You are on page 1of 20

A gesto da cadeia de suprimentos

Meta da aula

Apresentar o significado de cadeia de suprimentos.

objetivos

Ao final desta aula, voc dever ser capaz de:


1

definir a Logstica no contexto da cadeia de suprimentos; definir cadeia de suprimentos; analisar os aspectos da cadeia de suprimentos que impactam a competitividade das empresas; destacar as mudanas no ambiente competitivo que tm implicaes no gerenciamento logstico.

2 3

AULA

Logstica Empresarial | A gesto da cadeia de suprimentos

A INSERO DA LOGSTICA NO CONTEXTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS


Na aula anterior, entendemos o que logstica e suas atividades nas empresas. Vamos avanar ampliando os conceitos que estudamos. preciso contextualizar o conceito de logstica no mbito da gesto da cadeia de suprimentos. A logstica compreende a orientao e a estrutura de planejamento que tm por objetivo a elaborao de um plano integrado para o fluxo de produtos e informaes ao longo de uma srie de estgios de um negcio. Esses estgios de um negcio constituem a cadeia de suprimentos. Podemos conceituar a cadeia de suprimentos como uma rede de entidades CANAL
LOGSTICO

ou organizaes que atuam em conjunto, de forma cooperativa, com vistas a administrar o fluxo de materiais e informaes, desde os fornecedores at os clientes finais. A evoluo do paradigma da gesto logstica, nos dias atuais, corresponde a uma ampliao do escopo de atuao, que no mais estaria situado no mbito de uma empresa apenas, mas sim no contexto de outras organizaes existentes no CANAL LOGSTICO.

Trata-se do meio pelo qual o fluxo de materiais, pessoas e informaes transita, desde a origem at o destino, de tal maneira que seja atendida necessidade de um usurio final.

?
8 CEDERJ

A cadeia de suprimentos do iogurte Todos ns conhecemos e consumimos o iogurte como alimento pertencente ao nosso regime de alimentao. Sob o ponto de vista do consumidor, voc conhece vrias marcas de iogurte que se vendem em mercados ou padarias. Contudo, enquanto visualiza o iogurte numa prateleira, voc no v a cadeia de suprimento do produto: a fazenda produzindo o leite, depois esse leite sendo tratado na cooperativa de produtores, que ser fornecido fbrica de iogurte, e esta acrescentar outras matrias-primas para produzir o iogurte, embalar o produto, ir distribu-lo para um atacadista, que, por sua vez, disponibilizar o produto nas prateleiras.

de uma cadeia de suprimentos procura criar vnculos e coordenao entre os processos de todas as organizaes que integram o canal. A gesto da cadeia de suprimentos poderia servir, por exemplo, para reduzir ou eliminar os chamados ESTOQUES DE SEGURANA, por meio do compartilhamento de informaes sobre a demanda atual e sobre os nveis de estoque. Lembre-se de que todo tipo de estoque corresponde a uma imobilizao de capital, e isso reduz a lucratividade de uma empresa. Neste ponto, necessrio destacar alguns aspectos importantes para que voc compreenda a relevncia da gesto da cadeia de suprimentos nos dias de hoje: 1. O mundo est passando por grandes transformaes de carter tecnolgico, econmico, poltico e social. Tais fatos tornam necessria uma postura de contnuo aperfeioamento de todas as reas da atividade humana e, em especial, da Administrao. 2. O uso continuado de recursos renovveis e norenovveis do planeta, bem como a capacidade de a natureza absorver os resduos oriundos da ao humana, j chegou ao limite. ESTOQUE
DE SEGURANA

um nvel de estoque que as empresas costumam manter para evitar imprevistos na demanda (aumento sbito das vendas) ou no suprimento (interrupo repentina do fornecimento). H para a empresa o custo de imobilizar capital nesse tipo de aplicao de recursos.

O Protocolo de Kyoto foi firmado em 1977 na cidade de Kyoto (Japo), entre os pases com vistas reduo ou limitao de emisses de gases que originam o efeito estufa, provocados pelas atividades humanas. Essas atividades envolvem a gerao de energia, os processos industriais, o uso de solventes, a agropecuria e tratamento de resduos.

3. A crescente procura por novas fontes de energia e por matrias-primas tem elevado os custos desses insumos industriais. Lembramos que os Estados Unidos consomem 25% da produo mundial de petrleo e so um grande consumidor de energia em geral. Aliado a isso, existe o fato de que a China, com seu crescimento acelerado, torna-se cada vez mais um grande consumidor desses itens essenciais, tornando o futuro da produo mundial bastante dependente de novas alternativas tecnolgicas.

CEDERJ

AULA

estrutura do canal. Assim, a partir dessa estrutura do canal que o gestor

O gerenciamento da cadeia de suprimentos est apoiado na prpria

MDULO 1

Logstica Empresarial | A gesto da cadeia de suprimentos

VOLATILIDADE
Caracteriza-se por uma freqente e aleatria variao de preos em ativos, mercadorias e fatores de produo. Pode compreender tambm o mercado como um todo. Costuma ser medida atravs do desvio-padro da mdia das variaes percentuais dos preos, e recebe o nome de Risco, no contexto das finanas corporativas.

