You are on page 1of 15

VIAGEM MISSIONRIA DE PAULO Cidade de Listra

em sexta 11 junho 2010 15:48

(Atos) escrito

Listra era uma antiga cidade da provncia romana da Licnia e que passou a fazer parte do sul da Galcia, depois que esta outra provncia veio a ser ampliada, provavelmente na poca de Augusto.

Paulo e Barnab estiveram nela durante a chamada primeira viagem missionria (Atos 14). Mas tambm o Apstolo j na companhia de Silas e Timteo este novamente ali para comunicar as recomendaes da reunio ocorrida em Jerusalm e fortalecer a f e animo daqueles cristos recentes.

De acordo com o captulo 14 de Atos, aps ter escapado da perseguio em Icnio, Paulo e Barnab entraram na cidade para evangelizarem e numa ocasio foi curado um paraltico de nascena. Por causa disso, os habitantes de Listra pensaram que os dois missionrios fossem a encarnao dos deuses pagos Jpiter e Mercrio e com muita dificuldade os missionrios impediram que as multides lhes oferecessem sacrifcios de adorao.

Depois disso, alguns judeus incrdulos de Antioquia e de Icnio vieram a Listra a fim de incitar a multido para que apedrejasse Paulo, o qual, milagrosamente, sobreviveu e seguiu para Derbe.

Apesar da perseguio sofrida, a Igreja foi estabelecida em Listra e Paulo esteve ali em algumas outras ocasies.

O local da antiga cidade era desconhecido e incerto at o ano de 1885, quando suas runas foram identificadas pelos arquelogos, perto da moderna cidade de Catin. Fica cerca de trinta e quatro quilmetros a sudoeste de Icnio. Uma inscrio, ali encontrada, informa-nos que essa cidade se tornou colnia nos tempos do Imperador Augusto.

Listra era uma obscura aldeia, nas altas plancies da Licania (prxima da moderna Hatum Sarai), que foi selecionada por Csar Augusto como local de uma dentre diversas colnias romanas, provavelmente com propsitos de melhorar a defesa. Inscries at hoje existentes mostram-nos que naquela poca havia ali uma comunidade que falava o latim. Paulo e Barnab talez tenham se dirigido para aquele obscuro lugar, na esperana de terem um ministrio pacfico, isento das perseguies movidas pelos judeus, mas essa expectao estava fadada a no se cumprir. Naquela localidade havia uma populao de origem grega e judaica (ver Atos 16.1), mas tambm havia uma substancial poro no helnica (conforme nos mostra o dcimo primeiro versculo deste captulo). Atualmente, no stio de Listra, est a moderna cidade de Zoldera.

Paulo escreveu uma epstola s comunidades crists da Galcia, a Epstola aos Glatas. Ainda que haja uma grande discusso s quais comunidades Paulo escreveu, se as que esto mais ao sul (Icnio, Derbe, Listra), ou as que esto mais ao norte (Ancira, Pesinonte e Tvio) menos conhecidas para ns.

Rev. Ivan Pereira Guedes

ARTIGOS RELACIONADOS

Inicio da 1 ViagemMissionria -http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/r22216/Atos/3/


Veja o trabalho realizado em Listra http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/653580/ATOS-VISAOPANORAMICA/

Champlin, R. N. Enciclopdia de Bblia, Teologia e Filosofia, v. 3, ed. Hagnos, 2006, 8 ed., p. 858.

Galcia era uma provncia romana que ocupava a parte central do que agora conhecido como a sia Menor. Era limitada por outras provncias romanas em parte pela Capadcia, ao Leste, pela Bitnia e Ponto, ao Norte, pela sia Menor, ao Oeste, e pela Panflia, ao Sul. Situa-se num planalto entre os Montes Tauro, ao Sul, e os Montes da Paflagnia, ao Norte. Na sua parte norte-central, ficava a cidade de Ancira, agora chamada Ancara, capital da Turquia. E atravs desta regio passava o curso mdio do Rio Hlis (o actual Kizil Irmak) e a parte superior do Rio Sangarius (Sakarya), que desembocavam no Mar Negro. Foi ento nesta Galcia ampliada que o apstolo Paulo e outros missionrios cristos evangelizaram diversas cidades no sculo I d.C., tais como Icnio, Listra e Derbe e nas quais, organizaram comunidades crists locais. Paulo escreveu uma epstola s comunidades crists da Galcia, a Epstola aos Glatas. Cf http://pt.wikipedia.org/wiki/Galcia

adicionar um comentrio permalink

SEGUNDA VIAGEM MISSIONRIA DE PAULO Frgio-Glata


escrito em quinta 10 junho 2010 16:48

(Atos)

