You are on page 1of 12

AVALIAO DA RECUPERAO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO ATRAVS DE GRAUTEAMENTO

EVALUATION OF REINFORCED CONCRETE BEAMS RECOVERED BY GROUTING


VALTRICK, William Manica (1); SAVARIS, Gustavo (2)
(1) Engenheiro Civil, Faculdade Assis Gurgacz - FAG (2) Professor Mestre, Universidade Tecnolgica Federal do Paran Cmpus Toledo Rua Cristo Rei, 19 Toledo, PR CEP 85902-490 gsavaris@utfpr.edu.br

Resumo
O concreto armado tem como caracterstica principal sua durabilidade e resistncia, mas alguns cuidados devem ser tomados para evitar possveis patologias devido sobrecarga, fissurao, condies ambientais, falta de mo de obra especializada, diminuindo assim drasticamente sua resistncia. Surge, ento, a necessidade da interveno para recuperar a estrutura danificada, devolvendo assim a capacidade resistente da edificao prolongando sua vida til. Esta pesquisa visa avaliar a recuperao de vigas de concreto armado, utilizando o mtodo de grauteamento atravs de ensaios de flexo em vigas com diferentes nveis de recuperao. Para isso, foram confeccionadas vigas de concreto armado de dimenses (12 x 20 x 150) cm, as quais foram ensaiadas por flexo a quatro pontos, aos 28 dias de idade. Para comparao dos resultados, foram produzidos vigas com falhas de concretagem em diferentes locais, onde seus esforos mais solicitados eram de compresso, trao e cisalhamento, preenchendo estes locais com graute industrializado. Os resultados dos ensaios no estado fresco mostraram que possvel a recuperao da viga, efetuando todos os cuidados necessrios com a ligao entre o concreto e o graute. Palavra-Chave: Recuperao, Vigas em concreto armado, Ensaio de flexo, Grauteamento.

Abstract
The reinforced concrete main characteristic is its durability and resistance, but some care must be taken to prevent possible diseases due to overload, cracking, environmental conditions and lack of skilled labor, reducing drastically its resistance. Then comes the need for intervention to recover the damaged structure, thereby returning the bearing capacity of the building prolonging its life. This study aims to assess the recovery of concrete beams using the method of grauteamento break through tests in the laboratory with various levels of recovery. For this, were fabricated concrete beams of dimensions (12 x 20 x 150) cm, which were tested by the four-point bending, at 28 days of age. To compare the results, were produced concrete beams with holes in different places where their efforts were most requested compression, tensile and shear, filling them with grout industrialized locations. Test results showed that in the fresh state can be recovered from the beam, performing all the necessary precautions with the connection between the concrete and grout. Keywords: Recovery, reinforced concrete beams, bending test, grout.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

Introduo

As estruturas de concreto armado tm, quando de sua concepo, uma vida til mdia estimada em funo de sua finalidade e da sua utilizao em servio. Em alguns casos a vida til pode ser drasticamente reduzida se as estruturas apresentarem danos que afetem o seu desempenho, ocorridos durante a concretagem da estrutura at a utilizao corrente para cargas de servio incompatveis com as originais previstas. Assim, a partir do instante em que a estrutura apresente alguma anomalia, mesmo que durante a sua construo, deve imediatamente ser analisada sob critrios que permitam estabelecer o grau de segurana e a sobrevida remanescente. Segundo Souza e Ripper (1998), quando os servios a serem executados numa estrutura, no implicarem na introduo de materiais com a finalidade de aumentar ou de reconstituir a capacidade portante dela, so denominados trabalhos de recuperao ou de reparo da estrutura, em caso contrrio, simplesmente reforo. De acordo com a profundidade dos danos, os servios de reparo ou recuperao podem ser classificados em reparos rasos ou superficiais, reparos semiprofundos e reparos profundos, sendo que os reparos rasos, por sua vez, so classificados em pequenas ou em grandes reas, de acordo com a dimenso da rea a intervir (SOUZA, 1998). Uma forma de reparar os danos nas estruturas de concreto o uso de graute para preenchimento de

1.1 Objetivos
O presente trabalho teve como objetivo a realizao de ensaios de resistncia mecnica em vigas reparadas com graute. Para tanto, foram utilizados materiais convencionais como cimento, gua, agregado mido e agregado grado.

2 Programa experimental
O programa experimental foi elaborado visando o estudo da eficincia do grauteamento em trs regies distintas da viga, face comprimida, face tracionada e regio de cisalhamento, sendo realizados ensaios de flexo a quatro pontos.

2.1 Materiais utilizados


O concreto utilizado para confeco das vigas foi produzido no laboratrio de materiais da Faculdade Assis Gurgacz visando uma resistncia a compresso prximo a 25 MPa, utilizando cimento CP II-Z-32, areia mdia natural como agregado mido, oriunda do Rio Paran, e agregado grado basltico extrado na cidade de Cascavel-PR. A Tabela 1 apresenta as caractersticas da dosagem do concreto utilizado, tomando como base o Trao 1:2:3. A resistncia compresso do concreto foi determinada a partir de 6 corposde-prova (CP) cilndricos de 100 mm x 200 mm submetidos ensaios de compresso axial, segundo os parmetros da NBR 5739 (1994). Os resultados
ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC
2

obtidos experimentalmente aos 28 dias para as resistncias so apresentados na Tabela 3.

