You are on page 1of 23

3

Sandra R.H. Mariano Vernica Feder Mayer

Empreendedorismo: conceitos e princpios

62 ::

Criatividade e Atitude Empreendedora :: Sandra R.H. Mariano / Vernica Feder Mayer

Metas

Apresentar os diferentes conceitos de empreendedorismo e mostrar a distribuio da capacidade empreendedora entre pases, destacando a posio do Brasil no ranking de empreendedorismo no mundo.

Objetivos Ao final desta aula, voc dever ser capaz de:


1. Conceituar o termo empreendedorismo nos contextos econmico, psicolgico, sociolgico e da administrao. 2. Conhecer a capacidade empreendedora dos pases. 3. Situar o Brasil no contexto mundial do empreendedorismo.

Guia da Aula
1. Conceituando empreendedorismo 1.1. A viso dos economistas 1.2. Viso da Psicologia e da Sociologia 1.3. Viso da Administrao 2. O empreendedorismo no mundo
2.1. Viso geral sobre a Pesquisa GEM 2.2. Ranking de empreendedorismo 2.3. Empreendedorismo no Brasil 2.4. Motivaes para empreender

Aula 3 Empreendedorismo: conceitos e princpios

::

63

Rwanda Flowers
Hutus

O mais numeroso dos trs grupos tnicos presentes em Ruanda e no Burundi. Do ponto de vista da lngua e da cultura, no se distingue do segundo grupo tnico mais numeroso daqueles pases, os tutsis.

eatrice Gakuba uma mulher de 51 anos, da etnia tutsi, nascida em um longnquo pas africano chamado Ruanda. Talvez voc no

lembre, mas milhares de pessoas desta etnia foram massacradas, em 1994, pelos hutus, em uma luta sangrenta em que, em pouco mais de trs meses, morreram cerca de 800 mil pessoas, entre elas uma boa parte da famlia de Beatrice, segundo Clovis Rossi, que considera este evento um dos mais terrveis genocdios da Humanidade. Na poca do massacre, Beatrice atuava como funcionria do Unicef (Fundo das Naes Unidas para a Infncia) em atividades de ajuda humanitria em pases pobres. Sua formao acadmica na rea de

humanidades e o domnio de idiomas, como ingls, francs e mesmo portugus, a habilitaram a trabalhar em pases como Angola, por exemplo. Com o passar do tempo, ela foi amadurecendo a deciso de voltar para sua terra natal. E, assim, depois de 20 anos trabalhando para as Naes Unidas (ONU), Beatrice voltou para Ruanda, confirmando o ditado popular que diz que o bom filho casa torna. Ao retornar, ela adquiriu a Rwanda Flowers, uma pequena floricultura quase falida, e transformou-a em uma empresa exportadora de rosas para a Holanda, que absorve 90% da sua produo. Duzentas mulheres trabalham na sua empresa. Beatrice iniciou um programa de treinamento sobre plantios para exportao para 40 jovens sobreviventes do genocdio e/ou rfos de portadores do vrus da Aids, uma epidemia na frica.
Fonte: http://www.sxc.hu/photo/870989

64 ::

Criatividade e Atitude Empreendedora :: Sandra R.H. Mariano / Vernica Feder Mayer

Ao ser perguntada se havia se arrependido de ter trocado uma carreira de executiva na ONU pela de microempresria em Ruanda, ela respondeu: No, nunca. Sei que l (em Ruanda) eu posso fazer a diferena.
Fonte: Adapatao realizada pelas autoras do artigo De flores a Rolex, de Clovis Rossi, publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 10 de outubro de 2007.

Aula 3 Empreendedorismo: conceitos e princpios

::

65

1. Conceituando empreendedorismo
O que h de empreendedorismo na histria de Beatrice? Esta uma boa pergunta para comearmos a nossa aula. Ser que no seria mais cmodo para ela continuar trabalhando na ONU, aposentar-se e desfrutar de uma velhice tranqila em algum pas desenvolvido? Ou mesmo, atendendo ao chamado interior para voltar sua terra, por que ser que ela resolveu tirar do buraco uma empresa falida? Por que se esforar para recuperar uma empresa em vez de continuar ajudando as pessoas necessitadas em aes sociais e humanitrias? Bem, nesta aula, procuraremos responder a estas perguntas, e nossa resposta estar fortemente relacionada com o empreendedorismo. Para ser grande, s inteiro Nada teu exagera ou exclui S todo em cada coisa Pe quanto s no mnimo que fazes Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.
Fernando Pessoa, sob o pseudnimo de Ricardo Reis

O dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa define a palavra empreender como a ao de praticar, de pr em execuo. Origina-se do latim imprehendere. J o termo empreendedorismo parece ter sido originado da livre traduo da palavra da lngua inglesa entrepreneurship. Empreender nos remete expresso fazer a coisa acontecer. Quem empreende est utilizando todas as suas capacidades para realizar alguma coisa que tenha valor para a sociedade. Uma sociedade que possui muitos empreendedores, que esto realizando coisas, est em um movimento de gerao de riqueza. Por outro lado, uma nao com poucos empreendedores tem uma capacidade muito limitada de produzir bens e servios para atender s suas necessidades. O ato de empreender e ser empreendedor ganhou importncia para a economia nos sculos XVIII e XIX. Para os economistas de ento, uma das razes eram o impulso e a fora dos empreendedores que moviam as empresas para frente.

66 ::

Criatividade e Atitude Empreendedora :: Sandra R.H. Mariano / Vernica Feder Mayer

Somente no sculo XX, o empreendedorismo tornou-se um tema de interesse acadmico e passou a ser estudado de maneira sistemtica. Interessaram-se pelo tema os economistas que viam na capacidade empreendedora a mola que impulsionava a economia no sentido de promover as inovaes. Os psiclogos e socilogos tambm se interessaram em estudar o empreendedorismo, buscando encontrar as razes psicolgicas que levam determinadas pessoas a ter comportamentos empreendedores e compreender como o ambiente social poderia promover a prtica e a execuo de aes empreendedoras. Por ltimo, os estudiosos da Administrao passaram a se interessar pelo tema, medida que a capacidade de realizar, de forma inovadora, novos projetos tornou-se um elemento essencial para a sobrevivncia das empresas. Para o professor brasileiro Fernando Dolabela, um dos percussores do ensino de empreendedorismo no Brasil, h muitas definies do termo empreendedor, principalmente porque so propostas por pesquisadores de diferentes campos, que utilizam os princpios de suas prprias reas de interesse para construir o conceito. (...) os economistas, associaram o empreendedor inovao, e os comportamentalistas, que enfatizam aspectos atitudinais, com a criatividade e a intuio. Desta forma, apresentaremos a seguir definies que contemplam estas diferentes vises sobre o empreendedorismo.

1.1. A viso dos economistas


Os economistas foram os pioneiros neste campo de conhecimento, enfatizando, em seus estudos, os riscos que o empreendedor assume para realizar suas idias, o papel que desempenha enquanto inovador, a anlise do ambiente econmico e o mercado que cerca o empreendedor. Os primeiros estudiosos da economia, como Richard Cantillon, no sculo XVIII, e o francs Jean Baptiste Say, no sculo XIX, reconheciam a importncia dos empreendedores para o sistema produtivo. Para eles, os empreendedores possuam as habilidades para detectar oportunidades a cada mudana no contexto do mercado, bem como para assumir os riscos de um empreendimento. Por isto, tinham um papel importante para o desenvolvimento econmico.

Aula 3 Empreendedorismo: conceitos e princpios

::

67

Segundo Say, o empreendedor o intermedirio entre todas as classes de produtores e entre estes e os consumidores. Administra a tarefa de produo e constitui o centro de vrias relaes. Aproveita-se do que os outros sabem e do que ignoram, bem como de todas as vantagens acidentais da produo. por isso que nessa categoria de produtores, quando os acontecimentos favorecem suas habilidades, que se adquirem quase todas as grandes fortunas. Richard Cantillon foi um dos primeiros a diferenciar o empreendedor do