Atos 15.36-18.22

Mudana de Planos (16.6-10)

Tendo realizado o seu propsito original de visitar as comunidades formadas durante a primeira viagem (15.36), Paulo e sua nova equipe (Silas e Timteo) partem em direo a sia, mais provavelmente para o grande centro urbano de feso [conforme sua estratgia missionria]. Mas, segundo Lucas, o Esprito Santo tinha outros planos para a equipe missionria.

Partindo para oeste, a partir de Icnio, Paulo e seus companheiros adentram a regio frgio-glata (cf 18.23). Frigia estava localizada no centro ocidental da sia Menor e regio e/ou distrito da Galcia, se refere ao antigo territrio do norte da sia Menor. As cidades de Icnio, Derbe e Listra so cidades da regio sul da Galcia e agora eles se dirigem regio norte da Galcia, cujas cidades principais eram Ancira, Pesinonte e Tvio.

Chegaram a Msia que estava noroeste da provncia romana da sia. Esta regio se estendia por todo o litoral ocidental da sia Menor. Ao norte e ao leste da Msia ficava a Bitnia, uma provncia romana separada que se ligava com a regio do Ponto, mais a leste. Ainda que a provncia de Btinia oferecesse muitas cidades a serem evangelizadas, uma vez mais o Esprito Santo (aqui denominado Esprito de Jesus) os impedem de realizaram este intento de maneira que retornam para Trade.

Colnia Augusta Alexandria Trade, como era comumente conhecida naqueles dias, havia sido fundado perto da antiga e histrica cidade de Tria por Antgono, um dos sucessores de Alexandre, que lhe deu este nome em homenagem ao grande imperador. Sob os romanos a cidade alcanou seu apogeu econmico e poltico. Ainda que neste momento Paulo e sua equipe no anunciaram ali a mensagem crist, ele haveria de retornar em outras ocasies (At 20.6; 2 co 2.12; 2Tm 4.13) e uma forte igreja se estabeleceu ali, fundada pelo prprio Paulo ou por outro missionrio.

Alm de tudo, Trade era o principal porto para os viajantes, entre a sia e a Macednia, de modo que, a viso de um homem macednio para que eles fossem Macednia e os ajudasse no esta de forma alguma fora de propsito.

A viso interpretada como sendo a direo certa do Esprito Santo e imediatamente procuram meios pelos quais possam realizar esta viagem.

A primeira seo ns
No verso 10 temos a expresso: procuramos partir que esta na primeira pessoa do plural de maneira que o narrador se insere no contexto histrico. Esta a primeira das passagens denominadas seo ns, e deste ponto em diante o autor quer informar que se torna testemunha ocular dos acontecimentos a serem narrados. Ainda que nada fale de quando passou a fazer parte da equipe e nem se identifique nominalmente, todavia demonstra que no um estranho ao Apstolo e que no se trata de um nefito na f crist. Se aceita que seja Lucas o mdico amado (Cl 4.14).

Rev. Ivan Pereira Guedes

PRXIMO: Chegada na Macednia

Ver artigo - http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/143215/PAULO-Um-Modelo-Missionario/

Com toda certeza Lucas deseja com isso enfatizar que o Esprito Santo esta intimamente associado ao Filho na realizao do Ide. Este o nico momento nos escritos de Lucas em que o Esprito descrito como o Esprito de Jesus, o paralelismo com o Esprito Santo (v.6) cf. Rm 8.9; Gl 4.6; Fp 1.19; 1 Pe 1.11.

Desde 168 a.C., quando seu ltimo rei Perseo foi derrotado, a Macednia passou a ser territrio Romano. Em 148 foi reduzida a Provncia Romana e desde o ao 15 a 44 a.C. foi governada por um emissrio imperial que residia em Mesia; posteriormente pasou a categoria de Provncia Senatorial e em trs de suas cidades Dirraquio, Pela e Filipos foram estabelecidas colnias romanas.

O manuscrito D comea assim o versculo: Assim que, quando se despertou, nos contou a viso e nos demos conta de que ele [o macednio ou possivelmente Deus] nos chamava a pregar a o povo da Macednia.

