You are on page 1of 8

IDADE MODERNA

b) pela ampliao das reas de produo agrcola c) pela reduo do consumo de produtos manufaturados

(Renascimento, Reforma Religiosa, Absolutismo, Mercantilismo, Iluminismo, Expanso Martima, Crise do Sistema Colonial: Independncia dos EUA) 1. (Enem/1999) "(...) Depois de longas investigaes, convenci-me por fim de que o Sol uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela o centro e a chama. Que, alm dos planetas principais, h outros de segunda ordem que circulam primeiro como satlites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) No duvido de que os matemticos sejam da minha opinio, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, no superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstraes que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que toram o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemticas no devem ser julgadas seno por matemticos." (COPRNICO, N. De Revolutionibusorbiumcaelestium.) "Aqueles que se entregam prtica sem cincia so como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bssola. Sempre a prtica deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou trs vezes e verifique se as experincias produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigao humana pode-se considerar verdadeira cincia se no passa por demonstraes matemticas." (VINCI, Leonardo da.Carnets.) O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno a) a f como guia das descobertas b) o senso crtico para se chegar a Deus c) a limitao da cincia pelos princpios bblicos

d) pela descoberta de novas rotas comerciais no Oriente e) pelo deslocamento do eixo comercial para o Mediterrneo 4. (UFPI) Na transio do feudalismo para o capitalismo, tivemos: a) a transformao de uma sociedade estamental, com fraca mobilidade vertical e posies sociais pela origem de nascimento, para uma sociedade de classes com grande mobilidade vertical e posies sociais determinadas pelo poder econmico. b) a transformao de uma sociedade de classes, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade vertical e posies sociais determinadas pelo poder econmico. c) a passagem de uma sociedade de classes para uma sociedade de castas. d) a desorganizao de uma sociedade patriarcal, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade social. e) a mudana de uma sociedade de castas para uma sociedade estamental. 5. (EEM-SP) A poltica econmica do mercantilismo caracterizou-se por trs elementos bsicos, a saber: balana de comrcio favorvel, protecionismo e monoplio. Explique de que modo o protecionismo e o monoplio concorriam para manter a balana de comrcio favorvel. 6. (Cesgranrio-RJ) As prticas mercantilistas nas sociedades da Europa Ocidental assumiram caractersticas diferenciadas ao longo dos sculos XVI, XVII e XVIII. Assinale a nica opo que no associa corretamente as caractersticas mais importantes do mercantilismo ao sculo e sociedade em que cada uma delas veio a predominar. Caractersticas do mercantilismo Sculo

d) a importncia da experincia e da observao XVI Sculo e) o princpio da autoridade e da tradio XVII Sculo XVIII 2. (Fuvest-SP) Durante a Idade Moderna, pensava-se que todas as riquezas do mundo estavam numa posio esttica e constante, razo pela qual o comrcio era tido como uma atividade em que havia um ganhador e um perdedor, sendo o seu resultado equivalente a uma soma zero (+ 1 1 = O). Baseando-se nestes princpios, os Estados modernos atuaram no comrcio internacional sob a orientao de uma poltica econmica. a) Que nome foi dado a essa poltica econmica? b) Quais foram seus principais elementos constitutivos? 3. (Fuvest-SP) "Para o conjunto da economia europia, no sculo XVI, caracterizada pela produo em crescimento e pelo grande aumento das transaes mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua populao, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preos..." O efeito a que o texto se refere foi provocado: a) pelo grande afluxo de metais preciosos 1 Espanha a) O entesouramento dos metais preciosos (bulionismo). Espanha b) O estmulo s exportaes e o controle das importaes (aplicao do princpio da balana comercial). Inglaterra c) A poltica protecionista e manufatureira, aliada ao estmulo construo naval e aplicao de uma legislao tarifria (colbertismo). Frana d) O monoplio comercial, concretizado na prtica do exclusivo colonial. Portugal e) O controle das cartas de corso e da pirataria no Atlntico Sul, estimulando a indstria naval e consagrando a expresso carreteiros do mar.Holanda 7. (UFV-MG) Considerando as peculiaridades da colonizao europia no Novo Mundo, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa que constitui a seqncia numrica correta.