capitalista. Mais recentemente, Robert Young excluiu da sua classificao


de empreendedor capitalistas e investidores de risco. Para Young, no h empreendedorismo no ato de investir em um novo empreendimento, assim como no h empreendedorismo no investimento em uma carteira de aes na bolsa de valores ou numa caderneta de poupana. Os scios capitalistas so investidores que trocam riscos pela expectativa de remunerao mais elevada sobre o capital investido. O economista austraco Joseph Schumpeter , sem dvida, o principal representante da viso econmica do empreendedorismo, pois ele atribui ao empreendedor o papel de destruidor criativo ou construtivo, dependendo do ponto de vista. ele, com sua imaginao e capacidade de realizao, que destri processos, padres de produo, fontes de mercadoria e at mesmo indstrias antigas e os substitui por outros de maior eficcia e produtividade. A ao dos empreendedores provoca grande impacto na economia, ao mesmo tempo em que gera progresso e desenvolvimento. Schumpeter identificou cinco tipos bsicos de inovao que so propostos por mentes empreendedoras: 1. Introduo de um novo bem ou seja, um bem com que os consumidores ainda no estejam familiarizados ou de uma nova qualidade de um bem. Por exemplo: a internet, o telefone celular, entre outros. 2. Introduo de um novo mtodo de produo, ou seja, um mtodo que ainda no tenha sido testado pela experincia no ramo prprio da indstria de transformao que, de modo algum, precisa ser baseada numa descoberta cientificamente nova, e pode consistir tambm em nova maneira de manejar, comercialmente, uma mercadoria. Por exemplo: a produo de automveis,

Capitalistas

So os detentores do capital, que financiam o empreendimento.

Investidores de risco

So capitalistas que investem em empresas iniciantes ou start-up, tornando-se scios das empresas e correndo o risco do negcio juntamente com os empreendedores.

68 ::

Criatividade e Atitude Empreendedora :: Sandra R.H. Mariano / Vernica Feder Mayer

utilizando uma linha de produo que se move, enquanto os trabalhadores permanecem parados em seus postos de trabalho. 3. Explorao de um novo mercado, ou seja, de um mercado em que o ramo particular da indstria de transformao do pas em questo ainda no tenha entrado, quer esse mercado tenha existido anteriormente ou no. Por exemplo: a implantao das primeiras fbricas de automveis no Brasil, nos anos 1950, exploraram pela primeira vez o mercado brasileiro. 4. Conquista de uma fonte de oferta de matrias-primas ou de bens semimanufaturados, mais uma vez independentemente do fato de essa fonte j existir ou ter que ser criada. Por exemplo: Hoje, a cermica um material utilizado pela indstria de eletricidade, depois que se descobriu a sua elevada capacidade de conduzir impulsos eltricos, a chamada supercondutividade. Antes, este material s era empregado na produo de objetos de barro, tijolos etc. 5. Estabelecimento de uma nova organizao de qualquer indstria, como a criao de uma posio de monoplio ou a fragmentao de uma posio de monoplio. Schumpeter separa, ainda, a figura do empreendedor daquela do administrador, apontando que um empreendedor, aps apresentar e desenvolver uma inovao, deixa de estar empreendendo quando se torna o administrador de sua empresa. bem verdade que essa viso, luz de estudos mais recentes que apontam que pode haver empreendedorismo dentro de uma empresa (intraempreendedorismo) precisa ser considerada com cuidado. Trataremos deste tema mais frente.

1.2. Viso da Psicologia e da Sociologia


A corrente da Psicologia composta pelos comportamentalistas, por sua vez, voltou sua ateno para o estudo do indivduo empreendedor, de seus aspectos atitudinais e das aes, hbitos e atividades que o caracterizavam. No fim dos anos 60, David McClelland, um renomado psiclogo da Universidade de Harvard, conduziu pesquisas na rea de empreendedorismo, identificando um forte elemento psicolgico que caracterizava os empreendedores bemsucedidos: a motivao por realizaes ou um impulso para aprimoramentos. Isso resultou em uma abordagem do empreendedorismo como um conjunto

Aula 3 Empreendedorismo: conceitos e princpios

::

69

de comportamentos e prticas que podem ser observadas e adquiridas. A abordagem comportamentalista do empreendedorismo sugere que tais comportamentos e prticas podem ser significativamente fortalecidos nos indivduos por meio de treinamento. Pesquisas realizadas durante cinco anos por duas empresas norteamericanas de consultoria em administrao Management Systems International (MSI) e McBer & Company para a United States Agency for International Development (USAID) indicaram que existem dez competncias pessoais empreendedoras (CPEs) freqentemente demonstradas por empreendedores bem-sucedidos em diversos pases pesquisados. As dez competncias pessoais empreendedoras (CPEs) so identificadas por McClelland:

1. Busca de oportunidades e iniciativa 2. Persistncia 3. Aceitao de riscos 4. Exigncia de eficincia e qualidade 5. Comprometimento com o trabalho 6. Estabelecimento de metas 7. Busca de informaes 8. Monitoramento e planejamento sistemtico 9. Persuaso e rede de contatos 10. Independncia e autoconfiana

Nas prximas aulas, exploraremos cada uma dessas atitudes empreendedoras.