As passagens ns ou nos. H aproximadamente 97 versculos onde o autor substitui a terceira pessoa do singular pela primeira pessoa do plural. Essas so as respectivas passagens: 16-10-17 [a viagem de Trade]; 20: 5-15 e 21:1-8[a viagem para Jerusalm]; e 27:1-28:16 [a viagem martima de Cesaria a Roma], em que o pronome da primeira pessoa do plural encontrado, implicando que o autor foi um companheiro de Paulo em parte das viagens do apstolo. Uma vez que Paulo teve vrios companheiros, diferentes nomes tm sido sugerido quanto a autoria deste livro, como Timteo, Silas, Tito e Lucas, que segundo Col. 4:14; Filemom 24; e II Tm. 4:11, foram tambm companheiros do apstolo e seus amigos. Num processo de eliminao Lucas o que permanece como o provvel escritor destas sees. Os dois primeiros so excludos, uma vez que so citados nominalmente em 16:19 e 20:4,5. E pouco pode ser dito em favor de Tito de modo que geralmente aceito de que Lucas foi o autor destas sees ns -nos. Mas se isto verdadeiro, ele tambm o autor do livro, uma vez que estas sees se cruzam com outras partes do livro.
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/313162/A-T-O-S-Autoria-1/

adicionar um comentrio permalink

ATOS - SEGUNDA VIAGEM MISSIONRIA DE PAULO


em quinta 10 junho 2010 00:48

(Atos) escrito

MOTIVO E INICIO DA SEGUNDA VIAGEM

Atos 15.36-18.22

Separao (15.36-40)

Logo aps o grande Conclio ocorrido em Jerusalm, onde se trata e resolve-se definitivamente a questo dos gentios, Paulo prope a Barnab fazerem uma nova viagem, visando primeiramente assistir s comunidades que haviam sido formadas na primeira viagem (15.36).

Barnab prope que Joo Marcos volte a fazer parte da equipe, mas Paulo discorda, uma vez que o rapaz havia retornado ainda no meio da primeira viagem. Eles no conseguem chegar a um consenso sobre esta questo e resolvem separar-se, de maneira que, Barnab parte juntamente com Joo Marcos para Chipre sua cidade de origem (15.36-39). Paulo convida Silas e partem para dar continuidade ao trabalho missionrio iniciado anteriormente.

O planejamento inicial de Paulo, visitar as comunidades fundadas, sob a orientao do Esprito Santo, toma propores muito mais ampla do que ele poderia imaginar e acabam ultrapassando as fronteiras da sia Menor e atravessando o Mar Egeu adentram Macednia e chegam Grcia.

A Incluso de um Jovem Companheiro (15.41-16.5)

Sabemos muito pouco sobre Silas. Sabemos que estava em Jerusalm e participou do Conclio sendo enviado a Antioquia para promulgar as resolues acordadas. Era cidado romano (16.21) como Paulo o que o tornava um companheiro ideal para a obra missionrio pelo territrio do Imprio.

Provavelmente iniciaram a viagem por terra, para o norte, atravs da Sria at chegarem na regio da Cilcia. Enfrentam o desfiladeiro montanhoso difcil e perigoso chamado de Prticos da Cilcia para finalmente chegarem na regio da Galcia do Sul onde estavam as comunidades formadas durante a viagem anterior.

H uma inverso, pois Paulo inicia com Derbe e Listra, em relao primeira viagem, pois ele vem do leste. nesta segunda cidade que Paulo vai introduzir o jovem Timteo, que se tornar um de seus companheiros mais fiis na obra missionria, o qual chega a chamar de meu filho na f. Acredito que a companhia de Timteo contribuiu muito para amenizar um pouco a aspereza temperamental de Paulo e talvez at mesmo contribuiu para lev-lo a repensar a forma dura com que tratara o outro tambm jovem Joo Marcos.

Timteo um nome grego tpico encontrado com abundncia na literatura da poca (Aristfanes e Jenofonte) e significa o que honra a Deus. Vai aparecer em diversas correspondncias de Paulo como seu colaborador (1 Ts 1.1; Fp 1.1; 2 Co 1.1; Fm 1 [como co-autor]; 1 Ts 3.2,,6; Fp 2.19; 1 Co 4.17 [meu querido e fiel filho no Senhor]; 1 Co 16.10; 2 Co 1.19; Rm 16.21 e nas epistolas pastorais: 1 Tm 1.2, 18; 6.20; 2 Tm 1.2,5 (onde temos informaes sobre sua me Eunice e sua av Lide) e uma solitria referncia em Hb 13.23 (de que tambm experimentou o aprisionamento como seu mentor e amigo).