2 Frana 3 Holanda 4 Inglaterra 5 Portugal

d) marcou as mais importantes cidades italianas, constituindo-se num dos fatores sociais do Renascimento. e) marcou as mais importantes cidades europias, constituindo-se num dos fatores da criao das universidades medievais. 10. (Fuvest-SP)

( ) No respeitava o tratado de Tordesilhas. Foi o primeiro pas a fazer uma tentativa sria de colonizao no Canad. ( ) Possua o principal banco da Europa. Criou a Companhia das ndias Ocidentais. ( ) Seus filhos nascidos na Amrica tinham situao social inferior dos nascidos no pas de origem. ( ) Buscava metais preciosos e no explorava a agricultura. ( ) Inicialmente, mandou algumas expedies exploratrias para conhecer as possibilidades da terra. Somente com o declnio do comercio de especiarias passou a cultivar suas terras na Amrica. ( ) Sua colonizao teve carter ocupacional. Buscava terras, liberdade religiosa e poltica, alm do enaltecimento nacional.

"Os prprios cus, os planetas e este centro [a Terra] Respeitam os graus, a precedncia e as posies. Como poderiam as sociedades, Os graus nas escolas, as irmandades nas cidades, O comrcio pacfico entre praias separadas, A primogenitura e o direito de nascena, Os privilgios da idade, as coroas, cetros, lauris, Manter-se em seu lugar certo no fossem os graus?" Esses versos de Shakespeare (da pea Troilo e Gressida) revelam urna viso de mundo a) moderna e liberal, ao tratarem das cidades, do comrcio e, virtualmente, at do novo continente. b) medieval e aristocrtica, ao defenderem privilgios, graus e hierarquias como decorrentes de uma ordem natural. c) universal e democrtica, ao se referirem a valores e concepes que ultrapassam seu prprio tempo histrico. d) clssica e monarquista, ao mencionarem instituies, como a monarquia e o direito de primogenitura, que eram caractersticas do mundo greco-romano. e) particularista e elitista, ao expressarem hierarquias, valores e graus exclusivos da Inglaterra do sculo XVI. 11. (Fuvest-SP) Frei Antnio de Montesinos, em 1512, no Caribe, pregava aos conquistadores espanhis: "Com que direito haveis desencadeado uma guerra atroz contra essas gentes que viviam pacificamente em sua prpria terra? Por que os deixais em semelhante estado de extenuao? Por que os matais a exigir que vos tragam diariamente seu ouro? Acaso no so eles homens? Acaso no possuem razo e alma? No vossa obrigao am-los como a vs prprios?" Explique essas palavras de Montesinos dentro do contexto da conquista espanhola da Amrica. 12. (Unicamp-SP) No ano de 73 a.C., um grande nmero de escravos e camponeses pobres se rebelaram contra as autoridades romanas no Sul da Itlia. Os escravos buscavam retornar s suas ptrias. Depois de resistirem aos exrcitos romanos durante dois anos, a maioria foi massacrada. (Traduzido e adaptado de P. Brunt, Social conflicts in the Roman Republic.) a) Compare a escravido na Roma Antiga e na Amrica colonial, identificando suas diferenas. b) Quais foram as formas de resistncia escrava nesses dois perodos?

a) 1,5,3,4 e 2 b) 3,1,4,2 e 5 c) 5,4,2,3 e 1 d) 4,2, 5,1 e 3 e) 2,3,1,5 e 4 8. (Unicamp-SP) Contestando o tratado de Tordesilhas, o rei da Frana, Francisco I, declarou em 1540: "Gostaria de ver o testamento de Ado para saber de que forma este dividira o mundo". (Citado por VICENTINO, Cludio. Histria geral. So Paulo: Scipione, 1991.) a) O que foi o tratado de Tordesilhas? b) Por que alguns pases da Europa, como a Frana, contestavam aquele tratado? 9. "Foi de vital importncia o fato de que, a partir do sculo XII, nobres e burgueses passaram a morar na parte cercada pelas muralhas das cidades. Os interesses e prazeres das duas classes tornaram-se assim semelhantes..." (Jacob Burckhardt, 1860). Sobre esse fenmeno, pode-se afirmar que a) ocorreu em todos os lugares da Europa onde se desenvolveram cidades, pondo fim dominao social da nobreza. b) ocorreu em todas as cidades martimas, de Lisboa a Hamburgo, passando pela Itlia do Norte e Flandres. c) foi interrompido pela nobreza, a partir da crise do sculo XIV, depois de ter se desenvolvido na Baixa Idade Mdia.

