You are on page 1of 38

1

ESTADO E PODER POLTICO EM MARX


Walmir Barbosa*

1- Breve biografia

Karl Marx nasce na provncia alem do Reno, em 5 de maio de 1818, numa famlia da pequena burguesia judia prspera que adere ao protestantismo e ao racionalismo iluminista. Cursa Direito em Bonn e Berlim. Integra-se ao movimento intelectual e poltico denominado Esquerda Hegeliana em sua estadia em Berlim. Este grupo busca submeter os textos sagrados e a propriedade privada `a crtica e valoriza a luta poltica. Este grupo tambm conduz, de um ponto de vista liberal, oposio a autocracia prussiana. Marx inicia o doutorado em 1838, concluindo-o em 1841 com a tese A Diferena entre a Filosofia da Natureza de Demcrito e de Epicuro, quando louva o fato de Epicuro ter buscado encontrar um lugar para a liberdade do homem em face da natureza, opondo-se ao determinismo natural de Demcrito. As reflexes e preocupaes de Marx no mbito do prprio movimento da Esquerda Hegeliana apontam no sentido de trazer a filosofia do cu para a terra. Os problemas econmicos, polticos e sociais, ou seja, histricos, assumem

progressivamente a centralidade no seu pensamento. Entre 1842 e 1846, Marx dirige o peridico Gazeta Renana (1842 e 1843); edita os Anais Franco-Alemes (1844); rompe com a Esquerda Hegeliana; elabora obras como Introduo Crtica da Filosofia do Direito de Hegel e Sobre a Questo Judaica (redigidos anteriormente, mas publicados em 1844 no nico numero da revista Anais Franco-Alemaes), Manuscritos Econmicos e Filosficos (1844) e A Ideologia Alem (1845/1846). Entre 1847 e 1852, Marx e Engels1 ingressam na Liga dos Comunistas2; elaboram o Manifesto do Partido Comunista (1847); participam intensamente das

mestre pelo Programa de Ps-Graduao em Histria das Sociedades Agrrias da UFG e professor de teoria em Cincia Poltica na UCG.

2 revolues de 1848; e fundam o peridico Nova Gazeta Renana (1848) sob uma orientao democrtica radical contra a autocracia prussiana. A vitria da contrarevoluo conduz Marx ao exlio em maio de 1849 na cidade de Londres. Elabora, no perodo imediatamente subsequente, as obras As Lutas de Classe na Frana de 1848 a 1850 (1850) e O Dezoito Brumrio de Lus Bonaparte (1851 e 1852). As obras Contribuio para a Crtica da Economia Poltica (1859) e O Capital (1867, 1885 e 1894, respectivamente, volumes I, II e III), sua principal obra, revelam a dinmica de expanso e de crise do capitalismo. A participao na fundao da I Associao Internacional dos Trabalhadores (AIT) em 1864, para o qual eleito para o seu Conselho Geral, confirma o seu compromisso com a construo de uma personalidade poltica revolucionria, libertria e internacionalista dos trabalhadores. Marx morre na cidade de Londres em 14 de maro de 1883.

2- Principais Obras

A totalidade das obras de Marx encontram-se publicadas em lngua portuguesa. Dentre suas obras, podemos destacar Manuscritos Econmicos e Filosficos de 1844, onde Marx procura desenvolver, entre outras coisas, a sua teoria da alienao por meio da dialtica materialista; A Misria da Filosofia (1846 e 1847), onde Marx procura identificar um contedo liberal e idealista presente no socialismo de Proudhon; a trilogia As Lutas de Classes na Frana de 1848 a 1850, O Dezoito Brumrio de Luiz Bonaparte e A Guerra Civil na Frana (1871), onde Marx conduz estudos sobre as formas assumidas pelas lutas de classes na Frana entre 1848 e 1871, com especial ateno sobre o papel do Estado e a luta das classes sociais pelo seu controle; e O Capital, onde Marx conduz os estudos sobre a origem e a dinmica de expanso e crise do capitalismo.

3- Comentadores em Lngua Portuguesa

Friedrich Engels o amigo e colaborador que acompanha Marx praticamente em toda a sua vida. Chega a concluses a que Marx chegou por caminhos prprios, contrai com ele uma intensa parceria intelectual e o socorre economicamente em diversas oportunidades. 2 Organizao de trabalhadores alemes emigrados e sediada em Londres.

3 Entre os comentadores de Marx em lngua portuguesa podemos destacar Michael Lwy, que publicou Mtodo Dialtico e Teoria Poltica e As Aventuras de Karl Marx contra o Baro de Mnchhausen; Nelson Werneck Sodr, que publicou Fundamentos do Materialismo Dialtico, Fundamentos do Materialismo Histrico, Fundamentos da Economia Marxista e Fundamentos da Esttica Marxista; Leandro Konder, que publicou Marxismo e Alienao, Os Marxistas e a Arte, Marx, Vida e Obra e O Marxismo na Batalha das Idias; Carlos Nelson Coutinho, que publicou Marxismo e Poltica: A Dualidade de Poderes.

4- Introduo

A concepo marxiana de Estado e de poltica se insere no processo de debate sobre a relao estabelecida entre Estado e sociedade inaugurada com a modernidade. A dinmica produtivista do capital e a liberalizao do indivduo das obrigaes feudais do base para a formao da concepo contratualista moderna, com a qual Marx dialoga criticamente. Marx faz a crtica do contratualismo, em grande medida influenciado pelas contradies sociais geradas pelo capitalismo e pela emerso social e poltica do proletariado moderno. Para Marx o Estado possui uma origem calcada na desigualdade e no conflito de classes engendrados pelo surgimento da propriedade privada, com a funo de assegurar e conservar a dominao e a explorao de classe.

5- Sociedade e Totalidade em Marx

Para Marx, a sociedade, articulada por meio de uma formao social concreta, seria produto do desenvolvimento histrico-social, tivesse os homens conscincia disso ou no. Entretanto, os homens no poderiam eleger a formao social em que se encontram nem tampouco arbitrar livremente sobre as suas foras produtivas. A formao social e as foras produtivas herdadas seriam o resultado, respectivamente, das lutas sociais e da ao sobre a natureza conduzidas por parte dos homens que os precederam.

4 A sociedade conformaria-se em um todo complexo e interdependente, fundado por mltiplas determinaes. Um determinado nvel do desenvolvimento das foras produtivas, corresponderia a um desenvolvimento da produo, do comrcio e do consumo. Um determinado nvel do desenvolvimento da produo, do comrcio e do consumo, corresponderia a um desenvolvimento das formas de organizao social organizao da famlia, das classes sociais etc. Um determinado nvel de desenvolvimento das formas de organizao social, corresponderia a um Estado. Um determinado desenvolvimento das foras produtivas e das relaes de produo, corresponderia certas expresses ideolgico-culturais (Marx e Engels, 1952, p. 414424). A correspondncia entre os diversos nveis da vida social no obedeceriam a uma relao mecnica (e necessria) entre causa e efeito, a exemplo do mundo natural, mas sim uma correspondncia dialtica, na qual os sujeitos histrico-sociais determinariam o curso da realidade. A sociedade, articulada por meio de uma formao social concreta, encontrarse-ia em constante movimento. Portanto, qualquer formao social seria sempre transitria e histrica. Este conceito de sociedade uma apreenso da realidade proporcionada pelo mtodo dialtico materialista histrico. A compreenso das sociedades de classes, por exemplo, no poderia ocorrer, portanto, abstraindo a gnese da sociedade, o modo como ela produzida e a forma como ela opera em funo da sua prpria gnese.

5.1- A Dialtica Materialista Histrica

Marx busca em diversas oportunidades distinguir o mtodo dialtico de Hegel do seu prprio mtodo dialtico. Uma destas oportunidades surge por meio do posfcio da segunda edio de O Capital para o alemo (Marx, 1988, p. 21-27). Para Hegel, segundo Marx, o processo do pensamento, identificado com a Idia (ou Razo Absoluta), transformar-se-ia no sujeito, no demiurgo do real; o real seria apenas uma materializao externa da Idia. O movimento do real seria, por assim dizer, uma realidade derivada, visto que o seu fundamento e determinao se daria na Idia. O homem histrico, portanto, seria apenas um instrumento do qual se valeria a Idia para se desenvolver.

5 Para Marx, a idia no pr-existiria ao real. A idia seria o prprio real transposto e traduzido no pensamento do homem. Marx exclua o fantstico do real, contrapondo dialtica mistificada de Hegel a dialtica calcada no real. Essa leitura dialtica materialista fundada na realidade histrica determinaria o mtodo de anlise de Marx, de modo que este partiria sempre da investigao preliminar do real. No do real idealizado, como poderia sugerir o termo populao, quando abstrado das suas classes sociais, das relaes de produo sobre as quais se apoia etc, que, segundo Marx, somente poderia permitir atingir abstraes frgeis e progressivamente mais simples. Mas do real enquanto totalidade de mltiplas determinaes e relaes. Para Marx (1982, p. 14),

(...) o concreto aparece no pensamento como o processo da sntese, como resultado, no como ponto de partida, ainda que seja o ponto de partida efetivo e, portanto, o ponto de partida tambm da intuio e da representao. No primeiro mtodo, a representao plena volatiliza-se em determinaes abstratas, no segundo, as determinaes abstratas conduzem reproduo do concreto por meio do pensamento. Por isso que Hegel caiu na iluso de conceber o real como resultado do pensamento que se sintetiza em si, se aprofunda em si, e se move por si mesmo; enquanto que o mtodo que consiste em elevar-se do abstrato ao concreto no seno a maneira de proceder do pensamento para se apropriar do concreto, para reproduzi-lo como concreto pensado. Mas este no de modo nenhum o processo da gnese do prprio concreto.