Lucas nos informa que seu pai era grego e sua me judia e seria esta a razo pela qual ele ainda no havia sido circuncidado. Sua me provavelmente era convertida ao cristianismo, portanto, Timteo era um judeu-cristo o que levou Paulo de faz-lo circuncidar-se (16.3). Ainda que inicialmente tais filhos de casamento misto no eram aceitos como judeus, posteriormente vieram a serem reconhecidos atravs da tradio misnaica, que o filho seria reconhecido por causa dos antecedentes maternos.

Timteo tinha um timo testemunho da parte dos cristos tanto de sua cidade Listra quanto da vizinha Icnio (16.2).

E de cidade em cidade Paulo e sua equipe compartilhavam com as comunidades crists gentias as diretrizes tomadas pelas discusses ocorridas em Jerusalm, de que a circunciso e os rituais judaicos no deviam ser obrigatrios para os gentios convertidos ao cristianismo. Estas decises so transmitidas como parte do ensino apostlico.

E o relato se conclui com mais um pequeno resumo lucana, de que as igrejas se fortaleciam na f e cresciam em numero dia a dia (cf. 14.22).

Rev. Ivan Pereira Guedes

PRXIMO: Paulo cruza a sia Menor

http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/778036/ATOS-Concilio-em-Jerusalem/

As cidades evangelizadas na primeira viagem foram: Salamina e Pafos em Chipre, Antioquia da Pisidia, Icnio, Listra, Derbe e Perge na Panflia (13.5-6, 14-51; 14.1, 8, 20-25). Entretanto, Paulo deixa de lado as duas primeiras, pois Barnab e Joo Marcos haviam se dirigido para Chipre.

http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/512957/ATOS-VISAO-PANORAMICA-3a/ provvel que o perodo que Paulo e Barnab passaram em Antioquia foi durante os meses do inverno, e que a vinda da primavera, que trazia consigo a abertura das rotas de viagem por terra e mar, despertou Paulo para novas atividades. Marsh all, I. Howard, Atos Introduo e comentrio, ed. Vida Nova, So Paulo, 2008, p;244.

Alguns comentaristas entendem que somente esta questo no seria suficiente para separar esta dupla to abenoada. Projetam que havia uma questo mais sria e propem que seja a vacilao de Barnab quanto a comer carne com os gentios (Gl 2.11-14) que no foi bem digerida por Paulo. Mas visto que ambos participaram do Conclio em Jerusalm e conhecendo um pouco do temperamento implacvel de Paulo, no difcil imaginar que a questo tenha sido mesmo a volta de Joo Marcos, como Lucas descreve. No h nenhuma razo aparente para Lucas omitir outra razo para a desavena. adicionar um comentrio permalink

ATOS Conclio em Jerusalm

(Atos) escrito em sexta 07 maio 2010 00:12

O captulo quinze do livro de Atos o ponto crucial de toda narrativa e da prpria histria da Igreja crist como a conhecemos.1[1] A discusso iniciada em Antioquia e que posteriormente se desloca para Jerusalm e suas concluses iro definir o futuro do cristianismo permanecendo atrelado ao judasmo corre o risco de desaparecer e emancipando-se alcanara as fronteiras do mundo.

Paulo e Barnab retornam da primeira viagem missionria com relatrios exuberantes da aceitao por parte dos gentios da mensagem evanglica. Muitas comunidades crists foram estabelecidas em diversas cidades, incluindo alguns grandes centros cosmopolitas. Tais relatos produziram duas reaes conflitantes: por um lado os crentes de Antioquia vibraram com entrada de um numero cada vez maior de gentios na Igreja; por outro lado, alguns dos judeus convertidos vindos da Judia e segundo Lucas, originalmente haviam pertencido ao grupo dos fariseus (15.1-5) sentiram-se grandemente incomodados e comearam a ensinar que os convertidos gentios deveriam se submeter circunciso e aos ritos judaicos prescritos na Lei de Moiss. Paulo e Barnab reagem imediatamente e uma grande celeuma se forma. O que esta em pauta no uma questo secundria, mas o ponto nevrlgico do prprio cristianismo: para ser cristo preciso antes se converter ao judasmo? A salvao provida por Cristo esta subordinada aos ritos judaicos?

