You are on page 1of 102

VIDA SOBRENATURAL

Atravs dos Dons do Esprito Santo

Por A. L. e Joyce Gill

Associao Vida Crist Filadlfia Sede:Rua Cidade de Lisboa, Lote 5 ~ R/C Dt 2685 Camarate Tel:(01) 948 06 46/47 Fax:(01) 948 06 57

Gill Ministries Website: www.gillministries.com

Manuais desta Srie


A Autoridade do Crente
Como Parar de Perder e Comear a Ganhar

A Igreja Triunfante
Atravs do Livro de Actos

A Proviso de Deus para a Cura


Recebendo e Ministrando o Poder Curador de Deus

Os Dons de Ministrio
Apstolo, Profeta, Evangelista, Pastor, Mestre

Evangelismo por Milagres


O Plano de Deus para Alcanar o Mundo

A Imagem da Nova Criao


Sabendo Quem s em Cristo

Padres para a Vida


Do Velho Testamento

Louvor e Adorao
Tornando-nos Adoradores de Deus

Vida Sobrenatural
Atravs dos Dons do Esprito Santo

Uma Palavra a Professores e Alunos Atravs deste estudo poderoso e prtico, os crentes tero liberdade de operar em todos os nove dons do Esprito Santo. Por meio de uma relao ntima com o Esprito Santo, cada um descobrir a alegria de caminhar no sobrenatural numa base diria. Todos os dons vocais, de revelao e de poder sero claramente compreendidos e experimentados. Antes de ensinar este curso, sugerimos que veja ou escute as cassetes udio ou vdeo sobre esta srie. Quanto mais se saturar com as verdades da Palavra de Deus relativas aos dons do Esprito Santo, tanto mais estes dons se tornaro relevantes para actuarem na sua vida. Este manual fornece-lhe um esquema que pode usar ao transmitir estas verdades a outros, introduzindo-os Vida Sobrenatural. As ilustraes da vivncia pessoal so uma ferramenta para um ensino mais eficaz. O autor omitiu-as neste trabalho para que o professor use ilustraes da sua prpria experincia, ou outras com as quais os alunos possam identificar-se. Dever sempre lembrar-se de que o Esprito Santo que veio para ensinar-nos todas as coisas e de que quando estamos a estudar ou a ensinar, devemos ser sempre cheios do poder e guiados pelo Esprito Santo. tambm importante gastar algum tempo no final de cada lio para cada crente sair do barco e operar em cada um destes dons enquanto os estuda. Recomenda-se que cada lio seja seguida de um curto perodo de louvor e adorao. Depois, estimule cada um a avanar pela f e a libertar o dom que acabou de estudar, de modo a fluir nele. Aps um perodo em que permitiro que os dons fluam em todo o grupo, sugerimos que divida os alunos em grupos mais pequenos com lderes instrudos antecipadamente para estimular cada um a experimentar estes dons a operar na sua vida. Este estudo excelente para estudo pessoal ou em grupo, Institutos Bblicos, Escolas Dominicais e Grupos Familiares. importante que tanto o professor como o aluno tenham cpias deste manual durante o estudo do curso. Os melhores livros so anotados, sublinhados, meditados e digeridos. Por isso, deixamos espao para notas e comentrios. O formato foi desenhado com um sistema de referncia para reviso e para encontrar mais facilmente as reas requeridas. O formato especial deste curso permite que cada pessoa, depois de o ter estudado, ensine a outros o seu contedo. Paulo escreveu a Timteo:
...o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiis, que sejam idneos para tambm ensinarem os outros. 2. Timteo 2:2b

Este curso est desenhado para funcionar como um curso Bblico de participao prtica nos MINDS (Ministrio de Sistemas de Desenvolvimento), com um formato especialmente desenvolvido para uma aprendizagem programada. Este conceito visa a multiplicao do ministrios de estudo na vidas dos alunos. Recorrendo a este manual, antigos alunos podem ensinar com facilidade este curso a outros.

NDICE
Lio Um Lio Dois Lio Trs Lio Quatro Lio Cinco Lio Seis Lio Sete Lio Oito Lio Nove Lio Dez Lio Onze Lio Doze Lio Treze O Esprito Santo Recebendo o Poder do Esprito Santo Falando em Lnguas Instrumentos Importantes para o Ministrio Os Dons Categorizados e Definidos 6 10 15 22 27

Dons Vocais de Inspirao ~ Lnguas e Interpretao 32 Dons Vocais de Inspirao Dom de Profecia Dom de Revelao Distinguindo os Espritos Dom de Revelao~ Palavra de Conhecimento Dom de Revelao ~ Palavra de Sabedoria Dom de Poder da F Dom de Poder ~ Operao de Milagres Dons de Poder de Cura 40 49 59 68 78 87 95

Lio Um

O Esprito Santo
Quem o Esprito Santo Se queremos realmente conhecer Deus, temos no s de conhecer o Pai e o Filho, mas tambm o Esprito Santo de uma forma real e pessoal. Embora um em essncia, Deus identificado em trs Pessoas distintas e individuais. Cada pessoa da Divindade compartilha em tudo os atributos de Deus. Cada Pessoa da Divindade, revelada separadamente, tem uma funo e personalidade definidas. O Esprito Santo, como o Pai e o Filho, deseja que tenhamos com Ele uma relao pessoal. Quer que vivamos e andemos intimamente unidos a Ele, reconhecendo a importncia da Sua funo na nossa vida diria. FUNO DO ESPRITO SANTO REVELADA NO VELHO TESTAMENTO Na Criao Na criao, o Esprito Santo fazia parte da Trindade. Gnesis 1:1-3 No princpio criou Deus os cus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Esprito de Deus pairava sobre a face das guas. Disse Deus: haja luz. E houve luz. O Esprito de Deus era um vento, sopro, tempestade, redemoinho. Salmo 104:30 Envias o teu flego, e so criados; e assim renovas a face da terra. Interaco com os homens
Vinha sobre eles

Durante o perodo do Velho Testamento, o Esprito Santo no habitava nos homens. Vinha sobre eles para os ungir para um acto ou servio especial. 1 Samuel 10:6 E o Esprito do Senhor se apoderar de ti, e profetizars com eles, e sers transformado em outro homem.
Dava Sabedoria

xodo 28:3a Falars a todos os homens hbeis, a quem eu tenha enchido do esprito de sabedoria...
Contendia

Gnesis 6:3a Ento disse o Senhor: O meu Esprito no permanecer para sempre no homem...

O Esprito Santo
Falava

Ezequiel 2:2 Ento, quando ele falava comigo, entrou em mim o Esprito, e me ps em p, e ouvi aquele que me falava. FUNO DO ESPRITO SANTO REVELADO NOS EVANGELHOS Durante a vida de Jesus, o Esprito Santo ainda descia sobre homens e mulheres para uma funo especial, mas aps a ascenso de Jesus ao cu e no dia de Pentecostes, Ele veio para habitar nos homens e mulheres. Joo Baptista Lucas 1:15 Porque ele ser grande diante do Senhor; no beber vinho, nem bebida forte; e ser cheio do Esprito Santo j desde o ventre de sua me. Isabel Lucas 1:41 Ao ouvir Isabel a saudao de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Esprito Santo. Zacarias Lucas 1:67 Zacarias, seu pai, ficou cheio do Esprito Santo e profetizou, dizendo... FUNO DO ESPRITO SANTO NA VIDA E MINISTRIO DE JESUS Jesus Concebido pelo Esprito Mateus 1:20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: Jos, filho de Davi, no temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou do Esprito Santo. Jesus, pelo Seu nascimento virginal, era plenamente homem, mas tambm total e completamente Deus. A Sua encarnao como homem de modo nenhum diminuiu a Sua essncia e carcter de Deus. Jesus Abriu Mo dos Seus Direitos Voluntariamente, Jesus colocou de lado os Seus direitos e privilgios como Deus enquanto viveu neste mundo como homem. Veio como o ltimo Ado para cumprir tudo quanto o homem devia ter cumprido quando Ele criou o primeiro Ado. Filipenses 2:5-8 Tende em vs aquele sentimento que houve tambm em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, no considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente at a morte, e morte de cruz.

Vida Sobrenatural Jesus Ungido pelo Esprito O ministrio de Jesus s comeou quando foi baptizado nas guas e quando o Esprito Santo veio dar-Lhe poder e habitar nEle. Tudo quanto Jesus realizou na Sua vida e ministrio a partir desse momento, f-lo como homem revestido pelo poder do Esprito Santo. Esse foi o Seu plano e padro para a humanidade quando criou o homem. Mateus 3:16,17 Batizado que foi Jesus, saiu logo da gua; e eis que se lhe abriram os cus, e viu o Esprito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos cus dizia: Este o meu Filho amado, em quem me comprazo. Marcos 1:10 E logo, quando saa da gua, viu os cus se abrirem, e o Esprito, qual pomba, a descer sobre ele.
Guiado pelo Esprito

Ao estudar a obra do Esprito Santo na vida e ministrio de Jesus, compreendemos a aco do Esprito Santo na nossa vida e ministrio hodiernos. Jesus verdadeiramente o nosso exemplo. Mateus 4:1 Ento foi conduzido Jesus pelo Esprito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Marcos 1:12 Imediatamente o Esprito o impeliu para o deserto. Lucas 4:1 Jesus, pois, cheio do Esprito Santo, voltou do Jordo; e era levado pelo Esprito no deserto.
Ensinado pelo Esprito

Actos 1:2 At o dia em que foi levado para cima, depois de haver dado mandamento, pelo Esprito Santo, aos apstolos que escolhera. Joo 14:10 No crs tu que eu estou no Pai, e que o Pai est em mim? As palavras que eu vos digo, no as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, quem faz as suas obras.
Ungido pelo Esprito

Lucas 4:18 O Esprito do Senhor est sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertao aos cativos, e restaurao da vista aos cegos, para pr em liberdade os oprimidos.
Expulsou os Demnios pelo Esprito

Mateus 12.28 Mas, se pelo Esprito de Deus que eu expulso os demnios, logo chegado a vs o reino de Deus.
Oferecido pelo Esprito

Hebreus 9:14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Esprito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificar das obras mortas a vossa conscincia, para servirdes ao Deus vivo?

O Esprito Santo
Ressuscitado pelo Esprito

Romanos 1:4 E que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o esprito de santidade, pela ressurreio dentre os mortos ~ Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 8:11 E, se o Esprito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vs, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus h de vivificar tambm os vossos corpos mortais, pelo seu Esprito que em vs habita. O ESPRITO SANTO O PODER DE DEUS Tal como Jesus precisava do poder do Esprito Santo na Sua vida, tambm ns precisamos de receber o mesmo poder do Esprito Santo na nossa vida! Poder da Ressurreio Efsios 1:19,20 E qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operao da fora do seu poder, que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se sua direita nos cus. Poder em Paulo 1 Corntios 2:4. 5 A minha linguagem e a minha pregao no consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstrao do Esprito de poder; para que a vossa f no se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Romanos 15:17-19 Tenho, portanto, motivo para me gloriar em Cristo Jesus, nas coisas concernentes a Deus; porque no ousarei falar de coisa alguma seno daquilo que Cristo por meu intermdio tem feito, para obedincia da parte dos gentios, por palavra e por obras, pelo poder de sinais e prodgios, no poder do Esprito Santo; de modo que desde Jerusalm e arredores, at a Ilria, tenho divulgado o evangelho de Cristo.

PERGUNTAS DE REVISO 1. Diga com palavras suas quem o Esprito Santo.

2. Como agiu Jesus enquanto viveu nesta mundo aps ser baptizado nas guas e de o Esprito Santo ter vindo viver em Si?

3. Como devemos agir hoje?

Lio Dois

Recebendo o Poder do Esprito Santo


Primeiro Prometido Joel 2:28,29 Acontecer depois que derramarei o meu Esprito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizaro, os vossos ancios tero sonhos, os vossos mancebos tero vises; e tambm sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Esprito. Isaas 28:11,12 Naquele dia o Senhor tornar a estender a sua mo para adquirir outra vez e resto do seu povo, que for deixado, da Assria, do Egito, de Patros, da Etipia, de Elo, de Sinar, de Hamate, e das ilhas do mar. Levantar um pendo entre as naes e ajuntar os desterrados de Israel, e os dispersos de Jud congregar desde os quatro confins da terra. PROMETIDO NO NOVO TESTAMENTO Por Jesus
Poder do Alto

Lucas 24:49 E eis que sobre vs envio a promessa de meu Pai; ficai, porm, na cidade, at que do alto sejais revestidos de poder.
Com o Esprito Santo e Fogo

Mateus 3:11 Eu, na verdade, vos batizo em gua, na base do arrependimento; mas aquele que vem aps mim mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizar no Esprito Santo, e em fogo.
Uma Boa Ddiva

Lucas 11:9-12 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-; buscai e achareis; batei, e abrir-se vos-; pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-.
Rios de gua Viva

Joo 7:37-39 Ora, no seu ltimo dia, o grande dia da festa, Jesus ps-se em p e clamou, dizendo: Se algum tem sede, venha a mim e beba. Quem cr em mim, como diz a Escritura, do seu interior correro rios de gua viva. Ora, isto ele disse a respeito do Esprito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Esprito ainda no fora dado, porque Jesus ainda no tinha sido glorificado. Por Pedro Actos 2:38,39 Pedro ento lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para

10

Recebendo o Poder do Esprito Santo remisso de vossos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo. Porque a promessa vos pertence a vs, a vossos filhos, e a todos os que esto longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. QUEM BAPTIZA? H alguma confuso em compreender a diferena entre a obra do Esprito Santo em baptizar cada crente no corpo de Jesus Cristo no momento da salvao e a obra de Jesus ao baptizar os crentes no ou com o Esprito Santo. Definio de Baptismo A palavra baptizar em vez de ser traduzida para a nossa lngua foi transliterada numa palavra que soa como o grego original utilizado pelos autores bblicos. Na realidade, significa identificar-se totalmente por submerso. Quando uma pea de roupa tingida, torna-se plenamente identificada com a cor do corante. baptizada nessa cor. O Esprito Santo identifica-nos totalmente com Jesus Cristo no momento da salvao. O baptismo nas guas, que o mandamento de Deus dado a cada crente um quadro ou testemunho perante os homens de que j estamos identificados com Jesus na Sua morte, sepultamento e ressurreio. Contudo, quando Jesus nos baptiza no Esprito Santo, tambm ficamos plenamente identificados com o Esprito Santo. Recebemos o poder do Esprito Santo na nossa vida. O Esprito Santo como Baptista No momento da salvao, o Esprito Santo baptiza cada crente em Jesus Cristo. Ficamos intimamente unidos a Jesus. Tornamo-nos membros do Seu corpo. Romanos 6:3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Glatas 3:27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 1 Corntios 12:14 Porque tambm o corpo no um membro, mas muitos. Efsios 5:30 Porque somos membros do seu corpo. Jesus como Baptista Como funo e experincia separadas e distintas, as Escrituras deixam muito claro que Jesus quer baptizar-nos com o Esprito Santo. Profetizado por Joo Lucas 3:16 respondeu Joo a todos, dizendo: Eu, na verdade, vos batizo em gua, mas vem aquele que mais poderoso do que eu, 11

Vida Sobrenatural de quem no sou digno de desatar a correia das alparcas; ele vos batizar no Esprito Santo e em fogo. Ordenado por Jesus Actos 1:4,5 Estando com eles, ordenou-lhes que no se ausentassem de Jerusalm, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, Joo batizou em gua, mas vs sereis batizados no Esprito Santo, dentro de poucos dias. Actos 1:8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm, como em toda a Judia e Samria, e at os confins da terra. Prometido por Pedro Actos 2:38 Pedro ento lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remisso de vossos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo. A PROMESSA RECEBIDA Pelos Judeus no Pentecostes Actos 2:1-4 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do cu um rudo, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas lnguas como que de fogo, que se distribuam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Esprito Santo, e comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito lhes concedia que falassem. Actos 2:15,16 Pois estes homens no esto embriagados, como vs pensais, visto que apenas a terceira hora do dia. Mas isto o que foi dito pelo profeta Joel. Tem-se ensinado que este foi um acontecimento sem repetio. Contudo, depois de o Esprito Santo ter descido sobre os crentes no cenculo, depois de o coxo ter sido curado na Porta Formosa, depois de Ananias e Safira terem morrido, depois da escolha dos diconos, depois da lapidao de Estvo e do aumento da perseguio, est registado que outro grupo de crentes foi baptizado com o Esprito Santo. Por Gentios em Samaria Filipe dirigiu-se aos Samaritanos e ali ocorreu um reavivamento. Samaria recebeu a Palavra de Deus e depois surgiram Pedro e Joo. Actos 8:14,17 Os apstolos, pois, que estavam em Jerusalm, tendo ouvido que os da Samria haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e Joo; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Esprito Santo. Porque

12

Recebendo o Poder do Esprito Santo sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Ento lhes impuseram as mos, e eles receberam o Esprito Santo. Por Gentios em Cesareia Para no pensarmos que o Esprito Santo veio uma nica vez sobre Judeus e Gentios, temos o relato dos crentes de Cesareia. Actos 10:44-46. Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Esprito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Os crentes que eram de circunciso, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que tambm sobre os gentios se derramasse o dom do Esprito Santo; porque os ouviam falar lnguas e magnificar a Deus. Actos 11:15. Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Esprito Santo, como tambm sobre ns no princpio. Por Gentios em feso O primeiro baptismo no Esprito Santo ocorreu em 33 a.D. Para o final do livro de Actos, cerca de 534 a.D., Paulo dirigiu-se a feso. Actos 19:2-6. Perguntou-lhes: Recebestes vs o Esprito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: No, nem sequer ouvimos que haja Esprito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados ento? E eles disseram: No batismo de Joo. Mas Paulo respondeu: Joo administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que aps ele havia de vir, isto , em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mos, veio sobre eles o Esprito Santo, e falavam em lnguas e profetizavam. OS ENSINOS DE PAULO SOBRE O ESPRITO SANTO Recebestes? Actos 19:2a. Perguntou-lhes: Recebestes vs o Esprito Santo quando crestes? Esta foi a primeira pergunta que Paulo colocou aos crentes quando chegaram a feso. Ele sabia que cada crente necessitava do poder do Esprito Santo para ser uma testemunha eficaz. A sua resposta foi tpica de muitos crentes contemporneos. Actos 19:2b,6. Responderam-lhe eles No, nem sequer ouvimos que haja Esprito Santo. Havendo-lhes Paulo imposto as mos, veio sobre eles o Esprito Santo, e falavam em lnguas e profetizavam. Este foi o comeo da grande campanha evangelstica de toda a histria da provncia da sia! O resultado de os 13

Vida Sobrenatural crentes terem o poder do baptismo do Esprito Santo na sua vida foi o incio de uma grande onda de evangelismo de milagres. Actos 19:10. Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na sia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor. RECEBENDO HOJE O ESPRITO SANTO Para Todos Jesus disse que receberamos o poder quando o Esprito Santo viesse. Actos 1:8a. Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo... Pedro disse que todos receberiam o dom do Esprito Santo. Actos 2:38. Pedro ento lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remisso de vossos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo. Uma Boa Ddiva Devemos desejar toda a boa ddiva que o Pai tem para ns. Lucas 11:11-13. E qual o pai dentre vs que, se o filho lhe pedir po, lhe dar uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dar por peixe uma serpente? Ou, se pedir um ovo, lhe dar um escorpio? Se vs, pois, sendo maus, sabeis dar boas ddivas aos vossos filhos, quanto mais dar o Pai celestial o Esprito Santo queles que lho pedirem? Para receber a ddiva do Esprito Santo s temos de a pedir e depois receb-la pela f.

PERGUNTAS DE REVISO 1. Quando Jesus falou da vinda do Esprito Santo que palavras descritivas utilizou? 2. De que modo se recebe o baptismo no Esprito Santo de acordo com a Palavra de Deus? 3. Explique a diferena entre o baptismo do Esprito Santo e o baptismo no ou com o Esprito Santo. 4. Que manifestao regista o Novo Testamento como prova que em geral se segue experincia do baptismo no Esprito Santo?

