You are on page 1of 85

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.

: DEUSVALDO CARVALHO

AULA 01: ORAMENTO PBLICO: PLANO PLURIANUAL PPA, LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS LDO E LEI ORAMENTRIA ANUAL LOA Querido estudante! Satisfao por estarmos juntos nessa jornada de estudos! Desejamos sucesso e xito em seus estudos e uma excelente assimilao dos contedos. Que tenha sempre uma mente ILUMINADA! Nesta aula abordaremos o seguinte contedo: oramento: conceituao, elaborao e aprovao oramentria. Em sntese, este assunto referese aos instrumentos de planejamento da administrao pblica (PPA, LDO e LOA). Este assunto sempre visita as provas de concursos. Pretendemos incluir s questes de concursos de 2010/2011/2012, exceto quando houver poucas questes referentes ao tpico abordado. Neste caso sero utilizadas questes de 2009, porm, s questes interessantes para melhoria do seu aprendizado. Estude esta nota de aula com bastante ateno e aproveite a oportunidade para adquirir conhecimentos suficientes para ganhar preciosos pontos e aprender esse assunto porque um tpico tranquilo de ser assimilado (digerido). Recentemente lancei estas obras pela Ed. Campus Elsevier (www.elsevier.com.br), Manual Completo de Contabilidade Pblica Teoria Descomplicada, estaremos juntos aqui tambm para garantir seu sucesso neste concurso.

www.pontodosconcursos.com.br 1

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

Trata-se de uma obra bastante completa e abrangente, com mais de 900 pginas e cerca de 750 questes de concursos, todas resolvidas e comentadas. Caso queira aprimorar seus conhecimentos atravs da prtica (resoluo de exerccios), foi lanado em dezembro de 2011 outro livro pela Editora Campus Elsevier, Srie Questes. So 650 questes resolvidas e comentadas pelo Prof. Deusvaldo Carvalho, todas de concursos recentes. Observe:

Segue apresentao resumida: DEUSVALDO CARVALHO Graduado e Ps-Graduado em Cincias Contbeis; Atualmente ocupo o Cargo de Perito Criminal Federal Departamento de Polcia Federal ES;

www.pontodosconcursos.com.br 2

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Professor na Academia Nacional da Polcia Federal, FGV/RJ e em diversos cursos preparatrios para concursos em BH, Teresina, Campo Grande MS, Vitria ES etc. Cargos ocupados: Auditor Fiscal da atual Receita Federal do Brasil; Professor Efetivo UFMS/UFES Controlador de Recursos Pblicos Tribunal de Contas do Estado do Esprito Santo. Entre outros, fui aprovado nos seguintes concursos: 1. Lugar - Auditor do Estado de Mato Grosso; 1. Lugar - Professor efetivo da UFMS; 2. Lugar Auditor Fiscal no ES; 2. Lugar - Analista do TRF 4 regio - Florianpolis; 2. Lugar - Analista TRE/AC; 4. Lugar - AFC CGU; 6. Lugar TRF 3 Regio So Paulo; 6. Lugar - Auditor Substituto de Conselheiro TCE/PI; 7. Lugar - Auditor Substituto de Conselheiro TCE/ES; 7. Lugar Controlador de Recursos Pblicos TCE/ES; 8. Lugar - Auditor Substituto de Conselheiro TCM/CE; 51. Lugar - Perito Criminal Federal DPF/MJ. Obras editadas: Oramento e Contabilidade Pblica 5 Edio/2010 Editora Campus Srie provas e concursos; LRF Doutrina e Jurisprudncia 1 Edio Editora Campus Srie provas e concursos/2009; Manual Completo de Contabilidade Pblica, 1 edio/2011, Editora Campus Srie Provas e Concursos, mais de 750 questes de concursos (CESPE, ESAF e FCC) todas resolvidas e comentadas. AFO E Oramento Pblico na CF e LRF 1 edio/2011 - Editora Campus Srie Questes, 650 questes de concursos resolvidas e comentadas (CESPE, ESAF E FCC). Amigo estudante! A conquista de uma das vagas depende praticamente de voc: seu esforo, dedicao, planejamento, persistncia, vontade de vencer e jamais desistir nos momentos difceis.

www.pontodosconcursos.com.br 3

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Voc se decidiu pela conquista de uma das vagas? Caso a resposta seja sim, por favor! Seja bastante rigoroso com voc mesmo, cumpra rigorosamente seu planejamento de estudos, procure evitar contato com pessimistas ou derrotados e siga em frente busca de suas metas. O nosso objetivo procurar facilitar sua jornada de estudos, ou seja, mostrar-lhes o caminho mais curto para o aprendizado e, em consequncia, ajud-lo a concretizar seus SONHOS. Por favor! Procure estudar concentrado, se possvel, quando estiver descansado, isso porque o estudo dessa disciplina exige ateno e concentrao, haja vista a riqueza de detalhes e peculiaridades dessa matria. O contedo e a forma com que temos abordado nossas aulas tm sido mais do que suficiente para o candidato realizar excelentes provas. Procure focar basicamente nos contedos abordados. Repito! O contedo abordado em nossas aulas suficiente para que voc realize uma excelente prova, basta estudar razoavelmente a matria e fazer bastantes exerccios. Ao estudar esta nota de aula, voc estar garantindo acerto de algumas questes para sua classificao. Assim, comece a fazer a diferena desde j. importante esclarecer: essa s uma aula demonstrativa. a oportunidade para o aluno conhecer a didtica, metodologia e at mesmo o humor do professor. Essa metodologia de curso virtual proporciona ao aluno bom mtodo de estudo, em especial, atravs de questionamentos no frum de dvidas e respectivas respostas, tanto dos seus quanto de colegas. Dessa forma voc poder tirar proveito deste mtodo. Isso importante e muitos candidatos obtiveram aprovao atravs dessa forma de ensino (interao com outros alunos). Esse o concurso de seus sonhos? Ento estude! S assim poder ocupar o cargo pretendido e desfrutar de seus benefcios.

www.pontodosconcursos.com.br 4

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Procure estmulo para estudar! Est satisfeito com o cargo ou emprego atual? Se a resposta for no, chute o balde! S seu esforo tirar voc dessa situao e ver que valeu a pena. Como de costume, no mediremos esforos para trabalhar com muita dedicao e boa vontade, objetivando contribuir da melhor forma possvel para que voc realize sua merecida conquista e alcance seus objetivos. O nosso curso seguir a seguinte sequncia de aulas: AULA CONTEDO
01 02 03 04 05 06 07 3 O oramento pblico no Brasil. 3.1 Plano Plurianual. 3.2 Diretrizes oramentrias. 3.3 Oramento anual. 3.4 Sistema e processo de oramentao. 2.2 Princpios oramentrios. 4.3 Alteraes oramentrias. 4.4 Crditos ordinrios e adicionais. 5 Receita pblica. 5.1 Categorias, fontes e estgios. 5.2 Dvida ativa. 6 Despesa pblica. 6.1 Categorias e estgios. 6.2 Restos a pagar. 6.3 Despesas de exerccios anteriores. 6.4 Suprimento de fundos. 6.5 Lei Complementar n 101/2000. 1 O papel do Estado e a atuao do governo nas finanas pblicas. 1.1 Formas e dimenses da interveno da administrao na economia. 2 Oramento pblico e sua evoluo. 2.1 Oramento como instrumento do planejamento governamental.

08

Reflexo!
Sabe-se que a grande maioria das pessoas desiste dos seus sonhos quando j esto a um passo da conquista. Desistem muitas vezes por muito pouco, pois mais fcil desistir do que prosseguir. Desistem dos estudos, do objetivo perseguido por muito tempo ou de um grande sonho, do trabalho, dos projetos, etc. Pense um pouco, neste momento, quantas coisas voc deixou de fazer, no ano que passou? Tenho certeza de que devem ser vrias. Eu pergunto, por que voc no fez? O que lhe impediu para conseguir realizar? Pense! O sol nasce para todos, porm, a sobra s para quem procura!

Ateno! No fim desta nota de aula estamos apresentando a lista da bateria de exerccios nela comentados, para que o aluno, a seu critrio, os resolva antes de ver o gabarito e ler os comentrios correspondentes.

www.pontodosconcursos.com.br 5

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Portanto, ao final desta nota de aula esto disponibilizadas duas baterias de questes de concurso selecionadas: a 1 contem a resoluo e comentrios para as questes; a 2 possui as mesmas questes, todavia, sem resoluo, apenas com o gabarito ao final (caso queira tentar resolv-las antes de ver a resoluo comentada). Importante! Este curso de teoria com exerccios, portanto, a prioridade o contedo terico. Porm, mesmo assim comentaremos questes suficientes para que voc tenha um excelente aprendizado, na medida certa. Sumrio da aula:
1. ORAMENTO PBLICO 2. OBJETIVO DO ORAMENTO PBLICO 3. AMPLITUDE DO ORAMENTO PBLICO 4. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DISPOSIES GERAIS 4.1. PREVISO CONSTITUCIONAL DOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO 4.2. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NA LEI 4.320/64 4.3. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NA LRF 4.4. INICIATIVA DOS PROJETOS DE LEI (PPA, LDO E LOA). 4.5. MAIS UM INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO PREVISTO NA CF/88 5. PLANO PLURIANUAL PPA 6. LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS LDO 7. LEI ORAMENTRIA ANUAL LOA 7.1. ENCAMINHAMENTO E VIGNCIA DA LOA 7.2. A LOA E AS IMPLICAES NA LRF 8. LIMITAES CONSTITUCIONAIS S EMENDAS DOS PARLAMENTARES

www.pontodosconcursos.com.br 6

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

9. QUESTES DE CONCURSOS PBLICOS

Sucesso em sua jornada! Bons estudos.

1. ORAMENTO PBLICO Conceito o ato pelo qual o Poder Legislativo aprova e autoriza aos demais Poderes (Executivo, Judicirio, Ministrio Pblico e o prprio Legislativo), por um perodo determinado, a realizao das despesas destinadas ao funcionamento dos servios pblicos em geral e outros fins previstos em polticas econmicas, bem como prev a arrecadao de receitas do poder pblico. Dito de outra forma, o oramento uma prvia autorizao do Legislativo para que o poder pblico arrecade as receitas e execute as despesas num perodo determinado. Ao contrrio da iniciativa privada, o oramento e planejamento pblicos so obrigatrios e esto previstos na Constituio Federal CF e regulamentados em diversas normas, entre elas, a Lei n 4.320/64, Lei de Responsabilidade Fiscal LRF e demais Portarias do Ministrio do Planejamento Oramento e Gesto MPOG e da Secretaria do Tesouro Nacional STN. A obrigatoriedade de o setor pblico realizar planejamento e oramento est inserida no art. 174 da CF. Esse artigo estabelece que como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado. A expresso planejamento abrangente e s vezes refere-se tanto ao oramento quanto ao planejamento. Entretanto, para fins de concurso pblico, o termo planejamento est ligado ao Plano Plurianual e o vocbulo oramento, ao Oramento Anual (LOA), ambos previstos na CF. O que vem a ser o oramento pblico?

www.pontodosconcursos.com.br 7

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Oramento pblico um processo contnuo, dinmico e flexvel, que traduz em termos financeiros, para determinado perodo (um ano), os planos e programas de trabalho do governo. Entenda o termo flexvel como a possibilidade de serem implementadas mudanas ou alteraes nos gastos inicialmente fixados, durante a execuo da lei oramentria anual. comum, no s no Brasil, mas tambm em outros pases, que a lei oramentria no seja executada exatamente como foi aprovada pelo Legislativo. Assim, muitas alteraes ocorrero ao longo do exerccio financeiro, at mesmo porque o oramento no uma pea imexvel, posto que existem discricionariedades administrativas na realizao de determinados gastos e outras despesas, a exemplo dos dispndios urgentes e imprevisveis, necessidades que surgem ao longo da execuo oramentria. Ateno! Para fins de concurso, o processo oramentrio brasileiro rgido em relao s receitas, haja vista que grande parte das receitas pblicas est vinculada a determinados tipos de gastos ou investimentos, a exemplo das transferncias constitucionais para estados e municpios, manuteno do ensino, sade, seguridade social e outras receitas prprias geradas pelas entidades. Veja esta questo cobrada pelo CESPE e considerada correta: (CESPE Tcnico Judicirio TRE Alagoas) O oramento brasileiro tem alto grau de vinculaes, tais como transferncias constitucionais para estados e municpios, manuteno do ensino, seguridade social e receitas prprias de entidades. Essas vinculaes tornam o processo oramentrio extremamente rgido. Pode-se dizer que o oramento pblico o ato pelo qual o Poder Executivo prev a arrecadao de receitas e fixa a realizao de despesas para o perodo de um ano e o Poder Legislativo lhe autoriza, atravs de LEI, a execuo das despesas destinadas ao funcionamento da mquina administrativa. 2. OBJETIVO DO ORAMENTO PBLICO

www.pontodosconcursos.com.br 8

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO O Estado um instrumento de organizao poltica da sociedade e tem com objetivo atingir a plena satisfao das necessidades da populao. princpio fundamental do Estado moderno que os Poderes constitudos devam organizar e exercer suas atividades com ao planejada, transparente e responsvel, objetivando ao desenvolvimento econmico, social e bem estar de seu povo. Para cumprir com suas finalidades o Estado deve realizar planejamento. Esse planejamento, conforme as normas atuas (Constituio Federal CF/88), ser concretizado atravs dos instrumentos de planejamento da administrao pblica: plano plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias, Lei Oramentria Anual e Planos e Programas Nacionais Regionais e Setoriais. Nenhum desses instrumentos de planejamento mais importante do que o outro, porm, atravs do oramento pblico (lei oramentria anual) que o governo prev a arrecadao de receitas e fixa as despesas para o perodo de um ano. Assim sendo, podemos dizer que o objetivo principal do oramento pblico a realizao do controle da arrecadao de receitas e dos gastos do poder pblico. Dito de outra forma, atravs do oramento pblico que o governo pe em prtica as aes polticas para o cumprimento das demandas da sociedade, tais como segurana, educao, sade, assistncia social etc. Natureza jurdica do oramento. Apesar das divergncias doutrinrias, hoje posio dominante, inclusive j decidida reiteradas vezes pelo Supremo Tribunal FederalSTF, que o oramento uma lei formal. As leis oramentrias (Lei do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e Lei Oramentria Anual LOA) apenas tratam de receitas e despesas pblicas conforme os planejamentos realizados. Assim, em realidade essas leis so atos administrativos em sua essncia e no criam direitos subjetivos. Sendo uma lei formal, a simples fixao de gastos na lei oramentria anual no cria, em princpio, direito subjetivo, no sendo possvel se

www.pontodosconcursos.com.br 9

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO exigir, em tese, por via judicial, que um programa de trabalho especfico planejado e inserido na lei oramentria seja realizado. A Lei oramentria possui as seguintes caractersticas:
uma lei formal formalmente o oramento uma lei, mas, em diversas situaes, no obriga o Poder Pblico a realizar a despesa, que pode, por exemplo, deixar de realizar um gasto, mesmo que autorizado pelo legislativo. Entretanto, muitos tipos de gastos so obrigatrios, a exemplo das despesas mnimas com educao, sade etc. Portanto, o oramento apenas uma lei formal. uma lei temporria a lei oramentria tem vigncia limitada (um ano). Porm, nem sempre coincide com o exerccio financeiro. uma lei ordinria todas as leis oramentrias (PPA, LDO e LOA) so leis ordinrias. Os crditos suplementares e especiais tambm so aprovados como leis ordinrias; uma lei especial denominada lei de meios possui processo legislativo um pouco diferenciado das leis comuns, posto que se trata de matria especfica (receitas e despesas).

