You are on page 1of 54

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARAN CAMPUS DE FOZ DO IGUAU CENTRO DE ENGENHARIAS E CINCIAS EXATAS LAMAT - LABORATRIO DE MATERIAIS

CADERNO DE PRTICAS DE LABORATRIO DE QUMICA GERAL

PROF NORA DAZ MORA PROF. JOO CARLOS SIHVENGER Reviso: JULIANA FENNER R. LUCAS

FOZ DO IGUAU 2012 (em processo de reviso)

CADERNO DE PRTICAS DE LABORATRIO DE QUMICA GERAL

SUMRIO 1 Normas para apresentao de relatrio de prticas de laboratrio da disciplina de Qumica Geral e critrios de avaliao ........................................................................ 1 2 Normas bsicas de segurana no laboratrio .......................................................... 4 Prtica #1 - Ligaes qumicas ................................................................................... 6 Prtica #2 - Periodicidade das propriedades de xidos ............................................ 10 Prtica #3 - Transformaes qumicas ...................................................................... 14 Prtica #4 - Reaes qumicas.................................................................................. 16 Prtica #5 - Reaes qumicas: produo do acetileno (simplificada) ...................... 21 Prtica #6 - Clulas galvnicas ou pilhas .................................................................. 22 Prtica #7 - Galvanoplastia (niquelao ou cobreao) ............................................ 26 Prtica #8 - Corroso de metais ................................................................................ 27 Prtica #9 - Calor de reao...................................................................................... 31 Prtica #10 - Eletrlise do iodeto de potssio em dissoluo aquosa ....................... 34 Prtica #11 - Potencial do eletrodo ........................................................................... 36 Prtica #12 - Pilhas eletrolticas ................................................................................ 38 Prtica #13 - Proteo catdica e andica ................................................................ 40 Prtica #14 - Leis de Faraday ................................................................................... 42 Prtica #15 - Aplicao de cela de Hull ..................................................................... 44 Prtica #16 - Recolhimento de reagentes e materiais de pilhas comuns .................. 47 Prtica #17 - Destilao de combustveis lquidos derivados do petrleo ................. 48 Prtica #18 - Materiais .............................................................................................. 49 Prtica #19 - Oxidao do ferro, alumnio, cobre e prata .......................................... 50

1 Normas para apresentao de relatrio de prticas de laboratrio da disciplina de Qumica Geral e critrios de avaliao

Estrutura e formatao Os relatrios das prticas de laboratrio da disciplina de Qumica Geral devem apresentar a seguinte estrutura bsica: Capa; Sumrio; Fundamentao terica; Procedimento; Resultados; Discusso e concluso; Referncias bibliogrficas. A capa deve apresentar as informaes e formatao indicadas no Manual para Elaborao de Trabalhos Cientficos1. A fundamentao terica deve apresentar os conceitos tericos (definies, equaes etc.) e hipteses necessrias para o desenvolvimento do experimento. Tambm deve ser destacada a importncia do experimento na rea de conhecimento de engenharia. Ao trmino da fundamentao terica deve ser apresentado de forma sinttica o objetivo do experimento. importante fazer referncia de qualquer suposio feita no desenvolvimento da teoria. Na parte intitulada procedimento devem constar de todos os materiais (reagentes, equipamentos, vidrarias, etc.) utilizados no experimento, a descrio sequencial e detalhada do procedimento experimental e o esquema do aparato utilizado. Os resultados devem ser apresentados, sempre que possvel, nas formas de tabelas e grficos. O procedimento utilizado para efetuar os clculos tambm deve ser apresentado. Quando o esquema de clculos for repetitivo, deve ser ilustrado o roteiro de clculos apenas para o primeiro dado apresentado na tabela. As unidades dimensionais devem ser padronizadas utilizando o sistema SI. A investigao da correlao entre variveis deve ser feita por meio da anlise estatstica e tambm deve ser apresentada nos resultados. Geralmente os resultados obtidos devem tentar convalidar as suposies expostas na fundamentao terica. Na parte referente discusso e concluso deve-se discutir a qualidade dos resultados obtidos, possveis fontes de erros e verificar se houve a validao das hipteses. Observar se o objetivo do experimento foi alcanado. Tambm possvel refletir sobre o aparato experimental e fazer sugestes para aprimorar o experimento. Nas referncias bibliogrficas deve-se incluir toda a relao de material bibliogrfico utilizado na confeco do relatrio, ordenados em ordem alfabtica de sobrenome. Os autores apresentados nas referncias bibliogrficas devem obrigatoriamente ser citados no texto. As citaes devem ser apresentadas da seguinte forma: sobrenome do autor em letras maisculas e o ano da publicao. Exemplos:

Disponvel em http://www.foz.unioeste.br/~lamat/down.htm.

a) quando o trabalho citado tiver um nico autor: A capacidade calorfica da gua na fase lquida 1,00 cal/g K (SANDLER, 1998). b) quando o trabalho citado tiver dois autores: A viscosidade do lquido aumenta com a temperatura (SILVA; RIBEIRO, 1990). c) quando o trabalho citado tiver mais de trs autores: A energia interna de um gs funo apenas da temperatura (SMITH et al., 1998). A forma de apresentao das referncias bibliografias deve seguir rigorosamente as orientaes do Manual para Elaborao de Trabalhos Cientficos (captulo 5). Equaes: devero ser numeradas em algarismos arbicos, escritas com o mesmo tipo e tamanho de letra. Exemplo:
= m V (6)

Observao: o nmero da equao deve ser alinhado no lado direito do texto, enquanto que a equao deve ser alinhada no lado esquerdo do texto. Tabelas: cada tabela dever ser centralizada no texto e precedida por um ttulo centralizado (escrito em letras minsculas) que ser introduzido pela palavra TABELA juntamente com o nmero que a identifica (escritos em negrito e em letras maisculas). Exemplo:

TABELA 16 - Concentrao inicial e pH inicial e final da soluo de cobre. Concentrao pH pH final pH final inicial (mq/L) Inicial 1 replica 2 replica 5,56 3,20 4,78 4,75 6,76 3,20 4,57 4,89 8,04 3,20 4,24 4,78 20,40 3,20 3,79 3,95

Quando os resultados apresentados na tabela no forem do autor do trabalho, na parte inferior da tabela dever ser apresentada a fonte da qual foram retiradas as informaes e o material dever constar nas referncias bibliogrficas:

TABELA 3 - Propriedades inicas do cobre. & Raio covalente 1,17 A & Raio Inico 0,73 A Eletronegatividade de Pauling 1,9 Potncias de reduo padro 0,34 V a 1 Energia de Ionizao 745 kJ/mol FONTE: LEE (1990)
Figuras: devero ser centralizadas no texto e identificadas com algarismos arbicos. O ttulo da figura deve ser escrito em letras minsculas precedido da palavra FIGURA juntamente com o nmero que a identifica (escritos em negrito e em letras maisculas). O ttulo de cada figura dever estar imediatamente abaixo da mesma. Exemplo:

FIGURA 1 - Radiador de carro e sistema de resfriamento. Mais detalhes quanto formatao de relatrios e demais trabalhos acadmicos devem ser consultados no Manual para Elaborao de Trabalhos Cientficos, especialmente no que se refere a aspectos grficos (captulo 3). Critrios de avaliao As aulas prticas de laboratrio compem um percentual da nota da disciplina, conforme definido no Plano de Ensino da mesma. O aluno ser avaliado mediante postura em laboratrio e relatrio de acordo com os seguintes critrios: Pontualidade (nas aulas e na entrega de relatrios), disciplina em laboratrio, iniciativa e o bom desempenho do aluno no trabalho de laboratrio (20%); Esttica, organizao do assunto abordado e respeito s normas de formatao (10%); Contedo, considerando a atualidade e o domnio da literatura, preciso na abordagem do tema, exemplos apresentados, preciso na interpretao de dados, teor dos conceitos, concluses emitidas, qualidade da informao fornecida e respeito estrutura de relatrio proposta (60%); Linguagem apresentando clareza, coerncia terica e correo quanto norma culta (10%). O relatrio dever ser estritamente individual, exceto quando expressamente solicitada pelo professor a entrega por grupo. Observao importante: relatrios idnticos sero anulados.

2 Normas bsicas de segurana no laboratrio

1. Ao entrar no laboratrio, observe o local dos acessrios de segurana, tais como: chuveiro de segurana, lava-olhos, pontos de gua corrente, extintores de incndio etc. Verifique os tipos de fogo que os extintores podem apagar. Localize a chave geral de eletricidade e aprenda como deslig-la. Identifique as sadas de emergncia. 2. Procure deixar seu material (mochila, pastas e fichrios) em local no laboratrio de forma que este no obstrua a passagem ou as portas de entrada/sada. 3. Certifique-se de que a sada de emergncia est destrancada antes de iniciar as atividades. 4. Esteja munido de pr-relatrio e roteiro da prtica a ser desenvolvida, conhecendo plenamente seus contedos (vidraria, reagentes e equipamentos a serem utilizados). Observao: o pr-relatrio deve conter os clculos das quantidades de reagentes a serem usadas. 5. No use saia, bermuda, ou calados abertos (chinelo ou sandlia). 6. Utilize jaleco fechado e preferencialmente de mangas longas. 7. Pessoas com cabelos compridos devem mant-los presos enquanto estiverem no laboratrio. 8. No fume, no coma e no beba dentro do laboratrio. 9. Evite passar as mos no rosto ou cabelos aps ter iniciado a aula prtica. 10. Evite apoia-se e deixar bolsas e outros pertences pessoais sobre as bancadas. 11. Mantenha uma postura sria, concentrada, calma e evite conversas e circulao desnecessrias pelo laboratrio. 12. Aguarde as orientaes do professor/monitor quanto utilizao de equipamentos e vidraria para no danific-los. 13. Obedea s orientaes do professor/monitor durante as aulas prticas, inclusive observando procedimentos de segurana adicionais. 14. Preste ateno nas etiquetas e indicaes distribudas pelo laboratrio e respeite-as. 15. Mantenha total ateno sobre o que est manipulando. 16. No deixe frascos ou vidrarias prximos borda das bancadas. 17. Evite circular com frascos pelo laboratrio. 18. Antes de usar reagentes que no conhea, consulte a bibliografia (pr-relatrio), a FISPQ (Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico) ou o professor/monitor. 19. Assim que retirar a quantidade necessria de reagente do frasco, feche-o. 20. No retorne reagentes aos frascos originais, mesmo que no tenham sido usados a menos que isso seja autorizado. 21. No introduza esptulas midas ou contaminadas nos frascos de reagentes. 22. Nunca pipete lquidos com a boca. Utilize a pra de suco. 23. No use uma mesma pipeta para dosar reagentes/solues diferentes. 24. Nunca adicione gua sobre cidos e sim cidos sobre gua. 25. Ao testar o odor de produtos qumicos, nunca coloque o produto ou frasco diretamente sob o nariz. 26. Quando estiver manipulando frascos ou tubos de ensaio, nunca dirija sua abertura na sua direo ou na de outras pessoas.