14

Lio Trs

Falando em Lnguas
No Proibir No estranho que o nico dom do esprito Santo que no devemos proibir de praticar proibido por tantos grupos contemporneos? como se Paulo nunca tivesse escrito, 1 Corntios 14:39 Portanto, irmos, procurai com zelo o profetizar, e no proibais o falar em lnguas. Qual a razo de tanta controvrsia relativa ao dom de lnguas? Como pode algum dom do Esprito Santo ser to rejeitado e desprezado? Ser que o dom de lnguas o nosso esprito a orar directamente a Deus ~ o nosso esprito a louv-Lo ~ com a nossa mente a ser renovada, conforme disse o apstolo Paulo? Claro que Satans ir tentar tudo para impedir esse dom. O dom de lnguas a prova de a pessoa ter recebido o baptismo no Esprito Santo. a entrada para viver no domnio sobrenatural aberto a todo o crente. PROVA DE QUE O ESPRITO SANTO FOI RECEBIDO No Dia de Pentecostes Quando os crentes recebem o baptismo no Esprito Santo e so assim cheios com o Esprito Santo, comeam a falar sobrenaturalmente em lnguas conforme a inspirao vocal dada pelo Esprito. Foi o que aconteceu no Dia de Pentecostes. Actos 2:4 E todos ficaram cheios do Esprito Santo, e comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito lhes concedia que falassem. Gentios em Cesareia Em geral, quando a revelao do poder de Deus atravs do Esprito Santo compartilhada com as pessoas, a uno to grande que o Esprito Santo cai sobre elas e comeam a falar em lnguas e a magnificar a Deus. Actos 10:44-46 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Esprito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Os crentes que eram de circunciso, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que tambm sobre os gentios se derramasse

15

Vida Sobrenatural o dom do Esprito Santo; porque os ouviam falar lnguas e magnificar a Deus. Paulo em feso Muitas vezes as pessoas recebem o baptismo do Esprito Santo quando um crente baptizado com o Esprito Santo lhes impe as mos. Em geral, no s comeam a falar em lnguas como outros dons do Esprito so de imediato activados na sua vida. Actos 19:2,6 Perguntou-lhes: Recebestes vs o Esprito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: No, nem sequer ouvimos que haja Esprito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados ento? E eles disseram: No batismo de Joo. Mas Paulo respondeu: Joo administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que aps ele havia de vir, isto , em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mos, veio sobre eles o Esprito Santo, e falavam em lnguas e profetizavam. Paulo Falou em Lnguas Paulo ficou grato e percebeu a importncia de falar em lnguas durante longos perodos de tempo. Se o apstolo Paulo necessitava de falar com frequncia em lnguas, quanto mais no precisaremos ns do mesmo na nossa vida? 1 Corntios 14:18 Dou graas a Deus, que falo em lnguas mais do que vs todos. Duas Lnguas Bsicas
Dos Homens e dos Anjos

Quando falamos com as lnguas dos homens, falamos numa das lnguas deste mundo. Mas Paulo tambm disse que falava numa lngua dos anjos, uma lngua celestial. 1 Corntios 13:1a Ainda que eu falasse as lnguas dos homens e dos anjos, e no tivesse amor... Em geral, ao expressar a Deus o nosso amor durante o nosso tempo devocional de louvor e adorao, esgotamos as palavras da nossa lngua humana para abrir o nosso corao a Deus. Depois de receber o baptismo do Esprito Santo, podemos, semelhana de Paulo, comear a falar numa nova lngua celestial, uma lngua sem a limitao do nosso vocabulrio, a mesma lngua com que os anjos adoram a Deus, dia e noite diante do trono.

16

Falando em Lnguas

O QUE ACONTECE QUANDO FALAMOS EM LNGUAS? O Nosso Esprito Ora Quando oramos em lnguas, o nosso esprito est a orar por meio de uma manifestao sobrenatural do Esprito Santo. A nossa mente fica infrutfera. 1 Corntios 14:14 Porque se eu orar em lngua, o meu esprito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutfero. Declara as Obras de Deus Quando os crentes baptizados no Esprito falam em lnguas, esto a louvar a Deus, falando das Suas obras maravilhosas. Actos 2:11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, seno o esprito do homem que nele est? assim tambm as coisas de Deus, ningum as compreendeu, seno o Esprito de Deus. O Esprito Intercede Quando oramos em lnguas, os pensamentos no vm da nossa mente nem esto limitados pela nossa compreenso. Antes o Esprito Santo ora directamente ao Pai atravs do nosso esprito. Efsios 6:18 Com toda a orao e splica orando em todo tempo no Esprito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverana e splica, por todos os santos, Romanos 8:26,27 Do mesmo modo tambm o Esprito nos ajuda na fraqueza; porque no sabemos o que havemos de pedir como convm, mas o Esprito mesmo intercede por ns com gemidos inexprimveis. E aquele que esquadrinha os coraes sabe qual a inteno do Esprito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos. O ESPRITO SANTO CAPACITA-NOS Quando recebemos o baptismo no Esprito Santo, temos de comear a falar! O Esprito Santo d-nos a inspirao vocal. No conseguimos falar duas lnguas ao mesmo tempo. Temos de falar na nossa lngua celestial. No temos de pensar nesta lngua, uma vez que o nosso entendimento est infrutfero quando falamos em lnguas. Ento, que vamos falar? Comearam a Falar Actos 2:4 E todos ficaram cheios do Esprito Santo, e comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito lhes concedia que falassem.

17

Vida Sobrenatural Comeamos a Falar Todas as lnguas compem-se de palavras que so uma combinao de sons. Se o Esprito vai capacitar-nos ou inspirar-nos vocalmente, como no Dia de Pentecostes, temos de comear a falar, mas no numa lngua que conhecemos. semelhana dos primitivos cristos, temos de comear a emitir sons em voz alta. Quando comeamos a centrar os nossos pensamentos em Jesus, tendo pedido e recebido pela f o baptismo no Esprito Santo, temos de comear a falar. Falaremos como sucedeu no Dia de Pentecostes. O Esprito Santo d-nos ento essa capacidade. Rios de gua A lngua que comea a fluir de ns ser como rios de gua viva ao fluir do nosso ntimo. Tal como Deus tornou compacta a gua debaixo dos ps de Pedro quando ele saiu do barco e comeou a caminhar sobre as guas, tambm o Esprito Santo torna compactos os sons debaixo da nossa lngua quando comeamos a falar com ousadia em voz alta. RECEBENDO O BAPTISMO DO ESPRITO SANTO Faz Esta Orao Querido Pai Celeste, Agradeo-Te pelo dom da salvao! Mas, Pai, quero cada ddiva que tens para mim. Quero a Tua ddiva do Esprito Santo! Necessito do Seu poder na minha vida! Jesus, peo-Te que me baptizes no Esprito Santo! Pela f, recebo este dom! Neste momento, Pai, ergo as minhas mos em louvor ao Teu nome. Abro bem a minha boca e comearei a louvar-Te, mas no numa lngua que eu conhea Tal como no dia de Pentecostes, vou comear a falar. E ao faz-lo, agradeo-Te, Pai, porque o Esprito Santo vai darme essa capacidade! Instrues Prticas Agora, com as mos erguidas em louvor a Deus, comea a louv-Lo. Comea a falar em voz alta. Rios de gua viva comearo a fluir de ti, na medida em que o Esprito Santo te d a inspirao vocal. Continua a adorar e a adorar a Deus em voz alta na tua nova lngua celestial, at te sentires livre no louvor a Deus. Deixa-o fluir do ntimo do teu esprito.

18

Falando em Lnguas Que a tua voz se junte s vozes dos anjos em louvor e adorao a Deus. PROPSITO DA LNGUA CELESTIAL Louvor Cantando no Esprito Quando cantamos no esprito, o Esprito Santo no s nos d os sons como nos d tambm a melodia. Comea a adorar a Deus, cantando na tua lngua celestial. 1 Corntios 14:15. Que fazer, pois? Orarei com o esprito, mas tambm orarei com o entendimento; cantarei com o esprito, mas tambm cantarei com o entendimento. A nossa lngua celestial ou lngua de louvor sobe a Deus atravs do nosso esprito. O dom de lnguas, com o seu correspondente dom de interpretao equivalente a Deus a falar ao homem. Orao Podemos no saber como orar sobre uma certa pessoa ou situao. Quando comeamos a interceder em lnguas, o Esprito Santo est a orar atravs do nosso esprito sem as limitaes da nossa mente. Estaremos a orar em perfeita harmonia com a vontade de Deus. Devemos esperar resultados poderosos! Ao louvarmos e adorarmos a Deus e intercedermos numa base contnua e diria na nossa nova lngua, um grande poder continuar a fluir da nossa vida. A orarmos e louvarmos no esprito, rios de gua viva continuaro a correr. Seremos edificados na f ao orarmos no Esprito. Judas 1:20. Mas vs, amados, edificando-vos sobre a vossa santssima f, orando no Esprito Santo. Sinal para os Descrentes Deus deseja confirmar a Sua Palavra quando compartilhamos o evangelho pela manifestao sobrenatural de falar em lnguas. Nunca devemos esconder ou sentir que os descrentes ficaro ofendidos se falarmos em lnguas. um sinal dado por Deus para ser abertamente usado pelos crentes. 1 Corntios 14:22a. De modo que as lnguas so um sinal, no para os crentes, mas para os incrdulos...
Exemplo no Pentecostes

Actos 2:4,5. E todos ficaram cheios do Esprito Santo, e comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito lhes concedia que falassem. Habitavam ento em Jerusalm judeus, homens piedosos, de todas as naes que h debaixo do cu.

19

Vida Sobrenatural O dom de lnguas um sinal para os descrentes; eles ouvem, ficam espantados e depois crem.
Multides Atradas

vv. 6-8. Ouvindo-se, pois, aquele rudo, ajuntou-se a multido; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua prpria lngua. E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois qu! no so galileus todos esses que esto falando? Como , pois, que os ouvimos falar cada um na prpria lngua em que nascemos?
Declarando as Maravilhas de Deus

vv. 9-12. Ns, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotmia, a Judia e a Capadcia, o Ponto e a sia, a Frgia e a Panflia, o Egito e as partes da Lbia prximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como proslitos, cretenses e rabes ouvmo-los em nossas lnguas, falar das grandezas de Deus. E todos pasmavam e estavam perplexos, dizendo uns aos outros: Que quer dizer isto?
Falando Sobrenaturalmente numa Lngua Conhecida

Jesus disse que falar em lnguas seria um dos sinais que se seguiriam a cada crente quando o evangelho fosse pregado. Como sucedeu no dia de Pentecostes, ocasionalmente desconhecida para quem falava em lnguas, eles falaram numa lngua conhecida de algum que os ouvia falar. H muitos exemplos destes ainda hoje. sempre um sinal sobrenatural para os descrentes, que pode lev-los a receber a mensagem do Evangelho. Sobrenaturalmente Natural Falar em lnguas um dos sinais e maravilhas de que Jesus est a restaurar a Sua igreja hoje. para cada crente! Hoje, como nos dias da primitiva igreja, a prova de se ter recebido o baptismo no Esprito Santo, um sinal sobrenatural para os descrentes. No precisamos de ser emocionais ou de tentar agir sobrenaturalmente, quando falamos em lnguas. Podemos falar tanto em voz alta como em voz baixa, depressa ou devagar, quando somos guiados pelo Esprito Santo. Que o dom de lnguas flua sobrenaturalmente e mesmo assim de forma natural.

PERGUNTAS DE REVISO 1. Explique qual a nossa parte na manifestao sobrenatural que falar em lnguas.

20

Falando em Lnguas 2. Falar em lnguas uma experincia nica ou ocasional na vida do crente?

3. Devemos ficar preocupados em no ofender os descrentes se eles nos ouvirem falar em lnguas?

21

Lio Quatro

Instrumentos Importantes para o Ministrio


Introduo Os dons do Esprito Santo fornecem uma forma nova de vida para o crente cheio do Esprito. semelhana de Pedro que saiu do barco e caminhou sobre as guas, temos de sair das zonas de conforto do nosso viver natural e caminhar sobre as guas espirituais. Temos de viver no esprito e operar na nossa vida diria em todos os nove dos Seus dons sobrenaturais. 1 Samuel 10:6 (NIV). O Esprito do Senhor vir sobre ti em poder e profetizars com eles; e sers transformado numa pessoa diferente. INSTRUMENTOS PARA TODOS OS CRENTES Conhecimento importante que todos os crentes conheam e percebam como operar em todos os dons do Esprito Santo. Paulo falou disso no incio do seu ensino sobre os dons do Esprito Santo. 1 Corntios 12:1. Ora, a respeito dos dons espirituais, no quero, irmos, que sejais ignorantes. Porta de Entrada para os Dons O baptismo no Esprito Santo a entrada nestes dons, Temos de comear a operar nos dons do Esprito Santo logo depois de termos recebido o baptismo no Esprito Santo. O poder do Esprito Santo vem sobre ns nesse instante e temos de comear a libertar esse poder atravs de uma das manifestaes do Esprito Santo. Joel 2:28. Acontecer depois que derramarei o meu Esprito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizaro, os vossos ancios tero sonhos, os vossos mancebos tero vises. Actos 1:8. Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm, como em toda a Judia e Samria, e at aos confins da terra. Nove Dons Espirituais 1 Corntios 12:4-10. Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. E h diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo. E h diversidade de operaes, mas o mesmo Deus que opera tudo m todos.

22

Instrumentos Importantes para o Ministrio A cada um, porm, dada a manifestao do Esprito para o proveito comum. Porque a um, pelo Esprito, dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia; a outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas.
Nota: A New International Version utiliza a expresso distinguindo os espritos.Como esta uma forma muito mais descritiva do dom do discernimento de espritos, utiliz-la-emos ao longo deste estudo.

TODOS OS DONS PARA CADA CRENTE No versculo sete, os dons do Esprito so chamados manifestaes do Esprito. So todos dados a cada crente para o bem comum. No operar em algum dos nove dons do Esprito Santo o mesmo que rejeitar aquilo que para proveito de todos! Tal crente estar a perder os importantes resultados do crescimento espiritual e do ministrio eficaz que Deus planeou para a sua vida. 1 Corntios 12:7. A cada um, porm, dada a manifestao do Esprito para o proveito comum. Ministrio Total ao Corpo Paulo no s ensinou sobre os dons do Esprito Santo em 1 Corntios como tambm abordou as funes dos dons no culto cristo. Em 1 Corntios 11, discutiu a sua aplicao adequada na igreja e depois, no final do mesmo captulo, a atitude certa para tomar a Ceia do Senhor. Tem havido muita confuso quanto ao uso das palavras do versculo oito a um dado e a outro. Pelo uso destas palavras, aprendemos que cada um de ns tem de funcionar apenas num nico dom ou talvez dois. Esse ensino errado. Paulo estava a ensinar de que modo os dons devem funcionar no culto cristo. Uma pessoa no tem de operar em todos os dons em cada culto. O culto para ministrar ao corpo. Um opera num dom e outro crente num outro dom. Na medida em que formos sensveis ao Esprito Santo, cada crente pode ministrar aos outros membros do corpo atravs dos dons do Esprito Santo. Somos todos de igual importncia uns para os outros quando permitimos que os dons do Esprito Santo fluam. 1 Corntios 12:11,12. Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um s corpo, assim tambm Cristo. 23

Vida Sobrenatural Procurando os Dons para Edificar a Igreja Temos de procurar os dons espirituais no para nos exaltarmos, mas para podermos participar na edificao do corpo de Cristo. 1 Corntios 14:12. Assim tambm vs, j que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificao da igreja. Note-se o uso da palavra dons no plural. Todos os dons servem para edificar o corpo de Cristo e no para exaltar uma pessoa. Cada crente tem um ministrio. Alguns crentes so chamados por Deus para os cinco ministrios (Apstolo, Profeta, Mestre, Evangelista ou Pastor). Os nove dons espirituais podem operar mais livremente atravs desses crentes porque esto mais inclinados a permitir que o Esprito Santo flua dessa maneira. Quando comeam a operar mais numa rea do que noutra, esses dons podem tornar-se proeminentes no seu ministrio. Cada crente devia operar em todos os dons. No devem recear parecerem tontinhos. Devem estar dispostos a avanar e a arriscar cometerem erros. a nica forma de aprender. De todos os discpulos, apenas Pedro caminhou sobre as guas. Foi o nico que se disps a correr o risco de sair do barco. Desejando Ansiosamente Dons Maiores 1 Corntios 12:31. Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente. Os maiores dons a operar com fluncia na vida de um crente so aqueles que so necessrios para cada ocasio a fim de poder cumprir o ministrio que Deus lhe deu. EXEMPLOS DE QUEM PROCUROU DEUS COM DILIGNCIA Exemplo de Jacob Gnesis 32:24-30. Jac, porm, ficou s; e lutava com ele um homem at o romper do dia. Quando este viu que no prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jac, enquanto lutava com ele. Disse o homem: Deixa-me ir, porque j vem rompendo o dia. Jac, porm, respondeu: No te deixarei ir, se me no abenoares. Perguntou-lhe, pois: Qual o teu nome? E ele respondeu: Jac. Ento disse:

24

Instrumentos Importantes para o Ministrio No te chamars mais Jac, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. Perguntou-lhe Jac: Dize-me, peo-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abenoou. Pelo que Jac chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada. Jesus Conta uma Parbola
Pedindo Po

Lucas 11:5-13. Disse-lhes tambm: Se um de vs tiver um amigo, e se for procur-lo meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me trs pes, pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e no tenho o que lhe oferecer; e se ele, de dentro, responder: No me incomodes; j est a porta fechada, e os meus filhos esto comigo na cama; no posso levantar-me para te atender. Digo-vos que, ainda que no se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunao, se levantar e lhe dar quantos pes ele precisar.
Pedir, Procurar, Bater

Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-; pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-. E qual o pai dentre vs que, se o filho lhe pedir po, lhe dar uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dar por peixe uma serpente? Ou, se pedir um ovo, lhe dar um escorpio? Se vs, pois, sendo maus, sabeis dar boas ddivas aos vossos filhos, quanto mais dar o Pai celestial o Esprito Santo queles que lho pedirem? Despertar os Dons 2 Timteo 1:6. Por esta razo te lembro que despertes o dom de Deus, que h em ti pela imposio das minhas mos. RENDENDO-TE A DEUS Torna-te Disponvel Romanos 6:13. Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justia. Romanos 12:1. Rogo-vos pois, irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional.

25

Vida Sobrenatural Move-te no Domnio do Esprito Como crentes cheios do Esprito, j no podemos andar conforme a nossa velha natureza. Temos de aprender a viver numa nova dimenso sobrenatural, no domnio do Esprito Santo. Ao vivermos pelo Esprito, seremos continuamente sensveis a Ele. Seremos sobrenaturalmente naturais. A operao dos dons espirituais ser uma parte diria da nossa vida. 1 Corntios 2:14. Ora, o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque para ele so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente. Glatas 5:25. Se vivemos pelo Esprito, andemos tambm pelo Esprito.

PERGUNTAS DE REVISO 1. Indique os nove dons do Esprito Santo.

2. Como os dons do Esprito Santo so dados a cada crente para proveito de todos, qual a razo de alguns dos dons tenderem a operar mais livremente atravs de certos crentes?

3. Qual a razo de devermos desejar os maiores donsque so especialmente importantes para cumprimento do ministrio a que Deus nos chamou?

26

Lio Cinco

Os Dons Categorizados e Definidos


Nota para o Professor: Para esta lio, deve preparar exemplos extrados da sua experincia pessoal a fim de ilustrar a operao dos dons do Esprito Santo e depois encorajar os alunos a compartilharem as suas experincias, medida que operam nesses dons. Deste modo, perceber-se- de forma muito mais clara a diferena e a operao dos dons).