3. AMPLITUDE DO ORAMENTO PBLICO De forma geral podemos dizer que o oramento pblico composto pelos atuais instrumentos de planejamento previstos na CF, ou seja, podemos denominar de oramento pblico os seguintes instrumentos de planejamento: Plano Plurianual PPA (art. 165, I - CF); Lei de Diretrizes Oramentrias LDO (art. 165, II CF); Lei Oramentria Anual LOA (art. 165, III CF); Planos e programas nacionais, regionais e setoriais (art. 165, 4 - CF). Cada uma das normas acima citadas possui suas prprias caractersticas e especificidades. O PPA denominado de planejamento estratgico de mdio prazo, a LOA, o planejamento operacional (curto prazo), ou seja, o oramento propriamente dito e a LDO a norma que traa as metas e

www.pontodosconcursos.com.br 10

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO prioridades da administrao pblica e orienta a elaborao da LOA, o elo entre o PPA e a LOA. Cada um dos instrumentos de planejamento acima possui conceitos e contedos prprios, os quais, em seguida, passaremos a estud-los individualmente. Ateno! Normalmente as bancas examinadoras de concurso, e mesmo as portarias e manuais da STN e SOF, esquecem de mencionar os Planos e Programas Nacionais, Regionais e Setoriais, previstos na CF/88. Entretanto, eles tambm so instrumentos de planejamento governamental. Talvez sejam esquecidos pelo fato de que tais planos e programas so de uso facultativo pela Unio, diferentemente dos demais instrumentos, que possuem exigncia obrigatria. Importante! O PPA, a LDO e a LOA so instrumentos de planejamento de utilizao obrigatria por todos os entes da Federao (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios). Cada ente da Federao deve editar suas prprias leis que tratam sobre oramento, ou seja, seu prprio Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual. J os Planos e Programas Nacionais, Regionais e Setoriais so utilizados (facultativamente) apenas pela Unio. Caso os demais entes queiram utilizar algum instrumento de planejamento similar, dever ele estar previsto nas respectivas Constituies Estaduais ou Leis Orgnicas. 4. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DISPOSIES GERAIS As administraes pblicas federal, estadual e municipal, para cumprirem com suas finalidades bsicas de prestar servios sociedade e realizar investimentos, necessitam de recursos, ou seja, receitas. Esses recursos so necessrios para a realizao dos gastos, as denominadas despesas pblicas. Entretanto, a tarefa de arrecadar receitas e realizar gastos necessita ser efetivada de forma planejada, ou seja, semelhante a uma famlia ou uma pessoa, que, em princpio, no poderia gastar mais do que o que ganha.

www.pontodosconcursos.com.br 11

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Existe um ditado popular onde diz que aquele que gasta tudo o que ganha imprudente e aquele que gasta mais do que o que ganha irresponsvel. Dessa forma, tanto o poder pblico quanto as pessoas devem planejar como, quando e em que gastar as suas rendas. Para arrecadar receitas e realizar despesas de forma planejada a administrao pblica utiliza-se obrigatoriamente dos instrumentos de planejamento (PPA, LOA e LDO). Esses Instrumentos de Planejamento esto previstos na Constituio da Repblica. Os instrumentos de planejamento previstos na Constituio Federal-CF de 1988 esto regulamentados em diversas normas, em especial, na Lei n. 4.320/64, Lei Complementar n. 101/2000 LRF e ainda em diversas portarias da Secretaria do Tesouro Nacional - STN e do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto - MPOG. Questionamento! Existe diferena entre planejamento na administrao pblica? oramento e

Legalmente no, haja vista que, de forma ampla, a Lei do Plano Plurianual PPA, a Lei Oramentria Anual LOA e a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO, todos so instrumentos de planejamento da Administrao Pblica previstos na CF/88. Entretanto, doutrinariamente e para fins de concursos pblicos, quando empregamos os termos plano e planejamento, geralmente a referncia o Plano Plurianual (PPA) e quando se menciona a palavra oramento, estamos nos referindo Lei Oramentria Anual (LOA). O PPA o planejamento estratgico de mdio prazo da administrao pblica brasileira, previsto na Constituio Federal de 1988 e elaborado para viger por quatro anos. O instrumento jurdico do PPA a Lei do Plano Plurianual. O Oramento (LOA) a concretizao do planejamento de mdio prazo (PPA), denominado de planejamento operacional. Seu instrumento jurdico a Lei Oramentria Anual LOA que possui vigncia de um ano. Uma observao importante! O PPA e a LDO (art. 165, incisos I e II da CF) so inovaes da CF/88.

www.pontodosconcursos.com.br 12

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Antes da CF/88 no existia o plano plurianual, mas sim, instrumentos semelhantes, a exemplo do Plano Plurianual de Investimentos - PPI, Plano Nacional de Desenvolvimento - PND, etc. Cuidado! Ainda hoje existem questes de concursos mencionando o termo Plano Plurianual de Investimentos como se fosse o Plano Plurianual. Est errado! O PPA inovao da CF/88 e diferente do PPI. Fique atento! A LDO tambm inovao da CF/88. Depois de editada a Lei de Responsabilidade Fiscal, norma que estabelece regras de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal, entendo que no h mais como estudar sobre planos, oramentos e gesto pblica sem apoio em suas diretrizes, principalmente quando se trata de concursos pblicos. 4.1. PREVISO PLANEJAMENTO CONSTITUCIONAL DOS INSTRUMENTOS DE

Repetimos! A Constituio Federal prev que as Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero os seguintes instrumentos de planejamento da administrao pblica (art. 165, incisos I, II e III e 4). Plano Plurianual PPA (art. 165, I - CF); Lei de Diretrizes Oramentrias LDO (art. 165, II CF); Lei Oramentria Anual LOA (art. 165, III CF); Planos e programas nacionais, regionais e setoriais (art. 165, 4 - CF). A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada (art. 165, 1 da CF). A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento (art. 165, 2 da CF).

www.pontodosconcursos.com.br 13

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO O 5 do art. 165 da CF estabelece que a lei oramentria anual compreenda: o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. Ateno! Essas normas constitucionais referentes ao PPA, LDO e LOA so muito cobradas em concursos. Leia esse assunto com bastante ateno, observem bem os detalhes! Foi cobrado em concurso! (CESPE ACE/TCU) A lei oramentria anual compreende trs oramentos: o fiscal, o da seguridade social e o de investimento das empresas. Os oramentos fiscal e da seguridade social englobam os poderes, rgos e entidades da administrao direta, autarquias, fundaes e empresas em que o ente da Federao, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Resoluo Conforme disposto no 5 do art. 165 da CF/88, a lei oramentria anual compreender trs espcies de oramentos:
O oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; O oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; O oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

www.pontodosconcursos.com.br 14

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Cada um desses oramentos possui caracterstica prpria. Observe que o oramento de investimento para as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. O comando da questo tenta confundir o candidato informando que os oramentos fiscal e da seguridade social contemplam as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Isso no verdade porque o oramento que abrange ou contempla as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto o de INVESTIMENTOS. Ateno! Existe apenas um oramento, uma nica pea oramentria, uma nica Lei Oramentria Anual. Para fins de melhor entendimento e organizao do oramento, ele dividido em trs partes (oramento fiscal, de investimento e seguridade social). Todavia, apesar da existncia dessas trs partes/espcies de oramentos na LOA, essa situao no fere ou descaracteriza o princpio oramentrio da unidade, ou seja, mesmo assim a lei oramentria anual entendida como um documento nico de previso de receitas e fixao de despesas. Errado. 4.2. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NA LEI 4.320/64 A Lei n. 4.320/64 que Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal estabelece que a Lei do Oramento contenha a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos aos princpios da unidade universalidade e anualidade (art. 2). Observem que a Lei n. 4.320/64 no versa acerca do PPA e LDO, posto que estes planos so inovaes da CF/88. Como visto acima, a Lei n. 4.320/64 estabelece normas gerais de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Assim sendo, cada Estado, DF e os Municpios devero ter suas prprias

www.pontodosconcursos.com.br 15

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO leis oramentrias, devendo observar apenas as normas gerais e constitucionais. Alis, os Estados e o Distrito Federal tm competncia para legislar concorrentemente com a Unio sobre direito financeiro. Quanto aos Municpios, estes podem apenas suplementar a legislao federal e a estadual, ou seja, no existe previso constitucional da possibilidade de legislar concorrentemente com a Unio. J que estamos falando na lei n 4.320/64, vamos adiantar! Ela foi votada como Lei Ordinria e recepcionada com estatus de Lei Complementar na Constituio Federal de 1988 (art. 165, 9, da CF). Observe o texto constitucional:
9 Cabe lei complementar: I- dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual; II- estabelecer normas de gesto financeira e patrimonial da administrao direta e indireta, bem como condies para a instituio e funcionamento de fundos.

Portanto, atualmente essa norma (Lei n. 4.320/64) somente pode ser modificada ou revogada por lei complementar nacional. 4.3. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NA LRF A Lei Complementar n. 101/00 LRF, norma que estabelece regras de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias, praticamente no se refere ao Plano Plurianual e deu total nfase Lei de Diretrizes Oramentrias e ainda regulamentou alguns procedimentos quanto Lei Oramentria Anual. O PPA, a LDO e a LOA representam os pilares bsicos do planejamento na administrao pblica brasileira dos Entes da Federao e seus respectivos Poderes. So normas institudas atravs de leis formais princpio da legalidade, de iniciativa do Chefe do Poder Executivo e de discusso e votao do Poder Legislativo. 4.4. INICIATIVA DOS PROJETOS DE LEI (PPA, LDO E LOA).

www.pontodosconcursos.com.br 16

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Todos os instrumentos de planejamento obedecem ao princpio da legalidade, so votados como lei, portanto, os encaminhamentos de seus projetos de lei ao Congresso Nacional so de iniciativa privativa do Presidente da Repblica (art. 84, inciso XXIII, da CF). Ateno! O ilustre constitucionalista Alexandre de Moraes descreve que a iniciativa das leis oramentrias exclusiva e obrigatria para Estados e Municpios e ainda argumenta que se trata de uma iniciativa legislativa vinculada, uma vez que dever ser remetida ao Congresso Nacional no tempo estabelecido pela prpria Constituio Federal (in Direito Constitucional, 16 edio, p. 594). Importante! Diante de uma questo de concurso sobre a competncia privativa ou exclusiva para envio das leis oramentrias ao Legislativo, fique atento para o seguinte: Caso NO seja mencionado, segundo a doutrina, e se houver informao de que a competncia privativa, est correto, posto que se encontra conforme a CF (art. 84, inciso XXIII, da CF). Caso seja mencionado, segundo a doutrina, a sim, a competncia exclusiva do Presidente da Repblica. Quanto diviso de responsabilidades sobre as leis oramentrias devemos entender assim: 1. Todos os rgos e Poderes, em princpio, devem planejar. Planejar significa elaborar suas propostas oramentrias. 2. A responsabilidade pela elaborao e execuo dos instrumentos de planejamento, basicamente (LOA e PPA), de todos os rgos e Poderes pblicos. Entretanto, compete somente ao Poder Executivo apresentar os projetos de lei do PPA, LDO e LOA ao Legislativo. 3. O Poder Executivo apresenta o projeto de lei da LOA somente depois de consolidar, em um nico documento, a proposta de todos os rgos e Poderes. Concluindo, todos os entes, seus rgos e Poderes elaboram suas propostas e encaminham ao Executivo (no caso da Unio, o MPOG), que as consolida e envia um nico Projeto de Lei ao Poder Legislativo (princpio oramentrio da unidade).

www.pontodosconcursos.com.br 17

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Os instrumentos de planejamento devem estar plenamente integrados e coordenados entre si, ou seja, a LOA dever conter o que foi planejado no PPA e ainda estar em consonncia com a LDO e a LRF. Ateno! Muito importante! A Constituio Federal veda a edio de Medida Provisria sobre: planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramentos anuais e crditos adicionais suplementares (art. 62, 1, I, d). Portanto, essas matrias no podem ser tratadas por meio de Medidas Provisrias, exceto a abertura de crditos extraordinrios, para atender despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica (CF, art. 167, 3). Tambm, no se pode tratar desses planos atravs de Lei Delegada (CF, art. 68, III). O Presidente da Repblica apresenta ao Poder Legislativo (Comisso Mista Permanente de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao) projetos de lei sobre o PPA, LDO, LOA e de crditos adicionais, cabendo ao Congresso Nacional aprov-los ou rejeit-los. Essa atividade do Poder Legislativo pode ser denominada de competncia para dispor sobre oramentos. Muito importante! A doutrina entende que no h possibilidade de o Congresso Nacional rejeitar o projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias, uma vez que a CF determina que a sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao da LDO (art. 57, 2, da CF). Essa regra s para a LDO, ou seja, pode o Congresso Nacional entrar em recesso sem a aprovao do PPA ou da LOA. 4.5. MAIS UM INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO PREVISTO NA CF/88 A Constituio Federal estabeleceu mais um instrumento de planejamento que ficou esquecido por vrios anos, tendo sido recentemente implementado, a exemplo do Plano de Acelerao do Crescimento PAC/2007. Na CF existe previso de que o poder pblico dever elaborar planos e programas nacionais, regionais e setoriais em consonncia com o

www.pontodosconcursos.com.br 18

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional (art. 165, 4, da CF). A respeito desses planos e programas nacionais, regionais e setoriais, foi cobrado no concurso para Tcnico de Finanas e Controle da atual CGU: Caiu em concurso! (ESAF TFC) A Constituio de 1988, em seu art. 165, determina que a lei oramentria anual compreender: - O oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; - O oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital com direito a voto; - O oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculadas, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. Alm dos oramentos anuais acima indicados, a nova constituio estabelece que leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: a) o plano plurianual, as diretrizes compensatrias e as atualizaes fiducirias b) o plano bianual, as diretrizes oramentrias e as atualizaes permanentes c) o plano plurianual, as diretrizes estratgicas e as atualizaes permanentes d) o plano trianual, as diretrizes oramentrias e as atualizaes fiducirias e) o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os planos e programas nacionais, regionais e setoriais Resoluo a) No existe previso na CF/88 para que leis de iniciativa do Poder Executivo estabeleam diretrizes compensatrias e as atualizaes fiducirias (moeda). Incorreta. b) De todos os instrumentos inseridos nessa opo, existe previso na CF/88 somente das diretrizes oramentrias. Incorreta. c) Na CF/88 existe o plano plurianual (planejamento estratgico), mas no existem as diretrizes estratgicas e as atualizaes permanentes. Incorreta. d) Idem ao comentrio da opo b. Incorreta.