27. As operaes com manipulao de cidos, compostos txicos e outras substncias que exalem vapores devem ser realizadas na capela de exausto de gases e/ou com o exaustor do laboratrio ligado. 28. Identifique as solues e reagentes dispostos em bquers, tubos de ensaio ou bales volumtricos etiquetando-os (fita crepe). 29. Fique atento s operaes onde for necessrio realizar aquecimento. No deixe vidros ou objetos quentes em lugares de onde pessoas possam peg-los inadvertidamente. 30. Use luvas de isolamento trmico ao manipular material quente (Laboratrio de Fornos). 31. No jogue restos de reagentes nas pias. Caso seja orientado seu descarte na pia, abra bem a torneira deixando correr gua em abundncia para diluir o reagente. Os resduos aquosos cidos ou bsicos devem ser neutralizados antes do descarte. 32. Papel-toalha usado deve ser descartado nos cestos no reciclado. 33. Ao final da prtica, deixe tudo em ordem: limpe bancadas dispondo a vidraria a ser lavada na pia na rea vidraria contaminada, lave vidraria e deixe-a secando na pia na rea vidraria lavada (no necessrio secar, exceto quando solicitado). 34. Lembre-se de lavar bem as mos logo aps concluir a aula prtica.

Prtica #1 - Ligaes qumicas

Classificao das substncias em inicas e covalentes segundo algumas propriedades fsicas Objetivo Distinguir substncias solubilidade e condutividade. Fundamentos tericos Os compostos qumicos so combinaes de tomos unidos por ligaes qumicas. Algumas propriedades fsicas tais como solubilidade e condutividade so indicativas do tipo de ligao de um composto. Nesta experincia, voc vai realizar testes que lhe permitam identificar substncias inicas e covalentes. Material e reagentes microscpio balana analtica chapa aquecedora condutivmetro lminas de vidro para microscpio bquers de 100 e 250 mL proveta de 10 mL conta-gotas esptula vidro de relgio basto de vidro termmetro pisseta para lavagem fita crepe folhas de papel sacarose (1) (TRAZER APROX. 50 g DE AUCAR COMUM) carbonato de potssio (K2CO3) (2) cloreto de sdio (NaCl) (3) iodeto de potssio (KI) (4) cido ctrico (C6H8O7) (5) hidrxido de sdio (NaOH) (6) nitrato de prata (AgNO3) (7) sulfato de cobre (CuSO4.5H2O) (8) sulfato de nquel (NiSO4.6H2O) (9) bicarbonato de sdio (NaHCO3) (10) fosfato de potssio monobsico (KH2PO4) (11) permanganato de potssio (KMnO4) (12) cido brico (H3BO3) (13) inicas de substncias covalentes mediante

cido oxlico ((COOH)2.2H2O) (14) lcool etlico (CH3CH2OH) gua destilada gua deionizada gua pura gua mineral (TRAZER 1 GARRAFA 500 mL) solues prontas disponveis

Parte I Procedimento experimental a) Preparar 10 mL de soluo a 1% das substncias indicadas pelo professor/monitor usando a gua destilada como solvente. Identificar os bquers (fita crepe). b) Com um conta-gotas preparar todas as possveis combinaes de duas solues indicadas pelo professor/monitor, em lminas de vidro. Pingar tambm, em lminas separadas, uma gota das solues originais. Para a identificao das lminas: planejar previamente todas as possveis combinaes e dispor sobre folhas de papel as lminas a serem utilizadas, anotando no papel junto a cada lmina as solues pingadas (pode-se usar a numerao de 1 a 14 dos reagentes). c) Anotar o tipo de reao observada, a solubilidade, se houve precipitao ou mudana de cor para cada uma delas registrando todos os resultados em uma tabela: DADOS combinao NaCl + KI tipo de reao reao solubilidade precipitado observaes

d) Deixar tudo em ordem (limpar bancadas dispondo a vidraria a ser lavada na pia na rea vidraria contaminada, lavar vidraria e deix-la secando na pia na rea vidraria lavada). e) Fazer registro de imagens por microscopia tica (em dia posterior). f) Ao final das observaes, proceder a lavagem das lminas de vidro. Perguntas e exerccios 1) Separe as substncias em dois grupos segundo suas propriedades e indique quais so inicas e quais so covalentes. 2) Usando seu livro de texto, descreva as propriedades das substncias inicas e covalentes. 3) Escreva todas as possveis equaes qumicas das reaes que possam ter acontecido na experincia. Escreva os nomes de cada reagente e produto. Parte II

Procedimento experimental a) Colocar aproximadamente 100 mL das amostras indicadas pelo professor/monitor em bquers de 250 mL identificando-as. b) Medir a condutividade de amostras: gua potvel (torneira), gua mineral, gua destilada, gua deionizada, gua pura, lcool etlico e das solues indicadas (fazer 3 medidas de cada amostra e fazer mdia; registrar tambm a temperatura indicada pelo equipamento). c) Ajustar a chapa aquecedora para a posio 3. Aguardar alguns minutos para estabilizar. Dispor os bquers com as amostras a serem testadas sobre a chapa aquecedora (de um a trs por vez) e aguardar alguns minutos (usar um termmetro para identificar a estabilizao da temperatura da amostra aquecida). d) Ateno: no aquecer a amostra de lcool etlico. e) Retirar o bquer com a amostra da chapa aquecedora e medir a condutividade (fazer 3 medidas de cada amostra e fazer mdia; registrar a temperatura indicada pelo equipamento). f) Ateno: no dispor os bquers quentes diretamente sobre a bancada. g) Montar uma tabela comparativa da condutividade medida e da condutividade terica (pesquisar em livros) s diferentes temperaturas e discuta. Perguntas e exerccios 1) Pesquise sobre a condutividade eltrica de slidos, lquidos e gases. Parte III - Ligaes qumicas versus estrutura cristalina O estado slido da matria quase sempre consiste de uma disposio regular de tomos, molculas ou ons dependendo do tipo de ligao qumica que apresenta. Nesta atividade, construiremos e estudaremos algumas das formas de empacotamento cristalino de substncias inicas, covalentes e metlicas. Procedimento experimental Construir, utilizando bolinhas de isopor, palitos de dente e espetos de madeira para churrasco, a estrutura de uma clula unitria de diamante, grafite, NaCl, Fe-, ZnS (wurzita), Fe2O3, uma molcula de metano (CH4) e outras indicadas pelo professor, comparando o tipo de ligao qumica que apresentam. Perguntas e exerccios 1) Agrupe as substncias segundo suas semelhanas. Indique o tipo de ligao qumica. Escreva as propriedades das mesmas. 2) Faa uma tabela comparativa das propriedades gerais das substncias inicas, covalentes e metlicas. Cite exemplos em cada caso. Curiosidades Carboneto de silcio (SiC)

As cermicas avanadas de carboneto de silcio tm propriedades importantes: dureza elevada, inrcia qumica, resistncia abraso e uma espetacular resistncia oxidao a altas temperaturas. No entanto, o SiC relativamente frgil devido baixa tenacidade fratura, sendo difcil obter peas densas de SiC com gro fino. No processo de sinterizao reativa para obteno de peas de carboneto de silcio, um compactado de ps de SiC e de ps de carbono (grafite) infiltrado com silcio lquido, o qual reage com o carbono de modo a formar mais SiC, que estabelece a ligao entre os gros iniciais de SiC. H que garantir condies para infiltrao do silcio em todas as zonas da pea. Deste modo, os produtos finais contm cerca de 8 a 20% de silcio livre. O SiC pode ser sinterizado sem necessidade da aplicao de uma presso externa, caso se use p de SiC-alfa de qualidade adequada e se adicionem auxiliadores de sinterizao, como compostos de boro e de alumnio. Pensa-se que o boro diminui a energia dos limites de gros e, por isso, facilita a densificao a alta temperatura do SiC por difuso no estado slido. A resistncia flexo do SiC sinterizado sem presso de cerda de 460 MPa e a tenacidade fratura varia entre 3 e 5 MPa. As aplicaes mais comuns das cermicas de SiC tiram proveito da sua elevada dureza, resistncia qumica e resistncia abraso: vedantes, vlvulas, moldes para lentes, rolamentos de encosto e de esferas, rotores de bombas, placas de desgaste e fieiras para trefilagem e extruso. devido a sua resistncia ao calor e fluncia que usado em tubagens de permutadores de calor e em componentes de fornos de difuso. Recentemente, a investigao tem se centrado em compsitos com matriz de SiC, incorporando partculas de outras fases, whiskers e fibras, que apresentam resistncias e tenacidades mais elevadas e so menos sensveis presena de defeitos do que o SiC monoltico. Zircnia (ZrO2) A zircnia pura polimrfica e transforma-se a cerca de 1170 C, passando de uma estrutura tetragonal para uma monoltica, como o correspondente aumento de volume, pelo que est sujeita a fissurao. No entanto, combinando ZrO2 com outros xidos refratrios (CaO, MgO, Y2O3) a estrutura cbica (tpica das altas temperaturas) pode ser estabilizada temperatura ambiente e encontra algumas aplicaes. Combinando ZrO2 com 9% de MgO e usando tratamentos trmicos especiais, pode produzir-se uma zircnia parcialmente estabilizada (ZPE), a qual apresenta uma tenacidade fratura especialmente alta, o que conduziu a novas aplicaes para os materiais cermicos. Os materiais cermicos so usados em muitas aplicaes eltricas e eletrnicas, a exemplo dos isoladores para correntes eltricas de baixa e alta voltagem. Os materiais cermicos tambm encontram aplicao em condensadores quando se exige reduo de tamanho ou miniaturizao. Outros tipos de cermicos, chamados piezoeltricos, podem convertes pequenos sinais de presso em sinais eltricos e vice-versa.