NOVE ESCRITURAS REFEREM OS DONS ESPIRITUAIS 1 Corntios 12:1. Ora, a respeito dos dons espirituais, no quero, irmos, que sejais ignorantes. 1 Corntios 13:2. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistrios e toda a cincia, e ainda que tivesse toda f, de maneira tal que transportasse os montes, e no tivesse amor, nada seria. 1 Corntios 14:1,12. Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Assim tambm vs, j que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificao da igreja. 2 Timteo 1:6. Por esta razo te lembro que despertes o dom de Deus, que h em ti pela imposio das minhas mos. Hebreus 2:4. Testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodgios, e por mltiplos milagres e dons do Esprito Santo, distribudos segundo a sua vontade. 1 Pedro 4:10. Servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graa de Deus. Romanos 1:11. Porque desejo muito ver-vos, para vos comunicar algum Dom espiritual, a fim de que sejais fortalecidos. Provrbios 18:16. O presente do homem alarga-lhe o caminho, e leva-o presena dos grandes. NOVE DONS DO ESPRITO Os nove dons do Esprito so reas em que o Esprito Santo manifesta a Sua Presena. So expresses da graa de Deus em operao no mundo de hoje. So manifestaes do poder de Deus a ministrar para o bem da humanidade. 1 Corntios 12:7-10. A cada um, porm, dada a manifestao do Esprito para o proveito comum. Porque a um, pelo Esprito, dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Esprito, a 27

Vida Sobrenatural palavra da cincia; a outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas. Dons para Todos Nunca foi inteno de Deus que as pessoas sobrevivessem neste mundo sem participarem do domnio do esprito. Atravs do baptismo no Esprito Santo, recebem cada dom necessrio para ganhar as batalhas desta vida. Deus Esprito. Satans um esprito. O homem um esprito. Efsios 6:12. Pois no contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os prncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqidade nas regies celestes. Os dons do Esprito Santo so-nos dados para serem usados. No so trofus concedidos como prmio por um servio fiel. Os dons so ferramentas que equipam o crente para a batalha nesta vida. TRS GRUPOS OS CATEGORIAS Dons de Inspirao Vocal ~ (Falar) Lnguas Interpretao de Lnguas Profecia Dons de Revelao ~ (Ouvir) Distinguir os Espritos Palavra de Conhecimento Palavra de Sabedoria Dons de Poder ~ (Fazer) Dom de F Dons de Cura Operao de Milagres DONS DE INSPIRAO VOCAL Os trs primeiros dons que estudaremos so os dons de inspirao vocal. So o Esprito Santo a falar-nos e a faz-lo atravs de ns. Os dons de inspirao vocal manifestam-se quando Deus fala sobrenaturalmente aos crentes. Quando os crentes operam nestes dons, os outros so fortalecidos, encorajados

28

Os Dons Categorizados e Definidos e confortados. Quando Deus traz correco, nunca traz condenao atravs destes dons. Lnguas O dom de lnguas uma expresso vocal sobrenatural de uma inspirao fornecida pelo Esprito Santo usando os rgos normais da voz. uma lngua que o falante nunca aprendeu nem compreende naturalmente. A lngua falada pode ser uma lngua celeste usada pelos anjos ou uma lngua humana. O dom de lnguas pode ser compreendida por um ouvinte por ser uma lngua que ele conhea. Interpretao O dom de interpretao de lnguas a explicao sobrenatural fornecida pelo Esprito de uma expresso vocal de uma mensagem numa outra lngua. No uma operao, ou processo da mente natural. dada pelo Esprito de Deus. Interpretao significa explicar, expor ou revelar. No uma traduo literal, palavra por palavra. Profecia O dom da profecia uma expresso vocal sobrenatural e espontnea de inspirao numa lngua desconhecida que fortalece, encoraja e estimula o corpo de Cristo. uma mensagem directa vinda de Deus para uma pessoa em particular ou um grupo de pessoas. DONS DE REVELAO Pelos dons de revelao, Deus revela espritos, conhecimento ou sabedoria ao seu povo numa situao particular. Estes dons podem ser-nos concedidos atravs de lnguas e interpretao ou do dons de profecia. Podem sernos dados atravs de sonhos, vises ou conhecimento interior. Distinguindo os Espritos A distino de espritos uma perspectiva sobrenatural do mundo espiritual. Mostra a categoria de esprito ou espritos que se encontra por trs de uma pessoa, uma situao, uma aco ou uma mensagem. Trs reas de espritos que se devem distinguir so: De Deus ~ Deus e os Seus anjos. De Satans ~ Satans e os seus demnios.

29

Vida Sobrenatural Do esprito humano ~ a carne ou o homem natural. Palavra de Conhecimento A palavra de conhecimento a revelao sobrenatural de certos factos, presentes ou passados, fornecida pelo Esprito Santo, sobre uma pessoa ou situao que no podem ser conhecidos atravs da mente natural. Este dom transmite informao proveniente de Deus que no pode ser obtida de forma natural. Este dom uma palavra, uma parte, no o quadro total, no todo o conhecimento de Deus sobre um dado assunto. Lida com informao actual. Mostra as coisas como elas so aqui e agora. Palavra de Sabedoria A palavra de sabedoria uma revelao sobrenatural do Esprito Santo dando ao crente a sabedoria de Deus sobre a forma de agir, baseada no conhecimento natural ou sobrenatural. Revela o plano e o propsito de Deus para a nossa vida e ministrio. revela o que Deus gostaria de fazer j, no imediato, ou no futuro prximo ou distante. Revela o que um indivduo ou um grupo deve fazer e como agir segundo a vontade de Deus. A palavra de sabedoria opera em geral com a palavra de conhecimento. DONS DE PODER Nos dons de poder, Deus liberta o Seu poder que flui atravs de Deus. Deus fala-nos ~ dons vocais. Ele revela-nos coisas ~ dons de revelao. Ele liberta o Seu poder atravs de ns ~ dons de poder. Dom de F O dom de f uma f sobrenatural para uma poca e propsito especficos. um dom de poder para a realizao de uma dada tarefa numa dada situao em que nos encontremos num determinado momento. Operao de milagres A operao de milagres a interveno sobrenatural no curso normal da natureza. a demonstrao do poder de Deus pela qual as leis da natureza so alteradas, suspensas ou controladas durante um perodo de tempo. A operao de milagres uma interrupo e suspenso temporrias da ordem natural pela manifestao do poder sobrenatural de Deus.

30

Os Dons Categorizados e Definidos Dons de Cura Os dons de cura so a transmisso sobrenatural s pessoas do poder sarador de Deus. So descritos como dons (plural), uma vez que h muitas formas de transmitir ou ministrar cura aos doentes. So manifestaes sobrenaturais do Esprito Santo e no so a mesma coisa que a cincia mdica. PROCURA O DADOR E OS DONS Fome e Sede Mateus 5:6. Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque eles sero fartos. Procura a Mente do Esprito Romanos 8:5-6. 5. Pois os que so segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que so segundo o Esprito para as coisas do Esprito. Porque a inclinao da carne morte; mas a inclinao do Esprito vida e paz. Romanos 8:13,14. Porque, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Esprito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que so guiados pelo Esprito de Deus, esses so filhos de Deus. Recebe a Manifestao 1 Corntios 12:7. A cada um, porm, dada a manifestao do Esprito para o proveito comum. Joo 14:12. Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que cr em mim, esse tambm far as obras que eu fao, e as far maiores do que estas; porque eu vou para o Pai. 2 Timteo 1:6. Por esta razo te lembro que despertes o dom de Deus, que h em ti pela imposio das minhas mos. Mantm continuamente os dons do Esprito a arder dentro de ti! PERGUNTAS DE REVISO 1. Indique e defina cada um dos dons vocais de inspirao. 2. Indique e defina cada um dos dons de revelao. 3. Indique e defina cada um dos dons de poder.

31

Lio Seis

Dons Vocais de Inspirao Lnguas e Interpretao


1 Corntios 12:8-10. Porque a um, pelo Esprito, dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia; a outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas.

Nove Dons Do Esprito Santo


Inspirao Vocal Revelao Lnguas Distinguindo Espritos Interpretao De Lnguas Palavra De Conhecimento Profecia Palavra De Sabedoria DONS DE LNGUAS ~ INTERPRETAO ~ PROFECIA Introduo Os dons de inspirao vocal manifestam-se quando Deus fala sobrenaturalmente aos crentes. Quando os crentes operam nestes dons, os outros so fortalecidos, encorajados e confortados. Embora Deus possa trazer correco, nunca traz condenao atravs destes dons. 1 Corntios 14:3. Mas o que profetiza fala aos homens para edificao, exortao e consolao. Sabendo que estes dons esto sujeitos falibilidade do vaso humano que est a falar, a palavra entregue nunca deve ser considerada com a mesma autoridade que a Escritura. Deve ser sempre julgada e aferida cuidadosamente para ver se ela provm mesmo de Deus. 1 Corntios 14:29. E falem os profetas, dois ou trs, e os outros julguem. Para Todos os Crentes Como estudmos na Lio n Trs, a manifestao de lnguas para todos os crentes no momento em que recebem o baptismo no Esprito Santo. Paulo instruiu os crentes a orar para receberem a interpretao. 1 Corntios 14:13. Por isso, o que fala em lngua, ore para que a possa interpretar. Poder Dom De F Dons De Cura Operao De Milagres

32

Dons Vocais de Inspirao~ Lnguas e Interpretao Paulo tambm declara que o dom de profecia de mais benefcio que o de lnguas e que o seu desejo era que todos profetizassem. 1 Corntios 14:5. Ora, quero que todos vs faleis em lnguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza maior do que aquele que fala em lnguas, a no ser que tambm interprete para que a igreja receba edificao. Todos devemos falar em lnguas. Todos devemos orar para podermos interpretar. Contudo, melhor profetizar. Com este ensino de Paulo, podemos assumir que estes trs dons de inspirao vocal so para cada crente. COMPARANDO OS DONS VOCAIS DE INSPIRAO Lnguas e interpretao Os dons de lnguas e interpretao de lnguas so os mais fceis de exercitar. So os mais vulgares e, portanto, os mais sujeitos a abusos. Uma mensagem em lnguas deve ser dada antes de mais algum receber uma mensagem de Deus atravs do dom de interpretao. Assim, os dons de lnguas e interpretao fluem em conjunto. Lnguas e Profecia Quando algum fala na sua lngua sobrenatural, est a falar de mistrios com Deus. 1 Corntios 14:2-5. Porque o que fala em lngua no fala aos homens, mas a Deus; pois ningum o entende; porque em esprito fala mistrios. Quando algum pronuncia uma profecia, est a ajudar outros crentes. v. 3. Mas o que profetiza fala aos homens para edificao, exortao e consolao. Falar em lnguas edifica no Esprito o crente individual. O dom de profecia edifica a igreja. v. 4. O que fala em lngua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. A profecia maior porque edifica directamente a igreja. v. 5. Ora, quero que todos vs faleis em lnguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza maior do que aquele que fala em lnguas, a no ser que tambm interprete para que a igreja receba edificao. A palavra igreja utilizada nove vezes neste captulo, indicando a importncia do uso dos dons para a igreja.

33

Vida Sobrenatural Porqu Lnguas? Porqu Profecia? Qual a razo de Deus numa ocasio falar atravs de lnguas e interpretao e noutra atravs de profecia? 1 Corntios 14:22. De modo que as lnguas so um sinal, no para os crentes, mas para os incrdulos; a profecia, porm, no sinal para os incrdulos, mas para os crentes. As lnguas so um sinal para o incrdulo. A interpretao de lnguas a mensagem de Deus para o Seu corpo. A profecia para o crente. A profecia exige um nvel superior de f para a sua operao, quando no h lnguas que libertem a manifestao deste dom. DOM DE LNGUAS Definio O dom de lnguas uma expresso vocal sobrenatural de inspirao dada pelo Esprito Santo, utilizando a voz normal. uma lngua que o orador nunca aprendeu nem compreende racionalmente. A mensagem falada pode ser uma lngua celeste usada pelos anjos ou uma lngua humana. O dom de lnguas pode ser eventualmente compreendida pelo ouvinte. Compreendendo as Lnguas O dom de lnguas, um dos nove dons espirituais, deve distinguir-se da manifestao de falar em lnguas que a lngua sobrenatural do louvor e da intercesso recebida quando um crente baptizado no Esprito Santo. No dom de lnguas, Deus est a falar ao homem. A manifestao da nossa orao e louvor em lnguas a actuao do Esprito Santo atravs do esprito do homem a falar com Deus. Uma situao no sentido de Deus para o homem e a outra do homem para Deus. Lnguas em Operao Quando a uno est sobre um crente que d num culto pblico uma mensagem em lnguas que no compreendida pelas pessoas, a mensagem deve ser seguida pelo dom de interpretao de lnguas. 1 Corntios 14:27. Se algum falar em lngua, faa-se isso por dois, ou quando muito trs, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. Quando um grupo est a cantar em lnguas, um momento de louvor oferecido directamente ao Pai. No h necessidade de interpretao aps um tempo de louvor. Se

34

Dons Vocais de Inspirao~ Lnguas e Interpretao houver pessoas no grupo que no compreendam o que acabou de acontecer, deve explicar-se o que significa cantar em lnguas. Em Pblico Pode ser entregue uma mensagem que no compreendida pela pessoa que a pronuncia, mas por outra presente no grupo. Actos 2:4-6. E todos ficaram cheios do Esprito Santo, e comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito lhes concedia que falassem. Habitavam ento em Jerusalm judeus, homens piedosos, de todas as naes que h debaixo do cu. Ouvindo-se, pois, aquele rudo, ajuntou-se a multido; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua prpria lngua. Finalidade Deus deseja falar ao Seu povo. Uma forma de o fazer hoje atravs da operao do dom de lnguas juntamente com o de interpretao de lnguas. INSTRUES PARA O SEU USO Estar Ungido Quando Deus deseja dar uma mensagem em lnguas ao corpo, a pessoa atravs de quem Ele fala essa mensagem sentir o impulso do Esprito Santo nesse sentido. Tal pessoa experimentar uma uno e uma incitao do Esprito, com um sentimento profundo no seu esprito para dar uma mensagem em lnguas no momento adequado do culto. No deve interromper o fluir do culto, o que est a ser dito ou feito no momento, mas deve esperar pelo momento oportuno. No esqueamos que o Esprito Santo nunca se interrompe a si prprio. Ser Reconhecido Em grandes assembleias de crentes, melhor ser reconhecido pela liderana antes de dar a mensagem. A Bblia diz para reconhecer os que trabalham entre vs. Uma mensagem s dada se houver algum que a interprete. Caso contrrio, quem est a dar a mensagem em lnguas fica espera de ser interpretado. Falar Com Clareza A mensagem no deve ser gritada, mas falada com clareza, com a emoo transmitida pelo Esprito. Por exemplo, por vezes o Esprito d a mensagem com ousadia ou alegria. Ao falar, expresse as emoes que estiver a sentir.

35

Vida Sobrenatural

Ter Interpretao Quando uma mensagem dada, deve fazer-se um momento de silncio enquanto os crentes esperam que Deus d a interpretao atravs do dom de interpretao. 1 Corntios 14:19,28. Todavia na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que possa tambm instruir os outros, do que dez mil palavras em lngua. Mas, se no houver intrprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. Apenas Trs! Paulo instruiu a igreja de que em circunstncias normais no deveria haver num culto mais de trs mensagens individuais em lnguas. 1 Corntios 14:27. Se algum falar em lngua, faa-se isso por dois, ou quando muito trs, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. No Deve ser Proibido Falar em lnguas o nico dom que nos dito no devemos proibir. 1 Corntios 14:39. Portanto, irmos, procurai com zelo o profetizar, e no proibais o falar em lnguas. Outros Dons Quando o dom de lnguas est em operao, o dom de interpretao e o dom de distinguir os espritos esto tambm em operao. Falaremos mais deste assunto ao estudarmos esses dons. DOM DE INTERPRETAO Definio O dom de interpretao de lnguas a explicao do significado dada sobrenaturalmente pelo Esprito na lngua dos ouvintes de uma expresso vocal de uma mensagem, numa outra lngua. No uma operao ou entendimento racional. dado pelo Esprito de Deus. Interpretao significa explicar, expor ou revelar. No uma traduo literal, palavra por palavra. Uma pessoa que fala num pas estrangeiros pode necessitar de um intrprete. Isso no um dom do Esprito, mas antes a capacidade de a pessoa que compreende e fala fluentemente ambas as lnguas.

36

Dons Vocais de Inspirao~ Lnguas e Interpretao No Tem a Mesma Extenso A interpretao pode no ter a mesma extenso que a mensagem original em lnguas. E isso por duas razes. Esta no exactamente uma tradio. uma interpretao e pode no necessitar de tantas palavras para declarar o que foi dito no Esprito ou pode at exigir mais palavras. A pessoa que interpreta pode mover-se no dom de profecia. Em geral, h uma diferente uno. Quando temos conscincia do movimento do Esprito Santo, sabemos ver a diferena. Finalidade O dom de interpretao tem um alvo principal que tornar inteligvel aos ouvintes o dom de lnguas de modo que a igreja possa saber o que foi dito e seja assim edificada. OPERAO DO DOM DE INTERPRETAO Em Pblico As mesmas regras que se aplicam ao falar em lnguas num culto pblico so as mesmas para a operao do dom de interpretao. O Esprito Santo nunca faz nada de forma confusa. A pessoa pode dar a mensagem em lnguas e depois a interpretao. Algum pode falar e outra dar a interpretao. Por vezes, uma pessoa pode comear a interpretar e outra terminar. Isto pode suceder quando a pessoa for nefita na interpretao e se sentir assustada ao avanar em f. Ento, algum mais experiente no dom de interpretao de lnguas pode concluir a mensagem. Na operao dos dons do Esprito nunca deve ser permitida uma atitude competitiva. Uma atitude do gnero Eu dou melhor rendimento que tu no provm de Deus. Na operao dos dons do Esprito, sempre necessrio que o dom de distino de espritos esteja em operao. Quando os dons esto a operar livremente num culto, a pessoa que dirige responsvel por discernir os espritos de cada operao e interromper tudo quanto seja contrrio Palavra e/ou ao Esprito de Deus. Em Privado Paulo declarou que orava mais em lnguas que todos os outros, mas acrescentou que num culto falava em profecia. Se no falava em lnguas no culto, deve ter escrito sobre a hiptese de falar em lnguas em privado.

37

Vida Sobrenatural Paulo tambm nos instrui para orarmos pelo dom de interpretao. 1 Corntios 14:13-15. Por isso, o que fala em lngua, ore para que a possa interpretar. Porque se eu orar em lngua, o meu esprito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutfero. Que fazer, pois? Orarei com o esprito, mas tambm orarei com o entendimento; cantarei com o esprito, mas tambm cantarei com o entendimento. Ao orarmos em lnguas em privado, devemos pedir a Deus que nos d a interpretao. Em geral, quando estamos perturbados com uma situao e principiamos a orar em lnguas, comeamos ento a orar na nossa prpria lngua. Podemos dar connosco a orar coisas que nem conhecemos ou a pedir a Deus que resolva o problema de uma maneira que anteriormente no compreendamos. Este o dom de interpretao de lnguas em operao na nossa vida privada de orao. No necessrio que interpretemos tudo quanto em privado ormos em lnguas. Muitas vezes, estamos a louvar a Deus e no preciso a interpretao. Ou talvez no Esprito estivemos a orar a resposta, mas Deus no quer que a resposta nos seja revelada nessa ocasio. 1 Corntios 14:2. Porque o que fala em lngua no fala aos homens, mas a Deus; pois ningum o entende; porque em esprito fala mistrios. Ao operarmos no dom de interpretao em privado, estamos a preparar-nos para operar no dom de interpretao em pblico. RECEBENDO ESTE DOM Com todos os dons do Esprito, a pessoa deve estar numa relao adequada com Deus para que o dom opere livremente. Somos instrudos a pedir ao Pai que opere livremente os dons mais necessrios no nosso ministrio, pelo que o primeiro passo a dar pedir! Quando a interpretao surge, pode aparecer com algumas palavras iniciais e depois o resto vir quando falamos essas palavras em f. Podemos receber imagens, smbolos ou um pensamento. Por vezes, uma mensagem dada atravs do cntico e a interpretao pode tambm ser dada a cantar. Ateno! Ningum recebe uma interpretao de lnguas que seja condenatria porque a condenao vem de Satans.

38

Dons Vocais de Inspirao~ Lnguas e Interpretao Ningum dar uma interpretao que contradiga a Palavra de Deus. Uma interpretao contnua nunca corrigir o que outra pessoa a operar no dom de interpretao de lnguas j disse. O lder, em amor, ter de corrigir a pessoa que no esteja a fluir no Esprito e depois pedir ou dar a interpretao correcta. O Esprito Santo tambm nos deu o dom de distinguir os espritos e muito importante que este dom esteja em operao quando os dons de inspirao vocal estiverem a ser exercitados. Estudaremos mais este assunto na lio que trata do dom de distinguir os espritos. Contudo, por agora, importante compreender que tal como devemos orar pelo dom de interpretao quando uma mensagem dada em lnguas, tambm temos de orar pelo dom de distinguir os espritos. Deus nunca comete um erro, mas todos ns somos humanos e os homens erram. Deus deu a cada um de ns a responsabilidade de saber que esprito estamos a ouvir. JESUS E OS DONS VOCAIS DE INSPIRAO Jesus operou em todos os dons do Esprito, excepto os dons de lnguas e interpretao. No temos nenhum registo de ter usado na Sua vida estes dons. Exercitar importante no gastarmos o nosso tempo apenas a aprender factos. As lnguas e a interpretao s podem ser compreendidas quando estiverem em operao! Agora que chegou ao fim desta lio, gaste algum tempo em louvor e permita que o Esprito Santo opere atravs de si nos dons de lnguas e interpretao.

PERGUNTAS DE REVISO 1. Explique por palavras suas em que consiste o dom de lnguas.

2. Explique em que consiste o dom de interpretao de lnguas.

3. Como deve ser dada uma mensagem em lnguas ou em interpretao de lnguas?

39

Lio Sete

Dons Vocais de Inspirao Dom de Profecia


1 Corntios 12:8-10. Porque a um, pelo Esprito, dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia; a outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas.

