You are on page 1of 15

Sexta-Feira depois do Domingo II depois do Pentecostes SAGRADO CORAO DE JESUS

Solenidade

Vsperas I Hino Redentor do mundo, Imagem de Deus Pai, Luz da eterna Luz, Ouvi a nossa voz. Na Cruz estende os braos Para que vossos irmos Sejam um s rebanho, Tenham um s Pastor. Do Corao aberto Corra o manancial Dos mistrios pascais Da nossa redeno.

Louvor e glria a Vs, Jesus, Filho Unignito, E ao Pai e ao Santo Esprito, Agora e para sempre. Salmodia Ant. 1 Deus amou-nos com amor eterno; por isso, ao ser levantado da terra, atraiu-nos ao seu Corao misericordioso.
Salmo 112 (113)

Louvai, servos do Senhor, * louvai o nome do Senhor. 2 Bendito seja o nome do Senhor,* agora e para sempre. 3 Desde o nascer ao pr do sol, * seja louvado o nome do Senhor.
1

SAGRADO CORAO DE JESUS


4 O Senhor domina sobre todos os povos; * a sua glria est acima dos cus. 5 Quem se compara ao Senhor, nosso Deus, * que tem o seu trono nas alturas 6 e Se inclina l do alto, * a olhar o cu e a terra?

Levanta do p o indigente * e tira o pobre da misria, 8 para o fazer sentar com os grandes, * com os grandes do seu povo; 9 e no lar transforma a estril * em ditosa me de famlia.
7

Ant. Deus amou-nos com amor eterno; por isso, ao ser levantado da terra, atraiu-nos ao seu Corao misericordioso. Ant. 2 Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de corao, e encontrareis descanso para as vossas almas.
Salmo 145 (146)

Louva, minha alma, o Senhor. * Louvarei o Senhor toda a minha vida, cantarei ao meu Deus enquanto viver.
1 2

No ponhais a confiana nos poderosos, * no homem que nem a si se pode salvar. 4 Vai-se-lhe o esprito e volta ao p da terra * e assim ficam desfeitos os seus planos.
3

Feliz o que tem por auxlio o Deus de Jacob, * o que pe sua confiana no Senhor, seu Deus, 6 que fez o cu e a terra, * o mar e quanto neles existe.
5

Eternamente fiel sua palavra, * 7 faz justia aos oprimidos e d po aos que tm fome.

TEMPO COMUM

O Senhor d liberdade aos cativos, * 8 o Senhor d vista aos cegos. O Senhor levanta os abatidos, * o Senhor ama os justos. O Senhor protege os peregrinos, * ampara o rfo e a viva e entrava o caminho aos pecadores.
9 10

O Senhor reina eternamente. * Sio, o teu Deus rei por todas as geraes.

Ant. Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de corao, e encontrareis descanso para as vossas almas. Ant. 3 Eu sou o bom pastor; apascento as minhas ovelhas e por elas dou a minha vida.
Cntico Ap 4, 11; 5, 9.10.12

4,11 Sois digno, Senhor nosso Deus, * de receber a honra, a glria e o poder, porque fizestes todas as coisas, * e pela vossa vontade existiram e foram criadas.

Sois digno de receber o livro e abrir suas pginas seladas, * porque fostes imolado e resgatastes para Deus, com o vosso Sangue, * homens de toda a tribo, lngua, povo e nao, 10 e fizestes de ns, para Deus, um reino de sacerdotes, * que reinaro sobre a terra.
5,9

digno o Cordeiro que foi imolado * de receber o poder e a riqueza, a sabedoria e a fora, a honra, a glria e o louvor.
12

Ant. Eu sou o bom pastor; apascento as minhas ovelhas e por elas dou a minha vida.

SAGRADO CORAO DE JESUS

Leitura breve

Ef 5, 25b-27

Cristo amou a Igreja e entregou-Se por ela, a fim de a santificar, purificando-a com a gua do Baptismo e a palavra da vida, para apresentar a Si prprio esta Igreja, resplandecente de glria, sem mancha nem ruga nem qualquer imperfeio, mas santa e imaculada. Responsrio breve V. Cristo amou-nos e libertou-nos do pecado, pelo seu Sangue. R. Cristo amou-nos e libertou-nos do pecado, pelo seu Sangue. V. E fez de ns para Deus, seu Pai, um reino de sacerdotes. R. Pelo seu Sangue. V. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. R. Cristo amou-nos e libertou-nos do pecado, pelo seu Sangue. Cntico evanglico (Magnificat) Ant. Eu vim trazer o fogo terra, e que quero Eu seno que ele se acenda? Preces Oremos, irmos, a Jesus Cristo, descanso das almas, e peamos-Lhe: Rei de bondade, tende compaixo de ns. Jesus Cristo, trespassado pela lana, que do vosso Corao aberto, ao brotar sangue e gua, fizestes nascer a Igreja, vossa Esposa, tornai-a santa e imaculada. Jesus Cristo, templo santo de Deus, destrudo pelos homens e por Deus reedificado, fazei da Igreja o tabernculo do Altssimo.

