You are on page 1of 11

Ecologia

O que a ecologia estuda? A floresta Amaznica apresenta uma vegetao riqussima. E a variedade de animais tambm enorme. Calcula-se que em uma nica rvore da floresta Amaznica podem ser encontradas mais de mil espcies diferentes de insetos.

De fato, se reunirmos todas as florestas tropicais do planeta, veremos que nelas se encontra mais da metade das espcies vivas. Podemos dizer ento que a floresta Amaznica possui uma grande biodiversidade. Veja agora uma foto da caatinga. A vegetao j bem diferente.

Porque existe essa diferena? Essa uma das muitas perguntas que a ecologia tenta responder. Veja s mais alguns exemplos de questes importantes, relacionadas nossa vida, e as quais a ecologia tenta responder: "O que pode acontecer se um floresta for destruda?"; " possvel explorar uma floresta sem provocar a sua destruio?", "Como o ser humano interfere na vida dos outros organismos?"; "O que provoca o aumento da temperatura na Terra?"; "E o que pode acontecer se a temperatura da Terra aumentar muito?"; etc. Vamos dar um exemplo. Considere o Bugio, um dos maiores macacos neotropicais, vivem deste a Bahia at o Rio Grande do Sul. Vive em bandos de trs a doze indivduos, de ambos os sexos e vrias idades, chefiados por um macho adulto. Sua dieta predominantemente folvora (folhas). Os outros alimentos so: flores, brotos, frutos, caules de trepadeiras. A Ecologia pode estudar:

as relaes que um bando de Bugios tem com os outros seres da floresta; a influncia do clima sobre todos os organismos da floresta; a influncia das florestas neotropicais sobre o clima; a influncia da ao do ser humano sobre o clima de todo o planeta.

Voc pode concluir que a ecologia um campo de estudo muito amplo. E todas essas informaes nos ajudam a melhorar o ambiente em que vivemos, diminuindo a poluio, conservando os recursos naturais e protegendo nossa sade e a das geraes futuras. Resumindo: Ecologia a cincia que estuda as relaes dos seres vivos entre si e com o ambiente. Termos utilizados na Ecologia

Habitat O habitat o lugar na natureza onde uma espcie vive. Por exemplo, o habitat da planta vitria rgia so os lagos e as matas alagadas da Amaznia, enquanto o habitat do panda so as florestas de bambu das regies montanhosas na China e no Vietn.

Nicho ecolgico O nicho um conjunto de condies em que o indivduo (ou uma populao) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores fsicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biolgicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivduo. Vamos explicar melhor: O nicho do Bugio, por exemplo, inclui o que ele come, os seres que se alimentam dele, os organismos que vivem juntos ou prximo dele, e assim por diante. No caso de uma planta, o nicho inclui os sais minerais que ela retira do solo, a parte do solo de onde os retira, a relao com as outras espcies, e assim por diante.

O nicho mostra tambm como as espcies exploram os recursos do ambiente. Assim a zebra, encontrada nas savanas da frica, come as ervas rasteiras, enquanto a girafa, vivendo no mesmo hbitat, come as folhas das rvores. Observe que cada espcie explora os recursos do ambiente de forma um pouco diferente.

Populao Indivduos de uma mesma espcie que vivem em determinada regio formam uma populao. Por exemplo: as onas do pantanal formam uma populao. As capivaras tambm podem ser encontradas no pantanal, mas fazem parte de outra populao, j que so de outra espcie. s vezes a populao pode aumentar muito, por exemplo, em meados do sculo XIX, alguns coelhos selvagens foram levados da Inglaterra para a Austrlia, para serem usados nas caadas. Na Europa, as populaes de coelhos eram naturalmente controladas por diversos predadores e parasitas. Na Austrlia, porm no existiam tantas espcies que atacavam coelhos. O resultado que esse animal se reproduziu rapidamente chegando a atingir mais de 200 milhes de indivduos, que passaram a destruir as plantaes e as pastagens da Austrlia. Isso mostra o perigo de se introduzir num novo ambiente um organismo no nativo.

