You are on page 1of 4

CUIAB,28DEAGOSTODE2010

CURSO:PROPAGANDAEMARKETING TEORIADACOMUNICAOI PROFESSORMS.RAFAELRODRIGUESLOURENOMARQUES Aluno:_Mlker Queiros Silva_________________________________________________________________ Semestre:2________________ ENTREGA:27/09/2010

da

1) Baseado nas aulas e nas pginas 19-55 do livro Teorias da comunicao, de Mauro Wolf, responda: a) Explique os principais pontos e a lgica do modelo da Teoria Hipodrmica ou Teoria da Bala Mgica: Teoria Hipodrmica um modelo de teoria da comunicao, tambm conhecido como Teoria da Bala Mgica. Segundo este modelo, uma mensagem lanada pela mdia imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporo. Os conceitos foram elaborados pela Escola Norte-Americana, nos anos 30. Seu principal objetivo foi fornecer bases empricas e cientficas para a elaborao de sistemas de comunicao, com nfase nos efeitos da comunicao sobre o comportamento da populao. Muitos dos cientistas foram contratados pelo exrcito, a exemplo de Carl Hovland, como parte do esforo de guerra, durante a II Guerra Mundial.

b) Explique os principais pontos da lgica do modelo da abordagem empricoexperimental ou da persuaso: A Teoria da Persuaso Consiste na reviso do processo comunicativo entendido como uma relao mecanicista e imediata entre estmulo e resposta. Oscila entre a idia de que possvel obter efeitos relevantes se as mensagens forem adequadamente estruturadas e a certeza de que, freqentemente, os efeitos que se procurava obter no foram conseguidos. Persuadir os destinatrios possvel se a mensagem se adequa aos fatores pessoais ativados pelo destinatrio ao interpret-la. A mensagem contm caractersticas particulares do estmulo, que interagem de maneira diferente de acordo com os traos especficos da personalidade do destinatrio, o avano consiste em que a teoria passa a levar em conta as diferenas individuais do pblico. Dessa maneira, estabelece-se uma estrutura lgica, muito semelhante ao modelo mecanicista da Teoria Hipodrmica: c) Explique os principais pontos e a lgica do modelo da abordagem emprica de campo ou dos efeitos limitados:

A Teoria Emprica de Campo ou Teoria dos Efeitos Limitados baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mdia cumpre papel limitado no jogo de influncia das relaes comunitrias. Em outras palavras, a mdia apenas mais um instrumento de persuaso na vida social, uma vez que apenas parte desta. Dessa forma, a Abordagem Emprica de Campo abandona a relao direta de causa e efeito entre a mensagem e o comportamento do indivduo. Antes, enfatiza a influncia indireta que a mdia exerce sobre o pblico tal como faria qualquer outra fora social (igreja, famlia, partido poltico etc). O alcance das mensagens miditicas depende do contexto social em que esto inseridas, ficando sujeitos aos demais processos comunicativos que se encontram presentes na vida social. Neste caso, os filtros individuais pelos quais as mensagens passam seriam de origem muito mais social do que psicolgica.

d) Explique o que consiste e quais os principais pontos e a lgica da teoria matemtica da comunicao: Teoria matemtica da comunicao ou Teoria da informao a primeira teoria da comunicao que comea a germinar no ps-guerra, no mbito da Matemtica e da engenharia eltrica, e ao nvel das telecomunicaes. Em julho e outubro de 1948, o matemtico estadunidense Claude Shannon considerado o pai da teoria da informao, publica o artigo cientfico intitulado Teoria Matemtica da Comunicao e Em 1949, Shannon com o tambm matemtico estadunidense Warren Weaver publicam juntos o livro Teoria Matemtica da Comunicao, contendo reimpresses do artigo cientfico anterior de forma acessvel tambm a no-especialistas - isto popularizou os conceitos. Nestas publicaes apresentado um modelo linear de comunicao, simple, mas extraordinariamente eficiente na deteco e resoluo dos problemas tcnicos da comunicao. A teoria matemtica da comunicao visava a preciso e a eficcia do fluxo informativo, procurando no se cingir apenas rea da engenharia, mas servir de referncia a qualquer mbito da comunicao. Pretendia, assim, ser adaptvel a qualquer processo de comunicao, independentemente das caractersticas dos seus componentes.
2) Resenha crtica a partir 1955 do livro Teorias da comunicao, de Mauro Wolf. No texto, devem constar suas impresses sobre os conceitos abordados nas pginas em questo, e os temasabordadosemsaladeaula.Mnimo20linhas.