TEMPO COMUM

Jesus Cristo, rei e centro de todos os coraes, que nos amais com amor eterno e atras tudo a Vs, renovai a vossa aliana com os homens. Jesus Cristo, nossa paz e reconciliao, que, morrendo na cruz, vencestes o dio para fazer de todos ns um homem novo, abri-nos o caminho para o Pai. Jesus Cristo, nossa vida e ressurreio, conforto e descanso dos coraes atribulados, atra a Vs os pecadores. Jesus Cristo, obediente at morte na cruz por causa da vossa infinita caridade para connosco, ressuscitai todos os que adormeceram na vossa paz. Pai nosso
Orao

Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Corao do vosso amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do vosso amor e mereamos receber desta fonte divina a abundncia dos vossos dons. Por Nosso Senhor. Invitatrio Ant. Ao Corao de Cristo, ferido por nosso amor, vinde, adoremos.
Salmo invitatrio.

Laudes Hino Jesus, Senhor do perdo, Da esperana e da alegria, Fonte de paz e de graa Para os nossos coraes.

SAGRADO CORAO DE JESUS

Conforto dos pecadores, Alento de quem Vos reza, Fora de quem Vos procura, Porque em Vs quer encontrar-se. Em vosso amor mata a fome, Em vosso amor mata a sede Quem, peregrino da terra, Precisa do vosso abrigo. Nossas lgrimas so preces, Nossas lgrimas so gritos, Dizei, Senhor, nossa alma: Sou a tua salvao.

Quando a noite nos envolve, Ficai connosco, Senhor, Enchei de luz o silncio Das nossas horas de sombra. Jesus, bondade inefvel, Nunca nos falte na vida, Senhor, a vossa clemncia E caridade infinita. Salmodia
Salmos e cntico do Domingo I.

Jesus, nascido da Virgem, Ns Vos louvamos, cantando, E sempre Vos louvaremos Na glria do vosso Reino.

Ant. 1 Jesus clamava, dizendo: Se algum tem sede, venha a Mim e beba. Ant. 2 Vinde a Mim, todos vs que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Ant. 3 Meu filho, d-me o teu corao, e teus olhos observem os meus caminhos. Leitura breve Jer 31, 33

Esta a aliana que estabelecerei com a casa de Israel, diz o Senhor: Hei-de imprimir a minha lei no ntimo da sua alma e grav-la-ei no seu corao. Eu serei o seu Deus e eles sero o meu povo.

TEMPO COMUM

Responsrio breve V. Tomai o meu jugo sobre vs e aprendei de Mim. R. Tomai o meu jugo sobre vs e aprendei de Mim. V. Que sou manso e humilde de corao. R. Aprendei de Mim. V. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. R. Tomai o meu jugo sobre vs e aprendei de Mim. Cntico evanglico (Benedictus) Ant. Pela sua infinita misericrdia, Deus visitou e redimiu o seu povo. Aleluia. Preces Oremos, irmos, a Jesus Cristo, manso e humilde de corao, e supliquemos: Rei de bondade, tende compaixo de ns. Jesus Cristo, em quem habita toda a plenitude da divindade, fazei-nos participantes da vossa natureza divina. Jesus Cristo, em quem se encontram todos os tesouros da sabedoria e da cincia, fazei-nos conhecer, mediante a Igreja, a multiforme sabedoria de Deus. Jesus Cristo, em quem o Pai ps toda a sua complacncia, tornai-nos ouvintes diligentes da vossa palavra. Jesus Cristo, de cuja plenitude todos ns recebemos, dai-nos com abundncia a graa e a verdade do Pai. Jesus Cristo, fonte de vida e santidade, fazei-nos santos e irrepreensveis na caridade. Pai nosso