1[1] Fitzmyer chama a ateno ao fato de que Lucas coloca esta discusso literalmente no meio e/ou centro da sua narrativa. Escreve ele: Em minha traduo, os captulos 1-14 tem 12.385 palavras; os captulos 15-28, 12.502. Assim que o que se conta agora o ponto crucial da histria de Lucas, ... Joseph A. Fitzmyer, Los Hechos de los Apstoles, v.2, Ediciones Sgueme, Salamanca, 2003, p.184.

Aps um perodo curto, mas intenso, de discusses a liderana da Igreja em Antioquia entende ser melhor levar a discusso para Jerusalm. A razo de subirem a Jerusalm no esta vinculada a falta de autonomia ou uma subordinao eclesistica, mas unicamente pelo fato de que ainda por aqueles dias vrios apstolos permaneciam naquela comunidade e poderiam dar maior embasamento resoluo deste debate o que realmente veio acontecer. Inicio dos Debates Paulo e Barnab e alguns outros delegados de Antioquia chegam Jerusalm e so recepcionados pelos apstolos e presbteros e/ou ancios daquela igreja. Os dois missionrios no discutem, apenas relatam tudo quanto o Esprito Santo realizou por meio deles e o numero grande de gentios que se converteram mediante a pregao do Evangelho. Mas, o grupo de ascendncia farisaica insiste com veemncia de que os gentios convertidos devem ser tratados como proslitos judeus e se submeterem circunciso e ritos judaicos e suas reivindicaes esta relacionada interpretao que do ao que Deus disse a Abrao em Gn 17.10-14 (cf Js 5.2-9) e a Moiss em Dt 5.28-33. O Testemunho de Pedro (15.6-12) Aps ouvir o relatrio dos missionrios e as reivindicaes dos judeu-cristos, o apstolo Pedro levanta-se e descreve sua prpria experincia, colocando-se como o precursor da misso entre os gentios, relembrando os acontecimentos da casa do romano Cornlio (Atos 10). A concluso de Pedro enftica, uma vez que os gentios receberam o mesmo Esprito Santo que os judeus convertidos, e declara que Deus no fez nenhuma distino entre ns e eles, purificando o corao deles, mediante a f. Portanto, a questo central dos convertidos, tanto dos judeus como dos gentios, no a Lei ou a circunciso, mas a f em Jesus e o compromisso de vivenciar as verdades do Evangelho ensinado por Ele. Uma vez mais Paulo e barnab relatam tudo quanto Deus realizou por meio deles (15.12). O Posicionamento de Tiago (15.13-21) Este Tiago o meio irmo de Jesus, uma vez que seu homnimo havia sido martirizado por Herodes alguns anos antes. A posio de Tiago era aguardada com muita expectativa, pois alm de ocupar um lugar de liderana inquestionvel, ele tambm era considerado o baluarte do ponto de vista

judaico conservador. Partindo do testemunho de Pedro ele faz mais um reforo, citando as palavras dos profetas uma vez que eles anunciaram que Deus haveria de adquirir para si um povo de entre os gentios. O texto principal o do profeta Ams 9.11-12, provavelmente da verso grega, onde se l que o resto dos homens procure o Senhor com todas as naes que foram consagradas ao meu Nome. A idia aqui que tanto o resto fiel de Israel como os convertidos das demais naes haveriam de formar um nico povo de Deus. O que se cumpre no surgimento da Igreja. As palavras enfticas de Tiago Eu sou de parecer que no devemos importunar os pagos que se convertem a Deus ratificam a deciso final que ser promulgada. A interpretao de Tiago parecer ser que a profecia no trs qualquer exigncia sobre os gentios que entram no reino, de maneira que nada se deve exigir deles. Recomendaes (15.20) As quatro recomendaes feitas por Tiago visam aos crentes gentios que compartilham da mesma comunidade com os convertidos judeus, de maneira que possam conviver harmoniosamente e em plena comunho. Distintamente da preposio defendida pelo grupo da circunciso, que entendiam que a obedincia a Lei era necessrio para a salvao, ele tem vista to somente o modus vivendi entre gentios e judeus convertidos. O raciocnio dele bem coerente, pois uma vez que os judeus cristos estavam dispostos a colocar de lado seu preconceito de sculos contra os gentios, estes deveriam demonstrar a mesma disposio ao fazerem concesses frente aos escrpulos judaicos. E sua argumentao lgica, pois a lei vinha sendo lida (ensinada) desde os tempos antigos ... nas sinagogas (15.21), ou seja, ela fazia parte da vida judaica durante sculos e seria muito difcil p-la de lado facilmente. As quatro recomendaes esto inseridas em uma parte da lei de santidade em Levtico 17-18, que probe certas coisas no apenas a todo homem da casa de Israel, mas tambm, a todos os estrangeiros que residem no meio deles (Lv 17.8). As quatro recomendaes so: 1) Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos dolos literalmente que se abstenham da poluio dos dolos. A palavra dolos pode ter uma conotao mais ampla, e que a proibio aqui so seja simplesmente alimentar, mas contra participar de qualquer ato associado aos dolos. E os crente de Corinto so provas de que o risco naqueles dias era muito grande (1 Co 8.1-13; 10.1930).