Partir do real permitiria, segundo Marx, apreender dinmicas3 e formular conceitos enquanto expresso de mltiplas determinaes do real captado e (re)construdo no pensamento. Para Marx, expressaria o curso do pensamento abstrato que se eleva do mais simples ao complexo (Marx, 1982, p. 15). Encerrado esse momento retornar-se-ia ao real, mas agora enquanto real reconstrudo e conhecido. O real se apresentaria como um fluxo permanente de movimento contraditrio. Movimento contraditrio seria um dado objetivo do real, visto que emergiria das prprias bases sobre as quais historicamente se configuraria o real. Portanto, independentemente da prpria compreenso da idia de movimento contraditrio (ou
Marx em diversas passagens utilizou o termo lei para retratar a dinmica de um modo de produo ou uma formao social concreta e especfica, provavelmente influenciado pelo cientificismo do sculo XIX. Lei no no sentido que o positivismo atribua a essa palavra, ou seja, algo constante, necessrio e determinado pela coisa em si, que poderia ser reconhecido pelo homem atravs da observao direta dos fenmenos sociais e naturais. Para o positivismo, as leis naturais e sociais seriam idnticas. J para Marx, as leis ou dinmicas sociais seriam histricas e transitrias, expressando movimentos passveis de
3

6 das representaes construdas no mbito do pensamento, tendo em vista express-lo), ele percorreria o pensamento e a prtica do homem. Na histria da humanidade o movimento contraditrio expressar-se-ia em um perodo ou etapa histrica articulado por um modo de produo. Esse, por sua vez, se manifestaria por meio de formaes sociais concretas regidas por determinadas dinmicas. Estas comandariam o movimento social, por um lado, como um processo que, em certa medida, restringiria em grande medida o poder de arbtrio dos homens; mas, por outro, seriam capazes, ao mesmo tempo, de condicionar concretamente a vontade, a conscincia e as intenes dos homens como agentes sociais diferenciados. Para Marx, o fundamental na pesquisa seria descobrir as dinmicas que regeriam e modificariam os fenmenos estudados. Dinmicas que atuariam nas condies e interesses materiais, inclusive no mbito do prprio pensamento. Assim, a crtica do prprio pensamento, idia, cultura, da sociedade moderna, somente poderia surgir do real que o determina e no do pensamento refletindo diretamente sobre si mesmo. do real, desvendado pela prxis, isto , pela ao racional tendo em vista a transformao das relaes sociais que o pensamento poderia auto-criticar-se e desalienar-se. Assim, o pensamento, a idia, a cultura, em princpio fora de lugar, poderiam ser colocadas em seus devidos lugares medida em que se reconhece as suas determinaes materiais. Marx cuida de distinguir, ainda, o mtodo da pesquisa do mtodo de exposio. Para Marx, a pesquisa tem de captar detalhadamente a matria, analisar as suas vrias formas de evoluo e rastrear a sua conexo ntima. S depois de concludo esse trabalho que se pode expor adequadamente o movimento real (Marx, 1988, p. 26). Marx d exemplo concreto desta prtica cientfica no estudo da economia poltica. Anteriormente confeco da obra O Capital, Marx conduz estudos amplos e profundos sobre a mercadoria, o valor, a mais-valia, a reproduo (simples e ampliada) do capital, o dinheiro, entre outros temas, como podemos confirmar nos esquemas de estudo pessoal que tomam a forma das obras Para a Crtica da Economia Poltica e Teorias da Mais-Valia. Elas culminam, por meio do mtodo dialtico, na apreenso das dinmicas que regem o capitalismo e que podem proporcionar condies sociais capazes de desenvolv-lo ou super-lo.
transformao pela ao humana, no possuindo um sentido de exatido matemtica, mas de coerncia geral determinada pelo todo interdependente dos elementos que compe a sociedade.

7 Marx, conforme observamos, apresenta o seu mtodo dialtico dentro de uma configurao racional, histrica, materialista e emprica. Movimenta suas pesquisas do particular para o geral e vice-versa, buscando apreender dinmicas e formular conceitos por meio de estudos dos fenmenos, esfora para demonstrar a coeso entre o que anda nas cabeas dos homens e as bases materiais sobre as quais se localizam os ps dos homens e coloca a temporalidade dos fenmenos no centro do seu pensamento.

5.2- A Concepo Materialista da Histria

Os debates sobre a destruio furtiva e o parcelamento da propriedade do solo, em curso na Provncia Renana, desperta em Marx uma preocupao com os chamados interesses materiais (Marx e Engels, 1983, Volume 1, p. 300 e 301). O recolhimento de lenha por parte de um campons em uma propriedade, considerada furto pela Dieta Renana, conduz Marx tomada de conscincia da estreita relao entre o direito e a propriedade privada. Esse processo ocorre durante a sua experincia como redator da Gazeta Renana, entre os anos de 1842-43. Em 1844, por meio dos Anais Franco-Alemes, as investigaes desembocam na concluso de que tanto as relaes jurdicas como as formas de Estado se baseiam nas condies materiais de vida. Afirma Marx (1983, Volume I, p. 301),

Minha pesquisa chegou concluso que as relaes jurdicas, bem como as formas do Estado, no podem ser compreendidas por si s, nem pela assim chamada evoluo geral do esprito humano, mas tm suas razes nas relaes materiais da existncia cujo conjunto Hegel inclui no termo de sociedade civil, seguindo o exemplo dos ingleses e franceses do sculo XVIII - e que a anatomia da sociedade civil deve ser procurada na economia poltica.

A continuidade dos seus estudos permite a Marx concluir que (...) na produo social da sua vida, os homens contraem determinadas relaes necessrias e independentes da sua vontade, relaes de produo que correspondem a uma determinada fase de desenvolvimento das suas foras produtivas materiais (Marx e Engels, 1983, Volume 1, p. 301). As relaes de produo seriam as relaes concretas que os homens estabeleceriam em uma determinada sociedade, tendo em vista a produo e reproduo desta mesma sociedade. As relaes de produo se expressariam por meio da forma de

8 propriedade, da produo/distribuio dos excedentes sociais, do carter do direito, de representaes ideolgicas, da organizao das relaes de trabalho entre as classes sociais, entre outras. As relaes de produo condicionariam profundamente as relaes sociais em geral. As relaes de produo encontrar-se-iam correlacionadas no seu

desenvolvimento com as foras produtivas, que seriam os recursos tecnolgicos, o conhecimento cientfico, as estruturas de produo rural e urbana, o nvel de conscincia social4 etc. Para Marx, no seria possvel foras produtivas desenvolvidas, a exemplo do nvel conquistado pelas mesmas no capitalismo, coexistindo com relaes de produo atrasadas historicamente se comparadas a estas, a exemplo das relaes de produo feudais. Portanto, relaes de produo e foras produtivas determinar-se-iam no desenvolvimento da sociedade humana. As relaes de produo e as foras produtivas, em suas relaes concretas, historica e socialmente estabelecidas, formariam a estrutura5 (ou base) econmica da sociedade, sob cuja base (...) se levanta a superestrutura jurdica e poltica e qual correspondem determinadas formas de conscincia social (Marx, 1983, Volume 1, p. 301). Marx percebe uma interao e uma interdependncia profunda entre a estrutura, responsvel pela produo e reproduo da vida material, e a superestrutura, responsvel pela produo e reproduo da vida poltica e espiritual. Esta percepo de Marx o remete para a ontologia do ser social. Neste ponto, Marx categrico quando afirma que (...) no a conscincia do homem que determina o seu ser, mas, pelo contrrio, o seu ser social que determina a sua conscincia (Marx, 1983, Volume 1, p. 301). Enfim, Marx no reconhece nas leis, nas formas do Estado, nas expresses
O conceito de conscincia social em Marx incorporaria as formas de expresso da subjetividade humana (expresses literrias e filosficas, romances, doutrinas religiosas, criaes artsticas etc), bem como o nvel de conscincia e conhecimento da relao homem/natureza e das relaes sociais. Essas manifestaes da conscincia social seriam ideolgicas e mais ou menos racionais, humanistas e crticas, segundo o grau de desenvolvimento da estrutura econmica, da experincia e de amadurecimento das classes sociais. Enfim, do estgio de desenvolvimento da sociedade humana. 5 O conceito estrutura pode receber diversos sentidos e dimenses na teoria e metodologia marxista. Pode significar estrutura (base) econmica; superestrutura (estrutura fruto da materializao de instituies e formas de conscincia social); estrutura global e abstrata identificada com o conceito de modo de produo; estrutura global identificada com uma formao social (ou scio-econmica) especfica e concreta. O fundamental que o conceito de estrutura remete sempre para um conjunto complexo de elementos interdependentes e que se conserva durante um determinado tempo; uma dada estrutura no deve ser pensada em si prpria, mas em relao a outras estruturas, a partir das determinaoes historicas.
4

9 subjetivas dos indivduos, segmentos e classes sociais uma autonomia e independncia em relao s das condies materiais de existncia da sociedade. 5.3- Transformao Histrica Para Marx, as foras produtivas tenderiam historicamente para o

desenvolvimento, o que acirraria as contradies com as relaes de produo que qualificaria e conservaria o modo de produo. Essa contradio intrnseca, emergida das bases de produo e reproduo material da sociedade, prolongar-se-ia nos mbitos jurdico, poltico e ideolgico e criaria um contexto histrico propcio para as transformaes sociais. Nas palavras de Marx (1983, Volume 1, p. 302),

(...) abre, assim, uma poca de revoluo social. Quando se estudam essas revolues, preciso distinguir sempre entre as mudanas materiais ocorridas nas condies econmicas de produo e que podem ser apreciadas com a exatido prpria das cincias naturais, e as formas jurdicas, polticas, religiosas, artsticas ou filosficas, numa palavra, as formas ideolgicas em que os homens adquirem conscincia desse conflito e lutam para resolv-lo.

A sociedade se manifestaria, de fato, por meio de sujeitos sociais concretos, ou seja, das classes sociais antagonizadas pela propriedade privada e em conflitos explcitos revoltas, revolues, greves etc e ocultos inculcao de valores ideolgicos, remanejamentos poltico-institucionais etc. As lutas de classes seriam conduzidas pelas classes dominantes e dominadas. Expressariam aes sociais (polticas, culturais etc), intencionais ou no, sempre ideolgicas, com o propsito de conservar ou suprimir as relaes de produo. Marx supera, por meio da sua interpretao dialtica materialista do curso da histria, o economicismo, que atribui ao fator econmico a responsabilidade pelas transformaes, o evolucionismo, que reconhece uma dinmica evolutivo-natural comandando o curso das mudanas, e o voluntarismo, que personifica as mudanas por meio da ao de determinados personagens e pequenos grupos e que despreza as estruturas econmicas e os embates de classes. Descobre que a libertao do trabalho na sociedade dominada pelo capital e suas personas demandaria suprimir as relaes capitalistas de produo (trabalho, propriedade, direito etc) e as relaes sociais por elas

10 condicionadas, de forma a edificar novas relaes de produo e novas relaes sociais fundadas na propriedade coletiva dos meios de produo e na igualdade social real, e que o proletariado seria a classe fundamental que dirigiria tal processo.

