You are on page 1of 4

MINAS GERAIS

1- Caracteristicas da identidade de Minas Gerais

1.1 Religio A regio das Minas teve um catolicismo diferenciado do restante do Brasil devido ao fato de que Portugal proibiu a construo de conventos e mosteiros nos territrios das Minas, assim sendo, a religiosidade em Minas no perodo colonial, se deveu unicamente s irmandades de leigos, as chamadas ordens terceiras, do Carmo, de So Francisco, das Mercs e as irmandades dos negros e pardos, que sempre eram responsveis pelas igrejas sob a invocao de Nossa Senhora do Rosrio ou dos santos negros, So Benedito ou Santa Efignia. Alm destas , em cada vila existia a irmandade do Santssimo Sacramento, responsvel pela igrejka matriz do lugar. Assim sendo a religio em Minas era essencialmente de leigos, o sacerdote era designado pelo Bispo, mas quem administrava as igrejas eram as irmandades. Em meados do sculo 18 houve a elevao de Mariana condio de sede episcopal, desmembramento o territrio mineiro da administrao eclesistica do Bispo do Rio de Janeiro. Esta situao permitiu que mais padres fossem formados para atuar em Minas, atravs da criao do seminrio de Mariana, e posteriormente do Caraa, mas este somente em 1820. 1.2 Dana e festas Por sua vez, as manifestaes folclricas em Minas tm suas origens nas tradies, usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influncia das culturas indgena e africana. Essas influncias esto guardadas nos objetos de artesanato, na culinria e danas tpicas, nas msicas, na linguagem e literatura oral, na medicina popular e nas festas com manifestaes populares tradicionais. Curupira, o protetor das florestas; Iara, a me das guas; o caboclinho d'gua no Velho Chico; o saci-perer, como a mula sem cabea povoam o imaginrio popular, alm das diversas "noivas" que aparecem em Belo Horizonte, como a do Bonfim e mesmo em Juiz de Fora. A prpria Estrada Real, que ligava Diamantina a Paraty (RJ) recheia a mitologia mineira e seus costumes com a herana dos tropeiros, sobretudo no quesito culinria e a dos garimpeiros e mineradores, devotos de Santa Brbara.

Principais ocorrncias de folguedos em Minas: Congado: O congado rene os Grupos de Moambique, Catops, Congo, Marujada, Caboclos, Vilo e Candombe. Escravos trazidos da frica buscavam, atravs de rituais, extrapolar seus sentimentos e culto a sua f. O Congado nasceu da fuso destes ritos com a religio catlica, imposta aos negros pela Igreja, surgindo novas histrias que envolviam, sobretudo, Nossa Senhora do Rosrio, So Benedito, Santa Ifignia, Nossa Senhora das Mercs e Nossa Senhora da Aparecida. Folia de Reis ou Reisado: Folia de Reis, folguedo que ocorre no perodo do Natal, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, que o dia dedicado aos Santos Reis. A formao das folias se difere conforme o lugar, mas h sempre um mestre, lder maior, responsvel pela cantoria e pela coordenao geral do grupo. Seu auxiliar o contramestre, que angaria os donativos e o substitui em caso de necessidade. Algumas trazem a figura do embaixador, que pede licena para entrar nas casas, pronuncia as profecias e lembra das palavras escritas pelos profetas a respeito do nascimento de Cristo. H os instrumentistas e cantores e algumas trazem os reis, representando os trs reis magos. Pastorinhas: So grupos de moas e meninas que visitam os prespios das casas, relembrando os pastores em Belm. Vestem-se apropriadamente, danam e cantam a mensagem em louvor e pedem contribuio para o natal das crianas pobres do local. Boi de Reis (ou Boi de Janeiro, Bumba-Meu-Boi etc.): um dos mais tpicos folguedos populares e, em alguns casos, participa do Reisado. A variao de nomes decorre das peculiaridades regionais e depende tambm da variao de elementos que figuram nas apresentaes. Sua origem portuguesa. Em sntese, uma apresentao da captura (roubo), morte e ressurreio do Boi. Festa do Divino: Como o nome diz, a festa ocorre na data consagrada ao Divino Esprito Santo. Em Minas, costuma ser chamada tambm de Festa do Imprio, porque durante sua realizao eleito um imperador, que ser o festeiro ou o homenageado da prxima festa. Cavalhada: Herana das tradies da Cavalaria Medieval, a cavalhada representa os combates, torneios, lendrios e gestas oriundas das guerras travadas entre mouros e cristos. Geralmente participam dois grupos, a cavalo, com os cavaleiros vestidos e azul e vermelho, cada um representando os grupos antagnicos. Realizada ao ar livre, mobiliza muitas pessoas entre reis, rainhas, prncipes e princesas, embaixadores, capites e tenentes, nobres, damas, cavaleiros e lacaios, todos ricamente vestidos e portando espadas, pistolas e lanas. Mulinha de ouro: Restrito ao vale do Mdio So Francisco, este folguedo traz o animal danando coreografias e danas no meio povo, como ocorre nos bois.