2) Que se guardassem contra a prostituio possvel que haver uma conexo entre estas duas primeiras recomendaes, pois a idolatria com freqncia envolvia a imoralidade. A palavra porneia (fornicao, prostituio) tambm usada em sentido mais amplo, referindo-se a toda sorte de desvios sexuais e frequentemente traduzida simplesmente por impureza. Os judeus incluam aqui o casamento de parentes prximos. 3) No comessem da carne sufocada era proibido principalmente porque o sangue no era retirado da carne. Este mandamento vem desde o tempo de No, quando os homens tiveram a primeira permisso de comer os animais (Gn 9.4) e repetido na lei mosaica. A idia original de que a vida humana esta no sangue e visava a valorizao e preservao da vida. 4) E que no comessem do sangue provavelmente esta relacionada ao precedente. Entretanto, alguns manuscritos antigos omitem animais sufocados e interpretam sangue como derramamento de sangue ou assassinato. Mas as evidncias textuais favorece o texto comum dado acima.2[2] Circular s Igrejas (15.22-29) Uma vez resolvido as questes os apstolos e demais lideranas entenderam ser oportuno emitirem uma circular esclarecendo oficialmente a questo dos gentios e enviaram atravs de dois representantes Judas, chamado Barsabs e Silas s igrejas em Antioquia, Sria e Cilcia. O documento desautoriza quaisquer vozes dissonantes (15.1); elogiam e reafirmam o ministrio missionrio gentlico de Paulo e Barnab; transcreve a deciso tomada em Jerusalm: Decidimos, o Esprito Santo e ns, no impor sobre vocs (gentios) nenhum fardo e por fim, as quatro restries que foram solicitadas. A Alegria da Liberdade As comunidades gentlicas se alegram sobremaneira (15.31) pois agora no paira mais nenhuma barreira quanto a misso entre os gentios. A presena de Judas e Silas trouxe aquela atmosfera de fraternidade entre Antioquia e Jerusalm. Ao final de um tempo, Judas retorna a Jerusalm, mas Silas opta por permanecer em Antioquia e vai se tornar o novo companheiro de Paulo na segunda viagem missionria, em lugar de Barnab que prefere investir no jovem Marcos e vai para sua cidade de origem Chipre. Rev. Ivan Pereira Guedes
2[2] Bruce escreve: A idolatria, a fornicao e o homicdio era os trs pecados capitais aos olhos dos judeus. F. F. Bruce, The Acts of the Apostles, 1952, p. 299.

Prximo: Inicio da Segunda Viagem Missionria ARTIGOS RELACIONADOS


Ruptura - http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/628152/ATOS-VISAO-PANORAMICA-3d/ Antioquia da Pisdia - http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/566271/ATOS-VISAOPANORAMICA-3c/ Inicio da 1 Viagem Missionria - http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/r22216/Atos/3/

adicionar um comentrio permalink

ATOS VISO PANORMICA (3e)

(Atos) escrito em tera 16 fevereiro 2010 13:47

1 Viagem Missionria (Atos 13.13-14.28)

Galcia: Finalmente Derbe (14.8-18)


Estamos chegando ltima cidade da chamada primeira viagem missionria. Temos usufrudo da companhia de Paulo e Barnab e juntamente com eles temos participado do avano extraordinrio do Evangelho em seus primeiros dias. A cidade de Derbe3[1] estava localizada aproximadamente a 96 quilmetros de Listra4[2], j no extremo leste da provncia romana da Galcia5[3]. Sua localizao foi atestada recentemente e sua importncia estava 3[1] Informaes sobre a cidade http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/665530/CIDADES-DA-PRIMEIRA-VIAGEMDerbe/

4[2] Veja o trabalho realizado em Listra http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/653580/ATOS-VISAOPANORAMICA/

justamente em sua localizao geogrfica, pois fazia fronteira entre os domnios do Imprio Romano (Galcia) e o reino vassalo de Antoco IV de Comagene.

