele, no momento especifico, dentro e fora da escola. Os conflitos servem tambm de provocao para que os alunos se assumam como sujeitos sciohistricos, co-condutores de sua prpria formao. As menes ao desenvolvimento afetivo, entre professores e alunos, so constantes. E, fundamenta essa posio, com base no equilbrio entre a competncia, a autoridade e a amorosidade. Essa trilogia vem acompanhada implicitamente de uma constante necessidade de atualizao e abertura para a construo de novos paradigmas, caso haja resistncia para o novo, o discurso da competncia no tem significao. Ainda faz parte do fazer pedaggica, a simplicidade que deve nortear todo os outros procedimentos do professor progressista comprometido com a troca de saberes, assim como, a alegria proporciona um estado de bem-estar no decorrer do processo de educao. O autor defende com veemncia a autonomia do educando e sugere a reflexo sobre a prtica educativa-reflexiva, afirmando que formar muito mais puramente treinar o educando no desempenho de destrezas. Faz severa crtica a ideologia neoliberal e ao fatalismo que se recusa enfaticamente ao sonho. Comenta a

sua raiva contra as injustias as quais, so submetidos aos que consideram como esfarrapados do mundo. A responsabilidade dos professores e dos que esto em formao muito grande, desde quando, se fazem necessrios o processo de mudana, as lutas, a criticidade e o exerccio da cidadania, para a efetivao da prtica docente. A tica um ponto, o qual o autor considera primordial para a construo e aquisio do conhecimento. Refere-se a tica universal do ser humano e no a tica de mercado, a qual, deve ser combatida, afrontada. A reflexo crtica sobre a prtica pedaggica e\ ou educativa para o docente, se torna de fato, uma exigncia da relao teoria prtica. Talvez por essa razo, Paulo Freire se preocupe tanto, com a formao dos professores e, sobretudo, com a organizao dos contedos programticos. As suas palavras conduzem o leitor a reconhecer entre outros objetivos, a necessidade de oportunizar para o formando desde o comeo da sua vida acadmica, o direito de assumir-se como sujeito da produo do saber. E, enfatiza de que ensinar, no transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produo ou a sua construo. No entanto, a capacidade crtica tambm deve ser estimulada no educando, assim como conduzir o aluno pensar certo, se constitui numa tarefa docente. E, para tanto, o conhecimento prvio do educando deve ser levado em considerao, comeando pela tica - o respeito aos saberes construdos num processo anterior - ao longo da vida social, cultural e poltica do alunado. Principalmente refere-se aos alunos oriundos das classes populares, com muitas histrias para contar e que certamente servem de base para estudos sistematizados. O ensino sob este prisma deve abranger de forma elementar, a realidade do aluno de forma interdisciplinar e estimulativa. Pensar certo para o professor implica o respeito ao senso comum, assim como, o compromisso com a conscincia crtica do aluno. Ensinar efetivamente exige pesquisa, coisa que est associada intrinsecamente ao fazer didtico-pedaggico; exige tambm rejeio a toda e qualquer forma de discriminao e respeito autonomia e liberdade do educando e a abertura para o conhecimento de novas metodologias e teorias que venham enriquecer o ensino. Diz Paulo Freire que: O velho que preserva uma tradio ou marca uma presena no tempo, continua novo! O autor revela ao leitor sobre o seu posicionamento perante a educao neoliberal, dizendo-se conhecedor da natureza humana e que a compreenso que possui dessa referida natureza, uma exigncia que faz a si mesmo de pensar certo quando defende seus pontos de vista. Pensar certo um ato comunicante, distanciado do aconchego e da solido.