70 ::

Criatividade e Atitude Empreendedora :: Sandra R.H. Mariano / Vernica Feder Mayer

1.3. Viso da Administrao


Sob o ponto de vista da administrao, o empreendedorismo visto como a capacidade de realizar mudanas e mover-se em relao ao novo. O professor Peter Drucker, um importante professor e pesquisador na rea de Administrao, definiu o empreendedor como um rerum novarum cupides ansioso por coisas novas, o qual sempre est buscando a mudana, reage a ela e a explora como sendo uma oportunidade. Cria valores novos e diferentes, e satisfaes novas e diferentes, convertendo um material em um recurso ou combinando recursos existentes em uma nova e mais produtiva configurao, mesmo que para isso seja preciso recorrer violao de regras elementares e bem conhecidas.

ATIVIDADE 1. Ser que Marco Polo, o navegador genovs que fez o contato do Ocidente com a China, foi empreendedor? Ou ser que a atitute empreendedora s se fez presente com a Revoluo Industrial?

Resposta Comentada

Acho que voc deve ter imaginado Marco Polo a caminho da China, na sua embarcao que em nada se parece com o moderno barco Parati, aquela fantstica obra de engenharia naval e tecnologia de navegao que o navegador brasileiro Amir Klink utiliza. Considerando a viso econmica, poderamos afirmar que o grande navegador Marco Polo assumiu o risco de navegar mares distantes e desconhecidos em busca das novidades que seriam comercializadas

Aula 3 Empreendedorismo: conceitos e princpios

::

71

na sua volta, em um comportamento tipicamente empreendedor. Com isto, percebemos que a atitude empreendedora um comportamento humano presente em todos os tempos. A diferena que, na Revoluo Industrial, a energia empreendedora esteve concentrada especialmente na produo de bens e servios.

2. O empreendedorismo no mundo
Considerando que a capacidade empreendedora de um pas determinante para o seu desenvolvimento, natural que os estudiosos do empreendedorismo quisessem medir quo empreendedores so os pases. Neste sentido, duas importantes instituies que estudam este assunto a Babson College, localizada nos arredores de Boston, nos EUA, e a London Business School, localizada em Londres, na Inglaterra, decidiram criar, em 1999, um projeto chamado GEM Global Entrepreneurship Monitor , com o objetivo de explorar e compreender o fenmeno do empreendedorismo e o seu papel no processo de desenvolvimento e crescimento econmico dos pases. Para isto, foram desenvolvidos instrumentos que permitissem medir a atividade empreendedora dos diversos pases pesquisados. O GEM apresenta duas definies para empreendedorismo: Qualquer tentativa de criao de um novo negcio ou novo empreendimento como, por exemplo, uma atividade autnoma, uma nova empresa ou a expanso de um empreendimento existente, por um indivduo, grupos de indivduos ou por empresas j estabelecidas. Qualquer indivduo ou grupos de indivduos que tentam criar um novo negcio ou novo empreendimento como, por exemplo, uma atividade autnoma ou uma nova empresa. Observa-se, portanto, que o conceito de empreendedorismo, para o GEM, bastante amplo. Ele no vincula a ao empreendedora a uma inovao. A simples criao de um empreendimento suficiente para caracterizar o empreendedorismo. Alm disso, ao incluir como conseqncia do empreendedorismo a expanso de empresa existente e, ao incluir, tambm, como agente do empreendedorismo a empresa j estabelecida, o GEM inclui o intraempreendedorismo, ou seja, o empreendedorismo dentro das corporaes, como parte da conceituao de empreendedorismo. O conceito de intraempreendedorismo ser detalhado em uma das prximas aulas.