SAGRADO CORAO DE JESUS

Orao

Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Corao do vosso amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do vosso amor e mereamos receber desta fonte divina a abundncia dos vossos dons. Por Nosso Senhor. Hora Intermdia Hino Arca santa da lei nova, Sagrado Corao, Fonte de vida e de graa, Fonte de misericrdia: Corao, santurio Da nova e eterna Aliana, Divino altar sempre erguido, Templo de amor sempre aberto. Sois no peito trespassado De Jesus a chaga aberta, Que mostrou aos nossos olhos O eterno amor infinito. Cristo, sumo sacerdote Na Paixo cruenta e mstica, De Vs fez a hstia plena Do seu duplo sacrifcio. Quem no querer pagar Com amor to grande amor De Cristo que nos legou O Corao em herana? Glria a Vs porque nos destes Jesus, vosso Corao. Glria ao Pai e ao Santo Esprito Pelos sculos dos sculos.
Salmodia complementar.

TEMPO COMUM

Trcia Ant. Meu povo, que te fiz Eu? Em que te contristei? Responde-me. Leitura breve Jer 31, 2-4 Assim fala o Senhor: O povo que escapou espada foi favorecido no deserto: Israel vai chegar ao seu repouso. De longe o Senhor apareceu-lhe, dizendo: Amei-te com amor eterno; por isso tive compaixo de ti. Hei-de edificar-te novamente, e sers reconstruda. V. Bebereis com alegria R. Das fontes da salvao. Sexta Ant. Parte-se dentro de Mim o corao e estremecem todos os meus ossos. Leitura breve Jer 32, 40 Estabelecerei com eles uma aliana eterna e nunca mais deixarei de lhes fazer bem. E infundirei o meu temor no seu corao, para que no voltem a afastar-se de Mim. V. Esperei por compaixo e no apareceu; R. Nem encontrei quem Me consolasse. Noa Ant. Um dos soldados trespassou-Lhe o lado com a lana, e logo saiu sangue e gua. Leitura breve Rom 5, 8-9 Deus prova assim o seu amor para connosco: Cristo morreu por ns quando ramos ainda pecadores. E agora que fomos justificados pelo seu Sangue, com muito maior razo seremos, por Ele, salvos da ira divina.

SAGRADO CORAO DE JESUS

V. Ele foi trespassado por causa das nossas culpas R. E pelas suas chagas fomos curados.
Orao como nas Laudes.

Hino

Vsperas II Com os braos na Cruz, meu Redentor, Abertos me esperai, com o lado aberto, Manifestos sinais do vosso amor. Ah! quem chegasse um dia de mais perto A ver com os olhos de alma essa ferida Que o corao nos mostra descoberto! Esse que por salvar gente perdida, De tanta piedade quis usar, Que deu nas suas mos a prpria vida. A sangue nos quisestes resgatar De to cruel e duro cativeiro, Vendido fostes Vs por nos comprar. Padecestes por ns, manso Cordeiro, Pisado, preso e nu entre ladres, Ardendo o fogo posto no madeiro: Ardam postos no fogo os coraes.

Salmodia Ant. 1 Com o vosso jugo suave, dominai, Senhor, os vossos inimigos.
Salmo 109 (110), 1-5.7
1 Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te minha direita, * at que Eu faa de teus inimigos escabelo de teus ps. 2 O Senhor estender de Sio o ceptro do teu poder * e tu dominars no meio dos teus inimigos.

TEMPO COMUM

3 A ti pertence a realeza desde o dia em que nasceste nos esplendores da santidade: * antes da aurora, como orvalho, Eu te gerei. 4 O Senhor jurou e no Se arrepender: * Tu s sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec. 5 O Senhor, tua direita, * esmagar os reis no dia da sua ira. 7 A caminho, beber da torrente, * por isso erguer a sua fronte.

Ant. Com o vosso jugo suave, dominai, Senhor, os vossos inimigos. Ant. 2 O Senhor misericordioso e compassivo deu sustento queles que O temem.
Salmo 110 (111)

Louvarei o Senhor de todo o corao, * no conselho dos justos e na assembleia. 2 Grandes so as obras do Senhor, * admirveis para os que nelas meditam.
1

A sua obra esplendor e majestade * e a sua justia permanece eternamente. 4 Instituiu um memorial das suas maravilhas; * o Senhor misericordioso e compassivo.
3

Deu sustento queles que O temem * e jamais Se esquecer da sua aliana. 6 Fez ver ao seu povo a fora das suas obras, * para lhe dar a herana das naes.
5

Fiis e justas so as obras das suas mos, * imutveis todos os seus preceitos, 8 irrevogveis pelos sculos dos sculos, * estabelecidos na rectido e na verdade.
7