www.pontodosconcursos.com.br 19

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO e) Estes so os instrumentos de planejamento previstos na CF/88: o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os planos e programas nacionais, regionais e setoriais. Correta. Resposta correta: letra E. Apesar de se tornar um pouco repetitivo, importante abordarmos de forma especifica sobre cada um dos instrumentos de planejamento da administrao pblica. O objetivo a fixao ou uma melhor assimilao do contedo. 5. PLANO PLURIANUAL PPA O que o Plano Plurianual PPA? O Plano Plurianual o planejamento estratgico de mdio prazo da Administrao Pblica e tem por finalidade estabelecer de forma regionalizada as diretrizes , objetivos e metas (DOM) da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para aquelas relativas aos programas de durao continuada. (DOM) processo de decoreba D (diretrizes) O (objetivos) M (metas). assim mesmo! Concursando(a) tem que procurar formas de assimilao! Repetindo, o PPA doutrinariamente conhecido como o planejamento estratgico de mdio prazo da administrao pblica brasileira. Quando e como se elabora o PPA? Ao assumir o mandato, em seu 1 ano de mandato, o Chefe do Poder Executivo elabora o seu planejamento de gastos, ou seja, estabelece o que pretende executar, em termos de obras e servios, a exemplo de investimentos em segurana pblica, sade, educao, reajuste dos servidores (isso na teoria!), novos concursos, etc. Enquanto o governo elabora seu planejamento para os prximos 4 anos, ele est executando o ltimo ano do PPA de seu antecessor, ou seja, ao assumir o governo ele herda um ano de planejamento do governo anterior. Conforme visto acima, apesar de o PPA ser elaborado para um perodo de quatro anos, ele no coincide com o mandato presidencial.

www.pontodosconcursos.com.br 20

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Ateno, repetindo! O PPA no coincide com o mandato do chefe do Poder Executivo. A proposta de Plano Plurianual poder receber emendas dos parlamentares. Essas emendas so apresentadas na Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao, onde sero apreciadas e votadas. Depois de apreciadas as emendas dos parlamentares, o projeto de lei ser submetido ao Congresso Nacional na forma do Regimento Comum. Ateno! Muito cobrado em concurso! O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional, propondo modificaes no Projeto de PPA, enquanto no iniciada a votao, na Comisso Mista, da parte cuja alterao proposta. Observe que os parlamentares apresentam emendas e o Presidente da Repblica, mensagem de alterao do projeto de lei do PPA. E ainda, a proposta de alterao (mensagem) encaminhada pelo Presidente da Repblica somente poder ser aceita na Comisso Mista enquanto no iniciada a votao da parte cuja alterao proposta . Foi cobrado em concurso! (CESPE/MPU 2010 - TCNICO DE APOIO ESPECIALIZADO/ORAMENTO) Durante o processo de apreciao do plano plurianual (PPA), devem ser observadas as mesmas regras de alterao do projeto pelo Poder Executivo vlidas para a Lei Oramentria Anual (LOA), que somente permitem modificao por meio de mensagem presidencial enquanto no iniciada a votao, na Comisso Mista de Oramento, da parte cuja alterao proposta. Resoluo Perfeito! Todos os projetos de lei dos instrumentos de planejamento (PPA, LDO, LOA) devem ser observadas as mesmas regras para fins de modificao, tanto pelos Parlamentares quanto pelo Presidente da Repblica. Observe as regras legais CF/88:
Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes

www.pontodosconcursos.com.br 21

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO
oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 4 - As emendas ao projeto de lei de diretrizes oramentrias no podero ser aprovadas quando incompatveis com o plano plurianual. 5 - O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificao nos projetos a que se refere este artigo enquanto no iniciada a votao, na Comisso mista, da parte cuja alterao proposta.

CERTO. Como o PPA executado? O planejamento para quatro anos (lei do PPA) ser concretizado realizado passo a passo, ano a ano, atravs da Lei Oramentria Anual LOA, ou seja, o PPA e a LOA devem estar coordenados e integrados entre si, haja vista que a CF estabelece em seu art. 166, 1, que nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. Assim, conforme exposto, o que foi planejado para quatro anos (PPA) ser colocado em prtica anualmente atravs da LOA. Foi cobrado em concurso! (CESPE - Procurador Consultivo TCE/PE) Conforme a Constituio Federal, qualquer investimento considerado relevante sob a tica econmica somente pode ser iniciado se estiver presente no plano plurianual, mesmo que tenha de ser executado integralmente dentro de um mesmo exerccio financeiro. Resoluo O comando da questo refere-se vedao imposta pelo 1 do art. 167 da CF/88 que assim determina: Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual ou sem lei que autorize a incluso sob pena de crime de responsabilidade. Interpretando:

www.pontodosconcursos.com.br 22

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO 1. Em princpio todo investimento que ultrapasse um exerccio financeiro (mais de um ano), dever constar no plano plurianual; 2. Caso haja necessidade da realizao de um investimento com durao superior a um ano e este no esteja contemplado no PPA, h obrigatoriedade de autorizao legislativa mediante a edio de uma lei especial. Ateno! A iniciativa dessa lei exclusiva do Executivo. 3. Um investimento que no ultrapasse um exerccio financeiro (durao inferior a um ano), seja ele relevante ou no, pode ser realizado, desde que esteja includo na lei oramentria anual ou autorizado pelo Legislativo em lei especial. Esse investimento pode ser realizado atravs da abertura de crditos adicionais especiais ou extraordinrios. Pode-se observar que h um erro no comando da questo, posto que os investimentos com durao inferior a um exerccio financeiro no necessitam, obrigatoriamente, estar includos no PPA. Observaes: a) Nos termos do art. 12 da Lei 4.320/64, investimento um grupo de despesa de capital; b) Exerccio financeiro corresponde ao perodo de tempo no qual executado o oramento pblico. De acordo com o art. 34 da Lei 4.320/64, no Brasil o exerccio financeiro coincide com o ano civil. Opo incorreta. O Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MPOG, atravs de sua Secretaria Federal de Oramento, elaborou o Manual Tcnico de Oramento MTO, objetivando estabelecer procedimentos unificados para todos os Poderes da administrao pblica federal. Esse manual estabelece as polticas, diretrizes, metodologia e procedimentos para a elaborao dos oramentos na administrao pblica federal. Esse manual regulamentou os princpios bsicos que devem reger o PPA: Identificao clara dos objetivos e prioridades do Governo; Integrao do planejamento e do oramento;

www.pontodosconcursos.com.br 23

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

Promoo da gesto empreendedora; Garantia da transparncia; Estmulo s parcerias; Gesto orientada para resultados; Organizao das aes de Governo em programas. Encaminhamento do PPA competncia do Chefe do Poder Executivo encaminhar ao Legislativo no prazo mximo de quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro do mandato, o PPA, ou seja, o Executivo deve cumprir tal obrigao legal em at 31 de agosto. Exemplificando:
1 ano de mandato: o Chefe do Executivo governa com a proposta PPA, de seu antecessor e elabora e encaminha o seu PPA para os prximos 4 anos.
2 ano de mandato: o

Chefe do Executivo trabalha com seu PPA aprovado pelo Poder


Legislativo. 1 ano de prtica de seu planejamento.

3 ano de mandato. 2 ano de execuo de seu PPA.

4 ano de mandato. 3 ano de execuo de seu PPA.

Em outras palavras, a vigncia da lei que instituir o Plano Plurianual quadrienal, iniciando-se no segundo ano do mandato presidencial e encerrando-se no primeiro ano do mandato presidencial subseqente. Exemplo: Suponha-se que o Presidente da Repblica tenha sido eleito em X-1 e sua posse ocorreu em 1 de janeiro de X0.
Mandato presidencial atual: 4 anos Ano de X0 O Presidente eleito cumpre um ano de PPA de seu antecessor. Enquanto o governo cumpre um ano de seu antecessor, elabora-se o seu PPA. O governo eleito dever encaminhar o seu PPA ao Congresso nacional em at 4 meses antes do encerramento do exerccio

Ano de X0

Ano de X0

www.pontodosconcursos.com.br 24

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO
financeiro, ou seja, at 31 de agosto de X0. O Congresso Nacional dever devolver o PPA aprovado at o encerramento da sesso legislativa, ou seja, at 22 de dezembro. Vigncia: at X4 (4 anos). O governo trabalha com o seu PPA. Em 31/12 encerra o mandato do Presidente eleito em X-1 e empossado em X0. Eleio do novo Presidente Posse do novo Presidente e execuo do ltimo ano do PPA de seu antecessor empossado em X0.

Ano de X0

Anos de X1, X2 e X3 Ano de X3 Ano de X3

Ano de X4

Esse regramento acima se encontra disposto no inciso I do 2 do art. 35 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT. Devoluo do PPA: O Poder Legislativo dever devolv-lo ao chefe do Executivo, para sano ou veto, at o encerramento da sesso legislativa (art. 35, 2, inciso I, Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT, da CF). Como apareceu o termo sesso legislativa, vamos adiantar! O quadro abaixo demonstra os prazos acerca da legislatura, sesso legislativa e o perodo legislativo:
Legislatura Sesso Legislativa Perodo de 4 anos (CF, art. 44, pargrafo nico) Ser de 2 de fevereiro a 22 de dezembro (CF, art. 57 EC n 50). 1 perodo: vai de 2 de fevereiro a 17 de julho (CF, art. 57 EC n 50). Perodo Legislativo 2 perodo: vai de 1 de agosto a 22 de dezembro (CF, art. 57 - EC n 50).
EC = emenda constitucional.

www.pontodosconcursos.com.br 25

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Macetes para fins de concurso! O encaminhamento dos projetos de lei referentes ao PPA, LDO e LOA, tem sempre como referncia at o trmino do exerccio financeiro. J a devoluo dos projetos de lei, pelo Legislativo, os parmetros so:
PPA e LOA at o encerramento da sesso legislativa (art. 35, 2, incisos I e III, do ADCT CF); LDO at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa (art. 35, 2, inciso II, do ADCT CF).

A vigncia do PPA coincide com a do mandato presidencial? O PPA elaborado pelo governo, ao assumir o mandato, colocado em prtica somente no seu segundo ano de mandato e terminando no primeiro ano do mandatrio subseqente. Portanto, sua vigncia no coincide com o mandato do chefe do Poder Executivo, apesar de sua durao ser de quatro anos. Foi cobrado em concurso! (CESPE ACE/TCU) Institudo pela Constituio Federal de 1988, o plano plurianual, de vigncia coincidente com a do mandato do chefe do Poder Executivo, estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Resoluo Assim fica fcil! Mas isso mesmo que vem sendo cobrado em concurso! Conforme exposto acima, a vigncia do PPA no coincide com o mandato presidencial. Ver o grfico exemplificativo acima. Portanto, opo incorreta. Investimentos de durao superior a um ano: Todo tipo de investimento que ultrapasse um exerccio financeiro, ou seja, mais de um ano, dever estar includo no Plano Plurianual ou em

www.pontodosconcursos.com.br 26

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Lei especial que o autorize. O exerccio financeiro no Brasil coincide com o ano civil, que vai de 1 de janeiro a 31 de dezembro, assim determina a Lei n 4.320/64. A Constituio Federal determina que nenhum investimento, cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro, poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade (art. 167, 1). Para no esquecer! A Lei do Plano Plurianual deve estabelecer, de forma regionalizada: As Diretrizes Objetivos e Metas da administrao pblica

Para as despesas de capital e outras delas decorrentes; e Para as relativas aos programas de durao continuada. Plano Plurianual - PPA O que so Diretrizes, Objetivos e Metas? Diretrizes Objetivos Metas

Diretrizes so orientaes ou princpios que nortearo a captao, gesto e gastos de recursos durante um determinado perodo, com vistas a alcanar os objetivos de Governo nos 4 anos de legislatura. Objetivos consistem na discriminao dos resultados que se pretende alcanar com a execuo das aes governamentais que permitiro a superao das dificuldades diagnosticadas. Metas so a traduo quantitativa e qualitativa dos objetivos. Ateno! importante enfatizar que a finalidade do PPA estabelecer as Diretrizes, Objetivos e Metas, porque geralmente os elaboradores de provas de concursos tentam confundir os candidatos com as finalidades da LDO, que estabelecer as Metas e Prioridades da Administrao Pblica. Sntese:

www.pontodosconcursos.com.br 27

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

Plano Plurianual

Estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.

