You are on page 1of 19

A escrita da histria e os ensaios biogrficos em Hannah Arendt

The writing of history and the biographical essays in Hannah Arendt


Renata Torres Schittino r_schittino@ig.com.br Ps-doutoranda Universidade Federal Fluminense R. Prof. Marcos Waldemar de Freitas, s/n, Bl. O Campus do Gragoat 24210-201 Niteri RJ Brasil

Resumo
A proposta do artigo refletir sobre os ensaios biogrficos produzidos por Hannah Arendt. Trata-se de buscar compreender porque a autora escreve biografias, e no apenas textos argumentativos, como usual na prtica filosfica. Teremos em vista, sobretudo, dois de seus esforos mais contundentes, seu texto sobre Rahel Varnhagen: a vida de uma judia alem na poca do Romantismo e os ensaios reunidos em Homens em tempos sombrios. A suposio a de que a narrativa de vidas em Arendt configura-se menos como um mtodo de pesquisa e mais como a elaborao de uma teoria da histria, a qual parte de uma refutao do conceito moderno de Histria para defender um novo lao entre ao e narrao.

38

Palavras-chave
Hannah Arendt; Biografia; Narrativas.

Abstract
The aim of this paper is to reflect on the biographical essays written by Hannah Arendt. Its focus is to understand the reason why the author chose the biographical genre, instead of working only with the argumentative text, as it is usual in the philosophical practice. We will work with two of her leading texts on the subject, Rahel Varnhagen: the life of a Jewess, and Men in dark times. The hypothesis that guides the work is that biographical writing in Arendt means the elaboration of a theory of history that is incompatible with the modern conception of History, while arguing about a new connection between action and narration.

Keywords
Hannah Arendt; Biography; Narratives.

Enviado em: 31/1/2012 Aprovado em: 8/5/2012 histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

A escrita da histria e os ensaios biogrficos em Hannah Arendt

Talvez possa surpreender que Hannah Arendt, agora uma filsofa de grande prestgio, tenha se dedicado a escrever narrativas biogrficas. As mais famosas delas, reunidas em Homens em tempos sombrios, foram publicadas nos Estados Unidos em 1968. O livro , na verdade, uma coletnea de artigos de Arendt sobre vidas de homens e mulheres, figuras pblicas de proeminncia internacional, como Rosa Luxemburgo, Walter Benjamin, Martin Heidegger, Karl Jaspers, Giuseppe Rocalli o papa Joo XXIII, Lessing, Bertolt Brecht. Conta tambm com perfis de autores talvez menos conhecidos no mbito brasileiro, como a escritora dinamarquesa Isak Dinesen, o poeta Randall Jarell e o crtico literrio Hermann Broch. No incio de sua carreira, ainda na Berlim da dcada de 1930, Arendt trabalhou tambm numa grande pesquisa biogrfica sobre Rahel Varnhagen, que s seria publicada na dcada de 1970, sob o ttulo, conforme a edio brasileira mais recente, Rahel Varnhagen: a vida de uma judia alem na poca do Romantismo.1 Levando em considerao o volume e a importncia do material biogrfico produzido por Hannah Arendt, parece relevante indagar qual o sentido desse tipo de escrita na sua obra e no seu pensamento. Pelo menos duas questes permeiam este trabalho sobre histria e biografia em Arendt. De um lado, pretende-se entender por que ela escreve biografias, por que narra histrias de vidas, e no simplesmente, como a maioria dos filsofos, sobretudo os filsofos alemes de sua gerao, produz textos argumentativos ou tericos. De outro lado, o presente texto perpassado por questes sobre a construo dos ensaios biogrficos arendtianos. Pretende, assim, considerar tambm a especificidade do seu estilo biogrfico. Revelao da pessoa no mundo Nas primeiras pginas de seu empreendimento biogrfico sobre Rahel Varnhagen, Arendt sugere que no seu objetivo fazer uma biografia no sentido tradicional.
Nunca foi minha inteno escrever um livro sobre Rahel, sobre sua personalidade, que se poderia emprestar a vrias interpretaes de acordo com os padres e categorias psicolgicos adotados pelo autor; nem sobre sua posio no Romantismo e o efeito do culto a Goethe em Berlim, do qual ela foi verdadeiramente a iniciadora; nem sobre a significao de seu salo para a histria social do perodo, nem sobre as suas ideias e sua concepo de mundo (ARENDT 1994, p. 11).

39

Sua explicao marca, pela negao, uma separao com o gnero biogrfico tradicional, que visa revelar o lado ntimo de uma pessoa pblica,

possvel notar que em diversos de seus textos, Arendt usa o recurso do ensaio biogrfico e traa perfis de vida. Um dos seus textos mais importantes, Eichmann em Jerusalm tambm procura apresentar uma trajetria da vida do ru nazista (ARENDT 1999). Em Origens do totalitarismo , encontramos, nesse sentido, passagens sobre Disraeli, T. H. Lawrence, Marcel Proust, por exemplo (ARENDT 2004). Em grande parte de seus ensaios escritos antes de Origens do totalitarismo tambm encontramos esse anseio (ARENDT 2008).

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

Renata Torres Schittino

40

enaltecer um grande homem ou retratar a histria de um perodo atravs da vida de uma pessoa. A bigrafa de Arendt, Elizabeth Young-Bruehl, acredita que, apesar do subttulo do livro de Arendt, a vida de uma judia, o trabalho sobre Rahel parecia mais com a vida de um pensamento pensado por uma judia. Trata-se de entender como Rahel foi se transformando sou judia, pobre coitada de como foi se assimilando, entrando na vida pblica (YOUNG-BRUEHL 1997). De fato, Arendt no escreve a biografia visando identificar a vida individual num quadro geral da Histria. As indicaes cronolgicas e os contextos histricos no seguem um rumo linear e no completam quadros realistas. J nessa sua primeira grande incurso pela biografia, Arendt indicava que no retomaria o gnero biogrfico de modo simples. No se tratava de escrever a Histria, nem de fazer um retrato psicolgico. Um dos recursos usados pela autora recorrer a diversas citaes de Rahel. Como numa construo caleidoscpica, arquitetada por uma coleo de fragmentos de trechos de cartas e dirios, Arendt visava revelar a histria que Rahel contava sobre si mesma. Young-Bruehl entende que na escrita arendtiana, a biografia um estado de livre flutuao, no embaraado por descries de tempos e lugares e restringido apenas por comentrios sobre os processos de pensamento que deram origem s citaes (YOUNG-BRUEHL 1997, p. 92). nesse sentido que se pode apresentar a prpria formulao arendtiana, segundo a qual o projeto de estudo sobre a vida de Rahel vislumbrava narrar a histria da vida de Rahel como ela prpria poderia ter feito (ARENDT 1994, p. 11). Dessas palavras arendtianas pode-se supor que a autora visa alcanar uma realidade do passado em si mesmo. Entretanto, nada mais distante da proposta e da concepo de Arendt sobre histria e biografia. Revelar a histria que Rahel contava de si mesma ou para si mesma , na perspectiva arendtiana, tarefa fundamental para compreender quem foi Rahel, pois seu problema era exatamente no se desvencilhar da histria que vislumbrava para sua vida. Nas palavras de Arendt, lemos que
Viver a vida como se esta fosse uma obra de arte, esse foi o grande erro que Rahel partilhou com seus contemporneos, ou talvez apenas o autoengano, que era inevitvel, porque ela desejava compreender e expressar nas categorias de seu tempo a sua sensao de vida a resoluo de considerar a vida e a histria que esta impe ao indivduo como mais importantes e mais srias que a prpria pessoa (ARENDT 1994, p. 12).