A permanncia dos missionrios nesta cidade foi bem mais tranqila. Tudo indica que no havia sinagoga na cidade e, portanto, o trabalho evangelstico foi voltado para os gentios e sem a oposio implacvel dos judaizantes6[4] as atividades dos missionrios realizaram-se em clima mais favorvel.

Lucas gasta um nico verso para descrever o trabalho em Derbe, no porque fosse irrelevante.

Ele diz que o trabalho ali foi muito produtivo e que houve um grande nmero de discpulos e ali se estabeleceu uma crescente comunidade crist. Um destes convertidos, chamado Gaio, esteve acompanhando Paulo a Jerusalm como representante da sua comunidade (At 20.4).

Paulo e Barnab poderiam ter seguindo para o leste, retornando Antioquia da Sria, atravessando os portes cilicianos, mas como parece, era j o final do ano e o fortssimo inverno se aproximava rapidamente e esta viagem seria demasiadamente perigosa. Mas a deciso de retornar pelo mesmo percurso anterior, no somente era mais prudente7[5], como tambm tinha um objetivo pedaggico.

Na medida em que retornavam s cidades de Listra, Icnio e Antioquia da Psidia, faziam um trabalho de fortalecimento e encorajamento aos novos crentes para que permanecessem firmes na f, ou seja, nos princpios doutrinrios por eles ensinado (14.22). Isto era fundamental, uma vez que aquelas comunidades estavam sobre forte presso judaizante (Gl 6.12) e como visto em Listra os habitantes daquela regio eram

5[3] Galcia era uma provncia romana que ocupava a parte central do que agora conhecido como a sia Menor. Era limitada por outras provncias romanas em parte pela Capadcia, ao Leste, pela Bitnia e Ponto, ao Norte, pela sia Menor, ao Oeste, e pela Panflia, ao Sul. Situa-se num planalto entre os Montes Tauro, ao Sul, e os Montes da Paflagnia, ao Norte. Na sua parte norte-central, ficava a cidade de Ancira, agora chamada Ancara, capital da Turquia. E atravs desta regio passava o curso mdio do Rio Hlis (o actual Kizil Irmak) e a parte superior do Rio Sangarius (Sakarya), que desembocavam no Mar Negro. Foi ento nesta Galcia ampliada que o apstolo Paulo e outros missionrios cristos evangelizaram diversas cidades no sculo I d.C., tais como Icnio, Listra e Derbe e nas quais, organizaram comunidades crists locais. Paulo escreveu uma epstola s comunidades crists da Galcia, a Epstola aos Glatas. Cf http://pt.wikipedia.org/wiki/Galcia 6[4] Conforme a segunda correspondncia de Paulo ao jovem pastor Timteo (3.11) a cidade de Derbe no entra na relao das cidades onde o Apstolo enfrentou implacvel perseguio. 7[5] Paulo e Barnab exemplificaram uma coragem notvel ao voltar par aonde tin ham sido agradidos. Havia algum risco nesse empreendimento, mas por essa altura os magistrados teriam terminado seu mandato jurdico e, se os apstolos no se salientassem, os riscos seriam mnimos. David J. Williams, Novo Comentrio Bblico Contemporneo Atos, ed. Vida, 1996, p.281.

facilmente impressionados. Entretanto, apesar de todo o esforo dos missionrios aquelas comunidades rapidamente comeariam a serem atrados por outro evangelho (Gl 1.6; 3.2; 5.1).

Lucas informa que Paulo e Barnab aproveitam a oportunidade para estabelecerem lideranas (presbteros e/ou ancios) em cada uma destas jovens comunidades. Eles se utilizam do mesmo modo com que eles mesmos foram comissionados com orao e jejum (14.23).8[6] Aps atravessarem Antioquia da Pisdia eles chegam regio da Panflia9[7]. Lucas informa que eles pregaram na cidade de Perge10[8]. Conforme relato anterior, no se menciona que houvesse pregado nesta cidade, apenas que foi neste ponto da viagem que Joo Marcos resolveu abandonar o grupo e retornar para Jerusalm (13.13)11[9]. Agora eles vem a oportunidade de anunciarem a mensagem do evangelho tambm nesta cidade.

