You are on page 1of 26

O princpio de autoridade.

Romanos 13: 1 - 2 1 TODA a alma esteja sujeita s autoridades superiores; porque no h autoridade que no venha de Deus; e as autoridades que h foram ordenadas por Deus. 2 Por isso quem resiste autoridade resiste ordenao de Deus; e os que resistem traro sobre si mesmos a condenao. Mateus 12: 25 Jesus, porm, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma no subsistir.

O meio pelo qual Deus exerce seu governo.


1. A cadeia de autoridade foi ordenada por Deus para: -Organizar -Proteger -Viabilizar uma administrao efetiva. 2. O princpio de autoridade: - Ele estabelece uma ordem de Deus - importante para manter pessoas, valores e por coisas em ordem. - No existe crescimento sadio sem organizao e no existe organizao sem autoridade.

Ele a essncia e habilidade de estabelecer objetivo claros conduzindo um grupo de pessoas na direo correta. Debaixo do princpio de autoridade uma liderana produz ordem e desenvolvimento. Antes de se estabelecer algum em posio de autoridade, esta pessoa precisa ser: Treinada Testada Aprovada.

A cobertura espiritual sobre Moiss. Sua autoridade era seu sogro Jetro. xodo 4: 18 Ento foi Moiss, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmos, que esto no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moiss: Vai em paz. Jetro abenoa a ida de Moiss ao Egito.

Moiss presta relatrio Jetro. x. 18: 1 12 1 ORA Jetro, sacerdote de Midi, sogro de Moiss, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moiss e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito. 2 E Jetro, sogro de Moiss, tomou a Zpora, a mulher de Moiss, depois que ele lha enviara, 3 Com seus dois filhos, dos quais um se chamava Grson; porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha;

4 E o outro se chamava Elizer; porque disse: O Deus de meu pai foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Fara. 5 Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moiss, com seus filhos e com sua mulher, a Moiss no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado, 6 Disse a Moiss: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela. 7 Ento saiu Moiss ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda.

8 E Moiss contou a seu sogro todas as coisas que o SENHOR tinha feito a Fara e aos egpcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o SENHOR os livrara. 9 E alegrou-se Jetro de todo o bem que o SENHOR tinha feito a Israel, livrando-o da mo dos egpcios. 10 E Jetro disse: Bendito seja o SENHOR, que vos livrou das mos dos egpcios e da mo de Fara; que livrou a este povo de debaixo da mo dos egpcios.

Algumas funes da autoridade espiritual: A)Faz sacrifcio e intercesso. xodo 18: 11 - 12 11 Agora sei que o SENHOR maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou. 12 Ento Jetro, o sogro de Moiss, tomou holocausto e sacrifcios para Deus; e veio Aro, e todos os ancios de Israel, para comerem po com o sogro de Moiss diante de Deus.

B) Ajuda no trabalho e na administrao. xodo 18: 13 - 16 13 E aconteceu que, no outro dia, Moiss assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em p diante de Moiss desde a manh at tarde. 14 Vendo, pois, o sogro de Moiss tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas s, e todo o povo est em p diante de ti, desde a manh at tarde? 15 Ento disse Moiss a seu sogro: porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; 16 Quando tem algum negcio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.

C) Corrige o que est sendo feito de maneira errada. xodo 18: 17 18 17 O sogro de Moiss, porm, lhe disse: No bom o que fazes. 18 Totalmente desfalecers, assim tu como este povo que est contigo; porque este negcio mui difcil para ti; tu s no o podes fazer.

D) Trs conselho seguro para proteger do orgulho espiritual. xodo 18: 19 24 19 Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus ser contigo. S tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; 20 E declara-lhes os estatutos e as leis, e fazelhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.