10

Prtica #2 - Periodicidade das propriedades de xidos

Objetivos Fazer experincias com xidos para determinar se eles so cidos, bsicos ou anfteros. Inferir sobre as caractersticas cidas ou bsicas de xidos pela sua posio na tabela peridica. Adquirir alguma experincia com a tabela peridica e descobrir como pode ser usada para prognosticar as propriedades de xidos.

Fundamentos tericos Alguns xidos quando dissolvidos em gua produzem solues cidas. Esses xidos so chamados de xidos cidos e so alguns dos responsveis pela chuva acida. Outros xidos em gua produzem solues bsicas. Em geral xidos de metais alcalinos quando dissolvidos em gua produzem solues bsicas e xidos de no metais produzem solues acidas. xidos que produzem solues cidas ou bsicas so anfteros. Nesta pratica, investigaremos as caractersticas cidas ou bsicas de alguns xidos. De suas observaes e da posio que ocupam na tabela peridica voc observar as tendncias quanto organizao em grupos ou perodos. Material e reagentes balana analtica pHmetro/papel pH vidro de relgio basto de vidro proveta graduada de 10 e 100 mL bquers de 100 e 250 mL 3 tubos de ensaio mdios 3 rolhas para tubo de ensaio suporte para tubos de ensaio esptula de porcelana frasco de vidro com colher dobrada bico de bunsen xido de magnsio (MgO) xido de chumbo II (PbO) hidrxido de sdio (NaOH) enxofre indicador fenolftalena indicador metil orange gua destilada hibisco vermelho (TRAZER) fita crepe e durex

11

Parte I Procedimento experimental a) Em um bquer de 100 mL, preparar uma soluo de 10 mL de gua destilada e 0,1 g de MgO. b) Em um bquer de 100 mL, preparar uma soluo de 10 mL de gua destilada e 0,1 g de PbO. c) Em um bquer de 100 mL, dispor aproximadamente 20 ml de gua destilada. d) Com o pHmetro, medir o pH das solues e da gua destilada. e) Em um suporte para tubos de ensaio, dispor 3 tubos de ensaio e identific-los numerando-os de 1 a 3. f) No tubo de ensaio 1, colocar 10 mL de gua destilada. g) Transferir para o tubo de ensaio 2 a soluo de MgO. h) Transferir para o tubo de ensaio 3 a soluo de PbO. i) Adicionar 2 gotas de indicador fenolftalena em cada um dos tubos de ensaio, tampar, agitar e observar. j) Registrar suas observaes na tabela abaixo: TABELA DE RESULTADOS cor (indicador) pH natureza do xido (cido, bsico ou anftero)

xido usado gua destilada MgO PbO

Perguntas e exerccios 1) Escreva todas as equaes qumicas das reaes envolvidas. 2) Pesquise de que forma so produzidos os xidos bsicos e xidos cidos e de exemplos. 3) Pesquise sobre as tcnicas utilizadas para classificar xidos (em cido ou bsico) que no so solveis em gua, de exemplos. 4) Como poderia ser protegido um jardim numa regio industrial onde existe uma elevada emisso de SO2? (sugesto: pesquise sobre reaes de neutralizao). 5) Como seriam classificados os xidos seguintes: Na2O2, SrO, P4O10, Al2O3, Bi2O3 e BaO. 6) De acordo com sua experincia aqui, qual a tendncia das propriedades de xidos na tabela peridica, num grupo e num perodo? Responda ento, qual o cido mais forte CO2 ou NO2? Qual a base mais forte PbO ou NO2? 7) Preencha a tabela peridica com a frmula dos xidos estudados na experincia e aqueles indicados na questo 5. Tabela peridica para xidos

12

Parte II - Reao simulando a chuva cida A chuva cida um fenmeno que ocorre nas grandes cidades devido poluio causada pela emisso de xidos na atmosfera. Este experimento tem como objetivo ilustrar a formao de um dos xidos cidos responsveis pela chuva cida e a ao desta sobre a vegetao. Procedimento experimental Ateno: cuidado ao manusear produtos que produzem vapores. Este procedimento deve ser feito com o exaustor do laboratrio ligado. a) Em um bquer de 250 mL, colocar 100 mL de gua destilada e 2 gotas de indicador metil orange e misturar. b) No frasco de vidro com colher dobrada, fixar na parte superior interna um hibisco vermelho. c) Transferir a mistura do item a para o frasco de vidro com colher dobrada. d) Pesar aproximadamente 0,25 g de enxofre em p e transferir para a colher fixada a tampa do frasco. e) Aquecer o enxofre no fogo de um bico de bunsen at que entre em fuso. Quando comear a formar vapores, rapidamente, fechar o frasco com a tampa, agitar a soluo para homogeneizar a mistura gs-lquido e observar as mudanas no interior do frasco, na soluo e no hibisco. f) Acompanhar a experincia com a msica Carmina Burana, de Carl Orff, para evocar um clima de catstrofe. g) No dia seguinte, medir o pH da mistura e observar novamente o hibisco. Perguntas e exerccios 1) Explicar o que a nvoa. 2) Escreva todas as reaes qumicas envolvidas. 3) Escreva sobre o que acontece com a flor. Verso original: Show da Qumica Para este experimento, utilizar 50 mL de uma soluo de Hidrxido de sdio 0,1 mol L-1 em um bquer de 500 mL, juntamente com algumas gotas de indicador fenolftalena. Em um fio de cobre, prender-se um pedao de papel de tornassol e na ponta uma ptala de flor preferencialmente de colorao vermelha (pode utilizar ptalas de hibisco). O fio de cobre deve ser preso na boca do bquer com um

13

elstico. A seguir, colocar enxofre em p at a metade de uma tampinha de garrafa presa por um arame. A aquecer a tampinha no fogo de um bico de bunsen, segurando pelo arame e esperar que o enxofre entrar em fuso. Ento, rapidamente colocar a tampinha dentro do bquer, fechando-o com papel alumnio. Pode-se observar a formao de uma nvoa branca e, depois de 5 min, observar mudanas no papel de tornassol, na soluo e na ptala. Acompanhar a experincia com a msica Carmina Burana, de Carl Orff, para evocar um clima de catstrofe.

14

Prtica #3 - Transformaes qumicas

Estudo de algumas transformaes qumicas atravs de reaes qumicas. Objetivo Estudo dos fenmenos nos quais, uma ou mais substncias se transformam originando novas substncias. Fundamentos tericos As transformaes qumicas, tambm denominadas reaes qumicas, so responsveis tanto pela vida animal como pela vida vegetal. Nas equaes qumicas que representam as reaes, os reagentes so anotados do lado esquerdo, e os produtos do lado direito. Essas equaes apresentam as frmulas das substncias participantes, suas propores estequiomtricas e seus estados fsicos. So estudadas reaes de sntese ou adio, reaes de simples troca e reaes de dupla troca. Material e reagentes balana analtica vidro de relgio basto de vidro proveta graduada bquer esptula de porcelana barras de zinco cido clordrico (HCl) hidrxido de amnio (NH4OH) hidrxido de sdio (NaOH) sulfato de cobre (CuSO4)

Parte I - Reaes de sntese ou adio


A +BC

Procedimento experimental
Ateno: cuidado ao manusear produtos que produzem vapores. As misturas devem ser feitas na capela de exausto de gases e/ou com o exaustor do laboratrio ligado. a) Preparar solues aquosas de HCl e NH4OH, na proporo de 1:4 com gua, ou seja, 10 mL de HCl misturado com 40 mL de gua. Repitir o mesmo procedimento para o hidrxido de amnio (NH4OH). b) Com as duas solues prontas, aproximar uma da outra, com os frascos abertos e verificar a formao de uma nvoa, que o produto da reao dos dois gases exalados pelas solues.

15

Parte II - Reaes de simples troca ou deslocamento


A + XY XA + Y ou A + XY AY + X

Procedimento experimental
a) Imergir uma barra de zinco em uma soluo aquosa de HCl. Observar o fenmeno. b) Imergir uma barra de zinco em uma soluo de Sulfato de Cobre. Observar o fenmeno.

Parte III - Reaes de dupla troca


AB + XY AY + XB

Procedimento experimental
a) Preparar solues aquosas a 10% de hidrxido de sdio e sulfato de cobre. b) Misturar uma com a outra e observar o que acontece.

Perguntas e exerccios
1) Escreva todas as equaes qumicas das reaes envolvidas nas partes I, II, e III. 2) Pesquise e d o conceito de cada reao envolvida. (por exemplo: reao de sntese ou adio: a reao que ocorre...) 3) Procure dar o nome de cada composto envolvido nas reaes. 4) Descreva todos os fenmenos observados.

16

Prtica #4 - Reaes qumicas

Objetivos Aplicar os princpios bsicos sobre reaes qumicas. Reconhecer na prtica os conceitos de massa de frmula, massa molecular e mol, e mostrar a relao entre eles. Comprovar algumas leis da qumica. Efetuar clculos estequiomtricos e utilizar as unidades de concentrao.

Fundamentos tericos Uma equao qumica representa uma reao, sendo este um processo de transformao de tomos ou molculas em outras substncias, em igual ou diferente estado fsico. Um exemplo: CH4(g) + 2O2(g) CO2(g) + 2H2O(g) Nesta equao, os reagentes so as molculas de metano e oxignio, posicionados esquerda da seta. Os produtos so os mesmos tomos, mas rearranjados diferentemente na forma de dixido de carbono e gua, direita da seta. A composio estequiomtrica ou frmula estequiomtrica o estudo da relao entre a frmula de um composto e a proporo de seus elementos constituintes. Qualitativamente, uma equao qumica mostra quais so os reagentes e produtos envolvidos na reao. Como vimos, o estado fsico em que se apresentaram as substncias envolvidas tambm pode ser indicada na equao. Quantitativamente, uma equao balanceada especifica uma relao numrica das quantidades (tomos, molculas, frmulas unitrias etc, mols de tomos, de molculas, de frmulas unitrias etc) de reagentes e de produtos de uma reao. Em trabalhos cientficos, a concentrao de uma soluo deve ser expressa em unidades quantitativas. So usadas as chamadas unidades de concentrao que so medidas quantitativas da quantidade de soluto que se dissolve. O acetileno um conhecido hidrocarboneto insaturado muito usado em solda e cortes de chapas de ao devido elevada temperatura atingida pela sua chama durante a queima do mesmo. Um dos processos de produo mais conhecidos a partir da reao entre carbeto de clcio e gua. Nessa reao, o carbeto de clcio (CaC2) produzido segundo a equao: CaC2 + H2O CaO + C2H2 Nesta atividade, estaremos estudando reaes envolvendo a produo de um gs e um sal de alumnio. Material e reagentes esptulas bastes de vidro vidros de relgio frasco de vidro com tampa e mangueira bquers de 50 mL

