You are on page 1of 9

Carreiras de Analista e Tcnico Lngua Portuguesa Professor Ricardo Erse

ricardoaerse@yahoo.com.br

ASSUNTO: VERBO

QUESTO 01 H uma correlao nos tempos verbais da frase "Entretanto, se queremos justia social e preservao da natureza, vamos ter de mudar nossos hbitos de consumo" (L 17). O verbo da orao entre vrgulas est no presente do indicativo, mas poderia ser colocado no futuro do subjuntivo. Caso isso fosse feito, uma das possibilidades de completar coerentemente a correlao seria: a) ...vamos ter de mudar nossos hbitos de consumo; b) ...teremos de mudarmos nossos hbitos de consumo; c) ...mudaremos nossos hbitos de consumo; d) ...ir-nos-emos mudar os hbitos de consumo; e) ...mudar-nos-emos os hbitos de consumo. QUESTO 02 Considere a frase abaixo. O chefe de vrios departamentos identifica a mudana no cenrio da informtica. A palavra identifica pode ser substituda, mantendo verbo ver, flexionado de acordo com a norma-padro, por a) vm b) veem c) vem d) v e) viram QUESTO 03 ... os o sentido da sentena, pelo

princpios

clssicos

que

proclamava

...

O verbo que se encontra flexionado nos mesmos tempo e modo que o da frase acima est em: a) No h pintor to enigmtico ... b) ... foi essencial para artistas ... c) Defendia valores eternos ... d) ... pelo menos passar a mo sobre ... e) Quando houve, em 1911 ... QUESTO 04 Marque a proposio em que o verbo ou locuo verbal NO apresenta nenhum tipo de erro: a) s vezes, na tentativa de dar n em pingo dgua, ele se desavem com as palavras. b) Fatores ambientais e climticos contribui para o quadro da doena. c) poca, pretendia celebrar um acordo com quem quer que se dispusesse a negociar. d) Os pontos de convergncia devero serem construdos a partir de interesses concretos. e) O Secretrio de Justia em apenas 15 dias apos sua assinatura em uma centena de atos. QUESTO 05 Para isso havia vindo do Cear o verbo principal dessa frase encontrado tambm no segmento: a) ...Ia vistoriar seus postos... (L.3) b) Ningum os havia visto... (L.4/5) c) Erismar, como havia sido batizado... (L.14)

Carreiras de Analista e Tcnico Lngua Portuguesa Professor Ricardo Erse


ricardoaerse@yahoo.com.br d) ...e o haviam visto ser morto... (L.31) e) ...de vir um dia a ser chefe... (L.23/24)

QUESTO 06 Minha terra tem palmeiras o verbo ter foi usado segundo o registro coloquial na frase: a) O poeta tem saudades da sua terra. b) Tem coisas que no se explicam: a dor do exlio uma delas. c) Muitos no tm idia do que foi o exlio para o poeta. d) De poeta e louco, todos temos um pouco. e) O Brasil tem natureza exuberante e povo generoso. QUESTO 07 No perodo Livre-se do complexo de magreza, usando Koxkoax hoje mesmo., se o verbo assinalado for flexionado na 1 pessoa do plural, tem-se: a) Livremo-los do complexo de magreza, usando Koxkoax hoje mesmo. b) Livrem-se do complexo de magreza, usando Koxkoax hoje mesmo. c) Livremo-nos do complexo de magreza, usando Koxkoax hoje mesmo. d) Livrem-nos do complexo de magreza, usando Koxkoax hoje mesmo. QUESTO 08 Veja as quatro frases a I. No durmo h cerca de trs II. Estou em Belo Horizonte h seis III. Estamos h cerca de cinco horas de nosso IV. Daqui h pouco vai ser divulgado o resultado do As frases que apresentam CORRETAMENTE o emprego do verbo haver so a) I, II e III. b) I e II. c) III e IV. d) II e IV.

seguir. noites. meses. destino. exame.

QUESTO 09 O verbo corretamente empregado e flexionado est grifado em: a) de se imaginar que, se os viajantes setecentistas antevessem as dificuldades que iriam deparar, muitos deles desistiriam da aventura antes mesmo de embarcar. b) O que quer que os compelisse, cabe admirar a coragem desses homens que partiam para o desconhecido sem saber o que os aguardava a cada volta do rio. c) Caso no se surtisse com os mantimentos necessrios para o longo percurso, o viajante corria o risco de literalmente morrer de fome antes de chegar ao destino. d) Se no maldiziam os santos, bastante provvel que muitos dos viajantes maldizessem ao menos o destino diante das terrveis tribulaes que deviam enfrentar. e) Na histria da humanidade, desbravadores foram no raro aqueles que sobreporam o desejo de enri- quecer relativa segurana de uma vida sedentria.