O anseio arendtiano de seguir ao mximo o curso das reflexes de Rahel sobre si mesma est relacionado pretenso de mostrar de que modo Rahel interpretava a vida, de que modo uma judia na poca do Romantismo podia experimentar a vida. No entanto, Arendt reconhece a impossibilidade de seguir na ntegra a narrativa de Rahel, j que o discurso da mesma era sempre organizado, arrematado pela sua prpria linguagem. A concepo arendtiana que perpassa a biografia de Rahel a impresso de que a judeidade era vivida de modo individual, como um problema subjetivo. A aspirao dos judeus era a assimilao, fosse pela converso ao cristianismo, pelo casamento ou pela adoo dos ideais iluministas.
histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

A escrita da histria e os ensaios biogrficos em Hannah Arendt

O que a autora percebe que os judeus, em vez de se assumirem como povo especfico, buscando garantir seus direitos como parte desse povo, acabavam tentando esconder seu judasmo ou tornar-se individualmente judeus de exceo, que por qualidades especficas eram salvos e bem-vindos sociedade. Arendt defende que o Iluminismo e a modernidade com sua perda do mundo convm queles que, como os judeus, queriam escamotear os dados da realidade, ou seja, esquivar-se do fato de serem judeus: os judeus tentaram salvar-se de modo individual (ARENDT 1994, p. 16). Segundo ela, a fuga de Rahel para o interior de si mesma e a crena dos judeus, tpica do Esclarecimento, na capacidade de pensar por si mesmo, contando exclusivamente com a competncia da razo, revela-se como uma perda da realidade. Arendt destaca que o grande equvoco de Rahel e de seus contemporneos romnticos foi exatamente viver a vida como se ela fosse uma obra de arte. Nesse sentido, indica a relao entre a ausncia de atitude poltica dos judeus e o fato de viverem como espectadores das prprias vidas. Refugiar-se no interior da razo e rejeitar a realidade dos fatos era, para Arendt, um perigoso afastamento da realidade. Em Rahel, a autora percebe que narrar a histria de si mesma tornava-se equivalente a viver a vida como se ela fosse a realizao de uma ideia a realizao das ideias iluministas de igualdade, valores, racionalidade.2 Arendt destaca que a leitura entusiasmada de Fichte por Rahel incorpora esse tema central, qual seja, a noo de que a Histria apenas elucidao de uma comprovao colocada a priori (ARENDT 1994, p. 21-22). Quando se refere rejeio da realidade e dos fatos promovida por Rahel, Arendt faz crer que aquele que no compreende sua histria acaba sendo levado pelo puro acontecer e tende a acreditar que o destino no lhe permite agir. Os homens que no assumem sua histria so arrastados pelo processo histrico ou pela contingncia radical dos acontecimentos que lhes aparecer inevitvel e irresistvel como um destino. Assim, a perda da realidade e dos fatos acarreta a obstruo da ao e do prprio futuro.3

41

2 3

Sobre a temtica dos sales em Arendt tambm cf. ARENDT 2008, p. 85-92. Pode-se notar que a noo de perda da realidade perpassa toda a obra arendtiana. No estudo sobre Rahel a autora no havia ainda traado a conceituao mais especfica que aparece na Condio humana sob a expresso perda do mundo. Nesse ltimo trabalho, Arendt analisa a filosofia cartesiana e mostra como, na modernidade, o sujeito pensante afasta-se do mundo. O telescpio, instrumento que marca o advento do moderno aos olhos de Arendt, retira do homem sua certeza sensvel. Para ver o mundo, o homem precisa olhar atravs do aparato tcnico. O instrumento, por sua vez, elaborado pelo prprio homem. Seu cerne mais a mente humana que a possibilidade de contato com o mundo exterior, por isso a tcnica que propicia a capacidade de ver como se estivesse fora do homem, estaria levando-o mais para longe do mundo e para perto de si mesmo. Sobre a inaugurao da filosofia da dvida, a autora entende que, o filsofo j no volta as costas a um mundo de enganosa perecibilidade para encarar outro de verdade eterna, mas volta s costas a ambos e se recolhe para dentro de si mesmo (ARENDT 2000, p. 306). Na Condio humana, onde traa um decaimento do poltico desde a Antiguidade tardia at a Modernidade, vemos ainda que o subjugo dos assuntos humanos a rejeio ou a subvalorao j est em jogo na tradio ocidental pelo menos desde Plato. Como entende Arendt, a famosa alegoria da caverna, deixa ver muito claramente a distino e a hierarquizao entre o mundo dos assuntos humanos, um mundo de sombras, e o mundo das ideias, mundo verdadeiro. Deve-se sublinhar que um ponto fundamental da argumentao arendtiana sobre a perdada realidade ou sobre a perda do mundo a preocupao com a manuteno do poltico, do mundo compartilhado pelos homens, mundo que se abre entre eles. Sem o compartilhamento da realidade, a verdade perde todo o sentido e pode se tornar perigosa, como

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

Renata Torres Schittino

42

Na perspectiva arendtiana, importante retomar a histria que Rahel conta de si mesma porque essa histria que levar Rahel perda da realidade. Como se na admisso dos ideais iluministas, a experincia do mundo se tornasse inferior. Importa-nos destacar que, nesse estudo sobre Rahel e os sales da burguesia alem, a autora anuncia alguns argumentos que seriam retomados para constituir o clssico Origens do totalitarismo. Sua tentativa de compreender o antissemitismo e o poder crescente do nazismo lhe sugeria o problema da assimilao como fato importante. Arendt mostra como Rahel e outros judeus equivocam-se na compreenso da igualdade humana pregada pelo Iluminismo. Em Origens do totalitarismo, tal engano entendido como comportamento apoltico e como ingenuidade poltica dos judeus. Deve-se frisar que a biografia, no entanto, no trabalha a temtica do mesmo modo que o livro terico, uma vez que aquela tem uma forma prpria. A biografia no um tratado filosfico, puramente argumentativo, nem um livro de Histria. Da a nossa questo sobre a razo que levou Arendt a optar por narrar histrias de vidas. Se compararmos a tese que perpassa a narrativa sobre Rahel com aquela semelhante, mas mais teoricamente desenvolvida de Origens do totalitarismo, observaremos que a inteno na narrativa biogrfica tem uma razo de ser especfica. Na formulao arendtiana que introduz a pesquisa sobre Rahel, podemos vislumbrar resqucios do que significa para a autora sua opo pela biografia. Atravs do estudo da vida de Rahel era possvel compreender a maneira pela qual a assimilao vida intelectual e social do meio funciona concretamente na histria de um indivduo, moldando um destino pessoal (ARENDT 1994, p. 13). Nos ensaios biogrficos reunidos em Homens em tempos sombrios, Arendt deixa vrias indicaes sobre o significado das narrativas de histrias de vida. Tambm nessa obra, possvel encontrar a ressalva feita no estudo sobre Rahel. No se pretende apresentar vidas no sentido puramente psicolgico meramente subjetivo , nem como se as pessoas encarnassem o esprito de uma poca, como se fossem representantes de um Zietgeist atravs de uma tica objetiva. Na introduo do livro, a autora explica que esta coletnea de ensaios e artigos se refere basicamente a pessoas como viveram suas vidas, como se moveram no mundo, como foram afetadas pelo seu tempo histrico (ARENDT 2003, p. 7). Arendt chega a referir-se a um certo condicionamento entre o tempo histrico e a trajetria individual, mas ressalta o seu afastamento tanto da proposta de fazer um retrato subjetivo, quanto daquela que vislumbra traar o desenvolvimento de uma vida do ponto de visa objetivo. No pretende escrever uma anlise psicolgica do indivduo, recobrando um lado privado e oculto de sua vida. Nem encarar o desenvolvimento de uma vida como reflexo da Histria, como se constitusse a encarnao do sentido do processo histrico.