72 ::

Criatividade e Atitude Empreendedora :: Sandra R.H. Mariano / Vernica Feder Mayer

2.1. Viso geral sobre a Pesquisa GEM


A Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) tem como objetivo principal estimar a quantidade de indivduos envolvidos em atividade empreendedora em um determinado momento do tempo. Seus formuladores visavam avaliar de forma abrangente o papel do empreendedorismo como propulsor do crescimento econmico. A principal unidade de medida relativa ao empreende-dorismo a TEA ou Taxa de Empreendedores Iniciais, que a porcentagem da populao que est ativamente envolvida na criao de novos empreendimentos ou frente de empreendimentos com at 42 meses de existncia. A pesquisa fornece informaes confiveis sobre a atividade empreendedora no Brasil e nos demais 41 pases pesquisados anualmente. Os 42 pases participantes do ciclo 2006 da Pesquisa GEM renem pouco mais de 2/3 da populao mundial, ou 4,6 bilhes de pessoas. O universo da pesquisa formado pelos adultos, pessoas entre 18 e 64 anos, totalizando 2,7 bilhes de pessoas. O GEM divide os pases pesquisados em dois grupos, segundo o PIB per capita (considerado pela paridade do poder de compra): a. Pases de renda mdia: PIB per capita inferior a US$20,000.00. b. Pases de renda alta: PIB per capita superior a US$20,000.00.

Tabela 3.1: Pases pesquisados no GEM 2006, por grupos de renda


Pases de renda mdia Pases ndia Jamaica Indonsia Filipinas Peru China Colmbia Turquia Brasil Tailndia Mxico Uruguai Rssia Malsia 2006 PIB (PPP) per capita 3.546 4.474 4.552 4.956 6.299 8.005 8.212 8.663 8.855 9.032 10.544 10.609 11.912 12.895 Pases de renda alta Pases Eslovnia Grcia Espanha Cingapura Itlia Frana Sucia Reino Unido Alemanha Holanda Japo Blgica Austrlia Finlndia 2006 PIB (PPP) per capita 23.071 24.422 28.345 29.310 29.705 31.219 31.475 31.545 31.610 31.776 31.924 32.609 32.739 32.850

Aula 3 Empreendedorismo: conceitos e princpios

::

73

Crocia Chile frica do Sul Letnia Argentina Hungria Repblica Tcheca N = 21

12.899 12.933 13.685 13.997 14.211 17.995 19.435

Canad Dinamarca Islndia Estados Unidos Irlanda Noruega Emirados rabes N = 21

35.166 35.920 37.643 43.356 44.192 44.593 53.448

Mdia PIB (PPP) per capita, em dlar = 10,367

Mdia PIB (PPP) per capita, em dlar = 34,139

Fonte: World Economic Outlook Database (julho 2006), http://www.imf.org

Os dados que subsidiam as pesquisas foram coletados a partir de amostras da populao adulta, especialistas em empreendedorismo e, ainda, em estudos e outros dados disponveis nos pases pesquisados.

2.2. Ranking de empreendedorismo


O Grfico 3.1 apresenta a TEA dos 42 pases pesquisados. Lidera o ranking o Peru, onde a atividade empreendedora inicial em 2006 foi de 40,2 por cento. H grande participao feminina (49% da atividade total) em atividades empreendedoras. Os peruanos so muito criativos e, quando enfrentam adversidades, rapidamente se envolvem em qualquer atividade empreendedora para sobreviver, pois no podem esperar apoio do governo para ajud-los a conseguir empregos ou qualquer tipo de penso.

Grfico 3.1: Taxa de empreendedorismo em pases selecionados


45 40 35 30 25 20 15 10 5 0
Blgica (BE) Japo (JP) Sucia (SE) Itlia (IT) Emirados rabes (AE) Alemanha (DE) Frana (FR) Eslovnia (SI) Cingapura (SG) Rssia (RU) Finlndia (FI) Mxico (MX) frica do Sul (SA) Dinamarca (DK) Holanda (NL) Reino Unido (UK) Hungria (HU) Turquia (TR) Letnia (LV) Canad (CA) Espanha (ES) Irlanda (IE) Repblica Tcheca (CZ) Grcia (GR) Crocia (HR) Noruega (NO) Chile (CL) Estados Unidos (US) Argentina (AR) ndia (IN) Malsia (MY) Islndia (IS) Brasil (BR) Austrlia (AU) Uruguai (UY) Tailndia (TH) China (CN) Indonsia (ID) Jamaica (JM) Filipinas (PH) Colmbia (CO) Peru (PE)

74 ::

Criatividade e Atitude Empreendedora :: Sandra R.H. Mariano / Vernica Feder Mayer

Fonte: http://www.sxc.hu/photo/834078

Explicativo

Empreendedorismo no Peru

possibilidade de um Acordo de Comrcio Livre com os Estados Unidos e outros pases levou promoo do empreendedorismo. Universidades, ONGs, empresas privadas, instituies financeiras, instituies pblicas e a mdia vm organizando uma srie de fruns, conferncias, cursos e outras atividades para estimular empreendimentos nascentes.
Fonte: Relatrio GEM (2006).