Compreende as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o Lei de Diretrizes exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na Oramentrias legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

Significado do termo despesas de capital e outras delas decorrentes: geralmente as despesas de capital so aquisies de mveis, imveis, construo de estradas, prdios pblicos, usinas etc. O governo planeja essas despesas no PPA porque em geral so despesas a serem realizadas em perodos superiores a um ano ou que beneficiaro a sociedade por longo tempo. Ao realizar um investimento, a exemplo da construo de uma estrada, o governo realiza despesas de capital. Posteriormente, para realizar a manuteno dessa estrada, realiza-se despesas correntes, por isso o termo e outras delas decorrentes. Exemplo: O governo planeja e insere no PPA, a duplicao de determinado trecho de uma rodovia federal, com prazo para concluso de 3 anos e valor de 4 bilhes de reais. Esse gasto um investimento (despesa de capital). Para manuteno da rodovia duplicada o governo estima gastar mais 10 mil reais por ano na sua manuteno. Essa uma despesa de custeio (despesa corrente). Assim sendo, no nosso exemplo, o governo insere no PPA as despesas de capital (duplicao da rodovia) e as despesas correntes decorrentes desse investimento (manuteno da rodovia). Foi cobrado em concurso! (ESAF APO/MPOG 2008) O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei do Oramento Anual so componentes bsicos do planejamento governamental. Identifique a nica opo incorreta no que diz respeito ao planejamento governamental. a) O planejamento governamental estratgico tem como documento bsico o Plano Plurianual.

www.pontodosconcursos.com.br 28

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO b) A Lei Oramentria Anual compreende o oramento fiscal e, ainda, o oramento das autoridades monetrias e das empresas financeiras de economia mista. c) O planejamento governamental operacional tem como instrumentos a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei do Oramento. d) A Lei de Diretrizes Oramentrias compreende o conjunto de metas e prioridades da Administrao Pblica Federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. e) A Lei Oramentria Anual (LOA) o oramento propriamente dito e possui a denominao de LOA por ser a consignada pela Constituio Federal. Resoluo Ateno! O comando da questo pede a opo INCORRETA. a) O PPA o planejamento estratgico de mdio prazo dos entes da federao. Todos os entes federados devem, obrigatoriamente, elaborar o seu plano plurianual. Assim, o PPA o instrumento de planejamento de mdio prazo do Governo Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administrao Pblica Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Os princpios bsicos que norteiam o PPA so:
- Identificao clara dos objetivos e das prioridades do Governo; - Integrao do planejamento e do oramento (princpio bsico do oramentoprograma; - Promoo da gesto empreendedora; - Garantia da transparncia; - Estmulo s parcerias; - Gesto orientada para resultados; e - Organizao das aes de Governo em programas.

www.pontodosconcursos.com.br 29

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO CERTO. b) O 5 do art. 165 da CF estabelece a Lei Oramentria Anual compreende os seguintes tipos de oramentos:
o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

O oramento das autoridades monetrias existia antes da CF/88 e era elaborado pelo Banco Central do Brasil, no qual se denominava oramento monetrio. Esse oramento era aprovado por Decreto do Executivo. Portanto, a CF/88 instituiu o princpio da unidade oramentria, no qual estabelece que cada Ente da Federao tenha apenas um nico oramento para os Poderes. Assim sendo, com a promulgao da CF/88 eliminou-se oramento das autoridades monetrias e das empresas financeiras de economia mista. INCORRETA. c) A LOA e a LDO so os instrumentos de planejamento denominados de planejamento operacional da administrao pblica. CERTO. d) A Lei Oramentria Anual (LOA) o oramento propriamente dito e que de fato contempla o que foi planejado no PPA. Portanto, em tese, a LOA se constitui no cumprimento, ano a ano, das diretrizes, objetivos e metas estabelecidas no PPA. CERTO. 6. LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS LDO Conforme mencionado, a LDO tambm criao da Constituio de 1988. O Presidente da Repblica deve enviar o projeto anual de LDO at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro. O Congresso Nacional dever devolv-lo para sano at o

www.pontodosconcursos.com.br 30

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa, que no ser interrompida sem a aprovao do projeto (art. 57, 2 da CF). No Congresso, o projeto de LDO poder receber emendas, desde que compatveis com o plano plurianual. As emendas sero apresentadas na Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao CMPOF, onde recebero parecer, sendo apreciadas pelas duas casas na forma do regimento comum. Da mesma forma que o PPA, o Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificaes no projeto de lei da LDO, enquanto no iniciada a votao na CMPOF, da parte cuja alterao proposta. O que a LDO estabelece? A LDO Compreende as metas e prioridades (MP) da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. Orienta a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer sobre a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. De acordo com o 2 do art. 165 da CF, a LDO dever:
Compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente; Orientar a elaborao da Lei Oramentria Anual; Dispor sobre as alteraes na legislao tributria; e Estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento

LDO

Metas

Prioridades

Ainda existem outras matrias que podem ser tratadas na LDO: Estrutura e organizao dos oramentos;

www.pontodosconcursos.com.br 31

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

Disposies relativas dvida pblica federal; Disposies relativas s despesas da Unio com pessoal e encargos sociais; Disposies sobre a fiscalizao pelo Poder Legislativo e sobre as obras e servios com indcios de irregularidades graves; etc. O Governo poder inserir regras na LDO estabelecendo, por exemplo, que no sero destinados recursos na LOA para as obras em andamento com indcios de irregularidades apontadas pelo TCU. Assim, o governo estaria vinculando a destinao de recursos somente para aquelas obras que as irregularidades fossem sanadas. Foi cobrado em concurso! (ESAF AFC/CGU 2008) De acordo com a Constituio Federal, foi reservada Lei de Diretrizes Oramentrias a funo de: a) dispor sobre alteraes na legislao tributria. b) estabelecer critrios e forma de limitao de empenho, nos casos previstos na legislao. c) definir, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos, as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. d) disciplinar as transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. e) dispor sobre o equilbrio entre receitas e despesas. Resoluo Observe que o comando da questo pede o que a CF reservou LDO. a) De acordo com a Constituio Federal, a LDO deve compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente e ainda: Orientar a elaborao da Lei Oramentria Anual; Dispor sobre as alteraes na legislao tributria; e

www.pontodosconcursos.com.br 32

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

Estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. Outras matrias que podem ser tratadas na LDO:
Estrutura e organizao dos oramentos; Disposies relativas dvida pblica federal; Disposies relativas s despesas da Unio com pessoal e encargos sociais; Disposies sobre a fiscalizao pelo Poder Legislativo e sobre as obras e servios com indcios de irregularidades graves; etc.

CERTO. b) A alnea b do Inciso I do art. 4 da LRF estabelece que a LDO deve estabelecer critrios e forma de limitao de empenho, nos casos previstos na prpria LRF. Assim, essa uma funo da LDO, porm, estabelecido pela LRF. Quando deve haver limitao de empenho? A LRF prev duas situaes: 1. Se verificado, ao final de um bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais. Nesse caso, os Poderes e o Ministrio Pblico promovero, por ato prprio e nos montantes necessrios, nos trinta dias subseqentes, limitao de empenho e movimentao financeira, segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias (art. 9, LRF). 2. Para fins de obter resultado primrio necessrio reconduo da dvida ao limite. Nesse caso, deve-se realizar, entre outras medidas, a limitao de empenho prevista no art. 9 da LRF (art. 31, 1, II LRF). ERRADO. c) No funo de a LDO definir, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos, as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. Essa funo do plano plurianual PPA. ERRADO. d) A LRF estabeleceu que a LDO deva disciplinar as transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas (art. 4, I, f). ERRADO.

www.pontodosconcursos.com.br 33

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO e) A LRF prev como funo da LDO dispor sobre o equilbrio entre receitas e despesas (art. 4, I, a). ERRADO. Opo CERTA, letra A. Essncia da LDO: A LDO o instrumento propugnado na Constituio Federal para fazer a ligao (transio) entre o PPA (planejamento estratgico) e a lei oramentria anual - LOA. A Lei de Diretrizes Oramentrias tem por funo principal o estabelecimento dos parmetros necessrios alocao dos recursos no oramento anual, de forma a garantir, dentro do possvel, a realizao das diretrizes, objetivos e as metas contempladas no plano plurianual. papel primordial de a LDO ajustar as aes de governo, previstas no PPA, s reais possibilidades de caixa do Tesouro Nacional. A LDO , em realidade, uma cartilha que direciona e orienta a elaborao do Oramento Geral do Ente Pblico, o qual deve estar, para sua aprovao, em plena consonncia com as disposies do Plano Plurianual, porm, nem todas as matrias constantes na LDO esto inseridas no PPA. Foi cobrado em concurso! (CESPE/MPU 2010 - TCNICO DE APOIO ESPECIALIZADO/ORAMENTO) Embora deva ser compatvel com o PPA, a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) contm matrias que, por sua prpria natureza, no devem constar do PPA. Resoluo Perfeito! A LDO deve ser compatvel com o PPA. Porm, pela sua caracterstica e especificidade a LDO contem matria prpria, por exemplo: equilbrio entre receitas e despesas, critrios e forma de limitao de empenho, normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos, demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. CERTO.

www.pontodosconcursos.com.br 34

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Importncia da LDO aps a LRF: Com a vigncia da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Oramentrias passou a ter mais relevncia, ou seja, ganhou mais nfase. Importante! Muito cobrado em concursos! A LRF estabeleceu que a LDO dever dispor sobre:
Equilbrio entre receitas e despesas; Critrios e forma de limitao de empenho, a ser verificado no final de cada bimestre quando se verificar que a realizao da receita poder comprometer os resultados nominal e primrio estabelecidos no anexo de metas fiscais e para reduzir a dvida ao limite estabelecido pelo Senado Federal; Normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; Demais condies e exigncias para as transferncias de recursos a entidade pblicas e privadas.

Foi cobrado em concurso! (CESPE/MPU 2010 - TCNICO DE APOIO ESPECIALIZADO/CONTROLE INTERNO) A LDO responsvel pelo estabelecimento de normas, critrios e limitaes de empenho para os entes da Federao. Resoluo A LRF estabelece em seu art. 4o que a lei de diretrizes oramentrias dever atender as determinaes constitucionais e ainda: a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho, a ser efetivado caso a haja frustrao de receita, ou seja, no caso de a receita arrecadada ser inferior previso; e) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos. Existe uma pegadinha na questo! A LDO da Unio NO pode estabelecer normas, critrios e limitaes de empenho para os entes da

www.pontodosconcursos.com.br 35

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Federao. A LDO da Unio aplicvel s Unio. Cada Ente da Federao possui sua prpria LDO. ERRADO. O 1 do art. 4 da LRF estabelece que integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias o Anexo de Metas Fiscais , em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes, ou seja, trs exerccios financeiros. Contedo do Anexo de Metas Fiscais: O 2 do art. 4 da LRF menciona que o Anexo de Metas Fiscais conter, ainda:
I - avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II - demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de clculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos trs exerccios anteriores, e evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional; III - evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos; IV - avaliao da situao financeira e atuarial: a) dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador; b) dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; V - demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado.

O 3 do art. 4 da LRF determina que a lei de diretrizes oramentrias contenha Anexo de Riscos Fiscais , onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. O 4 do art. 4 da LRF, propugna que a mensagem que encaminhar o projeto da Unio apresentar, em anexo especfico, os objetivos das polticas monetria, creditcia e cambial, bem como os parmetros e as

www.pontodosconcursos.com.br 36

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO projees para seus principais agregados e variveis, e ainda as metas de inflao, para o exerccio subseqente. Ateno! Bastante cobrado em concurso! A LDO dever conter dois anexos: o de Metas Fiscais e o de Riscos Fiscais. Para fixar! No Anexo de Metas Fiscais sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes, ou seja, para 3 exerccios. Finalidade e contedo do Anexo de Riscos Fiscais: No Anexo de Riscos Fiscais sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. Resumindo: nfase da LRF na LDO:
LRF

LDO

Equilbrio entre receita e despesa

Critrios e forma de limitao de empenho...

Normas relativas ao controle de custos...

Anexo de Metas Fiscais - metas anuais relativas a receitas, despesas, etc.

Anexo de Riscos Fiscais - avaliao dos passivos contingentes...

Foi cobrado em concurso! (ESAF - Analista Contbil-Financeiro - SEFAZ CE) Assinale a opo falsa em relao Lei de Diretrizes Oramentrias LDO prevista no art. 165 da Constituio Federal. a) A iniciativa da lei prerrogativa do Poder Executivo.

www.pontodosconcursos.com.br 37

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO b) Dever orientar a elaborao da lei oramentria anual. c) A LDO dever trazer as modificaes na legislao tributria que impactaro a arrecadao do exerccio seguinte. d) Compreender as metas de despesa de capital para o exerccio financeiro subseqente. e) Estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. Resoluo O comando da questo pede a opo FALSA em relao s diretrizes da LDO. a) Certo. Conforme a Constituio Federal, a iniciativa de todos os instrumentos de planejamento (PPA, LDO, LOA e Planos e Programas Nacionais, Regionais e Setoriais) PRIVATIVA do chefe do Poder executivo. Ateno! A doutrina entende que a iniciativa das leis oramentrias EXCLUSIVA e vinculada do chefe do Executivo. Assim, a apresentao de qualquer projeto de lei de oramento por parlamentar inconstitucional. b) Certo. A LDO Compreende as metas e prioridades (MP) da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. Orienta a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer sobre a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. Ateno! A LDO o elo entre o PPA e a LOA e se insere dentro do planejamento operacional. c) Falsa. As alteraes na legislao tributria que podem estabelecidas na LDO podem impactar mais de um exerccio. ser

Exemplo: o governo pode inserir na LDO para 2007 um artigo concedendo incentivo ou ampliao de incentivo ou benefcio de natureza tributria. Essa renncia de receita pode impactar os exerccios financeiros de 2008, 2009 e 2010, ou seja, diversos exerccios financeiros.

www.pontodosconcursos.com.br 38

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO d) Certo. Entre as funes da LDO compreende as metas de despesa de capital para o exerccio financeiro subseqente. e) Certo. A LDO estabelece a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento, conforme previso no art. 165 da CF/88. Opo FALSA, letra C. 7. LEI ORAMENTRIA ANUAL LOA A LOA tem por finalidade a concretizao dos objetivos e metas estabelecidos no Plano Plurianual. o que poderamos chamar de oramento por excelncia ou oramento propriamente dito. atravs da LOA que o governo realiza ano a ano o que foi planejado para ser executado em quatro anos. Esse planejamento de quatro anos est inserido no PPA. Os entes da Federao do Brasil atualmente utilizam o denominado Oramento-Programa, o qual baseado nos programas de trabalho do governo. Observe este regramento legal: Lei n 4.320/64:
Art. 2 A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princpios de unidade universalidade e anualidade.
(grifo nosso)

No Oramento-Programa as aes governamentais so planejadas e estruturadas atravs de programas, pois a preocupao maior do Estado no saber simplesmente o objeto do gasto pblico, mas sim o objetivo do gasto, os trabalhos desenvolvidos em prol da populao, ou seja, os produtos ou servios oferecidos. O Plano Plurianual PPA ir definir os objetivos estratgicos para o perodo de quatro anos, os quais sero colocados em prtica atravs dos programas de trabalho do governo, contidos na Lei Oramentria Anual LOA. Objetivo e finalidade da lei de oramento:

www.pontodosconcursos.com.br 39

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO na lei oramentria que o governo prev a arrecadao de receitas e fixa a realizao de despesas para o perodo de um ano e o Poder Legislativo lhe autoriza, atravs de LEI, a execuo das despesas destinadas ao funcionamento da mquina administrativa. Em realidade, todos os Poderes e o Ministrio Pblico elaboram suas propostas oramentrias, porm, quem executa a maior parte das despesas o Poder Executivo, mesmo porque essa a sua principal funo. Basicamente, em termos de elaborao da proposta oramentria, genericamente falando, funciona da seguinte forma: Todos os Poderes (Executivo, Legislativo, Judicirio e mais o Ministrio Pblico), e demais rgos (Unidades Oramentrias) elaboram as suas propostas oramentrias e encaminham para o Poder Executivo (o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MPOG), que realiza a consolidao de todas as propostas e encaminha um projeto de Lei de Oramento ao Congresso Nacional. Ateno! Muito importante! Nenhuma proposta oramentria, nem mesmo a do Poder Legislativo, pode ser encaminhada diretamente ao Congresso Nacional. Essa competncia , conforme a CF/88, privativa do Presidente da Repblica (art. 84, Inciso XXIII, da CF). Para a doutrina, a competncia exclusiva e vinculada, conforme visto acima. Nunca demais mencionar! Alexandre de Moraes descreve que a iniciativa acima mencionada exclusiva e obrigatria para Estados e Municpios e ainda argumenta que se trata de uma iniciativa legislativa vinculada, uma vez que dever ser remetida ao Congresso Nacional no tempo estabelecido pela prpria Constituio Federal (in Direito Constitucional, 16 edio, p. 594). Foi cobrado em concurso! (CESPE ACE/TCU) Os rgos do Poder Judicirio, as casas do Congresso Nacional e o Ministrio Pblico, amparados na autonomia administrativa e financeira que lhes garante a Constituio Federal, devem elaborar as respectivas propostas oramentrias dentro dos limites estipulados na lei de diretrizes oramentrias e encaminh-las ao Congresso Nacional no mesmo prazo previsto para o envio do projeto de lei oramentria do Poder Executivo, ou seja, at quatro meses antes do encerramento do exerccio.