Arendt vai perceber ao estudar a perda da realidade no caso totalitrio. Assim, em Rahel, a autora sustenta que a antecipao de experincias, o conhecimento que precipitada e pretensiosamente converte o futuro em passado est colocado mais uma vez, parte da histria; no previne nada e se desvanece assim que a pessoa se rende novamente vida, capitula diante da vida (ARENDT 1994, p. 21-22).

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

A escrita da histria e os ensaios biogrficos em Hannah Arendt

Nos diversos ensaios biogrficos de Homens em tempos sombrios a questo da biografia aparece de diferentes maneiras. Ainda no prefcio, ao evocar a expresso brechtiana dos tempos sombrios, a autora declara a grande temtica que est em jogo na elaborao dos perfis biogrficos: mostrar a possibilidade da iluminao em tempos sombrios. A noo de tempos sombrios refere-se certamente s grandes tragdias do sculo XX, mas no apenas a isso. Arendt mostra que Sartre evocava a temtica em A nusea e Heidegger em Ser e tempo, onde se coloca o declnio do mundo pblico. Em Sartre, encontra um mundo onde todos os que so publicamente reconhecidos so salauds, e tudo o que existe numa presena opaca e sem sentido que espalha o ofuscamento e provoca mal-estar (ARENDT 2003, p. 8). Ao passo que Heidegger indicava anteriormente a inautenticidade do mundo pblico, uma cotidianidade determinada pelo falatrio sem sentido. Na concepo arendtiana, o mundo pblico enquanto espao privilegiado para o aparecimento das pessoas se configurou na plis grega com a afirmao da poltica. Nesse espao, como supe Arendt, os homens podiam revelar-se uns aos outros, compartilhando ideias e aes. O mundo pblico se configurava, na verso grega clssica, como o mbito de iguais que estava totalmente separado da hierarquia da casa. Em seu livro A condio humana, a autora trabalha a temtica do poltico, observando a afirmao e o decaimento do mundo pblico a partir da Antiguidade tardia, quando o poltico foi entendido como social. Nossa inteno no retomar a tese arendtiana sobre a separao entre o poltico e o social para discuti-la pormenorizadamente. Tese, alis, controversa, porque supe a possibilidade da separao dessas instncias. O que nos interessa vislumbrar que, embora a autora compartilhe em muito da configurao pessimista de Heidegger e Sartre sobre a decadncia do pblico na Modernidade, Arendt entrev, nos perfis biogrficos que apresenta em Homens em tempos sombrios, a persistncia da possibilidade da iluminao mesmo nos perodos mais obscuros. O que devemos notar que, embora no discorde completamente da hiptese de um declnio do pblico, chegando mesmo a defend-la, Arendt resguarda um quinho de dvida sobre a tese do decaimento do poltico. Se os tempos sombrios equivalem ao declnio do pblico, at mesmo no perodo totalitrio, onde se tenta uma verdadeira extirpao do mundo pblico, pode-se esperar alguma iluminao. Seus perfis biogrficos deixam ver que, mesmo no tempo mais sombrio, possvel esperar alguma iluminao. 4 Ento, de certo modo, os ensaios biogrficos ali reunidos se configuram com um poder iluminador.

43

Para Arendt, o totalitarismo advm de um declnio do poltico, mas configura-se como uma nova forma de governo. Nesse sentido, no possvel dizer que o totalitarismo o perodo mais sombrio, como se fosse simplesmente uma questo de gradao, pois, na concepo arendtiana, no possvel entender o totalitarismo pela distino de grau de com relao s tiranias e ditaduras (ARENDT 2004).

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

Renata Torres Schittino tal iluminao pode provir, menos das teorias e conceitos, e mais da luz incerta, bruxuleante e frequentemente fraca que alguns homens e mulheres, nas suas vidas e obras faro brilhar em quase todas as circunstncias e irradiaro pelo tempo que lhes foi dado na Terra essa convico se constitui como o pano de fundo implcito contra o qual se delinearam esses perfis (ARENDT 2003, p. 9).

44

Parece que essa iluminao levou Celso Lafer a concluir que as narrativas reunidas no livro se configuravam como histrias exemplares (LAFER 2003, p. 234). A sugesto pode ser til se ser exemplar no for entendido no sentido de modelar, pois, em Arendt, a biografia no diz o que fazer. No dita um padro a ser seguido. No comunga de uma historia magistra vitae tanto quanto no pretende abarcar a verso moderna do Zietgeist. Com intuito de entender o que pode significar essa iluminao e essa exemplaridade, se ficarmos com o termo de Lafer, retomaremos as diretivas arendtianas sobre a revelao de uma pessoa no mundo. Na verdade, falar em mundo pblico, em Arendt, quase um pleonasmo. Para ela, mundo o espao que se abre entre os homens. o que se passa entre os homens. Mundo, portanto, j comporta uma caracterstica eminentemente pblica. Por toda a sua obra, a autora insiste em afirmar a pluralidade de homens e mulheres em contraste com a nfase na Humanidade ou no mundo como coisa/objeto, cuja existncia independe dos homens. Na perspectiva arendtiana, o espao pblico que o mundo um espao de aparncias, onde os homens aparecem uns aos outros, podem ver e ser vistos (ARENDT 2008, p. 35). O espao pblico tem um significado que certamente vai alm do que se entende normalmente como poltica. interessante frisar a distino entre os dois grandes marcos histricos que a autora estuda para demarcarmos as possibilidades da revelao das pessoas. De um lado, teramos a experincia da plis, como espao de liberdade e realizao poltica, espao no qual os homens podem se relacionar entre si como iguais e diferentes. So iguais porque esto livres das necessidades biolgicas e sociais. A diferena, por sua vez, provm da possibilidade de demarcar quem so, revelando-se uns aos outros. De outro lado, no extremo oposto, h a terrvel experincia do totalitarismo, que, na configurao arendtiana, surge como a tentativa de eliminao da prpria poltica. Se atentarmos para a especificidade do totalitarismo, entrevista pela autora na sua distino entre tiranias, ditaduras e totalitarismos, veremos que, nessa ltima forma de governo, h no apenas o anseio de limitar as liberdades polticas/pblicas dos indivduos, retirando-lhes o papel da cidadania, mas tambm o projeto de exterminar a prpria espontaneidade do homem. No regime totalitrio no h apenas a separao entre pblico e privado, segundo a qual um ditador, rei ou tirano funda seu poder poltico. Na concepo arendtiana, o totalitarismo ergue-se tambm sobre a instncia privada, avanando mesmo sobre a capacidade de pensar dos homens. O que podemos perceber que, em Arendt, a existncia de um espao pblico estruturado permite a realizao do aparecimento das pessoas, a