4. O crescimento da percepo de risco no ambiente de mercados, que, no jargo de finanas, designado pelo aumento da
VOLATILIDADE,

fato que torna a tomada

de deciso, no contexto empresarial, cada vez mais dependente de informaes e de respaldo tcnico. 5. A crescente competio entre as empresas por fatias de mercado e por aumento de lucratividade torna alguns fatores (antes considerados irrelevantes) indispensveis para que se possam atingir os objetivos organizacionais. 6. Por fim, considerando-se que as empresas normalmente competem em custos e diferenciao ou por nicho de mercado, qualquer fator que venha a provocar uma possibilidade de ampliao da vantagem competitiva bem acolhido pelas organizaes.

SINERGIA
Conceito originado da Teoria dos Sistemas e que traduz uma situao na qual o resultado final da atuao em conjunto de vrias partes integrantes de um sistema, superior ao resultado obtido com a soma das atuaes isoladas dessas partes. Isto , se tivermos um sistema cujas partes componentes so A, B e C, e os benefcios gerados por cada uma delas so, respectivamente, Ua, Ub e Uc , o benefcio total gerado quando elas atuarem em sinergia ser maior do que (Ua + Ub + Uc). Podemos dizer, de forma simplificada, que o todo maior do que a soma das partes tomadas isoladamente.

Com base nessas consideraes, mais fcil compreender a razo pela qual a gesto da cadeia de suprimentos, atualmente, constitui um dos mais importantes fatores de estratgia competitiva, pois sua correta operacionalizao promove uma reduo de custos para todas as partes envolvidas e, conseqentemente, aumenta a lucratividade das empresas integrantes da cadeia. No obstante, a gesto da cadeia de suprimentos envolve uma substancial mudana de paradigma. Nesse sentido, preciso que as organizaes envolvidas abandonem a postura dos tradicionais relacionamentos distantes e at mesmo antagnicos, em certos casos, como muito freqentemente ocorreu no passado com as relaes entre compradores e fornecedores. Esse comportamento deve ser substitudo por uma postura de cooperao e de confiana, de tal maneira que todos os agentes envolvidos no processo compreendam que existem benefcios de SINERGIA decorrentes da atitude cooperativa. Assim, possvel afirmar que o principal objetivo do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos consiste na administrao das relaes entre os seus membros integrantes, de forma que seja obtido um aumento da lucratividade para todos os seus membros. Tal proposta no uma tarefa simples, haja vista que preciso superar as barreiras mudana de cultura, presentes em todas as organizaes, para que se possa efetivamente implantar um correto gerenciamento ao longo da cadeia.

10

CEDERJ

poderia ser melhorado, em seu contedo e sentido, se empregssemos o termo gerenciamento da cadeia de demanda para destacar o fato de que a cadeia deve ser orientada pelo mercado e no pelos fornecedores, ou seja, o fluxo deve ser puxado e no empurrado. Da mesma forma, o referido autor sugere que o termo cadeia deveria ser substitudo por rede, uma vez que existem vrios fornecedores distintos, bem como existem vrios clientes, e, na realidade, uma empresa est inserida numa rede de fornecedores e clientes, conforme sugere a figura a seguir: empresas fornecedoras empresas clientes empresa considerada

Figura 2.1: Rede de suprimentos.

Para Christopher (2007, p. 5), a melhor definio para uma cadeia de suprimentos :
Uma rede de organizaes conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperao mtua, para controlar, gerenciar e aperfeioar o fluxo de matrias-primas e informaes dos fornecedores para os clientes finais.

CEDERJ

11

AULA

assinalam que o prprio termo gerenciamento da cadeia de suprimentos

No obstante, alguns autores, tais como Christopher (2007),

MDULO 1

Logstica Empresarial | A gesto da cadeia de suprimentos

No obstante, um conceito no deve ser explorado apenas sob uma viso, de forma que devemos apresentar as definies de outros autores. Os autores Simchi-Levi et al. (2003, p. 27) apresentam a seguinte definio para o termo gesto da cadeia de suprimentos:
A gesto de cadeias de suprimentos um conjunto de abordagens utilizadas para integrar eficientemente fornecedores, fabricantes, depsitos e armazns, de forma que a mercadoria seja produzida e distribuda na quantidade certa, para localizao certa e no tempo certo, de forma a minimizar os custos globais do sistema ao mesmo tempo que atinge o nvel de servio desejado.

De acordo com Ballou (2006, p. 29), o gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser conceituado da seguinte forma:
Gerenciamento da cadeia de suprimentos (GCS, ou SCM, do ingls supply chain management) um termo surgido mais recentemente que capta a essncia da logstica integrada e inclusive a ultrapassa. O gerenciamento da cadeia de suprimentos destaca as interaes logsticas que ocorrem entre as funes de marketing, logstica e produo no mbito de uma empresa, e dessas mesmas interaes entre as empresas legalmente separadas no mbito do canal do fluxo de produtos.