13. (Fuvest-SP) Em 1571 a Igreja catlica criou a Congregao do ndex. a) Que era ndex? b) Quais as implicaes histricas de sua instituio? 14. (FCC-SP) O Ato de Supremacia, promulgado por Henrique VIII, na Inglaterra, contribuiu para: a) divulgar intensamente a doutrina calvinista no pas, sobretudo na regio da Esccia. b) iniciar a expanso externa, formando, assim, as bases do imprio colonial ingls. c) promover a reforma anglicana, ao mesmo tempo que contribuiu para a centralizao do governo. d) implantar o catolicismo no reino, o que foi acompanhado de represso aos reformistas. e) restaurar os antigos direitos feudais, que foram limitados pela Magna Carta de 1215. 15. (Fuvest-SP) "O puritanismo era uma teoria quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inspita [...J o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade." Essa passagem de A democracia na Amrica, de A. de Tocqueville, diz respeito tentativa: a) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada Frana Antrtida. b) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canad. c) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos. d) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra. e) bem-sucedida dos puritanos ingleses, responsveis pela criao de todas as colnias inglesas na Amrica. 16. (Fatec-SP) A Revoluo Inglesa de 1688 a Revoluo Gloriosa assinala um momento significativo na adoo dos princpios do liberalismo. Entre as medidas adotadas ento, e que confirmam essa afirmao, destacam-se: a) a excluso da nobreza do Parlamento, garantindo-se assim a maioria da burguesia, e a abolio das sociedades por aes na organizao das empresas industriais. b) o reconhecimento da Declarao de Direitos, limitando o poder do rei em face do Parlamento, e a promulgao do Ato de Tolerncia, pondo fim perseguio religiosa contra os dissidentes protestantes. c) a revogao dos Atos de Navegao, que protegiam determinados grupos mercantis, e o reconhecimento do direito de organizao para os trabalhadores urbanos. d) a abolio dos tributos feudais da posse da terra e dos censos eleitorais para o preenchimento das cadeiras do Parlamento.

e) a eliminao dos Tories, partidrios de um poder real forte, e a devoluo aos camponeses das terras usurpadas durante os cercamentos. 17. (Cesgranrio-RJ) O regime monrquico absolutista, forma poltica predominante entre os Estados modernos europeus nos sculos XVI a XVIII, caracterizava-se, do ponto de vista poltico e social, pelos seguintes aspectos: 1 concentrao de todos os poderes nas mos do prncipe enquanto soberano absoluto; 2 neutralidade do prncipe diante dos conflitos sociais, especialmente quanto aos interesses antagnicos de camponeses, burgueses e aristocratas; 3 carter divino da autoridade real, situada acima das leis e dos indivduos, considerados apenas sditos; 4- inexistncia de quaisquer limites, mesmo na prtica, ao exerccio da autoridade desptica do monarca. Assinale: a) se somente os itens 1 e 3 esto corretas. b) se somente os itens 2 e 4 esto corretas. c) se somente os itens 3 e 4 esto corretas. d) se somente os itens 1 e 2 esto corretos. e) se somente os itens 2 e 3 esto corretas. 18. (PUC-SP) Sobre as civilizaes indgenas americanas no momento da conquista europia, podemos afirmar: a) Somente os maias e tupis foram escravizados e tiveram sua cultura destruda no processo de conquista e colonizao da Amrica. b) Cheienes, cheroquis, iroqueses e dakotas ocupavam vrias regies na Amrica do Norte, foram exterminados pela colonizao francesa, e sua marcha expansionista de norte a sul e de leste a oeste teve como resultado a dominao das terras do atual Estados Unidos. c) Tupis, js, nuaruaques e carabas ocupavam praticamente toda a regio do atual territrio brasileiro, foram caados para serem transformados em escravos pelos senhores espanhis e holandeses, cujo objetivo seria vend-los como produtores de especiarias para o Oriente. d) Maias, astecas e incas, que viviam na Amrica Central, vale do Mxico e regio andina, foram dominados pelos espanhis no sculo XVI e perderam autonomia e controle sobre sua sofisticada organizao sociocultural e poltica, permanecendo submetidos atravs do sistema de encomiendas, mitas ou quatequil que os reduzia a escravido permanente ou temporria. e) Os indgenas brasileiros tupis e js foram exterminados no processo da conquista portuguesa, sendo apenas possvel seu conhecimento pela arqueologia. 19. (Fuvest-SP) No sculo XVI, a conquista e ocupao da Amrica pelos espanhis: a) desestimulou a economia da metrpole e conduziu ao fim do monoplio de comrcio. b) contribuiu para o crescimento demogrfico da populao indgena, concentrada nas reas de minerao.

