You are on page 1of 3

A

Importncia do Psicopedagogo na Instituio Escolar


Maria Augusta Mota de Miranda

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Professora de Lngua Inglesa, formada no Campus IV, pela Universidade Estadual da Bahia. E-mail: augusta-life@hotmail.com

Quando o processo de aprendizagem acontece de forma linear. O aluno adquire os seus conhecimentos com segurana, e a sua construo se torna mais prazerosa. Sua auto-estima se eleva, e isto, se reflete na apresentao de um timo rendimento em todas as disciplinas.Todavia, se no seu trajeto, ele se depara com inmeras dificuldades, tais como: lentido na execuo de tarefas, queda de desempenho nas matrias, notas baixas, repetncias, desinteresse pelos estudos, devemos ento considerar o trabalho psicopedaggico como relevante, j que o aprendiz por si s, no tem condies de faz-lo e nem a instituio lhe d suporte necessrio. Neste caso, o psicopedagogo indispensvel e deve realizar sua funo de forma responsvel, visando promover tanto no aluno, quanto na escola mudanas significativas de aprendizagem. Assim, frente a uma situao problema , ele atuaria partindo de uma investigao sobre a vida escolar e familiar do estudante; atravs de dilogos com os pais, com os professores e tambm com o prprio aluno, tentando visualizar o problema existente no mesmo, orientando -o da melhor forma atravs de material pedaggico, entrevistas, provas projetivas ( desenhos) etc..., para que suas dificuldades de aprendizagem sejam sanadas e que ele tenha melhores resultados no futuro. Buscando tambm a melhoria na relao aluno/ professor /funcionrio, ele ajudaria, auxiliando assim estes, no surgimento de conflitos existentes; na interao com o outro; na elaborao dos planos de aula (na qual os professores poderiam faz-los, de forma mais dinmica, para que os alunos pudessem entender melhor as aulas); nos projetos da escola, que fossem mais voltados para a realidade da comunidade escolar. A instituio ( diretor, agentes administrativos, professores, secretrios, coordenadores) no deve ver o psicopedagogo como uma ameaa, que est ali apenas para apontar os erros , mas como um suporte a mais, que poder ajudar muito a escola.Contudo, para criar bases mais slidas, ser necessrio que o ambiente escolar esteja aberto a estas mudanas, que se comprometam com este profissional coletivamente.O trabalho s ter sucesso, se todos cooperarem e tiverem o mesmo objetivo: de sanar as dificuldades de aprendizagem nos alunos; superar os conflitos j existentes e os ainda esto por vir.Conflitos estes, muito intensos e que aumentam ainda mais os obstculos nas relaes entre as pessoas.Interferindo em vrios aspectos, principalmente no aspecto cognitivo criando uma srie de demandas, necessitando assim da interveno psicopedaggica. O papel do psicopedagogo de suma importncia, porque ele vai agir como um solucionador para os problemas de conduta e aprendizagens, j que ele tem o domnio de tcnicas especializadas, orientando professores, pais e demais envolvidos, naquilo que devem fazer em cada momento, para potencializar o tratamento. Quando se fala em interveno , logo a palavra nos remete a vrios significados:Interveno: Ato ou efeito de intervir;Intervir ( do Latim

intervenire ): ser ou estar presente; Pr-se de permeio; Interpor a sua autoridade, os seus bons ofcios. Interpor os seus bons ofcios: ao de quem tem algum preparo em determinada rea e pe seus conhecimentos a disposio de quem deles necessita.Ao de quem acredita no que faz. Estar presente: no indica necessariamente uma ao, o que leva a pensar em algum disponvel, que aguarda uma solicitao.Estar presente parece indicar uma posio, algum a quem se pode recorrer e que est inteiro na situao.( Silvia ANCONA- LOPEZ 1995,p.20) Com base nestas palavras, faamos uma reflexo sobre Interveno Psicopedaggica. O termo proveniente do verbo intervir, indica uma ao que determina antecipadamente um movimento. Algum que estabelece um elo com outro algum, e por estar preparado, produz alguma mudana significativa, que mover outras aes, e que consequentemente ter novas intervenes. Voltado para o seu objeto de estudo, que o processo de aprendizagem, a interveno psicopedaggica se realizar atravs destes elos ou ligaes com metas bem definidas.Mas, como intervir, para promover o aprender ? A psicopedagogia ressalta que o sujeito deve ser sempre o autor da sua aprendizagem. E se isto no acontece, porque existe uma srie de demandas que precisam ser superadas, atravs da criao de mecanismos , que ajudem o aprendiz a mudar a sua realidade, bem como a transforma-lo em um sujeito melhor e mais capaz. Concluso Saber lidar com o diferente; estruturar o sujeito, no uma tarefa fcil,mas o psicopedagogo deve ter sempre este compromisso social.E a partir das reflexes envolvidas no processo de interveno, contribuir para o esclarecimento destes dficit na aprendizagem, que no tem como causa apenas deficincias do aluno, mas que so conseqncia de problemas na instituio escolar, como tambm a famlia e outros membros da comunidade, que interferem no processo. importante que tenhamos em mente, que o trabalho do psicopedagogo se d numa situao de relao entre pessoas.O objetivo deste profissional o de conduzir a criana ou adolescente, ou a instituio a reinserir-se numa escolaridade normal e saudvel.Problemas de aprendizagem existem e sempre vo existir, mas s que agora h uma diferena, temos um olhar novo, clnico e mais amplo voltados para eles.Um olhar de um profissional que deve ser mais requisitado , e que no deixa de ser , de grande relevncia no mbito escolar.

Referncias :

ANCONA-LOPEZ,M. Psicodiagnstico : processo de interveno. So Paulo : Cortez ,1995. OLIVEIRA,Mari ngela Calderari.Interveno psicopedaggica na escola. Curitiba. IESDE,2004.

S, Mrcia Souto Maior Mouro. Fundamentos tericos metodolgicos da incluso.Curitiba, IESDE, 2004. SERRA, Dayse Carla Gnero.Teorias e prticas da psicopedagogia institucional.Curitiba , IESDE, 2004.

You might also like