6- A Concepo de Estado em Marx

Marx toma de Hegel que por sua vez havia apropriado dos contratualistas dos sculos XVII e XVIII - os conceitos de sociedade civil enquanto o conjunto das relaes econmicas e interesses privados e de sociedade poltica correspondendo ao Estado. Marx, por um lado, concebia uma profunda conexo entre os dois conceitos, por outro, atribua sociedade civil o momento decisivo da relao estabelecida entre sociedade civil e sociedade politica. Para Marx, seria por meio da sociedade civil - o conjunto das relaes econmicas e interesses privados -, fundadora do Estado, que se poderia compreender o surgimento do Estado, o seu carter de classe, a natureza de suas leis, as representaes sobre as quais ele se apoiaria, e assim por diante. E mais, o Estado, criatura da sociedade civil, constituiria-se num instrumento voltado para a garantia das prprias bases sobre as quais se apoiaria a sociedade civil. O Estado burgus, por exemplo, protegeria as relaes capitalistas de produo, de forma a assegurar o domnio do capital sobre o trabalho, a reproduo ampliada do capital, a acumulao privada do produto social, a redistribuio do fundo pblico em benefcio do capital, a explorao da renda fundiria etc. Portanto, o Estado seria, ao mesmo tempo, parte integrante das relaes capitalistas de produo e instrumento de defesa das mesmas.

6.1- A Concepo de Estado em Marx 1843-1844

A concepo de Estado de Marx desenvolvida medida em que conduz a crtica dialtica de Hegel, analisa o capitalismo, e participa das lutas polticas do proletariado. Nos primeiros estudos Marx contesta a dominao do Estado (burocracia) sobre a sociedade civil e defende a supresso do Estado moderno. Para o Marx de 184344, a extino do Estado (burocracia e mecanismos de representao poltica) seria a

11 pr-condio da verdadeira democracia, de maneira que cada homem poderia ser representante de si mesmo. Em que pese esta perspectiva, que coloca Marx e Hegel em campos distintos quanto s opes polticas e compromissos sociais, Marx no rompe completamente com Hegel no tocante a sua concepo de Estado. Marx admitia que sociedade civil e sociedade poltica seriam duas esferas sociais separadas: a primeira, o conjunto de carncias individuais e fins particulares; a segunda, o grupo social especializado, cuja funo seria identificar e gerir os interesses gerais. Marx, embora no rompa com Hegel no tocante concepo de Estado, o supera no mbito da referida concepo. Apoiando-se na crtica feuerbachiana da alienao, avana mais do que Hegel e o submete crtica quando reconhece na referida separao a origem da alienao poltica. Alienao cuja raiz ltima teria sido a criao do Estado, com a conseqente separao entre governantes (burocracia) e governados (sociedade civil expressa nos burgueses, proletrios, camponeses etc.). A superao da alienao poltica, portanto, passaria pela supresso do Estado (burocracia). O conceito de sociedade civil tambm conserva-se no universo filosfico e terico de Hegel. A sociedade civil seria o campo do interesse concreto do povo em contraposio ao interesse particular da burocracia. Marx ainda no concebia a sociedade civil como realidade conformada por classes sociais sob interesses e relaes conflitantes, definidos a partir das relaes de produo. Saes (1994, p. 65), chama a ateno para o fato de que Marx, em A Questo Judaica, qualifica a propriedade privada, a cultura e a ocupao como premissas ou pressupostos do Estado poltico moderno. Mas indaga: H uma relao entre base (econmica) e superestrutura (ideolgica, poltica e jurdica) conforme demonstrada no Prefcio? H uma relao entre Estado e propriedade, sendo o primeiro guardio da segunda? Para Saes, as premissas, tanto os elementos materiais (propriedade, ocupao) quanto os espirituais (religio, cultura) estariam apresentadas lado a lado, separadas e sem estabelecer qualquer hierarquia de relao. Estado e sociedade civil no formam ainda para Marx uma unidade de contrrios, mas um crculo vicioso no qual a sociedade civil, alienada, permitiria o robustecimento do Estado, ao mesmo tempo causa e efeito da alienao. No texto A Introduo Crtica da Filosofia do Direito de Hegel, a introduo da figura histrica do

12 proletariado, em que pese o amadurecimento da anlise, ainda no permite superar o referido crculo. O proletrio o homem destitudo de propriedade. No se trata, ainda, de uma classe social inserida numa determinada relao de produo, a exemplo do operrio fabril. O papel poltico do proletariado, por sua vez, no fica claro, visto que ele prprio seria parte da sociedade civil e encontraria-se alienado, o que comprometeria a condio de dirigente do processo por sua prpria fora. Esta classe parece apresentar dependente daqueles que poderiam conduzir a crtica da propriedade e do Estado moderno: os filsofos de esquerda (Saes, 1994, p. 67). Marx ainda se encontra submetido a uma contradio intelectual e poltica. A adeso ao comunismo, em uma perspectiva proletria, conflitua com a concepo hegeliana de Estado, que uma concepo burguesa.

6.2- A Concepo de Estado em Marx - 1846-1847

Marx, em colaborao com Engels, avana a sua concepo de Estado e de poder poltico entre 1846 e 1847 quando da elaborao de obras como a Ideologia Alem e o Manifesto do Partido Comunista. O Manifesto do Partido Comunista inicia com a afirmao de que Ate hoje, a historia de todas as sociedades que existiram ate nossos dias tem sido a historia das lutas de classes (Marx e Engels, 1983, volume I, p. 21). E conclui em seguida que (1983, volume I, p. 22)

Homens livre e escravo, patrcio e plebeu, baro e servo, mestre de corporao e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposio, tem vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformao revolucionaria da sociedade inteira, ou pela destruio das suas classes em luta.

Posicionamento igualmente claro foi apresentado por Marx (e Engels) em relao ao Estado em geral e ao Estado burgus em particular. Reconhece no Estado uma instituio em disputa pelas classes em conflito tendo em vista fazer valer seus interesses e que apresenta, portanto, um carter de classe necessrio em decorrncia da sociedade encontrar-se socialmente antagonizada pelo advento da propriedade privada e das classes sociais. E conclui que (1983, volume I, p. 23)

13

(...) a burguesia, desde de estabelecimento da grande industria e do mercado mundial, conquistou, finalmente, a soberania poltica exclusiva no Estado representativo moderno. O governo moderno no seno um comit para gerir os negcios comuns de toda a classe burguesa.

Marx precisa as bases da sua concepo de Estado e de poder poltico. Posteriormente ira desenvolve-la por meio das chamadas obras histricas.

6.3- A Concepo de Estado em Marx - 1848-1852

A grande expanso das foras produtivas a partir dos anos 40 e 50 na Europa Ocidental e EUA no sculo XIX, as revolues operrias e populares de 1848 e 1871 e o descortinamento da mquina do Estado (1848-1852), proporciona a formao de um movimento social proletrio. O pensamento de Marx, de 1843-1844 a 1848-1852, reflete esta passagem, ou seja, o movimento comunista estaria em transio - uma ideologia pegueno-burguesa radical d lugar a uma ideologia proletria revolucionria. Conforme o conceito de intelectual orgnico de Gramsci, Marx incorpora/reflete, por assim dizer, esta nova realidade scio-econmica e poltica, conservando/superando seus primeiros estudos. Por meio das obras As lutas de Classes na Frana de 1848 a 1850 e O Dezoito Brumrio de Lus Bonaparte, Marx supera a separao polarizada entre Estado (burocracia) e sociedade civil, bem como a existncia da dominao da burocracia sobre a sociedade civil no Estado moderno. Reala, ainda, o carter instrumental que a ao poltica da burocracia de Estado assume, tendo em vista assegurar os interesses das classes dominantes, quais sejam, a propriedade privada burguesa e as relaes de explorao. Para Marx, os limites estabelecidos para a atuao da burocracia de Estado - a preservao da propriedade e das relaes de explorao - permitia a esta burocracia uma grande margem de iniciativa. A burocracia de Estado assumia, por assim dizer, os limites de conscincia possvel das classes dominantes, ou seja, superaria os interesses burgueses corporativos e imediatos na defesa da sociedade burguesa. Ela poderia, inclusive, reprimir politicamente ou ferir interesses econmicos particularistas da classe burguesa, contraditrios com a preservao da ordem social e com a acumulao de

14 capital a longo prazo. Tudo seria lcito, desde que assegurasse a ordem social, as relaes de produo e a acumulao do capital. Marx destaca o burocratismo parasitrio de Estado dirigido pelo poder executivo cuja funo bsica seria vigiar e punir a sociedade. Trata-se de um parasitismo de novo tipo. Enquanto no perodo de vigncia do Estado absolutista o fundo pblico redistribudo na forma de rendas asseguradas pelos ttulos, funes e cargos remunerados, ocupados unicamente pela aristocracia, com a ascenso burguesa a redistribuio passa a se dirigir, indiretamente, tecnocracia - o staff superior da burocracia civil e militar -, e, diretamente, classe burguesa via financiamentos, superfaturamentos de obras, servios e mercadorias realizadas e/ou adquiridos via contratos etc. O parasitismo passa a servir, ainda, como instrumento voltado para cooptar as classes populares por meio de servios sociais prestados e para reprimir os movimentos sociais de forma a assegurar a ordem e a acumulao. Marx tambm aborda o exerccio do poder poltico pelas classes dominantes por meio dos poderes executivo e legislativo. O exerccio indireto do poder poltico executivo - e o exerccio direto - legislativo por parte das classes dominantes cumpriria a funo ideolgica de ocultar a dominao. A representao popular na definio do poder executivo o apresentaria como um poder legtimo e acima dos interesses imediatos de qualquer grupo, sendo que de fato seus limites de ao estariam definidos e submetidos ao poder legislativo. Em condies especiais, a exemplo de poderosos movimentos sociais insurgentes, as classes dominantes poderiam transferir o seu poder poltico direto para o poder executivo (burocracia). De fato, o que ocorre no golpe do Dezoito Brumrio. Teoricamente, o Marx de 1848-1852, tambm neste ponto, incorpora/supera o o Marx de 1843-1844. Enquanto que para o ltimo o parlamento encontraria-se emasculado de poder decisrio, dominado pela burocracia (manietado pelo executivo) e reduzido funo ideolgica de ocultar o exerccio do poder, para o Marx de 1848-1852 o parlamento seria o poder que as classes dominantes exerceriam diretamente e que tambm poderiam, eventualmente, governar diretamente por meio dele (Saes, 1994, p. 71).