SAGRADO CORAO DE JESUS

Enviou a redeno ao seu povo, firmou com ele uma aliana eterna: * santo e venervel o seu nome. 10 O temor do Senhor o princpio da sabedoria, so prudentes todos os que a praticam. * O louvor do Senhor permanece eternamente.
9

Ant. O Senhor misericordioso e compassivo deu sustento queles que O temem. Ant. 3 mundo.
6

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do


Cntico Filip 2, 6-11

Cristo Jesus, que era de condio divina, * no Se valeu da sua igualdade com Deus, 7 mas aniquilou-Se a Si prprio. Assumindo a condio de servo, * tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, 8 humilhou-Se ainda mais, * obedecendo at morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou * e Lhe deu o nome que est acima de todos os nomes, 10 para que, ao nome de Jesus, todos se ajoelhem, * no cu, na terra e nos abismos 11 e toda a lngua proclame que Jesus Cristo o Senhor, * para glria de Deus Pai.
9

do.

Ant. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do munEf 2, 4-7

Leitura breve

Deus, que rico em misericrdia, pela grande caridade com que nos amou, a ns que estvamos mortos por causa dos nossos pecados, restituiu-nos vida com Cristo pela graa que fostes salvos e com Ele nos ressuscitou e nos fez sentar nos Cus, com Cristo Jesus, para mostrar aos sculos futuros a abundante riqueza da sua graa e da sua bondade para connosco, em Cristo Jesus.

TEMPO COMUM

Responsrio breve V. Cristo amou-nos e libertou-nos do pecado, pelo seu Sangue. R. Cristo amou-nos e libertou-nos do pecado, pelo seu Sangue. V. E fez de ns, para Deus seu Pai, um reino de sacerdotes. R. Pelo seu Sangue. V. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. R. Cristo amou-nos e libertou-nos do pecado, pelo seu Sangue. Cntico evanglico (Magnificat) Ant. O Senhor acolheu-nos em seu Corao, lembrado da sua misericrdia. Preces Oremos, irmos, a Jesus Cristo, descanso das almas, e peamos-Lhe: Rei de bondade, tende compaixo de ns. Jesus Cristo, trespassado pela lana, que do vosso Corao aberto, ao brotar sangue e gua, fizestes nascer a Igreja, vossa Esposa, tornai-a santa e imaculada. Jesus Cristo, templo santo de Deus, destrudo pelos homens e por Deus reedificado, fazei da Igreja o tabernculo do Altssimo. Jesus Cristo, rei e centro de todos os coraes, que nos amais com amor eterno e atras tudo a Vs, renovai a vossa aliana com os homens. Jesus Cristo, nossa paz e reconciliao, que, morrendo na cruz, vencestes o dio para fazer de todos ns um homem novo, abri-nos o caminho para o Pai.

SAGRADO CORAO DE JESUS

Jesus Cristo, nossa vida e ressurreio, conforto e descanso dos coraes atribulados, atra a Vs os pecadores. Jesus Cristo, obediente at morte na cruz por causa da vossa infinita caridade para connosco, ressuscitai todos os que adormeceram na vossa paz. Pai nosso
Orao

Concedei, Deus todo-poderoso que, ao celebrar a solenidade do Corao de vosso amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do vosso amor e mereamos receber desta fonte divina a abundncia dos vossos dons. Por Nosso Senhor.

OUTROS HINOS I

Divinas mos e ps, peito rasgado, Chagas em brandas carnes imprimidas, Meu Deus, que por salvar almas perdidas, Por elas quereis ser crucificado. Outra f, outro amor, outro cuidado, Outras dores s vossas so devidas, Outros coraes limpos, outras vidas, Outro querer no vosso transformado. Em Vs se encerrou toda a piedade, Ficou no mundo s toda a crueza; Por isso, cada um deu do que tinha. Claros sinais de amor, ah saudade! Minha consolao, minha firmeza, Chagas de meu Senhor, redeno minha!

TEMPO COMUM

II

A Vs correndo vou, braos sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos, Que para receber-me estais abertos E por no castigar-me estais cravados. A Vs, divinos olhos eclipsados, De tanto sangue e lgrimas cobertos, Que para perdoar-me estais despertos E por no devassar-me estais fechados, A Vs, pregados ps por no fugir-me, A Vs, cabea baixa por chamar-me, A Vs, sangue vertido para ungir-me, A Vs, lado patente, quero unir-me, A Vs, preciosos pregos, quero atar-me Para ficar unido, atado e firme.

You might also like