You are on page 1of 3

QUESTIONRIO Matria: Contratos Professora: Fernanda So Jos 15 pontos Aluno (a): OBS: As respostas devem ser escritas a mo.

Data de entrega: 27/11/2012 _______________________________________________________________ 1) Disserte sobre os seguintes princpios: autonomia privada dos contratantes; funo social dos contratos; boa-f objetiva e fora obrigatria dos contratos (pacta sunt servanda). 2) Qual a diferena entre os contratos unilaterais e os contratos bilaterais ou plurilaterais? Cite as principais caractersticas dos contratos bilaterais. 3) Qual a diferena entre os contratos paritrios e os de adeso? Cite as principais caractersticas dos contratos de adeso. 4) 5) 6) 7) Qual a diferena entre os contratos comutativos e os aleatrios? Qual a diferena entre os contratos consensuais e os reais? Quais so os elementos imprescindveis para a formao dos contratos? Qual a diferena entre negociaes preliminares e contrato preliminar?

8) Explique sobre a teoria da recepo e a teoria da expedio prevista no Cdigo Civil de 2002. 9) 10) Explique o que a estipulao do contrato em favor de terceiro Explique a promessa de fato de terceiro.

11) Na promessa de fato de terceiro o promitente ser sempre responsvel por cumprir o que prometeu? Justifique. 12) No que tange promessa de fato de 3, de que forma voc como advogado (a) do (a) estipulante poder obrigar tanto o terceiro quanto o promitente a cumprir a obrigao, prometida a seu cliente, j que o art. 440 C.C expe de forma clara que: nenhuma obrigao haver para quem se comprometer por outrem, se este, depois de se ter obrigado faltar prestao? 13) Explique sobre o contrato com pessoa a declarar e sobre o pro amico eligendo.

14) Qual a diferena entre vcios redibitrios e evico? 15) Qual a diferena entre vcios redibitrios X erro como vcio de consentimento? 16) Carminha teve seu apartamento leiloado. Rita arremata o imvel de Carminha em leilo. Aps a aquisio do imvel e expedio da carta comprobatria de arrematao, Rita surpreendida com uma ao reivindicatria proposta por Nilo. Resolva o problema de Rita. 17) Lineu compra um automvel (fiat 147) ano 1980 de Agostinho. Lineu, durante um passeio em guas de Lindia com Nen surpreendido em uma blitz e ao apresentar seus documentos ao policial fica sabendo que o automvel que adquiriu de boa-f clonado. Resolva o problema de Lineu, j que a evico do bem, neste caso, no se deu por sentena judicial transitada em julgado. Agostinho pode vir a ser responsabilizado? De que forma? 18) Ao interpretar um contrato, qual o requisito essencial que o intrprete deve levar em conta? 19) Explique como ocorre a transferncia dos bens mveis e imveis em nosso ordenamento jurdico brasileiro. 20) Onde deve ocorrer a tradio da coisa? As despesas neste caso correm conta de quem? 21) Quais so os requisitos subjetivos do contrato de compra e venda?

22) Explique sobre venda a contento, reserva de domnio, retrovenda, venda sujeita a prova, preempo e preferncia. 23) Disserte sobre a venda ad corpus e a venda ad mensuram prevista no Cdigo Civil brasileiro. 24) 25) 26) Qual a diferena entre preempo e retrovenda? Qual a diferena entre venda a contento e venda sujeita a prova? O que significa venda com reserva de domnio?

27) Muricy compra um DVD na loja de Cilas. O contrato de compra e venda vem com clusula de reserva de domnio. Muricy antes de pagar o produto integralmente a Cilas o vende para Adalto. Cilas poder acionar Adauto para reaver o produto ou o restante do valor pendente? 28) Rihanna vende a Chris Brown seu apartamento em Guarapari, com clusula de retrovenda. Como advogado (a) de Rihanna o que voc deve fazer para resguard-la no caso de Chris Brown vender o apartamento para terceiro?

29) 30)

O que significa clusula com venda sobre documentos? O que significa contrato estimatrio?

You might also like