You are on page 1of 9

Ganhe tempo

e conhecimento.
Mdulo Universal 2000 Eletroeletrnica
Suporte tcnico Manuais em portugus Fcil manuteno 100% nacional

www.datapool.com.br

Datapool Eletrnica - www.datapool.com.br

Flexvel, econmico e fundamental


O MDULO UNIVERSAL 2000 um sistema multidisciplinar para laboratrios
das seguintes reas: Eletricidade Bsica, Eletrnica Analgica, Eletrnica Digital, Dispositivos Lgicos Programveis, Interface Digital, Comunicao Analgica, Dispositivos Optoeletrnicos, Amplicadores Operacionais, entre outras. Prprio para o ensino e a aprendizagem, o mdulo dispem de importantes recursos didticos como: proto boards para montagens, Leds e chaves para simulaes, detector de nveis lgicos, fontes analgicas e digitais e geradores de sinais. Disponvel nas verses com bastidor horizontal de poliestireno ou metlico (Mdulo 2000M) com pintura eletrosttica microtexturizada em diversas cores e ps de borracha.

Principais caractersticas
Alimentao 110/220V - 50/60Hz e tomada tripolar com terra e fusvel. Fontes analgicas simtricas (12V / 1A), fontes variveis (0-12V/0,5A) e fonte fixa (5V / 3A). Protoboard com 1.100 pontos disponveis. 6 chaves de dados reversoras (um polo e duas posies). 4 chaves pulsadoras. 3 potencimetros lineares (1K, 10K e 100K). Detector de nveis lgicos, com ponta de prova. Gerador de sinais para as formas de onda senoidal, triangular, quadrada e TTL, com frequncia varivel e amplitude varivel. Gerador de onda quadrada TTL 0,1HZ, 0,5HZ, 10HZ, 100HZ, 1KHZ, 10KHZ, 100KHZ e 1MHZ. 10 Leds, com entradas compatveis com nveis lgicos TTL ou CMOS. 3 sadas AC independentes com Center-tape (12+12V 7,5+7,5V 4,5+4,5V e 250mA/sada). Voltmetro, frequencmetro e miliampermetro com display de Cristal Liquido (opcional). Autofalante e Buzzer.

Mdulo 2000 M

MATERIAL DIDTICO
Especialmente projetado para atividades prticas, o material didtivo composto por cartes apropriadas para conexo direta nos barramentos do Mdulo Universal 2000, com pontos de medio com borne de 2mm, acompanhados de manuais terico, prtico e de operao, impressos e em mdia eletrnica.

EBC-108 Eletricidade Bsica


O conjunto de cartes de Eletricidade Bsica aborda os assuntos essenciais para o entendimento da teoria de circuitos de corrente contnua (DC) atravs de manuais de teoria e de experincias sobre: Curto-Circuito e Circuito Aberto; Resistncia srie-paralela; Tenso e Corren-te; Potncia; Mxima Transferncia de Potncia; Circuito Ponte; Ponte de Wheatston; Teorema da Superposio; Teorema de Thevenin; Teorema de Norton; Constantes de Tempo RC; Capacitores em Srie e em Paralelo; Usando Capacitores, entre outras.

EAC-104 Eletricidade AC
O conjunto de cartes de Eletricidade AC aborda os principais temas da teoria e prtica dos circuitos de corrente alternada (AC) e permite experincias tais como: Equipamentos para Eletrnica AC; Medio de Tenses AC; Combinando Resistores e Capacitores; Figuras de Lissaojous e ngulo de Fase; Circuitos com Capacitores e Filtragem; Formas de Onda de Circuitos RC; Combinando Indutores e Resistores; Circuitos RLC; Circuito Ressanante Srie; Circuito Ressonante Paralelo; Filtros LC; Caractersticas dos Transformadores.