2.2 Caractersticas das vigas


Foram executadas 18 vigas de concreto armado, com 1,50 m de comprimento, 12 cm de espessura e 20 cm de altura. Tambm foram executadas trs vigas de cada modelo sem o uso do EPS, ou seja, vigas que no iro necessitar de recuperao, estas sero comparadas com os resultados obtidos das vigas recuperadas com o grauteamento. Para o estudo foram executadas 09 vigas, colocando pedaos de poliestireno expandido (EPS), dispostos em locais diferentes, sendo moldadas trs vigas para cada modelo a ser analisado, conforme apresentado na Figura 4. Na Figura 4(a) o EPS est situado no local da viga onde o maior esforo o de compresso. O local de trao onde est o EPS na viga apresentado na Figura 4(b), e na Figura 4(c) o EPS ser colocado onde o cisalhamento da viga maior, ou seja, prximo ao apoio.

Figura 4 - Representao dos locais onde foi inserido o EPS nas vigas.

2.2.1 Armaduras das Vigas As vigas foram dimensionadas com armaduras para induzir sua ruptura em locais prestabelecidos, na Figura 1 pode-se observar o detalhamento da armadura para uma
ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC
3

ruptura a compresso, utilizado ao CA-50 8,0mm e 12,5mm, os estribos so de ao CA60 5,0mm.

a)

b)

c)
Figura 1 Detalhamento da armadura das vigas (a) compresso (b) trao (c) cisalhamento.

Apresentado na Figura 2 o detalhamento da armadura de uma viga onde o maior esforo exercido o de trao, com armadura superior composta por ao CA-50 12,5mm, armadura inferior e os estribos so de ao CA-60 5,0mm. Conforme a Figura 15 obtm-se o detalhamento para a ruptura da viga a cisalhamento, utilizou-se ao CA-50 8,0mm e estribos com ao CA-60 5,0mm.

2.2.2 Ensaio de flexo O ensaio de flexo em quatro pontos consiste em uma barra bi apoiada com aplicao de carga em dois pontos equidistante dos apoios. Com isso, no espao entre os apoios internos, apenas tenses trativas e compressivas atuam ao longo da seo transversal (DALCIN, 2007). O ensaio de flexo consiste em apoiar a viga em dois pontos distantes entre si de um comprimento (L) e aplicar lentamente duas foras na barra, conforme apresentado o exemplo na Figura 5. Os resultados fornecidos podem variar com a temperatura, a velocidade de aplicao da carga, os defeitos superficiais e principalmente com a geometria da seo transversal da amostra.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

Figura 5 Exemplo de ensaio de flexo.

2.2.3 Ensaio da viga O ensaio foi realizado aps ser assentada a viga sobre apoios metlicos, as clulas de carga foram dispostas a 50 cm de distncia entre si, 25 cm do centro da viga. Um pisto hidrulico responsvel pela aplicao da carga, estando situada exatamente no meio da viga, uma viga I metlica foi responsvel por distribui os esforos para as clulas de maneira uniforme, conforme apresentado na Figura 6.

Figura 6 Aplicao da Carga.

Ao ser aplicada a carga sobre a viga de referncia a compresso, iniciou-se a fissurao, conforme Figura 7. Com uma maior carga aplica a viga veio a romper, rompendo prximo ao apoio, visualizada na Figura 8.
ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC
5

Figura 7 Ensaio viga de referncia compresso.

Figura 8 Ensaio Viga.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

O rompimento da viga recuperada com graute a trao apresentada na Figura 9 e na Figura 10 pode-se observar a tambm recuperada, mas com graute na parte superior, onde o efeito de compresso maior, rompendo a cisalhamento.

Figura 9 Viga com graute rompida por trao.

Figura 10 Viga com graute rompendo por cisalhamento.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

2.3 RESULTADOS DOS ENSAIOS


Aps vinte e oito dias da concretagem de cada lote de vigas, as vigas foram ensaiadas. Analisando a Tabela 1, podemos observar que as vigas recuperadas com o graute no resistiram em sua totalidade mesma quantidade de carga que as vigas de referncia, ou seja, aquelas onde no havia necessidade de recuperao.
Tabela 1 Ensaios das Vigas

Amostra Referncia 01 Graute 01 Referncia 01 Graute 01 Referncia 01 Graute 01 Referncia 02 Graute 02 Referncia 02 Graute 02 Referncia 02 Graute 02 Referncia 03 Graute 03 Referncia 03 Graute 03 Referncia 03 Graute 03

Tipo de Viga Compresso Compresso Trao Trao Cisalhamento Cisalhamento Compresso Compresso Trao Trao Cisalhamento Cisalhamento Compresso Compresso Trao Trao Cisalhamento Cisalhamento

