You are on page 1of 2

ALIMENTOS DA POCA

A SEGUIR UMA RECEITA COM AL IMENTOS DA SAFRA DO MS Pozinho de batata-doce

A vitamina E, com caracterstica qumica lipossolvel, compreende um complexo de substncias conhecidas com tocoferis, protegendo o organismo contra oxidaes e contra radicais livres absorvidos do ambiente ou metabolizados pelo prprio corpo, principalmente na respirao celular. Onde encontrar a Vitamina E? Esta vitamina encontrada em verduras (como alface, agrio, espinafre, couve), em leos vegetais (como de algodo, milho, soja, azeite de dend, leo de semente de aafro), ovos, germe de trigo, semente de girassol, algodo, soja, banana, manteiga, carnes, nozes, amendoim, gergelim, linhaa, entre outros. Importncia da Vitamina E Essa substncia tambm importante na proteo contra os efeitos nocivos das substncias txicas, sendo admitido nos dias de hoje, que protege contra o cncer, contra a arterioesclerose, de inflamaes das articulaes e das complicaes provocadas pela diabetes. importante tambm na preveno de doenas cardiovasculares e melhora a circulao sangunea.

SAFRA - JULHO
Morango, laranja pra, melo, tangerina murcot, ervilha, batata doce, gengibre, mandioca, mandioquinha, rabanete, acelga, agrio, alface, almeiro, brcolis, cebolinha, couve, couve-flor, chicria espinafre, repolho rcula salsa, salso.

Ingredientes 1 tablete de fermento biolgico 1 xcara (ch) de gua morna 1 e 1/2 xcara (ch) de fub 250 g de batata-doce cozida amassada 1 xcara (ch) de acar 2 xcaras (ch) de farinha de trigo 1/2 xcara (ch) de manteiga derretida 1 colher (ch) de sal Modo de Preparo Misture o fermento com a gua e uma xcara de fub e deixe descansar por dez minutos. Adicione a batatadoce, o acar, a farinha de trigo e a manteiga, misturando bem. Acrescente o sal e o fub restante. Forme uma massa com o auxlio de uma colher de pau e faa os pezinhos. Coloque-os numa assadeira untada com manteiga. Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos. Aquea o forno em temperatura alta. Coloque a assadeira no forno e deixe assar por 40 minutos ou at que a parte superior dos pezinhos comece a dourar.

SAFRA - AGOSTO
Abacaxi, caju, laranja pra, melo, melancia, morango, nspera, tangerina murcot, ervilha, beterraba, mandioca, mandioquinha, rabanete, acelga, agrio, alface, almeiro, brcolis, cebolinha, couve, couve-flor, chicria, espinafre, repolho, rcula, salsa, salso.

ATIVIDADE FSICA E QUALIDADE DE VIDA A tecnologia tem avanando numa velocidade assombrosa nas ltimas dcadas. Este avano nos permitiu viver uma vida de extremo conforto, mas com poucas horas dedicadas a prtica de atividade fsica e lazer. Este quadro, quando associado ao estresse e hbitos alimentares inadequados, provoca uma sria ameaa ao nosso estado de sade, bem estar e qualidade de vida. Estudos recentes confirmaram definitivamente que a inatividade fsica um fator de risco dominante para o aparecimento de uma srie de doenas, estando no mesmo nvel ou acima de fatores como o fumo, obesidade, presso arterial e colesterol elevados. Um programa de exerccios voltado para melhora da qualidade de vida no deve enfocar apenas a prtica de atividades fsicas, mas incentivar a mudana do estilo de vida de seus participantes quanto aos hbitos alimentares e valorizao das horas de lazer.

A IMPORTANCIA DE PROMOVER O CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS Conforme informamos na edio anterior ( n 1) do Jornal NUTRINFORMATIVO. A Verba PEME destinada aquisio de alimentos perecveis (frutas, verduras, legumes e ovos). Para enriquecimento do cardpio e estmulo ao consumo de FLV. Nos ltimos anos, houve um aumento, em todo o mundo, das Doena Crnica No Transmissvel (DCNT) e de mortes associadas s mesmas. Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), a hipertenso arterial, o colesterol alto, a pouca ingesto de Frutas Verduras e Legumes - FLV, o excesso de peso, a falta de atividade fsica e o consumo de tabaco so alguns dos fatores de risco para a ocorrncia destas doenas. A populao infantil brasileira tambm vem sendo acometida por doenas ligadas alimentao, o que tem levado em muitos casos ao excesso de peso. Este problema preocupante pois, se estas doena aparecem precocemente, existem mais chances de que persistam na fase adulta, com risco de que outras complicaes se desenvolvam.Desta forma, torna-se imprescindvel a promoo do consumo de FLV desde a infncia, uma vez que nesta fase da vida que os hbitos alimentares comeam a se formar.

Uma pessoa adulta deveria ingerir diariamente, no mnimo, 400 gramas desses alimentos. No Brasil, a populao est consumindo apenas 1/3 desta recomendao.
Coma no mnimo 400g de frutas, legumes e verduras todos os dias.

Assim voc aumenta sua disposio para enfrentar o diaa-dia e ainda diminui o risco de desenvolver doenas do corao, vrios tipos de cncer, diabetes, presso alta e obesidade. Lembre-se: essa a recomendao MNIMA, os benefcios so maiores quanto maior for o consumo desses alimentos.

Fontes: http://www.aedb.br/faculdades/ped/Download s/4ano/flv_escolas_crhttp://www.infoescola.co m/bioquimica/vitamina-e/ http://www.brasilescola.com/biologia/vitaminae.htm http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receita s/receita-de-paozinho-batata-doce482819.shtml http://www.ced.ufsc.br/emt/trabalhos/atividad efisicaetecnologia/home/Atividade%20fisica%20 e%20qualidade%20de%20vida.htm#nuno eches.pdf

Contatos via email: daaa@edunet.sp.gov.br daaa.cepae@edunet.sp.gov.br daaa.cenut@edunet.sp.gov.br

NO PERCA A PRXIMA EDIO!

You might also like