O mesmo autor destaca que muito difcil, do ponto de vista prtico, separar a gesto logstica empresarial da idia de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Tal superposio conceitual ocorre porque, em muitos aspectos, os dois conceitos teriam uma idntica misso: dispor os produtos e servios desejados, no lugar certo e nas condies desejadas, proporcionando a melhor condio possvel para a empresa. Existem autores que consideram o gerenciamento da cadeia de suprimentos como sendo apenas um conceito similar ao de gesto integrada da logstica empresarial, porm, atualmente, com um maior destaque para o escopo relativo gesto da cadeia como um todo. No entanto, existem autores que posicionam a logstica como um ramo secundrio da gesto da cadeia de suprimentos, pois esta ltima concepo abarca questes adicionais que vo alm do simples fluxo da produo. Como exemplo, faz parte da gesto da cadeia de suprimentos a preocupao com a precificao (a formao do preo) dos produtos e com a qualidade dos mesmos.

12

CEDERJ

da cadeia de suprimentos, haja vista que ambos tratam de um conjunto de atividades funcionais, tais como transportes e controles de estoques. Essas atividades se repetem vrias vezes ao longo do canal, atravs do qual as matrias-primas so convertidas em produtos acabados e, ao mesmo tempo, vai sendo agregado o valor para o consumidor. Se ns considerarmos que as fontes de matrias-primas, as fbricas e os pontos-de-venda no esto localizados num mesmo lugar, somos capazes de compreender a importncia do canal logstico para a promoo do seqenciamento das etapas de produo. Ao longo do canal, as atividades logsticas se repetem vrias vezes, at que um determinado produto atinja o consumidor final. A importncia do canal logstico ressaltada na medida em que uma empresa no consegue controlar totalmente o fluxo de produtos, desde a fonte de matrias-primas at o cliente final. A capacidade de gerenciamento de uma organizao comea a se reduzir medida que o fluxo se afasta a MONTANTE e a JUSANTE. Quando raciocinamos com o canal de distribuio, a jusante e a montante da empresa, estamos lidando com os chamados canais fsicos imediatos de suprimento e distribuio. O canal fsico de suprimento se refere lacuna, em termos de tempo e espao, entre as fontes de matriasprimas imediatas de uma dada empresa e seus pontos de processamento internos, isto , trata-se da distncia e do tempo compreendidos entre a sada de um suprimento qualquer do estabelecimento do fornecedor at sua chegada nas instalaes da fbrica que vai process-lo. Por sua vez, o canal fsico de distribuio diz respeito a essa lacuna entre os pontos de processamento de matrias-primas na empresa at os seus clientes finais das mercadorias produzidas. Em razo das profundas semelhanas entre os dois canais, ou seja, o canal de suprimento e o canal de distribuio, a ao integrada de gerenciamento de ambos os fluxos passou a ser conhecida como gesto da cadeia de suprimentos. MONTANTE
E JUSANTE

realizada uma analogia em relao cadeia de suprimentos com o sentido de deslocamento de uma embarcao num rio. Dizemos que uma embarcao que segue rio acima avana a montante do rio. Analogamente, uma embarcao que segue rio abaixo est avanando a jusante do mesmo.

CEDERJ

13

AULA

impreciso o limite conceitual entre os termos logstica e gerenciamento

Com base nessas consideraes, podemos verificar que muito

MDULO 1

Logstica Empresarial | A gesto da cadeia de suprimentos

Atividade 1
Afinal de contas, logstica e gerenciamento de cadeias de suprimentos so 1 2 conceitos equivalentes ou no? ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Resposta Comentada
possvel dizer que a gesto da cadeia de suprimentos constitui um conceito mais abrangente do que a gesto logstica, embora verifiquemos que sua misso seja praticamente a mesma: dispor os produtos e servios desejados no lugar certo e nas condies adequadas, proporcionando a melhor condio possvel para a empresa. Porm, existe uma corrente de pensamento majoritria que sugere ser a gesto da cadeia de suprimentos um conceito mais abrangente, na medida em que se preocupa com a integrao de todos os componentes, busca a melhoria do preo final, a reduo dos custos intermedirios e o aumento da competitividade da cadeia como um todo. Por fim, importante destacar que a logstica no acaba no fluxo de produtos, que compreende o posto de aquisio de matria-prima at o consumidor final. Para muitas empresas, h o que se chama de canal logstico reverso, que tambm precisa ser bem gerenciado. O canal logstico reverso trata dos fluxos que so gerados aps a entrega de um produto ao consumidor como, por exemplo, nos casos em que os produtos foram danificados ou apresentaram defeitos e devem retornar aos pontos de origem para conserto ou descarte. H ainda os casos em que a legislao ambiental obriga o recolhimento de embalagens ou, tambm, casos em que economicamente interessante o seu reaproveitamento.