17

bquers de 10 mL 4 tubos de ensaio mdios suporte para tubos de ensaio 2 provetas de 10 mL 1 proveta de 250 mL 2 conta-gotas pisseta pipeta de 5 mL pra de suco pina termmetro fsforo bandeja de alumnio balana chapa aquecedora pea de alumnio pequena lata de leite em p soluo de permanganato de potssio (KMnO4) soluo de lugol cido clordrico (HCl) carbeto de clcio (CaC2) (carbureto) TRAZER bicarbonato de sdio (NaHCO3) gua gelo bombril frasco para armazenar AlCl3 vinagre de vinho branco detergente incolor corante alimentar alicate martelo (TRAZER) fita crepe

Parte I Procedimento experimental produo de acetileno

18

a) Enumerar 4 tubos de ensaio e apoi-los no suporte de tubos de ensaios. b) Montar o sistema da figura para a produo do acetileno. Utilizar o frasco de vidro com tampa e mangueira no lugar do tubo de ensaio G. c) Colocar apenas uma gota de soluo de KMnO4 nos tubos 1 e 2 e adicionar gua at 1/3 de seu volume. O tubo 1 ser utilizado como controle da colorao inicial, sem reao. d) Nos tubos 3 e 4 colocar apenas uma gota de soluo de lugol e adicionar gua at 1/3 do volume dos mesmos. O tubo 3 ser a soluo de controle. e) No frasco G adicionar 200 mL de gua. f) Colocar uma pedra de carbeto de clcio (aproximadamente 13 g) no frasco G e imediatamente fech-lo com a tampa. g) Fazer o gs liberado devido a reao no frasco G (acetileno) borbulhar no tubo 2 e logo que observar mudana na colorao da mesma, borbulhar o gs produzido no tubo 4. Perguntas e exerccios Observe as mudanas ocorridas e responda: H mudana na colorao dessas solues? O que a mudana da colorao indica? O acetileno borbulhando sofreu oxidao (mudana de colorao da soluo de violeta MnO4 para marrom MnO2)? Classifique as possveis reaes no tubo 4 em reaes de adio ou substituio.

1) 2) 3) 4)

Parte II fogo no gelo Procedimento experimental a) Em uma lata de leite em p, depositar algumas pedras de gelo. b) Jogar uma pedra de carbeto de clcio na lata e observar a formao de gs.

19

c) Com um fsforo, provocar a combusto do gs. d) Observao: fazer em ambiente aberto. Perguntas e exerccios 1) Descreva e explique o que pode ser observado neste experimento. 2) Observar a colorao da chama produzida. Ela foi fuliginosa ou no? Explique. Parte III lixiviao do alumnio A cintica qumica, tambm conhecida como cintica de reao, uma cincia que estuda a velocidade das reaes qumicas de processos qumicos e os fatores que as influenciam. Cintica qumica inclui investigaes de como diferentes condies experimentais podem influir a velocidade de uma reao qumica e informaes de rendimento sobre o mecanismo de reao e estados de transio, assim como a construo de modelos matemticos que possam descrever as caractersticas de uma reao qumica. Procedimento experimental a) Pesar um bquer de 50 mL seco e limpo e anotar o peso. b) Limpar e pesar uma pea de alumnio de aproximadamente 0,1 g e anotar o seu peso. Usar vidro de relgio limpo como apoio sobre a balana e pina para a manipulao do alumnio (no tocar com as mos aps limpeza). c) Preparar uma soluo de 5 mL de gua e 5 mL de HCl no bquer que foi pesado e medir a temperatura imediatamente aps a adio do HCl (registrar esse dado para o clculo do calor de reao). d) Depositar nessa soluo a pea de alumnio e anotar em intervalos de 1 min a massa e a temperatura at o desaparecimento da pea de alumnio. Usar o termmetro para monitorar a temperatura na soluo. Sempre lavar e secar a pea antes de pesar. e) Montar uma tabela com os dados de massa de alumnio, temperatura e tempo. f) Aquecer a soluo formada na chapa aquecedora at a evaporao total do lquido. Observao: pesar e anotar o peso de um vidro de relgio para ser usado como tampa do bquer. g) Esperar esfriar e pesar o bquer com o vidro de relgio e o resduo resultante (AlCl3), anotar o peso do conjunto para o clculo da quantidade de AlCl3 e reservar o sal em frasco identificado. Perguntas e exerccios 1) Escreva as equaes qumicas correspondentes. 2) Identifique os produtos da reao. 3) Atravs dos clculos estequiomtricos, determine a massa dos produtos da reao considerando um rendimento de 100%. 4) Compare a massa obtida no laboratrio com a previso estequiometria. Se for o caso, discuta porque a massa do produto obtido foi diferente daquela prevista pela da estequiometria reao. 5) Escreva uma equao que represente a velocidade da reao de Al em HCl com base na concentrao de ons H+.

20

6) Calcule o calor da reao de dissoluo do HCl em gua com base na variao de temperatura. 7) Investigue sobre os fatores e processos que influenciam a velocidade das reaes qumicas. Parte IV produo caseira de espuma Ao misturar duas solues produz-se uma grande quantidade de espuma. No caso deste experimento. A espuma produzida pela libertao de dixido de carbono da soluo de detergente, quando o cido actico do vinagre reage com o bicarbonato. H+(aq) + HCO3-(aq) CO2(g) + H2O(l) Procedimento experimental a) Preparar uma mistura de 50 mL de vinagre com 8 mL de detergente (proporo caseira: para 100 mL de vinagre: 5 colheres de sopa de detergente). Acrescentar algumas gotas de corante (1 colher de caf). b) Preparar outra mistura de 10 mL de gua com 5 g de bicarbonato de sdio numa outra proveta (proporo caseira: para 100 mL de gua: 3 colheres de sopa de bicarbonato de sdio). c) Misturar as solues numa proveta de 250 mL. Fazer isto sobre a bandeja de alumnio. d) Observar e anotar suas observaes. Perguntas e exerccios 1) Identifique os produtos da reao. 2) Explique detalhadamente os fenmenos observados.

21

Prtica #5 - Reaes qumicas: produo do acetileno (simplificada) VERIFICAR (FAZER IGAUL A #4 PARTE I + III? PESAR FRASCO E PEDRA, QDDE AGUA E DEPOIS SECAR E PESAR E VER REAES???)

Objetivos Aplicar os princpios bsicos sobre reaes qumicas. Reconhecer na pratica os conceitos de massa de frmula, massa molecular e mol, e mostrar a relao entre eles. Efetuar clculos estequiomtricos e utilizar as unidades de concentrao.

Material e reagentes esptula vidro de relgio frasco de vidro com tampa e cancula metlica (TRAZER ver antes no lab) fsforo proveta pissete balana bico de bunsen carbeto de clcio (CaC2) (carbureto) TRAZER gua martelo TRAZER

Procedimento experimental a) Fazer os clculos das massas CaC2 e gua necessrias para produzir 10 g de acetileno C2H2. b) Pesar o CaC2 e medir o volume da gua. c) Pesar o frasco a ser utilizado e registrar a sua massa. d) No frasco de vidro com tampa e cancula metlica, colocar a gua e depositar o CaC2. e) Fechar rapidamente o frasco e com um fsforo, provocar a combusto do gs. f) Determinar o tempo que leva para queimar o acetileno produzido. g) Finalizada a combusto, retirar a tampa do frasco e deixar secando em bico de bunsen. h) Aps evaporara toda a gua, pesar a massa de resduo. Perguntas e exerccios 1) Escreva todas as reaes envolvidas no item a ajustando as reaes. 2) Escreva todos os clculos para chegar massa de gua utilizada no item a. 3) Escreva a reao de combusto do acetileno. Escreva um pequeno resumo sobre as propriedades, estrutura, processamento industrial para esse gs. 4) Como obtemos o CaO? Quais os usos desse gs? 5) Descreva os clculos para determinar as massas e volumes utilizados no item c.

22

Prtica #6 - Clulas galvnicas ou pilhas

Objetivos Entender que a eletroqumica estuda da relao entre a energia eltrica e as transformaes qumicas. Aplicar os princpios bsicos da eletroqumica. Entender o funcionamento de uma clula galvnica.

Fundamentos tericos Clulas galvnicas ou pilhas Tomemos como exemplo uma lmina de zinco imersa em uma soluo de cido sulfrico (H2SO4). Imediatamente aps a imerso temos o ataque na superfcie da lmina pelos ons H+ atravs da seguinte reao espontnea: Zn(s) + H2SO4 ZnSO4 + H2 O ataque ocorre porque os ons H+ presentes na soluo tm mais afinidade por eltrons que os tomos de Zn presentes na lmina, desta maneira o H+ rouba os eltrons do Zn. A reao apresentada acima pode ser escrita sob a forma de duas semi-reaes, sendo uma a oxidao do Zn e a outra a produo do H2: Zn(s) Zn2+(aq) + 2 e- | 2H+(aq) + 2e- H2(g) Nos processos descritos pelas reaes acima ocorre liberao de energia. Da maneira como descrito acima, com ambas as reaes ocorrendo sobre a chapa de Zn, toda a energia qumica liberada pela reao espontnea de dissoluo do Zn em soluo cida estar sendo transformada em energia trmica, ou seja, a energia estar sendo liberada sob a forma de calor, e estaremos desperdiando o potencial energtico do sistema. Isto ocorre porque no temos onde colocar um dispositivo que possa gerar energia entre os locais onde ocorrem a reao de oxidao do Zn e os locais onde ocorrem as reaes de reduo dos ons H+, ou seja, estes dois locais esto curto-circuitados. Se quisermos aproveitar a energia liberada pelas reaes eletroqumicas espontneas sob a forma de energia eltrica, basta conectar com um fio o eletrodo de Zn a um eletrodo de Pt (ou de um outro metal mais nobre que o Zn), e imergir os dois eletrodos na soluo de H2SO4. Devido diferena de potencial entre os dois eletrodos, o Zn obrigado a enviar eltrons para a Pt atravs do fio metlico, e o H2, que anteriormente se formava sobre a superfcie do Zn, passar a se desprender sobre o eletrodo de Pt, recebendo os eltrons a partir do circuito externo. Este fluxo de eltrons poder ser utilizado para produzir trabalho, por exemplo, eletricidade, se colocarmos uma lmpada no caminho dos eltrons. Ou seja, para aproveitarmos a energia gerada temos que separar macroscopicamente os locais das reaes de reduo (catdica) e de oxidao (andica). Potencial, uma medida relativa O potencial de um eletrodo (associao metal com uma soluo eletroltica) uma grandeza relativa. Desta maneira, sua medio feita associando-se o eletrodo do qual se deseja conhecer o potencial a um outro eletrodo que possua um potencial

