You are on page 1of 2

1.

O tema:

H palavras que tm o poder de fazer despertar os nossos sentidos pelo simples facto de as mencionarmos, de as ouvirmos ou mesmo de pensarmos nelas. 2. Assunto:

O sujeito potico a entidade que emite os seus sentimentos e pensamentos num poema e faz a apologia das palavras, e daquelas que valem a pena. As que nos beijam que nos trazem felicidade, por oposio temos s outras que no tm cor. Estas palavras so as palavras de amor, de esperana, que nos impedem de sucumbir ao desgosto. So, de certa forma personificadas pois como se tivessem boca para nos tocarem/beijarem. Podem surgir inesperadamente ou no assim como o amor e a poesia. H uma relao entre o aparecimento destas palavras e o aparecimento do amor ou da poesia). Tambm podemos interpretar amor e poesia como duas dessas palavras que "nos beijam" (o poema permite as duas interpretaes). Outra palavra importante e que nos "beija" o nome da pessoa amada que pode ser escrito na mrmore ou num papel (quer numa superfcie mais duradoura ou no... sempre uma palavra com grande significado!) Em forma de concluso, essas palavras que beijamos (dizemos, consideramos, pensamos, repetimos) quando amanhece (noite perde o rosto), tambm nos transportam a lugares mgicos, ao sonho onde podemos ser/estar com quem desejamos e realizar tudo o que queremos...at prevalecer sobre a morte (acontecimentos desagradveis, ou mesmo a transcendncia sobre a vida).

No primeiro verso do poema possvel ler que existem palavras que so para ns verdadeiros beijos de esperana porque chegam de gente sincera, que reconhecem em ns muito mais do que aquilo que pensvamos ser. Aqui, sim, as palavras de amor, de esperana louca do-nos a fora necessria para erguer a cabea, no momento em que pensamos que j no h mais nada a fazer. Por isso mesmo, o adjectivo louca usado para realar a ideia do poder das palavras, ao transmitirem sentimentos fortes, e aquilo que podem fazer despertar a quem as escuta. Assim conclumos que o poeta, ao comparar as palavras ao beijo e esperana, parece querer transmitir a fora que estas apresentam, j que, como o beijo, acalmam e sossegam, acarinham e confortam e, como esperana, permitem acreditar, seguir e enfrentar Na segunda estrofe, o poeta dirige-se queles que vivem momentos menos felizes, uma vez que refere que as palavras exprimem o seu poder na medida em que podem ajudar a superar a infelicidade dos maus momentos (quando a noite perde o rosto), ajuda esta muitas vezes recusada, j que a tristeza e a melancolia transportam-nos para uma realidade em que tudo se aparenta como impossvel e inalcanvel (Aos muros do teu desgosto). Na terceira estrofe o poeta compara as palavras com a poesia ou o amor (Como a poesia

ou o amor.), porque estas surgem a qualquer momento, normalmente, quando menos se espera e trazem a esperana para dar cor vida (De repente coloridas/ Entre palavras sem cor,). Na quarta estrofe, a palavra especial a que se refere o poeta o nome da pessoa amada. O poeta parece revelar que, quando estamos apaixonados, apetece-nos escrever o nome do nosso amado(a) letra a letra, em todo o stio, nem que seja num mrmore distrado, ou seja, numa pedra sem qualquer significado, ou at mesmo num papel abandonado, revelando que o que interessa transmitir, atravs da palavra, o nome da pessoa amada. O facto de a estrofe surgir entre parntesis significa que apesar de uma pequena aco, como escrever um nome num papel, o significado para a pessoa que escreve imenso. Na ltima estrofe, penso que o autor quer dar a entender que as palavras podem ser partilhadas em silncio porque os amantes no precisam de falar para saber o que o outro pensa ou sente.

You might also like