21 E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e pe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqenta, e maiorais de dez; 22 Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negcio grave tragam a ti, mas todo o negcio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviars da carga, e eles a levaro contigo. 23 Se isto fizeres, e Deus to mandar, poders ento subsistir; assim tambm todo este povo em paz ir ao seu lugar. 24 E Moiss deu ouvidos voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito;

3. O Princpio de autoridade e o estilo de liderana. -O estilo de liderana da pessoa, o princpio de autoridade de Deus. -Cuidado para no entrar em condenao: Magoas e decepes com estilo de liderana de alguns lderes no deve nos levar a rebelio contra o princpio de autoridade, pois estaremos resistindo a Deus e sua ordenao.

4. A rebelio contra o princpio de autoridade gera morte. Nmeros 16: 41 50 41 Mas no dia seguinte toda a congregao dos filhos de Israel murmurou contra Moiss e contra Aro, dizendo: Vs matastes o povo do SENHOR. 42 E aconteceu que, ajuntando-se a congregao contra Moiss e Aro, e virando-se para a tenda da congregao, eis que a nuvem a cobriu, e a glria do SENHOR apareceu. 43 Vieram, pois, Moiss e Aro perante a tenda da congregao.

44 Ento falou o SENHOR a Moiss, dizendo: 45 Levantai-vos do meio desta congregao, e a consumirei num momento; ento se prostraram sobre os seus rostos, 46 E disse Moiss a Aro: Toma o teu incensrio, e pe nele fogo do altar, e deita incenso sobre ele, e vai depressa congregao, e faze expiao por eles; porque grande indignao saiu de diante do SENHOR; j comeou a praga.

47 E tomou-o Aro, como Moiss tinha falado, e correu ao meio da congregao; e eis que j a praga havia comeado entre o povo; e deitou incenso nele, e fez expiao pelo povo. 48 E estava em p entre os mortos e os vivos; e cessou a praga. 49 E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram pela causa de Cor. 50 E voltou Aro a Moiss porta da tenda da congregao; e cessou a praga.

Exemplo: a) O filho prdigo- Luc. 15: 11 - 14 11 E disse: Um certo homem tinha dois filhos; 12 E o mais moo deles disse ao pai: Pai, d me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.

13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longnqua, e ali desperdiou os seus bens, vivendo dissolutamente. 14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e comeou a padecer necessidades. Saiu do princpio de autoridade da famlia. Resultado da sua insatisfao gerou:

Rebelio Estado de misria Necessidades fsicas, emocionais e espirituais Priso no pecado podendo chegar a morte prematura fora do plano de Deus. b) Uma desarmonia com o princpio de autoridade impe os piores quadros. Confuso Perverso Insegurana

5. Autoridade e responsabilidade. Componentes da posio de autoridade A uno te conduz a posio Mas nem sempre a posio te conduz a uno. Salmos 90: 17 E seja sobre ns a formosura do SENHOR nosso Deus, e confirma sobre ns a obra das nossas mos; sim, confirma a obra das nossas mos.

Equacionando a posio de autoridade. a) Posio =carter + dom+ chamado+tempo Um carter de fidelidade somado ao exerccio legtimo do Dom em sintonia com o Chamado de Deus, conquistam no tempo de Deus a posio de autoridade que devemos ocupar. Tudo alinhado funciona. b) Posio sem carter= irresponsabilidade. Vai produzir pessoas moralmente debilitadas. Compromete o crescimento qualitativo.

c) Posio sem Dom = ineficincia. Vai gerar fracasso, muito esforo com pouco resultado. Compromete a identidade vocacional multiplicando a frustrao. d) Posio sem Chamado = violncia Vai gerar diviso. Posio errada gera problemas para a equipe. e) Posio sem Tempo = imaturidade e soberba. Vai gerar atitudes infantis e arrogantes que podem custar caro. Lembre-se no Nefito.

6. Satans e o princpio de autoridade. Seu objetivo: Destruir o princpio de autoridade divino. Estabelecer o princpio de rebeldia. - Com isto ele: - Evita o governo de Deus, - Divide a autoridade do Reino, - Estabelece o governo satnico atravs da rebeldia.

7. Deus est chamando sua igreja para andar debaixo do princpio de autoridade que Ele estabeleceu. preciso arrependimento. II Crnicas 7: 14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, ento eu ouvirei dos cus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Vamos voltar ao plano de Deus!!

You might also like