14

CEDERJ

O termo cadeia de suprimentos mais apropriado do que rede? 2 _______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Resposta Comentada
Na realidade, o termo "cadeia" sugere um encadeamento linear entre as diversas empresas envolvidas no processo, o que no se verifica na prtica. Uma empresa possui vrios fornecedores e vrios clientes, de forma que seria mais correto dizer rede de suprimentos, trazendo a idia de uma rede de pesca ou uma teia de aranha, por sua caracterstica multilateralizada.

Atividade 3
A entrega do produto final ao cliente encerra o gerenciamento da cadeia de 2 suprimentos? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Resposta Comentada
No. Para muitas empresas, h o que se chama de canal logstico reverso, que tambm precisa ser bem gerenciado. O canal logstico reverso trata dos fluxos que so gerados aps a entrega de um produto ao consumidor como, por exemplo, nos casos em que os produtos foram danificados ou apresentaram defeitos e devem retornar aos pontos de origem para conserto ou descarte. H ainda os casos em que a legislao ambiental obriga o recolhimento de embalagens ou tambm aqueles em que economicamente interessante o seu reaproveitamento (lembre-se do caso das baterias de celular ou mesmo da coleta seletiva de lixo).

CEDERJ

15

AULA

Atividade 2

MDULO 1

Logstica Empresarial | A gesto da cadeia de suprimentos

A CADEIA DE SUPRIMENTOS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA


Uma empresa assume uma posio de vantagem competitiva DEMANDA
ELSTICA

em face dos seus concorrentes quando evidencia, durante um grande perodo de tempo, uma ou mais das seguintes caractersticas: capacidade de manter um preo baixo em relao aos seus concorrentes; reputao de qualidade no atendimento ou nos produtos que produz e comercializa; preferncia por parte dos clientes; lucratividade acima da mdia do setor em que atua. De modo geral, a origem da vantagem competitiva de uma empresa decorre de um conjunto de circunstncias que se complementam e se reforam. Via de regra, a empresa deve ser capaz de se destacar dos seus concorrentes, segundo a percepo dos clientes, que esto sempre buscando o maior valor incorporado aos produtos, ao menor custo possvel. esta a chave da vantagem competitiva: oferecer valor aos clientes e cobrar baixos preos. Para que uma empresa consiga sustentar uma vantagem competitiva por muito tempo, necessrio que a sua administrao esteja permanentemente orientada para o acompanhamento do mercado, de tal forma a aproveitar as oportunidades que ele oferece, bem como ser capaz de se defender de eventuais ameaas. Essa a postura que caracteriza uma estratgia competitiva. fundamental que os gestores compreendam que o futuro e a continuidade das operaes do negcio dependem de uma vantagem de custo ou de uma vantagem de valor ou, ainda, o que seria a situao ideal, a juno de ambos os aspectos. Essas duas fontes de vantagem competitiva devero refletir-se nos lucros da empresa. Os baixos custos permitem que uma empresa possa reduzir seus preos de venda sem comprometer as margens de lucro, ou seja, possibilitam que a empresa venda seus produtos e obtenha o mesmo lucro por unidade vendida. Na verdade, como a maioria dos produtos se caracteriza por ter uma DEMANDA ELSTICA em relao ao preo, o aumento do volume de vendas gerado pelos menores preos tender a elevar o lucro total da empresa. Essa a grande jogada! Em geral, menores custos esto associados a um maior volume de vendas, normalmente como conseqncia das economias de escala, que so os pequenos ganhos que um produtor ou comerciante vai auferindo medida que as quantidades, produzidas e vendidas, vo aumentando.

Situao caracterizada pelo comportamento dos consumidores com relao a uma determinada varivel da economia, tal como a renda recebida por eles ou o preo dos produtos. Em geral, h uma relao negativa entre o preo e a quantidade demandada, haja vista que, quando o preo de um produto diminui, a demanda por ele aumenta, ou seja, os consumidores tendem a comprar mais esse produto. Dessa forma, um comportamento de demanda elstica em relao aos preos evidenciado por meio da seguinte situao: Supondo-se que os preos caiam 1%, a demanda aumenta em mais de 1%. Porm, se os preos forem reduzidos em 1% e a demanda aumentar menos que 1%, ela ser considerada inelstica em relao aos preos. Caso a variao da demanda seja de exatamente 1% e o preo tenha diminudo 1%, a demanda ser dita perfeitamente elstica. Esse conceito de natureza microeconmica e mede a sensibilidade da demanda em relao ao preo das mercadorias.