QUESTO 10 A inteno

de

que

filme contribua para

educao

...

pargrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: a) ... e, agora, busca-se patrocnio. b) A Agncia Nacional de Cinema (Ancine) aprovou o projeto ... c) ... o longa-metragem apresentar cenas de flagrantes de trfico ... d) ... que queiram se aprofundar no tema.

Carreiras de Analista e Tcnico Lngua Portuguesa Professor Ricardo Erse


ricardoaerse@yahoo.com.br e) ... e, por isso, ser oferecido para estabelecimentos de ensino.

LEITURA INFORMATIVA REVISTA LNGUA PORTUGUESA ED. 66 ABRIL/2011

Eis a questo!
Das lentes de contato s chuvas de vero, como a vida contempornea tem mudado os papis de "ser" e "estar" no idioma
John Robert Schmitz

O contraste lingustico entre os verbos de ligao ser e estar, bastante sutil, especialmente para aprendizes de portugus, normalmente no ocasiona problemas para os prprios nativos do idioma, como no caso das dificuldades observadas no uso no futuro do subjuntivo dos verbos vir e ver: "quando eles vierem para a cerimnia..."/ "quando eles virem a destruio causada pela inundao..." ou o infinitivo flexionado "ao entrarem no elevador...", "ao irmos festa...". O francs e o ingls (e outros idiomas) tm um nico verbo, respectivamente tre e to be, que so, sem contextualizao, ambguos em comparao com a lngua portuguesa: Paul est curieux. Paulo (/est) curioso. Os dois verbos em portugus se tornam mais transparentes quando se acrescentam locues adverbiais: Paulo curioso por natureza. Paulo est curioso esta tarde. Observa-se que a locuo "por natureza" co-ocorre apenas num enunciado que tem o verbo "ser"; a locuo adverbial de tempo "esta tarde" co-ocorre s quando aparece "estar". Da se v que as duas oraes que seguem so agramaticais e, por isso, levam asteriscos: *Paulo curioso esta tarde. *Paulo est curioso por natureza.

Carreiras de Analista e Tcnico Lngua Portuguesa Professor Ricardo Erse


ricardoaerse@yahoo.com.br
Flexibilidade Seguindo este raciocnio, diria que o verbo "ser" est ligado ao gnio das pessoas, a seus atributos, isto , ao jeito delas. Os enunciados "Paulo preguioso. Isso jeito dele" ou "Ser preguioso ... o jeito dele" ocorrem no idioma, enquanto "estar", no mesmo contexto, no ocorre no sistema: *Estar preguioso... o jeito (a natureza) dele". Da que "ser" o verbo da essncia e das caractersticas consideradas como inerentes e normalmente estveis. Por exemplo: O livro verde; Joo professor; Maria mdica; a cobra venenosa; as raposas so astutas etc. Agora, em vez de Paulo, podemos pensar em outra pessoa (fictcia). Paula trabalhadora, cumpridora de suas responsabilidades, mas estando de frias num belo dia de vero na praia, nem sequer tem vontade de ler. Podemos caracterizar o seu comportamento nos seguintes termos: Ela est preguiosa hoje; ela est sendo preguiosa; ou ela est de preguia. Ningum de ferro e ela merece umas boas frias para curtir os amigos. Depreendemos disso que o verbo "estar" o verbo que marca mudanas observveis na interao entre os diferentes interlocutores, como por exemplo: Joo est vivo; o rei est morto; Jos est penalizado; estou morto de cansado etc. O sistema do portugus tem as suas regras internas, mas elas so flexveis, permitindo que os usurios expressem livremente as suas intenes no jogo comunicativo. Os quadros a seguir mostram algumas dessas aplicaes comunicativas que a vida contempornea comea a exigir dos verbos "ser" e "estar". John Robert Schmitz professor do departamento de lingustica aplicada do Instituto dos Estudos da Linguagem, da Unicamp

As contingncias do "ser"
A vida cotidiana tem provocado reformulaes no uso dos verbos "ser" e "estar" no Brasil, para alm dos falantes que at "brincam" com eles, em tom de galhofa: "Esta noite eu estou sendo velho" = (estou me comportando como velho). "Esta semana eu estou sendo pobre" = (finjo que no tenho dinheiro para gastar). O verbo "ser" transmite os fenmenos da natureza que normalmente no mudam como nos enunciados: "As cidades de Mangua e de Chicago so lacustres." e "A cidade de Juazeiro (BA) fluvial." Mas as coisas mudam e a presena do verbo "estar" dramatiza nitidamente a situao que castiga na atualidade muitas cidades no Brasil e terras afora: "A avenida principal de nossa cidade est fluvial h trs dias." "Devido a mais uma enchente, o centro da cidade est lacustre hoje." "Ser" ligado a nossa identidade: somos gente, eles so jornalistas, sou radialista, sou ministro. Mas todos conhecem as veleidades da poltica e muitos se lembram da "fritura" do ex-ministro Eduardo Portella, que disse, sem rodeios: "Estou ministro". Para transmitir a mesma situao em lngua francesa os falantes teriam de recorrer ao advrbio maintenant ou locuo adverbial "en ce moment": "En ce moment (maintenant), je suis le Ministre de lducation Nationale".