Multimdia

s relatrios anuais da pesquisa GEM esto disponveis no site www.gembrasil.org.br. Consulte os relatrio e aprofunde os seus conhecimentos sobre o tema.

Foto: Renata Vittoretti

Aula 3 Empreendedorismo: conceitos e princpios

::

75

2.3. Empreendedorismo no Brasil


A Taxa de Empreendedores Iniciais (TEA) no Brasil, em 2006, foi de 11,7%, mantendo-se praticamente inalterada em relao ao ano anterior, de 11,3%, quadro que, em linhas gerais, vem se repetindo desde 2001. De cada 100 brasileiros adultos, aproximadamente 11 esto desenvolvendo alguma atividade empreendedora. A estabilidade da TEA sugere que a dinmica brasileira de criao de negcios tem caractersticas estruturais, influenciadas pela macro e micro economia do pas, sua poltica e cultura. Modificar este status quo necessrio para ampliar o empreendedorismo, especialmente o empreendedorismo por oportunidade. Espera-se que, com a implementao de mudanas importantes, como a nova Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (em vigor desde julho de 2007, cujo objetivo central facilitar a abertura de novos negcios), o ambiente de negcios no pas melhore, atraindo novos empreendedores.

A pesquisa identificou o fenmeno empreendedor entre o conjunto dos brasileiros adultos. A principal medida utilizada a proporo de brasileiros envolvidos na conduo de negcios. Para chegar-se a ela, em 2006, os pesquisadores entrevistaram dois mil indivduos, entre 18 e 64 anos, de todas as regies brasileiras, selecio-nados aleatoriamente. Na comparao com outros pases, o Brasil est posicionado em 10 lugar.

Fonte: http://www.sxc.hu/photo/494501

76 ::

Criatividade e Atitude Empreendedora :: Sandra R.H. Mariano / Vernica Feder Mayer

Grfico 3.2: Evoluo da Taxa de Empreendedores Iniciais (TE) no Brasil 2001 a 2006
25 %

14,21%

13,52%

12,89%

13,48% 11,30% 11,65%

0 2001 2002 2003 2004 2005 2006

Fonte: Pesquisa (2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006).

Explicativo

Principais concluses do GEM

estudo confirmou algumas suposies e desafiou crenas preestabelecidas sobre a relao dos brasileiros com os negcios. Confirmou-se, por exemplo, o fato de termos um povo altamente empreendedor, quer pela identificao de oportunidades quer pela necessidade de sobreviver, mas que enfrenta variadas barreiras polticas e econmicas para abrir seus negcios. Assim, o GEM permite confrontar o senso comum de que haveria, na cultura brasileira, uma forte desvalorizao do empreendedorismo e dos empreendedores. De modo distinto, os brasileiros valorizam os negcios e aqueles que os lideram. E, no menos importante, as rodadas anuais da pesquisa mostram que fatores pontuais da conjuntura socioeconmica afetam, com maior ou menor intensidade, a dinmica empreendedora de diversas formas.
Fonte: GEM Brasil (2006).

2.4. Motivaes para empreender


Muitas pessoas se surpreendem com o resultado desta pesquisa, que aponta que 1 em cada 10 brasileiros est empreendendo a criao de um negcio prprio nos ltimos 42 meses. Ser mesmo que h tanto brasileiro assim abrindo seu prprio negcio? importante esclarecer que, desde a primeira vez que esta pesquisa foi realizada, um aspecto curioso chamava a ateno dos pesquisadores: a existncia de um amplo contingente de pessoas que trabalhavam como autnomas no setor informal da economia, principalmente nos pases em

Aula 3 Empreendedorismo: conceitos e princpios

::

77

desenvolvimento so camels, manicures, ambulantes e outros que cuidam do seu prprio negcio, mas o fazem por no conseguirem um emprego com carteira assinada. Pessoas nesta situao so chamadas empreendedores por necessidade.

Figura 3.1: O vendedor de chapus um exemplo de empreendedor.