16

CEDERJ

e vendidos dentro da sua capacidade, menor ser o valor do custo fixo a ser rateado. Por exemplo, se uma empresa tem um custo fixo com pessoal de segurana, administrao, aluguel e seguros que totaliza R$ 1.000,00, e fabrica 1.000 unidades de um produto, o custo fixo rateado por produto ser de R$ 1,00 por unidade. Porm, se o total fabricado for de 10.000 unidades, o custo fixo rateado ser de apenas R$ 0,10 (dez centavos) por unidade. Alm da economia de escala, existe a chamada curva de experincia, que consiste no fato de que, medida que os trabalhadores vo fazendo mais e mais produtos, eles se tornam mais eficientes na sua produo em razo da experincia adquirida no processo. No obstante, existe um enorme potencial para a reduo de custos por intermdio do gerenciamento da cadeia de suprimentos. No apenas os custos relativos a transporte, armazenamento, manipulao e processamento dentro da empresa, mas todos os custos incorridos ao longo do canal logstico. Geralmente, a reduo dos custos logsticos ao longo do canal ocorre por intermdio da busca de solues mais eficientes para cada etapa, reduo essa combinada com a identificao de atividades que no agregam valor ao processo ou que so desnecessrias. Por sua vez, a vantagem de valor representada pela identificao, por parte do cliente, de aspectos que diferenciam o produto da empresa daqueles oferecidos pela concorrncia. Esses aspectos esto sempre associados a maiores benefcios proporcionados ao cliente em termos de praticidade, satisfao, convenincia etc. Dizemos que um produto que possui maior valor incorporado tem um maior contedo utilitrio. Hoje em dia, em razo da
CONVERGNCIA TECNOLGICA,

CONVERGNCIA
TECNOLGICA

h uma busca constante

por maior contedo utilitrio. Existe uma afirmao em Marketing que diz que os clientes no compram produtos e sim os benefcios a eles associados. Os benefcios tanto podem ser funcionais (ou seja, relativos ao uso ao qual o produto se destina) quanto intangveis, tais como a imagem ou os servios que o acompanham. O valor pode ser incorporado quando a estratgia do negcio est focada em sua obteno. Quando uma empresa passa a analisar com mais detalhes o mercado, provvel que descubra a existncia de

Fenmeno verificado cada vez mais intensamente, que significa a incorporao, num mesmo produto, de vrios outros produtos antes encontrados apenas isoladamente. O exemplo mais emblemtico nos dias de hoje o aparelho de telefone celular, que cmera digital, agenda eletrnica, computador, MP3 e, inclusive, um telefone celular!

CEDERJ

17

AULA

produtos que a mesma fabrica, quanto mais produtos forem fabricados

Observe que, se formos ratear o custo fixo de uma empresa pelos

MDULO 1

Logstica Empresarial | A gesto da cadeia de suprimentos

distintos segmentos de valor. Os segmentos de valor correspondem aos diferentes grupos de clientes, no conjunto do mercado, que atribuem importncias distintas a mltiplos benefcios relacionados a um mesmo tipo de produto. O exemplo mais representativo dessa situao o que ocorre no mercado de automveis, quando encontramos um modelo bsico, com um nmero mnimo de itens de srie, e verificamos a existncia de vrios modelos aos quais vo sendo incorporadas outras utilidades, tais como um motor mais potente, ar-condicionado, direo hidrulica, airbag. medida que os veculos do mesmo gnero vo incorporando mais e mais utilidades, seu preo vai aumentando. Para os diferentes preos de produtos, existem distintos segmentos de clientes dispostos a compr-los. Outra forma que pode ser empregada para aumentar o valor o uso dos servios, o que, por sua vez, impe maiores responsabilidades ao gerenciamento logstico. Os servios esto vinculados ao processo de relacionamento com os clientes por meio da ampliao da oferta e compreendem, por exemplo, servios de entrega, servios ps-venda, oportunidades de financiamentos, suporte tcnico etc. Ballou (2006, p. 37) lembra que qualquer que seja o produto ou servio transacionado, ele perde grande parte de seu valor quando no est ao alcance dos clientes no momento e no lugar adequados para o seu consumo. O mesmo autor assinala que a atividade empresarial cria quatro tipos de valor em produtos ou servios: forma, tempo, lugar e posse. Desses quatro valores, a logstica responsvel diretamente por dois, o tempo e o lugar, e, subsidiariamente, com a forma. O valor de forma da responsabilidade da produo na medida em que transforma matrias-primas em produtos e servios. Lembre-se de que a logstica tambm se relaciona com essa etapa, uma vez que a produo est includa no gerenciamento da cadeia de suprimentos. A logstica, por sua vez, responsvel pelos valores de tempo e lugar nos produtos e servios, sobretudo por intermdio dos transportes, dos fluxos de informaes e do gerenciamento de estoques. Por fim, o valor de posse de responsabilidade do marketing, das finanas e da engenharia, e criado quando os clientes so induzidos a adquirirem os produtos e servios por meio da propaganda, do suporte tcnico e das condies de venda, tais como o preo e a disponibilidade de crdito.
18 CEDERJ

disponibilizar um estoque no tempo certo, estar criando um valor para o cliente que antes no existia. O principal a ser destacado neste momento o fato de que o gerenciamento logstico tem uma grande capacidade de auxiliar a empresa a obter tanto a vantagem de custo quanto a vantagem de valor. Os custos podem ser reduzidos por intermdio do aumento da produtividade, e esta pode aumentar em razo de um correto gerenciamento logstico combinado com a gesto da cadeia de suprimentos, seja empregando melhor a capacidade instalada, seja reduzindo estoques e integrando as distintas fases da cadeia. Por sua vez, o gerenciamento logstico pode auxiliar a empresa a obter vantagem de valor na aquisio do produto, sobretudo com a oferta de um excelente servio de suporte ao cliente.