www.pontodosconcursos.com.br 40

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Resoluo Nenhuma proposta oramentria pode ser enviada diretamente ao Congresso Nacional - CN, independentemente da autonomia de cada Poder, a proposta oramentria de cada rgo ou Poder dever ser encaminhada ao Executivo, para fins de consolidao e respectivo envio ao CN. Cuidado! s vezes temos visto questionamentos, em concurso, sobre quem tem competncia para dispor sobre oramento pblico no Brasil. Essa competncia exclusiva do Congresso Nacional. O termo dispor refere-se a: votar, apresentar e rejeitar emendas, manter ou derrubar vetos do Presidente da Repblica, aprovar crditos adicionais, fiscalizar, etc. Questionamento importante! Caso o Presidente da Repblica se omita, deixando de encaminhar a proposta oramentria ao Congresso Nacional, pode, qualquer parlamentar, apresentar essa proposta? No, essa competncia exclusiva do Presidente da Repblica. A proposta apresentada por parlamentar caracteriza inconstitucionalidade formal. Na Administrao Pblica, as receitas a serem arrecadadas j esto previstas em Lei. Incumbe ao Poder Executivo prever a sua arrecadao para o ano subseqente e a fixao das despesas em funo dessas receitas. Ao Congresso Nacional compete autorizar, atravs de lei, a execuo oramentria princpio da legalidade. Na proposta oramentria as despesas devem ser iguais as receitas, o denominado princpio do equilbrio oramentrio. Qual o contedo da LOA? A LOA conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de governo, obedecidos aos princpios de unidade, universalidade e anualidade (art. 2, da Lei n 4.320/64). Ateno! No so somente esses princpios, existem outros previstos na CF e em outras normas, os quais mencionaremos quando estudarmos os princpios oramentrios.

www.pontodosconcursos.com.br 41

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Conforme estudado acima, a LDO o instrumento norteador da elaborao da lei oramentria anual, posto que possui como funo primordial orientar a elaborao da LOA (art. 65, 2, da CF). Foi cobrado em concurso! (CESPE MJ/DPF Administrativo Tc. Contabilidade) Segundo os dispositivos legais, o oramento pblico dever obedecer aos princpios da unidade, universalidade e anualidade. Resoluo O comando da questo est exatamente conforme disposto no art. 2 da Lei n 4.320/64, que enumera esses trs princpios (unidade, universalidade e anualidade) Na prtica o oramento anual viabiliza a realizao anual dos programas de governo mediante a quantificao das metas e a alocao de recursos para as aes oramentrias (projetos, atividades e operaes especiais). Quais so os rgos tcnicos centrais e setoriais da cpula administrativa responsveis pela elaborao do oramento da Unio? O Sistema de Planejamento e de Oramento Federal compreende as atividades de elaborao, acompanhamento e avaliao de planos, programas e oramentos, e de realizao de estudos e pesquisas scioeconmicas. A elaborao dos oramentos da Unio de responsabilidade conjunta do rgo central (Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MPOG), rgos setoriais e rgos especficos. Dentro do MPOG h uma secretaria especfica para tratar de oramento, a Secretaria de Oramento Federal SOF. Os rgos setoriais so as unidades de planejamento e oramento dos Ministrios, da Advocacia-Geral da Unio, da Vice-Presidncia e da Casa Civil da Presidncia da Repblica. Os rgos especficos so aqueles vinculados ou subordinados ao rgo central do Sistema, cuja misso est voltada para as atividades de planejamento e oramento.

www.pontodosconcursos.com.br 42

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO A elaborao oramentria inicia-se com o levantamento de informaes para definio do rol de programas, aes e localizao dos gastos a serem realizados. Importante! A LOA tambm doutrinariamente reconhecida como o planejamento operacional da administrao pblica. Ateno! O preceito constitucional abaixo mencionado muito exigido nos concursos pblicos! Conforme o 8 do art. 165 da Constituio Federal, o Congresso Nacional pode, na prpria LOA, autorizar:
a contratao de qualquer modalidade de operao de crdito; abertura de crdito adicional, somente o suplementar; a realizao de operaes de crdito por antecipao da receita oramentria ARO.

Existem dois tipos de autorizao para a abertura de crditos adicionais. A autorizao genrica, inserida na prpria lei oramentria e a autorizao especfica aprovada em lei especial, durante a execuo oramentria. Funciona assim: a autorizao genrica somente para abertura de crditos adicionais suplementares e poder ser inserida na LOA. A autorizao especfica para a abertura de crditos adicionais suplementares, especiais e extraordinrios. Exemplo: Ao enviar o projeto de lei da LOA ao Congresso Nacional, o Presidente da Repblica poder inserir um artigo com os seguintes dizeres: fica o chefe do Poder executivo autorizado a abrir crditos adicionais suplementares durante o exerccio financeiro em at 10% das receitas correntes autorizao genrica. Esgotados os crditos autorizados na LOA, o Chefe do Poder Executivo poder solicitar a abertura de crditos suplementares atravs de um projeto de lei especfica autorizao especfica. Muita ateno! Existem trs tipos de crditos adicionais (suplementares, especiais e extraordinrios). Na LOA o Congresso

www.pontodosconcursos.com.br 43

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Nacional somente poder autorizar a abertura de crdito adicional suplementar. Portanto, a CF veda que o Legislativo autorize, na prpria lei oramentria anual, que o Executivo realize a abertura dos crditos especial e extraordinrio. A autorizao para a abertura de crditos suplementares na LOA uma exceo ao princpio da exclusividade. Essa autorizao na LOA estaria fugindo, em tese, ao escopo oramentrio. Em princpio, a LOA deveria tratar somente de previso de receitas e fixao de despesas. O 5 do art. 165 da Constituio Federal estabelece que a Lei Oramentria Anual compreender:
o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

O oramento fiscal ser referente: Aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta; Inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder pblico.

O oramento de investimento ser referente: s empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

O oramento da seguridade social ser referente: A todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta; os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

www.pontodosconcursos.com.br 44

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Quanto ao oramento da seguridade social importante mencionar que envolve trs grandes reas:
sade; Previdncia; Assistncia social.

So reas de grande carncia e relevncia social e atende basicamente a sociedade mais necessitada. Foi cobrado em concurso! (CESPE/MPU 2010 - TCNICO DE APOIO ESPECIALIZADO/ORAMENTO) Os oramentos fiscais de investimento das empresas estatais e da seguridade social devem ser compatibilizados com o PPA. Resoluo O oramento da seguridade social previsto na LOA NO possui a funo de reduzir as desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional e NEM h necessidade de compatibilidade com o PPA. Isso porque o oramento da seguridade social destinado, em especial, ao atendimento de demandas sociais: sade, previdncia e assistncia social, ou seja, no h, especificamente, investimentos que necessitem compatibilizao com o PPA. Observe as regras constitucionais:
5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. 7 - Os oramentos previstos no 5, I e II, deste artigo,

www.pontodosconcursos.com.br 45

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO
compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.

ERRADO. 7.1. ENCAMINHAMENTO E VIGNCIA DA LOA O Encaminhamento do projeto de lei oramentria anual, ao Legislativo, ser da competncia exclusiva do Chefe do Poder Executivo. Dever ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa (art. 35, 2, inciso III, do ADCT CF). A LOA tem sua vigncia limitada a um exerccio financeiro, o qual, de regra, coincide com o ano civil (de 1 de janeiro a 31 de dezembro). Portanto, as leis que aprovam os trs instrumentos de planejamento da administrao pblica - PPA, LDO e LOA possuem vigncia temporria, ou seja, a LOA e a LDO so para o perodo de um ano e o PPA ser para quatro anos. 7.2. A LOA E AS IMPLICAES NA LRF Depois de aprovada a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, a Lei Oramentria Anual - LOA ganhou nfase e passou a ter mais relevncia, ou seja, maior dimenso. O art. 5 da LRF estabeleceu que o projeto de lei oramentria anual deva ser elaborado de forma compatvel com o plano plurianual (PPA), com a lei de diretrizes oramentrias (LDO) e com a prpria LRF. Essa a regra de integrao entre as leis oramentrias. Em realidade, essa integrao entre o PPA e a LOA tem sido bastante comprometida em virtude da falta de rigor no cumprimento dos prazos na elaborao dos instrumentos de planejamento. Por muitas vezes no Brasil a LOA foi aprovada e publicada com defasagem de at cinco meses em relao a data prevista na CF. Foi cobrado em concurso! (CESPE Analista Administrativo/STF 2008) Tem-se observado, no Brasil, que o calendrio das matrias oramentrias e a falta de rigor no

www.pontodosconcursos.com.br 46

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO cumprimento dos prazos comprometem a integrao entre planos plurianuais e leis oramentrias anuais. Resoluo O 2 do art. 35 do ato das disposies constitucionais transitrias estabelece as seguintes regras: 1. At a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, 9, I e II, sero obedecidas as seguintes normas: 1.1. O projeto do plano plurianual, para vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente, ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa; 1.2. O projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa; 1.3. O projeto de lei oramentria da Unio ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa. A referida lei complementar acima prevista ainda encontra-se em tramitao no Congresso Nacional por mais de 10 anos. Atualmente encontra-se m vigor a Lei Nacional n. 4.3240/64, aprovada como lei ordinria, porm, recepcionada pela CF/88 como lei complementar. comum no Brasil, em especial no nvel Federal, o encerramento do exerccio financeiro sem a aprovao da LOA. J houve ano que a LOA fora aprovada s em junho do ano subseqente. bvio que essa situao compromete a integrao entre planos plurianuais e leis oramentrias anuais, em especial no que se refere a investimentos, posto que em tese nenhum investimento pode ser realizado sem que a LOA tenha sido aprovada. CERTO. REGRAS DA LRF EM RELAO LOA:

www.pontodosconcursos.com.br 47

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO A LRF estabeleceu que a LOA deva dispor sobre as seguintes matrias:
Conter, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com os objetivos e metas constantes do Anexo de Metas Fiscais; Ser acompanhado do documento a que se refere o 6 do art. 165 da CF (demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia), bem como das medidas de compensao a renncias de receita e ao aumento de despesas obrigatrias de carter continuado; Conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias.

Ateno! Muito importante! A reserva de contingncia uma dotao oramentria no especfica, ou seja, no destinada a nenhum rgo, fundo ou despesa. um determinado valor (dotao) que dever estar contida na LOA e a sua forma de utilizao e montante sero estabelecidos na LDO. O montante a ser utilizado dever ser estabelecido com base na receita corrente lquida. Exemplo: a LDO poder estabelecer que o montante da reserva de contingncia constante na LOA seria de no mximo 5% da receita corrente lquida. A reserva de contingncia ser destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, a exemplo do pagamento de decises judiciais, O que so riscos fiscais imprevistos? Riscos fiscais imprevistos so a possibilidade da ocorrncia de eventos ou fatos econmicos que venham a impactar ou onerar de forma substancial e negativamente as contas pblicas. Classificao dos riscos fiscais: Os riscos fiscais so classificados em dois grupos:
Riscos oramentrios;

www.pontodosconcursos.com.br 48

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

E os riscos da dvida.

Portanto, os riscos fiscais so divididos em riscos oramentrios e da dvida. Os riscos oramentrios referem-se possibilidade de as receitas previstas na LOA no se realizarem conforme planejado ou a necessidade de execuo de despesas que inicialmente no foram fixadas ou oradas na LOA, bem como podem ter sido fixadas a menor na lei oramentria. Resumindo:
Possibilidade de algumas receitas previstas na LOA no se realizarem; Riscos oramentrios Necessidade de execuo de despesas no fixadas na LOA ou oradas a menor.

Exemplo de riscos oramentrios:


Arrecadao de tributos menor do que o previsto na lei oramentria frustrao na arrecadao, devido a fatos ocorridos posterior elaborao da LOA ou ainda a restituio de determinado tributo no previsto. Restituio de tributos a maior que a prevista nas dedues da receita oramentria. Ocorrncia de epidemias, enchentes, abalos ssmicos ou outras situaes de calamidade pblica que demandem do estado aes emergenciais.

Os riscos da dvida referem-se a possveis ocorrncias, externas administrao, caso sejam efetivadas resultaro em aumento do servio da dvida pblica no ano de referncia. Os riscos fiscais ocorrem, geralmente, a partir de dois tipos de eventos. O primeiro deles est relacionado com a gesto da dvida, ou seja, decorrem de fatos como a variao das taxas de juros e de cmbio em ttulos vincendos. O segundo tipo so os passivos contingentes que representam dvidas cuja existncia depende de fatores imprevisveis, tais como resultados dos julgamentos de processos judiciais.

www.pontodosconcursos.com.br 49

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Resumindo: Variao das taxas de juros e de cmbio em ttulos vincendos. Cuidado! No so ttulos vencidos. Riscos da dvida Passivos contingentes que representam dvidas cuja existncia depende de fatores imprevisveis, a exemplo dos resultados de julgamentos de processos judiciais.