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

A escrita da histria e os ensaios biogrficos em Hannah Arendt

revelao dos homens uns aos outros. Em outras palavras, permite o acontecer do mundo o contato plural dos homens. Sob esse aspecto, pode-se supor que, no totalitarismo, esse aparecimento torna-se invivel. De certo modo, com o decaimento do poltico, que para Arendt se mostra de diversos modos ao longo da histria ocidental, restringe-se realmente a possibilidade de revelao dos homens, do aparecimento das pessoas no mundo, qual seja, restringe-se o prprio mundo.5 No entanto, esse declnio no se mostra como uma perda total. Apesar de trabalhar com a noo de totalitarismo, Arendt no supe que a dominao totalitria tenha extirpado a possibilidade da revelao do homem por completo. Para faz-lo deveria abarcar todo o globo. Essa seria de fato a pretenso totalitria, embora no tenha se concretizado. isso que parece se confirmar com a iluminao entrevista pela autora na vida de homens e mulheres em tempos sombrios. Como poderia a iluminao se manter em perodos obscuros? Essa uma das principais questes que Arendt responde com suas biografias. Vale a pena analisar o que a autora discute em um dos seus ensaios sobre Jaspers acerca da revelao da pessoa no mundo. Ao explicar o fato do seu texto ser uma laudatio, faz importantes consideraes sobre a relao entre pblico/privado. A prpria noo antiga de laudatio, segundo ela, j indica como um louvor se refere dignidade que pertence a um homem, na medida em que ele mais que tudo o que faz ou cria (ARENDT 2003, p. 67). Trata-se de uma homenagem pessoa que tenha se destacado na vida.6 De modo que, o mrito pela revelao da pessoa no mbito pblico e no pela sua obra. Ao retomar o sentido que designa como novo-antigo a laudatio, Arendt mostra que parece compartilhar com a classe livreira alem, que concede o Prmio a Jaspers, o anseio de compreender a validade da trajetria da vida de uma pessoa sem partir da distino moderna entre pblico e privado, entre o conjunto de uma obra pblica e a vida privada. Com a ideia da laudatio, a autora deixa ver o que pressupe ser uma diferenciao entre indivduo e pessoa, e no, entre objetividade e subjetividade. Nessa distino,
precisamente a pessoa humana em toda a sua subjetividade que precisa aparecer em pblico para atingir uma realidade plena. Se aceitamos esse sentido novo-antigo, devemos mudar nossas concepes e abandonar nosso hbito de igualar o pessoal ao subjetivo, o objetivo ao factual ou impessoal (ARENDT 2003, p. 68).

45

Na concepo arendtiana, um sujeito individual que concebe a obra e a apresenta ao pblico. No entanto, essa no uma mera relao entre sujeito e objeto se a obra no apenas um artefato tcnico ou acadmico, mas um ter-se demonstrado na vida (ARENDT 2003, p. 68). O que ocorre que com a

Arendt refere-se perda do mundo no cristianismo, cuja proeminncia recai no no mundo dos assuntos humanos, mas na vida eterna. Trata, no mesmo sentido, da perda do mundo na Modernidade quando o homem volta-se para dentro de si mesmo. Alm disso, a configurao platnica da separao entre mundo das ideias e mundo das sombras se lhe apresenta como uma depreciao dos assuntos humanos pela teoria. Ver ARENDT 2000. 6 O discurso de Arendt integrado em Homens em tempos sombrios foi pronunciado quando K. Jaspers recebeu o Prmio da Paz da Classe Livreira Alem (ARENDT 2003, p. 67).

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

Renata Torres Schittino

46

obra aparece a personalidade do seu autor. Tal personalidade no uma inteno individual, um conjunto de sensaes privadas que podem ser controladas pelo autor, mas alguma coisa sobre a qual ele mesmo no tem poder. O elemento pessoal est alm do controle do sujeito e, portanto, o exato oposto da mera subjetividade (ARENDT 2003, p. 68). Arendt sugere que essa personalidade uma espcie de daimon grego que acompanha a pessoa por toda a sua vida, e que, embora no aparea para ela, est sempre olhando por sobre o seu ombro, resultando que ele sempre mais conhecido por todos que encontram o homem do que por ele mesmo (ARENDT 2003, p. 68). A laudatio , nesse sentido novo antigo previsto por Arendt, indica a configurao essencial dos seus ensaios biogrficos. O que a autora busca revelar o aparecimento das pessoas no mbito pblico sua iluminao. importante a compreender a amplitude desse elemento pessoal, pois exatamente nesse ponto que consiste a explicao da sua rejeio de uma biografia puramente psicolgica ou objetiva. A partir dessa revelao do pessoal pode-se vislumbrar porque suas incurses pela biografia no consistem numa retomada da vida particular dos sujeitos, nem de entend-los como representantes de um esprito do tempo. No ensaio sobre Rosa Luxemburgo, Arendt traz algumas consideraes sobre o gnero biogrfico, j que o seu texto parte da leitura da biografia de Rosa produzida por J.P. Nettl. Nesse trabalho, a autora fala de seu respeito pela biografia como gnero tradicional o qual ela denomina biografia definitiva, ao estilo ingls, referindo-se biografia que trata da vida de uma pessoa importante, na qual
a histria a no tratada como o inevitvel pano de fundo de um tempo de vida de uma pessoa famosa; antes como se a luz incolor do tempo histrico fosse atravessada e refratada pelo prisma de um grande carter, de modo que no espectro resultante obtm-se uma unidade completa entre vida e mundo (ARENDT 2003, p. 37).

O comentrio sobre a biografia provm, sobretudo, da admirao de Arendt pelo projeto de Nettl. A autora fica estupefata com a escolha de Rosa para ser biografada no estilo tradicional, j que a fama da revolucionria no exatamente consensual. A ao de Rosa no mundo certamente no estaria de acordo com aquela ideia de uma pessoa que encarna o rumo da Histria.7 Ainda na esteira da reflexo sobre a biografia tradicional, a autora indica que o gnero no parece funcionar para tratar da vida de grandes artistas, de escritores, de homens ou mulheres cujo gnio os obrigou a manter o mundo a

Vale a pena destacar um comentrio sobre as biografias definitivas de Hitler e Stalin (Alan Bullock e Isaac Deutscher com as quais, alis, Arendt trabalha bastante em Origens do totalitarismo) Segundo ela, tais chefes de Estado, foram honrados imerecidamente com biografias definitivas teses impessoais biografias tcnicas, muito bem elaboradas, mas que no deixam as pessoas ver a histria sob a luz de teses impessoais apenas resulta na promoo falsa respeitabilidade e em uma distoro ainda mais sutil dos eventos. Quando queremos ver os eventos e as pessoas em sua proporo correta, temos ainda de ir s biografias ainda muito menos documentadas e factualmente incompletas de Hitler e Stalin, escritas respectivamente por Konrad Heiden e Boris Souvarine (ARENDT 2003, p. 37).