A CADEIA DE SUPRIMENTOS E AS MUDANAS NO AMBIENTE COMPETITIVO


Os ltimos 25 anos do sculo XX foram marcados por profundas transformaes de carter econmico, poltico e social que alteraram radicalmente a forma pela qual as pessoas se relacionam, trabalham e fazem negcios. No ambiente de competio entre as empresas, o fenmeno tambm se manifestou. Tais transformaes tambm geraram novas atribuies e responsabilidades para a gesto logstica e a gesto das cadeias de suprimentos. De acordo com Christopher (2007, p. 27), os principais desafios que devero ser enfrentados pela rea da logstica so: as novas regras de competio nos mercados; a globalizao dos setores envolvidos; a tendncia de reduo nos preos de vendas; a maior influncia dos clientes nas relaes de mercado. As novas regras de competio envolvem uma mudana de postura empresarial. Antigamente as empresas competiam atuando de forma isolada umas das outras. Hoje, com o foco na cadeia de suprimentos, esta j no a melhor abordagem para competir.

CEDERJ

19

AULA

um produto que antes estava indisponvel, ou mesmo apenas capaz de

Podemos dizer que uma empresa capaz de levar at um cliente

MDULO 1

Logstica Empresarial | A gesto da cadeia de suprimentos

No modelo de competio anterior, a regra bsica seria a combinao de uma marca forte, com grandes oramentos de publicidade e uma postura de vendas agressiva. Atualmente, h a percepo de que as empresas conseguem se diferenciar por meio das suas capacidades e competncias. Isto quer dizer que as empresas so competitivas na medida em que conseguem criar valor para os consumidores, por meio de um gerenciamento mais eficiente de seus processos internos em relao aos seus concorrentes. Esses processos compreendem desde o desenvolvimento de um novo produto, passando por uma melhor seleo dos fornecedores, at a capacidade de atender aos pedidos recebidos, atravs de uma boa gesto que favorea um bom relacionamento com os clientes. Atualmente, uma das capacidades mais significativas para uma empresa obter sucesso no mercado a logstica de suprimento e distribuio. Existem pesquisas que sugerem que os consumidores esto cada vez menos fiis a marcas especficas, de sorte que se uma determinada marca no estiver disponvel na prateleira, o cliente provavelmente levar uma marca concorrente. Assim, verificamos que a efetiva disponibilidade do produto passa a ser um dos principais determinantes da demanda. importante notar que no apenas no mercado de consumidores finais que o processo logstico um elemento fundamental. Nos mercados entre empresas, seja no mbito do comrcio seja no da indstria, o produto e as suas especificaes tcnicas so menos importantes do que o tempo de entrega e a flexibilidade. No que as especificaes sejam irrelevantes, tanto que o mercado j admite que o atendimento das especificaes um aspecto indiscutvel, ou seja, dado como certo. Dessa forma, o grande diferencial o servio de entrega do produto. Outra tendncia observada na atualidade, nos mercados, o fato de os clientes diminurem em quantidade e aumentarem em tamanho. Isso significa que, apesar de existirem menos clientes disponveis, pois os mesmos pretendem restringir sua base de fornecedores, esses clientes tendero a realizar negcios de maior amplitude e por longo prazo com os fornecedores que elegerem. As empresas que desejarem se manter competitivas devero alinhar suas estratgias com esta tendncia, de tal maneira que consigam oferecer maior valor para um menor nmero de clientes. Esta mudana de orientao, de um crescimento baseado em volume para um crescimento baseado em valor, exigir mais eficincia do gerenciamento logstico.
20 CEDERJ

velocidade to grande que muitas vezes os produtos tornam-se obsoletos assim que chegam ao mercado. Podemos observar isto no caso das mquinas digitais, dos telefones celulares e dos televisores de LCD. Os ciclos de vida menores exigem das empresas LEAD TIMES menores.

Atividade 4

Numa viso restrita, representa o tempo transcorrido entre o recebimento do pedido e a entrega da mercadoria ao cliente. No obstante, atualmente se fala no lead time estratgico, que corresponde ao tempo contado desde a concepo do projeto na prancheta, passando pela compra do material necessrio a sua fabricao, sua manufatura e montagem, at sua entrega ao cliente final.