O uso brasileiro do "estar"


Os usurios do idioma lanam mo do verbo "estar" para comunicar o seu estado de esprito, suas atitudes e sentimentos: estar de mal com algum, estar com o saco cheio, estar com a bola toda, estar com tudo em cima, estar numa boa, estar numa sinuca, etc. Acredito que eles tm um carinho especial pelo "estar", porque, na conversa informal e ntima, o verbo sofre afrese e "est" vira "t" e "estou", "to".

Carreiras de Analista e Tcnico Lngua Portuguesa Professor Ricardo Erse


ricardoaerse@yahoo.com.br

O mundo realmente mudou, pois hoje em dia, quem tem olhos azuis pode estar com olhos cor de cristal, de topzio, ocre e mel graas s lentes de contato coloridas. Assim, os usurios do portugus podem jogar o verbo ter "contra" estar com para marcar sucintamente diferenas: Maria tem olhos negros, mas hoje est com olhos cor de cristal! As pessoas que choram muito normalmente esto com os olhos vermelhos, ao passo que os coelhinhos, que aparecem nos anncios na poca pascal, vo continuar tendo os olhos vermelhos.

A unio dos dois verbos


"Ser" (do latim sedere) e "estar" (stare) caracterizam o portugus (tambm o espanhol, catalo e galego), fato que motivou Caetano Veloso a mencionar os dois verbos em Lngua: "Gosto de sentir minha lngua roar / A lngua de Lus de Cames / Gosto de ser e estar / E quero me dedicar / A criar confuses de prosdia / E uma profuso de pardias.". Em certas instncias no Brasil, a dupla de verbos chega at a fazer companhia um ao outro, na fala e na escrita de alguns usurios, para tornarem os enunciados mais enfticos: "Trabalhei demais esta semana. Estou cansado!" "Estamos contentes com as notcias alvissareiras."

A RESPEITO DE ESCRITA: REVISTA LNGUA PORTUGUESA ABRIL 2012


Tcnica

Pontos de vista alternativos Experincias mostram como escapar da monotonia de escolher entre a 1 e a 3 pessoa para narrar uma histria Braulio Tavares Recomende

Qualquer manual literrio dir ao futuro escritor que uma narrativa de fico geralmente narrada

Carreiras de Analista e Tcnico Lngua Portuguesa Professor Ricardo Erse


ricardoaerse@yahoo.com.br ou na 1 pessoa ("Eu acordei naquele dia com dor de cabea...") ou na 3 ("Antonio acordou naquele dia com dor de cabea..."). Cada uma delas tem vantagens, limitaes, recursos e, principalmente, uma certa aura indefinvel que impregna cada frase e que muitas vezes o leitor (em certos casos at o autor) no percebe com clareza. H muitos exemplos de histrias que estancam, no avanam, recusam-se a ser escritas, at que o autor resolve trocar a narrao da 1a para a 3a pessoa (ou vice-versa) e da em diante a narrativa flui que uma beleza. Autores principiantes preferem escrever histrias na 1 pessoa, em geral com personagens que se assemelham a eles prprios. Um exerccio muito usado em oficinas literrias obrigar o aluno a usar um protagonista de outro sexo, com metade ou o dobro da idade dele prprio, morando em outro pas ou em outra poca. Para qu? Para obrigar o escritor a adotar outros pontos de vista, colocar-se no lugar de pessoas diferentes de si. Pintores e msicos no precisam necessariamente saber fazer isto; atores e escritores, sim. H, no entanto, alternativas escolha de narrar uma histria apenas em 1 ou 3 pessoa do singular.