Nove Dons Do Esprito Santo


Inspirao Vocal Revelao Poder Lnguas Distinguindo Espritos Interpretao De Lnguas Palavra De Conhecimento Profecia Palavra De Sabedori DONS DE PROFECIA Definio O dom de profecia uma expresso vocal espontnea e sobrenatural de inspirao numa lngua conhecida que fortalece, encoraja e conforta o corpo de Cristo. uma mensagem directa da parte de Deus a uma pessoa ou grupo particular de pessoas. A palavra grega usada para profecia propheteia e significa falar o pensamento e o conselho de Deus. Propsito O propsito do dom de profecia fortalecer, encorajar e confortar. 1 Corntios 14:3. Por isso, o que fala em lngua, ore para que a possa interpretar.
Fortalecer ou Edificar

Dom De F Dons De Cura Operao De Milagres

No seu significado etimolgico, fortalecer ou edificar significa erigir ou construir. 1 Corntios 14:4,5. O que fala em lngua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. Ora, quero que todos vs faleis em lnguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza maior do que aquele que fala em lnguas, a no ser que tambm interprete para que a igreja receba edificao.

40

Dons Vocais de Inspirao ~ Dom de Profecia


Encorajar ou Exortar

A palavra traduzida por encorajar um termo grego que significa chamar para mais perto de Deus. O dicionrio diz que encorajar dar coragem, inspirar com esperana ou fornecer ousadia.
Confortar

Regressando a 1 Corntios 14:3, a palavra grega paramuthia significa fundamentalmente falar de muito perto a algum e denota consolao. O dicionrio diz que confortar aliviar ou diminuir a dor ou a perturbao, consolar, animar ou alegrar. A PROFECIA Parte da Mente de Deus A profecia parte do pensamento de Deus ~ no o quadro total. 1 Corntios 13:9. Porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos. O Maior dos Trs Dons A profecia o maior dos dons de inspirao vocal. 1 Corntios 14:1,5,39. Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Ora, quero que todos vs faleis em lnguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza maior do que aquele que fala em lnguas, a no ser que tambm interprete para que a igreja receba edificao. Portanto, irmos, procurai com zelo o profetizar, e no proibais o falar em lnguas. Sinal para os Descrentes 1 Corntios 14:24,25. Mas, se todos profetizarem, e algum incrdulo ou indouto entrar, por todos convencido, por todos julgado; os segredos do seu corao se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorar a Deus, declarando que Deus est verdadeiramente entre vs. No Irrevogvel Jeremias 18:7,8. Se em qualquer tempo eu falar acerca duma nao, e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir, e se aquela nao, contra a qual falar, se converter da sua maldade, tambm eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe.

41

Vida Sobrenatural

DONS PARA SEREM JULGADOS Alertas! A profecia para um grupo particular de pessoas num momento particular, atravs de uma pessoa particular. No deve receber o mesmo crdito que a Palavra escrita de Deus. A pessoa ou pessoas que ouve a profecia pode dar mensagem uma conotao diferente daquilo que o Esprito de Deus disse. A pessoa que d a profecia humana e, portanto, falvel. Algumas das chamadas profecias so dadas com base no desejo, interesse ou preocupao de quem a pronuncia e at pode provir de um esprito mentiroso. A pessoa que d uma profecia num grupo de crentes deve ser conhecida deles. Se a pessoa estranha ao grupo, mas sente que tem uma profecia, deve identificar-se e pedir autorizao ao lder do grupo antes de falar. Avaliando com Cuidado Profecia, lnguas e interpretao de lnguas devem ser julgadas pela Palavra e pelo Esprito. Os dons de inspirao vocal devem ser avaliados cuidadosamente pela pessoa ou pessoas que ouvem a mensagem. 1 Corntios 14:29-32. E falem os profetas, dois ou trs, e os outros julguem. Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam cosolados; pois os espritos dos profetas esto sujeitos aos profetas. Julgar Apesar de apstolo, Paulo instruiu-os a julgar a sua mensagem. 1 Corntios 10:15. Falo como a entendidos; julgai vs mesmos o que digo. SETE TESTES A APLICAR PROFECIA, LNGUAS E INTERPRETAO Concorda com a Escritura Uma palavra de Deus falada nunca contradiz a Sua Palavra escrita. Deus no muda o Seu ensino. Temos de julgar tudo quanto parea novo apreciando-o luz de todos os ensinamentos da Escritura sobre esse assunto. No pode haver conflito.

42

Dons Vocais de Inspirao ~ Dom de Profecia Glatas 1:8. Mas, ainda que ns mesmos ou um anjo do cu vos pregasse outro evangelho alm do que j vos pregamos, seja antema. Fruto na Vida da Pessoa verdade que apenas Deus pode julgar uma pessoa, mas todos ns somos responsveis por conhecermos os frutos daqueles cujas verdades recebemos. Mateus 7:15,16a. Guardai-vos dos falsos profetas, que vm a vs disfarados em ovelhas, mas interiormente so lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis... Glorifica Cristo A mensagem glorifica Cristo? A mensagem traz glria pessoa a quem a mensagem dada? Joo 16:13,14. Quando vier, porm, aquele, o Esprito da verdade, ele vos guiar a toda a verdade; porque no falar por si mesmo, mas dir o que tiver ouvido, e vos anunciar as coisas vindouras. Ele me glorificar, porque receber do que meu, e volo anunciar. Apocalipse 19:10b...adora a Deus; pois o testemunho de Jesus o esprito da profecia. Cumprida Se uma mensagem vem de Deus, ir acontecer, talvez no no nosso tempo, mas ir suceder. Deuteronmio 18:20-22. Mas o profeta que tiver a presuno de falar em meu nome alguma palavra que eu no tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrer. E, se disseres no teu corao: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra no se cumprir, nem suceder assim, esta a palavra que o Senhor no falou; com presuno a falou o profeta; no o temers. Ezequiel 12:25. Porque eu sou o Senhor; falarei, e a palavra que eu falar se cumprir. No ser mais adiada; pois em vossos dias, casa rebelde, falarei a palavra e a cumprirei, diz o Senhor Deus. Conduz a Deus H falsas profecias e h falsos profetas. Uma profecia do Senhor aproxima-nos sempre mais de Deus. Uma mensagem de Satans afasta-nos de Deus! Deuteronmio 13:1-3. 1 Se se levantar no meio de vs profeta, ou sonhador de sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodgio, e suceder o sinal ou prodgio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos aps outros deuses ~ deuses que nunca conhecestes ~

43

Vida Sobrenatural e sirvamo-los! no ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos est provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso corao e de toda a vossa alma. Traz Libertao Uma mensagem que deixa deprimida magoada ou com um peso no seu esprito uma pessoa que procura servir a Deus no de Deus. I Corntios 14:3 Mas o que profetiza fala aos homens para edificao, exortao e consolao. Romanos 8:15 Porque no recebestes o esprito de escravido, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o esprito de adoo, pelo qual clamamos: Aba, Pai! Testemunha interior Ns temos o Espirito Santo dentro de ns e se ns aprendermos a ouvir, Ele vai testemunhar para ns se a mensagem de Deus. 1 Joo 2:20,27 Ora, vs tendes a uno da parte do Santo, e todos tendes conhecimento. E quanto a vs, a uno que dele recebestes fica em vs, e no tendes necessidade de que algum vos ensine; mas, como a sua uno vos ensina a respeito de todas as coisas, e verdadeira, e no mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei. Efsios 1:17-19. Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glria, vos d o esprito de sabedoria e de revelao no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso corao, para que saibais qual seja a esperana da sua vocao, e quais as riquezas da glria da sua herana nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operao da fora do seu poder. PROFECIAS PESSOAIS Se uma pessoa recebe uma profecia pessoal, deve julg-la por estes sete testes. S depois de terem sido aplicados que esta mensagem deve ser considerada uma verdadeira palavra vinda do Senhor. Sete Testes Concorda com a Escritura? Quais so os frutos da vida de quem a entrega? Glorifica Cristo? Aproxima-nos ou afasta-nos de Deus? Traz libertao ou produz servido? Qual o testemunho do Esprito? 44

Dons Vocais de Inspirao ~ Dom de Profecia Cumpre-se? Servio Pessoal Especialmente na rea da profecia pessoal, devemos ter conscincia das profecias de servio pessoal. Por outras palavras, saber se essa profecia promove o orgulho de quem a recebe. Tu s especial... Chamei-te para fazeres algo que mais ningum fez... Coloca a pessoa numa posio de especial importncia? Escutem este homem/mulher porque enviei-o/a a... Confirmao A mensagem confirma o que o Senhor j te disse? Se a mensagem algo completamente novo, mas testaste os espritos e sabes que a pessoa de Deus, recebe a mensagem no teu esprito e aguarda que a confirmao surja de uma outra forma ou atravs de uma outra pessoa. Julga-as A profecia pessoal tem sido mal utilizada no passado, mas isso no significa que as profecias pessoais devam ser rejeitadas em bloco. Pelo contrrio, gasta o tempo necessrio para as julgar, recebendo-as depois. Se uma profecia te alerta para uma situao ou para uma pessoa com quem ests envolvido ou pensas vir a estar envolvido, gasta algum tempo a orar pela relao e pede ao Senhor que te d mais conhecimento sobre essa rea. boa prtica escrever as profecias para poderes rev-las no futuro. Podem ser uma grande fonte de encorajamento e consolao, embora, como j dissemos, nunca devam ocupar o lugar da Palavra COMPARAO ENTRE O DOM DA PROFECIA E A CHAMADA DE UM PROFETA O dom de profecia no a mesma coisa que a chamada de um profeta. Deus estabeleceu cinco ministrios. Efsios 4:11. E ele deu uns como apstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres. Dom de Ministrio de Profeta Cada crente tem o privilgio de operar no dom da profecia, mas nem todos os crentes tm a chamada de profeta. 1 Corntios 12:7,28,29. A cada um, porm, dada a manifestao do Esprito para o proveito comum.

45

Vida Sobrenatural E a uns ps Deus naigreja, primeiramente apstolos, e segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de lnguas. Porventura so todos apstolos? so todos profetas? so todos mestres? so todos operadores de milagres? Por exemplo, as quatro filhas de Filipe operavam no dom de profecia, mas Deus enviou gabo a Paulo como profeta para lhe entregar uma mensagem de orientao. Todos Podem Profetizar 1 Corntios 14:31. Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam cosolados. Apesar de o dom de profecia funcionar atravs de uma pessoa, isso no significa que seja profeta. O DOM DE PROFECIA PARA OS DIAS DE HOJE? A Palavra de Deus profetizou que haveria profecia nos nossos dias. Joel Escreveu Joel 2:28. Acontecer depois que derramarei o meu Esprito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizaro, os vossos ancios tero sonhos, os vossos mancebos tero vises. Pedro Disse 2 Pedro 1:19. E temos ainda mais firme a palavra proftica qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, at que o dia amanhea e a estrela da alva surja em vossos coraes. Lucas Citou Actos 2:16-18. Mas isto o que foi dito pelo profeta Joel: E acontecer nos ltimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Esprito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizaro, os vossos mancebos tero vises, os vossos ancios tero sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Esprito naqueles dias, e eles profetizaro. Paulo Explicou 1 Corntios 13:8-13. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, sero aniquiladas; havendo lnguas, cessaro; havendo cincia, desaparecer; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que perfeito, ento o que em parte ser aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

46

Dons Vocais de Inspirao ~ Dom de Profecia Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas ento veremos face a face; agora conheo em parte, mas ento conhecerei plenamente, como tambm sou plenamente conhecido. Agora, pois, permanecem a f, a esperana, o amor, estes trs; mas o maior destes o amor. At Aparecer o Perfeito A profecia estar na igreja at aparecer o que perfeito. Alguns tm sugerido que as palavras quando vier o que perfeito se referem ao cnon completo da Escritura, sugerindo assim que certos dons foram temporrios at as Escrituras estarem completas. Contudo, no contexto, vemos que estas palavras so uma clara referncia ao dia em que veremos Jesus Cristo face a face. INSTRUES PARA USO DA PROFECIA O dom de profecia diferente do dom de lnguas na medida em que opera segundo a nossa vontade. Podemos receber uma profecia num lugar privado ou num culto. O dom de profecia opera com frequncia durante um tempo de louvor e adorao ou aps um tempo de operao do dom de lnguas e interpretao de lnguas. Em Privado Podemos receber uma profecia sobre algo em que estivemos a meditar ou a orar para nossa prpria edificao. Pode ser ou no algo que partilharemos mais tarde em pblico. Em Pblico
Sob o Controlo da Pessoa

A pessoa que transmite a profecia deve estar em pleno controlo de si prpria. 1 Corntios 14:32. Pois os espritos dos profetas esto sujeitos aos profetas.
Voz Natural

A profecia deve ser apresentada numa voz natural a menos que o Esprito Santo altere o tom de voz por uma questo de nfase.
Linguagem Contempornea

A profecia deve ser pronunciada de modo normal, com palavras simples, modernas e facilmente compreendidas. Evite expresses antigas e desactualizadas que podem desviar a ateno da simplicidade da mensagem.

47

Vida Sobrenatural

No com Emoes Extremas

Uma profecia no deve ser apresentada com grande emoo porque isso em geral distrai o ouvinte do contedo da mensagem. No deve ser gritada mas pronunciada com uma voz clara.
Evita Repeties Nervosas

A pessoa que d a profecia deve evitar repetir constantemente a mesma frase. Assim diz o Senhor em geral repetido de forma nervosa. Se a mensagem vem realmente do Senhor, o Seu Esprito confirm-la- no esprito dos ouvintes. PERGUNTAS DE REVISO 1. O que o dom de profecia?

2. Compare o dom de profecia com as lnguas e interpretao.

3. Quais so os sete testes que devemos usar para saber se uma mensagem vem de Deus?

48

Lio Oito

Dom de Revelao Distinguindo os Espritos


1 Corntios 12:8-10. Porque a um, pelo Esprito, dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia; a outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas.

Nove Dons Do Esprito Santo


Inspirao Vocal Revelao Poder Lnguas Distinguindo Espritos Interpretao De Lnguas Palavra De Conhecimento Profecia Palavra De Sabedori OS DONS DE REVELAO Introduo Os dons de revelao manifestam-se quando Deus revela sobrenaturalmente a identidade, natureza ou actividade de espritos, ou quando de forma natural revela conhecimento ou sabedoria ao Seu povo. Esta revelao vem nossa mente atravs dos nossos espritos na forma de um pensamento, impresso, sentimento, sonho ou viso. Os trs dons de revelao so o discernimento de espritos (ou distino de espritos), a palavra de conhecimento e a palavra de sabedoria. Tal como os dons de inspirao vocal actuam juntos, tambm os dons de revelao fluem juntos como se fossem um s. Separamo-los neste estudo para os compreendermos melhor. Ao aprendermos as diversas manifestaes do Esprito Santo, sentimo-nos mais livres para os receber na nossa vida. Pode haver alguma confuso na nossa mente quanto a saber se estamos a operar na palavra de sabedoria, na palavra de conhecimento ou no discernimento de espritos. Uma razo para a confuso o facto de em geral estarmos a operar em mais de um destes dons. No necessrio saber que dom estamos a receber. Podemos permitir que eles fluam atravs de ns, conforme a vontade de Deus. Dom De F Dons De Cura Operao De Milagres

49

Vida Sobrenatural Para Exemplo O dom de distino de espritos pode alertar-nos para o facto de a pessoa por quem vamos orar estar dominada por um esprito demonaco. Ento, uma palavra de sabedoria pode dizer-nos quando e como ministrar pessoa para a obteno de resultados imediatos. DISTINGUINDO OS ESPRITOS Definio O dom de distino de espritos um discernimento sobrenatural do domnio do mundo espiritual. Revela o tipo de esprito ou espritos que se encontra por trs de uma pessoa, situao, aco ou mensagem. um conhecimento no nosso esprito transmitido pela revelao sobrenatural relativo fonte, natureza e actividade de qualquer esprito. A palavra distinguir diz-se em Grego diakrisis e significa uma discriminao evidente. O Que No No o dom de discernimento ~ esse dom no mencionado na Bblia. A verso Joo Ferreira de Almeida refere-se ao dom de discernimento de espritos, no ao dom de discernimento. Discernimento uma operao da sabedoria humana na rea da alma. Distinguir os espritos no uma leitura mental ou uma concluso mental, nem um discernimento psicolgico. No ser-se crtico ou dedutivo. A distino de espritos no discernir o carcter ou as falhas. Mateus 7:1. No julgueis, para que no sejais julgados. TRS REAS DA ACTIVIDADE ESPIRITUAL Quando estamos a operar na distino de espritos, importante compreender que h trs reas de actividade espiritual. A distino dos espritos actua nestas trs reas e no apenas no campo dos espritos demonacos. Essas reas so: Esprito de Deus Esprito humano Reino de Satans

50

Dom de Revelao ~ Distinguindo os Espritos Esprito de Deus O Esprito de Deus inclui os Seus anjos celestes que so enviados para batalhar por ns e dar-nos as Suas mensagens. Esprito Humano O esprito humano escolhe entre o Esprito de Deus e o reino de Satans ou entre o bem e o mal. Atravs do processo de associao e deciso, o esprito humano reflecte quer a natureza divina quer a carnal. O esprito humano pode estar cheio do amor de Deus e, portanto, exibir um comportamento puro e amoroso atravs da pessoa ou pode estar cheio de hipocrisia, mentiras e ira e exibir um comportamento hostil e egosta. Satans e Demnios Existe um reino mau de Satans e dos seus demnios. Alguns exemplos so espritos de cobia, inveja, orgulho, mentira, feitiaria e rebelio. PROPSITO DO DOM DE DISTINGUIR OS ESPRITOS Quando operamos no dom de distino de espritos, podemos testar os espritos que se encontram por trs de uma expresso de lnguas, interpretao ou profecia. Na libertao e na cura, podemos saber que espritos esto presentes. No discernimos apenas os maus espritos, mas tambm o esprito humano de uma pessoa ou a a presena de seres anglicos. Em tempos de necessidade, o crente pode receber uma forte impresso da presena de um anjo ou de espritos maus. Com a distino de espritos em operao no corpo de Cristo: os santos que esto em servido so libertos; os planos de Satans so desmascarados; o pecado pode ser erradicado do meio dos santos; podem detectar-se as falsas revelaes. Importncia do Dom Todos os dons servem um propsito especfico e sero proveitosos para todos. Contudo, no se tem ensinado muito sobre a distino de espritos. 1 Joo 4:1-3. Amados, no creiais a todo esprito, mas provai se os espritos vm de Deus; porque muitos falsos profetas tm sado pelo mundo. Nisto conheceis o Esprito de Deus: todo esprito que confessa que Jesus Cristo veio em carne de Deus; 51

Vida Sobrenatural e todo esprito que no confessa a Jesus no de Deus; mas o esprito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora j est no mundo. Para Nossa Proteco Esta falta de ensino deixou desprotegido o corpo de Cristo! Cada crente devia orar pelo derramamento deste dom de distino de espritos para sua proteco pessoal, da famlia e de todo o corpo de Cristo. ENGANO O Apstolo Paulo Alertou Paulo alertou-nos para o engano que nos rodeia.
Falsos Apstolos Obreiros Enganadores

2 Corntios 11:13-15. Pois os tais so falsos apstolos, obreiros fraudulentos disfarando-se em apstolos de Cristo. E no de admirar, porquanto o prprio Satans se disfara em anjo de luz. No muito, pois, que tambm os seus ministros se disfarcem em ministros da justia; o fim dos quais ser conforme as suas obras.
Desviados da F

1 Timteo 4:1,2. Mas o Esprito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostataro da f, dando ouvidos a espritos enganadores, e a doutrinas de demnios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e tm a sua prpria conscincia cauterizada.
Com Forma de Santidade

2 Timteo 3:1-9. Sabe, porm, isto, que nos ltimos dias sobreviro tempo penosos; pois os homens sero amantes de si mesmos, gananciosos, presunosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, mpios, sem afeio natural, implacveis, caluniadores, incontinentes, cruis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparncia de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te tambm desses. Porque deste nmero so os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres nscias carregadas de pecados, levadas de vrias concupiscncias; sempreaprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade. E assim como Janes e Jambres resistiram a Moiss, assim tambm estes resistem verdade, sendo homens corruptos de entendimento e rprobos quanto f. No iro, porm, avante; porque a todos ser manifesta a sua insensatez, como tambm o foi a daqueles. 52

Dom de Revelao ~ Distinguindo os Espritos


Indo de Mal a Pior

2 Timteo 3:13.Mas os homens maus e impostores iro de mal a pior, enganando e sendo enganados. A NOSSA RESPONSABILIDADE!
Prova os Espritos

Nunca foi inteno de Deus deixar-nos indefesos contra os maus espritos. Ele ordenou-nos que provssemos os espritos e deu-nos instrues sobre o modo de agir. Deunos o dom de distinguir os espritos para podermos saber o que se passa nossa volta. 1 Joo 4:1-6. Amados, no creiais a todo esprito, mas provai se os espritos vm de Deus; porque muitos falsos profetas tm sado pelo mundo. Nisto conheceis o Esprito de Deus: todo esprito que confessa que Jesus Cristo veio em carne de Deus;
Que Prova Essa?

