You are on page 1of 2

QUESTIONRIO DE NAVEGAO

Qual o nome dado arte e a cincia de conduzir com segurana, uma embarcao de um ponto a outro da superfcie terrestre? Quais os tipos bsicos de Navegao? Qual o tipo de navegao praticada a menos de 3M da costa? O tipo de navegao praticada entre 3 e 50M da costa denominada de: Quanto ao requisito profundidade, qual o exigido na navegao costeira? Quanto ao requisito freqncia de determinao da posio, qual a exigida para a navegao costeira? Quais os mtodos de navegao conhecidos? Qual mtodo de navegao utiliza as caractersticas dos movimentos do Navio (rumo e velocidade constantes)? Quais os sistemas de navegao conhecidos? Cite 2 instrumentos usados no sistema de navegao visual? Como denominada a superfcie terica da terra, que mais se aproxima da superfcie real? certo dizer que: A superfcie da terra para fins prticos de navegao, oval. V/F Os extremos do eixo terrestre, so denominados de: Que nome dado ao nico crculo mximo perpendicular ao eixo terrestre? A interseo de um plano perpendicular ao eixo terrestre com a superfcie terrestre, denominada de: Como chamado o crculo mximo que passa pelos plos? Os pontos sobre a superfcie terrestre localizados atravs de sua latitude e longitude, so denominados de? certo dizer que a contagem das longitudes, tem como referncia o Equador terrestre. O arco de meridiano contado entre o equador e o paralelo que passa pelo ponto chamado de: Como chamado o arco de paralelo contado entre o 1 meridiano e o meridiano que passa pelo ponto?

V ou F As longitudes so contadas de 00 90 para E e para W. Qual a latitude mdia entre 30N e 20S? e qual a diferena de latitude? Qual a diferena de longitude entre 010W e 050E? e qual a longitude mdia? V ou F A denominao da posio da embarcao na carta, chamada de ponto. Determine o e% do odmetro cuja 1 corrida feita no R 090 cronmetro: 00m 00s, od: 0742,5, cronmetro 06m 0743,7, D = 1,2M. 2 corrida no R 270, Cr = 00m 00s, Od = 0745,8, Cr = 06m 25s Od = 0747,1, D = 1,3M. Qual o nome dado a substncia magntica (im natural), encontrado em magnsia, sia menor? Qual a proporo da mistura lquida utilizada na agulha magntica? Como chamado o ngulo formado entre o NV e o Nmag.? Como chamado o ngulo formado entre o Nmag. E o Nag? Cite 2 processos de imantao. Em uma DecMag de 2W em 1990, com uma variao anual de 6m E, qual a decmag. corrigida para 2011? Como denominado o ngulo formado entre o Ngi e o NV? Cite dois instrumentos de marcar. Cite dois componentes do sextante. O instrumento de medida de tempo de maior preciso bordo, e do qual se exige uma marcha reduzida regular chamado de: A diferena entre a HMG e a hora do Cr chamada de: A diferena entre os E do Cr chamada de: O instrumento destinado medir pequenos intervalos de tempo denominado de: A superfcie que a Terra apresenta, com todas as suas irregularidades exteriores, denominada de: Qualquer plano que corta a esfera terrestre e que passa pelo seu centro denominado de:

Como denominada a interseo de um plano perpendicular ao eixo terrestre com a superfcie terrestre? Como denominado o meridiano diametralmente oposto ao meridiano onde se encontra o observador. Com quantos algarismos escriturada a hora da plotagem da posio em uma carta nutica. certo dizer que a aproximao da marcao e do rumo para fins de clculos, ao grau inteiro. A posio obtida normalmente por sistema visual de navegao e por meio astronmico, utilizado em todos os tipos bsicos de navegao, chamado de: Qual a unidade de comprimento ou altura (utilizada no estadmetro como parmetro de altura), e que corresponde a 0,31 do metro? Como denominada a unidade de distncia usada no estadmetro, de valor aproximado a 0,91 do metro? Como chamado o instrumento destinado a medida da distncia percorrida pelo navio? Se s 09:00 a leitura em um odmetro indicava 0788.0. s 10:30 0809.0 determine: a) Distncia percorrida; e b) Velocidade desenvolvida. Em uma determinada rea de decmag. 14W (1990), um navio em 2012, navegava no RV 120 tendo como Rmg 137. Calcule: a) Decmag. Atual; e b) Variao anual. Quantas e quais so as partes em que se divide um im? V/F Se partirmos um im ao meio, cada uma das partes constituir um novo im. Em qual condio um im de ao ou ferro, perde suas caractersticas, no mais se recuperando? V/F O processo de imantao por contato, consiste em colocar as extremidades de uma barra de ao sobre as extremidades de um im. Cite trs componentes da agulha magntica. Como denominada a linha que une pontos de mesma declinao magntica? Como chamada a alterao que o valor da declinao magntica sofre durante um ano?

Quais as propriedades que o giroscpio passa a apresentar quando o rotor funciona em alta velocidade? V/F - A Inrcia faz com que o rotor conserve sua direo no espao por maior que sejam os movimentos impressos sua base. A agulha que estiver mais bem instalada a bordo sob o ponto de vista magntico, ou seja, o mais longe possvel das influncias magnticas, chamada de: Como denominada a agulha usada pelo timoneiro para governar o navio? Como denominada a operao de colocar os ms permanentes (compensadores) em posio, tais que anulem os Dag? O ngulo formado entre o norte verdadeiro e o norte magntico chamado de: Como denominado ngulo formado entre verdadeiro e o norte da giro? F/V o norte da agulha formado pelo ngulo entre o norte magntico +/- a declinao magntica. Se um navio navega no RV 090 e a agulha magntica indica 076, qual o valor da decmag local? Um navio navegava no RV 030, marcou um alvo aos 330 rel. determine a MV e a MP. O ngulo horizontal formado entre um norte de referncia e a proa da embarcao e chamado de: Quando se navega em rios, canais estreitos ou guas confinadas, as direes nas quais o navio deve governar para manter-se safo de perigos, so denominadas: O instrumento de medida de tempo de maior preciso bordo e do qual se exige uma marcha reduzida e regular chamado de: V/F A diferena entre a Hora Mdia de Greenwich e a Hora do Cronmetro chamada de Marcha do Cr. Qual a condio de um Cr. Com Ea (+) e MC (-)? Qual a condio considerados bons? para os cronmetros serem

Dos instrumentos de marcar, qual o que considerado o mais simples? Que nome dado ao instrumento tico usado na navegao astronmica?

You might also like