c) eliminou a participao do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada. d) dizimou a populao indgena e destruiu as estruturas agrrias anteriores conquista. e) imps o domnio poltico e econmico dos criollos. 20. (FEI-SP) As duas principais atividades econmicas que Portugal e Espanha incentivaram na Amrica, no incio da colonizao, foram, respectivamente: a) o cacau na Amrica portuguesa e a minerao do ouro e da prata na Amrica espanhola. b) a minerao na Amrica portuguesa e a monocultura do tabaco na Amrica espanhola. c) a monocultura de cana-de-acar na Amrica portuguesa e a pecuria na Amrica espanhola. d) a monocultura da cana-de-acar na Amrica portuguesa e a minerao de ouro e de prata na Amrica espanhola. e) a monocultura do algodo na Amrica portuguesa e a pecuria na Amrica espanhola. 21. (UFRGS-RS) O fato de os astecas e incas no haverem sido eliminados ou expulsos pelos conquistadores espanhis se deveu: a) existncia de excedente de produo e de fora de trabalho organizada nessas civilizaes. b) ao respeito dos colonizadores pelas culturas desses povos. c) aos tratados com os criollos, que regulamentavam as formas de convivncia. d) associao com os colonizadores na explorao dos povos mais fracos. e) existncia de ouro e prata nas regies ocupadas por esses povos. 22. (FEI-SP) As idias iluministas que tinham por base o culto da razo e a crena nas leis naturais: a) eram favorveis a uma organizao estamental da sociedade. b) propiciavam um embasamento terico ao sistema monrquico, em qualquer uma de suas modalidades (constitucional, parlamentar ou absolutista). c) eram contrrias libertao das colnias da Amrica. d) propunham uma poltica econmica liberal. e) favoreciam os princpios mercantilistas. 23. (Cesgranrio-RJ) Sobre as caractersticas da colonizao europia na Amrica, so corretas as opes a seguir, com exceo de uma. Assinale-a. Caractersticas Colonizao inglesa Colonizao francesa Colonizao espanhola a) Organizao da mo-de-obra indgena atravs da encomienda e da mita. b) Utilizao de mo-de-obra escrava nas plantations (Caribe).

b) Utilizao de mo-de-obra escrava nas plantations (Caribe). d) Organizao social de base aristocrtica, diferenciando chapetones e criollos. e) Organizao social favorvel miscigenao entre brancos e ndios (as Treze Colnias). 24. (UFSCar-SP) Considere as proposies abaixo e assinale as que se incluem entre as idias polticas e sociais defendidas pelos escritores iluministas do sculo XVIII. I. A razo o nico guia infalvel da sabedoria e o nico critrio para o julgamento do bem e do mal. II. A prosperidade de um pas est condicionada acumulao de metais preciosos, ouro e prata. III. O poder poltico vem de Deus, que a fonte nica de toda autoridade. IV. O homem naturalmente bom e a educao aperfeioa as suas qualidades inatas. V. O poder poltico emana do povo, que deve ter o direito de escolher os seus governantes. a) I, II e IV b) I, IIIe V c) II, III e IV d) II, III e V e) I, IV e V 25. (Fuvest-SP) "Um comerciante est acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um freqentemente v seu dinheiro afastar-se e voltar s suas mos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera v-la de novo. Esses hbitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposies em toda espcie de atividade. O comerciante , em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tmido em seus empreendimentos..." (Adam Smith, A riqueza das naes, livro III, captulo 4.) Neste pequeno trecho, Adam Smith a) contrape lucro e renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos. b) mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnao medieval. c) defende a lucratividade do comrcio contra os baixos rendimentos do campo. d) critica a preocupao dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentao de riquezas. e) expe as causas da estagnao da agricultura no final do sculo XVIII. 26. (FEI-SP) Em O esprito das leis afirma-se: " uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha poder tende a abusar dele. Para que no haja abuso, preciso organizar as

coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder". Essa afirmao reflete: a) o esprito clssico renascentista b) os princpios da teoria do direito divino c) o liberalismo poltico iluminista d) a filosofia poltica de Richelieu e) o pensamento de Lus XIV 27. (Cesgranrio-RJ) Os comeos do desenvolvimento cientfico moderno se identificam com a revoluo cientfica do sculo XVII o aparecimento de novas maneiras de pensar voltadas principalmente para o problema do conhecimento, tal como o demonstram as obras de Galileu, Bacon, Descartes, etc. Constituram elementos caractersticos dessa revoluo: 1 a substituio da importncia da autoridade e da tradio pelo valor da observao e da experimentao. 2 a valorizao da especulao racional em funo da redescoberta das obras de Aristteles. 3 o triunfo do pressuposto racionalista acerca da racionalidade e inteligibilidade de um universo "escrito em linguagem matemtica". 4- a superioridade filosfica e cientfica do racionalismo cartesiano, dedutivo, sobre o empirismo de Locke e Hume. Assinale: a) se somente os itens 1 e 2 esto corretas. b) se somente os itens 3 e 4 esto corretas. c) se somente os itens 1 e 3 esto corretas. d) se somente os itens 2 e 4 esto corretas. e) se somente os itens 1, 2 e 4 esto corretas.

ultrapassar os limites estabelecidos por aqueles que o escolheram. ( ) A razo a nica forma de se chegar ao conhecimento verdadeiro dos fatos. ( ) Todo poder emana do povo e em nome do povo que ele exercido. a) 4,3,2,1e 5 b) 3,4, 5,2 e 1 c) 2, 5,1,3 e 4 d) 1,2,4,5 e 3 e) 5,1,3,4 e 2 29. (Fuvest-SP) O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuao no sculo XVII. Na arte e na economia suas expresses foram respectivamente: a) rococ e liberalismo b) renascentismo e capitalismo c) barroco e mercantilismo d) maneirismo e colonialismo e) classicismo e economicismo 30. (FCC-SP) A importncia histrica de John Locke, como precursor do movimento chamado de ilustrao, est no fato de ter: a) elaborado o Ato de Navegao que deu Inglaterra o domnio dos mares. b) defendido os princpios do absolutismo monrquico. c) participado da revolta de Cromwell contra o despotismo dos Tudor. d) formulado a teoria dos direitos naturais do homem.

28. (UFV-MG) Durante os sculos XVII e XVIII a Europa viveu um importante movimento de ideias que revolucionou o pensamento cientfico e poltico. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa correta. 1 John Locke 2 Montesquieu 3 Descartes 4 Rousseau 5 Voltaire ( ) A tendncia natural do homem abusar do poder que lhe foi confiado. Para evitar o despotismo, a autoridade do governo deve ser desmembrada em trs poderes legislativo, executivo e judicirio. ( ) A liberdade de pensamento e de religio, bem como a igualdade perante a lei, direito natural do homem. ( ) O governo existe pela necessidade de garantir os direitos e a segurana dos homens, mas seus poderes no podem

e) combatido a influncia da burguesia na vida poltica. 31. (Cesgranrio-RJ) O processo de independncia das treze colnias inglesas da Amrica do Norte, origem dos Estados Unidos da Amrica, na segunda metade do sculo XVIII, articula-se s demais questes ento em curso na Europa Ocidental, com exceo de uma. Assinalea. a) O conflito colonial e comercial entre a Frana e a Inglaterra, particularmente grave nas respectivas colnias da Amrica do Norte. b) A difuso das idias liberais, ligadas ao Iluminismo, hostis dominao e explorao exercidas pelas metrpoles sobre suas colnias, especialmente o pacto colonial. c) O desenvolvimento acelerado do capitalismo na Inglaterra, favorecendo os segmentos polticos e sociais hostis ao protecionismo mercantilista. d) A ampla divulgao das idias fisiocrticas, favorveis s restries adotadas pelas autoridades inglesas contra as relativas isenes fiscais e a autonomia polticoadministrativa das colnias norte-americanas.