Mdulo Universal 2000

CEBC-105 Eletrnica Bsica


O conjunto de cartes de Eletrnica Bsica abrange os principais temas da teoria e prtica dos circuitos eletrnicos e permite experincias tais como: Reticadores em Vrias Conguraes, Dobrador de Tenso, Fontes Reguladoras, Polarizao de Transistores BJTs, Amplicadores em Vrias Conguraes, Parmetros e Polarizao de Jfets e Mosfets.

AOP-106 Amplicadores Operacionais


O conjunto de Amplicadores Operacionais complementa o curso bsico de Eletrnica, demonstrando os circuitos mais usados na Eletrnica Analogica Avanada e aplicaes em Controle de Processos, permitindo experincias como: Caractersticas dos AOPs, Comparadores, Amplicadores, Osciladores, Filtros Ativos, Geradores de Funes, Controladores PID, Diferenciadores e Integradores, Conversores de Corrente/Tenso e Tenso/Corrente e Aplicao do AOP em Circuitos No-Lineares.

OSC-01 Osciladores Transistorizados


O carto OSC-01 demonstra os principais circuitos osciladores transistorizados. O oscilador Colpitts o mais usado, porque a tenso de realimentao convenientemente produzida por um divisor de tenso capacitivo, ao passo que no oscilador Hartley o divisor indutivo. O oscilador a cristal a ser utilizado tem sua frequncia de 4 MHz. Permite experincias como: Demonstrar a Operao de um Oscilador LC simples (Colpitts e Hartley); obter um entendimento de circuitos osciladores simples com carga e sem carga; demonstrar a operao de um circuito oscilador a cristal; etc.

EDC-117 Eletrnica Digital


O conjunto de cartes de Eletrnica Digital exemplica o funcionamento das principais portas lgicas e suas respecticas associaes, bem como os circuitos clssicos e avanados da rea. Entre as experincias existentes esto: Funes Lgicas Bsicas; Teorema de Morgan; Flip Flops; Contadores; Registradores; Codicadores; Circuitos Aritmticos; Monoestveis e Astveis; Unidades Lgicas Aritmticas; Memrias; Cdigo Gray; Latches e Buffers; etc.

CIP-01 Conversores AD/DA


A placa CIP-01 composta de conversores analgico/digital e digital/analgico que permitem o entendimento do princpio de operao destes circuitos. Como a maioria dos sistemas de controle baseada em circuitos digitais, existe a necessidade de se converter sinais analgicos de sensores para que o circuito digital possa compreendlo, sendo esta tarefa executada por um conversor A/D. Depois de processado digitalmente, o sinal digital dever ser novamente convertido em analgico para atuar em dispositivos eletrnicos, o que ser feito por um conversor D/A. Possui experincias tais como: Conversores D/A; Conversores A/D; Integrao entre Conversores D/A e A/D.

Datapool Eletrnica - www.datapool.com.br

CAC-109 Comunicao Analgica


Inicia o aluno no mundo das Telecomunicaes atravs das experincias dos circuitos mais tradicionais em suas verses mais atuais: Modulao em Amplitude; Modulao em Frequncia; Modulao FSK; Demodulao AM; Demodulao FM; Demodulao FSK e Amplicadores.

RAF-2701 (AM/FM) Rdio Super-Heterdino


Os cartes de experincia em bra com serigraa possuem circuito receptor SuperHeterdino e so uma apresentao didtica das vrias partes funcionais de rdios receptores AM e FM. Devido a esta aplicao educacional, o receptor baseia-se em circuitos discretos transistorizados. Todas as partes funcionais possuem pontos de acesso de sinais que podero ser observados de maneira clara, para a anlise do circuito. Acompanha material didtico e transparncias dos circuitos para uso do professor. Por operarem independentemente do mdulo, podem ser adquiridos separadamente.

RAF-2701

TFM-01 Transmissor FM
Demonstra didaticamente o funcionamento de um transmissor de FM. Alm do circuito transmissor, possui um oscilador, entrada de udio e entrada para microfone. A congurao bsica a mesma utilizada na maioria dos transmissores de FM.