8[6] O termo utilizado aqui por Lucas ( - presbteros e/ou ancios) no se encontram nas cartas iniciais de Paulo, mas apenas nas chamadas cartas pastorais. Provavelmente, na poca em que Lucas escreve este termo tenha prevalecido para se referir s lideranas crists. O que Lucas deseja mostrar que os missionrios tiveram este cuidado de estruturar as comunidades recm fundadas. 9[7] Panflia era uma pequena provncia romana situada na costa Sul da sia Menor,. Embora o tamanho dessa provncia possa ter variado no decorrer dos anos, considera-se comumente que a Panflia tenha sido uma faixa ao longo da costa, de cerca de 120 km de comprimento e at 50 km de largura. Limitava com a provncia da Lcia, ao Oeste, com a provncia romana da Galcia, ao N, e com o Reino Selucida da Sria, ao Leste. Na costa, o clima da Panflia era quente e tropical, ao passo que ia ficando mais moderado medida que a pessoa passava altitude maior dos Montes Tauro. Julga-se que seus habitantes eram uma mistura duma tribo nativa com os gregos, alguns chegando mesmo a sugerir que Panflia signifique "de tribos ou raas misturadas". (Lxico Grego-Ingls de Liddell e Scott, revisado por H. Hones, Oxford, 1968, pg. 1295). Evidentemente, havia judeus ou proslitos naquela regio, pois na Festividades de Pentecostes de 33 d.C., pessoas da Panflia se achavam em Jerusalm e ficaram surpresas de ouvir os discpulos falarem em seu "prprio idioma". (Atos 2:6, 10) Foi visitada pelo apstolo Paulo em sua primeira viagem missionria. Cf http://pt.wikipedia.org/wiki/Panflia 10[8] Povoada pelos hititas por volta do ano 1500 a.C. , Perge foi a capital da provncia romana da Paflia. Os habitantes de Perge eram devotos da deusa rtemis (deusa da caa e da vida selvagem). Veja mais em http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/531401/CIDADES-DA-PRIMEIRA-VIAGEM-Perge/ 11[9] Veja algumas razes que poderiam ter levado Joo Marcos a deixar a equipe missionria http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/532234/ATOS-VISAO-PANORAMICA-3b/

Aps conclurem a evangelizao de Perge eles se diregem ao porto de Atlia12[10] com o propsito de embarcarem de volta para Antioquia da Sria.

Finalmente, depois de aproximadamente dois anos (46-48 d.C.) Paulo e Barnab chegam a Antioquia da Sria de volta. Imediatamente a igreja convocada e ansiosa escuta os relatos dos dois missionrios. A alegria contagiante e por um tempo precioso os missionrios permanecem na companhia dos irmos.13[11]

Assim conclumos esta extraordinria viagem missionria. As repercusses deste enorme movimento evangelstico entre os gentios sero sentidas de forma mais profunda na reunio do primeiro conclio cristo que se realizara em Jerusalm. Logo estaremos novamente na companhia de Paulo e Barnab e juntamente com ele tomaremos assento neste conclio que ser o divisor de guas do movimento missionrio do cristianismo.

Rev. Ivan Pereira Guedes

12[10] De Atlia, que recebeu nome de Atallus Philadelphus, rei de Prgamo, no temos nenhum registro bblico de que os missionrios realizaram algum tipo de evangelizao ali. Apenas se utilizaram do porto para tomarem embarcao para a cidade de Antioquia da Sria. 13[11] No podemos declarar, com qualquer segurana, por quanto tempo os missionrios cristos se demoraram em Antioquia da Sria; mas parece que desde o inicio de sua primeira viagem missionria at que partiram de Antioquia da Sria para se fazerem presentes ao conclio de Jerusalm, passaram-se cerca de quatro a cinco anos. A prpria primeira viagem missionria perdurou cerca de dois a trs anos, o que permitia que essa permanncia de Paulo e Barnab em Antioquia da Sria fosse de no menos de um ano, tendo provavelmente chegado a dois anos. Russell Norman Champlin, O Novo Testamento Interpretado, v.3, 1989, p.301.

You might also like