Ateno! Importante! Os precatrios judiciais no se enquadram no conceito de risco fiscal porque se trata de passivos alocados no oramento. Os precatrios judiciais so previsveis e devero constar na LOA. Mais algumas implicaes da LRF na LOA
A LRF determina que a LOA deva conter todas as despesas relativas divida pblica, mobiliria ou contratual, e as receitas que as atendero constaro na lei oramentria anual ( 1 do art. 5 da LRF). O 2 do art. 5 da LRF estabelece que o refinanciamento da dvida mobiliria ou contratual dever constar separadamente na LOA e nas leis de crditos adicionais. A Constituio Federal veda a incluso na LOA de crdito com finalidade imprecisa ou com dotao ilimitada. A LRF repete esta determinao estabelecendo que vedado consignar na lei oramentria crdito com finalidade imprecisa ou com dotao ilimitada (art. 5, 4 da LRF). Conforme visto, a LOA ter durao de um ano. Portanto, todas as suas dotaes oramentrias so para um ano. A LRF previu no 5 do art. 5 que o governo no consignar dotao para investimento com durao superior ao exerccio financeiro que no esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua incluso. Assim sendo, contrrio senso, na LOA poder conter dotao oramentria com durao superior ao exerccio financeiro, desde que esteja previsto no PPA ou em lei que autorize a sua incluso. O 6 do art. 5 da LRF estabelece que integraro as despesas da Unio, e sero includas na lei oramentria, as do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos.

www.pontodosconcursos.com.br 50

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

Os servidores do Banco Central do Brasil BACEN so estatutrios, portanto, as despesas com pessoal e encargos sociais dessa instituio so custeadas pela Unio, assim sendo, esses gastos devero ser includos na LOA. Tambm, as despesas de custeio e investimento do BACEN sero realizadas (pagas) pela Unio, haja vista que este rgo uma Autarquia pblica. O art. 7 da LRF estabelece que o resultado do Banco Central do Brasil, apurado aps a constituio ou reverso de reservas, constitui receita do Tesouro Nacional, ser transferido at o dcimo dia til do subseqente aprovao dos balanos semestrais. Comentrios: Se por um lado as despesas so custeadas pela Unio, a contrapartida, os resultados (receitas) do rgo pertencem Unio. o princpio da universalidade, onde todas as receitas e despesas devero constar na LOA. Comentrios: Se o resultado do BACEN for negativo, o art. 7 da LRF prev que constituir obrigao do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e ser consignado em dotao especfica no oramento. O 2 do art. 7 da LRF estabelece que o impacto e o custo fiscal das operaes realizadas pelo Banco Central do Brasil sero demonstrados trimestralmente, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias da Unio. O 3 do art. 7. da LRF prev que os Balanos trimestrais do Banco Central do Brasil contero notas explicativas sobre os custos da remunerao das disponibilidades do Tesouro Nacional e da manuteno das reservas cambiais e a rentabilidade de sua carteira de ttulos, destacando os de emisso da Unio. Comentrios: A LRF foi incisiva ao mencionar que as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, assistncia aos servidores e investimentos devero ser pagas pela Unio. Sendo despesas da Unio, obrigatoriamente devero estar inseridas na LOA. o princpio da universalidade, onde todas as receitas e despesas devero constar na LOA.

MAIS ALGUMAS REGRAS CONSTITUCIONAIS ACERCAR DA LOA O 1 do art. 167 da CF estabelece que Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade.

www.pontodosconcursos.com.br 51

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Exemplo 1: Um investimento (construo de uma rodovia) cuja durao seja de trs anos. Para ser iniciado, dever estar includo no PPA e na lei oramentria anual. Exemplo 2: Um investimento (construo de uma pequena ponte) cuja durao ser de oito meses. Poder ser executada a despesa sem necessidade de estar prevista no PPA, basta que esteja includo na LOA. 8. LIMITAES PARLAMENTARES CONSTITUCIONAIS S EMENDAS DOS

Importante! A Constituio Federal estabelece limitaes aos parlamentares quanto s propostas de emendas na lei oramentria anual. O 2 do art. 166 da CF prev que as emendas sero apresentadas na comisso mista, que sobre elas emitir parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenrio das duas Casas do Congresso Nacional. J o 3 do art. 166 da CF estabelece que as emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:
Sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; Indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou Sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei.

As limitaes so necessrias para que a proposta inicial no seja completamente desconfigurada pelos parlamentares.

www.pontodosconcursos.com.br 52

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Foi cobrado em concurso! (ESAF AFC/CGU 2008) Das afirmaes a seguir relacionadas com a Lei Oramentria Anual - LOA, assinale a que no se enquadra nas regras estabelecidas na legislao federal. a) A elaborao da Proposta de Lei Oramentria Anual uma prerrogativa do Poder Executivo, podendo o poder legislativo efetuar emendas. b) As emendas ao Projeto de Lei Oramentria no podem acarretar aumento na despesa total do oramento, a menos que sejam identificados erros ou omisses nas receitas, devidamente comprovados. c) As empresas sob controle direto da Unio, que recebam no exerccio financeiro recursos do Tesouro a ttulo de aumento de participao acionria, devero integrar os oramentos Fiscal e da Seguridade Social. d) Todas as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto integram o oramento de investimento das estatais, exceto aquelas enquadradas no conceito de empresa estatal dependente na forma da Lei de Responsabilidade Fiscal. e) Os recursos para emendas parlamentares no podem ter como fonte o cancelamento de despesas com pessoal, benefcios previdencirios, juros, transferncias constitucionais e amortizao de dvida. Resoluo O comando da questo pede a opo relacionada LOA que no se enquadra nas regras estabelecidas na legislao federal. a) A elaborao da Proposta de Lei Oramentria Anual uma prerrogativa exclusiva do Poder Executivo. Porm, pode o poder legislativo efetuar emendas quando da tramitao do projeto de lei no parlamento. CERTO. b) Em princpio, as emendas ao Projeto de Lei Oramentria no podem acarretar aumento na despesa total do oramento. Porm, a CF/88 permite, desde que obedecidas s seguintes regras:
Sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias;

www.pontodosconcursos.com.br 53

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

Indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou Sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei.

Portanto, pode-se verificar que a Constituio Federal estabeleceu limitaes aos parlamentares quanto s propostas de emendas na lei oramentria anual. O 2 do art. 166 da CF prev que as emendas sero apresentadas na comisso mista, que sobre elas emitir parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenrio das duas Casas do Congresso Nacional. Essas limitaes so necessrias para que a proposta inicial apresentada pelo Executivo no seja completamente desconfigurada pelos parlamentares. CERTO. c) As empresas sob controle direto da Unio, que recebam no exerccio financeiro recursos do Tesouro a ttulo de aumento de participao acionria, no devero integrar os oramentos Fiscal e da Seguridade Social. Portanto, as empresas que esto sob controle direto da Unio e que recebam recursos do Tesouro a ttulo de aumento de participao acionria no participam dos oramentos fiscal e da seguridade social, mas sim do oramento de investimento. ERRADO. d) Para a LRF, empresa estatal dependente aquela controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria.

www.pontodosconcursos.com.br 54

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Portanto, todas as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto integram o oramento de investimento das estatais, exceto a empresa estatal dependente, haja vista que essa empresa participa dos oramentos fiscal e da seguridade social. CERTO. e) Conforme dissertado na resoluo da opo b, os recursos para emendas parlamentares no podem ter como fonte de recursos o cancelamento de despesas com pessoal, benefcios previdencirios, juros, transferncias constitucionais e amortizao de dvida pblica. CERTO. CONCLUINDO ACERCA DOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO O PPA, a LDO e a LOA constituem os instrumentos de planejamento que do suporte a elaborao e execuo oramentria brasileira, representando uma verdadeira pirmide oramentria, estando na base da pirmide o PPA, no meio a LDO e no topo a LOA. Aps esse breve estudo acerca dos instrumentos de planejamento da administrao pblica podemos concluir esta abordagem atravs de um quadro resumo, demonstrando os procedimentos e os prazos de envio e retorno dos projetos de lei de oramento entre o Poderes Executivo e Legislativo:
At 4 meses antes do At o trmino da sesso encerramento do primeiro legislativa: 22 de exerccio financeiro do dezembro (EC n 50/06). mandato do chefe do PE: 31 de agosto.

Plano Plurianual

At 8 meses e ates do At o trmino do do exerccio primeiro Lei de Diretrizes encerramento perodo financeiro: 15 de abril. legislativo: 17 de julho Oramentrias (EC n 50/06). At 4 meses antes do At o trmino da sesso Lei Oramentria encerramento do exerccio legislativa: 22 de Anual financeiro: 31 de agosto. dezembro (EC n 50/06).
PE = Poder Executivo. PL = Poder Legislativo.

Observao 1: Perceba que os projetos de lei do PPA, LDO e LOA possuem o mesmo parmetro para contagem do prazo de envio do

www.pontodosconcursos.com.br 55

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Executivo ao Legislativo: o encerramento do exerccio financeiro (31/dezembro). Observao 2: J o prazo do Legislativo para devoluo ao Executivo possui como parmetro o trmino da seo legislativa (PPA e LOA) ou do perodo legislativo (LDO). Observao 3: Os prazos da LOA e PPA so coincidentes. Todavia, a LOA anualmente elaborada e o PPA apenas a cada 4 anos (no primeiro exerccio financeiro do mandato do chefe do Poder executivo). Foi cobrado em concurso! (CESPE MJ/Escrivo de Polcia Federal) Alteraes no projeto de lei oramentria aps seu envio ao Congresso Nacional s podem ser efetuadas por iniciativa do Poder Legislativo. Resoluo Opo incorreta, tanto o Poder Legislativo quanto o Poder Executivo podem apresentar propostas de alterao da LOA, entretanto, as propostas do Chefe do Poder Executivo s sero aceitas se ainda no iniciada a votao, na Comisso mista de Senadores e Deputados, da parte cuja alterao proposta. As propostas de alteraes ao projeto de lei de oramento do Executivo sero encaminhadas atravs de mensagem e a dos parlamentares, mediante emendas. Para finalizar faremos alguns exerccios. Antes, porm, que tal um cafezinho? 9. QUESTES DE CONCURSO COM RESOLUO Esta a lista da bateria de exerccios comentados, todavia, em seguida consta a mesma baterias de questes sem resoluo, apenas com o gabarito ao final (caso queira tentar resolv-las antes de ver a resoluo comentada). 01. (CESPE-PREVIC/2011 CONTABILIDADE) As diretrizes oramentrias no se restringem aos aspectos de carter genrico e expressamente mencionados na Constituio Federal de 1988. Na Lei de Diretrizes Oramentrias para 2011, por exemplo, incluem-se, entre outras diretrizes, as disposies relativas dvida pblica federal, s

www.pontodosconcursos.com.br 56

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO despesas com pessoal e encargos sociais e fiscalizao das obras e servios com indcios de irregularidades graves pelo Poder Legislativo. Resoluo Sinceramente, esta questo parece que foi retirada de texto da minha obra Oramento e Contabilidade Pblica. A LDO o instrumento propugnado na Constituio Federal para fazer a ligao (transio) entre o PPA (planejamento estratgico) e a lei oramentria anual LOA (planejamento operacional). A Lei de Diretrizes Oramentrias tem por funo principal o estabelecimento dos parmetros necessrios alocao dos recursos no oramento anual, de forma a garantir, dentro do possvel, a realizao das diretrizes, objetivos e as metas contempladas no plano plurianual. papel primordial de a LDO ajustar as aes de governo, previstas no PPA, s reais possibilidades de caixa do Tesouro Nacional. A LDO , em realidade, uma cartilha que direciona e orienta a elaborao do Oramento Geral do Ente Pblico, o qual deve estar, para sua aprovao, em plena consonncia com as disposies do Plano Plurianual, porm, nem todas as matrias constantes na LDO esto inseridas no PPA. Matrias que podem ser tratadas na LDO: Estrutura e organizao dos oramentos; Disposies relativas dvida pblica federal; Disposies relativas s despesas da Unio com pessoal e encargos sociais; Disposies sobre a fiscalizao pelo Poder Legislativo e sobre as obras e servios com indcios de irregularidades graves; etc. O Governo poder inserir regras na LDO estabelecendo, por exemplo, que no sero destinados recursos na LOA para as obras em andamento com indcios de irregularidades apontadas pelo TCU, vinculando a destinao de recursos somente para aquelas obras que as irregularidades fossem sanadas.

www.pontodosconcursos.com.br 57

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO CERTO. 02. (CESPE-TJ/ES/2011 CONTADOR) O anexo de metas fiscais para o exerccio a que se referir o PLOA e para os dois seguintes deve integrar o referido projeto. Resoluo Pegadinha do CESPE! Realmente, o Anexo de Metas Fiscais deve ser projetado para o exerccio a que se refere a LDO e para os dois seguintes. Porm, tal anexo parte da LDO. Observe (LRF, art. 4, 1):
1 Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes.

ERRADO. 03. (CESPE-TJ/ES/2011 CONTADOR) Caso no esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua incluso, a lei oramentria no poder consignar dotao para investimento com durao superior a um exerccio financeiro. Resoluo Perfeito! O comando da questo traduz regra prevista na LRF e na CF/88, observe:
LRF (art. 5, 5): 5 A lei oramentria no consignar dotao para investimento com durao superior a um exerccio financeiro que no esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua incluso, conforme disposto no 1 do art. 167 da Constituio. CF/88: Art. 167. So vedados: ------------------------

www.pontodosconcursos.com.br 58

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

1 - Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade.

Portanto, caso no esteja previsto no PP ou em lei especial que autorize, na LOA no poder haver dotao para investimento com durao superior a um exerccio financeiro. CERTO. 04. (CESPE-TJ/ES/2011 CONTADOR) O PLOA deve conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao ser estabelecida na lei de diretrizes oramentrias. Resoluo Observe inicialmente as regras legais LRF:
Art. 5 O projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual, com a lei de diretrizes oramentrias e com as normas desta Lei Complementar: -----------------------------III - conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, destinada ao: a) (VETADO) b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

Cuidado! Observe que o Projeto de Lei da Lei Oramentria PLOA deve conter a reserva de contingncia. Porm, a forma de utilizao desta reserva e o seu montante (valor) sero estabelecidos com base na receita corrente lquida e definidos na LDO. Portanto:
Reserva de contingncia Montante da reserva de contingncia Forma de utilizao da reserva de contingncia Fixada na LOA Base de clculo RCL Estabelecido na LDO

www.pontodosconcursos.com.br 59

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO CERTO. 05. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) Segundo a Lei n. 4.320/1964, o controle da execuo oramentria compreende as seguintes modalidades de controle: legalidade, fidelidade funcional dos agentes da administrao e cumprimento do programa de trabalho. Resoluo Questo copiada literalmente da lei n 4.320/64, observe:
Art. 75. O controle da execuo oramentria compreender: I - a legalidade dos atos de que resultem a arrecadao da receita ou a realizao da despesa, o nascimento ou a extino de direitos e obrigaes; II - a fidelidade funcional dos agentes da administrao, responsveis por bens e valores pblicos; III - o cumprimento do programa de trabalho expresso em termos monetrios e em termos de realizao de obras e prestao de servios.