PCM-01 Modulador e Demodulador PCM


Possibilita o entendimento do processo de operao de modulador e demodulador PCM, com observaes de sinais de sincronismo, PCM e demodulado. Possui entrada para aplicao de sinal de udio e sada para conexo e caixa-acstica (opcional).

CSP-103 Semicondutores de Potncia


Composto de cartes de experincia e um mdulo com motores AC e DC. O curso contm circuitos que exemplicam as principais tcnicas de gerao de gatilhamento para SCRs, triac, UJT: disparo com rampa atravs de CI dedicado (TCA-785). Os cartes possuem ainda circuitos de amplicao dos sinais gerados, com isolao por transformadores de pulso. Possui um circuito de disparo para chopper que utiliza IGBT e Mosfet, que tem a nalidade de produzir pulsos de comandos para estas chaves eletrnicas. Conversor DC/DC. O controle da largura de pulso e da frequncia realizado manualmente atravs de potencimetros. A seleo do elemento de disparo feita atravs de chaves do tipo DIP. Os cartes tambm possuem bornes para ligaes e acionamentos de motores de corrente contnua e motores de induo.

COE-107 Optoeletrnica
O carto de experincias em bra com serigraa com conector de 48 pinos possibilita o entendimento do processo de operao do motor de passo, com observaes de sinais de sincronismo, atravs de Leds. Possui entrada para aplicao de sinal de clock e palavra de comando. Este carto pode ser conectado em um mdulo digital ou de microcontroladores. Obs. : O carto COE-08 (Leds especiais) opcional.

Mdulo Universal 2000

COE-08 Leds Especiais (opcional)


O carto COE-08 pussui Leds para aplicaes especiais. Eles se diferem em formatos, cores e intensidades diferentes. Pode ser utilizada no Mdulo Universal 2000, MTE-2608 ou qualquer outro que possua o barramento digital.

CFO-105 Fibras pticas


O conjunto de cartes de Fibra ptica permite a realizao de vrias experincias dentre as quais: Guia de Luz; Fibra ptica e Dispositivos pticos; Transmissores e Receptores pticos; Transmissor e Receptor de udio para Fibra ptica.

DLP-01 Dispositivos Lgicos Programveis


Fornece os princpios bsicos de uso do software Max Plus II e Quartus para o desenvolvimento de projetos com EPLDs, atravs de experincias prontas e os componentes para sua gravao e teste.

CIP-02 Interface para Motor de Passo


A Interface para Motor de Passo um carto para encaixe direto no Mdulo Universal 2000. composto por um motor de passo de 5 Volts e 7,5 graus. Seu acionamento pode ser realizado atravs de um circuito digital, responsvel pela gerao de sequncia de pulsos sob controle automtico, ou ainda pela gerao de pulsos realizada por software, aplicados diretamente a um driver de acionamento. Possui um circuito de controle de sentido de rotao que opera por meio de sensores de tipo reed como chave m de curso. Obs.possui ainda carto opcional para sua adaptao como perifrico do Mdulo Microcontrolador SDM-9431 que permite atuar no sistema para controle de gerao de pulsos por software, ou gerao de pulsos de clock para atuao no circuito digital.

CIP-03 Conversor de Tenso/Frequncia


O carto de experincias em bra com serigraa com conector de 48 pinos possibilita o entendimento do processo de operao da converso de sinais em tenso para sinais correspondentes em frequncia.

CIP-1131 Motor de Passo


O carto de experincias em bra com serigraa com conector de 48 pinos possibilita o entendimento do processo de operao do motor de passo, com observaes de sinais de sincronismo, atravs de Leds. Possui entrada para aplicao de sinal de clock e palavra de comando. Este carto pode ser conectado em um mdulo digital ou de microcontroladores.