A partir do quadro a seguir, estabelea quais seriam as operaes das empresas que integrariam a cadeia de suprimentos mais competitiva em termos de custo e calcule o custo final. Suponha que um dia de espera acarrete um custo de $ 0,50 por operao, e que o lead time seja o mesmo para cada operao:
FATOR Lead time Custo de produo intermediria Custo de distribuio Custo de servio ps-venda EMPRESA A 1 dia $3,00 $7,00 $3,00 EMPRESA B 2 dias $4,00 $9,00 $3,00 EMPRESA C 3 dias $5,00 $2,00 $1,00

EMPRESA D 4 dias $1,00 $1,00 $2,00

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Resposta Comentada
Refazendo a tabela com o fluxo total e os custos associados por empresa e acrescentando o custo do lead time ao custo de cada operao, verificamos que esse custo constante por dia. Ento, teremos os seguintes custos de lead time:

CEDERJ

21

AULA

vida dos produtos. As inovaes tecnolgicas esto ocorrendo numa

LEAD

TIME

Por fim, existe a questo relativa ao encurtamento do ciclo de

MDULO 1

Logstica Empresarial | A gesto da cadeia de suprimentos

Empresa A B C D

Lead time 1 dia 2 dias 3 dias 4 dias

Custo ($0,50 por dia) $0,50 $1,00 $1,50 $2,00

Custo do lead time (tabela anterior) Empresa A Empresa B Empresa C Empresa D $0,50 $1,00 $1,50 $2,00

Custo das Operaes Produo intermediria Distribuio Servio ps-venda CUSTO TOTAL

$3,00+$0,50 = $3,50 $4,00+$1,00 = $5,00 $5,00+$1,50 = $6,50 $1,00+$2,00 = $3,00

$7,00+$0,50 = $7,50 $9,00+$1,00 = $10,0 $2,00+$1,50 = $3,50 $1,00+$2,00 = $3,00

$3,00+$0,50 = $3,50 $3,00+$1,00 = $4,00 $1,00+$1,50 = $2,50 $2,00+$2,00 = $4,00

$14,50 $19,00 $12,50 $10,00

As atividades integrantes da cadeia mais eficiente seriam: Empresa D realiza produo intermediria custo: $3,00. Empresa D realiza distribuio custo: $3,00. Empresa C realiza servios ps-venda custo: $2,50. Custo final da cadeia sugerida: $8,50.

CUSTOMIZAO
numa adaptao das caractersticas de um produto para os hbitos ou singularidades de uma determinada regio ou grupo de indivduos. Por exemplo, as montadoras de automveis fazem modelos considerados fora de estrada, com pra-choques especiais e pneus lameiros para dar um aspecto de robustez e rusticidade para atrair clientes com esprito de aventura. Ou ainda, se o McDonalds produzisse um hambrguer com azeite de dend e pimenta, ele estaria customizando seu produto de acordo com o gosto dos baianos.

Um outro desafio a ser enfrentado pela logstica a globalizao dos setores. Atualmente, ser uma empresa global um conceito mais amplo do que ser uma empresa multinacional. A empresa global compreende um negcio cujos recursos materiais e componentes so terceirizados no mundo todo. J uma empresa multinacional fabrica um produto num pas e apenas o vende em outros pases. Por sua vez, uma empresa global, que terceiriza suas operaes, permite que seus produtos possam ser vendidos em vrios pases, muitas vezes com CUSTOMIZAO local. O que vem a ser terceirizao? De acordo com Bertaglia (2003, p. 129), a idia de terceirizao se relaciona com o fornecimento de produtos, bens ou servios que antes eram da responsabilidade da prpria empresa, mas que, depois, passou a ser realizado por outra empresa.

22

CEDERJ

permite que elas foquem seus esforos nas suas atividades principais. As empresas terceirizadas, por suposio, devero permitir uma reduo de custos e diminuio dos lead times nas empresas contratantes. De um modo geral, as empresas ditas globais esto sempre procura de vantagens competitivas, por meio da identificao de mercados internacionais para os seus produtos. Em seguida a essa identificao de mercados, as empresas desenvolvem uma estratgia envolvendo logstica e manufatura, para apoiar seu plano de marketing. Um outro efeito da globalizao consiste na tendncia de as cadeias de suprimentos ficarem mais longas, porque as empresas, em busca de vantagens competitivas, fixam a produo em outros pases por meio da terceirizao junto a empresas localizadas cada vez mais distantes da matriz. Tal fenmeno traduz o que o jornalista Thomas Friedman (2005, p. 15) designou por aplainamento do mundo. Ele quis dizer que, em razo dos grandes avanos tecnolgicos, no existem mais barreiras entre os agentes econmicos e mercados, de tal forma que, aparentemente, o mundo ficou totalmente plano, sem barreiras. Friedman assinala que a partir do sculo XXI foram realizados muitos investimentos para a instalao de conectividade em banda larga no mundo inteiro, aliado ao fato de que os computadores e softwares foram ficando cada vez mais baratos. Tal conjunto de circunstncias permite que o trabalho e o capital intelectual interajam a partir de qualquer ponto do globo, fragmentando projetos, transmitindo, distribuindo, juntando de novo, ou seja, conferindo uma liberdade para criao e produo jamais vista. Com base nisso, podemos dizer que as organizaes globais que desejarem se manter competitivas vo ter de gerenciar de forma competente as complexas redes que caracterizam as cadeias de suprimentos. Alm das mudanas no ambiente competitivo e da globalizao, as empresas se deparam com a tendncia de queda nos preos dos produtos, bem como uma reduo no tempo em que os produtos reduzem seus preos. Tal tendncia pode ser observada nos preos dos aparelhos de telefone celular, nas mquinas digitais, nos aparelhos de DVD e em praticamente todos os produtos que so muito afetados por inovaes tecnolgicas.

