You are on page 1of 4

ENERGIA, ENTALPIA E ENTROPIA EM REACES QUMICAS

1. Formas de Energia em Reaces Qumicas As diferentes formas de energia como o calor, luz, energia qumica, energia nuclear, etc, esto includas em dois tipos de energia: energia cintica e energia potencial. Quando h trasferncias de energia numa reaco qumica, elas podem ocorrer com realizao de trabalho ou afectando o movimento molecular produzindo variaes de temperatura calor. Calor uma forma de energia cintica a energia cintica associada ao movimento dos tomos e das molculas. A energia da ligao qumica uma forma de energia potencial est relacionada com as posies relativas dos tomos e molculas. 2. Energia Interna de um Sistema Qumico U U = E cintica + E potencial + E das ligaes Energia Cintica energia associada s partculas nos seus movimentos de translaco, rotao e vibrao (tomos, molculas e ies).

Translaco

Rotao

Vibrao

Energia Potencial energia associada interaco, atraco ou repulso entre partculass que constituem o sistema. Energia de Ligao correspondente energia de ligao entre as partculas que constituem o tomo. 1 Lei da Termodinmica Em qualquer reaco qumica, a variao de energia interna do sistema igual soma da energia transferida como calor com a quantidade de trabalho produzido.

U = E cintica + E potencial + E das ligaes Conveno de sinais tudo quanto entra no sistema positivo (+); tudo quanto sai do sistema negativo (-).

+W sistema +Q -Q

-W vizinhana

W trabalho

Q calor Chama-se Universo ao Sistema mais a sua Vizinhana. A energia do Universo constanto, logo E(universo) = 0. Endotrmicas absoro de calor Q > 0 Reaces qumicas Exotrmicas libertao de calor Q < 0 Trabalho: P presso do sistema V variao de volume

W = - PV

Em transformaes qumicas que envolvem gases, o trabalho realizado sobre o sistema devese, normalmente, a variaes de volume ou a variaes de presso. Exemplo 1: CaCO3 (s)
0 mol gasosas
calor

CaO(s) + CO2 (g)


1 mol gasosa

V > 0, com P = K (constante) logo, W < 0 O sistema realiza trabalho sobre a vizinhana. Exemplo 2: N2 (g) + 3H2 (g)
4 mol gasosas

2NH3 (g)
2 mol gasosas

V < 0, com P = K (constante) logo, W > 0 A vizinhana realiza trabalho sobre o sistema. Exemplo 3: I2 (g) + H2 (g)
2 mol gasosas

2HI (g)
2 mol gasosas

V = 0, com P = K (constante) logo, W = 0 No h realizao de trabalho.

3. Entalpia numa Reaco H A variao de entalpia de uma reaco igual ao calor cedido ou recebido a presso constante. - se V = 0, W = 0 e U = Q e como H = U + PV, ento H = U Assim, para uma reaco a volume constante H = U Se a reaco exotrmica, Q < 0 logo, H < 0 Se a reaco endotrmica, Q > 0 logo, H > 0 4. Variao de Calor (ou de Entalpia) da Reaco H o calor transferido entre o sistema e a vizinhana de modo a que a temperatura se mantenha constante. - variao de entalpia H --- valores padro: P = 1 atm; 2 = 25C = 298 K

5. Clculo dos Calores de Reaco ( H)

O calor de uma reaco o resultado do balano energtico entre a energia absorvida na ruptura de ligaes dos reagentes e a energia libertada na formao de novas ligaes qumicas os produtos. Exemplo: H2 (g) + Cl2 (g) 2HCl (aq)

Dados: energia de ligao: Cl Cl 243 KJ/mol H H 436 KJ/mol H Cl 432 KJ/mol Ruptura de ligaes absoro de energia. Formao de novas ligaes libertao de energia. Ento: H2 (g) + Cl2 (g)
436 + 243

2HCl (aq)
2 x 432 = H

H = - 185 KJ/mol Logo, se H < 0, a reaco exotrmica. Recordando: Sistemas Abertos ocorrem trocas de matria e de energia. Fechados ocorrem apenas trocas de energia. Isolados no ocorrem trocas, nem de matria, nem de energia.

Quando, em sistema isolado, ocorre uma transformao exotrmica, a temperatura do sistema aumenta. Quando, em sistema isolado, ocorre uma transformao endotrmica, a temperatura do sistema diminui. 6. Entropia S entropia Nos estados fsicos: desordem molecular slido lquido gasoso

desordem molecular crescente entropia crescente

2 Lei da Termodinmica A entropia do Universo tende para o mximo. Num sistema isolado uma reaco espontnea no sentido de maior entropia. 7. Variao de Entropia ( S) Aumento da entropia (aumento da agitao molecular): - como os gases tm maior entropia que os slidos e lquidos, se o nmero de molculas gasosas aumenta durante a reaco, a entropia aumenta; - ies e molculas em soluo tm, geralmente, maior entropia que os slidos; - se uma molcula com elevado nmero de tomos se parte noutras mais pequenas, aumenta a entropia; - fuso: slido lquido; - ebulio: lquido vapor; - dissoluo Ssoluo > Ssolvente + Ssoluto; - aquecimento (aumento da temperatura).

8. Espontaniedade de uma Reaco: Quanto maior for a Stotal, mais extensa a reaco. Stotal = Ssistema + Svizinhana Para processos espontneos: - a energia do sistema tende a diminuit H < 0 - a entropia total tende a aumentar S > 0 Concluso Num processo espontneo h aumento da entropia do Universo; Uma reaco espontnea progride at que se atinja o equilbrio; No equilbrio no h variao de entropia.

Universo vizinhana Q sistema Reaco Exotrmica Tviz > 0 ; Tsist < 0 Hviz > 0 ; Hsist < 0 Sviz > 0 ; Ssist < 0

Universo vizinhana Q sistema Reaco Endotrmica Tviz < 0 ; Tsist > 0 Hviz < 0 ; Hsist > 0 Sviz < 0 ; Ssist > 0

You might also like