Aqueles que abrem um negcio porque vem uma oportunidade de explorar uma atividade com sucesso so os chamados empreendedores por oportunidade. Neste caso, o indivduo escolhe trilhar o caminho do empreendedorismo, abrindo o seu prprio negcio, mesmo que informal. Possivelmente, voc, que est fazendo este curso, ser um empreendedor por oportunidade, pois est se preparando para abrir um negcio prprio algum dia. Para identificar estes dois tipos de motivao, a pesquisa GEM categoriza os empreendimentos segundo duas orientaes: as oportunidades percebidas e a necessidade produzida pela falta de uma alternativa satisfatria de trabalho e renda. O fato que, nos pases de renda mdia e nos pases pobres, a busca da sobrevivncia econmica combinada relativa precariedade dos sistemas de seguridade e assistncia social obriga enormes contingentes de trabalhadores a empreender para buscar sua sobrevivncia material. Por isto, o empreendedorismo por necessidade mais comum nestes pases.

Fonte: http://www.sxc.hu/photo/237165

78 ::

Criatividade e Atitude Empreendedora :: Sandra R.H. Mariano / Vernica Feder Mayer

Nos pases de alta renda, o empreendedorismo por oportunidade o mais comum; a mdia do empreendedorismo por oportunidade de 8,9% contra 3,3% do empreendedorismo por necessidade. O Brasil um pas de renda mdia. Aqui o empreendedorismo por oportunidade vem se mantendo na casa dos 6%, o que coloca o pas na 20 posio do ranking. O empreendedorismo por necessidade no variou significativamente ao longo do tempo e passando de 5,3%, em 2005, para 5,6%, em 2006, conforme apresentado na figura a seguir. No ranking, o Brasil passou de 4 para 6 colocado no mundo, se considerado o empreendedorismo por oportunidade. Ou seja, no Brasil, para cada indivduo que empreende por oportunidade existe outro que o faz por necessidade. Em todos os pases pesquisados, os empreendedores iniciais motivados por oportunidade so maioria.

Grfico 3.3: Evoluo da Taxa de Empreendedorismo por Motivao no Brasil de 2001 a 2006
% 25

8,5% 5,7% 0 2001 Oportunidade

7,5% 5,8% 2002

6,8% 5,5% 2003

7,0% 6,2% 2004

6,0% 5,3% 2005

6,0% 5,6% 2006

Necessidade

Fonte: Pesquisa de campo GEM Brasil (2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006).

ATIVIDADES 2. Manuel um conhecido encanador de um condomnio da Zona Sul do Rio de Janeiro. O prdio a que ele atende possui 102 apartamentos e, como foi construdo no ano de 1973, h sempre um vazamento acontecendo. Toda vez que algum est com problema de encanamento, chama o seu Manuel. Certo dia, o sndico travou o seguinte dilogo com o encanador:

Aula 3 Empreendedorismo: conceitos e princpios

::

79

80 ::

Criatividade e Atitude Empreendedora :: Sandra R.H. Mariano / Vernica Feder Mayer

Pergunta: Por que Manuel no aceitou a oferta de emprego? Ele no era um empreendedor por necessidade?

Resposta Comentada

Manuel, apesar de ser autnomo, possui clientes e um servio especializado. Ele j desenvolveu uma maneira de trabalhar de forma independente. Ele no um encanador autnomo por falta de escolha, pois, se o fosse, teria aceitado imediatamente o convite e passaria a ter a segurana do emprego com carteira assinada. O fato que Manuel enxergou no seu trabalho uma oportunidade de emprego mais atraente do que um emprego fixo. Portanto, Manuel um empreendedor autnomo que est explorando com competncia o mercado de servios de encanamento. Ele escolheu esta atividade, apesar de ter tido uma oferta de emprego. Logo, ele est empreendendo porque viu uma oportunidade, e no pela falta de escolha. Manuel um empreendedor por oportunidade.

3. Considerando os conceitos apresentados nesta aula, como voc classifica a escolha feita por Beatrice, a proprietria da Rwanda Flores?