15

7- O Dezoito Brumrio de Luz Bonaparte

A obra O Dezoito Brumrio de Luz Bonaparte possui grande importncia para o pensamento de Marx como um todo e para a ampliao da sua concepo de Estado em particular. O Dezoito Brumrio de Luz Bonaparte, de um lado, revela a crise do novo Estado em consolidao, que substitura o Estado absolutista. De outro, ocorre em uma conjuntura de interveno clara e direta das classes subalternas, ou seja, pela primeira vez na histria essas classes colocam em questo o poder e de forma direta e laica. O novo Estado burgus. O Estado absolutista derrubado por meio da Revoluo Francesa de 1789 graas atuao de setores republicanos, populares e jacobinos. A derrota dos jacobinos ao trmino da fase da Conveno (1793-1794) da Revoluo Francesa, a Constituio de 1795 e a fase do Diretrio (1794-1799) define claramente o carter do novo Estado. O Estado comandado por Napoleo Bonaparte na fase do Consulado (17991804) um Estado burgus, apoiado em uma forte burocracia civil e militar e que se imps sobre a sociedade. Este Estado cresce e se fortalece em termos econmicos, polticos, nacionais e burocrticos. Sob a construo do Estado burgus e de uma sociedade civil burguesa, construa-se uma hegemonia burguesa. A desconstruo de uma hegemonia e a construo de outra ocorre em um contexto de crise. E no poderia ser diferente, visto que interesses de classes esto sucedendo no poder de Estado, tendo em vista conquistar condies favorveis para a reproduo das relaes sociais que mais podiam satisfazer seus interesses materiais. A classe dominante tradicional e a emergente se enfrentam, as vrias fraes da classe dominante emergente disputam a liderana da conquista e as classes subalternas se inserem no processo. Conforme Marx chama a ateno, um dos grandes dilemas das crises que antecede a ascenso do Primeiro e do Terceiro Napoleo o fato de que a ascenso popular tem como resultado o fortalecimento do Estado, visto que a incapacidade da conquista do poder por parte deste movimento determinaria a sua derrota, por um lado, e a conservao de uma cultura poltica e uma estrutura burocrtico-militar qualificada para a subordinao das classes subalternas, por outro. Escreve Marx (1983, p. 234 e 235),

16

O poder executivo, com sua enorme organizao burocrtica e militar, com seu mecanismo complicado e artificial, com um exrcito de meio milho de funcionrios ao lado de outro exrcito de meio milho de soldados - esse corpo parasitrio medonho que envolve como um invlucro todo o organismo da sociedade francesa e entope todos os seus foros - criou-se no perodo da monarquia absoluta, no fim do sistema feudal, aperfeioando o centralismo estatal.

O Estado burgus encontra-se consolidado na Frana de 1848.

7.1- O Golpe do Dezoito Brumrio e o Bonapartismo A revoluo de 1848 desencadeia uma conjuntura crtica em termos polticos. As lutas de classes se intensificam na Frana e na Europa. a Primavera dos Povos, como fica conhecida esta revoluo. A partir de 1849, com a eleio de Luz Bonaparte graas ao dilvio eleitoral dos camponeses em seu favor - que o leva para a presidncia da Segunda Repblica recm criada - tem incio a contra-revoluo. O processo da contra-revoluo atinge o seu pice com o golpe do Dezoito Brumrio, quando a Segunda Repblica d lugar ao Segundo Imprio e Luz Napoleo sagrado Napoleo III. Interpretando a revoluo de 1848, as lutas de classes subsequentes e o golpe de Estado de Bonaparte, Marx identifica uma srie de problemas. Aspectos que, por um lado, revela caractersticas do Estado bonapartista, por outro, permite a identificao de caractersticas tpicas do Estado burgus em geral. Em primeiro lugar, Marx destaca o problema da aparente autonomia do Estado. O gigantesco aparato burocrtico civil e militar que envolve como um invlucro todo o organismo da sociedade francesa e entope todos os seus poros, ou seja, o Estado subordina a sociedade civil. E mais, agora a espada domina e se sobrepe a todos os indivduos, setores e classes sociais. O Estado que destri a imprensa revolucionria (1848 e 1849), persegue a imprensa burguesa; que submete vigilncia as reunies populares, submete vigilncia os sales burgueses; que reprime os movimentos subalternos, reprime os movimentos da sociedade em geral. O Estado, que reprime as classes subalternas a pedido da burguesia, termina por acuar a prpria burguesia. Marx demonstra que o crescimento da burocracia do Estado, quando o liberalismo econmico pleiteia o Estado mnimo (restrito funo de preservar as regras

17 do jogo, cujo fundamento se apia na idia de que todos seriam iguais no mercado) e quando o papel coercitivo se prolonga para todas as classes sociais (inclusive indivduos e setores da classe burguesa), permite o florescimento da idia do carter autnomo do Estado; de que o mesmo encontra-se pairando sobre a sociedade. De fato, uma leitura emprica dos processos e fatos em curso poderia levar a esta iluso. Entretanto, uma leitura mais atenta demonstra que o Estado encontra-se articulado em uma certa lgica, que esta organizado no sentido de medidas, de critrios, de atuaes cujo sentido a reposio expansiva das relaes capitalistas de produo e a dinamizao das foras produtivas. Ao trmino do Segundo Imprio (1870) a Frana transforma-se na segunda maior nao industrial da Europa. Esta problemtica inseria uma outra: Quem a classe dominante e como ela exercia o poder? Marx demonstra que a classe dominante no existe enquanto uma classe homognea. A unidade desta classe em torno da defesa da propriedade e do status quo no se prolonga necessariamente nas opes e projetos polticos concretos. A diversidade de segmentos, na forma de fraes de classe e correntes polticas, para Marx, emergia da forma concreta como os referidos segmentos se inseriam na estrutura de reproduo material da sociedade. Marx, enfim, encontra o elemento explicativo das lutas de classes no mbito da classe dominante, de forma a identificar a coincidncia entre projeto poltico e interesses sociais concretos. Em primeiro lugar Marx demonstra que o exerccio da dominao burguesa ocorria num contexto de uma aliana de classes. No Estado, no governo e na sociedade, o domnio burgus inclua setores da pequena propriedade, intelectuais, setores mdios, latifundirios. A hegemonia pressupe um conjunto de alianas e/ou cooptao social. Em segundo lugar, a dominao no ocorria diretamente. O domnio, a exemplo da forma do regime bonapartista, poderia ocorrer por meio de outras esferas de poder (judicirio e legislativo) e de esferas da burocracia de Estado, ou da sociedade civil. Apenas episodicamente a burguesia exercia diretamente o poder. Em terceiro lugar, a dominao dependia direta ou indiretamente das foras armadas. A espada no uma caracterstica apenas dos Estados precedentes, mas de todo Estado. O Estado burgus aprimora em termos organizacionais, estratgicos, doutrinrios e blicos o aparato repressivo do Estado. Em quarto lugar, a dominao burguesa sob a forma bonapartista pressupe uma base social de sustentao poltica mobilizada e controlada. O campesinato, que

18 projeta Napoleo Bonaparte - responsvel pela legalizao da repartio da terra - no sobrinho Luz Bonaparte, e que o concebe como o protetor/salvador dos interesses da classe camponesa frente rapinagem do capital comercial, industrial e financeiro, proporciona ao Imperador uma base social de sustentao poltica no campo. O lumpem proletrio, formado por segmentos sociais proletrios despolitizados e imediatistas, mobilizados por meio de mtodos demaggicos e populistas, por sua vez, proporciona ao Imperador uma base social de sustentao poltica na cidade. Em quinto lugar, o clero aparece como o intelectual orgnico deste Estado. O clero busca proporcionar a legitimidade divina do Imprio e do Imperador na medida em que os concebem como fruto da manifestao da graa de Deus, que assegura a conduta dos homens de acordo com as leis e a obedincia ao Estado/governo e que monopoliza a educao e o saber formal.

7.2- Estado e Representaes de Classe no Bonapartismo

O Estado burgus, na forma do regime bonapartista, concorre decisivamente para o ocultamente da realidade. Sob um discurso liberal, promove uma poderosa burocracia pblica. Sob uma aparente autonomia induzida por esta prpria burocracia, efetivamente conduz a proteo e expanso dos interesses dominantes na forma da progressiva acumulao capitalista (expandindo as foras produtivas e repondo as relaes capitalistas de produo). Marx demonstra, ironicamente, que o ocultamento da realidade assume, nas vrias classes e grupos sociais, representaes invertidas da realidade. Os camponeses apareciam como inocentes, mas de fato, encontram-se no contexto de sua ideologia pequeno-burguesa e da sua configurao scio-econmica concreta (atomizados em pequenas unidades familiares dispersas nas diversas localidades), projetando Napoleo I, guardio da propriedade e famlia camponesa, no Napoleo III como novo guardio. A burguesia, que com sua imprensa sob vigilncia e seus sales vasculhados, aparecia como vtima de um poder construdo graas disputa e ao enfraquecimento das suas vrias fraes de classe, seria a grande beneficiria do poder. O partido da ordem, aristocrtico (ou aristocracia aburguesada), dividido por meio das casas de Bourbon e de Orleans, que vem no novo imperador sagrado o seu tutor, o teria de fato como tal apenas na medida em que este protegesse a propriedade privada. O proletariado de

19 1848, que compartilharia do governo por meio de Proudhon e do Palcio do Trabalho, com a iluso de que por meio do governo de coalizo ocuparia uma parte do poder, no consegue nada alm do que concorrer, temporariamente, para fortalecer o mito do Estado como instituio acima das classes sociais. O prprio exrcito, que aparecia como uma fora prpria e monopolizadora da violncia, que consolida a imagem de que a farda o manto do poder, nada mais do que um instrumento da defesa da propriedade burguesa. Marx demonstra, portanto, que uma leitura puramente calcada nos sentidos, emprica, no poderia dar conta de toda complexidade que as lutas de classes e a relao Estado e sociedade assumia na Frana do perodo de 1848-1852 e na sociedade moderna em geral. Seria necessrio ultrapassar as aparncias dos fenmenos por meio de uma abordagem de totalidade, ou seja, a partir da localizao da forma concreta em que cada classe ou grupo social se insere na produo e as relaes que essa produo estabelece com as instncias que compe a superestrutura. Somente assim seria possvel identificar a conjuntura da luta de classes e projetar futuros cenrios polticos.