E todo esprito que no confessa a Jesus no de Deus; mas o esprito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora j est no mundo. Filhinhos, vs sois de Deus, e j os tendes vencido; porquemaior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo. Eles so do mundo, por isso falam como quem do mundo, e o mundo os ouve. Ns somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem no de Deus no nos ouve. Assim que conhecemos o esprito da verdade e esprito do erro. DUAS REAS DE ENGANO Engano Humano
Gente Rebelde

Os homens enganam-se uns aos outros por muitas razes, mas o lucro financeiro e um desejo de posio e adorao so trs das principais causas. Tito 1:10. Porque h muitos insubordinados, faladores vos, e enganadores, especialmente os da circunciso, Romanos 16:18.Porque os tais no servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os coraes dos

53

Vida Sobrenatural

Iinocentes.
Ananias e Safira

Atravs deste dom, Pedro discerniu que o corao de Ananias e Safira estava cheio das mentiras de Satans. Retiveram uma poro do dinheiro que fora prometido para o ministrio. A distino de espritos defende o corpo de Cristo contra a infiltrao de enganadores. Actos 5:1-3. Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,e reteve parte do preo, sabendo-o tambm sua mulher; e levando a outra parte,a depositou aos ps dos apstolos. Disse ento Pedro: Ananias, por que encheu Satans o eu corao, para que mentisses ao Esprito Santo e retivesses parte do preo do terreno?
Impostores

2 Timteo 3:13. Mas os homens maus e impostores iro de mal a pior,enganando e sendo enganados. Engano Satnico 2 Joo 1:7.Porque j muitos enganadores saram pelo mundo, os quais noconfessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal o enganador e o anticristo. Mateus 24:24. porque ho de surgir falsos cristos e falsos profetas, e faro grandes sinais e prodgios; de modo que, se possvel fora, enganariam at os escolhidos. Pela distino de espritos, podemos saber quando estamos a ser enganados por Satans atravs de pessoas ou situaes ou pelas prprias pessoas. Este conhecimento revelado torna-se a nossa proteco. JESUS OPEROU NA DISTINO DE ESPRITOS s o Cristo Temos dois exemplos de afirmaes produzidas por Pedro. Uma veio de Deus e a outra de Satans. Tal como Jesus operou na distino de espritos, podemos ver que tambm necessitamos de operar neste dom. Mateus 16:16,17. Respondeu-lhe Simo Pedro: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado s tu, Simo Barjonas, porque no foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que est nos cus. A declarao de Pedro no proveio do conhecimento humano mas foi revelada pelo Pai.

54

Dom de Revelao ~ Distinguindo os Espritos

Satans Repreendido Pouco depois da declarao atrs referida, Pedro repreendeu Jesus, dizendo que Ele no tinha de passar pelo sofrimento. Podemos argumentar que foi a preocupao de Pedro por Jesus que o levou a impedi-Lo. Por outras palavras, superficialmente a sua afirmao no parecia errada. Mas Jesus chamou Satans a Pedro porque discerniu o esprito que estava na origem da afirmao de Pedro. Mateus 16:22,23. E Pedro, tomando-o parte, comeou a repreend-lo, dizendo:Tenha Deus compaixo de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecer. Ele, porm, voltando-se, disse a Pedro: Para trs de mim,Satans, que me serves de escndalo; porque no ests pensando nas coisas que so de Deus, mas sim as que so dos homens. Esprito Surdo e Mudo Jesus ministrou frequentemente cura falando ao esprito causador do problema. Marcos 9:25b. ..dizendo: Esprito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e nunca mais entres nele. EXEMPLO DO VELHO TESTAMENTO ~ DISTINGUINDO ESPRITOS O Servo V o Mundo Espiritual Eliseu orou para que o seu servo visse o mundo dos espritos. 2 Reis 6:16,17. Respondeu ele: No temas; porque os que esto conosco somais do que os que esto com eles. E Eliseu orou, e disse: Senhor, peo-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moo, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu. Sempre que algum v o mundo espiritual ~ revelar espritos bons ou maus, isso distinguir os espritos. semelhana de Eliseu, devemos orar para que os nossos olhos espirituais se abram. Isaas Viu Isaas 6:1. No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam templo.

55

Vida Sobrenatural

EXEMPLO DO NOVO TESTAMENTO ~ DISTINGUINDO OS ESPRITOS Paulo e a Criada


Boas Palavras de um Esprito Mau

Actos 16:16-18 Ora, aconteceu que quando amos ao lugar de orao, nos veio ao encontro uma jovem, que tinha um esprito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores. Ela, seguindo a Paulo e a ns, clamava, dizendo: So servos do Deus Altssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvao. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao esprito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu. Era o esprito de adivinhao existente nesta rapariga a tentar ocultar a sua existncia, fazendo uma declarao acertada. O que a rapariga dizia era verdade. -nos dito que Paulo ficou perturbado durante vrios dias. Porqu? Paulo estava espera de conhecer o esprito dela
Motivo

muito possvel que os espritos que estavam dentro dela procurassem algum reconhecimento por associao com a mensagem de Paulo. O DOM DE DISTINO DOS ESPRITOS HOJE No Sejas Ignorante Recorda-te ~ Deus no quer que ignoremos os espritos que nos rodeiam ~ os espritos com que lidamos ~ os espritos que existem na nossa zona. No podemos limitar-nos a pensar que uma determinada coisa est certa; temos de saber quais os espritos que esto a actuar a mando de Deus. S saberemos qual o esprito em que a pessoa est a operar quando Deus nos mostrar. 1 Joo 4:6. Ns somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem no deDeus no nos ouve. Assim que conhecemos o esprito da verdade e o esprito do erro. Pertencemos a Deus e temos o direito de conhecer a diferena entre os espritos da verdade e os espritos do erro.

56

Dom de Revelao ~ Distinguindo os Espritos

Entra em Aco Deus no revela maus espritos ao crente sem um propsito. Sempre que os maus espritos so discernidos, devem ser imediatamente amarrados ou expulsos, dependendo das circunstncias. Marcos 16;17. E estes sinais acompanharo aos que crerem: em meu nome expulsaro demnios; falaro novas lnguas; Lucas 10:19,20. Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpies, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos far dano algum. Contudo, no vos alegreis porque se vos submetem os espritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos cus. J recebeste poder sobre o inimigo. Jesus j nos disse o que fazer. Expulsar os demnios. Pisar serpentes e escorpies. Vencer todo o poder do inimigo. No nos alegrarmos por os espritos se nos sujeitarem mas por pertencermos a Deus. Somos alertados para o perigo de tentar obter os dons do Esprito Santo pelos motivos errados. O PERIGO DE MOTIVOS ERRADOS Simo Actos 8:7-9. Pois saam de muitos possessos os espritos imundos, clamando em alta voz; e muitos paralticos e coxos foram curados; pelo que houve grande alegria naquela cidade. Ora, estava ali certo homem chamado Simo, que vinha exercendo naquela cidade a arte mgica, fazendo pasmar o povo da Samria, e dizendo ser ele uma grande personagem. Actos 8:13,18-24. E creu at o prprio Simo e, sendo batizado, ficou de contnuo com Filipe; e admirava-se, vendo os sinais e os grandes milagres que se faziam.
Ofereceu Dinheiro

Quando Simo viu que pela imposio das mos dos apstolos se dava o Esprito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dai-me tambm a mim esse poder, para que quele sobre quem eu impuser as mos, receba o Esprito Santo.
Denunciado por Pedro

Mas disse-lhe Pedro: V tua prata contigo perdio, poiscuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu no tens

57

Vida Sobrenatural parte nem sorte neste ministrio, porque o teu corao no reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu corao. Pedro discerniu o esprito que afectava as aces de Simo. Pois vejo que ests em fel de amargura, e em laos deiniqidade. Respondendo, porm, Simo, disse: Rogai vs por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha sobre mim. Bar-Jesus
Ops-se aos Apstolos

Actos 13:6-12. Havendo atravessado a ilha toda at Pafos, acharam um certo mago, falso profeta, judeu, chamado BarJesus, que estava com o procnsul Srgio Paulo, homem sensato. Este chamou a Barnab e Saulo e mostrou desejo de ouvir a palavra de Deus. Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a f do procnsul.
Claramente Identificado

Todavia Saulo, tambm chamado Paulo, cheio do Esprito Santo, fitando os olhos nele, disse: filho do Diabo, cheio de todo o engano e de toda a malcia, inimigo de toda a justia, no cessars de perverter os caminhos retos do Senhor? Agora eis a mo do Senhor sobre ti, e ficars cego, sem ver o sol por algum tempo.
Julgamento

Imediatamente caiu sobre ele uma nvoa e trevas e, andando roda, procurava quem o guiasse pela mo. Ento o procnsul, vendo o que havia acontecido, creu maravilhando-se da doutrina do Senhor.

PERGUNTAS DE REVISO 1. Explique por palavras suas em que consiste o dom de distino dos espritos.

2. Qual a razo da importncia para si da operao deste dom?

3. Descreva trs reas de actividade espiritual com que estamos envolvidos.

58

Lio Nove

Dom de Revelao Palavra de Conhecimento


1 Corntios 12:8-10. Porque a um, pelo Esprito, dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia; a outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas.

Nove Dons Do Esprito Santo


Inspirao Vocal Revelao Poder Lnguas Distinguindo Espritos Interpretao De Lnguas Palavra De Conhecimento Profecia Palavra De Sabedori A PALAVRA DE CONHECIMENTO Definio A palavra de conhecimento uma revelao sobrenatural dada pelo Esprito Santo de certos factos, presentes ou passados sobre algum ou uma situao que no foram apreendidos pela mente natural. Em geral, interrompe os pensamentos naturais da nossa mente. Surge como um pensamento, uma palavra, um nome, um sentimento, uma impresso, uma viso ou como um conhecimento interior. Tal como uma palavra uma pequena poro de uma frase, tambm a palavra de conhecimento uma pequena parte do conhecimento total da situao revelado por Deus. A palavra de conhecimento no desculpa para no gastar tempo a estudar a Palavra de Deus. 2 Timteo 2:15. Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. A palavra de conhecimento, contudo, no o conhecimento que provm de anos de comunho com o Senhor e do tempo gasto com a Sua Palavra. Quatro Tipos de Conhecimento
Humano

Dons Operao

Dom De F De Cura De Milagres

O conhecimento humano adquire-se naturalmente atravs dos estudos, da investigao cientfica e da experincia de vida. Esta rea de conhecimento tem produzido muitas

59

Vida Sobrenatural coisas boas. Mas sem o conhecimento de Deus, os pensamentos errados tm produzido concluses incompletas ou erradas.
Mal Sobrenatural

Alguns adquirem o conhecimento do sobrenatural proveniente de uma fonte maligna atravs da feitiaria, do envolvimento com o oculto, com a adorao de dolos, com divindades religiosas, com investigao metafsica e outras reas satnicas. Esta rea de conhecimento pode ser muito atraente e deve ser rejeitada por completo. Deus probe-a.
Conhecimento Espiritual

O conhecimento de reas espirituais comea no momento em que aceitamos Jesus como nosso Salvador. Joo 17:3. E a vida eterna esta: que te conheam a ti, o nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. Este conhecimento aumenta atravs do estudo da Bblia, dos ensinos, da orao e da comunho com Deus.
Palavra de Conhecimento

A revelao sobrenatural divina de certos factos, presentes ou passados, que no foram aprendidos atravs do raciocnio humano. Propsito Nunca foi inteno de Deus que o Seu povo vivesse ao nvel natural. Somos seres espirituais e temos de aprender a actuar no domnio do Esprito para nossa proteco e dos que nos rodeiam. H muitas razes que levam Deus a desejar comunicar connosco atravs da palavra de conhecimento. Um dos principais alvos ajudar e assistir no aperfeioamento dos propsitos de Deus no meio do Seu povo. A palavra de conhecimento ser revelada, entregue e ministrada de tal maneira que traga sempre glria a Deus, nunca ao homem. Ajudar e assistir os crentes a ministrar, ao mesmo tempo que aponta para Deus como a sua origem. Ajuda-nos a ministrar com eficcia e segurana. Alerta-nos para o perigo, traz encorajamento, revela o pecado e mantm-nos na linha na nossa vida diria e ministrio.
Para Todos

A palavra de conhecimento para operar atravs de todos os crentes? Sim! 1 Corntios 12:7. A cada um, porm, dada a manifestao do Esprito para o proveito comum.

60

Dom de Revelao ~ Palavra de Conhecimento

Exemplo de Ananias

Ananias no foi apstolo, pastor, evangelista ou mestre. Era um leigo, um crente normal. A Bblia chama-lhe discpulo. Actos 9:10-12. Ora, havia em Damasco certo discpulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em viso: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor. Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele est orando; e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mos, para que recuperasse a vista. Deus revelou a Ananias: o nome da rua o nome de Saulo que Saulo tivera uma viso. O contedo dessa viso foi tanto uma palavra de conhecimento como uma palavra de sabedoria. O conhecimento eram os factos; a sabedoria foi a revelao do que Ananias devia fazer e do que iria acontecer. PALAVRA DE CONHECIMENTO EM OPERAO Podemos ver algo no esprito em torno de uma pessoa ou lugar. Podemos ouvir uma palavra ou uma frase no nosso homem interior. Podemos sentir no nosso corpo uma manifestao de algo que diz respeito a uma outra pessoa. O facto de termos recebido uma palavra de conhecimento no significa que temos de agir de imediato nela. Em geral, precisamos de esperar que uma palavra de sabedoria nos diga como proceder. Noutras ocasies, a palavra de conhecimento e de sabedoria operam em simultneo e permitem um cumprimento imediato do propsito de Deus. Uma palavra de conhecimento pode ser usada por Deus para confrontar outra pessoa que esteja a viver uma situao pecaminosa. Tais palavras devem ser dadas em amor, em geral em privado e sempre quando operando na palavra de sabedoria! Alertas! O Esprito Santo no d palavras de conhecimento para promover uma pessoa acima das outras. Cuidado com

61

Vida Sobrenatural qualquer palavra de conhecimento que exalte a pessoa ou um certo ministrio. Deus no lida com segredos. Jesus nunca operou por iniciativa prpria. Teve sempre o Seu Esprito sintonizado com o cu. Quando via o Pai a fazer ou a dizer algo, agia ento baseado nessa palavra de conhecimento ou de sabedoria. Joo 5:19. Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, seno o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Devemos sempre desconfiar de qualquer dom de revelao que acrescente factos aos incidentes bblicos. Uma palavra de conhecimento reflecte sempre a palavra de Deus escrita. Sendo o Esprito Santo o autor da Palavra, nunca ir alterar ou mudar o que escreveu. Qualquer facto que mude ou acrescente algo salvao ou ao conhecimento da Divindade deve ser rejeitado como no proveniente de Deus. Se o Esprito de Deus est a mover-se numa certa rea de pensamento ou ministrio durante um culto, no haver uma verdadeira palavra de conhecimento que se mova de repente numa rea completamente diferente. Deus espera que actuemos baseados na revelao, mas ela deve encaixar-se no fluir, na uno e no momento certo de cada reunio particular. Devemos seguir as instrues do Esprito Santo de acordo com o programa de Deus e as Suas ordens. Ele nunca foi autor da confuso. EXEMPLOS DE PALAVRA DE CONHECIMENTO NO VELHO TESTAMENTO Aas Alertado para o Engano Deus avisou o profeta Aas para um engano levantado contra ele. 1 Reis 14:2-6. E disse Jeroboo a sua mulher: Levanta-te, e disfara-te, para que no conheam que s mulher de Jeroboo, e vai a Sil. Eis que l est o profeta Aas, o qual falou acerca de mim que eu seria rei sobre este povo. Leva contigo dez pes, alguns bolos e uma botija de mel, e vai ter com ele; ele te declarar o que h de suceder a este menino. Assim, pois, fez a mulher de Jeroboo; e, levantando-se, foi a Sil, e entrou na casa de Aas. Este j no podia ver, pois seus olhos haviam cegado por causa da velhice. O Senhor, porm, dissera a Aas: Eis que a mulher de Jeroboo vem consultar-te sobre seu filho, que est doente. Assim e assim lhe falars; porque h de ser que, entrando ela, fingir ser outra.

62

Dom de Revelao ~ Palavra de Conhecimento Sucedeu que, ouvindo Aas o rudo de seus ps, ao entrar ela pela porta, disse: Entra, mulher de Jeroboo; por que te disfaras assim? Pois eu sou enviado a ti com duras novas. A palavra de conhecimento e a palavra de sabedoria estiveram em operao quando o Senhor lhe disse: Quem ela era ~ mulher de Jeroboo. A razo da vinda dela ~ pedir ajuda para o filho O que ele devia dizer ~ assim dirs O que ela ia fazer ~ fingir ser outra pessoa. Ento, Aas comeou a profetizar-lhe sobre o fim do reinado de Jeroboo. A sua palavra de conhecimento relativa a este engano deu sua profecia muito mais credibilidade. Elias Encorajado Depois de o profeta Elias ter mandado vir fogo de Deus no monte Carmelo, Jezabel ameaou a sua vida. Elias fugiu e desanimado de todo, clamou a Deus.
Tira a minha Vida

1 Reis 19:4,14. Ele, porm, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: J basta, Senhor; toma agora a minha vida, pois no sou melhor do que meus pais.
S Eu Fiquei

Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exrcitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
Deus Tinha 7000

Deus respondeu, 1 Reis 19:18. Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que no se dobraram a Baal, e toda boca que no o beijou. Geazi Denunciado A palavra de conhecimento operou mais vezes atravs de Eliseu do que de outra pessoa do Velho Testamento. Depois de ser curado, Naam ofereceu-se por duas vezes para recompensar Eliseu, mas o profeta recusou qualquer tipo de pagamento ou expresso de gratido.
Mentiu a Naam

2 Reis 5:20-27. Quando Naam j ia a uma pequena distncia, Geazi, moo de Eliseu, o homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este srio Naam, no recebendo da mo dele coisa alguma do que trazia; vive o Senhor, que hei de correr atrs dele, e receber dele alguma coisa.

63

Vida Sobrenatural Foi, pois, Geazi em alcance de Naam. Este, vendo que algum corria atrs dele, saltou do carro a encontr-lo, e perguntou: Vai tudo bem? Respondeu ele: Tudo vai bem. Meu senhor me enviou a dizer-te: Eis que agora mesmo vieram a mim dois mancebos dos filhos dos profetas da regio montanhosa de Efraim; d-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupa. Disse Naam: S servido de tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupa, e p-los sobre dois dos seus moos, os quais os levaram adiante de Geazi.
Escondeu o Roubo

Tendo ele chegado ao outeiro, tomou-os das mos deles e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e eles se foram.
Mentiu a Eliseu

Mas ele entrou e ps-se diante de seu amo. Ento lhe perguntou Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo no foi a parte alguma. Eliseu vira sobrenaturalmente (uma operao da palavra de conhecimento) tudo quanto Geazi fizera. Descreveu em pormenor o que vira atravs deste dom.
Ficou Leproso

Eliseu porm, lhe disse: Porventura no foi contigo o meu corao, quando aquele homem voltou do seu carro ao teu encontro? Era isto ocasio para receberes prata e roupa, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto a lepra de Naam se pegar a ti e tua descendncia para sempre. Ento Geazi saiu da presena dele leproso, branco como a neve. Alertado para o Plano Inimigo Eliseu estava to sintonizado com a voz de Deus que o rei srio comeou a procurar o traidor nas suas fileiras. Depois, o seu servo disse-lhe que Eliseu, o profeta, revelara ao rei de Israel as palavras que ele pronunciara no seu quarto! 2 Reis 6:9-12. E o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os srios esto descendo ali. Pelo que o rei de Israel enviou quele lugar, de que o homem de Deus lhe falara, e de que o tinha avisado, e assim se salvou. Isso aconteceu no uma s vez, nem duas. Turbou-se por causa disto o corao do rei da Sria que chamou os seus servos, e lhes disse: No me fareis saber quem dos nossos pelo rei de Israel?