CEDERJ

23

AULA

passou a fazer parte da estratgia de muitas empresas, medida que

No atual estgio de globalizao da economia, a terceirizao

MDULO 1

Logstica Empresarial | A gesto da cadeia de suprimentos

Alguns fatores determinaram essa tendncia. Preliminarmente, h o fato de novos concorrentes globais terem entrado no mercado com base numa estratgia de manufatura de baixo custo, tal como ocorre com a China, que consegue enviar seus produtos para todo o mundo com preos muito baixos, embora sem nveis de qualidade satisfatrios. Uma segunda razo foi a queda de barreiras ao comrcio internacional sob a forma de baixas tarifas, abertura comercial e desregulamentao (menor burocracia), fato que permitiu que novas empresas participassem do jogo do mercado. Ora, num ambiente de contnua queda de preos, as empresas devem encontrar meios de baixar os seus custos, e o correto gerenciamento logstico da cadeia de suprimentos provavelmente vai ao encontro dessa necessidade. Por fim, verifica-se hoje uma maior influncia dos clientes nas relaes de mercado. O cliente passou a ser mais exigente, tanto com relao qualidade do produto quanto com relao aos servios prestados. Uma das principais causas dessa transformao do cliente foi o advento da internet, que permitiu que ele pudesse comparar mais facilmente os preos e ampliou tambm o seu nvel de exigncia, em termos de valor.

24

CEDERJ

Atividade Final
O uso da internet e o aumento das inovaes tecnolgicas podem ser considerados como desafios para o gerenciamento logstico? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________
4

Resposta Comentada
Sim. Tais inovaes produziram enormes mudanas no ambiente competitivo, alterando a forma pela qual as pessoas se relacionam. A internet ampliou a viso das pessoas e aumentou o volume de informaes disponveis, fazendo com que os consumidores adquirissem maior poder em termos de exigncia de bons produtos e servios. J a inovao tecnolgica acelerada produziu uma enorme convergncia tecnolgica nos produtos finais, gerando uma tendncia de desvinculao s marcas ou de comoditizao dos produtos (veremos o que isso em detalhes nas prximas aulas). Ambos os fatos tornaram o gerenciamento da cadeia de suprimentos um elemento fundamental para a promoo da competitividade das empresas, na medida em que podem gerar maior valor percebido e reduo de custos.

CEDERJ

25

AULA

MDULO 1

Logstica Empresarial | A gesto da cadeia de suprimentos

RESUMO
A evoluo do paradigma da gesto logstica prope uma ampliao do escopo de atuao, que no mais estaria situado no mbito de uma empresa apenas, mas sim no contexto de vrias organizaes existentes no canal logstico, ou seja, os fornecedores, os clientes (empresas ou consumidores finais) e a prpria organizao. Assim, o gerenciamento do canal logstico como um todo fundamental para a competitividade das empresas. Uma empresa pode assumir uma posio de vantagem competitiva em relao aos seus concorrentes quando evidencia, durante muito tempo, uma ou mais das seguintes caractersticas: capacidade de manter um preo baixo em relao aos seus concorrentes; reputao de qualidade no atendimento ou nos itens que produz e comercializa; preferncia por parte dos clientes; lucratividade acima da mdia do setor em que atua. Os principais desafios a serem enfrentados pela logstica so: as novas regras de competio nos mercados; a globalizao dos setores envolvidos; a tendncia de reduo nos preos de vendas; a maior influncia dos clientes nas relaes de mercado. Existe hoje a percepo de que as empresas concorrem por meio das suas capacidades e competncias. Isso quer dizer que as empresas so competitivas na medida em que conseguem criar valor para os consumidores, por meio de um gerenciamento mais eficiente de seus processos internos em relao aos seus concorrentes. Assim, as organizaes globais que quiserem se manter competitivas vo ter de gerenciar muito bem as complexas redes que caracterizam as cadeias de suprimentos.

INFORMAO SOBRE A PRXIMA AULA


Na prxima aula, veremos o funcionamento da cadeia de suprimentos na organizao empresarial.

26

CEDERJ

You might also like