Aula 3 Empreendedorismo: conceitos e princpios

::

81

Resposta Comentada

Ela tambm escolheu empreender. uma empreendedora por oportunidade. Ela aproveitou uma oportunidade, vislumbrou a possibilidade de ter lucro, gerar emprego e criar riqueza com a produo de flores, para ela, seus funcionrios e seu pas. Precisou assumir os riscos inerentes ao negcio e seguir em frente para construir uma empresa de sucesso. O caso de Beatrice um exemplo de iniciativa que vrios pesquisadores sugerem como medida de reduo da pobreza no mundo. Desenvolver a capacidade das pessoas para empreender um dos caminhos a trilhar. Por isto, um dos mais antigos estudiosos do empreendedorismo, o professor Jefrey Timmons, afirma que: O empreendedorismo uma revoluo silenciosa que ser, para o sculo 21, mais do que a Revoluo Industrial foi para o sculo 20.

Assim tambm pensa o Sebrae (Servio Brasileiro de Apoio Micro e Pequena Empresa) ao afirmar que: O empreendedorismo no privilgio da iniciativa privada, o empreendedorismo a atitude de um povo.
Srgio Moreira, ex-presidente do Sebrae, 2002, apud de Ruiz.

Multimdia

esquise no site www.casosdesucesso.sebrae.com.br histrias de brasileiros que mudaram sua realidade a partir do empreendedorismo.

82 ::

Criatividade e Atitude Empreendedora :: Sandra R.H. Mariano / Vernica Feder Mayer

Retomando...
especializado em emprestar dinheiro para pessoas de baixa renda, um sistema que ficou conhecido como microcrdito. O professor bengals Muhammad Yunus pensava como poderia ajudar a reduzir a pobreza em Bangladesh e imaginou que se as pessoas tivessem capital para investir em algo que soubessem fazer, poderiam produzir e gerar sua prpria venda. Esta iniciativa mudou a vida de muitas pessoas e tornou-se uma experincia nica como desenvolver lugares pobres, por meio do desenvolvimento e financiamento da capacidade empreendedora das pessoas. O banco opera como uma empresa privada auto-sustentvel e gerou lucros em quase todos os anos de sua operao, exceto no ano de sua fundao e em 1991 e 1992. O Grameen Bank ganhou o Prmio Nobel da Paz do ano de 2006, juntamente com seu fundador.

alvez voc ainda no tenha ouvido falar do Grameen Bank. Este banco diferente de todos os outros que conhecemos no Brasil. Ele

Certifique-se de que voc capaz de:


Definir o termo empreendedorismo a partir da viso econmica. Definir o termo empreendedorismo a partir da abordagem comportamental. Comparar a Taxa de Empreendedores Iniciais (TEA) do Brasil com a de outros pases estudados pela pesquisa GEM.

Aula 3 Empreendedorismo: conceitos e princpios

::

83

Referncias
BARBOSA, Fernando Mauro Buleo. Empreendedorismo no Brasil: um estudo sobre os empreendedores brasileiros e suas caractersticas. 2006. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao em MBA Gesto de Negcios) IBMEC, 2006. GEM BRASIL. Disponvel em: < http://www.gembrasil.org.br> Acesso em : 10 dez. 2007. ROSSI, Clvis. De flores e Rolex. Jornal Folha de S. Paulo. So Paulo, 10 out.2007. SACHS, Jeffrey. A cura da pobreza. Revista Veja. So Paulo, 6 abr. 2005. Entrevista revista Veja; Edio 1899. FILION, L. J. Diferenas entre sistemas gerenciais de empreendedores e operadores de pequenos negcios. Revista de Administrao de Empresas, So Paulo, v. 39, n. 4, out./dez. p. 6-20. 1999. PAIVA JUNIOR, Fernando Gomes de; CORDEIRO, Adriana Tenrio. Empreendedorismo e o Esprito Empreendedor: uma anlise da evoluo dos estudos na produo acadmica brasileira. In: ENCONTRO DA ASSOCIAO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO (ENANPAD) , 26., 2002, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: ANPAD, 2002. PESQUISA de campo : 2001 2006. GEM Brasil. Disponvel em: < http://www.gem brasil.org.br> Acesso em : 10 dez. 2007. URIARTE, Luiz Ricardo. Identificao do perfil intraempreendedor. Florianpolis, SC: UFSC, 2000. Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo da UFSC. SEBRAE. Disponvel em: <http://www.sebrae.com.br>. Acesso em: 2 mar. 2005. MUELLER , Marcos et al. Empreendedorismo no Brasil - 2006. Curitiba: IBQP, 2007. 228 p. Disponvel em: <www.gembrasil.org.br>. Acesso em: 10 dez. 2007.

You might also like