64

Dom de Revelao ~ Palavra de Conhecimento Respondeu um dos seus servos: No assim, rei meu senhor, mas o profeta Eliseu que est em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua cmara de dormir. PALAVRA DE CONHECIMENTO NA VIDA DE JESUS Quando estudamos a vida de Jesus, fcil pensar: Oh, Ele podia fazer isso, Ele agia como Deus. Mas Jesus colocou de lado as suas prerrogativas de Deus e viveu neste mundo exactamente da forma como Ado devia ter andado. Ele o nosso exemplo. As coisas que Ele fez, ns tambm devemos realizar! Ele operou nesta terra no poder do Esprito Santo, semelhana do que os crentes hoje devem fazer. A Mulher Samaritana Quando estava a falar com a mulher junto ao poo, Ele recebeu uma palavra de conhecimento relativa aos seus maridos. Este conhecimento de algo de que no poderia ter conscincia naturalmente levou salvao de muita gente daquela aldeia. importante reparar que apesar de Jesus saber muita coisa de condenatrio sobre a mulher, no usou esse conhecimento para a condenar. Atravs da palavra de sabedoria, usou o conhecimento para a levar salvao. Joo 4:16-18,39-42. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem c. Respondeu a mulher: No tenho marido.
Tiveste Cinco

Disse-lhe Jesus: Disseste bem: No tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens no teu marido; isso disseste com verdade. E muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra da mulher, que testificava: Ele me disse tudo quanto tenho feito.
Resultado ~ Muitos Creram.

Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram por causa da palavra dele; e diziam mulher: J no pela tua palavra que ns cremos; pois agora ns mesmos temos ouvido e sabemos que este verdadeiramente o Salvador do mundo. O Cego Jesus sabia que a causa da cegueira do homem no se devia ao seu pecado ou ao de seu pai. Naturalmente, no havia hiptese de ter descoberto. Foi atravs da palavra de conhecimento. Joo 9:3. Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.

65

Vida Sobrenatural Pagar Impostos Por ocasio do pagamento do imposto devido aos romanos, Jesus mandou Pedro ir pescar um peixe, abrir-lhe a boca e extrair a moeda de que necessitavam. Uma vez mais, naturalmente no havia forma de ter sabido isto. Mateus 17:27. Mas, para que no os escandalizemos, vai ao mar, lana o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrars um estter; toma-o, e d-lho por mim e por ti. Na Pscoa Jesus sabia que os discpulos iam encontrar um homem transportando um cntaro de gua. Deviam segui-lo at casa que tinha um aposento alto mobilado para o uso deles. Lucas 22:10-12. Respondeu-lhes: Quando entrardes na cidade, sair-vos- ao encontro um homem, levando um cntaro de gua; segui-o at a casa em que ele entrar. E direis ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde est o aposento em que hei de comer a pscoa com os meus discpulos? Ento ele vos mostrar um grande cenculo mobiliado; a fazei os preparativos. Quem Era o Traidor Jesus sabia quem O iria trair. Joo 13:26. Respondeu Jesus: aquele a quem eu der o pedao de po molhado. Tendo, pois, molhado um bocado de po, deu-o a Judas, filho de Simo Iscariotes. EXEMPLOS NO NOVO TESTAMENTO Cornlio Cornlio recebeu instrues atravs de uma viso. As instrues diziam que devia mandar chamar Pedro que lhe diria o que fazer. Actos 10:1-6. Um homem em Cesaria, por nome Cornlio, centurio da coorte chamada italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contnuo orava a Deus, cerca da hora nona do dia, viu claramente em viso um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornlio! Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que , Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas oraes e as tuas esmolas tm subido para memria diante de Deus; agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simo, que tem por sobrenome Pedro; este se acha hospedado com um certo Simo, curtidor, cuja casa fica beira-mar. [Ele te dir o que deves fazer.] A palavra de conhecimento revelou-lhe que:

66

Dom de Revelao ~ Palavra de Conhecimento o homem se chamava Simo Pedro. estava com Simo o tanoeiro. a casa ficava perto do mar. A palavra de conhecimento esteve em operao na revelao de factos, mas a palavra de sabedoria operou dizendo-lhe o que fazer. Pedro Pedro no entraria na casa de um gentio sem a interveno sobrenatural de Deus numa viso. Actos 10:17-19. Enquanto Pedro refletia, perplexo, sobre o que seria a viso que tivera, eis que os homens enviados por Cornlio, tendo perguntado pela casa de Simo, pararam porta. E, chamando, indagavam se ali estava hospedado Simo, que tinha por sobrenome Pedro.
Palavra de Conhecimento

Estando Pedro ainda a meditar sobre a viso, o Esprito lhe disse: Eis que dois homens te procuram. Pedro espantou-se com o que viu na viso. Ia contra tudo quanto lhe fora ensinado. Mas Deus confirmou de imediato a viso com a chegada dos homens. Nesta situao, a palavra de conhecimento abriu todo o mundo gentio ao evangelho de Jesus Cristo. Actos 10:44. Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Esprito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Como Cornlio orou, a palavra do conhecimento de Deus pde manifestar-se Paulo Em Listra, Paulo olhou e viu a f de um homem coxo. Essa foi a palavra de conhecimento em aco. Actos 14:8-10. Em Listra estava sentado um homem aleijado dos ps, coxo de nascena e que nunca tinha andado. Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha f para ser curado, disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus ps. E ele saltou, e andava. PERGUNTAS DE REVISO 1. Que tipo de conhecimento a palavra de conhecimento? Compare-a com outras reas de conhecimento. 2. De que modo uma pessoa pode receber uma palavra de conhecimento? 3. D uma ilustrao extrada da sua experincia envolvendo uma palavra de conhecimento em operao atravs de si.

67

Lio Dez

Dom de Revelao Palavra de Sabedoria


1 Corntios 12:8-10. Porque a um, pelo Esprito, dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia; a outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas.

Nove Dons Do Esprito Santo


Inspirao Vocal Revelao Poder Lnguas Distinguindo Espritos Interpretao De Lnguas Palavra De Conhecimento Profecia Palavra De Sabedori A PALAVRA DE SABEDORIA Definio O dom da palavra de sabedoria uma revelao sobrenatural do Esprito Santo dando ao crente a sabedoria de Deus para agir segundo o conhecimento natural ou sobrenatural. Revela o plano e o propsito de Deus para a nossa vida e ministrio, revela o que Deus se prope fazer imediatamente, no curto prazo ou no futuro prximo ou distante. Revela o que um indivduo ou um grupo deve fazer e como agir segundo a vontade de Deus. A palavra de sabedoria em geral opera e flui com a palavra de conhecimento. Surge de Muitas Formas A palavra de sabedoria surge de muitas formas: Uma voz interior, Atravs de uma viso quando acordados, Atravs de um sonho quando a dormir, Atravs de outras pessoas a operar nos dons de lnguas interpretao de lnguas, ou do dom de profecia. No Sabedoria Natural A palavra de sabedoria no um dom natural de sabedoria. uma palavra, uma frase, uma parte no o todo. Dons Dom De F De Cura Operao De Milagres

68

Dom de Revelao ~ Palavra de Sabedoria 1 Corntios 13:9. Porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos. Quando a palavra de sabedoria comea a operar, apenas uma poro da sabedoria de Deus partilhada com o crente. Deus revela uma poro limitada do Seu conhecimento ao crente atravs do esprito do homem. em geral dada rapidamente ao crente, interrompendo os padres naturais de pensamentos. Os pensamentos naturais do homem so momentaneamente fundidos e/ou misturados com os pensamentos de Deus. O resultado que o crente de repente toma conscincia do plano e propsito de Deus e do modo de agir segundo a perfeita vontade de Deus. Surge como uma impresso ou uma viso em que nos vemos no esprito a fazer algo de uma dada forma antes de isso realmente acontecer. 1 Corntios 2:11-13. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, seno o esprito do homem que nele est? assim tambm as coisas de Deus, ningum as compreendeu, seno o Esprito de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, seno o esprito do homem que nele est? assim tambm as coisas de Deus, ningum as compreendeu, seno o Esprito de Deus. as quais tambm falamos, no com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Esprito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Pede Sabedoria Quando Deus disse que todos ns podamos pedir sabedoria, estava a falar de sabedoria sobrenatural para operar no domnio natural. Tiago 1:5. Ora, se algum de vs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente e no censura, e ser-lhe- dada. Procura Sabedoria Quando permitimos ao Esprito Santo que opere atravs da nossa vida em palavras de sabedoria, podemos passar do domnio natural ao sobrenatural. Quando oramos por ns e pelos outros, podemos receber sabedoria sobrenatural que nos revela como orar e o que dizer. Satura-te da Palavra No devemos confundir a palavra de sabedoria com a sabedoria natural ou aprendida. No uma desculpa para no nos esforarmos por obter sabedoria, conforme nos ensina o livro de Provrbios. Provrbios 2:1-6. Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento

69

Vida Sobrenatural sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu corao ao entendimento. Sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; ento entenders o temor do Senhor, e achars o conhecimento de Deus. Porque o Senhor d a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento. Josu foi incitado a meditar na Palavra, dia e noite. Ao agir assim, estabelecemos um slido alicerce na Palavra, a partir do qual o dom da palavra de sabedoria pode operar. Josu 1:8. No se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele est escrito; porque ento fars prosperar o teu caminho, e sers bem sucedido. Propsito A palavra de sabedoria dada para proteco e instruo. A palavra de sabedoria em geral revela-nos como aplicar o conhecimento revelado atravs de uma palavra de conhecimento ou distino de espritos. Pode fornecer-nos uma indicao da forma como devemos orar numa dada situao. Pode dar-nos a chave que ajuda a pessoa com quem estamos a orar. De repente, o crente escuta no seu esprito palavras ou frases novas, criativas. Essas palavras em geral interrompem os processos naturais de pensamento como se tivessem sido injectadas espontaneamente na mente. a obra do Esprito Santo levando o crente a tomar conscincia da vontade de Deus para aquela situao. Pode acontecer em qualquer stio, em qualquer momento, por vezes quando menos esperamos. assim que sabemos tratar-se do Esprito Santo e no da nossa pessoa a pensar em tais coisas. Surge inesperadamente. Mas estas revelaes so sempre bemvindas para nos ajudar a levar a cabo o plano e o propsito de Deus para a situao. RECEBENDO A PALAVRA DE SABEDORIA Todos os dons do Esprito so recebidos atravs da f. Se no estivermos a operar num certo dom, podemos pedir a Deus que no-lo conceda. Mateus 7:7,8,11. Pedi, e dar-se-vos-; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-. Se vs, pois, sendo maus, sabeis dar boas ddivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que est nos cus, dar boas coisas aos que lhas pedirem?

70

Dom de Revelao ~ Palavra de Sabedoria Passos para receber a palavra de sabedoria: Orar e pedir a Deus que o dom de sabedoria se manifeste na nossa vida. Em f, esperar que Deus actue. Actuar conforme formos guiados, por muito louco que isso nos possa parecer. Aguardar a confirmao COMPARAES ENTRE AS PALAVRAS DE CONHECIMENTO E DE SABEDORIA A diferena entre a palavra de conhecimento e a palavra de sabedoria e o facto de a palavra de conhecimento lidar com factos presentes ou passados. A palavra de sabedoria lida com a compreenso do modo como estes factos devem ser tratados de acordo com o melhor plano de Deus. Como a palavra de conhecimento lida com factos no passado ou no presente, no lida com o futuro. A palavra de sabedoria lida com o futuro e a sabedoria sobrenatural agindo segundo a vontade de Deus revelada antes de as coisas acontecerem. Os Dons Actuam Juntos Com o propsito de estudo e como esto indicados separadamente em Corntios, estudaremos estes dois dons separadamente. Contudo, com muita frequncia, actuam de forma to ntima que difcil separ-los.
Joo em Patmos

Quando Joo estava exilado na ilha de Patmos, no tinha qualquer informao actualizada das igrejas da sia. Deus apareceu-lhe e revelou-lhe a condio actual das igrejas quando escreveu cartas a sete dessas igrejas. Isso foi a actuao do dom da palavra de conhecimento, uma vez que lidou com factos. Depois, Deus revelou-lhe o que cada igreja faria no futuro. Isso foi a palavra de sabedoria em aco.
Ananias

Como j vimos na lio Nove, Ananias recebeu muitos factos quando Deus lhe disse que fosse ter com Paulo e lhe impusesse as mos. Contudo, quando Ananias ainda receava ir ter com Saulo, Deus sossegou-o, revelando-lhe que tinha escolhido Saulo e as coisas que iriam acontecer-lhe no futuro. Isso foi a palavra de sabedoria em aco. JESUS OPEROU NA PALAVRA DE SABEDORIA importante recordar quando estudamos a vida de Jesus, que Ele se esvaziou dos Seus atributos divinos e actuou nesta Terra exactamente como os homens deviam agir.

71

Vida Sobrenatural A Mulher no Poo Jesus recebeu uma palavra de conhecimento de que a mulher junto do poo tivera cinco maridos e que estava a viver em adultrio com outro homem. Em vez de agir baseado neste conhecimento no domnio natural, Ele recebeu uma palavra de sabedoria e agiu por revelao sobrenatural. Em vez de a chamar adltera e de exigir que fosse apedrejada de acordo com a lei, agiu de acordo com a palavra de sabedoria que recebera (Joo 4:16-29). Ao operar na palavra de sabedoria, tambm seremos muito mais eficazes no nosso ministrio. Lzaro Quando Jesus soube da doena de Lzaro, soube de imediato que esta morte glorificaria a Deus atravs da sua ressurreio. Joo 11:4,14,17,23. Jesus, porm, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade no para a morte, mas para glria de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. Ento Jesus lhes disse claramente: Lzaro morreu. Chegando pois Jesus, encontrou-o j com quatro dias de sepultura. Respondeu-lhe Jesus: Teu irmo h de ressurgir. O Mancebo Rico Quando o mancebo foi ter com Jesus, perguntou-Lhe: Mateus 19:16b, 17,21 ...Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? Jesus no respondeu sua pergunta. Em vez disso, abordou o problema real. Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que bom? Um s bom; mas se que queres entrar na vida, guarda os mandamentos. Depois, Jesus indicou seis dos dez mandamentos. O mancebo insistiu que fizera todas essas coisas desde a sua mocidade. Foi ento que Jesus respondeu: Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e d-o aos pobres, e ters um tesouro no cu; e vem, segueme. Como que Jesus conhecia que o verdadeiro problema se encontrava no amor e no apego deste homem s suas riquezas? Atravs da operao da palavra de conhecimento. Como que Ele soube a melhor forma de abordar o problema? Atravs da operao da palavra de sabedoria.

72

Dom de Revelao ~ Palavra de Sabedoria Avisado de Perseguies Jesus avisou os discpulos que iriam ser sujeitos a perseguies, mas com este alerta, prometeu-lhes uma sabedoria sobrenatural. Lucas 21:12-15. Mas antes de todas essas coisas vos ho de prender e perseguir, entregando-vos s sinagogas e aos crceres, e conduzindo-vos presena de reis e governadores, por causa do meu nome. Isso vos acontecer para que deis testemunho. Proponde, pois, em vossos coraes no premeditar como haveis de fazer a vossa defesa; porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversrio poder resistir nem contradizer. EXEMPLOS DO VELHO TESTAMENTO Ezequias A vida de Ezequias foi prolongada. 2 Reis 20:1-6. Por aquele tempo Ezequias ficou doente, morte. O profeta Isaas, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Pe em ordem a tua casa porque morrers, e no vivers. Ento o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Lembra-te agora, Senhor, te peo, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de corao, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitssimo. E sucedeu que, no havendo Isaas ainda sado do meio do ptio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Volta, e dize a Ezequias, prncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua orao, e vi as tuas lgrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirs casa do Senhor. Acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mos do rei da Assria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim, e por amor do meu servo Davi. Dilvio Vindouro A revelao dada a No da vinda de um grande dilvio salvou a raa humana e os animais. Gnesis 6:12,13. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. Ento disse Deus a No: O fim de toda carne chegado perante mim; porque a terra est cheia da violncia dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra. O Concerto de Deus

73

Vida Sobrenatural Por vezes, a palavra de sabedoria incondicional. Um exemplo foi o concerto que Deus estabeleceu com No. Gnesis 9:12-16. E disse Deus: Este o sinal do pacto que firmo entre mim e vs e todo ser vivente que est convosco, por geraes perptuas: O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele ser por sinal de haver um pacto entre mim e a terra. E acontecer que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e aparecer o arco nas nuvens, ento me lembrarei do meu pacto, que est entre mim e vs e todo ser vivente de toda a carne; e as guas no se tornaro mais em dilvio para destruir toda a carne. O arco estar nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar do pacto perptuo entre Deus e todo ser vivente de toda a carne que est sobre a terra. Lot Avisado Por vezes, a palavra de sabedoria condicional e este um desses exemplos. Lot foi avisado para deixar Sodoma e como prestou ateno a esse aviso, a sua vida foi poupada. Outros no prestaram ateno ao aviso, desobedeceram e perderam-se. Gnesis 19:12-16. Ento disseram os homens a L: Tens mais algum aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens na cidade, tira-os para fora deste lugar; porque ns vamos destruir este lugar, porquanto o seu clamor se tem avolumado diante do Senhor, e o Senhor nos enviou a destru-lo. Tendo sado L, falou com seus genros, que haviam de casar co suas filhas, e disse-lhes: Levantai-vos, sa deste lugar, porque o Senhor h de destruir a cidade. Mas ele pareceu aos seus genros como quem estava zombando. E ao amanhecer os anjos apertavam com L, dizendo: levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui esto, para que no pereas no castigo da cidade. Ele, porm, se demorava; pelo que os homens pegaram-lhe pela mo a ele, sua mulher, e s suas filhas, sendo-lhe misericordioso o Senhor. Assim o tiraram e o puseram fora da cidade. Daniel Nabucodonozor teve um sonho e o seu esprito ficou perturbado, mas esqueceu-se do sonho. Depois, exigiu que os magos lhe dissessem qual fora o sonho e tambm a interpretao. Se no fossem bem sucedidos, todos os magos seriam mortos. Daniel estava includo nesse nmero, mas recebeu uma viso nocturna que lhe revelou tanto o sonho como a interpretao. Daniel 2:19. Ento foi revelado o mistrio a Daniel numa viso de noite; pelo que Daniel louvou o Deus do cu.

74

Dom de Revelao ~ Palavra de Sabedoria EXEMPLOS DO NOVO TESTAMENTO Fome Vindoura Os crentes foram alertados para uma fome eminente e o alvio foi-lhes enviado. Actos 11:28-30.E levantando-se um deles, de nome gabo, dava a entender pelo Esprito, que haveria uma grande fome por todo o mundo, a qual ocorreu no tempo de Cludio. E os discpulos resolveram mandar, cada um conforme suas posses socorro aos irmos que habitavam na Judia; E os discpulos resolveram mandar, cada um conforme suas posses, socorro aos irmos que habitavam na Judia; o que eles com efeito fizeram, enviando-o aos ancios por mo de Barnab e de Saulo. Priso de Paulo gabo previu a priso de Paulo. Actos 21:10,11. Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judia um profeta, de nome gabo; e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus prprios ps e mos, disse: Isto diz o Esprito Santo: Assim os judeus ligaro em Jerusalm o homem a quem pertence esta cinta, e o entregaro nas mos dos gentios. Naufrgio Antes de navegar para Creta, Paulo foi avisado de um naufrgio com muita perda de vidas e bens. No se calou, mas como no lhe prestaram ateno, o barco, as provises e a carga perderam-se. Actos 27:10,21-26. Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a viagem vai ser com avaria e muita perda no s para a carga e o navio, mas tambm para as nossas vidas. No prestaram ateno ao primeiro aviso. Havendo eles estado muito tempo sem comer, Paulo, pondo-se em p no meio deles, disse: Senhores, deveis ter-me ouvido e no ter partido de Creta, para evitar esta avaria e perda. E agora vos exorto a que tenhais bom nimo, pois no se perder vida alguma entre vs, mas somente o navio. Porque esta noite me apareceu um anjo do Deus de quem eu sou e a quem sirvo, dizendo: No temas, Paulo, importa que compareas perante Csar, e eis que Deus te deu todos os que navegam contigo. dizendo: No temas, Paulo, importa que compareas perante Csar, e eis que Deus te deu todos os que navegam contigo. Contudo necessrio irmos dar em alguma ilha. Mesmo depois de Paulo lhes ter dito estas palavras de sabedoria, alguns comearam a desobedecer.