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

A escrita da histria e os ensaios biogrficos em Hannah Arendt

uma certa distncia, e cuja significao reside principalmente em suas obras, artefatos que acrescentaram ao mundo, e no no papel que nele desempenharam (ARENDT 2003, p. 37). Em Rosa, Arendt discute a iluminao daqueles que no agiram no espao pblico especificamente como homens polticos, de pessoas cuja ao poltica no seria reconhecidamente a da poltica oficial. Observemos que Arendt no se ope ao uso que Netll faz da biografia, ao contrrio, louva-lhe o empreendimento de modo que deixa ver que a biografia no est atrelada ao seu modo tradicional. Mas como entender que, no caso de grandes artistas, o relevante possa ser apenas sua obra e no sua vida? Estaria essa proposio em contradio com a noo desenvolvida no texto sobre Jaspers, onde trata da noo de laudatio? O que est em questo a exatamente o porqu da biografia e o sentido daquilo que apresentvamos como o elemento pessoal. Em outras palavras, se, para Arendt, o fundamental a iluminao a revelao do quem ser necessrio que haja a ao pblica? O caso de Lessing interessante para pensar esse ponto. Arendt destaca como Lessing nunca esteve vontade em seu mundo. Tempos sombrios do absolutismo, cuja obscuridade criticava. No entanto, apesar da negao do mundo e do prprio mundo de ento afast-lo, Lessing no teria perdido de vista o mundo a presena de outrem, o sentido plural de mundo. Na perspectiva arendtiana, isso se comprovaria pela sua noo de esttica, tanto quanto pela sua concepo de verdade. A primeira era marcada por uma preocupao com a relao entre o artista e o mundo, qual seja, o efeito no espectador. A segunda sugeria a equivalncia entre verdade e opinio: Que cada um diga o que acha que verdade, e que a prpria verdade seja confiada a Deus! (apud ARENDT 2003, p. 36). Vivendo em tempos sombrios, Lessing precisou se refugiar no pensamento, mas no acreditou, conforme Arendt supe, que o pensamento pudesse substituir o mundo. No confundiu a liberdade de ao com a liberdade de pensamento. Seu segredo seria a manuteno de uma conexo com o pensamento de outrem. O selbstdenken pensar por si mesmo de Lessing no se configura como um sistema fechado. No est fixado num eu, mas revela a prpria pluralidade do mundo. Na narrativa arendtiana sobre Jaspers, encontramos um diagnstico semelhante. A autora discute como ele se manteve intacto diante de todas as tentaes do totalitarismo. O que aparece a um contato com o mundo, mesmo quando o mundo se encolhe e no est configurado como espao pblico propriamente dito. Para Arendt, sua vantagem que mesmo no isolamento, ele no representa uma opinio privada, mas um ponto de vista pblico e ainda oculto (ARENDT 2003, p. 68). De Jaspers, Arendt chega a dizer que representava a prpria humanitas, pois julgava os acontecimentos como se estivesse perante toda a humanidade.8 O amor luminosidade, que tambm um amor ao mundo, implica uma espcie de pensamento alargado, que Kant vislumbrava na sua Crtica do juzo, e que Arendt retoma para configurar a indicao de um juzo poltico.
8

47

No discurso arendtiano, a noo romana de humanitas est prxima da noo grega de daimon. Indica a qualidade de uma personalidade sem constituir um valor objetivo (ARENDT 2003, p. 68-69).

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

Renata Torres Schittino O pensamento de Jaspers espacial porque se mantm sempre em referncia ao mundo e s pessoas nele presentes, e no porque seja limitado a algum espao existente. De fato, no caso d-se o contrrio, pois sua inteno mais profunda criar um espao onde a humanitas do homem possa aparecer pura e luminosa. Um pensamento desse gnero, sempre relacionado intimamente aos pensamentos de outros, est fadado a ser poltico, mesmo quando trata de coisas que no so minimamente polticas; pois ele sempre confirma aquela mentalidade ampliada kantiana, que a mentalidade poltica par excellence (ARENDT 2003, p. 73).

48

O que se pode perceber nas biografias arendtianas uma preocupao com a revelao da pessoa no mundo. Essa revelao do quem, que a autora tambm chama de iluminao, est diretamente relacionada ao espao pblico, mas no necessariamente significa que a pessoa deva ser famosa ou que sua vida pblica deva estar entrelaada com a Histria. A conexo entre luminosidade e revelao indica a vinculao com o mundo. Desse modo, mesmo em pensamento ou mesmo num afastamento fsico do mundo possvel manter a proximidade com outros homens. Deve-se notar que, para Arendt, a capacidade para a responsabilidade pelo mundo origina-se numa forma de pensamento que sustenta a ligao com outrem. Um pensamento que se configura sem perder de vista a possibilidade da pluralidade de opinies. Nesse sentido, um dos critrios mais marcantes nos ensaios biogrficos arendtianos o seu anseio de tentar compreender como a pessoa mantm uma ligao com o mundo ou como sucumbe a algum tipo de afastamento. A comparao entre o perfil biogrfico de Jaspers e o de Heidegger deixa ver que se trata tambm de entender as escolhas que as pessoas fazem; como as pessoas agem. Se Jaspers foi capaz de resistir s tentaes, para usar a formulao da autora, Heidegger no teve a mesma sorte e acabou se envolvendo irreversivelmente com o nazismo ao assumir por onze meses o reitorado da Universidade de Freiburg. O que Arendt busca mostrar em seu texto sobre Heidegger como o rei secreto do reino do pensar pde ter um juzo to equivocado sobre o movimento. A autora no indica exatamente nenhum defeito de pensamento de Heidegger, ao contrrio, seu ensaio , at certo ponto, um comentrio elogioso sobre a forma como o filsofo de Ser e tempo rompeu com a tradio do pensamento e, seguindo a sugesto de Husserl, tomou a liberdade de ir s coisas mesmas.9 Heidegger surge como um grande pensador, que busca pensar livremente. O elemento que parece fundamental na distino entre Heidegger e Jaspers a forma do pensamento. Jaspers sempre manteve uma conexo fundamental com a noo de pblico, enquanto Heidegger via a apenas a obscuridade e o falatrio. A retirada do pensamento confirmou-se num afastamento do mundo dos assuntos humanos. Arendt recorre histria contada por Plato, no Teeteto, sobre Tales e a camponesa trcia, a qual riu do jovem sbio que, ao contemplar o cu, caiu no buraco, para sugerir uma possvel deformao dos filsofos profissionais.
9

Nas palavras de Arendt, lemos que, com Heidegger, o pensamento tornou a ser vivo, ele faz com que falem os tesouros culturais do passado considerados mortos e eis que eles propem coisas totalmente diferentes do que desconfiadamente se julgava (ARENDT 2003, p. 223).