8- A Guerra Civil na Frana

Em A Guerra Civil na Frana (1871) Marx estuda a trajetria das lutas de classes que haviam redundado na Comuna de Paris de 1871, bem como o prprio estabelecimento, as adversidades e as contradies vivenciadas pela Comuna. Marx reconhece no Imprio de Lus Bonaparte (1851-1870) uma forma de governo que refletia uma crise de hegemonia, isto , uma burguesia que havia perdido a faculdade de governar o pas e uma classe operria que ainda no havia adquirido tal faculdade. Neste quadro a burguesia aceita transferir o poder para um poltico aventureiro, reconhece no Imprio o instrumento salvador da ordem capitalista e burguesa e limita-se a dinamizar as foras produtivas. A escolha da burguesia francesa era possvel medida em que o Estado assumia uma configurao burocrtica, poltica e jurdica liberal-burguesa. O Estado adquire ao longo da transio do feudalismo para o capitalismo e principalmente por meio da revoluo burguesa uma ossatura adequada acumulao de capital, consolida a economia de mercado e assume um modus operandi voltado em ltima instncia para a preservao das relaes capitalistas de produo. O poder de Estado aparenta flutuar

20 sobre a sociedade porque passa a poder encaminhar o projeto burgus sem necessariamente encontrar-se dirigido por esta classe (ou por uma das suas fraes), ou at mesmo atendendo algumas das demandas do mundo do trabalho. Marx demonstra que a crise do Estado burgus uma conseqncia necessria do agravamento das contradies de classes oriundas das lutas do proletariado pela conquista do poder. Conquista esta que teria que ser necessariamente seguida, coetaneamente, pela destruio do Estado burgus - visto que o mesmo seria a superestrutura jurdica, poltica e burocrtica essencial para a reproduo das relaes e estruturas de apropriao e dominao do sistema do capital - e pela instalao da ditadura do proletariado - concebida como uma estrutura de poder descentralizada, de participao direta e de transio para uma sociedade sem classes. A Comuna de Paris d incio a extino do Estado burgus e a construo do Estado proletrio. A classe operria predomina nos Conselhos da Comuna; o poder poltico democratizado por meio da participao direta da classe operria nos Conselhos; os salrios dos funcionrios pblicos so igualados aos salrios dos operrios; o exrcito e a polcia so suprimidos e em seu lugar surge o povo armado; a igreja separada do Estado; as instituies de ensino so abertas ao povo etc. Conforme Marx

Eis aqui o seu verdadeiro segredo: a Comuna era, essencialmente, um governo da classe operria, fruto da luta da classe produtora contra a classe apropriadora, a forma poltica afinal descoberta que permitia realizar a emancipao econmica do trabalho (Marx, volume II, 1983, p. 83).

A Comuna de Paris derrotada por meio da ao integrada dos exrcitos franceses e prussianos. Marx conclui que doravante o proletariado uma ameaa que ultrapassa o terreno nacional. Segundo ele a dominao de classe j no pode mais disfarar-se sob o uniforme nacional; todos os governos nacionais so um s contra o proletariado (Marx, volume II, 1983, p. 99).

9- Concluso

Marx acentua em suas anlises acerca do Estado a sua gnese, o seu carter de classe, a sua determinao material e a sua historicidade. Reconhece nele uma

21 instituio acima de todas as outras e que pode assumir uma margem de relativa independncia no capitalismo em relao s classes em conflito tendo em vista salvaguardar as relaes capitalistas de produo. A estruturao do Estado no capitalismo ocorre sob as relaes capitalistas de produo e em situaes histricos. Somente nas situaes histricas possvel analisar a forma como se organiza e funciona os ministrios, a magistratura, o exercito, a burocracia civil, a constituio etc, nas suas dinmicas especificas, entre si, com a sociedade e com cada classe social em particular. Conforme Ianni (1982, p. 75),

No percurso dessa analise, surgem as relaes, os processos e as estruturas, de par-empar com as pessoas, os grupos e as classes sociais, uns e outros encadeados no conjunto do regime capitalista de produo em vigor em dado pais e poca. A analise dialtica do Estado capitalista, portanto, deve revelar, sob um luz especial, a forma pela qual se organizam as foras produtivas, as relaes de produo; ou seja, as classes sociais, em seus movimentos e antagonismos.

Para Marx, o Estado desaparecia com o fim da pr-histria da humanidade, isto , com o fim da histria humana caracterizada pela propriedade privada e pela desigualdade social. O autor desta obra teria que ser o proletariado como classe social organizada politicamente, mas que para tanto deveria desenvolver uma conscincia de classe liberta dos valores e concepes burguesas. O contexto histrico atual, profundamente caracterizado por processos como a hiper-explorao do mundo do trabalho, o desperdcio, o parasitismo financeiro, a destruio ambiental, o oficialismo estatal e a guerra, reala a atualidade de Marx. Isto porque Marx, com base na dialtica materialista histrica, busca identificar as determinaes profundas das quais emergem as contradies e conflitos sociais, concorrer para a desalienao da classe trabalhadora e realar a necessidade da luta poltica tendo em vista a libertao do homem da explorao de classes. Marx nos convida, portanto, apreenso da totalidade histrica que envolve os fenmenos e radicalidade, isto , irmos s razes das contradies sociais e desenvolver uma prxis transformadora na realidade histrica.

Bibliografia

22 - BOURD, Guy, e, MARTIN, Herv. As Escolas Histricas. Lisboa: Publicaes Europa Amrica, 1983. - BOTTOMORE, Tom. Dicionrio do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. - COGGIOLA, Osvaldo (org.). Marx e Engels na Histria. So Paulo: Xam, 1996. GRAMSCI, Antnio. Concepo Dialtica da Histria. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1981. - ________. Maquiavel, a poltica e o Estado Moderno. 7 edio, Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1989. - GRUPPI, Luciano. Tudo comeou com Maquiavel - as concepes de Estado em Marx, Engels, Lnin e Gramsci. 5 edio, Porto Alegre: LPM, 1985. - IANNI, Octvio. Dialtica e Capitalismo: Ensaio sobre o pensamento de Marx. Petrpolis: Vozes, 1982. - MARX, Karl, e, ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas I, II e III. So Paulo: Editora Alfa-Omega, 1983. - _________. La Ideologia Alemana. Montevideo: Grijalbo, 1974. - _________. La Cuestin Juda, in: Escritos de Juventud. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1987. - _________. Manuscritos Econmico-Filosficos E Outros Textos Escolhidos. Seleo de textos realizados por Jos Arthur Giannotti; Tradues conduzidas por Jos Carlos Bruni (et al.). 2 edio, So Paulo: Abril Cultural, 1978. - ________. Para a Crtica da Economia Poltica , Salrio Preo e Lucro e O Rendimento e suas Fontes. So Paulo: Abril Cultural, 1982. - _________. El Capital. Buenos Aires: Signos, 1971. SAES, Dcio. Estado e Democracia: Ensaios Tericos. Campinas:

IFCH/UNICAMP, 1994. - WEFFORT, Francisco (org.). Os Clssicos da Poltica II. So Paulo: tica, 1991.

23

ESTRATOS DE MARX
Marx resume o seu mtodo

O resultado geral a que cheguei e que, uma vez obtido, serviu de fio condutor aos meus estudos pode assim se resumir: na produo social de sua vida, os homens assumem determinadas relaes necessrias e independentes de sua vontade, relaes de produo que correspondem a uma determinada fase de desenvolvimento de suas foras produtivas materiais6. O conjunto dessas relaes de produo forma a estrutura econmica da sociedade, a base real sobre a qual se levanta a superestrutura jurdica e poltica e qual correspondem determinadas formas de conscincia social. O modo de produo da vida material condiciona o processo da vida social, poltica e espiritual em geral. No a conscincia do homem que determina o seu ser, mas, ao contrrio, o ser social que determina sua conscincia. Ao chegar a uma determinada fase de desenvolvimento, as foras produtivas materiais da sociedade se chocam com as relaes de produo existentes, ou, o que no mais do que a expresso jurdica disso, com as relaes de propriedade nas quais at ento se desenvolveram. De formas de desenvolvimento das foras produtivas, estas relaes se convertem em obstculos a elas. Instaura-se assim uma poca de revoluo social. Ao mudar a base econmica, revoluciona-se, mais ou menos rapidamente, toda a imensa superestrutura sobre ela edificada. Quando se estudam tais revolues, deve-se sempre distinguir entre as mudanas materiais ocorridas nas condies econmicas de produo e que podem ser verificadas com a exatido prpria s cincias naturais e as formas jurdicas, polticas, religiosas, artsticas ou filosficas, em uma palavra, as formas ideolgicas nas quais os homens adquirem conscincia desse conflito e lutam para resolve-lo. E, do mesmo modo que no podemos julgar um indivduo pelo que ele pensa de si mesmo, no podemos tampouco julgar estas pocas de revoluo por sua conscincia, mas, ao contrrio, deve-se explicar esta conscincia pelas contradies da vida material, pelo conflito existente entre as foras produtivas sociais e as relaes de produo. Nenhuma formao social desaparece antes de se terem desenvolvido todas as foras produtivas cabveis dentro dela, e jamais aparecem novas e mais avanadas relaes de produo

24 antes que as condies materiais para a sua existncia tenham amadurecido no seio da prpria sociedade antiga as condies materiais para a sua existncia. [...] As relaes burguesas de produo so a ltima forma antagnica do processo social de produo; antagnica, no no sentido de um antagonismo individual, mas de um antagonismo que advm das condies sociais de vida dos indivduos. Mas as foras produtivas que se desenvolvem no seio da sociedade burguesa propiciam, ao mesmo tempo, as condies materiais para a soluo deste antagonismo. [...] Com esta formao social se encerra, portanto, a pr-histria da sociedade humana.