O processo de construo do conhecimento implica tambm no sentimento de no acabado, concludo, finalizado. Ao contrrio, essa construo, ao abolir a simples transferncia de contedos, abre o caminho para a educao continuada, o aprimoramento da prtica-docente, como a atualizao dos acontecimentos das reas do conhecimento cientfico; da contnua busca do novo. Gosto de ser gente, porque inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas consciente do inacabamento, sei que posso ir mais alm dele. As foras sociais, como fator externo, influenciam na estrutura educacional de alguma maneira. Fechar os olhos s tenses que delas emergem, fechar-se e recolher-se; no se dar conta de suas prprias limitaes e condicionamentos. Tomar conhecimento disso pode conduzir o indivduo a transpor suas pequenas condies. O bom senso deve permear todo o trabalho educativo, haja vista, a performance de cada professor, o jeito peculiar de ser, (uns autoritrios, outros malhumorados, alegres...) deixam marcas inaliveis nos educandos. O autor chama ateno quanto necessidade da luta pelos direitos adquiridos, assim como tambm pelas plenas condies para o exerccio de suas funes enquanto docente. Portanto, dentro dessa perspectiva, pode-se afirmar com base no pensamento do autor que, ensinar realmente, implica na luta pelos direitos dos educadores e na utilizao da humildade e tolerncia no contexto da vida cotidiana da sala de aula. Falar em educao deixa implcita a necessidade de estimular a curiosidade do aluno e consequentemente a do prprio educador, sem curiosidade no haveria cincia. Diz Paulo Freire: Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, no aprendo nem ensino. Pode-se intervir no mundo, atravs da educao, essa compreenso deve estar presente na prtica-educativa da maneira crtica, oportunizando sempre debates a respeito de questes importantes que permita ao aluno se posicionar. Pode-se afirmar que a educao tambm contraditria e envolve a dialtica, o desmascaramento da ideologia dominante, e muitas vezes ela prpria reproduz essa ideologia, etc. No entanto em determinado momento do tempo e do espao, um desses fatores predomina aos demais, cabendo ao setor educacional intervir nas aes que considera de relevncia para a sociedade, como um todo. O autor chega concluso de ser necessrio um pouco de radicalidade nas aes e diz continuar atento a advertncia de Marx quanto a esse aspecto, pois graas a ela, continua alerto a tudo o que diz respeito a defesa dos direitos humanos e afirma ser imoral que os interesses de mercado se sobreponham aos interesses humanos.

A sociedade social e poltica de que precisamos para construir a sociedade menos feia e menos arenosa, em que podemos ser mais ns mesmos, tem na formao democrtica uma prtica de real importncia.(1991, p. 47)

A possibilidade de transgresso da tica deve ser combatida e nada justifica a minimizao dos seres humanos. O avano da cincia e da tecnologia pode legitimar uma ordem desordeira em que s as minorias do poder esbanjam e gozam, enquanto que as maiorias se encontram em dificuldade at para sobreviver, mas que, afirma que a realidade assim mesmo, que sua fome uma fatalidade do fim do sculo. O autor se refere ideologia fatalista da poltica e ao discurso neoliberal, assunto esse, repetido vrias vezes, no decorrer no texto.

Paulo Freire ao se referir globalizao, revela que ela refora o poder das maiorias dominantes, esmigalha e torna impotente a presena dos dependentes. Enfatiza que frente a globalizao, no h sada, a no ser baixar os olhos e agradecer a Deus ou a globalizao por ainda estar vivo.

Prefiro a rebeldia que me confirma como gente e que jamais deixou provar que o ser humano maior que os mecanismos que o minimizam. (idem, p.129).

A morte da Histria era na verdade, a morte da utopia, a morte do sonho. Sobre esse assunto, Freire discorre dizendo que a proclamada morte da Histria e consequentemente do sonho, decreta de fato, o imobilismo que nega o ser humano.

O livro dividido em tpicos referentes ao processo de ensino; observa-se em determinados trechos, um pouco do perfil poltico e ideolgico do autor; a sua veemente defesa em favor dos interesses humanos,; do ensino progressivo e democrtico; da rejeio poltica neoliberal e fatalista; a preocupao com os valores tnicos e sociais ,entre outros.

Confirmam ser necessrio certo radicalismo e rebeldia como normas para a construo de novos paradigmas e se posiciona contra a supremacia dos valores de mercado aos valores humanos, esse ltimo, sua principal causa e primeiro objetivo de sua carreira na educao.

A liberdade amadurece no confronto com outras liberdades, na defesa de seus direitos em face da autoridade dos pais, do professor, do Estado. ( idem, p. 119)

REFERNCIA BIBLIOGRFICA FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessrios Prtica Educativa.- So Paulo: Paz e Terra, 1996.

You might also like