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

A escrita da histria e os ensaios biogrficos em Hannah Arendt

No afastamento do mundo, na proximidade das ideias, os filsofos podem perder o contato com os assuntos humanos e tomar muitas vezes decises inadequadas.10 Ao tentar compreender como as pessoas agem no mundo, como se relacionam com o mundo entendido como a prpria pluralidade de homens , a autora no parte de pressupostos determinantes. No existe uma frmula para explicar porque Jaspers no aderiu ao nazismo enquanto Heidegger, como tantos outros milhares de bons alemes, o fez. Por vezes, ao compor seus perfis, Arendt menciona bases familiares slidas, grupos especficos, tentando entender de onde vem a autoconfiana necessria ao julgamento do mundo. 11 No entanto, quem uma pessoa no pode ser definido por nenhum antecedente individual ou psicolgico, nem por nenhum objetivo ou condicionamento da histria.12 Maurice Merleau-Ponty, ao traar o perfil e a trajetria de Paul Czanne, pergunta-se pela relao entre vida e obra. Seu texto perpassado pela questo da possibilidade das condies de vida sociais, psicolgicas afetarem a criao do artista. Merleau-Ponty refere-se dvida de Czanne, mostrando o quanto o pintor revela-se inseguro de seu talento. interessante notar como o filsofo traz as consideraes de Zola e mile Bernard, que, por terem intimidade com Czanne e terem contato com sua falta de confiana, supunham um fracasso (MERLEAU-PONTY 2004, p. 125). Ao contrrio desses contemporneos de Czanne, Merleau-Ponty busca se afastar de qualquer determinismo, embora no deixe de se perguntar pela conexo entre o dado de uma vida aquilo que sempre somos e a liberdade de criao e escolha aquilo que nos tornamos. A resposta do filsofo visa enfatizar o momento de criao da obra, o momento da expresso, sem perder de vista que tal ato se abre num horizonte de sentido preexistente. Nosso propsito no discutir aqui as orientaes marxistas e fenomenolgicas de Merleau-Ponty. Apenas retomamos parte de sua argumentao sobre Czanne para trazer um posicionamento paralelo sobre a questo da revelao da pessoa. O que interessa frisar que, para o filsofo, a dvida de Czanne no era simplesmente uma insegurana, mas estava relacionada ao fato de que nunca saberia quem ele era. A dvida estava de acordo com a prtica da sua obra, ao prprio pintar o mundo como ele via. A dvida revelava a sensao de impotncia por no ser onipotente, indicava a

49

Ora, sabemos todos que Heidegger tambm cedeu uma vez tentao de mudar de morada e de se inserir no mundo dos afazeres humanos [...] a tendncia ao tirnico pode se constatar nas teorias de quase todos os grandes pensadores (Kant a grande exceo) (ARENDT 2003, p. 230). 11 Sobre Jaspers, a autora indica que em termos psicolgicos e biogrficos talvez seja relevante relacionar sua inviolabilidade ao lar de onde proveio. Seus pais estavam ligado ao campesinato frsio (ARENDT 2008, p. 71). Assim como no caso de Rosa menciona o grupos de iguais judaico-polons. 12 No texto sobre Brecht, Arendt retoma os versos do prprio poeta quando jovem e supe que Der Herr der Fische configura um retrato do autor na figura do senhor e mestre da terra dos peixes, a terra do silncio. O retrato na verdade um nada ter a dizer de si mesmo, enquanto subjetividade, intimidade (So, auf Hin- und Widerreden/Hat mit ihnen er verkehrt/Immer kam er ungebetten/Doch sein Essen war er wert). Na concepo arendtiana, trata-se de um auto-retrato, no qual se apresenta um estranho e amigo de todos, portanto rejeitado e bem-vindo, bom s para Hin-und Widerreden [conversa e rplica], intil para a vida cotidiana, silencioso sobre si prprio, como se no tivesse nada a comentar [...] (ARENDT 2003, p. 189).

10

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

Renata Torres Schittino

50

finitude da existncia (MERLEAU-PONTY 2004, p. 136). O fato de que, apesar de nossas intenes e aptides, nunca podemos saber exatamente para onde vamos. Referir-se-ia aquilo que Arendt denominava o fluxo vivo da ao. Nesse sentido, Merleau-Ponty supe que a conexo entre obra e vida s pode ser desvendada a posteriori. Com isso, pode-se ter a impresso de que a vida j continha o artista. Ou, no sentido contrrio, acreditar que a obra que deixa ver a vida. O filsofo segue mais por essa segunda via, mas procura enfatizar uma ligao entre vida e obra, segundo a qual, a vida no um dado pronto, um conjunto de fatos que se conformam como uma estrutura da qual o homem no pode escapar. O que Merleau-Ponty sustenta que a novidade no surge do nada. H a superao do que ramos, sem que deixemos de ser os mesmos. Desse modo, sempre possvel retomar o passado e descobrir os fios que ali estavam para serem puxados: O nascimento e o passado definem para cada vida categorias ou dimenses fundamentais que no supem nenhum ato em particular, mas que se leem ou se reconhecem em todos (MERLEAUPONTY 2004, p. 141). Czanne se interroga duvida de si mesmo pois no pode saber que sua vida se abre para a obra. Se interroga por que no est pronta a conexo entre vida e obra, a qual s se faz mesmo no momento da expresso, da criao. Nunca soube quem ele realmente era e nem poderia: o sentido daquilo que o artista vai dizer no est em parte alguma, nem nas coisas que ainda no tm sentido, nem nele mesmo, em sua vida no formulada (MERLEAU-PONTY 2004, p. 135). A busca de Arendt pelo quem tambm sugere um anseio de sair da duplicidade subjetividade/objetividade. O quem no nem uma inteno, como se fosse uma conscincia interior que pudesse ser controlada pelo homem, nem o que algum , como se a vida pudesse ser vista de fora, como realizao de uma qualidade objetiva. A noo arendtiana do quem est relacionada ao anseio de conceber o fluxo vivo da ao, e, em alguma medida, comporta a semelhana com a concepo merleau-pontyana de que o sentido no est em parte alguma, mas se compe no prprio ato de expresso, de criao. Apenas uma vez pronto, o sentido se deixa ver porque se tornou possvel. O elemento pessoal que Arendt busca na elaborao dos seus perfis biogrficos alguma coisa como o prprio fluxo vivo da ao, a espontaneidade da pessoa. Em A condio humana, a autora indica uma diferenciao entre quem algum e o que algum . Nessa diferenciao, defende que qualquer adjetivao sobre a pessoa s vem a mostrar o que algum ou o que algum foi comunista, nervoso, pobre etc. O quem s se manifesta aos outros durante a ao. como o daimon que est por cima dos ombros de cada um e no pode ser visualizado pelo ator, mas apenas por aqueles que comungam o espao pblico com ele. Uma forma de se aproximar do quem, na verdade, a nica maneira possvel do ator compreend-lo e encontrar o significado de sua ao, pela reificao da histria. O problema que, sempre que se tenta dizer quem algum , so evocados adjetivos que no tm a capacidade de conceber a singularidade de cada um e generalizam o quem pela determinao do que.