CERTO. 06. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) A Constituio Federal (CF) de 1988 dispe que a Lei Oramentria Anual (LOA) deve compreender trs oramentos: o de investimentos em empresas, o fiscal e o de seguridade social. Resoluo Questo fcil! Esta questo daquelas que um candidato concorrente de verdade jamais pode errar! Porm, existem candidatos preparados que ficam procurando pelo em ovo. No caso desta questo, talvez a expresso: o de investimentos em empresas, poderia deix-lo com dvidas, ou seja, com pulga atrs da orelha! Poderia pensar assim: No seria: oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto? Entendo que neste caso, ao inserir apenas parte das expresses contidas na CF/88 no deixa a questo errada, posto que para todos os tipos de oramento previstos na CF e inseridos no comando da questo, as informaes no esto completas.

www.pontodosconcursos.com.br 60

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Observe a regra constitucional:
5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

CERTO. 07. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) A elaborao do oramento anual da Unio ocorre no mbito do sistema de planejamento e de oramento federal, que tem como rgo central o Ministrio da Fazenda. Resoluo A elaborao do oramento anual da Unio ocorre no mbito das Unidades Oramentrias, rgos e Poderes, ou seja, todos os rgos devem elaborar suas propostas oramentrias. Cabe ao rgo central, emitir normas, estabelecer as diretrizes gerais, elaborar sistemas etc., bem como consolidar e ajustar, se for o caso, das propostas dos rgos e Poderes. Observe que existe uma pegadinha no comando da questo! O rgo central de oramento da Unio o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MPOG. Dentro do MPOG existe uma secretaria especializada com tal incumbncia, a SOF. ERRADO. 08. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) O projeto de lei contendo a proposta oramentria para o prximo ano deve ser encaminhado at trs meses antes do encerramento do exerccio corrente. Resoluo

www.pontodosconcursos.com.br 61

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO A CF/88 estabelece os prazos para de envio da proposta oramentria, tanto para a Unio quanto para Estados e Municpios que no inseriram tais prazos em suas constituies e leis orgnicas. Conforme dissertamos, o projeto de lei da LOA deve ser encaminhado ao Legislativo at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido, no caso da Unio, at 22/12, antes do recesso parlamentar. Observe as regras constitucionais:
Art. 35, ADCT. --------- 2 - At a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, 9, I e II, sero obedecidas as seguintes normas: I - o projeto do plano plurianual, para vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente, ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa; II - o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa; III - o projeto de lei oramentria da Unio ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa. Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais. 9 - Cabe lei complementar: I - dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual;

www.pontodosconcursos.com.br 62

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

II - estabelecer normas de gesto financeira e patrimonial da administrao direta e indireta bem como condies para a instituio e funcionamento de fundos.

ERRADO. (CESPE/MPU 2010-TC. DE APOIO ESPECIALIZADO/ORAMENTO) Em relao s previses constitucionais relativas ao oramento pblico, julgue os itens seguintes. 09. (CESPE/MPU 2010-TC. DE APOIO ESPECIALIZADO/ORAMENTO) O PPA da Unio ser elaborado em um mandato presidencial e ter sua vigncia estendida at o primeiro ano do mandato subsequente. Resoluo
O PPA deve ser elaborado no primeiro ano de mandato presidencial e ter vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente. Exemplo: No primeiro ano de governo o Chefe do Executivo executa os programas de governo com base no quarto ano do PPA de seu antecessor; No primeiro ano de governo o Chefe do Executivo elabora seu PPA para quatro anos, porm, s cumpre trs porque herdou um ano do governo anterior. Observa as regras previstas na CF/88: Art. 35, ADCT. --------- 2 - At a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, 9, I e II, sero obedecidas as seguintes normas: I - o projeto do plano plurianual, para vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente, ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa;

CERTO.

www.pontodosconcursos.com.br 63

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO 10. (CESPE/MPU 2010TC. DE APOIO ESPECIALIZADO/ORAMENTO) Na lei que instituir o PPA constaro despesas de capital e outras delas decorrentes. Resoluo Perfeito! A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Significa dizer que na elaborao do PPA deve-se planejar as despesas de capital e as despesas correntes que decorrero depois de realizados os investimentos. Exemplo: Construo de um trecho de rodovia investimento (despesa de capital) manuteno da rodovia, outras despesas delas decorrentes (despesas correntes). CERTO. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA ATUARIAL) Trs leis compem o ciclo oramentrio: o PPA, a LDO e a LOA. O papel dessas leis integrar as atividades de planejamento e oramento para assegurar o sucesso da ao governamental. Com respeito a essas leis, julgue os itens seguintes. 11. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA ATUARIAL) O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. Alm disso, a LDO 2010 determina que a execuo dos oramentos fiscal e da seguridade social obedea diretriz de reduo das desigualdades regionais, de gnero, raa e etnia. Resoluo Questo bastante especfica! Exigiu conhecimento da LDO/2010. Porm, o candidato possuidor dos conhecimentos abaixo poderia acertar a questo. O 6 do art. 165 da CF/88 assim determina: O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias,

www.pontodosconcursos.com.br 64

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. O 7 do art. 165 da CF/88 determina que os oramentos fiscal e de investimento nas empresas estatais em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional. Diante de tal regramento constitucional, as repetidamente estabelecem regras objetivando desigualdades regionais quando da elaborao oramentos da Unio. Observe as regras na LDO/2010:
Art. 17. A elaborao e a aprovao dos Projetos da Lei Oramentria de 2010 e de crditos adicionais, bem como a execuo das respectivas leis, devero ser realizadas de acordo com o princpio da publicidade, promovendo-se a transparncia da gesto fiscal e permitindo-se o amplo acesso da sociedade a todas as informaes relativas a cada uma dessas etapas. .................... .................... 5o A elaborao e a execuo dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social devero obedecer diretriz de reduo das desigualdades regionais, de gnero, raa e etnia.

LDOs da Unio a reduo das e execuo dos

CERTO. 12. (CESPE-DETRAN/ES/2010-CONTADOR) A obrigao de elaborar leis de diretrizes oramentrias foi instituda pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Resoluo A obrigao de elaborar a Lei de diretrizes oramentrias foi instituda pela constituio federal de 1988. A Lei de Responsabilidade Fiscal apenas incluiu novas regras a serem observadas quando da elaborao da LDO.

www.pontodosconcursos.com.br 65

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Observe:
Art. 4 A lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2 do art. 165 da Constituio e: I - dispor tambm sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho, a ser efetivada nas hipteses previstas na alnea b do inciso II deste artigo, no art. 9o e no inciso II do 1 do art. 31; c) (VETADO) d) (VETADO) e) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; f) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas; II - (VETADO) III - (VETADO) 1 Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. 2 O Anexo conter, ainda: I - avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II - demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de clculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos trs exerccios anteriores, e evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional; III - evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos; IV - avaliao da situao financeira e atuarial: a) dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador;

www.pontodosconcursos.com.br 66

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

b) dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; V - demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. 3 A lei de diretrizes oramentrias conter Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. 4 A mensagem que encaminhar o projeto da Unio apresentar, em anexo especfico, os objetivos das polticas monetria, creditcia e cambial, bem como os parmetros e as projees para seus principais agregados e variveis, e ainda as metas de inflao, para o exerccio subseqente.

ERRADO. 13. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA ATUARIAL) Devido sua autonomia oramentria, o MPU est isento de manter atualizadas durante o exerccio financeiro as informaes fsicas e financeiras referentes aos programas do PPA executados sob sua responsabilidade. Resoluo Conforme o princpio da publicidade oramentria, todos os rgos, entidades e Poderes, inclusive o Ministrio pblico esto obrigados a prestar informaes acerca da elaborao e execuo oramentrias, em especial, dos resultados financeiros alcanados. Tais informaes podem ser tanto quantitativas quanto qualitativas. ERRADO. 14. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA ATUARIAL) O PPA, no Brasil, uma demonstrao da aplicao do sistema de planejamento, programao e oramento (PPBS) inspirado no modelo norte-americano de oramento pblico. Assim, na elaborao da lei oramentria, a nfase dada s necessidades financeiras das unidades organizacionais. Resoluo Realmente, o PPA brasileiro inspirado no modelo norte americano, porm, a nfase da lei oramentria nos programas de trabalho dos rgos, entidades e Poderes. Sabe-se que a LOA deve ser compatvel com o PPA, LDO e LRF, bem como, todos os instrumentos de planejamento devem estar integrados. Este procedimento atende ao oramento programa utilizado obrigatoriamente por todos os Entes da Federao.

www.pontodosconcursos.com.br 67

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Assim sendo, a segunda parte do comando da questo est incompatvel com a metodologia oramentria brasileira, haja vista que no se enfatiza as necessidades financeiras das unidades organizacionais. ERRADO. 15. (CESPE-DETRAN/ES/2010-CONTADOR) Uma das funes do oramento fiscal e do oramento da seguridade social reduzir desigualdades inter-regionais, segundo o critrio populacional. Resoluo Mais uma pegadinha do cespe! Os oramentos que as funes de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo o critrio populacional so: O oramento fiscal e; O oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Observe as regras constitucionais:
5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. 6 - O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. 7 - Os oramentos previstos no 5, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.

ERRADO.

www.pontodosconcursos.com.br 68

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO 16. (CESPE/MPU 2010 TC. DE APOIO ESPECIALIZADO/CONTROLE INTERNO) Caso o governo pretenda instituir um programa assistencial de incentivo manuteno de alunos carentes nas escolas pblicas, ele no precisa incluir o referido programa no PPA. Resoluo O comando da questo no informa o prazo para implementao e execuo do programa assistencial de incentivo manuteno de alunos carentes nas escolas pblicas. Em princpio, todo programa de governo a ser executado em perodo superior a um ano deve ser includo obrigatoriamente no PPA. Caso no esteja inserido no PPA e se o governo pretender inclu-lo depois de aprovado o PPA, deve encaminhar projeto de lei especial ao Legislativo para inclu-lo. A atual sistemtica oramentria utilizada pela Unio, todos os programas de governo, mesmo que sejam com durao inferior a um ano, so inseridos no PPA e na LOA. Quase sempre os programas assistenciais de incentivo manuteno de alunos carentes em escolas pblicas so de durao superior a um ano, geralmente, de mdio ou longo prazo. Observe as regras constitucionais:
Art. 167. So vedados: I - o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual; ------------- 1 - Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade.

ERRADO. 17. (CESPE/MPU 2010 TC. DE APOIO ESPECIALIZADO/CONTROLE INTERNO) Qualquer programa do governo que seja integrado por aes desenvolvidas por mais de um rgo deve ser consignado no PPA como

www.pontodosconcursos.com.br 69

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO programa multissetorial, em que o rgo central de planejamento consta, necessariamente, como rgo responsvel. Resoluo Em princpio o referido programa deve ser includo no PPA, porm, o motivo de ser executado por mais de um rgo, nem sempre a execuo ser de responsabilidade do rgo central de planejamento, SOF/MPOG. Geralmente a responsabilidade de todos os rgos executores. ERRADO. 18. (CESPE Analista/ANEEL 2010) A respeito das disposies da Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO), julgue o item a seguir. A LDO dispe acerca das normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos. Resoluo CF:
Art. 165, 2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

LRF (LC. 101/00):


Art. 4o A lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2o do art. 165 da Constituio e: I - dispor tambm sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho, a ser efetivada nas hipteses previstas na alnea b do inciso II deste artigo, no art. 9o e no inciso II do 1o do art. 31; c) (VETADO) d) (VETADO)

www.pontodosconcursos.com.br 70

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

e) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; f) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas;

Conforme art. 4, inciso I, alnea e da Lei de Responsabilidade Fiscal, item CERTO. 19. (CESPE Analista/ANEEL 2010) Acerca do processo de elaborao do projeto de lei oramentria anual (PLOA), julgue o item seguinte. O processo de elaborao do PLOA se desenvolve no mbito do Ministrio da Fazenda e envolve um conjunto articulado de tarefas complexas, compreendendo a participao dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, o que pressupe a constante necessidade de tomada de decises nos seus vrios nveis. Resoluo O Executivo elabora a PLOA a qual posteriormente enviada para o Legislativo, aglutinando as receitas e despesas de todos os poderes e do Ministrio Pblico. O Ministrio de Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG) que o rgo central de oramento da Unio, possuindo tal atribuio de elaborao do oramento, o qual se utiliza, para tanto, de sua Secretaria de Oramento Federal (SOF), rgo especfico. Ateno! Essa uma pegadinha comum em concurso: afirmar que o Ministrio da Fazenda elabora o oramento. ERRADO. 20. (CESPE Analista/DPU 2010) Com relao ao oramento pblico, assinale a opo correta. A) A existncia de garantias s operaes de crdito por antecipao da receita no tem o condo de afetar nenhum dos princpios oramentrios. B) A competncia para rejeio do projeto de lei de diretrizes oramentrias do Congresso Nacional, que pode entrar em recesso por ocasio da sua aprovao ou rejeio.

www.pontodosconcursos.com.br 71

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO C) A rejeio ao projeto de lei oramentria anual inadmissvel, devendo as deliberaes continuar at a sua aprovao. D) Em respeito ao princpio oramentrio da unidade, deve existir apenas um oramento para cada poder, que tem validade de quatro anos para cada poder especfico. E) Atendendo ao princpio da periodicidade, o oramento da Unio se inicia no segundo ano do mandato de um Chefe do Executivo e finaliza no primeiro ano do mandato subsequente. Resoluo A) Prestao de garantias para obteno de emprstimos de fato no infringe nenhum princpio oramentrio. CERTO. B) CF, art. 57, 2 - A sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. ERRADO. C) O projeto de LOA pode ser rejeitado pelo Congresso Nacional quando eivado de erro, como, por exemplo, ser apresentado ao Legislativo no pelo Chefe do Executivo. ERRADO. D) Em respeito ao princpio oramentrio da unidade, deve existir apenas um nico oramento para cada ente da Federao (Unio, Estados, DF e Municpios), e ainda, em respeito ao princpio da anualidade, ele ter validade por um ano, acompanhando o calendrio civil. ERRADO. E) No existe tal regra. ERRADO. Letra A. 21. (CESPE Contador/DPU 2010) Com relao aos instrumentos de planejamento e oramento, assinale a opo correta. A O critrio adotado para a reduo das desigualdades interregionais, no oramento fiscal, levava em conta o fator populacional. B O plano plurianual deve compatibilizar-se com os planos nacionais, regionais e setoriais.

www.pontodosconcursos.com.br 72

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO C As disposies relativas s alteraes na legislao tributria para o exerccio subsequente devem constar detalhadamente da LDO, no anexo de metas fiscais. D A lei oramentria anual (LOA) contm, destacadamente, as despesas de custeio das empresas estatais no dependentes. E O oramento da seguridade social abrange a chamada rea social e, destacadamente, previdncia, sade e educao. Resoluo A) CF:
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais. (...) 7 - Os oramentos previstos no 5, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.