Datapool Eletrnica - www.datapool.com.br

CPLL-01 Carto de PLL


O carto de experincias em bra com serigraa com conector de 48 pinos estuda o funcionamento do circuito PLL. acompanhado de uma apostila terica e prtica, onde apresentada toda a teoria e o funcionamento dos circuitos envolvidos. estudado na parte terica e prtica os seguintes circuitos: Gerador de Frequncia Fixa (Gerador da Frequncia de Referncia). Divisor de Frequncia. Detector de Fase. Filtro Passa-Baixa. VCO. Diviso de Frequncia.

MAN-01 Multiplexador Analgico


O MAN-01 permite o estudo da multiplexao analgica, onde so injetados trs sinais diferentes e analisada entre eles. Estes sinais j se encontram disponveis no prprio carto.

C-555 Carto com Circuito Integrado 555


O carto C-555 em bra com serigraa estuda o funcionamento do circuito integrado 555. analisado seu funcionamento interno, as conguraes astvel e monoestvel e as formas de ondas envolvidas. Na prtica, estudado o funcionamento das conguraes astvel, monoestvel, interligao entre as duas conguraes e gerao de udio.

CS-108 Sensores
O conjunto de cartes de Sensores tem por objetivo demonstrar os princpios de funcionamento e aplicaes dos principais tipos de sensores utilizados no mercado, usualmente empregados em sistemas de controle, automao, superviso e alarme em geral. Cada carto constitudo por um buzzer, um Led para indicao de atuao dos sensores e de circuito coletor aberto para a incluso de cargas externas, por exemplo, a bobina de um rel. Acompanham manuais tericos e prticos. O material prtico abrange experincias como: Barreira ptica; Chave Reed; Fim-de-Curso; T ermosta to; Controle de Temperatura; Sensor a Semicondutor LM35; Termistor NTC; Sensor Ultra-Snico; Detector de Presena; Detector de Metais; Detector de Movimento; Detector de Fumaa. Os cartes esto preaparados para acionar cargas externas.

CT-109 Transdutores
O conjunto de cartes de Transdutores tem por objetivo complementar as experincias dos cartes de Sensores e demonstrar os principais tipos de Transdutores empregados em ambientes industriais para controle e medio contnua, transformao uma grandeza fsica (temperatura, posio, nvel) em um sinal de tenso ou corrente pode ser facilmente interpretado em sistemas automatizados. Acompanham manuais terico e prtico, abrangendo experincias com os seguintes T ransdutores: Velocidade; Posio; T emperatura; Nvel; Umidade; Presso; T ermopar; Encoder e Efeito Hall. Permite ainda: Controle de Temperatura; Medio de Corrente Contnua; Medio de Corrente Alternada.

Mdulo Universal 2000

MCU-01 Microcontrolador MC68HC908


O carto MCU-01 constitudo do microcontrolador MC68HC908QY4 e tem por objetivo demonstrar as principais caractersticas do microcontrolador e ensinar os princpios de programao em ambiente CodeWarrior. O carto pode ser utilizado individualmente ou em conjunto com o Mdulo 2000. A comunicao com o micro realizada via porta serial RS232 (conector DB9). O carto vem equipado com os seguintes recursos: conector para acesso externo aos 16 pinos do microcontrolador; bornes para entrada/sada de sinais; potencimetro para simulao de sinal analgico; botoeiras para IRQ e reset; jumper para seleo de modo Monitor/Usurio; sensor de temperatura LM35 e lmpada para aquecimento. Acompanha manual terico e prtico e cabo de comunicao com o PC.

CDSP-01 Processador Digital de Sinais (DSP56F801)


O carto CDSP-01 constitudo do DSP56F801 de 16 bits e possibilita ao aluno o aprendizado dos conceitos bsicos sobre processamento de sinais e ltros digitais, bem como os princpios de programao em ambiente CodeWarrior. O carto pode ser utilizado individualmente ou em conjunto com o Mdulo Universal 2000. A comunicao com o micro realizada via porta paralela (conector DB25) e ainda contm interface serial RS232 (conector DB9). O carto constitudo dos seguintes recursos: potencimetro para o conversor A/D na entrada AD2; botoeiras para IRQ e reset; jumper para a seleo de modo Monitor/Usurio; lmpada para experincias de controle de temperatura; sensor de temperatura LM35; ltros passa-baixas para implementaes de sadas analgicas atravs do PWM; Leds nas sadas PWM e nas portas de I/O GPI0A1 e GPIA02; microfone e ltro ativo para aquisio em frequncias de udio; conectores SPT e DIM-48 para acesso aos pinos de I/O dos perifricos Timer, PWM, Conversor A/D e GPI0/Serial. Acompanha material terico e prtico e cabos de comunicao com PC.