23

estvel. Este ltimo tipo de eletrodo chamado de eletrodo de referncia. Existem diversos tipos de eletrodo que podem ser usados como referncia, entre os quais podemos citar: a) Eletrodo de prata/cloreto de prata (Ag/AgCl) b) Eletrodo padro de hidrognio (EPH) c) Eletrodo de calomelano saturado (ECS) d) Eletrodo de cobre sulfato de cobre saturado (Cu/CuSO4) Dos eletrodos listados acima, o EPH a referncia universal e ao mesmo foi atribudo potencial zero. No processo de medio do potencial, o eletrodo do qual desejamos conhecer o potencial conectado ao plo positivo de um voltmetro, enquanto o eletrodo de referncia conectado ao plo negativo. Os eletrodos de referncia so construdos de uma maneira tal que existe um contato inico entre a soluo do eletrodo de referncia e a soluo na qual o eletrodo do qual desejamos conhecer o potencial est imerso de maneira a fechar o circuito (se no houver este contato inico o circuito fica aberto e no podemos efetuar a medida do potencial). Como existem diversos sistemas de referncia, e, em princpio, qualquer um deles pode ser utilizado para medir o potencial de um eletrodo, devemos sempre informar em relao a qual sistema de referncia o potencial foi obtido. Esta ltima providncia permite que possamos comparar os valores de potenciais medidos com os diferentes sistemas de referncia. Para compararmos potenciais, eles devem estar referenciados ao mesmo eletrodo de referncia. Assim, pode ser necessrio fazer converses. No laboratrio, usualmente medimos potenciais com eletrodos de referncia de Ag/AgCl. As tabelas de potenciais de equilbrio, por sua vez, usualmente utilizam o eletrodo de hidrognio como referncia. A converso entre estas duas escalas dada por: E escala H+/H2 = E escala Ag/AgCl + 0,197 (V) Numa clula galvnica uma reao eletroqumica produz energia eltrica. Voc vai construir uma pilha da sua escolha segundo a tabela de potenciais e os reagentes presentes no laboratrio destacando a colocao dos compartimentos (as duas metades da clula), dos eletrodos (superfcies onde ocorrem as reaes), da ponte salina e do circuito externo (circuito eltrico que conecta os eletrodos e permite o escoamento de eltrons atravs do circuito externo). Material e reagentes bquers de 250 mL 1 bquer de 600 mL 1 proveta de 100 mL bastes de vidro vidros de relgio esptulas funil de vidro tubo em U (pedao de mangueira para a ponte salina) pinas multmetro com cabos ponta jacar algodo bombril papel toalha

24

eletrodos de ferro (prego), nquel (moeda), cobre (fio/plaqueta), zinco (plaqueta), alumnio (fio/plaqueta) e eletrodo inerte (grafite de pilha) sulfato de cobre (CuSO4.5H2O) sulfato de nquel (NiSO4.6H2O) sulfato de zinco (ZnSO4.7H2O) sulfato de ferro (FeSO4.7H2O) cloreto de alumnio recuperado (AlCl3) - se disponvel cloreto de sdio (NaCl) para a ponte salina

Parte I Procedimento experimental a) b) c) Possveis pilhas: Cu|Zn, Zn|Fe, Fe|Ni e Ni|Cu. Preparar 100 mL, 0,1 M, das solues conforme as pilhas indicadas pelo professor/monitor. Identificar os bquers. Preparar 500 mL de soluo concentrada de cloreto de sdio (NaCl) para a ponte salina (aproximadamente 4 g para 100 mL). Observao: esta quantidade de soluo dever ser suficiente para as 4 pilhas. Montar a ponte salina preenchendo-a com a soluo do item c e tampando as pontas com algodo (sem excesso). Limpar e polir os eletrodos com gua, sabo e bombril e secar com papel toalha. Aps a limpeza, no tocar nas peas com as mos, devendo-se utilizar pina. Prender os eletrodos nos cabos ponta jacar e conect-los aos polos do multmetro (consultar a tabela de potenciais para garantir a espontaneidade das reaes nesta montagem). Ajustar o multmetro para medir de voltagem em corrente contnua. Imergir os eletrodos e as pontas da ponte salina nas solues e obter o potencial de clula. Cuidar para que os jacars no toquem na soluo e as pontas da ponte salina no toquem no fundo dos bquers. Exemplo de montagem mostrado na figura a seguir:

d) e)

f)

g) h)

i)

25

j)

Anotar o valor do potencial aps 0, 2, 5, 15 e 30 minutos de imerso. Se o potencial estiver estvel, considerar este valor, caso contrrio fazer medidas adicionais a intervalor maiores de tempo.

Perguntas e exerccios 1) Descrever o que foi observado a partir da montagem das pilhas ao longo do tempo de monitoramento e discutir o comportamento da tenso monitorada. 2) Informar sobre os valores do potencial de clula medido para todas as pilhas incluindo aquelas que foram montadas por outros grupos. 3) Incluir os clculos da utilizao da equao de Nernst para diagnosticar o valor do potencial obtido, comparar com o valor experimental e discutir a origem de alguma discrepncia. 4) Escrever as semi-reaes e reao total das pilhas. 5) Pesquisar sobre a construo e caracterstica do eletrodo de referncia Ag/AgCl e para a eletrodo padro de hidrognio. Parte II (opcional) a) Considerar uma das possveis pilhas indicadas no item a anterior da parte I, conforme indicao do professor/monitor. b) Preparar 100 mL das solues padro (1 M) da pilha selecionada. c) Montar a pilha, seguindo o procedimento da parte I para a montagem das pilhas, e verificar seu potencial. d) Variar a concentrao de uma das solues (por diluio) para 0,5 M. e) Utilizando 100 mL da soluo diluda e a outra soluo nas condies padro, montar a pilha, mantendo sempre a espontaneidade das reaes, e verificar seu potencial.

26

Prtica #7 - Galvanoplastia (niquelao ou cobreao)

A galvanizao o processo que ocorre naquilo que chamamos de pilhas eletrolticas, que utilizam reaes de xido-reduo para produzir a interconverso de energia eltrica em qumica. Sua utilidade est no fato de se obter uma camada protetora de um metal em cima de outro. Neste caso a camada protetora ser de nquel (cobre) e o metal principal a ser protegido, o cobre (ou zinco). Objetivo Entender o funcionamento de uma clula eletroltica. Material e reagentes pina fonte de corrente reservatrio para acondicionar a soluo de niquelao palha de ao 1 pea de cobre eletrodo de nquel (ou cobre) soluo para niquelao ou cobreao cido ntrico concentrado para decapagem da pea a ser protegida

Procedimento experimental a) Preparar a superfcie da pea a ser niquelada atravs de lavagem com sabo e gua corrente e polimento com palha de ao fina ou decapar com uma soluo concentrada de cido ntrico (1:1). b) Aps o polimento no tocar as superfcies da pea com as mos, devendo-se utilizar pina. c) Imergir a pea na soluo de niquelao conectando no plo negativo da fonte. d) Utilizar um eletrodo de nquel como plo positivo, imergindo-o na soluo. e) Ligar a fonte de corrente e ajustar para aproximadamente 100 a 200mA por decmetro quadrado de superfcie a ser niquelada (mA/dm2). f) Deixar por um tempo estimado em 10 a 15 minutos. g) Desligar a fonte e retirar a pea niquelada, lavando-a em gua corrente.

27

Prtica #8 - Corroso de metais

Objetivos Comprovar conceitos relacionados com os processos de corroso e oxidao de metais. Estudar a corroso metais em meio cido, bsico e neutro.

Material e reagentes 10 peas de ferro (pregos pequenos) TRAZER 10 peas de cobre (pedaos de fio de cobre) 10 peas de alumnio (pedaos de fio de alumnio) 10 peas de zinco (plaquetas de zinco de pilha) 40 tubos de ensaio mdios (aprox. 15 mL) 6 bquers de 100 mL 4 bales de 100 mL 6 bastes de vidro 6 esptulas proveta de 100 mL vidros de relgio pipetas (2 de 5 mL, 2 de 10 mL e 2 de 20 mL) fazer clculos para ver pipeta pinas alicate (TRAZER) bombril" TRAZER pacote papel toalha pHmetro balana hidrxido de sdio (NaOH) hidrxido de potssio (KOH) carbonato de sdio (Na2CO3) cloreto de sdio (NaCl) cloreto de potssio (KCl) cido ctrico (C6H8O7) cido actico (CH3COOH) cido ntrico (HNO3) cido clordrico (HCl) cido sulfrico (H2SO4)

Parte I - Corroso Corroso define-se como a deteriorao de um material, geralmente metlico, por ao qumica ou eletroqumica do meio ambiente ou no a esforos mecnicos. A deteriorao causada pela interao fsico-qumica entre o material e o seu meio operacional representa alteraes prejudiciais indesejveis, sofridas pelo material, tais como desgaste, variaes qumicas ou modificaes estruturais.