e) A influncia das idias polticas e sociais, especialmente as obras de J. Locke e de Montesquieu, contrrias ao absolutismo e aos privilgios do Antigo Regime. 32. (Cesgranrio-RJ) "[...] Estas colnias unidas so, e tm o direito a ser, Estados livres e independentes e toda ligao poltica entre elas e a Gr-Bretanha j est e deve estar totalmente dissolvida." (Thomas Jefferson, Declarao de Independncia, 1776.) A afirmao de liberdade e independncia contida no trecho acima relaciona-se: a) ao propsito das colnias do Norte de se separarem do Sul escravista, em funo dos entraves que a organizao social sulina criava ao desenvolvimento capitalista. b) ao interesse dos colonos norte-americanos em se alinharem com a Frana revolucionria, que lhes oferecia oportunidades mais ricas e proveitosas para as trocas comerciais. c) reao dos colonos, sustentada nas idias dos filsofos iluministas, contra o reforo das medidas de explorao colonial imposto pela Inglaterra. d) ao propsito de alcanar a autonomia poltica, embora preservando o monoplio comercial, que favorecia a economia das colnias do Norte. e) formalizao de uma separao que, na verdade, j existia, como atesta a liberdade comercial que gozavam tanto as colnias do Norte quanto as do Sul. 33. (FCBH-MG) "O homem o modelo do mundo. A experincia a mestra das coisas." Leonardo da Vinci Com relao ao Renascimento artstico, literrio e cientfico, elemento tpico do perodo de transio do feudalismo ao capitalismo, podem ser feitas as seguintes afirmativas, exceto: a) Os humanistas tiveram um papel extremamente importante na difuso das idias renascentistas. b) A reflexo sobre problemas humanos levou o homem renascentista anlise de sua prpria origem dos Estados Unidos da Amrica, na segunda metade do sculo XVIII, articula-se s demais questes ento em curso na Europa Ocidental, com exceo de uma. Assinale-a. a) O conflito colonial e comercial entre a Frana e a Inglaterra, particularmente grave nas respectivas colnias da Amrica do Norte. b) A difuso das idias liberais, ligadas ao Iluminismo, hostis dominao e explorao exercidas pelas metrpoles sobre suas colnias, especialmente o pacto colonial. c) O desenvolvimento acelerado do capitalismo na Inglaterra, favorecendo os segmentos polticos e sociais hostis ao protecionismo mercantilista. d) A ampla divulgao das idias fisiocrticas, favorveis s restries adotadas pelas autoridades inglesas contra as relativas isenes fiscais e a autonomia polticoadministrativa das colnias norte-americanas. e) A influncia das idias polticas e sociais, especialmente as obras de J. Locke e de Montesquieu, contrrias ao absolutismo e aos privilgios do Antigo Regime.

32. (Cesgranrio-RJ) "[...] Estas colnias unidas so, e tm o direito a ser, Estados livres e independentes e toda ligao poltica entre elas e a Gr-Bretanha j est e deve estar totalmente dissolvida." (Thomas Jefferson, Declarao de Independncia, 1776.) A afirmao de liberdade e independncia contida no trecho acima relaciona-se: a) ao propsito das colnias do Norte de se separarem do Sul escravista, em funo dos entraves que a organizao social sulina criava ao desenvolvimento capitalista. b) ao interesse dos colonos norte-americanos em se alinharem com a Frana revolucionria, que lhes oferecia oportunidades mais ricas e proveitosas para as trocas comerciais. c) reao dos colonos, sustentada nas idias dos filsofos iluministas, contra o reforo das medidas de explorao colonial imposto pela Inglaterra. d) ao propsito de alcanar a autonomia poltica, embora preservando o monoplio comercial, que favorecia a economia das colnias do Norte. e) formalizao de uma separao que, na verdade, j existia, como atesta a liberdade comercial que gozavam tanto as colnias do Norte quanto as do Sul. 33. (FCBH-MG) "O homem o modelo do mundo. A experincia a mestra das coisas." Leonardo da Vinci Com relao ao Renascimento artstico, literrio e cientfico, elemento tpico do perodo de transio do feudalismo ao capitalismo, podem ser feitas as seguintes afirmativas, exceto: a) Os humanistas tiveram um papel extremamente importante na difuso das idias renascentistas. b) A reflexo sobre problemas humanos levou o homem renascentista anlise de sua prpria individualidade, num esforo de autoconhecimento. c) A viso de mundo poltico-religiosa medieval continuava a ser o elemento fundamental para a compreenso do homem e do mundo. d) A riqueza proveniente do comrcio financiou artistas, cientistas, arquitetos, que passaram a ser contratados para dar forma s novas realidades sociais. e) O racionalismo passou a ser a pedra de toque da mentalidade renascentista, estimulando o nascimento da cincia moderna.