PIC-01 Programador de PIC


Permite a programao de PICs de 8, 18, 28 ou 40 pinos, das famlias 16F e 12F, que pode ser conectado diretamente ao Mdulo Universal 2000, ao mdulo PIC2377 ou a um protoboard atravs do adaptador PLS-48. Acompanha cabo para conexo com o PC e programa para gravao.

PROGPIC-03 Programador e Depurador


O PROGPIC-03 permite o estudo da maioria dos microcontroladores da famlia PIC da MICROCHIP (12F, 16F e 18F). Pode funcionar nos mdulos 2000, ou MTE. Comunica-se com o PC atravs de um cabo serial permitindo a gravao e debugao (ICD2) do programa utilizando o programa MPLAB da MICROCHIP. Possui alguns perifricos e permite o estudo de software e hardware. As experincias que podem ser realizadas so: Experincias utilizando o conjunto de programao (software); o conceito de interrupo (por software ou por harware); entrada e sada de dados; buzzer; controle PWM; display LCD; comunicao serial; comunicao I2C (memria e/ou relgio calendrio); conversor AD (leitura de tenso ou temperatura utilizando um sensor); comunicao USB (apenas para a famlia 18F). Todos os pinos do microcontrolador ficam disponveis atravs de conectores e podem ser acessados atravs de circuitos externos. Acompanha material didtico terico e prtico.

Datapool Eletrnica - www.datapool.com.br

Adaptador PLS-44
O adaptador PLS-44 permite que os CIs com encapsulamento PLCC-44 possam ser conectados em protoboard.

Adaptador PLS-48
O adaptador PLS-48 permite que os cartes dos cursos preparados para o Mdulo Universal 2000 sejam utilizados para desenvolvimento em protoboards.

PU-01 Placa Universal de Projetos


Permite a montagem em wire-up ou solda de novos projetos, possibilitando a conexo direta aos barramentos de Mdulo Universal 2000 utilizando todos os sinais disponveis do mesmo.

DEC C20
A dcada capacitiva DEC C20 permite a configurao de vrios valores de capacitncia utilizando os capacitores cermicos e eletrolticos mais usados. Sua faixa pode variar entre 10pF, 22pF, 1nF, 100nF e 220nF para cermicos e 1F, 10F, 22F, 100F, 220F e 470F para eletrolticos com 10% de preciso.

DEC L15
A dcada indutiva DEC L15 permite a configurao de alguns valores de indutncia, utilizando os indutores mais usados. Sua faixa pode variar entre 1H at 1mH com 10% de preciso.

DEC R32
A dcada resistiva DEC R32 permite o ajuste preciso de um resistor que pode variar sua resistncia entre 0,1 at 11.111.111,10 com 1% de preciso.

Rua Dona Maria Carneiro, 83 - CEP 37505-008 - Itajub, MG / Brasil Fone 35 3623 5272 - Fax 3623 5160 - comercial@datapool.com.br - www.datapool.com.br
2009 Datapool Eletrnica Ltda. Todos os direitos reservados. A Datapool reserva-se o direito de realizar alteraes nas especicaes de seus produtos sem prvio aviso. Todos os mdulos podem ser fornecidos em verso com caixa metlica e pintura em epoxi-p. Mais informaes, acesse www.datapool.com.br

Mdulo Universal 2000

ANEXO I - Especificaes do gabinete de metal

Vista Frontal

Vista Superior

Vista Lateral

You might also like