75

Vida Sobrenatural Actos 27:30,31,44. Procurando, entrementes, os marinheiros fugir do navio, e tendo arriado o batel ao mar sob pretexto de irem lanar ncoras pela proa, disse Paulo ao centurio e aos soldados: Se estes no ficarem no navio, no podereis salvar-vos. E que os demais se salvassem, uns em tbuas e outros em quaisquer destroos do navio. Assim chegaram todos terra salvos. USADA PARA SEPARAR PARA UM MINISTRIO ESPECIAL Ananias Enviado a Saulo O Senhor falou a Ananias e disse-lhe que fosse impor as mos em Saulo para ele poder recuperar a vista e a partir de ento Saulo tornou-se Paulo e foi separado para levar a mensagem de salvao aos Gentios. Actos 9:11-15 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele est orando; e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mos, para que recuperasse a vista. Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalm; e aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porm, o Senhor: Vai, porque este para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; Saulo e Barnab Saulo e Barnab foram separados para uma obra especial, segundo as indicaes do Esprito Santo. Actos 13:1-4. Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnab, Simeo, chamado Nger, Lcio de Cirene, Manam, colao de Herodes o tetrarca, e Saulo. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Esprito Santo: Separai-me a Barnab e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Ento, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mos, o despediram. Estes, pois, enviados pelo Esprito Santo, desceram a Selucia e dali navegaram para Chipre. Apstolo Joo O apstolo Joo foi possudo pelo Esprito no Dia de Senhor e todo o livro de Apocalipse foi-lhe revelado. Apocalipse 1:10. Eu fui arrebatado em esprito no dia do Senhor, e ouvi por detrs de mim uma grande voz, como de trombeta.l

76

Dom de Revelao ~ Palavra de Sabedoria 4:2. Imediatamente fui arrebatado em esprito, e eis que um trono estava posto no cu, e um assentado sobre o trono. 17:3. Ento ele me levou em esprito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfmia, e que tinha sete cabeas e dez chifres. 21:10. E levou-me em esprito a um grande e alto monte, e mostrou-me a santa cidade de Jerusalm, que descia do cu da parte de Deus, Quando Joo soube os factos sobre as sete igrejas, estava a operar na palavra de conhecimento. Quando soube das coisas vindouras, estava a operar na palavra de sabedoria.

PERGUNTAS DE REVISO 1. Escreva por palavras suas em que consiste a palavra de sabedoria.

2. D um exemplo de Jesus operando na palavra de conhecimento e na palavra de sabedoria.

3. De que modo a palavra de conhecimento e de sabedoria operam em conjunto? D um exemplo extrado da sua experincia pessoal.

77

Lio Onze

Dom de Poder da F
1 Corntios 12:9-11.A outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas. Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

Nove Dons Do Esprito Santo


Inspirao Vocal Revelao Poder Lnguas Distinguindo Espritos Interpretao De Lnguas Palavra De Conhecimento Profecia Palavra De Sabedori F,OPERAO DE MILAGRES, DONS DE CURA Introduo H trs dons de inspirao vocal ~ lnguas, interpretao e profecia. Estes dons so a manifestao de Deus a falar atravs de ns. H trs dons de revelao ~ distino de espritos, palavra de conhecimento e palavra de sabedoria. Estes dons so a manifestao de Deus revelando-nos coisas tanto do mundo natural como do domnio espiritual. Por fim, h trs dons de poder ~ dom de f, operao de milagres e dons de cura. Os dons de poder so manifestados por Deus que liberta a Sua f sobrenatural ou poder para fluir atravs de ns. Os trs dons de poder so o dom de f, os dons de cura e de operao de milagres. Deus deseja falar s pessoas deste mundo. A maior parte das vezes, fala atravs dos Seus crentes. Deus quer revelar muitas coisas a este mundo. Uma vez mais, quer fazer isto atravs dos crentes. Deus deseja suprir as necessidades desta gerao, mas opera atravs do Seu povo. Para todos os Crentes Cada um dos dons do Esprito uma manifestao do Esprito, nove formas distintas pelas quais Ele opera atravs do corpo de Cristo. Um Dom ou Todos No passado, ensinou-se que cada crente s pode operar num dom ou talvez dois. Para aceitar este ensino, temos de fazer uma pergunta: Qual a razo de o Esprito Santo revelar 78 Dons Dom De F De Cura Operao De Milagres

Dom de Poder da F atravs de um dom de revelao a presena de um esprito demonaco de cancro mas negar-nos o Seu poder atravs de um dos dons de poder para expulsar esse esprito? Limitados por Ns Prprios A operao dos dons do Esprito Santo na nossa vida limitada apenas por ns prprios. Que estamos dispostos a permitir que Deus faa atravs de ns? Quanto tempo estamos dispostos a dar-Lhe? Qual a pureza do vaso que Lhe apresentamos para Seu uso? 1 Corntios 12:4. Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. Os Dons Fluem Juntos Como vimos atrs, cada grupo de dons actua de uma forma muito ntima. Temos de falar em lnguas quando recebemos o baptismo no Esprito Santo. Isso equipa-nos a operar no primeiro dom. Depois, temos de orar pelo dom de interpretao. Esse o segundo dom. Depois, temos de desejar profetizar. o terceiro dom. Depois, passamos para o segundo grupo de dons, os dons de revelao. Atravs deles, Deus revela-nos muitas coisas. Uma rea de conhecimento revelado tem a ver com as necessidades na nossa vida ou na vida dos que nos rodeiam. Depois, movemo-nos nos dons de poder que so uma libertao do poder de Deus para suprir essas necessidades. DOM DE F Definio O dom de f uma f sobrenatural para um tempo e propsito especficos. um dom de poder que cumpre uma determinada tarefa numa dada situao em que estivermos num momento particular. O dom de f dado quando necessitamos de f para uma tarefa especfica j ou no futuro muito prximo. Quando a palavra de sabedoria dada, dizendo-nos como realizar uma tarefa, faz entrar o dom de f em aco para levar a cabo com ousadia a tarefa de acordo com o que Deus j planeou. Como Receber O dom de f recebe-se pela operao dos dons de revelao. A f sobrenatural vem sobre o crente quando o dom da palavra de sabedoria revela uma demonstrao do poder de Deus que est prestes a manifestar-se. Leva-nos a agir com ousadia baseados na revelao que acabmos de receber.

79

Vida Sobrenatural Como se Manifesta


Em geral, o dom sobrenatural da f est envolvido na operao dos dons de poder. Pode manifestar-se numa poderosa frase

imperativa como a de Jesus face tempestade: Acalma-te! ou como Ele disse: Lzaro sai para fora! Depois de receber a revelao do que Deus quer fazer atravs da palavra de sabedoria, o dom de f vem sobre o crente para concluir a tarefa. Esta f especial realiza-se quando o plano do nosso procedimento revelado por uma palavra de sabedoria. Isso faz com que o crente actue ousadamente baseado no que Deus lhe deu. um momento na vida do crente em que ele no se esfora por crer. Ele sabe o que a Palavra de Deus diz, qual a vontade de Deus e que tem o poder sobrenatural de Deus vivo em si para a realizao de uma determinada aco. Quando o dom de f est presente, as palavras que falamos so directamente inspiradas pelo Esprito Santo e temos a mesma autoridade como se fosse o prprio Deus que estivesse a falar. Os resultados do dom de f podem ser um dom de operao de milagres ou de cura. Resposta ao Dom de F Pode haver muitas reaces ao dom de f. Traz glria a Deus. Leva os outros a crer em Deus. Produz espanto e temor. demonstrada a realidade de um Deus vivo envolvido nos assuntos dos homens. QUATRO TIPOS DE F F Salvadora A f pela qual aceitamos Jesus como nosso Salvador um dom de Deus que vem por ouvir a Palavra de Deus. Efsios 2:8. Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus; Fruto de F A fidelidade vem includa entre os frutos do Esprito. uma f que cresce na vida de um cristo para firmar o seu carcter espiritual. Glatas 5:22,23. Mas o fruto do Esprito : o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansido, o domnio prprio; contra estas coisas no h lei.

80

Dom de Poder da F

F Geral H um tipo de f geral, diria que adquirimos quando conhecemos Deus e a Sua Palavra, crendo nela. ter f de que Ele far o que disse. Esta f fortalecida sempre que oramos e recebemos a resposta a essa orao. Marcos 11:24. Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em orao, crede que o recebereis, e t-lo-eis. Dom de F O dom de f uma f sobrenatural para um tempo e propsito especficos. EXEMPLOS DO DOM DE F NO MINISTRIO DE JESUS F de Ressurreio Jesus operou com frequncia no dom de f. Eis algumas dessas vezes.
Ressuscita um Morto

Lucas 7:12-15a. Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho nico de sua me, que era viva; e com ela ia uma grande multido da cidade. Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixo por ela, e disselhe: No chores. Ento, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moo, a ti te digo: Levanta-te. O que estivera morto sentou-se e comeou a falar...
Lzaro

Quando Jesus soube da doena de Lzaro, sabia que a morte e ressurreio de Lzaro constituam oportunidade para ensinar sobre a Sua prpria morte e ressurreio. Joo 11:43,44. 43 E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lzaro, vem para fora! Saiu o que estivera morto, ligados os ps e as mos com faixas, e o seu rosto envolto num leno. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir.
Pela Sua Prpria Ressurreio

A manifestao mxima do dom de f ocorreu quando Jesus ofereceu a Sua vida para pagar o castigo pelos pecados de toda a humanidade, sabendo que iria ressuscitar. Joo 11:25,26. Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida; quem cr em mim, ainda que morra, viver; e todo aquele que vive, e cr em mim, jamais morrer. Crs isto?

81

Vida Sobrenatural

F Operadora de Milagres
Grande Temporal

Marcos 4:37,38. 37 E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que j se enchia. Ele, porm, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, no se te d que pereamos?
Caminhou sobre as guas

Em geral, no prestamos ateno ao facto de Jesus, como homem, ter caminhado sobre as guas. Ele viveu neste mundo como homem, no como Deus. Com muita frequncia, olhamos para Pedro como smbolo de fracasso neste incidente. Seria bom que todos recordssemos que Pedro fez o mesmo que Jesus. Ele realizou as obras de Jesus nesta ocasio, apesar de ter sido durante um breve lapso de tempo. Mateus 14:25-32. quarta viglia da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar. Os discpulos, porm, ao v-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: um fantasma. E gritaram de medo. Jesus, porm, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende nimo; sou eu; no temais. Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se s tu, manda-me ir ter contigo sobre as guas. Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as guas, foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, comeando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. Imediatamente estendeu Jesus a mo, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca f, por que duvidaste? E logo que subiram para o barco, o vento cessou. O DOM DA F NO PRONUNCIAMENTO DOS JUZOS DE DEUS Juzo O dom da f pode operar de uma forma aparentemente destrutiva para proteco do corpo de Cristo. O corpo de Cristo, talvez por causa do pecado na vida dos seus membros ou por recear o que as pessoas possam dizer ou por causa de sentimentos de incapacidade, tem sido relutante a operar nestas reas. Sem os dons de revelao em actuao na nossa vida impossvel operar no dom da f como nos exemplos seguintes.

82

Dom de Poder da F
Por Jesus

Jesus amaldioou a figueira. Mateus 21:19. E, avistando uma figueira beira do caminho, dela se aproximou, e no achou nela seno folhas somente; e disselhe: Nunca mais nasa fruto de ti. E a figueira secou imediatamente.
Por Pedro

Depois de Ananias ter cado morto, Pedro pronunciou uma maldio contra Safira quando o dom de f se manifestou por uma palavra de sabedoria. Actos 5:9-11. Ento Pedro lhe disse: Por que que combinastes entre vs provar o Esprito do Senhor? Eis a porta os ps dos que sepultaram o teu marido, e te levaro tambm a ti. Imediatamente ela caiu aos ps dele e expirou. E entrando os moos, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado de seu marido. Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.
Por Paulo

Actos 13:8-12. Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a f do procnsul. Todavia Saulo, tambm chamado Paulo, cheio do Esprito Santo, fitando os olhos nele disse: filho do Diabo, cheio de todo o engano e de toda a malcia, inimigo de toda a justia, no cessars de perverter os caminhos retos do Senhor? Agora eis a mo do Senhor sobre ti, e ficar cego, sem ver o sol por algum tempo. Imediatamente caiu sobre ele uma nvoa e trevas e, andando roda, procurava quem o guiasse pela mo. Ento o procnsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhando-se da doutrina do Senhor. O DOM DE F FORNECE PROTECO David e Golias 1 Samuel 17:32,38-40,45-49. E Davi disse a Saul: No desfalea o corao de ningum por causa dele; teu servo ir, e pelejar contra este filisteu.
Os Mtodos Humanos Postos de Lado

E vestiu a Davi da sua prpria armadura, ps-lhe sobre a cabea um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraa. Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vo andar, pois no estava acostumado quilo. Ento disse Davi a Saul: No posso andar com isto, pois no estou acostumado.

83

Vida Sobrenatural E Davi tirou aquilo de sobre si. Ento tomou na mo o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e p-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surro, e, tomando na mo a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.
Dom de F, Palavra de Sabedoria

Davi, porm, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lana e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exrcitos, o Deus dos exrcitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregar na minha mo; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabea; os cadveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo s aves do cu e s feras da terra; para que toda a terra saiba que h Deus em Israel; e para que toda esta assemblia saiba que o Senhor salva, no com espada, nem com lana; pois do Senhor a batalha, e ele vos entregar em nossas mos.
A F Traz Vitria

Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi, metendo a mo no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra. Daniel
A Declarao de F do Rei

Daniel 6:16-22. Ento o rei deu ordem, e trouxeram Daniel, e o lanaram na cova dos lees. Ora, disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrar. E uma pedra foi trazida e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que no tocante a Daniel nada se mudasse. Depois o rei se dirigiu para o seu palcio, e passou a noite em jejum; e no foram trazidos sua presena instrumentos de msica, e fugiu dele o sono. Ento o rei se levantou ao romper do dia, e foi com pressa cova dos lees. E, chegando-se cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar- te dos lees?
Vitria

Ento Daniel falou ao rei: rei, vive para sempre. O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos lees, e eles no me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocncia diante dele; e tambm diante de ti, rei, no tenho cometido delito algum.

84

Dom de Poder da F

Sadraque, Mesaque e Abednego Quando lhes foi ordenado que adorassem o rei, recusaramse apesar de isso significar a sua condenao morte. Mas reparemos nas suas palavras: creram que Deus os libertaria. Daniel 3:16-18,20-26. Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Nabucodonozor, no necessitamos de te responder sobre este negcio.
Dom de F

Eis que o nosso Deus, a quem ns servimos, pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrar da tua mo, rei.
Compromisso Total

Mas se no, fica sabendo, rei, que no serviremos a teus deuses nem adoraremos a esttua de ouro que levantaste. E ordenou a uns homens valentes do seu exrcito, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, e os lanassem na fornalha de fogo ardente. Ento estes homens foram atados, vestidos de seus mantos, suas tnicas, seus turbantes e demais roupas, e foram lanados na fornalha de fogo ardente. Ora, to urgente era a ordem do rei e a fornalha estava to quente, que a chama do fogo matou os homens que carregaram a Sadraque, Mesaque e Abednego. E estes trs, Sadraque, Mesaque e Abednego, caram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
Deus com Eles!

Ento o rei Nabucodonozor se espantou, e se levantou depressa; falou, e disse aos seus conselheiros: No lanamos ns dentro do fogo trs homens atados? Responderam ao rei: verdade, rei. Disse ele: Eu, porm, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto semelhante a um filho dos deuses. Ento chegando-se Nabucodonozor porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altssimo, sa e vinde! Logo Sadraque, Mesaque e Abednego saram do meio do fogo. O DOM DA F EM OPERAO HOJE O dom de f dado ao corpo de Cristo por muitas razes. Quando aprendemos a operar nele, seremos usados por Deus para nossa proteco, dos que nos rodeiam e do corpo de Cristo. Sem f, impossvel agradar a Deus.

85

Vida Sobrenatural Com f, nada impossvel, porque quando o dom de f est em operao, o poder de Deus libertado para manifestao de milagres. Comeamos por exercitar a nossa prpria f. Quando chegamos ao fim dessa f, em geral este dom especial de f libertado quando Deus nos d uma palavra de sabedoria. PERGUNTAS DE REVISO 1. Com palavras suas, explique os dons de poder. Indique os trs dons.

2. O que e o dom de f?

3. D um exemplo tirado da sua vida que mostre a operao do dom de f ou d um exemplo da Bblia.

86

Lio Doze

Dom de Poder ~ Operao de Milagres


1 Corntios 12:9-11.A outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas. Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

Nove Dons Do Esprito Santo


Inspirao Vocal Revelao Poder Lnguas Distinguindo Espritos Interpretao De Lngu Palavra De Conhecimento Profecia Palavra De Sabedori OPERAO DE MILAGRES Definio A operao de milagres uma interveno sobrenatural no curso normal da natureza. uma demonstrao sobrenatural do poder de Deus pela qual as leis da natureza so alteradas, suspensas ou controladas. um dom do Esprito dado ao crente para ele poder operar milagres. Os dons de poder actuam muito intimamente uns com os outros e com os dons de revelao. Como Opera o Dom A operao de milagres comea com o conhecimento que foi recebido natural ou sobrenaturalmente pela operao do dom espiritual da palavra de conhecimento. Depois, o dom espiritual da palavra de sabedoria entra em aco. Quando isso sucede, em geral vemo-nos a operar um milagre antes dele acontecer. Esta palavra de sabedoria liberta o dom de f. Quando isso acontece, comeamos a fazer com ousadia o que nos vimos a praticar pela palavra de sabedoria. Chama-se operao de milagres porque somos um participante activo no milagre. O que vemos por uma palavra de sabedoria no Esprito, comeamos a praticar com ousadia quando o dom da f libertado. Quando comeamos actuar na operao de milagres, o poder de Deus liberto e o milagre acontece. Assim, temos a parte de Deus e a nossa. Dom De F Dons De Cura Operao De Milagres

87

Vida Sobrenatural Fcil Quando esta fcil e rpida progresso dos dons do Esprito Santo actua, verificamos que to fcil mover-nos no dom espiritual de operao de milagres como em qualquer dos nove dons do Esprito. O segredo receber a revelao, recebendo a palavra de sabedoria. Propsito dos Milagres O propsito divino para os milagres pode ser: libertao do perigo proteco suprir as necessidades dos outros levar a cabo um juzo de Deus confirmar a chamada de algum confirmar a Palavra que foi pregada. A operao de milagres trar sempre glria a Deus e faz com que se expanda a f dos crentes. A OPERAO DE MILAGRES NA VIDA DE JESUS Durante os primeiros trinta anos da vida de Jesus, no temos o registo de qualquer milagre. Ele recebeu o poder do Esprito Santo e depois disso o dom de operao de milagres comeou a acontecer ao longo da Sua vida. Primeiro Milagre de Jesus A primeira de todas as manifestaes sobrenaturais no ministrio de Jesus foi um milagre. Interrompeu o curso natural dos acontecimentos e transformou a gua em vinho. No transformou o sumo de uva em vinho, o que se traduziria na acelerao de um processo normal, mas transformou gua em vinho. Isso no podia ter acontecido sem a interveno divina.
Jesus Falou ~ Eles Agiram

Joo 2:7-11 Ordenou-lhe Jesus: Enchei de gua essas talhas. E encheram- nas at em cima. Ento lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram. Quando o mestre-sala provou a gua tornada em vinho, no sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a gua, chamou o mestre-sala ao noivo e lhe disse: Todo homem pe primeiro o vinho bom e, quando j tm bebido bem, ento o inferior; mas tu guardaste at agora o bom vinho.
O Resultado

88

Dom de Poder ~ Operao de Milagres Os discpulos creram. Assim deu Jesus incio aos seus sinais em Can da Galilia, e manifestou a sua glria; e os seus discpulos creram nele. Alimentou Quatro Mil Alguns dos milagres realizados por Jesus supriram as necessidades das pessoas. Mateus 15:33-38. Disseram-lhe os discpulos: Donde nos viriam num deserto tantos pes, para fartar tamanha multido? Perguntou-lhes Jesus: Quantos pes tendes? E responderam: Sete, e alguns peixinhos. E tendo ele ordenado ao povo que se sentasse no cho, tomou os sete pes e os peixes, e havendo dado graas, partiu-os, e os entregava aos discpulos, e os discpulos multido. Assim todos comeram, e se fartaram; e do que sobejou dos pedaos levantaram sete alcofas cheias. Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens, alm de mulheres e crianas. Testemunhos Produzem F Joo 20:30,31 Jesus, na verdade, operou na presena de seus discpulos ainda muitos outros sinais que no esto escritos neste livro; estes, porm, esto escritos para que creiais que Jesus o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. EXEMPLOS DE MILAGRES NO VELHO TESTAMENTO Moiss Os milagres foram usados para afirmar a autoridade divina de Moiss na presena de fara.
Afirmao da Autoridade

xodo 7:9. Quando Fara vos disser: Apresentai da vossa parte algum milagre; diras a Aro: Toma a tua vara, e lana-a diante de Fara, para que se torne em serpente. xodo 7:4,5. Mas Fara no vos ouvir; e eu porei minha mo sobre o Egito, e tirarei os meus exrcitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juzos. E os egpcios sabero que eu sou o Senhor, quando estender a minha mo sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.