A produo da conscincia e a produo do Estado

A produo de idias, das concepes e da conscincia a princpio se encontra direta e intimamente ligada atividade material e ao intercmbio material dos homens, e como tal a linguagem da vida real7. Os conceitos, o pensamento, a troca intelectual dos homens a surgem ainda como emanao direta de seu comportamento material. Dse o mesmo com a produo intelectual, tal como se apresenta na linguagem da poltica, das leis, da moral, da religio, da metafsica etc., de um povo. Os homens que so os produtores de seus conceitos, de suas idias etc., mas os homens reais, ativos, condicionados por um dado desenvolvimento de suas foras produtivas e do tipo de relaes que a elas corresponde, inclusive as mais amplas formas que tais relaes possam assumir. A conscincia jamais pode ser outra coisa seno o Ser consciente (das bewusste Sein) e o Ser dos homens o seu processo de vida real. E se, em toda ideologia, os homens e suas relaes parecem-nos colocados de cabea para baixo como numa cmera obscura*, este fenmeno resulta de seu processo vital histrico, exatamente como a inverso dos objetos na retina decorre de seu processo vital diretamente fsico. Ao contrrio da filosofia alem que desce do cu para a terra, trata-se aqui de subir da terra para o cu. Em outras palavras, no partimos do que os homens dizem, imaginam, concebem, nem tampouco daquilo que eles so nas palavras, no pensamento,
Fragmento do Prefcio Contribuio Critica da Economia Poltica, in: MARX, Karl, e, ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. Volume I. So Paulo: Alfa-Omega, 1983. p. 300-303. 7 Os trechos que se seguem so do Prefcio de Contribuio crtica da economia poltica e de A Ideologia Alem. Reproduzido a partir de WEFFORT, Francisco (org.). Os Clssicos da Poltica II. So Paulo: tica, 1991. p. 257 260.
6

25 na imaginao e na concepo de outros, para em seguida chegar aos homens carne e osso; no, partimos dos homens em sua atividade real; a partir tambm de seu processo de vida real que concebemos o desenvolvimento dos reflexos e ecos ideolgicos deste processo vital. E mesmo as fantasmagorias do crebro humano so sublimaes que resultam necessariamente do processo de sua vida material que podemos constatar empiricamente e que se assenta sobre bases materiais. A partir da, a moral, a religio, a metafsica e todo o restante da ideologia, bem como as formas de conscincia que lhe correspondem, imediatamente perdem toda aparncia de autonomia. No tm histria nem evoluo; so os homens, ao contrrio, que, ao desenvolverem sua produo material e suas relaes materiais, transformam com esta realidade que lhes prpria o seu pensamento e os produtos desse pensamento. No a conscincia que determina a vida, mas a vida que determina a conscincia. [...] [...] a diviso do trabalho implica [...] a contradio entre o interesse do indivduo isolado ou da famlia isolada e o interesse coletivo de todos os indivduos que esto em relao entre si; alm do mais, este interesse coletivo no existe apenas, digamos, na imaginao, enquanto interesse universal, mas antes de tudo na realidade, como dependncia recproca de indivduos entre os quais o trabalho dividido. [...] Realmente, desde o momento em que o trabalho comea a ser dividido, cada homem tem sua esfera de atividade exclusiva e determinada que lhe imposta e da qual no pode escapar; ele caador, pescador, pastor ou crtico e assim deve permanecer se no quer perder seus meios de existncia, ao passo que na sociedade comunista, onde ningum tem uma esfera de atividade exclusiva, mas pode se desenvolver no ramo que lhe agradar, e onde a sociedade regula a produo geral, torna-se possvel para mim fazer uma coisa hoje, outra amanh, caar pela manh, pescar tarde, cuidar do gado noite, fazer a crtica depois do jantar, ao meu bel-prazer, sem que jamais me torne caador, pescador ou crtico. Essa fixao da atividade social, esta fossilizao de nosso prprio produto em uma fora objetiva que nos domina, escapando ao nosso controle, frustrando nossas expectativas, reduzindo a nada nossos clculos, um dos momentos capitais do desenvolvimento histrico at hoje.

Cmara escura. (N.T.)

26 justamente essa contradio entre o interesse particular e o interesse coletivo que leva este ltimo a assumir, na qualidade de Estado, uma forma independente, separada dos interesses reais do indivduo e do conjunto [da sociedade], e tomar as feies de uma comunidade ilusria, tendo, entretanto, sempre por base concreta os laos existentes em cada aglomerao familiar e tribal, como os laos de sangue, lngua, diviso do trabalho em grande escala e outros interesses. Entre tais interesses, encontramos em particular, como mais adiante mostraremos, os interesses das classes j condicionadas pela diviso do trabalho, que se diferenciam em todo agrupamento desse gnero e no qual uma domina todas as outras. Da decorre que todas as lutas no interior do Estado, a luta entre a democracia, a aristocracia e a monarquia, a luta pelo direito de voto etc., so apenas formas ilusrias sob as quais se travam as lutas reais entre as diferentes classes [...]. Segue-se, igualmente, que toda classe que aspira ao domnio mesmo que este domnio represente a abolio de toda forma social antiga e de dominao em geral, como o caso do proletariado deve, portanto, conquistar inicialmente o poder poltico para representar, por sua vez, o seu prprio interesse como se fosse o interesse universal, o que lhe obrigatrio desde os primeiros momentos. Justamente porque os indivduos no buscam seno o seu interesse particular que para ele no coincide com o seu interesse coletivo, j que este interesse, no final das contas, no passa de uma forma ilusria da coletividade -, este interesse lhes apresentado como um interesse estranho, independente e que, por sua vez, constitui um interesse universal especial e particular. Ou ento eles mesmos tm de se mover nesta dualidade, como o caso da democracia. Alm disso, o combate prtico desses interesses particulares que constantemente se opem realmente aos interesses coletivos e ilusoriamente coletivos torna necessria a interveno prtica e a conteno pelo interesse universal ilusrio sob a forma de Estado. A emancipao poltica e a emancipao humana

27 O limite da emancipao poltica manifesta-se imediatamente no fato de que o Estado pode se livrar de um limite sem que o homem dele se liberte realmente, no fato de que o Estado pode ser um Estado livre sem que o homem seja um homem livre. [...]8 sua maneira, o Estado suprime as distines oriundas do nascimento, do nvel social, da educao e da ocupao, declarando que o nascimento, o nvel social, a educao, a ocupao especfica so diferenas no polticas, quando, sem levar em conta as suas distines, proclama que todo membro do povo participa da soberania popular em p de igualdade e quando aborda todos os elementos da vida real do povo do ponto de vista do Estado. Porm, o Estado nem por isso impede que a propriedade privada, a educao, a ocupao atuem a seu modo, isto , enquanto propriedade privada, educao e ocupao, e faam valer a sua natureza especial. Longe de suprimir essas diferenas de fato, o Estado apenas existe sobre tais premissas; s tem conscincia de ser um Estado poltico e faz prevalecer sua universalidade em oposio a esses elementos. [...] [...] Onde o Estado poltico j atingiu seu verdadeiro desenvolvimento, o homem leva, no somente no pensamento e na conscincia, mas na realidade, na vida, uma dupla existncia: uma celestial e outra terrena, a existncia na comunidade poltica, na qual ele se considera como um ser geral, e a existncia na sociedade civil, onde atua como particular; encara os outros homens como meros instrumentos, degrada-se a si mesmo como mero instrumento e se torna o joguete de poderes estranhos. [...] A emancipao poltica, seguramente, constitui um grande progresso. verdade que ela no a ltima forma da emancipao humana, mas a ltima forma da emancipao humana no contexto do mundo atual. Devemos esclarecer que falamos aqui de emancipao real, de emancipao prtica. [...] Consideremos por um momento os chamados direitos humanos em sua forma autntica, sob a forma que lhes deram os seus descobridores norte-americanos e franceses! Por um lado, estes direitos humanos so direitos polticos, direitos que apenas podem ser exercidos em comunidade com outros homens. O seu contedo consiste na participao na essncia geral, na vida poltica da comunidade, na vida do Estado.

Os trechos que se seguem so do Prefcio de Contribuio crtica da economia poltica e de A Questo Judaica de 1843. Reproduzido a partir de WEFFORT, Francisco (org.). Os Clssicos da Poltica II. So Paulo: tica, 1991. p. 252 255.

28 Estes direitos se inserem na categoria de liberdade poltica, na categoria dos direitos civis, que, tal como vimos, no supem de forma alguma a supresso absoluta e positiva da religio, nem, por conseguinte, do judasmo. Por outro lado, resta considerar os droits de lhomme [direito do homem} na medida em que diferem dos droits du citoyen [direito do cidado].9 [...] Constatamos, antes de mais nada, que os droits de lhomme distintos dos droits du citoyen nada mais so do que os direitos do membro da sociedade burguesa, ou seja, do homem egosta, do homem isolado do homem e da comunidade. A mais radical das constituies, a de 1793, enunciava:

Dclaration des droits de lhomme et du citoyen Art. 2. Ces droits (les droit naturels et imprescriptibles) sont: lgalit, la libert, l sret, la propriet.10[Esses direitos (os direitos naturais e imprescritveis) so: a igualdade, a liberdade, a justia, a propriedade]

Em que consiste la libert? [] A liberdade , portanto, o direito de fazer tudo aquilo que no prejudique os outros. [...] A aplicao prtica do direito de liberdade o direito propriedade privada. Mas em que consiste este ltimo direito? [...] O direito propriedade , pois, o direito de desfrutar de sua fortuna e dela dispor son gr [a sua vontade], sem se importar com os outros homens e independentemente da sociedade: o direito do interesse pessoal. esta liberdade individual e a sua aplicao que constituem a base da sociedade burguesa. [...] Falta considerar ainda os outros direitos humanos, lgalit e lsret. A palavra galit no tem aqui significado poltico e nada mais do que a igualdade da liberdade tal como acima definida: todo homem igualmente considerado tal como uma mnada fundada sobre si mesma. [...] E la sret? [...]
9

10

Em francs, no original alemo, tal como as outras palavras destacadas ao longo deste texto. Referncias de Marx Constituio francesa de 1793.

29 A segurana o mais elevado conceito social da sociedade burguesa, o conceito de polcia, segundo o qual toda a sociedade somente existe para garantir a cada um de seus membros a conservao de sua pessoa, de seus direitos e de sua propriedade. [...] O conceito de segurana no ainda suficiente para que a sociedade burguesa se sobreponha ao seu egosmo. Ao contrrio, a segurana a preservao (Versicherung) do egosmo. [...] bastante estranho que um povo que comea precisamente a se libertar, a derrubar todas as barreiras que separam os seus distintos membros, a fundar uma comunidade poltica, proclame solenemente o direito do homem egosta, dissociado de seu semelhante e da comunidade (Dclaration de 1791)11 [...] Mas este fato se torna ainda mais estranho quando verificamos que os emancipadores polticos rebaixam at mesmo a cidadania, a comunidade poltica ao papel de simples meio para a conservao dos chamados direitos humanos; que, por conseguinte, o citoyen declarado servo do homme egosta; degrada-se a esfera comunitria em que atua o homem em detrimento da esfera em que o homem atua como ser parcial; que, finalmente, no se considera como homem verdadeiro e autntico o homem enquanto cidado, seno enquanto burgus. [...]