34. (UFOP-MG) Leia o texto abaixo. "A nica maneira de fazer com que muito ouro seja trazido de outros reinos para o tesouro real conseguir que grande quantidade de nossos produtos seja levada anualmente alm dos mares, e menor quantidade de produtos seja para c transportada." (Poltica para tornar o reino da Inglaterra prspero, rico e poderoso, 1549.)

Discuta essa afirmativa, localizando-a no contexto da economia mundial, e defina as modalidades do sistema econmico a que ela se refere. 35. (ESAM-RN) O Ato de Navegao (1651), votado pelo Parlamento ingls, no perodo de Cromwell, criou uma situao nova no comrcio mundial, determinando, em conseqncia: a) um bloqueio das naes do Mediterrneo, que se julgavam prejudicadas pela Inglaterra. b) um conflito armado entre as colnias exportadoras, que se sentiram altamente prejudicadas. c) uma revolta da aristocracia rural inglesa, que se julgara preterida nos seus interesses. d) um entrechoque armado com a Holanda, que pretendia a hegemonia do comrcio martimo. e) uma situao de beligerncia com os Estados Unidos, que comeavam a expandir seu imperialismo. 36. (Centec-BA) Questes I e II: "Os telogos, portanto, tinham toda a preocupao voltada para as almas e para Deus, ou seja, para o mundo transcendente, o mundo dos fenmenos espirituais e imateriais. Os humanistas, por sua vez, voltavam-se para o aqui e o agora, para o mundo concreto dos seres humanos em luta entre si e com a natureza, a fim de terem um controle maior sobre o prprio destino. Por outro lado, a pregao do clero tradicional reforava a submisso total do homem, em primeiro lugar, onipotncia divina, em segundo, orientao do clero e, em terceiro, tutela da nobreza, exaltando no ser humano, sobretudo, os valores da piedade, da mansido e da disciplina. A postura dos humanistas era completamente diferente, valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas foras, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transform-la de acordo com sua vontade e seu interesse." (Sevcenko) I. No texto, a caracterstica marcante do movimento humanista-renascentista : a) esprito crtico voltado para o estmulo s mudanas b) supremacia do mundo espiritual sobre o material c) valorizao da piedade, da mansido e da disciplina d) defesa da Igreja e da cultura medievais e) reproduo da crena dogmtica dos telogos medievais II. A crtica dos humanistas era dirigida sociedade: a) capitalista b) feudal c) comunista d) escravista e) socialista 37. (UFPA) Relativamente histria do absolutismo monrquico na Inglaterra, possvel sustentar que:

a) a revoluo que derrubou o governo de Jaime II, da dinastia Stuart, no assinalou apenas o fim do regime absolutista ingls, mas, igualmente, o triunfo da burguesia e do Parlamento sobre a Coroa britnica. b) o regime absolutista instala-se na Inglaterra em conseqncia das guerras de religio, j que somente dispondo de um governo centralizado e autoritrio que Henrique VIII poderia implantar o protestantismo no pas. c) o estabelecimento do regime absolutista na Inglaterra foi prejudicial aos interesses do pas, posto que a burguesia britnica, privada da liberdade poltica, emigrou em massa para a Frana e para a Holanda. d) o fim do regime absolutista ingls ocorre com a revoluo comandada por Oliver Cromwell, oportunidade em que as foras parlamentares sob a sua chefia depem Carlos I e encerram o ciclo dos governos autoritrios dos Tudor. e) comparados a outros governos absolutistas europeus, os ingleses foram mais tolerantes e maleveis. Veja-se, por exemplo, que durante o reinado dos Stuart a liberdade de religio sempre foi respeitada na Inglaterra. 38. (Unicamp-SP) Voc j deve ter aprendido que a histria pode ser representada pelas vrias etapas do progresso humano. Os momentos cruciais desse desenvolvimento histrico foram denominados revolucionrios. Diante dessa afirmao, leia atentamente o texto abaixo: "A burguesia, conduzida por Oliver Cromwell, inspirada por um deus calvinista e motivada por ambio de conquista, derrotou o movimento nivelador e tudo o mais. Em conseqncia, ele foi odiado por muitos pobres, o que sabia e reconhecia. Em uma de suas marchas pela cidade, comentou com seu acompanhante a respeito da multido: Eles estariam mais barulhentos e tambm mais felizes se voc e eu estivssemos a caminho da forca. O deus de Cromwell era um deus do trabalho e da conquista: da Jamaica, da Esccia, e o que no ser esquecido, da Irlanda." (Peter Linebaugh, Todas as montanhas atlnticas estremeceram, 1985.) a) Caracterize segundo os seus conhecimentos o processo revolucionrio a que o texto se refere. b) Como voc utilizaria o texto acima para discordar da idia de que as revolues representam sempre um perodo de progresso humano? 39. (UFPA) Observadas as realidades histricas pertinentes ao absolutismo monrquico na Europa moderna, possvel apresentar-se a seguinte concluso: a) as monarquias absolutas foram mais expressivas nos pases em que predominou a influncia protestante, haja vista que o luteranismo exaltava os poderes do Estado como necessrios para a glria de Deus. b) na Inglaterra, a monarquia absoluta suprimida, ainda no sculo XVII, atravs da revoluo com que Oliver Cromwell derrubou a dinastia dos Stuart e consagrou o papel do Parlamento como agente constitucional britnico. c) nos pases em que foi menos expressiva a presena da Igreja catlica, inexistiu, virtualmente, a monarquia absoluta, fato que se verificou em relao a Portugal e Espanha. d) as monarquias absolutas resultaram, em ltima anlise, das profundas transformaes produzidas pelo fim do