89

Vida Sobrenatural

Elias e Eliseu
Elias Divide o Jordo

2 Reis 2:8. Ento Elias tomou a sua capa e, dobrando-a, feriu as guas, as quais se dividiram de uma outra banda; e passaram ambos a p enxuto. Elias era um homem de Deus e muitas vezes teve intervenes miraculosas. Quando chegou a altura de partir para o Senhor, Eliseu foi testado. Quando Elias foi arrebatado pelos carros de fogo, Eliseu conseguiu vislumbrar o mundo espiritual e v-lo partir. Eliseu s praticou milagres depois de ter visto Elias arrebatado. Depois, Eliseu pegou no manto de Elias e dirigiu-se ao Rio Jordo. Elias havia dividido anteriormente o rio com cinquenta profetas como testemunhas. Que faria Eliseu? Eliseu havia pedido poro dobrada do esprito de Elias. A promessa foi: se me vires quando for tirado de ti, assim se far. Ele vira Elias arrebatado. Iria agora actuar em f?
Eliseu Divide o Jordo

2 Reis 2:13-15. Tomou a capa de Elias, que dele cara, voltou e parou beira do Jordo. Ento, pegando da capa de Elias, que dele cara, feriu as guas e disse: Onde est o Senhor, o Deus de Elias? Quando feriu as guas, estas se dividiram de uma outra banda, e Eliseu passou. Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte dele em Jeric, disseram: O esprito de Elias repousa sobre Eliseu. E vindo ao seu encontro, inclinaram-se em terra diante dele. Este milagre confirmou Eliseu como profeta. A Cabea do Machado Flutua Este milagre ocorreu por causa de uma necessidade. Uma razo de no vermos mais milagres deve-se nossa falta de crena. Raciocinamos dizendo que isto ou aquilo no suficiente para a interveno de Deus. Quando comeamos a andar em f e espera da interveno dos dons de Deus na nossa vida, veremos o dom de operao de milagres em actuao. 2 Reis 6:4-7. Assim foi com eles; e, chegando eles ao Jordo, cortavam madeira. Mas sucedeu que, ao derrubar um deles uma viga, o ferro do machado caiu na gua; e ele clamou, dizendo: Ai, meu senhor! ele era emprestado. Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? E ele lhe mostrou o lugar. Ento Eliseu cortou um pau, e o lanou ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Tira-o. E ele estendeu a mo e o tomou.

90

Dom de Poder ~ Operao de Milagres

Sanso Sanso permitiu que os seus compatriotas o prendessem o entregassem nas mos dos Filisteus. Juzes 15:14,15. Quando ele chegou a Le, os filisteus lhe saram ao encontro, jubilando. Ento o Esprito do Senhor se apossou dele, e as cordas que lhe ligavam os braos se tornaram como fios de linho que esto queimados do fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mos.E achou uma queixada fresca de jumento e, estendendo a mo, tomou-a e com ela matou mil homens. Depois disto, Sanso teve sede e Deus realizou um milagre apenas para ele. Juzes 15:18,19a. Depois, como tivesse grande sede, clamou ao Senhor, e disse: Pela mo do teu servo tu deste este grande livramento; e agora morrerei eu de sede, e cairei nas mos destes incircuncisos? Se Deus estava interessado em satisfazer a sede de Sanso, qual a razo de no estar interessado em cuidar das nossas necessidades hoje? Deus deseja estar envolvido em todas as reas da nossa vida. Sanso no pareceu superespiritual quando falou a Deus da sua necessidade. Mas repare-se que ele falou a Deus da sua necessidade. OS CRENTES OPERAM MILAGRES NOS EVANGELHOS Caminhando sobre as guas Quando Jesus apareceu a caminhar sobre as guas, os discpulos ficaram com medo. Mateus 14:27-29. Jesus, porm, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende nimo; sou eu; no temais. Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se s tu, manda-me ir ter contigo sobre as guas. Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as guas, foi ao encontro de Jesus. Se queremos agir na operao dos milagres, temos de vencer o nosso medo do fracasso e o nosso medo de parecermos idiotas. Temos de sair da zona de conforto das nossas tradies. Note-se que Pedro primeiro desejou ansiosamente caminhar nos dons sobrenaturais quando disse: manda que eu v ter contigo sobre as guas. Pedro recebeu a palavra de sabedoria e o dom da f quando ouviu a voz de Jesus dizendo: Vem! Pedro obedeceu

91

Vida Sobrenatural imediatamente, saiu do barco e comeou a actuar na operao de milagres quando caminhou sobre as guas. A Grande Pescaria Jesus disse a Simo Pedro: Lucas 5:4-7.Quando acabou de falar, disse a Simo: Faze-te ao largo e lanai as vossas redes para a pesca. Ao que disse Simo: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lanarei as redes. Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam. Acenaram ento aos companheiros que estavam no outro barco, para viremajud-los. Eles, pois, vieram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. Jesus usou este acontecimento para anunciar o Seu propsito de treinamento dos Seus discpulos quando disse: Far-vos-ei pescadores de homens. O evangelismo estava no centro do ministrio de Jesus. Se queremos ser eficazes no nosso ministrio, por mais idiotas que possamos parecer, temos de ser lestos a obedecer s palavras de Jesus. A OPERAO DE MILAGRES NO LIVRO DE ACTOS Os Milagres Confirmam a Palavra Actos 8:5,6. E descendo Filipe cidade de Samria, pregava-lhes a Cristo. As multides escutavam, unnimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava. O Poder Miraculoso Prometido Actos 1:4,5. Estando com eles, ordenou-lhes que no se ausentassem de Jerusalm, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, Joo batizou em gua, mas vs sereis batizados no Esprito Santo, dentro de poucos dias. Actos 1:8. Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm, como em toda a Judia e Samria, e at os confins da terra. Depois de Jesus ter revelado as Seus discpulos as Suas ltimas palavras neste mundo e de lhes ter dado o que conhecemos como a Grande Comisso, Marcos diz-nos: Marcos 16:20. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam. Primeiro Sermo

92

Dom de Poder ~ Operao de Milagres Depois de o Esprito Santo ter sido derramado no dia de Pentecostes. Pedro levantou-se e pregou o seu primeiro sermo. Sinais e maravilhas fizeram parte desse sermo. Actos 2:22,43. Vares israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varo aprovado por Deus entre vs com milagres, prodgios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vs, como vs mesmos bem sabeis; Em cada alma havia temor, e muitos prodgios e sinais eram feitos pelos apstolos. A OPERAO DE MILAGRES PARA OS CRENTES HOJE Os milagres servem para confirmar o mensageiro e a mensagem. Como podemos ganhar um mundo perdido, doente e moribundo para um conhecimento salvador de Jesus sem a interveno do miraculoso? Hebreus 2:3,4. Como escaparemos ns, se descuidarmos de to grande salvao? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodgios, e por mltiplos milagres e dons do Esprito Santo, distribudos segundo a sua vontade. Pedro pescara a noite toda sem quaisquer resultados. Muitas vezes, ns, semelhana de Pedro, tentamos agir segundo o nosso prprio conhecimento. Devamos aprender a dizer: Apesar de tudo, segundo a Tua Palavra... Devamos gastar tempo a ouvi-Lo falar, a receber a Sua Palavra atravs dos dons de revelao de discernimento de espritos, da palavra de conhecimento, da palavra de sabedoria. A f vir quando aprendermos a ser lestos a obedecer e a avanar nos dons sobrenaturais da operao de milagres. Obras Maiores Joo 14:12. Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que cr em mim, esse tambm far as obras que eu fao, e as far maiores do que estas; porque eu vou para o Pai. Qual a razo de Jesus ter dito obras maiores se no estivesse a falar a srio. De acordo com as Suas palavras, podemos fazer coisas maiores quando o poder do Esprito Santo se manifestar atravs da operao dos dons do Esprito Santo na nossa vida. Deus quer continuar a confirmar a Sua Palavra quando o dom de operao de milagres estiver em actuao por intermdio da nossa f. Ser Deus e no ns a receber toda a glria.

PERGUNTAS DE REVISO 1. Explique com palavras suas o que significa operao de milagres.

93

Vida Sobrenatural 2. Explique a sequncia dos outros dons do Esprito Santo que em geral operam quando o dom de operao de milagres entra em aco? 3. Conte o milagre pessoal que Deus operou na vida de Sanso. Que importncia tem para si?

94

Lio Treze

Dons de Poder de Cura


1 Corntios 12:9-11.A outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas. Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. Nove Dons Do Esprito Santo Inspirao Vocal Revelao Poder Lnguas Distinguindo Espritos Dom De F Interpretao De Lnguas Palavra De Conhecimento Dons De Cura Profecia Palavra De Sabedori Operao De Milagres DONS DE CURA Definio Os dons de cura so a transmisso sobrenatural do poder sarador de Deus s pessoas que necessitam de cura. So descritos como dons (plural) porque h muitas formas de ministrar cura aos doentes. So descritos como dons (plural) porque muitos dos outros nove dons do Esprito Santo esto activamente envolvidos quando ministramos cura aos doentes. Os dons so tambm referidos no plural porque h muitas formas de ministrar ou aplicar cura aos doentes. So manifestaes sobrenaturais do Esprito Santo e no so a mesma coisa que a cincia mdica. Dons em Aco Os dons de cura no so um revestimento especial de um dado crente ou seu ministrio. So o dom de Deus dado ao corpo de Cristo e em particular ao que necessita de cura. Estes dons podem operar atravs de qualquer crente cheio do Esprito. Todos os crentes devem operar nestes dons quando fazem as obras de Jesus e, semelhana dEle, so ungidos pelo Esprito Santo. Cura e Dons do Esprito Deus deu nove diferentes dons espirituais Sua igreja. Vrios deles relacionam-se directamente com a cura dos doentes. Temos de aprender a ministrar nestes dons se queremos ministrar com eficcia cura aos enfermos. 95

Vida Sobrenatural CURA E A PALAVRA DE CONHECIMENTO Definio Recorda-se da definio de palavra de conhecimento? uma revelao sobrenatural dada pelo Esprito Santo de certos factos, presentes ou passados, sobre uma pessoa ou situao, que no foram aprendidos pela mente natural. Em geral, ao ministrar cura, Deus revela uma palavra de conhecimento sobre uma doena especfica que Ele deseja curar. Umas vezes, para algum especfico e outras para um certo nmero de pessoas. Como se Manifesta A palavra de conhecimento surge de diferentes formas quando se ministra cura.
Sentimento

Pode manifestar-se atravs de uma sensao de desconforto na parte especfica do corpo da pessoa a quem se est a ministrar. Este desconforto em geral descrito como uma presso, um formigueiro ou uma impresso. Pode ser experimentado como uma dor ligeira.
Palavra ou Pensamento

A palavra de conhecimento pode manifestar-se atravs de uma palavra ou pensamento, que descreve a doena, enfermidade ou dor. Pode ser o nome da doena ou o nome da parte afectada do corpo.
Viso

Pode tambm manifestar-se por meio da viso da parte do corpo que necessita de cura.
Localizao

Por vezes, Deus revela a localizao da pessoa ou at a prpria pessoa que Ele deseja curar. Ocasionalmente, isto descrito como um impulso (como se um man nos estivesse a atrair) para a zona da sala, para uma coxia em particular ou para o ponto exacto onde se encontra a pessoa. Outras vezes, surge como uma luz ou outra sensao no Esprito Santo que atrai a nossa ateno para uma pessoa em particular. O Senhor pode revelar o nome da pessoa ou dar outra identificao que quando enunciada garante a essa pessoa

96

Dons de Poder de Cura tratar-se de quem o Esprito Santo quer conceder essa cura particular. Libertao da F Quando o Esprito Santo revela por meio da palavra de conhecimento que vai curar uma certa doena ou uma certa pessoa, a f libertada. Por vezes, o dom de f. Em geral, a palavra de conhecimento tambm liberta o dom de cura.O que Deus revela, Ele cura! CURA E PALAVRA DE SABEDORIA O dom da palavra de sabedoria uma transmisso sobrenatural da sabedoria de Deus que revela o modo de agirmos que supra com eficcia uma determinada necessidade. D-nos a sabedoria para saber o que fazer com o conhecimento que j recebemos quer natural quer sobrenaturalmente. Revela de que modo devemos ministrar a uma necessidade de acordo com o plano e propsito de Deus. importante gastarmos tempo a ouvir e a ver a vontade do Pai para sabermos se, quem, quando, onde e como Ele quer que ministremos a uma dada necessidade. Joo 8:28. Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, ento conhecereis que eu sou, e que nada fao de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo. Joo 14:10 No crs tu que eu estou no Pai, e que o Pai est em mim? As palavras que eu vos digo, no as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, quem faz as suas obras. Atravs da palavra de sabedoria, Jesus foi conduzido a um certo homem no tanque de Betesda e ministrou cura de uma forma diferente. Ele curou muita gente de maneiras muito diferentes. Imps-lhes as mos, colocou o dedo nas suas orelhas, cuspiu e tocou-lhes na lngua. Expulsou os espritos e chegou a curar com uma simples palavra. No Ministrio de Cura de Paulo Paulo tambm ministrou cura de muitas formas diferentes, sendo levado a faz-lo por meio da operao da palavra de conhecimento. Paulo ministrou cura atravs da imposio de mos e por meio de lenos e lenis que mandou colocar sobre os doentes. Paulo ressuscitou o jovem Eutico. Antes de Paulo ministrar ao pai de Pblio, orou primeiro (aparentemente para receber uma palavra de sabedoria para saber como ministrar cura a este homem) e depois impslhe as mos e curou-o. 97

Vida Sobrenatural Actos 28:8. Aconteceu estar de cama, enfermo de febre e disenteria, o pai de Pblio; Paulo foi visit-lo, e havendo orado, imps-lhe as mos, e o curou. Pela palavra de sabedoria, podemos ver-nos a ministrar cura pessoa de uma forma inesperada. Quando isto acontece, em geral o dom de f comea a operar e limitamo-nos a fazer o que Deus revelou. Quando isso acontece, ocorre sempre a manifestao da cura. CURA E DISTINO DE ESPRITOS Espritos de Enfermidade A distino de espritos uma incurso sobrenatural no mundo espiritual. Mostra o esprito ou espritos que se encontram subjacentes a uma situao, aco ou mensagem. Em geral, os espritos demonacos de enfermidade so responsveis pela doena ou enfermidade de uma pessoa. Por exemplo, h espritos de cancro, artrite, ressentimento e amargura. Ao distinguir os espritos, o Esprito Santo revela ou coloca o Seu dedo na fonte exacta do problema e a pessoa pode ser liberta e curada. Lucas 11:20. Mas, se pelo dedo de Deus que eu expulso os demnios, logo chegado a vs o reino de Deus. Como Opera o Dom Quando algum guiado pelo Esprito de Deus, a manifestao do dom de distino de espritos surge por meio de uma impresso ou pensamento que revela o nome do esprito de enfermidade que a causa do problema Expulsa o esprito em nome de Jesus e a pessoa ser curada. Mateus 9:32,33. Enquanto esses se retiravam, eis que lhe trouxeram um homem mudo e endemoninhado. E, expulso o demnio, falou o mudo e as multides se admiraram, dizendo: Nunca tal se viu em Israel.

98

Dons de Poder de Cura

CURA - DOM DE F - OPERAO DE MILAGRES Dom de F


Vem Sobrenaturalmente

O dom da f um dom sobrenatural para um tempo e propsito especficos. um dom de poder para desempenhar uma certa tarefa numa dada situao em que estivermos numa ocasio particular. Por vezes, quando confrontados com a necessidade de um milagre criativo ou quando ministramos a algum cuja necessidade de cura exige um nvel superior de f, Deus dnos sobrenaturalmente uma f especial, pelo que por mais impossvel que possa parecer, sabemos sem sombra de dvidas que haver uma manifestao total de cura. Por vezes, vm ter connosco pessoas deficientes por causa do nascimento, de cirurgia ou de acidentes. Talvez a nossa f no cresceu ao ponto de cremos o suficiente em Deus para a manifestao de um milagre. Contudo, atravs de uma palavra de sabedoria, podemos ter uma viso e ver-nos a ministrar com ousadia de uma dada forma com o milagre criativo a ocorrer antes de efectivamente acontecer.Quando recebemos esta palavra de sabedoria atravs de uma viso, o dom da f libertado e sabemos sem sombra de dvidas que o milagre acontecer quando ministrarmos semelhana do que vimos j acontecer em esprito.
Dom de F em Aco

Pedro e Joo receberam um dom de f no dia em que viram o coxo ao lado do porto do templo Actos 3:6 Disse-lhe Pedro: No tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. Operao de Milagres As palavras de conhecimento e de sabedoria libertam a operao de milagres. Tendo recebido uma palavra de conhecimento, vimos j no esprito por meio de uma viso ou impresso - um milagre a acontecer antes de termos comeado a ministrar cura pessoa que necessita de um milagre criativo de cura. Nesse instante, recebemos um dom de f. J no preciso lutar para crer. Sabemos sem sombra de dvida que quando ministrarmos cura da forma como j vimos acontecer, o milagre ocorre. Comeamos a operar com ousadia no dom de operao de milagres.

99

Vida Sobrenatural Marcos 3:3,5b. E disse Jesus ao homem que tinha a mo atrofiada: Levanta-te e vem para o meio,...disse ao homem: Estende a tua mo. Ele estendeu, e lhe foi restabelecida. OS DONS OPERAM JUNTOS Como j vimos, realmente impossvel dizer que este ou aquele incidente registado nas Escrituras aconteceram atravs deste ou daquele dom. A razo simples. Os dons do Esprito Santo so manifestaes de um s Esprito Santo. Esto to interligados que em geral impossvel separ-los. Por vezes, os dons operam juntos numa pessoa ou dias, por vezes num grupo inteiro. A certeza maravilhosa que possumos que qualquer dom necessrio est nossa disposio! Quando agimos com ousadia baseados no que Deus revelou, a cura manifesta-se sempre. UMA PESSOA TEM UM S DOM? No! Uma pessoa tem o dom de f, outra o dom, de milagres e uma terceira os dons de cura? A pessoa ou pessoas que necessitam de receber os benefcios do ministrio so aqueles que devem receber o dom de Deus atravs da operao dos dons do Esprito Santo. Em vez de dizer: Eu tenho este dom ou aquele!, melhor compreender os dons do Esprito Santo e estarmos prontos a ministrar aos outros em qualquer momento num ou em todos os nove dons do Esprito Santo. Desenvolver o Msculo da F Se algum baptizado no Esprito Santo, tem sua disposio todos os dons do Esprito, mas atravs do falso ensino ou do pecado na sua vida, podem impedir ou estancar o fluxo completo do Esprito Santo atravs de si. Quando comeamos a exercitar o nosso privilgio de operar nas manifestaes do Esprito Santo, estas comeam a desenvolver-se na nossa vida. Por vezes, dizemos: Aquele opera no dom de cura. E depois comeamos a pensar: Ele tem o dom de cura (com o contrapensamento eu no tenho esse dom). Vou pedirlhe que ore por mim.

100

Dons de Poder de Cura A verdade que eles exercitaram mais do que ns a sua f nesse dom particular e assim o seu msculo espiritual mais forte nessa rea. Em Pblico Quando o corpo de Cristo se rene e os dons do Esprito recebem livre curso para operar, um recebe um dom de lnguas e outro a interpretao ou um receber um dom de profecia e outro o de revelao. Deus reparte os dons pelo corpo para que todos possam fluir juntos. Mas a pessoa que exercitou a sua f na rea da profecia, provavelmente mover-se- mais facilmente na profecia. Assim, comeamos a pensar: Ele tem o dom de profecia. (E eu no tenho o dom de profecia.) Recordemos que todos os dons do Esprito Santo podem e iro operar atravs de cada crente que foi baptizado no Esprito Santo e que Lhe permite operar e ministrar. Em Concluso 2 Timteo 1:6. Por esta razo te lembro que despertes o dom de Deus, que h em ti pela imposio das minhas mos. Em geral, h uma transmisso da operao dos dons do Esprito Santo pela imposio das mos. V ter com um crente ungido que opere nos dons do Esprito Santo. Pealhe que imponha as mos em si e liberte esses dons para operarem livremente na sua vida e ministrio. Paulo escreveu: Romanos 1:11. Porque desejo muito ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais fortalecidos; Os dons do Esprito Santo so importantes ferramentas do ministrio para edificar todo o corpo de Cristo e para o evangelismo. Mantm continuamente estes dons em movimento. No deixes que eles desapaream. Espera que eles estejam em operao na tua vida. Liberta-os diariamente, pela f, na sua manifestao plena.

101

Vida Sobrenatural

PERGUNTAS DE REVISO 1. Que so os dons de cura? Qual a razo de serem chamados dons, no plural, quando todos os outros esto no singular?

2. De que modo o dom da palavra de conhecimento opera com os dons de cura?

3. Que dom do Esprito escolheu Deus para ti? A resposta todos! Agora, escreve uma lista dos dons do Esprito em que operaste pelo menos uma vez.

4. Que dons do Esprito Santo necessitas de manter vivos na tua vida?

102

You might also like