Esta mais uma das questes que a ecologia estuda: "O que faz o nmero de indivduos de uma populao aumentar, diminuir ou permanecer constante?". Comunidade Na figura abaixo, podemos perceber que no mar existem diversos animais e vrios tipos de plantas. E h tambm seres muito pequenos - to pequenos que s podem ser vistos com aparelhos especiais como os microscpios, que possuem lentes especiais que ampliam a imagem dos seres observados. Se colocarmos uma gota da gua do mar no microscpio, veremos um nmero imenso desses pequenos seres vivos. Pense quantos organismos diferentes podem ser encontrados num jardim: grama, roseiras, minhocas, borboletas, besouros, formigas, caracis, sabis, lagatixas... Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantm relaes entre si formam uma comunidade. A comunidade do mar abaixo composta por peixes, algas, plantas, os seres microscpios, enfim todas as populaes l existentes.

Ecossistema o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores biticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, gua e atmosfera (fatores abiticos) mantm entre si. Todos os elementos que compem o ecossistema se relacionam com equilbrio e harmonia e esto ligados entre si. A alterao de um nico elemento causa modificaes em todo o sistema podendo ocorrer a perda do equilbrio existente. Se por exemplo, uma grande rea com mata nativa de determinada regio for substituda pelo cultivo de um nico tipo de vegetal, pode-se comprometer a cadeia alimentar dos animais que se alimentam de plantas, bem como daqueles que se alimentam destes animais. A delimitao do ecossistema depende do nvel de detalhamento do estudo. Por exemplo, se quisermos estudar o ecossistema de um canteiro do jardim ou do ecossistema presente dentro de uma planta como a bromlia.

ou

Biosfera Ainda no temos conhecimento da existncia de outro lugar no Universo, alm da Terra, onde acontea o fenmeno a que chamamos de vida. A vida na Terra possvel porque a luz do Sol chega at aqui. Graas a sua posio em relao ao Sol, o nosso planeta recebe uma quantidade de energia solar que permite a existncia da gua em estado lquido, e no apenas em estado slido (gelo) ou gasoso (vapor). A gua essencial aos organismos vivos. A presena de gua possibilita a vida das plantas e de outros seres capazes de produzir alimento a partir da energia solar e permite tambm, indiretamente, a sobrevivncia de todos os outros seres vivos que se alimentam de plantas ou animais. Pela fotossntese que h a absoro de gua e gs carbnico e liberao de oxignio, a energia do Sol transformada em um tipo de energia presente nos aucares, que pode ento ser aproveitada por seres que realizam esse processo e por outros seres a eles relacionados na busca por alimento. A Terra pode ser dividida assim:

Litosfera - a parte slida formada a partir das rochas; Hidrosfera - conjunto total de gua do planeta (seus rios, lagos, oceanos); Atmosfera - a camada de ar que envolve o planeta; Biosfera - as regies habitadas do planeta.

Biosfera o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir tambm os seus habitats.

A biosfera inclui todos os ecossistemas que esto presentes desde as altas montanhas (at 10.000 m de altura) at o fundo do mar (at cerca de 10.000 m de profundidade). Nesse diferentes locais, as condies ambientais tambm variam. Assim, a seleo natural atua de modo diversificado sobre os seres vivos em cada regio. Sob grandes profundidades no mar, por exemplo, s sobrevivem seres adaptados grande presso que a gua exerce sobre eles e a baixa (ou ausente) luminosidade. J nas grandes altitudes montanhosas, sobrevivem seres adaptados a baixas temperaturas e ao ar rarefeito. Na biosfera, portanto, o ar, a gua, o solo, a luz so fatores diretamente relacionados vida.

Os Principais Ecossistemas Brasileiros

O Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas. Quase todo o seu territrio est situado na zona tropical. Por isso, nosso pas recebe grande quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa grande diversidade. Veja, no mapa a seguir, exemplos dos principais ecossistemas encontrados no Brasil.

Floresta Amaznica Estende-se alm do territrio nacional, com chuvas frequentes e abundantes. Apresenta flora exuberante, com espcies, como a seringueira, o guaran, a vitria-rgia, e habitada por inmeras espcies de animais, como o peixe-boi, o boto, o pirarucu, a arara. Para termos uma idia da riqueza da biodiversidade desses ecossistemas, ele apresenta, at o momento, 1,5 milho de espcies de vegetais identificadas por cientistas.

Peixe boi e seringueira

Mata de cocais A mata de cocais situa-se entre a floresta amaznica e a caatinga. So matas de carnaba, babau, buriti e outras palmeiras. Vrios tipos de animais habitam esse ecossistema, como a araracanga e o macaco cuxi.