Crise de hegemonia aristocrtica e formao do Estado burgus

[...] Esse poder executivo, com sua imensa organizao burocrtica e militar, com sua engenhosa mquina do Estado, abrangendo amplas camadas com um exrcito de funcionrios totalizando meio milho, alm de mais de meio milho de tropas regulares, esse tremendo corpo de parasitas, que envolve como uma teia o corpo da sociedade francesa e sufoca todos os seus poros surgiu ao tempo da monarquia absoluta, com o declnio do sistema feudal, que contribuiu para apressar12. Os privilgios senhoriais dos senhores de terras e das cidades transformaram-se em outros tantos atributos do poder do Estado, os dignitrios feudais em funcionrios pagos e o variegado mapa dos poderes

11 12

Declarao de 1791. Texto retirado de O Dezoito Brumrio de Lus Bonaparte, in: MARX, Karl, e, ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. Volume I. So Paulo: Alfa-Omega, 1983. p. 275 e 276.

30 absolutos medievais em conflito entre si, no plano regular de um poder estatal cuja tarefa est dividida e centralizada como em uma fbrica. A primeira revoluo francesa, em sua tarefa de quebrar todos os poderes independentes locais, territoriais, urbanos e provinciais a fim de estabelecer a unificao civil da nao, tinha forosamente que desenvolver o que a monarquia absoluta comeara: a centralizao, mas ao mesmo tempo o mbito, os atributos e os agentes do poder governamental. Napoleo aperfeioara essa mquina estatal. A monarquia legitimista e Monarquia de Julho nada mais fizeram do que acrescentar maior diviso do trabalho, que crescia na mesma proporo em que a diviso do trabalho dentro da sociedade burguesa criava novos grupos de interesses e, por conseguinte, novo material para a administrao do Estado. Todo interesse comum era imediatamente cortado do sociedade, contraposto a ela como um interesse superior, geral, retido da atividade dos prprios membros da sociedade e transformado em objeto da atividade do governo, desde a ponte, o edifcio da escola e a propriedade comunal de uma aldeia, at as estradas de ferro, a riqueza nacional e as universidades da Frana. Finalmente, em sua luta contra a revoluo, a Repblica parlamentar viu-se forada a consolidar, juntamente com as medidas repressivas, os recursos e a centralizao do poder governamental. Todas as revolues aperfeioaram essa mquina, ao invs de destro-la. Os partidos que disputavam o poder encaravam a posse dessa imensa estrutura do Estado como o principal esplio do vencedor.

Estado burgus e acumulao de capital [...] No transcurso da produo capitalista, desenvolve-se uma classe trabalhadora que por educao, tradio e costume aceita as exigncias desse modo de produo como leis naturais evidentes13. A organizao do processo de produo capitalista, em seu pleno desenvolvimento, quebra toda resistncia; a produo contnua de uma superpopulao relativa mantm a lei da oferta e da procura de trabalho e, portanto, o salrio em harmonia com as necessidades de expanso do capital; e a coao surda das relaes econmicas consolida o domnio do capitalista sobre o trabalhador. Ainda se empregar a violncia direta, a margem das leis econmicas, mas doravante apenas em carter excepcional. Para a marcha natural das coisas, basta deixar o trabalhador

13

Texto retirado de MARX, Karl. El Capital, tomo I. Buenos Aires: Signos, 1971. p. 827.

31 entregue s leis naturais da produo, isto , sua dependncia do capital, a qual decorre das prprias condies de produo, e assegurada e perpetuada por essas condies. Mas as coisas corriam de modo diverso durante a gnese histrica da produo capitalista. A burguesia nascente precisava e empregava a fora do Estado, para regular o salrio, isto , comprimi-lo dentro dos limites convenientes produo de mais-valia, para prolongar a jornada de trabalho e para manter o prprio trabalhador num grau adequado de dependncia. Temos a um fator fundamental da chamada acumulao originria. A emancipao humana e a revoluo

As armas da crtica no podem, de fato, substituir a crtica das armas; a fora material tem de ser deposta por fora material, mas a teoria tambm se converte em fora material uma vez que se apossa dos homens. A teoria capaz de prender os homens desde que demonstre sua verdade face ao homem, desde que se torne radical. Ser radical atacar o problema em suas razes. Para o homem, porm, a raiz o prprio homem. [...]14 Para a Alemanha, o sonho utpico no a revoluo radical, ou a emancipao humana geral, mas, ao contrrio, a revoluo parcial, a revoluo meramente poltica, a revoluo que deixa de p os pilares do edifcio. Sobre o que repousa uma revoluo parcial, uma revoluo meramente poltica? No fato de que uma frao da sociedade burguesa se emancipa e alcana a supremacia geral, no fato de uma determinada classe empreender a emancipao geral da sociedade a partir de sua situao particular. Esta classe emancipa toda a sociedade, mas apenas sob a hiptese de que toda a sociedade se encontre na situao desta classe, isto , que possua, por exemplo, dinheiro e cultura ou que possa adquiri-los. Nenhuma classe da sociedade burguesa pode desempenhar este papel sem provocar um momento de entusiasmo em si e na massa, momento durante o qual confraterniza e se confunde com a sociedade universal, com ela se identifica e sentida e reconhecida como sua representante universal; um momento em que suas pretenses e

Este pargrafo pertence ao Prefcio de Contribuio crtica da economia poltica e os que se seguem pertencem Crtica filosofia do direito de Hegel, de 1844. Reproduzido a partir de WEFFORT, Francisco (org.). Os Clssicos da Poltica II. So Paulo: tica, 1991. p. 255-257.

14

32 direitos so, na verdade, os direitos e as pretenses da prpria sociedade, que esta classe realmente o crebro e o corao da sociedade. Somente em nome dos direitos gerais da sociedade pode uma classe particular reivindicar para si a supremacia universal. E, para atingir esta posio emancipadora e, assim, poder explorar politicamente todas as esferas da sociedade em benefcio da sua prpria esfera, no bastam por si ss a energia revolucionria e o amor-prprio espiritual. Para que coincidam a revoluo de um povo e a emancipao de uma classe especial da sociedade civil, para que uma classe valha por toda a sociedade, necessrio, pelo contrrio, que todos os defeitos da sociedade se condensem numa classe, que uma determinada classe resuma em si a repulsa geral, que seja a incorporao do obstculo geral; necessrio, para isto, que uma determinada esfera social seja considerada como crime notrio de toda a sociedade, de tal modo que a emancipao desta esfera surja como auto-emancipao geral. Para que uma classe seja par excellence [por excelncia] a classe da emancipao, necessrio, inversamente, que outra classe seja evidentemente a classe da sujeio. [...]

O proletariado como classe universal

O poder social, isto , a fora produtiva multiplicada que nasce da cooperao dos diversos indivduos, condicionada pela diviso do trabalho, no se apresenta a estes indivduos como a conjugao de sua prpria fora, pois tal cooperao no em si voluntria mas natural15. Ao contrrio, ela lhes parece uma fora estranha situada fora deles e da qual no sabem nem de onde vem nem para onde vai; que, portanto, no podem mais domina-la e que, ao contrrio, passa agora por uma seqncia particular de fases e estgios de desenvolvimento to independente da vontade e da marcha da humanidade que, na verdade, dirige essa vontade e essa marcha. Tal alienao para usarmos uma expresso inteligvel aos filsofos no pode ser naturalmente abolida seno depois de satisfeitas duas condies prticas. Para que ela se torne uma fora insuportvel, isto , uma fora contra a qual se faz a revoluo, necessrio que ela tenha feito da massa da humanidade uma massa totalmente destituda de propriedade, que, ao mesmo tempo, se encontra em contradio com um mundo existente de riqueza
15

Este pargrafo pertence ao Prefcio de Contribuio crtica da economia poltica. Reproduzido a partir de WEFFORT, Francisco (org.). Os Clssicos da Poltica II. So Paulo: tica, 1991. p. 260-263.

33 e de cultura que supem, ambas, um grande crescimento da fora produtiva, ou seja, uma fase avanada de seu desenvolvimento. Por outro lado, este desenvolvimento das foras produtivas (que j implica o transcurso da existncia emprica real dos homens no plano da histria mundial ao invs de no plano da vida local) uma condio prtica preliminar absolutamente indispensvel, pois, sem ela, a penria que se tornaria geral e, com a carncia, ainda a luta pela subsistncia que recomearia, e fatalmente recairamos na mesma velha carncia. Da mesma forma uma condio prtica sine qua non porque as relaes universais do gnero humano somente podem ser estabelecidas por esse desenvolvimento universal das foras produtivas e, por outro lado, esse desenvolvimento engendra o fenmeno da massa despojada de propriedade simultaneamente em todos os pases (concorrncia universal), tornando cada nao dependente das comoes das outras e, enfim, coloca homens empiricamente universais que vivem no plano da histria mundial no lugar de indivduos vivendo num plano local. Sem isto, (1) o comunismo no poderia existir a no ser como fenmeno local; (2) as foras das prprias relaes humanas no teriam podido se desenvolver como foras universais e, por isso, insuportveis teriam permanecido como circunstncias ligadas a supersties locais; e (3) toda a extenso das trocas aboliria o comunismo local. [...] O comunismo no para ns nem um estado a ser criado nem um ideal ao qual a realidade deva se ajustar. Chamamos de comunismo o movimento real que elimina o atual estado de coisas. As condies desse movimento resultam de bases atualmente existentes. Alm disso, a massa de operrios que no so seno operrios fora de trabalho massiva, apartada do capital ou mesmo de qualquer espcie limitada de satisfao supe o mercado mundial; supe igualmente, ento, a perda deste trabalho enquanto fonte segura de subsistncia perda que resulta da concorrncia e que no a ttulo transitrio. O proletariado, portanto, no pode existir seno na escala da histria universal, da mesma forma que o comunismo, que a sua conseqncia, no pode de forma alguma ser concebido a no ser como existncia histrica universal. [...] [...] As idias da classe dominante, em todas as pocas, so tambm as idias dominantes, ou seja, a classe que a fora material dominante da sociedade tambm a fora espiritual dominante. A classe que dispe dos meios de produo material dispe, ao mesmo tempo, dos meios de produo intelectual, se bem que, estando estes contidos naqueles, as idias dos que no se dispem dos meios de produo intelectual ficam, ao