28

Sendo a corroso, em geral, um processo espontneo, est constantemente transformando os materiais metlicos de modo que a durabilidade e desempenho dos mesmos deixam de satisfazer os fins a que se destinam. Procedimento experimental a) Preparar 60 mL de solues 0,1 M dos reagentes slidos e 100 mL de solues 0,1 M dos reagentes lquidos. b) Com o pHmetro, determinar o pH de cada soluo, identificando-as como bsicas, cidas ou neutras. c) Cortar pedaos de fio de cobre e de alumnio com o alicate. d) Com o alicate, deformar levemente uma parte das peas para verificar a intensidade de corroso relacionada deformao mecnica (todas as 40 peas). e) Limpar e polir todas as peas com gua, sabo e bombril e secar com papel toalha. Aps a limpeza, no tocar nas peas com as mos, devendo-se utilizar pina. f) Pesar as peas e fazer o correspondente registro das massas. g) Para cada metal, preparar tubos de ensaio contendo cada uma das solues preparadas, identificando-os. h) Colocar uma pea limpa em cada um dos tubos de ensaio e adicionar quantidade de soluo suficiente para cobrir completamente a pea. i) Deixar as peas nas solues por uma semana, fazendo o registro fotogrfico aps 1, 3 e 7 dias. j) Aps uma semana de imerso, limpar, lavar, secar e pesar as peas, registrando suas massas para avaliar a perda de massa das peas. Perguntas e exerccios 1. Atravs do registro fotogrfico, observar e descrever as mudanas acontecidas. 2. Faa uma tabela comparativa com seus prprios resultados e os resultados dos seus colegas. 3. Utilize o livro Gentil para verificar a influncia dos meios qumicos na corroso dos metais utilizados na experincia (assuma que todos so metais puros). 4. Usando a equao abaixo, calcule a taxa de penetrao da corroso CPR, para cada um dos materiais. kW CPR = At Opcional checar material a) Adicione sua soluo uma ou duas gotas de ferricianeto de potssio 0,1 M (K3Fe(CN)6) e observe os resultados. b) Adicione uma gota de ferricianeto de potssio 0,1 M (K3Fe(CN)6) a aproximadamente 1 mL de soluo FeSO4. Compare este resultado com aquele obtido quando o ferricianeto de potssio foi adicionado soluo que contm o prego. Quais so suas concluses em relao ao item b? Substncias alternativas para outras prticas: FeSO4 Na2Cr2O7

29

Na2CO3 KNO3 Na2C2O4 K3Fe(CN)6

Parte II Oxidao checar material e texto para esta Os processos corrosivos de natureza qumica (ou corroso seca) normalmente ocorrem em temperaturas elevadas, uma vez que nestas temperaturas o sistema possui mais energia para reao. Oxidao a altas temperaturas o tipo mais importante de corroso a altas temperaturas, que se caracteriza basicamente pela ausncia da gua lquida. Este fenmeno deve ser considerado ao projetar equipamentos que, por exemplo, iro operar em elevadas temperaturas, principalmente no que se refere seleo dos materiais a utilizar. Por exemplo, com os avanos na potncia dos motores, tem aumentado tambm a sua temperatura de trabalho, exigindo assim materiais que suportem temperaturas mais elevadas. O aumento da resistncia oxidao a altas temperaturas baseia-se em impedir ou controlar a interao qumica entre o metal e o meio corrosivo. Com esse objetivo, pode-se agir no metal de forma a se obter pelculas protetoras e aderentes ou utilizar revestimento refratrios e isolantes. Procedimento experimental a) Expor por uma semana alguns metais e ligas selecionados a atmosferas secas diferentes para verificar se as camadas de oxido formadas so protetoras ou no (capela, estufa e forno, bico de bunsen). b) Colocar a extremidade de uma pea de ao carbono previamente limpa e seca na chama oxidante do bico de bunsen deixando que a chama incida sempre no mesmo lugar. Verificar a mudana de tonalidade em funo do aumento de T e tempo de exposio. Castanho-castanho alaranjado=250-270C. Azul e preta =290-320C. c) A resistncia oxidao ser avaliada pela variao de massa. Para tanto, as amostras sero pesadas antes e aps a exposio temperatura nos diferentes intervalos de tempo. A fim de verificar a resistncia a oxidao a variao de massa deve ser determinada de acordo com a equao (A)

Perguntas e exerccios 6) Indique as solues nas quais observou alguma evidencia de corroso na parte I. Explique.

30

7) Escreva as reaes de oxidao e reduo do ferro, cobre, Zn e alumnio imersos nas solues preparadas, assumindo que existe suficiente oxignio dissolvido. 8) Quais as caractersticas observadas na ponta, na cabea e no resto do prego? Explique essas diferenas em relao ao processo de fabricao do prego. 9) Determinar se a camada de xido formada nas amostras so protetoras ou no segundo a razo de PillingBedworth. 10) Calcule a espessura da pelcula formada nos xidos conforme o mtodo gravimtrico citado por Gentil (pg 125 Cap 15). 11) Escrever um resumo sobre mecanismo de oxidao (ou corroso em altas temperaturas).

31

Prtica #9 - Calor de reao

Objetivo Determinar o calor de reao de uma base e de um cido forte e o calor de neutralizao de uma base e de um cido forte. Fundamentos tericos Todos os processos qumicos e fsicos no envolvem somente transformaes materiais (reaes qumicas) ou mudanas de estado fsico, mas tambm so acompanhados por variaes energticas. Um dos objetivos da calorimetria justamente medir as variaes energticas que acompanham os processos qumicos e fsicos. Um caso especial e muito importante o estudo das variaes energticas que acompanham os processos que ocorrem presso constante, por exemplo, as reaes qumicas que ocorrem em recipientes abertos. A mudana da quantidade de calor presso constante, chama-se calor de reao ou variao de entalpia. Ou seja, quando um sistema sofre uma variao presso constante, o calor absorvido durante o processo igual variao de entalpia H do sistema. Neste caso a equao para primeira lei da termodinmica fica: Qp= H, Qp = mCT onde H pode ser avaliado atravs de experimentos calorimtricos. Material e reagentes balana analtica vidro de relgio esptula de porcelana bquer de 250 mL basto de vidro balo volumtrico de 500 mL pipeta graduada de 5 mL bureta de 25 mL proveta de 100 mL termmetro hidrxido de potssio (KOH) em lentilhas iodeto de potssio (KI) cido sulfrico (H2SO4) gua desmineralizada

Procedimento experimental Reao 1 (H1)

32

a) Pesar um bquer de 250 mL limpo e seco. Colocar no bquer 100 mL de gua desmineralizada. Agitar cuidadosamente com um basto de vidro at atingir uma temperatura constante (prxima a temperatura ambiente). Introduzir um termmetro na soluo e anotar a mxima temperatura atingida. Anotar esta temperatura com uma preciso de 1,00C. b) Pesar em balana analtica 25 g de KOH, em vidro de relgio. Deve-se tomar cuidado ao manusear o KOH, pois trata-se de uma substncia corrosiva. c) Verter o KOH pesado na gua do bquer. Agitar para dissolver completamente o KOH. Caso seja necessrio, utilizar um basto de vidro para auxiliar na dissoluo. Introduzir um termmetro na soluo e anotar a mxima temperatura atingida. d) Transferir esta soluo para um balo volumtrico de 250 mL, e completar com gua desmineralizada at a marca. Reao 2 (H2) a) Pesar um bquer de 250 mL limpo e seco. Colocar no bquer 100 mL de gua desmineralizada. Agitar cuidadosamente com um basto de vidro at atingir uma temperatura constante (prxima a temperatura ambiente). Introduzir um termmetro na soluo e anotar a mxima temperatura atingida. Anotar esta temperatura com uma preciso de 1,0 0C. b) Pesar em balana analtica 25 g de KI, em vidro de relgio. c) Verter o KI pesado na gua do bquer. Agitar para dissolver completamente o KI. Caso seja necessrio, utilizar um basto de vidro para auxiliar na dissoluo. Introduzir um termmetro na soluo e anotar a mxima temperatura atingida. d) Transferir esta soluo para um balo volumtrico de 250 mL, e completar com gua desmineralizada at a marca. Reaes 3 (H3) a) Prepara 250 mL de soluo 0,25 M de cido sulfrico (H2SO4) da seguinte forma: inicialmente medir o volume calculado de cido e verter em um bquer com 100 mL de gua desmineralizada, agitar para homogeneizar e medir a mxima temperatura atingida pela reao (para fazer a determinao do calor da reao (H3).Levar para um balo volumtrico de 250 mL e completar essa volume . b) Deixar repousar a soluo, a qual deve estar a temperatura ambiente ou ligeiramente inferior (comprovar com o termmetro). Anotar a temperatura. Reao 4 (H4) a) Pesar um bquer de 250 mL limpo e seco. Colocar no bquer 100 mL da soluo de H2SO4 0,25M. Agitar cuidadosamente com um basto de vidro at atingir uma temperatura constante (prxima a temperatura ambiente). Introduzir um termmetro na soluo e anotar a mxima temperatura atingida. Anotar esta temperatura com uma preciso de 1,00C. b) Pesar em balana analtica 25 g de KOH, em vidro de relgio. c) Verter o KOH pesado na soluo do bquer. Agitar para dissolver completamente o KOH; caso seja necessrio, utilizar um basto de vidro para

33

auxiliar na dissoluo. Introduzir um termmetro na soluo e anotar a mxima temperatura atingida (H4). Reao 5 (H5) a) Pesar um bquer de 250 mL limpo e seco. Colocar no bquer 50 mL da soluo de H2SO4 preparada na reao 3a). Agitar cuidadosamente com um basto de vidro at atingir uma temperatura constante (prxima a temperatura ambiente). b) Pesar em balana analtica 10 g de KI, em vidro de relgio. c) Verter o KI pesado na soluo do bquer. Agitar para dissolver completamente. Anotar a mnima temperatura atingida (H5). Reao 6 (H6) a) Medir 100 mL de H2SO4 0,25 M e 100 mL da soluo de KOH preparada na reao 1 em bquer de 250 mL. Ambas as solues devem estar a temperatura ambiente ou ligeiramente inferior (comprovar com um termmetro). Anotar as temperaturas. b) Adicionar a soluo de KOH na soluo de H2SO4 0,25M. Misturar rapidamente e anotar a mxima temperatura observada (H6). Medir o pH da soluo. Perguntas e exerccios 1) Escrever as equaes inicas para as reaes 1 a 5. Exemplo, quando HCl gasoso dissolvido em gua, ocorre a seguinte reao: HCl + H2O H3O+(aq) + Cl-(aq) 2) Calcular para as reaes 1a 5 : a) Variao da temperatura. b) Quantidade de calor absorvida pela soluo. c) Quantidade de calor absorvida pelo bquer. d) Quantidade de calor desenvolvida por mol de KOH. e) Quantidade de calor desenvolvida por mol de KI. f) Nmero de mols de KOH e KI empregados nas solues respectivas. g) Qual a molaridade do sal que se produz na reao 6b? h) Calcule a concentrao das solues preparadas em 1d e 2d. i) Explique os resultados das reaes do item 3, as mesmas seriam reaes de neutralizao? 3) Expresse seus resultados como calores de reao: H1, H2,... H6. 4) Observe as equaes inicas para as reaes 2, 3 e 6 e interprete o significado de H2 e H3. Compare H4 com H1 + H6 e explique as diferenas.