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

A escrita da histria e os ensaios biogrficos em Hannah Arendt

Na tentativa de se aproximar ao mximo do fluxo vivo da ao, Arendt sugere que a mmesis, menos como repetio da ao, e, mais como re-apresentao da ao, poderia deixar ver esse fluxo vivo. Para nosso contexto da discusso sobre histria e biografia em Arendt, bastante relevante que, ao traar essas distines, a autora sugira que o estilo biogrfico o mais adequado para aqueles que pretendem revelar o quem de uma pessoa. Compreenso e narrativa A suposio sobre a possibilidade de entrever a revelao do quem est, na concepo arendtiana, intimamente relacionada escrita da histria. Deve-se observar, no entanto, que quando a autora se refere a tal empreendimento narrativo, ela no tem como pressuposto a noo moderna de um processo da Histria que subjaz representao escrita. J indicvamos isso ao mencionar que, nos ensaios biogrficos, Arendt no compartilha da ideia segundo a qual a pessoa pode ser entendida como encarnao do esprito do tempo. A rejeio do Zeitgeist no apenas um questionamento da concepo hegeliana da histria. Trata-se de uma crtica radical da noo moderna de Histria. Em seu texto sobre O conceito de histria: antigo e moderno, Arendt fala do surgimento da histria na Grcia com Herdoto e de seu nascimento metafrico com Homero. A experincia de Ulisses, ao ouvir sua prpria histria a histria da sua vida na corte dos Fecios, consiste na cena primordial da histria e da poesia. O encontro entre ator e espectador da histria propiciaria a possibilidade da reconciliao entre ao e compreenso. Franois Hartog retomaria a proposio arendtiana para indicar, na mesma cena de Ulisses, o aparecimento da historicidade como elemento fundamental para o desenvolvimento da escrita historiogrfica.13 Em Homens em tempos sombrios, no seu trabalho sobre Lessing, a autora tambm menciona essa potencialidade da palavra se entender com a ao. Arendt afirma que, depois da Primeira Guerra Mundial, a tentativa de dominar o passado atravs de descries e explicaes no encontrou sucesso. Segundo ela,
deveriam se passar quase trinta anos antes que surgisse uma obra de arte que apresentasse a verdade ntima do acontecimento de um modo to transparente que se podia dizer: Sim, como foi. E nessa novela, A Fable (Uma Fbula), de William Faulkner, descreve-se muito pouco, explica-se menos ainda e no se domina absolutamente nada; seu final so lgrimas, pranteadas tambm pelo leitor, e o que permanece alm disso o efeito trgico ou o prazer trgico, a emoo em estilhaos que permite a pessoa aceitar o fato de que realmente poderia ter ocorrido algo como aquela guerra. Menciono deliberadamente a tragdia porque, mais que as outras formas literrias, representa um processo de reconhecimento. O heri trgico se torna cognoscvel por reexperimentar o que se fez sob o sofrimento, e nesse pathos, ao novamente sofrer o passado, a rede de atos individuais se transforma num acontecimento, num todo significativo (ARENDT 2003, p. 27).
13

51

Em Hartog lemos que: Do ponto de vista de Ulisses, esse curto momento de entre-dois, em que no mais Ulisses e que ainda no Ulisses, no traduziria tambm a descoberta dolorosa da no coincidncia de si consigo mesmo? Uma descoberta que no exprimvel em palavras, mas que Homero torna visvel pelas lgrimas de Ulisses [...] o choque da diferena temporal de si consigo mesmo: o encontro com a historicidade (HARTOG 2003).

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

Renata Torres Schittino

52

No mesmo livro, Arendt apresenta a filosofia do contar histrias de Isak Dinesen, de quem toma o prenncio de que todas as dores podem ser suportadas quando colocadas numa histria, utilizando-se dele como epgrafe de um dos captulos de A condio humana. Em Dinesen, Arendt encontra uma verdadeira contadora de histrias, para quem o mundo est repleto de acontecimentos e eventos inexplicveis, necessitando das histrias para encontrar sentido. Arendt retoma tambm nesse texto mais claramente a problemtica que a perseguira pelo menos desde a escrita da biografia de Rahel o perigo que corre o contador de histrias de transformar a prpria vida em histria. De viver a vida como se a histria j estivesse pronta. Na concepo arendtiana, tornar a vida histria significa perder o carter indeterminado da vida. Consiste em entender a ao dos homens no mundo como se j soubssemos seus fins. Pode-se perceber que a resistncia da autora em considerar vida e histria como uma nica mesma coisa a leva a designar uma diferenciao entre ao e histria entre a vida e a escrita da histria, que ser concebida por um autor a posteriori. Tal distino aparece na obra de Arendt por diversas vezes, estando tematizada de diferentes maneiras, atravs da separao entre pensamento e ao, Histria e poltica, ao e compreenso. O que nos importa observar que, de um modo ou de outro, traz no seu bojo a desconexo entre o fluxo vivo da ao, o prprio momento da ao, de um lado, e a possibilidade de compreend-la e narr-la, de outro. Tal distino aparece em A condio humana como a separao entre a Histria real e a histria narrada. Sua interposio se faz no sentido de diferenciar ao e escrita da histria. No primeiro caso, se est na ordem da contingncia, enquanto a segunda instncia refere-se alada do autor, daquele que narra a histria Arendt utiliza o termo storyteller: as histrias reais, ao contrrio das que inventamos, no tm autor [...] A diferena entre a histria real e a fico precisamente que esta ltima feita, enquanto a primeira no o (ARENDT 2000, p. 198). Nesse sentido, a historiografia surge como uma atividade intelectual que se empenha na tarefa de compreender a histria real, erigindo ela mesma um produto que a histria escrita. Isso no significa que, para Arendt, exista uma Histria em si, a qual a escrita da histria deva alcanar. Quando distingue ao e escrita da histria, que aparecem mesmo como histria real e histria escrita, a autora no supe a existncia de um processo autnomo que pode ser entendido como Histria. A histria real, na formulao de Arendt, a prpria ao dos homens. Est totalmente na esfera da contingncia. A diferenciao entre histria real e histria escrita indica uma distino entre a perspectiva do ator, que, para Arendt, nunca sabe exatamente o que est fazendo, e a posio do espectador, que olha a histria de fora, quando a ao j chegou ao fim. Tal separao, no entanto, no definitiva. Veja que, ao conceber metaforicamente o incio da escrita da histria, a autora supunha a possibilidade de uma reconciliao, na qual ator e espectador estariam reunidos na mesma pessoa de Ulisses que ouve sua prpria histria. A histria narrada encarna uma compreenso e permite uma reconciliao com a ao. Mas o que significa essa reconciliao ou compreenso na configurao arendtiana?

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

A escrita da histria e os ensaios biogrficos em Hannah Arendt

Apesar de retomar o termo hegeliano, reconciliao aqui no implica a ideia e uma realizao da histria a reconciliao do esprito consigo mesmo. No h como na Filosofia da histria o desenvolvimento do esprito na histria por intermdio da astcia da razo. A coruja de minerva no lana seu voo ao entardecer, se esse entardecer for vislumbrado como uma espcie de termo de um longo processo histrico, que concebido linearmente se apresenta como o progresso da Histria. A Histria, para Arendt, um conceito moderno. Segundo ela, existem aes e acontecimentos de um lado, e histria (escrita da histria), de outro. Se ainda fala em reconciliao, no supe que exista qualquer astcia da razo ou ardil da natureza que perpasse o processo histrico tramando um sentido a priori para a existncia na Terra. Sua evocao da noo de reconciliao carrega uma forte conotao de compreenso. Trata-se da possibilidade de entender e aceitar como um evento pde acontecer. Tendo em vista que, na formulao arendtiana, nada do que acontece deveria necessariamente acontecer, a compreenso o meio de reconciliar-se com o que de fato foi com o que aconteceu. Assim como indica na sua referncia a Faulkner. Sua obra permitiu dizer: Sim, como foi. Tal afirmao no sugere nenhuma considerao especial por tentar ver o passado na ntegra, como se significasse a pretenso a uma totalidade dos fatos ou alguma pressuposio metdica. Devemos destacar que a concepo arendtiana da reconciliao est de acordo com a suposio de que se existe algo como Histria, no se assemelha a um processo linear dotado de sentido, mas coleo de histrias sobre homens e mulheres, sobre suas aes e seu aparecimento no mundo. O fim da histria s pode surgir como o fim de uma ao, o fim de uma vida. A reconciliao no um grand finale da Histria. A compreenso um processo interminvel, que est em jogo no entre histrias, em meio pluralidade de histrias. Trata-se de aceitar embora compreender no seja tudo perdoar, como frisa Arendt que a contingncia tornou-se fato. No mbito da ao tudo contingncia, possibilidade. A esfera da compreenso equivale ao momento em que o acontecimento se realizou. Deixou de ser mera possibilidade e cristalizou-se como acontecido. Reconciliar-se compreender, de certo modo, conformar-se passagem da contingncia irrevogabilidade. Uma vez acontecido o evento, as possibilidades esto mortas. Em A vida do esprito, Arendt explicita esse argumento ao analisar a filosofia de Duns Scottus.
Uma coisa pode ter acontecido bastante ao acaso, mas uma vez que tenha vindo a ser e que tenha assumido realidade, perde seu aspecto de contingncia e apresenta-se a ns com aspecto de necessidade. [...] Uma vez que o contingente aconteceu, no podemos mais desembaraar os fios que o enredaram at que se tornasse um evento como se pudesse ainda ser ou no ser (ARENDT 2008, p. 403).