1.3 Pratos tipicos

A culinria de Minas Gerais talvez seja a que concentra a maior diversidade de pratos no Brasil, pois em cada regio do estado h uma comida tpica diferente, com ingredientes encontrados com fartura no meio rural. Quase todos os pratos da cozinha mineira contam com legumes, frutos ou tubrculos nativos. H dois pratos que se destacam, oferecidos nas mesas de todas as casas mineiras, principalmente no interior: o Angu, muitas vezes confundido com a Polenta do sul mas que tem sua prpria histria, e o Feijo tropeiro..

1.4 Feriado de Minas Gerais


21/04/2013 ( domingo ) - Data Magna do Estado de Minas Gerais ( Feriado estadual )

1.5 Musica
Minas Gerais tambm so muitas quando o assunto msica. Sua sonoridade, sua musicalidade, seu ritmo, a comear pelas diversas formas que o mineiro tem para se expressar, nos quatro cantos de seu territrio, so parte das caractersticas mais marcantes deste Estado que reconhecido como a sntese da cultura brasileira. Minas Gerais, Estado privilegiado no quesito msica, "exporta" talentos para outros estados brasileiros e tambm para o exterior, tendo sido palco de uma das principais correntes musicais brasileiras, conhecida como Clube da Esquina, que, para muitos, to significativa para o legado cultural brasileiro como o a Bossa Nova, alm, obviamente, do Samba. Basta lembrar que o autor de um dos hinos nacionais brasileiros, uma das msicas mais tocadas e gravadas em todo o mundo, o samba-exaltao Aquarela do Brasil, o mineiro de Ub, na Zona da Mata, Ary Barroso. Isso sem falar em outro grande compositor de samba, que faria 100 anos em 2009, o mineiro de Mira, tambm na Zona da Mata, Ataulfo Alves. Aqui, o aspecto mediterrneo de nossa geografia, a ausncia do mar, o Jequitinhonha e o Velho Chico, alm da profuso de montanhas renderam muito mais do que a poesia de seus mestres, uma sonoridade prpria enriquecida por versos cujo contedo exalta e externaliza o que de mais profundo, abissal, h na cultura mineira, o verdadeiro sentido e sentimento da mineiridade. Msicos de vrias vertentes, agrupados ou no a entidades representativas, vm dialogando com o poder pblico mineiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, atravs de sua Assessoria Especial da Msica. A partir dessa positiva sinergia, foi lanado, em agosto de 2008, o Msica Minas Programa de Estmulo Msica, que tem como objetivo criar mecanismos e aes sustentveis para que a msica produzida em Minas Gerais encontre um lugar expressivo no mercado estadual, nacional e internacional para mostrar sua diversificada e rica produo, escoando seus produtos e formando pblico para seus artistas.

2- Analise critica

2.1 Elementos que caracterizam Minas gerais A diversidade de Minas Gerais est espelhada tambm na riqueza de seu artesanato, trabalhado em pedra, barro, madeira, prata, estanho e fibra tranada. O queijo, que hoje uma das mais fortes identidades culinrias do Estado. O folclore, as montanhas o barroco tudo tem haver com Minas Gerais

2.2 Pontos positivos de Minas Gerais

O artesanato , trabalhado em pedra, barro, madeira, prata, estanho e fibra tranada. O artesanato em cermica, de origem indgena e desenvolvido especialmente nos vales do Jequitinhonha e So Francisco, dos mais difundidos da produo mineira O trabalho em pedra-sabo predomina em Ouro Preto, Congonhas, Mariana e Serro e tambm se concentra em objetos utilitrios ou figurativos, trouxe muita riqueza e trabalho para Minas Gerais . Conhecer esse talento regional fazer uma viagem pelos caminhos das Minas e das Gerais 2.3 Papel dos meios de comunicao das religioes ou (ONGs)
Os trabalhos realizados pelas ONGs muitas vezes desempenham funes necessrias para potencializar a qualidade de vida da populao e promover a cidadania, minimizando ou extinguindo dificuldades de muitas destas pessoas. Ja a religiao tem o papel de explicar os contedos existenciais do ser humano: de
onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para aonde vamos depois da morte.

You might also like