feudalismo. Na Itlia, por exemplo, o desmoronamento da ordem feudal resultou na formao do Estado moderno italiano. e) na Frana, o apogeu do sistema absolutista ocorre num momento em que a economia francesa experimentava uma fase de desenvolvimento e de consolidao, graas poltica executada por Colbert no governo de Lus XIV. 40. (Unicamp-SP) "Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Conseqentemente, o trono real no o trono de um homem, mas o trono do prprio Deus." (Jacques Bossuet, Poltica tirada das palavras da Sagrada Escritura, 1709.) "[...] Que seja prefixada Constituio uma declarao de que todo o poder originalmente concedido ao povo e, conseqentemente, emanou do povo." (Emenda constitucional proposta por Madison em 8 de junho de 1789) a) Explique a concepo de Estado em cada um dos textos.

e) s ento se estabeleceu um pacto entre a aristocracia e a burguesia, anulando-se as aspiraes polticas da gentry. 42. (Fuvest-SP) A dominao espanhola (1580-1640) provocou mudanas no imprio colonial portugus; por isso mesmo, D. Joo IV, que subiu ao trono com a Restaurao ocorrida em 1640, teria dito que "o Brasil a vaca leiteira de Portugal". a) Quais mudanas do imprio derivaram da dominao espanhola? b) Que relao h entre as mudanas e a idia de que o Brasil se tornou a "vaca leiteira" de Portugal? 43. (Fuvest-SP) Leia o poema abaixo e, em seguida, responda s questes. O mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram, Quantos filhos em vo rezaram!

b) Qual a relao entre indivduo e Estado em cada um dos textos? 41. (Fuvest-SP) No sculo XVII, a Inglaterra conheceu convulses revolucionrias que culminaram com a execuo de um rei (1649) e a deposio de outro (1688). Apesar das transformaes significativas terem se verificado na primeira fase, sob Oliver Cromwell, foi o perodo final que ficou conhecido como Revoluo Gloriosa. Isto se explica porque: a) em 1688, a Inglaterra passara a controlar totalmente o comrcio mundial tornando-se a potncia mais rica da Europa. b) auxiliada pela Holanda, a Inglaterra conseguiu conter em 1688 foras contra-revolucionrias que, no continente, ameaavam as conquistas de Cromwell. c) mais que a violncia da dcada de 1640, com suas execues, a tradio liberal inglesa desejou celebrar a nova monarquia parlamentar consolidada em 1688. d) as foras radicais do movimento, como Cavadores e Niveladores, que assumiram o controle do governo, foram destitudas em 1688 por Guilherme de Orange.

Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu Mas nele que espelhou o cu. (Fernando Pessoa, Mensagem.) a) Qual o perodo da histria de Portugal que est sendo recuperado pelo poeta Fernando Pessoa? b) Por que as aventuras martimas, nesse perodo, eram empreendimentos to arriscados? c) Por que a conquista e o domnio dos mares foram to importantes naquele perodo?

You might also like