53

O contador de histrias, o storyteller, uma figura especial nesse processo de compreenso. Atravs da narrativa, os acontecimentos e fatos adquirem um sentido. No um sentido terico, que pode indicar a razo ou a explicao
histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

Renata Torres Schittino

54

de um evento, mas um sentido que advm da prpria narrativa, atravs da re-apresentao do fluxo vivo da ao. A essa altura podemos avaliar que a narrativa histrica e a tarefa de contar histrias de vida em Arendt esto intimamente conectadas. Revelar o quem deixar ver o sentido da histria. No o sentido da Histria em geral, ou da Humanidade, mas de histrias particulares, que so muitas e plurais. O exerccio do contar histrias, tarefa que todos realizam cotidianamente, contando e recontando suas histrias para si mesmos e para os outros, ofcio especial dos poetas e dos historiadores. No sem razo, Arendt retomava a histria de Ulisses como incio metafrico da histria e da poesia, embora resguardando a especificidade da historiografia, que tem que se reconciliar com a verdade dos fatos. De todo modo, est em jogo uma superioridade da narrao de histrias em relao s tentativas de explicar a realidade por meio de teorias e procedimentos lgico-argumentativos. Nenhuma filosofia, nenhuma anlise, nenhum aforismo, por mais profundos que sejam, podem se comparar em intensidade e riqueza de sentido a uma estria contada adequadamente (ARENDT 2003, p. 29). Odlio Aguiar chega a sugerir que, na concepo arendtiana, o filsofo precisa se tornar tambm um storyteller e se relacionar com os acontecimentos em lugar de partir da universalidade (AGUIAR 2001, p. 216). Para a questo da histria e biografia, pode-se destacar, por fim, que a prtica da narrativa biogrfica em Arendt desvela-se ela mesma como uma concepo da histria. A biografia no aparece como um novo-velho mtodo historiogrfico que visa buscar a vida individual para romper com o estruturalismo. Tambm no se adqua noo moderna de histria, donde o indivduo podia surgir como um representante do esprito do tempo e, tampouco, deve ser concebida como um retorno ao antigo topos da histria mestra da vida, como se compusesse retratos exemplares vidas/modelos que pudessem ser imitadas.14 Se seus perfis carregam algum sentido de exemplaridade, como indicava Celso Lafer, isso s possvel se for entendido que exemplaridade, nesse caso, no funciona como modelo ou padro daquilo que deve ser feito. A menos que pensssemos o arqutipo como uma forma. Pois, de fato, Arendt conta histrias de grandes vidas, que no so grandiosas pela sua fama, mas pela maneira segundo a qual se relacionaram com o mundo com a pluralidade de homens e mulheres no mundo. A prpria autora, por vezes, faz referncia ao termo ensinar/aprender quando apresenta seus biografados. A exemplaridade significaria, para usar palavras arendtianas, alguma coisa como um estalo. Se preferirmos os termos de seu amigo Benjamin, podemos dizer que se trata de um relampejar (BENJAMIN 1994, p. 224).

14

A biografia despontou no cenrio historiogrfico do fim do sculo como possibilidade de desvencilhar a escrita histrica da anlise das estruturas que estivera em vigor at ento. A chamada terceira gerao dos Annales e a micro-histria italiana apresentaram vertentes metodolgicas para a nova composio indivduo-sociedade. Cf. LE GOFF 1999.

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

A escrita da histria e os ensaios biogrficos em Hannah Arendt

Referncias bibliogrficas ANDREIUOLO, Beatriz. Imagens de tempos sombrios. Tese de Doutorado. PUCRio, 2011. AGUIAR, Odlio Alves. Filosofia e poltica no pensamento de Hannah Arendt. Fortaleza: EUFC, 2001. AGUIAR, O. Pensamento e narrao em Hannah Arendt. In: MORAES, Eduardo Jardim; BIGNOTTO, Newton. Hannah Arendt : dilogos, reflexes, memrias. Belo Horizonte: UFMG, 2001, p. 215-226. AMIEL, Anne. Hannah Arendt: poltica, acontecimento. Lisboa: Piaget, 1997. A R E N DT, H a n n a h . A c o n d i o h u m a n a . R i o d e J a n e i r o : Fo r e n s e Universitria, 2000. ______. Homens em tempos sombrios. So Paulo: Cia. das Letras, 2003. ______. Compreenso e poltica. In:______. A dignidade da poltica. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2002, p. 39-54. ______. Entre o passado e o futuro. So Paulo: Perspectiva, 1997. ______. A vida do esprito. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008. ______. Origens do totalitarismo. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. ______. Rahel Varnhagen: a vida de uma judia alem na poca do Romantismo. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1994. ______. Eichmann em Jerusalm: um relato sobre a banalidade do mal. So Paulo; Cia. das Letras, 1999. ______. Compreender, formao, exlio, totalitarismo. So Paulo: Cia. das Letras, 2008. BENHABIB, Seyla. The reluctant modernism of Hannah Arendt. Califrnia: Sage Publications, 1996. BENJAMIN, W. Sobre o conceito da histria. In:______. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994. CANOVAN, Margaret. Hannah Arendt: a reinterpretation of her political thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. DUARTE, Andr. O pensamento sombra da ruptura: poltica e filosofia em Hannah Arendt. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. HARTOG, F. Os antigos, o passado, presente. Braslia: UnB, 2003. HONOHAN, Iseult. Arendt and Benjamin on the promise of history: a network of possibilities or one apocalyptic moment?. Clio, 19, 1990. KATEB, George. Ideology and storytelling. Social research, vol. 69, n 2, p. 321357, Summer 2002.

55

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

Renata Torres Schittino

LAFER, C. Hannah Arendt: pensamento, persuaso e poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. ______. Hannah Arendt: vida e obra. In: ARENDT, H. Homens em tempos sombrios. So Paulo: Cia. das Letras, 2003. MERLEAU-PONTY, M. A dvida de Czanne. In:______. O olho e o esprito. So Paulo: Cosac Naif, 2004, p. 121-142. ROVIELLO, A-M. Senso comum e modernidade em Hannah Arendt. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. TAMINIAUX, J. The Thracian maid and the professional thinker: Arendt and Heidegger. New York: State University of New York Press, 1997. YOUNG-BRUEHL, E. Hannah Arendt: por amor ao mundo. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1997.

56

histria da historiografia ouro preto nmero 9 agosto 2012 38-56

You might also like