You are on page 1of 4

IPIB Hebrom 10 de julho de 2007

TTULO: A BNO DE DEUS TEXTO BBLICO: SALMO 128 1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mos comers, feliz sers, e tudo te ir bem. 3 Tua esposa, no interior de tua casa, ser como a videira frutfera; teus filhos, como rebentos da oliveira, roda da tua mesa. 4 Eis como ser abenoado o homem que teme ao SENHOR! 5 O SENHOR te abenoe desde Sio, para que vejas a prosperidade de Jerusalm durante os dias de tua vida, 6 vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel! INTRODUO Este salmo nos fala sobre o que Deus faz sobre aqueles que o seguem: ele abenoa o justo, dando-lhe um lar prspero e feliz. Isto o que todos ns buscamos em nossas vidas. Muitas vezes nos focamos no objetivo errado bens materiais, riquezas, etc e nos esquecemos que a maior riqueza que podemos receber a graa do prprio Deus: Salmo 63.3-4 - 3 Porque a tua graa melhor do que a vida; os meus lbios te louvam. 4 Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mos. Mas o que este salmo pode nos mostrar hoje? Vejamos ento;

1 - O texto bblico nos diz que: 1 BEM-AVENTURADO AQUELE QUE TEME AO SENHOR E ANDA NOS SEUS CAMINHOS! Quando andamos nos caminhos do Senhor e o tememos no num sentido de medo e pnico, mas reconhecendo que Ele Senhor de tudo, somos felizes. O salmista j dizia isto ao escrever: Salmo 1.1-2 - 1 Bem-aventurado o homem que no anda no conselho dos mpios, no se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer est na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Quando seguimos os caminhos do Senhor, quando nos desviamos de tudo aquilo que possa nos separar ou nos desviar , somos bem-aventurados (felizes).

2 - Mas o texto bblico continua e nos diz que: 2 DO TRABALHO DE TUAS MOS COMERS, FELIZ SERS, E TUDO TE IR BEM.

IPIB Hebrom 10 de julho de 2007

A bblia nos diz que o trabalhou se tornou se tornou algo pesado por causa da desobedincia de Ado e Eva. No principio os dois cuidavam do Jardim do dem e isto no era fardo: Gnesis 2. 15 Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do den para o cultivar e o guardar. Entretanto por causa do pecado isto se tornou um fardo para a raa humana: Gnesis 3.17-19 - 17 E a Ado disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da rvore que eu te ordenara no comesses, maldita a terra por tua causa; em fadigas obters dela o sustento durante os dias de tua vida. 18 Ela produzir tambm cardos e abrolhos, e tu comers a erva do campo. 19 No suor do rosto comers o teu po, at que

tornes terra, pois dela foste formado; porque tu s p e ao p tornars. Entretanto o texto que estamos meditando nos diz que do trabalho... comers... e que seremos feliz... e tudo ir bem..., ou seja, h uma oposio pois quando estamos debaixo da beno de Deus nem o trabalho se torna fatdico, pelo contrrio ganhar o suficiente para viver, ser feliz, e tudo dar certo (verso Bblia na Linguagem de Hoje BLH).

3 - Mas o texto continua e diz: 3 Tua esposa, no interior de tua casa, ser como a videira frutfera; teus filhos, como rebentos da oliveira, roda da tua mesa. Ou seja, a beno no ser material, ser em sua totalidade! Atingir tambm o interior do lar, de nossa famlia, nossa esposa(o)(s) e filho(a)(s). interessante notar neste texto, como ele se refere mulher: ser como a videira1 frutfera! Num primeiro momento pode nos parecer estranho a bblia usar um termo destes mulher, entretanto, ao aprofundar-mos um pouco mais no mundo da poca, perceberemos que isto poesia feita mulher! Comparar uma mulher um p de uva e lhe referir a doura e o prazer que ela d ao seu esposo; demonstrar que ela uma grande riqueza no lar, pois dos seus frutos temos o vinho e seus devirados. No sem motivo que o autor de Cantares (Cnticos dos Cnticos) nos diz:

Videira: Trepadeira lenhosa, da famlia das vitceas (Vitis vinifera), cultivada no mundo inteiro por seus deliciosos frutos, as uvas, e que tem folhas ovadas, lobadas e tomentosas, flores pequeninas reunidas em cachos, e bagas ricas em acares, razo por que fermentam com facilidade, dando o vinho; vide, vinha, cepa.

IPIB Hebrom 10 de julho de 2007

3
Cantares 7.7-8 - 7 Esse teu porte semelhante palmeira, e os teus seios, a seus cachos. 8 Dizia eu: subirei palmeira, pegarei em seus ramos. Sejam os teus seios como os cachos da vide, e o aroma da tua respirao, como o das mas.

No mundo em que vivemos hoje, a mulher a cada dia mais tem sido desvalorizada e tratada como um objeto a ser usado e descartado. Porm no pensamento bblico isto no acontece. Por isso o salmista diz que quando tememos e andamos nos caminhos do senhor, at nosso lar abenoado de forma integral!

4 Finalmente o texto termina dizendo: 4 EIS COMO SER ABENOADO O HOMEM QUE TEME AO SENHOR! 5 O SENHOR TE ABENOE DESDE SIO, PARA QUE VEJAS A PROSPERIDADE DE JERUSALM DURANTE OS DIAS DE TUA VIDA, 6 VEJAS OS FILHOS DE TEUS FILHOS. PAZ SOBRE ISRAEL! Como bom andarmos nos caminhos do Senhor. O texto diz que Eis como ser abenoado o homem que teme ao Senhor! Num mundo atual onde o que mais tememos a falta de emprego, falta de dinheiro, onde nos importamos mais com a aparncia exterior do que com o interior, o texto bblico vai contramo da lgica humana: SOMOS ABENOADOS QUANDO BUSCAMOS A DEUS: Mateus 6:33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas. Nos esquecemos que o mundo passageiro e que o prprio Senhor que nos supre em todas as necessidades. Nos esquecemos da promessa escrita que diz: Salmos 37:25 Fui moo e j, agora, sou velho, porm jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendncia a mendigar o po. Podemos passar por lutas e dificuldades sejam financeiras, sejam emocionais porm o texto nos diz que JAMAIS VIU O JUSTO DESAMPARDO E A DESCENDENCIA A MENDIGAR O PO! Deus mantm, sustenta e guarda os seus filhos! Ele cuida de cada um de ns. Por isto este salmo (128) nos diz que quando seguimos os caminhos do senhor, somos felizes (bem-aventurados), pois: Glatas 6.16 E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericrdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.

IPIB Hebrom 10 de julho de 2007

Muitas vezes pedidos alm do que precisamos e no fazemos o pedido relatado em Provrbios: Provrbios 30.8-9 - 8 afasta de mim a falsidade e a

mentira; no me ds nem a pobreza nem a riqueza; d-me o po que me for necessrio; 9 para no suceder que,

estando eu farto, te negue e diga: Quem o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.

Que Deus possa nos capacitar a cada dia mais a andarmos em seus caminhos e a temermos a sua presena em nossas vidas, reconhecendo que sem ele nada podemos fazer, que somente ele tem as palavras de vida eterna.

You might also like