Araracanga Pantanal mato-grossense

Localizado na regio Centro-Oeste do Brasil, engloba parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. rea que representa a terra mida mais importante e conhecida do mundo (maior plancie alagvel do planeta), com espantosos ndices de biodiversidade animal. Sofre a influncia de diversos ecossistemas, como o cerrado, a floresta Amaznica, a mata Atlntica, assim como os ciclos de seca e cheia, e de temperaturas elevadas. So 140 mil quilmetros quadrados s no Brasil, equivalente a 5 Blgicas ou ao territrio de Portugal. onde vivem jacars - cerca de 32 milhes - , 365 espcies de aves, 240 de peixes, 80 de mamferos e 50 de rpteis. Mais de 600.000 capivaras habitam a regio. O pantanal escolhido como pouso de milhes de pssaros, entre eles o tuiuis, a ave-smbolo da regio. Os cervos-do-pantanal, bem mais raros, tambm fazem parte da fauna local.

Campos sulinos Os campos sulinos so formaes campestres encontradas no sul do pas, passando do interior do Paran e Santa Catarina at o sul do Rio Grande do Sul. Os campos sulinos so conhecidos como pampas, termo de origem indgena que significa "regies planas". Em geral, h predomnio das gramneas, plantas conhecidas como grama ou relva. Animais como o rato-do-banhado, pre e vrios tipos de cobras so ali encontrados.

Campos sulinos e rato do banhado.

Caatinga A caatinga localiza-se na maior parte da regio Nordeste. No longo perodo da seca, a vegetao perde as folhas e fica esbranquiada. Esse fato originou o nome caatinga que na lngua tupi, significa "mata branca". Os cactos, como o mandacaru, o xique-xique e outras plantas, so tpicos da caatinga. A fauna inclui as cobras cascavel e jibia, o gamb, a gralha, o veado-catingueiro etc.

Cascavel e mandacaru Restinga A restinga tpica do litoral brasileiro. Os seres que habitam esse ecossistema vivem em solo arenoso, rico em sais. Parte desse solo fica submersa pela mar alta. Encontramos nesse ecossistema animais como maria-farinha, besourinho-da-praia, viva-negra, gavio-se-coleira, coruja-buraqueira, ti-sangue e perereca, entre outros. Como exemplos de plantas caractersticas da restinga podemos citar: sumar, aperta-gola, aucena, bromlias, cactos, coroa-de-frade, aroeirinha, jurema e taboa.

maria-farinha e coroa-de-frade

Manguezal A costa brasileira apresenta, desde o Amap at Santa Catarina, uma estreita floresta chamada manguezal, ou mangue. Esse ecossistema desenvolve-se, principalmente, no esturio e na foz dos rios, onde h gua salobra e local parcialmente abrigado da ao das ondas, mas aberto para receber a gua do mar. Os solos so lodosos e ricos em nutrientes. Os manguezais so abrigos e berrios naturais de muitas espcies de caranguejos, peixes e aves. Apresentam um pequeno nmero de espcies de rvores, que possuem razes-escoras. Essas razes so assim chamadas por serem capazes de fixar as plantas em solo lodoso.

razes escoras

Cerrado O cerrado ocorre principalmente na regio Centro-Oeste. A vegetao composta de arbustos retorcidos e de pequeno porte, sendo as principais espcies: o ara, o murici, o buriti e o indai. o habitat do lobo-guar, do tamandu-bandeira, da ona-pintada etc.

Buriti

Tamandu-bandeira

Mata Atlntica Esse ecossistema estende-se da regio do Rio Grande do Norte at o sul do pas. Apresenta rvores altas e vegetao densa, pouco espao vazio. uma das reas de maior diversidade de seres vivos do planeta. Encontra-se plantas como o pau-brasil, o ip-roxo, o angico, o manac-da-serra e o cambuci e vrias espcies de animais, como a ona pintada, a anta, o queixada, o gavio e o mico-leo-dourado.

Mata de araucria

A mata de araucria situa-se na regio sub-tropical, no sul do Brasil, de temperaturas mais baixas. Entre outros tipos de rvores abriga o pinheiro-do-paran, tambm conhecido como araucria. Da sua fauna destacamos, alm da ema, a maior ave das Amricas, a gralha-azul, o tatu, o quati e o gato-do-mato.

Any Liberato

You might also like