You are on page 1of 3

Decreto n 1.

364, de 29 de outubro de 2008


Dispe sobre a gesto e o controle do abastecimento de veculos automotivos integrantes da frota da Administrao Pblica do Poder Executivo Estadual e d outras providncias.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO PAR, no uso das atribuies que lhe so conferidas pelo art. 135, inciso V, da Constituio Estadual, e Considerando, a necessidade de aperfeioar o monitoramento dos gastos realizados no mbito da Administrao Estadual; Considerando, a necessidade de estabelecer disciplina e rotina administrativa para a gesto da frota e efetivar o princpio da economicidade; Considerando, a necessidade de racionalizar os gastos com o abastecimento de combustvel da frota de veculos oficiais, D E C R E T A: Art. 1 A Secretaria de Estado da Fazenda - SEFA o rgo responsvel pela realizao de licitao, para registro de preos, dos servios de empresa especializada em distribuio de combustveis, atravs de rede de postos credenciados, visando o gerenciamento eletrnico e o abastecimento da frota de veculos em uso pelos rgos e entidades da Administrao Pblica do Poder Executivo Estadual, inclusive suas fundaes, autarquias, sociedades de economia mista e empresas pblicas. 1 A utilizao do sistema de registro de preos de que trata este artigo fica condicionada formalizao de instrumento de contrato entre os rgos e entidades e a empresa beneficiria do registro de preos. 2 O pagamento das obrigaes decorrentes das contrataes ser processado mediante a descentralizao de crdito, devendo o destaque oramentrio ser efetivado por nota de crdito a favor da unidade gestora cdigo 170102 - Secretaria de Estado da Fazenda. 3 Os entes que exeram explorao direta de atividade econmica, para participarem da licitao de que trata este artigo, devero manifestar previamente sua anuncia. Art. 2 Para a operacionalizao do abastecimento dos veculos automotivos das frotas dos rgos e entidades do Poder Executivo Estadual que integram os oramentos fiscal e da seguridade social, a SEFA providenciar a descentralizao dos crditos, no valor programado anualmente, para a unidade gestora cdigo 170102. Art. 3 A SEFA realizar os procedimentos oramentrios e financeiros necessrios ao pagamento das despesas com o abastecimento dos veculos cujos crditos lhes forem atribudos na forma do art. 2 deste Decreto. Art. 4 A Secretaria de Estado de Administrao - SEAD responsvel pelo controle e fornecimento dos combustveis para a frota de automotivos terrestres, areos, aquticos, motores estacionrios e mquinas dos rgos da Administrao Pblica Estadual, observado o critrio de economia sistmica adotado por meio de tcnica eletrnica. Pargrafo nico. A aquisio de combustveis fora do sistema de gerenciamento eletrnico previsto no art. 1 fica a partir da publicao deste Decreto proibida, com exceo do combustvel para as aeronaves quando estiverem fora do Estado.
Diretoria de Gesto da Cadeia de Suprimentos e Servios Logsticos
Trav. Pres. Pernambuco n 303 Batista Campos, Belm/PA CEP 66015-220 Email: dgl@sead.pa.gov.br - Telefone (91) 3289-6281

Art. 5 vedado aos rgos e entidades da Administrao Pblica do Poder Executivo Estadual realizar licitao tendo como objeto a contratao do gerenciamento e abastecimento da frota de veculos e o fornecimento de combustvel veicular, bem como a realizao de compra com dispensa ou inexigibilidade de licitao. Art. 6 Fica determinado o critrio de cotas de combustvel a ser distribuda por veculo da frota terrestre, area, aqutica, motores estacionrios e mquinas de acordo com o tipo e servio que o mesmo realiza. Pargrafo nico. A SEAD, gestora da frota de veculos automotivos, prpria e locada, ser responsvel pela atribuio das cotas de combustvel dos veculos atravs do sistema de gerenciamento eletrnico. Art. 7 No prazo de 20 (vinte) dias contados da data da publicao deste Decreto, os rgos e entidades da Administrao Pblica do Poder Executivo Estadual, encaminharo SEAD, por escrito e em meio magntico, a relao completa dos veculos prprios e/ou locados sob sua responsabilidade e suas demandas mensais de gasolina, lcool hidratado e leo diesel, atravs do preenchimento da planilha constante do Anexo I (DEMANDA DE COMBUSTVEL VEICULAR) disponibilizada no site www.compraspara.pa.gov.br. Pargrafo nico. O no envio da relao dos veculos, no prazo previsto neste artigo, autoriza a SEAD a arbitrar as cotas de combustvel dos rgos ou entidades por critrios a serem definidos em Portaria do Secretrio de Estado de Administrao. Art. 8 Todo e qualquer veculo a servio dos rgos e entidades da Administrao Direta do Poder Executivo Estadual, independentemente da utilizao do sistema de gerenciamento eletrnico, ter suas especificaes cadastradas em um carto exclusivo, para fins de abastecimento de combustvel Carto Combustvel do BANPAR, exclusivamente para abastecimento de veculos nas seguintes situaes: I - que sirvam a rgos/entidades situados em municpios onde no haja postos credenciados na forma do art. 1 deste Decreto; II - em viagem para municpios onde no haja postos credenciados; III - que estejam impossibilitados, temporariamente, de abastecer na forma prevista neste Decreto; IV - que estejam a servio do Estado por perodo de at 120 (cento e vinte) dias. Pargrafo nico. Os rgos e entidades podero requerer SEAD cartes avulsos para abastecer qualquer veculo a seus servios, exclusivamente em casos excepcionais. Art. 9 Os casos especiais devero ser encaminhados SEAD para anlise e autorizao. Art. 10. A SEFA e a SEAD, de acordo com suas atribuies, expediro normas complementares para cumprimento do disposto neste Decreto e definiro, aps a concluso do certame licitatrio de que trata o art. 1, a nova poltica de controle de abastecimento da frota de veculos automotivos do Poder Executivo Estadual. Art. 11. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. PALCIO DO GOVERNO, 29 de outubro de 2008.
Ana Jlia Carepa
Governadora do Estado
Diretoria de Gesto da Cadeia de Suprimentos e Servios Logsticos
Trav. Pres. Pernambuco n 303 Batista Campos, Belm/PA CEP 66015-170 Email dgl@sead.pa.gov.br e Telefone (91) 3289-6281

Decreto n 1.364, de 29 de outubro de 2008


Anexo I (DEMANDA DE COMBUSTVEL VEICULAR)
PLACA
RENAVAM (AAA-9999) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 MUNICIPIO UF MARCA MODELO TIPO N DE PORTAS ANO FAB. ANO MOD.

COMBUSTIVEL
PRINCIP. SECUND.

CAPAC. DO TANQUE (Litros)

COTA (R$)
MES ANO

SITUAO P = PROP. L = LOC. SEDIADO (MUNICIPIO)

Diretoria de Gesto da Cadeia de Suprimentos e Servios Logsticos


Trav. Pres. Pernambuco n 303 Batista Campos, Belm/PA CEP 66015-220 Email: dgl@sead.pa.gov.br - Telefone (91) 3289-6281

You might also like