34

Prtica #10 - Eletrlise do iodeto de potssio em dissoluo aquosa

Objetivo Identificar os produtos que se formam na eletrolise do iodeto de potssio. Fundamentos tericos As reaes qumicas que ocorrem nos eletrodos durante a conduo eletroltica constituem a eletrlise. Isto ocorre quando aplicamos uma tenso em oposio tenso da clula o qual provoca uma reao no espontnea: Clula eletroltica. Nos aspectos quantitativos da eletrlise estudamos as Leis de Faraday para a eletrlise: 1. A quantidade de substncia produzida pela eletrlise proporcional quantidade de eletricidade utilizada. Na+ +e- Na(l) 1 mol de e- ser necessrio para produzir 1 tomo de Na. 1mol de e-1 Faraday (F); 1 F =96485C; 1A=1C/s F = NA.eF = 6,023x10 23.1,6x10-19 C 2. Para uma dada quantidade de eletricidade a quantidade de substncia produzida proporcional sua massa equivalente. 2Cl- Cl2(g) + 2eMaterial e reagentes

Procedimento experimental a) Disponha-se um aparelho para a eletrolise como indicado na figura. O tubo em U deve ter 150mm de altura, os eletrodos podero ser de carvo e a fonte deve ter uns 12V. b) Prepare uma soluo de KI 0,5 molar e preencha o tubo em U ate uma altura suficiente. Estabelea as conexes eltricas e espere 15min aproximadamente. c) Identifique o nodo e o ctodo e anote todas as observaes sobre mudanas de cor e formao de produtos. d) Observe em que proporo a cor marrom se difunde do nodo ao ctodo. e) Separasse cuidadosamente os eletrodos, verifique algum odor no eletrodo identificado como o nodo. f) Com um conta-gotas obtenha 2 mL da soluo do extremo onde estava o ctodo. Adicione algumas gotas de indicador de fenolftaleina para comprovar a concentrao de on hidrognio na soluo. Adicione alguns mL de soluo 0,1 M de cloreto de ferro II e observe o resultado. g) Num tubo de ensaio adicione com um conta gotas 2 mL do liquido marrom do extremo onde estava o nodo obtenha. Adicione 1 mL de CCl4 tampe-se e agitese o tubo por alguns segundos. Deixar repousar a camada de CCl4 mais densa e observe a colorao das duas camadas liquidas.

35

Perguntas e exerccios Na medida que iodo se produz no nodo se forma o on complexo marrom I3-, com o on iodeto da soluo do eletrlito. a) Escreva as equaes usando uma reao reversvel para indicar o equilbrio. b) Que efeito produz a adio da CCl4 sobre o equilbrio? Pode utilizar as observaes sobre a cor das camadas para explicar o efeito.

36

Prtica #11 - Potencial do eletrodo

Objetivos Realizar medidas do potencial de eletrodos, de diferentes materiais, em solues de seus respectivos sais. Aplicar a equao de Nernst. Verificar a influncia dos parmetros de frmula.

Fundamentos tericos A equao de Nernst :


RT ln a nf onde E o potencial do eletrodo, E0 o potencial padro (constante), R a constante dos gases idias, T a temperatura do eletrlito (K), n o nmero de cargas envolvidas no processo, F a costante de Faraday e a a atividade da espcie, dada por a = . [M2+]. E = E0 +

Material e reagentes
balana analtica multmetro vidro de relgio basto de vidro proveta graduada bquer esptula de porcelana barra de cobre barra de zinco barra de alumnio barra de chumbo barra de lato barra de ao inox barra de ao carbono gua deionizada sulfato de cobre (CuSO4) sulfato de zinco (ZnSO4)

Parte I Procedimento experimental


a) Lixar e lavar os eletrodos (metais) imediatamente antes da medida de potencial. b) Preparar uma soluo de sulfato de cobre 0,01 M e de sulfato de zinco 0,01 M c) Conectar o eletrodo de referencia no plo negativo do multmetro e checar se o mesmo est ajustado para a escala correta.

37

d) Medir o potencial do eletrodo de cobre em soluo de sulfato de cobre 0,01M. e) Mediar o potencial do eletrodo de zinco em soluo de sulfato de zinco 0,01M. f) Lavar o eletrodo de referencia com gua deionizada logo aps a utilizao e retornar ao recipiente original. Dados complementares: Cu Cu2+ + 2e- (E0 = +0,34V) Zn Zn2+ + 2e- (E0 = -0,76V) Parte II Procedimento experimental Construa uma tabela de nobreza de metais em uma soluo de NaCl 0,1M. Utilize os seguintes metais: cobre, zinco, chumbo, ao carbono, alumnio, talo e ao inox. Perguntas e exerccios 1) Por que razes foram observadas diferenas entre o potencial padro medido e o potencial padro terico calculado? 2) Como o fato de voc utilizar o termo concentrao em vez de atividade pode interferir no valor da constante da equao de Nernst? 3) Comente os valores obtidos na tabela de nobreza dos metais em NaCl. 4) Por que razo h inverses na seqncia de nobreza em relao tabela de potenciais padres? 5) Por que o potencial dos elementos cobre, zinco e chumbo no correspondem ao seu potencial padro? 6) Por que o alumnio apresenta potencial medido muito diferente do seu potencial padro?

38

Prtica #12 - Pilhas eletrolticas

Objetivo Verificar o funcionamento de pilhas eletrolticas. Material e reagentes balana analtica eletrodo de Calomelano saturado multmetro vidro de relgio basto de vidro proveta graduada bquer esptula de porcelana barra de cobre barra de zinco barra de ao carbono gua deionizada sulfato de zinco (ZnSO4) cloreto de sdio (NaCl) lcool etlico (CH3CH2OH) fenolftaleina (C20H14O4) ferricianeto de potssio (K3Fe(CN)6)

Parte I Pilha galvnica Procedimento experimental a) Lixar e lavar os eletrodos (metais) imediatamente antes da medida de potencial. b) Preparar uma soluo de cloreto de sdio 0,1M c) Montar uma pilha formada entre cobre e zinco imersos numa soluo de cloreto de sdio 0,1M, utilizando 2 bquers, multmetro, eletrodo de Calomelano saturado ECS (E0 = +0,24V) e as barras de zinco e de cobre. d) Conectar o eletrodo de referencia no plo negativo do multmetro e checar se o mesmo est ajustado para a escala correta. e) Determinar o potencial eltrico da pilha. f) Lavar o eletrodo de referencia com gua deionizada logo aps a utilizao e retornar ao recipiente original. Parte II Pilha de aerao diferencial Procedimento experimental a) Numa placa de ao carbono, pingue algumas gotas de uma soluo de: NaCl 3%

39

b) c)

lcool etlico 1 mL fenolftaleina 1% ferricianeto de potssio 20 mL gua para 200 mL Observe a reao. Faa um desenho esquemtico do que voc observou. Identifique e descreva a reao catdica e andica justificando.

Parte III Pilha de concentrao Procedimento experimental a) Preparar uma soluo de sulfato de cobre 1 M e uma soluo de sulfato de cobre 0,01 M. b) Montar uma pilha de concentrao utilizando as duas solues. c) Determinar o potencial eltrico da pilha. Perguntas e exerccios 1) Exemplifique situaes em que voc teria pilha galvnica num processo industrial. 2) Exemplifique situaes em que voc teria pilha de aerao diferencial num processo industrial. 3) Exemplifique situaes em que voc teria pilha de concentrao num processo industrial.

40

Prtica #13 - Proteo catdica e andica

Objetivo Verificar a formao de proteo catdica e andica. Material e reagentes balana analtica eletrodo de Calomelano saturado multmetro vidro de relgio basto de vidro proveta graduada bquer esptula de porcelana papel indicador de pH barra de cobre barra de zinco barra de ao carbono gua deionizada cloreto de sdio (NaCl)

Parte I Determinao das condies iniciais do sistema Procedimento experimental a) b) c) d) Prepare uma soluo de cloreto de sdio 0,1M. Determine o potencial eletroltico do ao na soluo de cloreto de sdio 0,1M. Verifique o pH da soluo. Verifique no diagrama de Pourbaix qual a espcie estvel no sistema.

Parte II Sistema ao/cobre Procedimento experimental a) Monte um sistema composto por um eletrodo de ao em contato com um eletrodo de cobre. b) Mea o potencial do eletrodo de ao e verifique no diagrama de Pourbaix qual a espcie estvel. c) Descreva quais as reaes esto ocorrendo. Parte III Sistema ao/zinco Procedimento experimental

41

a) Monte um sistema composto por um eletrodo de ao em contato com um eletrodo de zinco. b) Mea o potencial do eletrodo de ao e verifique no diagrama de Pourbaix qual a espcie estvel. c) Descreva quais as reaes esto ocorrendo.

42

Prtica #14 - Leis de Faraday

Objetivo Depositar cobre em lato com espessura pr-determinada atravs do controle do tempo. Fundamentos tericos Para que qualquer reao eletroqumica ocorra numa clula, os eltrons devem passar atravs de um circuito conectado com os dois eletrodos. Por esta razo, a corrente I se torna uma medida conveniente da taxa de reao na cela enquanto a carga Q, que passa durante um perodo t, indica a quantidade total de reao que ocorreu. Na verdade, a carga necessria para a converso de m moles de um material em produto, em uma reao com n eltrons (onde e o nmero de cargas envolvidas na reao) perfeitamente calculada usando-se a Lei de Faraday: Q = Idt = mnF
onde F = 96500C. O nmero de moles do material depositado obtido pela razo entre o peso do material depositado, P, e seu peso atmico, A, ou seja: P m= A O Faraday , portanto, por definio, a carga necessria para se depositar um equivalente eletroqumico de um material, ou seja, m/n.

Material e reagentes
balana analtica fonte de corrente vidro de relgio basto de vidro proveta graduada bquer esptula de porcelana placa de lato barra de cobre hidrxido de sdio (NaOH) carbonato de sdio (NaCO3) fosfato trisdico (Na2PO4.12H2O) cido clordrico (HCl) sulfato de cobre (CuSO4) cido sulfrico (H2SO4) lauril sulfato de sdio

Procedimento experimental

43

a) Calcule o peso de cobre a ser depositado numa rea a de Xcm2, a uma densidade de corrente de 5A/dm2, a partir de uma soluo de cobre cido para uma espessura de 15 um. ACu = 63,54g/mol. P L= a.d b) Calcular do tempo de durao do processo: I.t A P= . I = i.a 96500 n c) Preparar a superfcie de trabalho lixando com lixa 400. d) Pesar a placa de lato. e) Efetuar o desengraxe alcalino com a seguinte soluo: hidrxido de sdio (NaOH) 35g/L carbonato de sdio (NaCO3) 25g/L fosfato trisdico (Na2PO4.12H2O) 6 g/L lauril sulfato de sdio 1g/L temperatura = 80C tempo = 2 minutos f) Efetuar a decapagem com cido clordrico 150 mL/L, tempo = 30s g) Realizar o banho em cobre cido (CuSO4 250g/L, H2SO4 50g/L) a temperatura ambiente e sob agitao. h) Posteriormente ao depsito, fazer vrias medidas de espessura em vrios pontos da placa. i) Pesar a placa para confirmar o peso previamente calculado. Observaes: Os eletrodos (metais) a serem utilizados devero ser lixados e lavados antes do processo de preparao de superfcie. Conectar o ctodo no plo negativo da fonte. O ajuste de corrente dever ser feito com os terminais da fonte em curto-circuito. Zerar o potencial da fonte antes da conexo dos terminais para evitar fascas ou danos fonte. Perguntas e exerccios
1) Comparar o resultado prtico com o terico. 2) Explicar ou justificar as caractersticas do depsito obtido. D sugestes para a resoluo dos problemas observados.