34 mesmo tempo, subordinados a essa classe dominante. As idias dominantes nada mais so do que a expresso ideal das relaes materiais dominantes, so estas relaes materiais dominantes apreendidas sob a forma de idias e, portanto, a expresso das relaes que fazem de uma classe a classe dominante. Em outras palavras, so as idias de seu domnio. Os indivduos que constituem a classe dominante possuem, alm de outras coisas, uma conscincia e, conseqentemente, pensam. Na medida em que dominam enquanto classe e determinam uma poca histrica em toda a sua amplitude, evidente que tais indivduos exercem seu domnio em todos os setores e que dominam, entre outras coisas, tambm como seres pensantes, como produtores de idias, e regulam a produo e a distribuio das idias de seu tempo. As sua idias, portanto, so as idias dominantes de sua poca. Tomemos como exemplo uma poca e um pas em que a realeza, a aristocracia e a burguesia lutam pelo poder e onde, portanto, este poder dividido. O pensamento dominante que surge da a doutrina da diviso dos poderes, ento enunciada como uma lei eterna. [...] [...] Na verdade, cada nova classe que toma o lugar daquela que antes ela dominava obrigada, para alcanar seus objetivos, a representar o seu interesse como o interesse comum a todos os membros da sociedade, ou, para expressar isso no plano das idias: essa classe obrigada a dar suas idias a forma de universalidade, de representalas como as nicas razoveis, as nicas universalmente vlidas. Pelo simples fato de que se ope a uma classe, a classe revolucionria no se apresenta inicialmente como classe mas como representando toda a sociedade, como a massa total da sociedade frente a nica classe dominante. Isto lhe possvel porque, de incio, o seu interesse est de fato ainda intimamente ligado ao interesse comum de todas as outras classes no dominantes e porque, sob a presso do anterior estado de coisas, este interesse ainda no pode se desenvolver como interesse particular de uma classe particular. [...] Cada nova classe no estabelece, portanto, sua dominao a no ser sobre uma base mais ampla que a da classe dominante precedente, mas, em compensao, a oposio entre a classe que doravante domina e aquelas que no dominam apenas se agrava em profundidade e rigor. Da decorre o seguinte: o combate que se trata de empreender contra a nova classe dirigente, por sua vez, tem como objetivo negar as condies sociais anteriores de uma forma mais decisiva e radical que a de todas as classes que antes disputavam o poder. [...]

35 A Comuna como anttese do Imprio

Ao alvorecer o dia 18 de maro de 1871, Paris despertou entre um clamor de Vive la Commune!. O que a Comuna, essa esfinge que tanto atormenta os espritos burgueses?16 Os proletrios de Paris dizia o Comit Central em seu manifesto de 18 de maro -, em meio aos fracassos e s traies das classes dominantes, perceberam que chegada a hora de salvar a situao tomando em suas mos a direo dos negcios pblicos... Compreenderam que o seu dever imperioso e seu direito indiscutvel o de se apropriarem de seus prprios destinos, tomando o poder. Mas a classe operria no pode se limitar simplesmente a se apossar da mquina do Estado tal e como esta se apresenta e dela se servir para seus prprios fins. O poder estatal centralizado, com seus rgos onipotentes o exrcito permanente, a polcia, a burocracia, o clero, e a justia -, rgos criados de acordo com um plano de diviso sistemtica e hierrquica do trabalho, origina-se dos tempos da monarquia absoluta e serviu sociedade burguesa nascente como uma arma poderosa em suas lutas contra o feudalismo. No entanto, o seu desenvolvimento se achava entorpecido por todo o lixo medieval: direitos senhoriais, privilgios locais, monoplios municipais e gremiais, cdigos provinciais. A escova gigantesca da revoluo francesa do sculo XVIII varreu todas essas relquias dos tempos passados, limpando assim, ao mesmo tempo, o solo da sociedade dos ltimos obstculos que se erguiam diante da superestrutura do Estado moderno, erigido sob o Primeiro Imprio, que, por sua vez, era o fruto das guerras de coalizo da velha Europa semifeudal contra a Frana moderna. [...] A anttese direta do Imprio era a Comuna. O brado de repblica social, com o qual a revoluo de Fevereiro foi anunciada pelo proletariado de Paris, no representava mais que o apelo vago por uma repblica que no somente eliminasse a forma monrquica da dominao de classe, mas a prpria dominao de classe. A Comuna era a forma positiva dessa repblica.

16

Este trecho pertence Guerra civil na Frana, in: MARX, Karl, e, ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. Volume II. So Paulo: Alfa-Omega, 1983. p. 78-84.

36 Paris, a sede central do velho poder governamental e, ao mesmo tempo, fortaleza social da classe operria francesa, havia-se levantando em armas contra a tentativa de Thiers e dos rurais de restaurar e perpetuar aquele velho poder que lhes tinha sido legado pelo Imprio. E se Paris pde resistir foi unicamente porque, em conseqncia do ataque, seu exrcito havia se desfeito e substitudo por uma Guarda Nacional cujo principal contingente era composto por operrios. Tratava-se agora de converter este fato numa instituio duradoura. Por isso, o primeiro decreto da Comuna foi o de suprimir o exrcito permanente e substitu-lo pelo povo armado. A Comuna estava formada pelos conselheiros municipais eleitos por sufrgio universal nos diversos distritos da cidade. Tais conselheiros eram responsveis e destituveis a qualquer momento. A maioria dos seus membros eram naturalmente operrios ou representantes reconhecidos pela classe operria. A Comuna no deveria ser um organismo parlamentar mas uma corporao de trabalho, ao mesmo tempo executiva e legislativa. Ao invs de continuar a ser um instrumento do governo central, a polcia foi imediatamente privada de suas atribuies polticas e convertida em instrumento da Comuna, perante ela responsvel e destituvel a qualquer momento. O mesmo foi feito em relao aos funcionrios dos demais setores da administrao. Dos membros da Comuna para baixo, todos os que desempenhavam cargos pblicos deviam desempenha-los com salrios de operrios. Uma vez suprimidos o exrcito permanente e a polcia, que eram os elementos da fora fsica do antigo governo, a Comuna tomou imediatamente medidas para destruir a fora espiritual de represso, o poder dos padres, decretando a separao entre a Igreja e o Estado e a expropriao de todas as igrejas como corporaes proprietrias. Os padres foram devolvidos ao retiro da vida privada, para viver das esmolas dos fiis, tal como seus antecessores, os apstolos. Todas as instituies de ensino foram abertas gratuitamente ao povo e ao mesmo tempo emancipadas de toda intromisso da Igreja e do Estado. Desta forma, no somente se colocava o ensino ao alcance de todos, mas se liberava a prpria cincia dos entraves a que os preconceitos de classe e o poder governamental a sujeitavam. Os funcionrios judiciais deviam perder aquela falsa independncia que apenas havia servido para disfarar a sua submisso abjeta aos sucessivos governos diante dos quais prestavam e sucessivamente violavam o juramento de fidelidade. Tal como os

37 demais funcionrios pblicos, os magistrados e os juzes deviam ser funcionrios eleitos, responsveis e destituveis. lgico que a Comuna de Paris deveria servir de modelo a todos os grandes centros industriais da Frana. Uma vez que fosse estabelecido o regime comunal em Paris e nos centros secundrios, o antigo governo centralizado teria de ceder o lugar tambm nas provncias ao governo dos produtores pelos produtores. No breve esboo de organizao nacional que a Comuna no teve tempo para desenvolver, dizia-se claramente que a Comuna deveria ser a forma poltica a ser assumida at pela menor aldeia do pas, e que nos distritos rurais o exrcito permanente deveria ser substitudo por uma milcia popular, com um perodo extraordinariamente curto de servio. As comunas rurais de cada distrito administrariam suas questes coletivas por meio de uma assemblia de delegados na capital do distrito correspondente, e essas assemblias, por sua vez, enviariam deputados Assemblia Nacional de delegados de Paris, entendendo-se que todos os delegados poderiam ser destitudos a qualquer momento e que estariam sujeitos ao mandato imperativo [instrues] de seus eleitores. As poucas mas importantes funes que ainda restariam a um governo central no seriam suprimidas, como foi dito falseando intencionalmente a verdade, mas seriam exercidas por agentes comunais e, conseqentemente, estritamente responsveis. No se tratava de destruir a unidade da nao, mas, pelo contrrio, de organiz-la mediante um regime comunal, convertendo-a em uma realidade ao destruir o poder do Estado, que pretendia ser a encarnao daquela unidade, independente e situado acima da prpria nao, em cujo corpo no era mais que uma excrescncia parasitria. Enquanto os rgos meramente repressivos do velho poder estatal teriam de ser amputados, as suas legtimas funes deveriam ser arrancadas a uma autoridade que usurpava uma posio proeminente sobre a prpria sociedade, para devolve-la aos servidores responsveis dessa sociedade. Ao invs de escolher, uma vez a cada trs ou seis anos, os membros da classe dominante que representaro e enganaro o povo no Parlamento, o sufrgio universal teria de servir ao povo organizado em comunas, tal como o sufrgio individual serve aos patres que procuram operrios e administradores para seus negcios. [...] nada poderia ser mais distante do esprito da Comuna que substituir o sufrgio universal por uma nomeao hierrquica. A variedade de interpretaes a que a Comuna foi submetida e a variedade de interesses que a interpretaram a seu favor demonstraram que ela era uma forma poltica

38 perfeitamente flexvel, diferente das formas anteriores de governo que haviam sido todas fundamentalmente repressivas. Eis o seu verdadeiro segredo: a Comuna era essencialmente um governo da classe operria, fruto da luta da classe produtora contra a classe apropriadora, a forma poltica finalmente descoberta para realizar no seu interior a emancipao econmica do trabalho. Sem esta ltima condio, o regime comunal teria sido uma impossibilidade e uma impostura. A dominao poltica dos produtores incompatvel com a perpetuao de sua escravido social. A Comuna deveria servir de alavanca para extirpar os alicerces econmicos sobre os quais repousa a existncia das classes e, por conseguinte, a dominao de classe. Emancipado o trabalho, todo homem se converte em trabalhador, e o trabalho produtivo deixa de ser um atributo de classe.

You might also like