Para fazer uma analise deste texto, precisamos partir de trs premissas bsicas:

O contexto social, histrico e econmico, o tipo de teoria social pressuposta e o modelo de processo comunicativo que cada teoria dos meios de comunicao apresentado. A ligao existente entre estes trs fatores, nos permite criar uma conexo entre as tantas teorias dos meios de comunicao e apontar qual o paradigma dominante nesses diferentes perodos. Alm disso, nos permite compreender quais os problemas de comunicaes de massa que foram utilizados de forma relevantes e tambm os que foram deixados como planos B. O termo Mass Media, define perfeitamente um conjunto coerente de proposies, hipteses de pesquisa e aquisies verificadas. No obstante, existem outros casos em que a utilizao do termo um pouco forosa, j que designa mais uma tendncia de reflexo do que uma teoria propriamente dita. Convm lembrar que, por vezes, as teorias apresentadas no dizem respeito aos momentos cronologicamente sucessivos, mas eles coexistem. Os modelos apresentados referem so: a teoria hipodrmica, a teoria ligada abordagem emprico-experimental, a teoria que deriva da pesquisa emprica de campo, a teoria de base estrutural-funcionalista, a teoria crtica dos mass media, a teoria culturolgica, os cultural studies, e as teorias comunicativas. A evoluo dos pressupostos acerca da eficcia dos mass media apresentou-se, tendencialmente, mais em termos de descobertas sucessivas que substituam sempre as posies precedentes do que como um conhecimento que se organizava segundo o modo de conceitualizar e determinar operativamente as variveis em questo. A predominncia do primeiro tipo de comportamento confirmada por urna observao sobre a relao que historicamente se estabeleceu entre os principais paradigmas da pesquisa e as condies sociais, econmicas e culturais do contexto em que essa pesquisa se desenvolveu. H urna espcie de carter cclico na existncia e no retorno de alguns climas de opinio sobre o tema da capacidade que os mass media possuem para influenciar o pblico. O modo de pensar o papel da comunicao de massa parece estar, portanto, estreitamente ligado ao clima social que caracteriza um determinado perodo histrico: s modificaes desse clima correspondem oscilaes no comportamento acerca da influncia dos mass media. Mas, para alm destas transformaes, sob a descontinuidade existente entre um clima de opinio e outro, na heterogeneidade dos resultados e das atitudes quanto aos efeitos sociais da comunicao de massa, existe uma coerncia que se prende com o modo como esses efeitos so definidos e estudados operativamente.
3) Baseado no artigo A Importncia deHarold Dwight Lasswell nos Estudos de Comunicao, de Izabelle Prado e Larcio Bastos explique o modelo comunicativo de Lasswell e a importnciadeseusestudosnosprimrdiosdapropaganda.(nomnimo20linhas):

Lasswell acreditava que a propaganda era um dos instrumentos mais poderosos do mundo moderno, por isso desenvolveu uma teoria apartir da ampliao do modelo de comunicao de Aristteles, Emissor Mensagem Receptor, algo parecido com a

teoria da bala mgica. Esse modelo em muitos aspectos constitui Uma sistematizao orgnica, uma herana e uma evoluo da teoria hipodrmica. Tentando contrapor essa teoria, onde os meios de comunicao em massa tinham todo o poder sobre os indivduos, Lasswel comeou sua analise que ficou conhecida como Analise de contedo. Assim ele chegou a concluso que toda mensagem produz em cada individuo sensaes diferentes. De acordo com essas perguntas: Quem? Diz o que? Em que canal? Pra quem? Com quais efeitos? O receptor deixa de ser um sujeito abstrato e passa a ser tambm objeto de anlise na teoria funcionalista, em que a sociedade agira como um corpo humano em que tudo funcionava, e as disfunes no eram levadas em considerao. Os estudos posteriores relacionados a teoria da agulha hipodrmica, cresceram e concluram que mesmo havendo resistncia da parte dos receptores, a influencia da comunicao de massa capaz de intervir nas ais variadas formas de reao de sua audincia. Embora no seja to conhecido no meio acadmico, Lasswel considerado o primeiro pesquisador que se preocupou em descrever e analisar os efeitos da comunicao, e que abriu o caminho para os demais pesquisadores...

You might also like