CERTO. B) CF:
Art. 165, 4 - Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

Portanto, o inverso do que se afirma na opo. ERRADO. C) A LDO dispor sobre as alteraes na legislao tributria, todavia, no no anexo de metas fiscais, o qual estabelece metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes (art. 4, 1, LC. 101/00). ERRADO.

www.pontodosconcursos.com.br 73

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO D) Sendo uma empresa estatal NO dependente, importa dizer que a empresa NO recebe recursos pblicos, portanto, no constaro no oramento suas respectivas despesas de custeio. ERRADO. E) CF:
Art. 165, 5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

Portanto, a previdncia social abrange a sade, previdncia social e assistncia social. ERRADO. Letra A. 22. (CESPE Contador/DPU 2010) Os oramentos fiscal e da seguridade social integram a LOA, sendo apresentados conjuntamente no mesmo documento. Tais oramentos compreendem A as organizaes no governamentais que recebam recursos pblicos conta de convnios com rgos e entidades da prpria administrao. B as sociedades de economia mista que dependam do Tesouro Nacional para suas despesas de custeio. C os conselhos profissionais, desde que constitudos como autarquias. D as empresas administrao. pblicas prestadoras de servios a rgos da

E os servios sociais autnomos.

www.pontodosconcursos.com.br 74

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Resoluo A) Recursos pblicos concedidos conta de convnios constaro na LOA pela codificao da despesa que identifica o programa governamental, mas no menciona as organizaes no governamentais beneficiadas. Portanto, consta no oramento como os recursos devero ser utilizados mas no especifica tais destinatrios. ERRADO. B) Se a sociedade de economia mista depende de recursos da Unio (Tesouro Nacional) para suas despesas de custeio, ela constar na LOA. Trata-se de uma empresa estatal dependente. CERTO. C) Os conselhos profissionais (OAB, CFC, CREA etc.) so todos constitudos como autarquias e, de regra, no integram o oramento, pois possuem independncia financeira. ERRADO. D) As empresas pblicas, de regra, no integram o oramento do ente estatal. Apenas constaro no oramento fiscal as empresas pblicas dependentes. ERRADO. E) Os servios sociais autnomos, o chamado Sistema S (SESC, SENAC, SENAI etc.) recebem recursos atravs de transferncias tributrias, sendo dessa forma demonstrado no oramento, todavia, no consta detalhadamente especificado no oramento tais entidades. ERRADO. Letra B. 23. (CESPE Analista/DPU 2010) Com a edio da LRF, a LDO recebeu em seu contedo uma srie de novas e importantes atribuies. Essas atribuies incluem A flexibilizar continuado. a expanso das despesas obrigatrias de carter

B dispor sobre o equilbrio entre receitas e despesas nos casos de crditos adicionais. C orientar a poltica de aplicao das agncias oficiais de fomento. D definir as normas para o controle de custos e a avaliao dos resultados dos programas financiados pelo oramento. E liberar, de ofcio, as transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas.

www.pontodosconcursos.com.br 75

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO Resoluo CF:
Art. 165, 2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

LRF (LC. 101/00):


Art. 4o A lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2o do art. 165 da Constituio e: I - dispor tambm sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho, a ser efetivada nas hipteses previstas na alnea b do inciso II deste artigo, no art. 9o e no inciso II do 1o do art. 31; c) (VETADO) d) (VETADO) e) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; f) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas;

A) Flexibilizar a expanso das despesas obrigatrias de carter continuado uma atitude que contraria as disposies austeras da LRF. ERRADO. B) O art. 4, I, a da LRF afirma que a LDO ir dispor sobre o equilbrio entre receitas e despesas, ou seja, todas elas, e no apenas nos casos de crditos adicionais. ERRADO. C) A LDO no vai orientar mas sim estabelecer a poltica de aplicao das agncias oficiais de fomento. E ainda, essa regra est prevista na CF e no na LRF. ERRADO.

www.pontodosconcursos.com.br 76

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO D) Conforme o art. 4, inciso I, alnea e da LRF. CERTO. E) A LRF vai dispor sobre as demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas, ou seja, poder restringir ainda mais tal operao, o que no inclui liberar de ofcio. ERRADO. Letra D. 24. (CESPE Contador/IPAJM/ES 2010) Tendo como referncia as disposies constitucionais em matria oramentria, assinale a opo correta. A vedado incluir na LOA autorizao para operaes de crdito por antecipao de receita. B Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais no so obrigatrios e, por conseguinte, no so submetidos ao exame do Congresso Nacional. C Os recursos que remanescerem em razo de vetos podero ser realocados em programas preexistentes, em limites previamente fixados na prpria lei oramentria. D Investimentos que se completarem em um mesmo exerccio financeiro no precisaro ser previamente includos no PPA. E Crditos extraordinrios podero ser abertos por medida provisria ou decreto do Poder Executivo, com os mesmos efeitos. Resoluo A) Lei n 4.320/64:
Art. 7 A Lei de Oramento poder conter autorizao ao Executivo para: I - Abrir crditos suplementares at determinada importncia obedecidas as disposies do artigo 43; II - Realizar em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa.

A autorizao para que seja realizada a operao de crdito por antecipao de receita, poder constar na LOA. ERRADO.

www.pontodosconcursos.com.br 77

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO B) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais de fato no so obrigatrios, ou seja, eles so ferramentas de planejamento que no precisam ser utilizadas. Entretanto, quando aplicados, devero ser apreciados pelo Congresso Nacional. CF:
Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, no exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre: I - sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas; II - plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de crdito, dvida pblica e emisses de curso forado; (...) IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; Art. 165, 4 - Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

ERRADO. C) CF:
Art. 165, 8 - Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa.

ERRADO. D) CF:
Art. 167, 1 - Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade.

Apenas os investimentos que se completarem em MAIS de um mesmo exerccio financeiro que precisaro ser previamente includos no PPA. CERTO. E) CF:

www.pontodosconcursos.com.br 78

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

Art. 167, 3 - A abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, observado o disposto no art. 62. Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional.

Apesar do disposto na Lei n 4.320/64, a Unio utiliza-se atualmente de medidas provisrias, em funo da regra constitucional. ERRADO. LETRA D. 25. (CESPE/INMETRO CONTADOR/2010) Para a aprovao de emenda a um projeto de lei que modifique o oramento, no pode o proponente da emenda indicar os recursos da fonte referente anulao de despesa que estava prevista originalmente para o servio da dvida. Resoluo Perfeito! O comando da questo apresenta exatamente uma regra constitucional oramentria. Observe o que estabelece a CF/88 (art. 166):
3 - As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:

I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: constitucionais para Estados,

www.pontodosconcursos.com.br 79

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO

a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. CERTO. LISTA DAS QUESTES SEM RESOLUO 01. (CESPE-PREVIC/2011 CONTABILIDADE) As diretrizes oramentrias no se restringem aos aspectos de carter genrico e expressamente mencionados na Constituio Federal de 1988. Na Lei de Diretrizes Oramentrias para 2011, por exemplo, incluem-se, entre outras diretrizes, as disposies relativas dvida pblica federal, s despesas com pessoal e encargos sociais e fiscalizao das obras e servios com indcios de irregularidades graves pelo Poder Legislativo. 02. (CESPE-TJ/ES/2011 CONTADOR) O anexo de metas fiscais para o exerccio a que se referir o PLOA e para os dois seguintes deve integrar o referido projeto. 03. (CESPE-TJ/ES/2011 CONTADOR) Caso no esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua incluso, a lei oramentria no poder consignar dotao para investimento com durao superior a um exerccio financeiro. 04. (CESPE-TJ/ES/2011 CONTADOR) O PLOA deve conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao ser estabelecida na lei de diretrizes oramentrias. 05. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) Segundo a Lei n. 4.320/1964, o controle da execuo oramentria compreende as seguintes modalidades de controle: legalidade, fidelidade funcional dos agentes da administrao e cumprimento do programa de trabalho. 06. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) A Constituio Federal (CF) de 1988 dispe que a Lei Oramentria Anual (LOA) deve compreender trs oramentos: o de investimentos em empresas, o fiscal e o de seguridade social. 07. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) A elaborao do oramento anual da Unio ocorre no mbito do sistema de planejamento e de oramento federal, que tem como rgo central o Ministrio da Fazenda.

www.pontodosconcursos.com.br 80

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO 08. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA DE CONTROLE INTERNO) O projeto de lei contendo a proposta oramentria para o prximo ano deve ser encaminhado at trs meses antes do encerramento do exerccio corrente. (CESPE/MPU 2010-TC. DE APOIO ESPECIALIZADO/ORAMENTO) Em relao s previses constitucionais relativas ao oramento pblico, julgue os itens seguintes. 09. (CESPE/MPU 2010-TC. DE APOIO ESPECIALIZADO/ORAMENTO) O PPA da Unio ser elaborado em um mandato presidencial e ter sua vigncia estendida at o primeiro ano do mandato subsequente. 10. (CESPE/MPU 2010TC. DE APOIO ESPECIALIZADO/ORAMENTO) Na lei que instituir o PPA constaro despesas de capital e outras delas decorrentes. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA ATUARIAL) Trs leis compem o ciclo oramentrio: o PPA, a LDO e a LOA. O papel dessas leis integrar as atividades de planejamento e oramento para assegurar o sucesso da ao governamental. Com respeito a essas leis, julgue os itens seguintes. 11. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA ATUARIAL) O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. Alm disso, a LDO 2010 determina que a execuo dos oramentos fiscal e da seguridade social obedea diretriz de reduo das desigualdades regionais, de gnero, raa e etnia. 12. (CESPE-DETRAN/ES/2010-CONTADOR) A obrigao de elaborar leis de diretrizes oramentrias foi instituda pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 13. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA ATUARIAL) Devido sua autonomia oramentria, o MPU est isento de manter atualizadas durante o exerccio financeiro as informaes fsicas e financeiras referentes aos programas do PPA executados sob sua responsabilidade. 14. (CESPE/MPU 2010 ANALISTA ATUARIAL) O PPA, no Brasil, uma demonstrao da aplicao do sistema de planejamento, programao e oramento (PPBS) inspirado no modelo norte-americano de oramento

www.pontodosconcursos.com.br 81

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO pblico. Assim, na elaborao da lei oramentria, a nfase dada s necessidades financeiras das unidades organizacionais. 15. (CESPE-DETRAN/ES/2010-CONTADOR) Uma das funes do oramento fiscal e do oramento da seguridade social reduzir desigualdades inter-regionais, segundo o critrio populacional. 16. (CESPE/MPU 2010 TC. DE APOIO ESPECIALIZADO/CONTROLE INTERNO) Caso o governo pretenda instituir um programa assistencial de incentivo manuteno de alunos carentes nas escolas pblicas, ele no precisa incluir o referido programa no PPA. 17. (CESPE/MPU 2010 TC. DE APOIO ESPECIALIZADO/CONTROLE INTERNO) Qualquer programa do governo que seja integrado por aes desenvolvidas por mais de um rgo deve ser consignado no PPA como programa multissetorial, em que o rgo central de planejamento consta, necessariamente, como rgo responsvel. 18. (CESPE Analista/ANEEL 2010) A respeito das disposies da Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO), julgue o item a seguir. A LDO dispe acerca das normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos. 19. (CESPE Analista/ANEEL 2010) Acerca do processo de elaborao do projeto de lei oramentria anual (PLOA), julgue o item seguinte. O processo de elaborao do PLOA se desenvolve no mbito do Ministrio da Fazenda e envolve um conjunto articulado de tarefas complexas, compreendendo a participao dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, o que pressupe a constante necessidade de tomada de decises nos seus vrios nveis. 20. (CESPE Analista/DPU 2010) Com relao ao oramento pblico, assinale a opo correta. A) A existncia de garantias s operaes de crdito por antecipao da receita no tem o condo de afetar nenhum dos princpios oramentrios. B) A competncia para rejeio do projeto de lei de diretrizes oramentrias do Congresso Nacional, que pode entrar em recesso por ocasio da sua aprovao ou rejeio.

www.pontodosconcursos.com.br 82

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO C) A rejeio ao projeto de lei oramentria anual inadmissvel, devendo as deliberaes continuar at a sua aprovao. D) Em respeito ao princpio oramentrio da unidade, deve existir apenas um oramento para cada poder, que tem validade de quatro anos para cada poder especfico. E) Atendendo ao princpio da periodicidade, o oramento da Unio se inicia no segundo ano do mandato de um Chefe do Executivo e finaliza no primeiro ano do mandato subsequente. 21. (CESPE Contador/DPU 2010) Com relao aos instrumentos de planejamento e oramento, assinale a opo correta. A O critrio adotado para a reduo das desigualdades interregionais, no oramento fiscal, levava em conta o fator populacional. B O plano plurianual deve compatibilizar-se com os planos nacionais, regionais e setoriais. C As disposies relativas s alteraes na legislao tributria para o exerccio subsequente devem constar detalhadamente da LDO, no anexo de metas fiscais. D A lei oramentria anual (LOA) contm, destacadamente, as despesas de custeio das empresas estatais no dependentes. E O oramento da seguridade social abrange a chamada rea social e, destacadamente, previdncia, sade e educao. 22. (CESPE Contador/DPU 2010) Os oramentos fiscal e da seguridade social integram a LOA, sendo apresentados conjuntamente no mesmo documento. Tais oramentos compreendem A as organizaes no governamentais que recebam recursos pblicos conta de convnios com rgos e entidades da prpria administrao. B as sociedades de economia mista que dependam do Tesouro Nacional para suas despesas de custeio. C os conselhos profissionais, desde que constitudos como autarquias. D as empresas administrao. pblicas prestadoras de servios a rgos da

www.pontodosconcursos.com.br 83

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO E os servios sociais autnomos. 23. (CESPE Analista/DPU 2010) Com a edio da LRF, a LDO recebeu em seu contedo uma srie de novas e importantes atribuies. Essas atribuies incluem A flexibilizar continuado. a expanso das despesas obrigatrias de carter

B dispor sobre o equilbrio entre receitas e despesas nos casos de crditos adicionais. C orientar a poltica de aplicao das agncias oficiais de fomento. D definir as normas para o controle de custos e a avaliao dos resultados dos programas financiados pelo oramento. E liberar, de ofcio, as transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. 24. (CESPE Contador/IPAJM/ES 2010) Tendo como referncia as disposies constitucionais em matria oramentria, assinale a opo correta. A vedado incluir na LOA autorizao para operaes de crdito por antecipao de receita. B Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais no so obrigatrios e, por conseguinte, no so submetidos ao exame do Congresso Nacional. C Os recursos que remanescerem em razo de vetos podero ser realocados em programas preexistentes, em limites previamente fixados na prpria lei oramentria. D Investimentos que se completarem em um mesmo exerccio financeiro no precisaro ser previamente includos no PPA. E Crditos extraordinrios podero ser abertos por medida provisria ou decreto do Poder Executivo, com os mesmos efeitos. 25. (CESPE/INMETRO CONTADOR/2010) Para a aprovao de emenda a um projeto de lei que modifique o oramento, no pode o proponente

www.pontodosconcursos.com.br 84

PACOTE TEORIA E EXERCCIOS ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA - PROF.: DEUSVALDO CARVALHO da emenda indicar os recursos da fonte referente anulao de despesa que estava prevista originalmente para o servio da dvida. GABARITO OFICIAL 1C 2E 3C 4C 5C 6C 7E 8E 9C 10C 11C 12E 13E 14E 15E 16E 17E 18C 19E 20A 21A 22B 23D 24D 25C

www.pontodosconcursos.com.br 85

You might also like