44

Prtica #15 - Aplicao de cela de Hull

Objetivo Verificar o funcionamento de um cela de Hull. Material e reagentes balana analtica fonte de corrente vidro de relgio basto de vidro proveta graduada bquer esptula de porcelana placa de lato hidrxido de sdio (NaOH) carbonato de sdio (NaCO3) fosfato trisdico (Na2PO4.12H2O) cido clordrico (HCl) sulfato de cobre (CuSO4) sulfato de zinco (Zn SO4) cido sulfrico (H2SO4) tioureia

Parte I - Determinao da condio tima de eletrodeposio Procedimento experimental Efetuar o desengraxe da placa de lato: hidrxido de sdio (NaOH) 35g/L carbonato de sdio (NaCO3) 25g/L fosfato trisdico (Na2PO4.12H2O) 6 g/L temperatura = 80C Efetuar o banho de decapagem da placa de lato em cido clordrico (HCl) 150 mL/L. c) Preparar uma cela de Hull com banho de cobre cido: sulfato de cobre (CuSO4) 250g/L cido sulfrico (H2SO4) 50g/L corrente aplicada = 3A tempo de deposio = 5 minutos temperatura do banho = 25C agitao = ar ou mecnica nodo = cobre Observaes: Os eletrodos (metais) a serem utilizados devero ser lixados e lavados antes do processo de preparao de superfcie. Conectar o ctodo no plo negativo da fonte. O ajuste de corrente dever ser feito com os terminais da fonte a) b)

45

em curto-circuito. Zerar o potencial da fonte antes da conexo dos terminais para evitar fascas ou danos fonte. Perguntas e exerccios 1) Descreva, utilizando os smbolos apresentados na tabela em anexo, as caractersticas do depsito obtido. 2) O que ocorre na zona de alta densidade de corrente? 3) O que ocorre na zona de baixa densidade de corrente? 4) Qual a faixa ideal de operao para se obter um depsito de cobre sobre lato, com banho e condies utilizados? Parte II Determinao da influncia de aditivos e contaminantes Procedimento experimental a) Adicionar 3 mg de tioureia por litro de soluo, ao banho de cobre cido e verificar a influncia deste aditivo no depsito obtido numa cela de Hull. b) Adicionar 4 mg de sulfato de zinco por litro de soluo, ao banho de cobre cido e verificar a influncia deste aditivo no depsito obtido numa cela de Hull. Perguntas e exerccios 1) Faa a descrio das caractersticas observadas, nas placas depositadas, utilizando os smbolos apresentados na tabela em anexo. 2) Quais as diferenas observadas nos depsitos com tioureia em relao ao obtido na primeira parte? 3) Descreva um procedimento que adotaria para determinar nveis de contaminao em banhos. 4) Qual a influncia da contaminao de zinco num banho de cobre?

46

TABELA - Smbolos para descrio de placas de cela de Hull.

47

Prtica #16 - Recolhimento de reagentes e materiais de pilhas comuns

Objetivo Com o objetivo de reciclar materiais que normalmente eliminamos, procuramos utilizar uma pilha usada para reunirmos equipamentos e reagentes derivados das mesmas. Estes sero utilizados durante alguns dos nossos experimentos, por isso estaremos separando-os e armazenando-os. Material e reagentes bquer plstico erlenmeyer funil basto de plstico pisseta alicate azulejo colher pilhas comuns usadas gua

Procedimento experimental a) Com um alicate de ponta, retire a carcaa plstica que envolve a pilha comum usada. Posicione-a sobre um azulejo. b) Retire a carcaa metlica com o alicate, comeando por uma das extremidades da pilha. Essa carcaa zinco metlico, um metal mole, fcil de ser removido. c) Guarde essa folha de zinco em um frasco que posteriormente ser utilizada em outras experincias. No deixe de colocar uma etiqueta para identifica-lo. d) Retire o papelo com uma colher a pasta escura. Coloque-a no bquer. e) Adicione aproximadamente 5 mL de gua e agite a mistura com um basto plstico para que um dos componentes solveis (cloreto de amnio, NH4Cl) seja dissolvido. Filtre a soluo f) Retire o papel de filtro com o reagente retido e deixe-o secar. Armazene-o em seguida em um frasco contendo uma etiqueta com o nome DIXIDO DE MANGANS MnO2. g) Armazene a soluo filtrada em outro recipiente com a etiqueta CLORETO DE AMNIO - NH4Cl. h) Limpe com cuidado o tubo central de grafite com o auxlio de um papel absorvente e guarde-o. Este ser usado para reaes de eletrlise. Se possvel, mantenha a estrutura onde o grafite est preso. Ela ser til na eletrlise. i) Repita essa atividade para mais pilhas.

48

Prtica #17 - Destilao de combustveis lquidos derivados do petrleo

A ser realizada no Laboratrio de Qumica da IB.

49

Prtica #18 - Materiais

Parte I - Fabricao de um vidro orgnico ser realizada no LaMat Sala de fornos, pois contamos com um forno de fuso at 1700C Parte II - Fabricao de um vidro inorgnico ser realizada pelo aluno em casa consiste na preparao de caramelo de sacarose para pudim.

50

Prtica #19 - Oxidao do ferro, alumnio, cobre e prata

Objetivos Aplicar a equao de Pilling-Bedworth para a determinao de oxidao em metais. Avaliar a perda de massa por ano de amostras selecionadas. Estudar a corroso do ferro, cobre, alumnio e prata em meio cido e a oxidao em atmosfera ambiente.

Corroso Corroso define-se como a deteriorao de um material metlico por ao eletroqumica do meio ambiente em meio aquoso. Taxa de corroso a taxa de material removido como conseqncia da ao qumica. Pode ser expressa como a CPR (taxa de penetrao de corroso) ou a perda de espessura de material por unidade de tempo: kW CPR = At onde W a perda de massa em mg, t o tempo de exposio em h, a densidade da liga metlica em g/cm3, A a rea exposta da amostra em cm2 e k a constante que depende do sistema de unidades. A CPR convenientemente expressa em mm/yr (milmetros por ano) e neste caso, k = 87,6. Para a maioria das aplicaes, CPR menor que 20mpy (milipolegadas por ano). A oxidao representa a reao eletroqumica direta do metal com o O2 atmosfrico ou outras atmosferas gasosas. A relao de Pilling-Bedworth: V M P-B = P B = O = O M VM MMO uma vez que m m m m O = O , M = M , VO = O e VM = M VO VM O M onde M0 e MM so massa molecular (de frmula) do xido e massa atmica do metal, e M e 0 so as densidades do metal e xido, respectivamente. A deteriorao causada pela interao fsico-qumica entre o material e o seu meio operacional representa alteraes prejudiciais indesejveis, sofridas pelo material, tais como desgaste, variaes qumicas ou modificaes estruturais. Sendo a corroso, em geral, um processo espontneo, est constantemente transformando os materiais metlicos de modo que a durabilidade e desempenho dos mesmos deixam de satisfazer os fins a que se destinam. Material e reagentes 4 amostras de metal selecionadas pelo professor 2 tubos de ensaio

51

2 bquers 6 bales de 1litro 6 bastes de vidro 6 vidros de relgio 4 esptulas 4 pipetas (2 de 10 mL e 2 de 20 mL) papel toalha papel pH cloreto de sdio (NaCl) cido clordrico (HCl) cloreto de potssio (KCl) cido sulfrico (H2SO4) cido actico (CH3COOH)

Procedimento experimental a) Preparar 20 mL de solues 0,1 M das substncias pesquisadas pelo aluno (que represente o meio mais corrosivo para o metal que lhe foi indicado para estudo). b) Determinar a concentrao de ons hidrognio em cada soluo medindo o pH das mesmas. c) Aps limpeza com gua e sabo e polimento das amostras de metal no tocar as superfcies da pea com as mos, devendo-se utilizar pina. d) Medir a espessura das amostras com o auxlio de um micrmetro (Laboratrio de Metrologia). e) Pesar as amostras em balana analtica, anotar as medidas e fotografas em microscpio tico. f) Colocar 2 amostras em tubos de ensaio e adicionar as solues 0,1 M at encher parcialmente os tubos. g) Para o ensaio de oxidao, dispor de forma apropriada uma amostra na capela de exausto e outra em ambiente externo (exposto ao tempo, mas protegido da chuva) h) Para as amostras imersas em meios aquosos, medir o pH dos meios aps 15 dias de imerso. i) Aps um perodo de aproximadamente 30 dias, retirar as amostras dos tubos de ensaio, limpar as superfcies, pesar e fotografar novamente. Proceder de igual forma com as amostras que foram submetidas oxidao (tambm medir a espessura final destas ltimas). j) Observar e descrever as mudanas acontecidas. Faa uma tabela comparativa com seus prprios resultados e os resultados dos seus colegas. Perguntas e exerccios 1) Discutir sobre as evidncias de corroso observadas nas amostras, com base na observao visual em microscpio (tipos de corroso). 2) Quantificar os efeitos da corroso com base no clculo da perda de massa por ano para esses metais. 3) Informar sobre a capacidade protetora da camada de xido formada, com base na equao de Pilling-Bedworth e os resultados experimentais aqui obtidos.

52

4) Calcular a espessura da camada de xido depositada na superfcie das amostras utilizando a perda de massa do metal e a espessura medida diretamente com micrmetro. 5) Escreva as reaes de oxidao e reduo do ferro, cobre e alumnio imersos nas solues preparadas, assumindo que existe suficiente oxignio dissolvido.

You might also like