A 1 pessoa do plural Escritores como Cortzar exploraram as possibilidades do narrador "ns" A alternncia montona entre essas duas opes (1a ou 3a pessoa) leva muitos autores a tentar experincias diferentes. Julio Cortzar, por exemplo, tem vrios contos narrados do ponto de vista da 1 pessoa do plural, "ns". Em "Histria com aranhas", a narrao feita no plural por essas protagonistas que nunca enxergamos: "Chegamos s duas da tarde no chal... (...) Ficou combinado que ficaremos por dez dias, e pagamos adiantado. Abrimos as valises e tiramos o que precisamos para ir praia. (...) noite, enquanto guardvamos a roupa e arrumvamos as provises compradas em Saint Pierre, ouvimos as vozes de quem est ocupando a outra ala." O outro chal est ocupado por duas moas que as narradoras descrevem a distncia, mas elas prprias, esse "ns" invisvel que conta tudo, escondem-se por meio de verbos cuidadosamente impessoais, algumas Cortzar: exerccios criativos com aluses macabras a episdios recentes, at o desfecho contos na perspectiva do "ns" em que sua verdadeira natureza, se no se revela, pelo menos se insinua com clareza pela primeira vez.

Carreiras de Analista e Tcnico Lngua Portuguesa Professor Ricardo Erse


ricardoaerse@yahoo.com.br

Em "Cefaleia", Cortzar mais uma vez recorre ao "ns" narrador que, curiosamente, provoca um efeito de despersonalizao, porque todos os verbos precisam referir-se a aes coletivas, que possam ser praticadas por essas pessoas que no tm rosto, no tm nome, no tm sexo. No so vistas de fora como um "ele" nem se revelam com a nitidez de um "eu". A 2 pessoa O uso do olhar de um "voc" que ndice de indeterminao do sujeito Muito comum nas ltimas dcadas tem sido o uso da narrativa na 2a pessoa, um "voc" que em muitas circunstncias consegue produzir um efeito de identificao com o leitor, por mais inesperadas ou fantsticas que sejam as aes descritas. "Voc salta do txi na esquina de uma rua mal iluminada, paga, espera que ele se afaste... Anda mais vinte metros, atravessa, entra por uma ruazinha lateral, onde se detm diante de uma porta. A rua est deserta, mas mesmo assim voc tem a precauo de olhar para os lados antes de puxar do bolso a chave que recebeu pelo correio num envelope sem remetente; e com uma contrao na garganta, e um tremor de expectativa, que sente a chave girar na fechadura, e a porta se abrir para um vestbulo meia-luz onde um quadro a leo pendurado na parede, entre duas velas acesas, lhe provoca a primeira surpresa, o primeiro susto." A mesma histria poderia ser narrada na 1a ou na 3a pessoa; talvez o uso do "voc", mais do que levar o leitor a imaginar que ele prprio que est executando aqueles gestos, crie, pelo que tem de inusitado, um clima de insegurana, de um territrio onde as leis parecem ser ligeiramente diversas daquelas a que o leitor est acostumado. A 3 pessoa do plural Autores como George Perec criaram histrias narradas por um "eles"

Carreiras de Analista e Tcnico Lngua Portuguesa Professor Ricardo Erse


ricardoaerse@yahoo.com.br Experincias assim so mais frequentes no conto do que no romance, talvez porque textos de menor extenso, com menor variedade de situaes, facilitem o trabalho de quem maneja um instrumento pouco usual. George Perec tentou em As Coisas (1968), seu romance de estreia, uma experincia de 3 pessoa do plural, "eles", ao contar a vida cotidiana de um jovem casal francs. Os desdobramentos da narrativa o levam a acabar identificando os dois (Jerme, Sylvie) e a descrever aes isoladas de um e do outro; mas ao longo de mais de 130 pginas o autor consegue referirse aos dois quase sempre no plural, alm de fazer outra experincia com os tempos narrativos (h trechos no passado, no presente, no condicional, no futuro).

Perec: ousadia de contar uma histria sob a tica do "eles" Reviravoltas na tradio possvel criar surpresas com os pontos de vista tradicionais, como os das histrias narradas na 1 pessoa do singular A 1 pessoa tambm pode proporcionar reviravoltas surpreendentes, como no desfecho do romance Hard landing (1993), de Algis Budrys, em que o narrador sequestrado e levado para um lugar deserto: "Henshaw desligou o motor e olhou para mim. (...) Abriu sua maleta, tirou uma seringa e a encheu com o contedo de um pequeno frasco. 'Cianeto', disse ele. 'Vai mat-lo depressa'. (...) Senti a agulha entrando em meu brao, e logo em seguida eu estava morto. Henshaw me arrastou para fora do carro, e o levou para mais longe. Depois pegou duas latas de gasolina, encharcou meu corpo, e riscou um fsforo." um exemplo perfeito do domnio da tcnica e da ruptura de uma regra tcnica, a servio da arte da narrao.

Budrys: reviravoltas na 1 pessoa

Carreiras de Analista e Tcnico Lngua Portuguesa Professor Ricardo Erse


ricardoaerse@yahoo.com.br

You might also like