Carga Mx. (KN) 141,59 91,36 54,63 48,43 54,14 40,66 156,16 166,54 66,93 63,60 76,95 55,71 147,15 113,57 29,38 29,69 82,92 43,20

Tipo de Ruptura Cisalhamento Cisalhamento Trao Trao Cisalhamento Cisalhamento Compresso Cisalhamento Trao Trao Cisalhamento Cisalhamento Cisalhamento Cisalhamento Trao Trao Cisalhamento Cisalhamento

Material Rompido Concreto Concreto Concreto Graute Concreto Ligao Concreto Concreto Concreto Graute Concreto Ligao Concreto Concreto Concreto Graute Concreto Ligao

Embora a ruptura das vigas recuperadas tenham sido com carga mxima inferior as de referncia, nota-se que o local de rompimento das vigas variou, algumas vigas mesmo recuperadas romperam no concreto, pois este era inferior em resistncia do que o graute. Outro fato que deve ser observado que em algumas vigas, principalmente nas cisalhadas, a ruptura deu-se devido ligao entre os dois materiais, tornando-se assim um ponto frgil na estrutura. A Tabela 2 apresenta a carga mdia em Kilo Newtons, resistida pelos trs lotes de vigas compresso, trao e cisalhamento, tanto as de referncia quanto s recuperadas com o graute.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

Tabela 2 Carga mdia de suporte das vigas.

Viga Referncia Recuperada com Graute Referncia Recuperada com Graute Referncia Recuperada com Graute

Tipo da Viga Compress o Compress o Trao Trao Cisalhame nto Cisalhame nto

Carga Mdia (KN) 148,30 123,82 50,31 47,24 71,34 46,52

O Grfico 1 apresenta um comparativo entre as vigas de referncia e as recuperadas de cada modelo de viga.

Grfico 1 Comparativo entre as vigas.

Neste comparativo observa-se que as vigas recuperadas com o graute ficaram um tanto abaixo do valor das vigas de referncia, principalmente tratando-se de vigas submetidas ao esforo de cisalhamento.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

A partir destas informaes foi elaborado o Grfico 2, em que apresenta uma relao da eficincia obtida pelo graute nas vigas em que foram recuperadas.

Grfico 2 Eficincia do graute.

O ndice de eficincia maior foi onde as vigas sofriam de esforos a trao, pois se assemelhou a resistncia trao do graute e do concreto. O valor mais distante foi o de cisalhamento, chegando a apenas 65,20% de eficincia do graute, enquanto o submetido a compresso atingiu 83,50% de eficincia do graute nas vigas recuperadas.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

10

2.4 CONSIDERAES FINAIS


Com estes dados observamos que o graute aproximou-se muito do concreto em vigas submetidas trao, obtendo um ndice de 93,9% de aproximao as vigas sem recuperao, portanto o graute e o concreto assemelham-se pela falta de resistncia trao, j que a carga mdia de suporte foi de apenas 50,31KN na referncia e 47,24KN na recuperada, muito abaixo dos outros modelos de viga. Nas vigas submetidas ao esforo de compresso, embora obtida uma semelhana de apenas 83,5% entre as vigas de referencia e a recuperada observou-se que nesta situao no era o graute que rompia e sim o concreto a cisalhamento, ou seja, prximo ao apoio. J nas vigas que sofriam cisalhamento foi onde ocorreu a maior diferena de suporte de carga, sendo essa diferena de 34,8% da carga suportada pela viga de referncia comparada com a recuperada com o graute, mas esta situao ocorreu principalmente pelo fato da ligao entre os dois materiais no ser eficaz. O rompimento nesta circunstncia ocorreu na maioria das vezes na emenda dos materiais, tornando um ponto frgil na estrutura. Aps anlise dos dados observamos que as vigas podem ser recuperadas com o graute, mas dependendo da regio da viga onde a patologia estiver localizada, principalmente prxima aos apoios, alguns cuidados especiais devem ser tomados como, por exemplo, a ligao entre o concreto e o graute, pois uma regio onde o atrito entre os dois materiais tornam a estrutura um tanto fragilizada.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

11

3 Referncias
DALCIN, Gabrieli Bortoli. Ensaios dos Materiais. Santo ngelo: URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses, 2007. LAPA, Jos Silva. Patologia, recuperao e reparo das estruturas de concreto . 2004. Dissertao para obteno do ttulo de Mestre (Mestrado em Engenharia Agrcola) Universidade Federal Lavras. 2004. MOREIRA, K. A. W. Comparativo da recuperao estrutural com uso de concreto de alto desempenho em relao ao graute e argamassa polimrica estrutural . 49o Congresso Brasileiro do Concreto. Recife, Pernambuco, IBRACON, 2007. PIANCASTELLI, E. M. Patologia, Recuperao e Reforo de Estruturas de Concreto Armado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1988. 160p. Notas de Aula. SOUZA, V. C. M.; RIPPER, T. Patologia, recuperao e reforo de estruturas de concreto. Editora PINI, So Paulo, Brasil, 1998.

ANAIS DO 54 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2013 55CBC

12

You might also like