You are on page 1of 19

1

O LUGAR DA PSICANLISE NA MEDICINA A Demanda na Psicanlise e na Medicina


Samyra Assad

Quer queira quer no, o mdico est integrado neste movimento mundial de organizao de uma sade que torna-se pblica e, por este fato, novas questes lhe sero colocadas. (...) Se o mdico deve continuar a ser alguma coisa que no a herana de sua funo antiga, que era uma funo sagrada, a meu ver, prosseguir e manter em sua prpria vida, a descoberta de Freud. Foi sempre como missionrio do mdico que me considerei; a funo do mdico assim como a do padre no se limitam ao tempo que nela se emprega1. J. Lacan

INTRODUO Para comear, devo dizer de um efeito curioso, ao preparar essa abertura aqui, introduzindo a questo da demanda na Psicanlise e na Medicina algo que emergiu de forma inusitada, apesar de estar sempre presente desde o primeiro dia de funcionamento da Clnica dISS, h vinte e um anos atrs. Nada mais, nada menos, que o seu prprio nome, inspirado no livro de George Groddeck, o livro dISSO. A surpresa foi me deparar com aquilo que se colocou de forma contingencial a ttulo de uma introduo, ou seja, a razo do nome de batismo dessa instituio, que se pautou naquilo que o mdico contemporneo de Freud aludiu, quando percebia em seus pacientes as manifestaes das mais selvagens do terreno inconsciente, daquilo que se manifestava de forma crua e nua, pelo carter primrio em estabelecer-se a um princpio a ser seguido pelo sujeito. No prefcio desse livro, finalizado em dezembro de 1921, podemos encontrar a afirmao de que, alm do dilogo que esse autor mantinha com Freud, o fato de que ele devia ao prprio Freud... se no o conceito, pelo menos a expresso das Es (em alemo), mais conhecido como o id e que na verdade o isso2. Por outro lado, a homofonia com o verbo dizer demonstra, de forma pontual, aquilo que se persegue na escuta do sujeito, ou seja, a sua enunciao, o seu dizer. Isso fala nele. A clnica diz alm do dito, do enunciado.
1

LACAN, J. O Lugar da Psicanlise na Medicina, Revista Opo Lacaniana, n. 32, So Paulo, Dezembro de 2001, p. 14. GRODDECK, G. O Livro dISSO, ed. Perspectiva, 1997, 4 edio.

De todo modo, essa instituio, por sua vez, se coloca como um dos efeitos de minha formao, envolvida dos ps cabea, como tambm a alma, com a psicanlise. Entre caminhares e tropeos, bem como entre algumas batidas de cabea na parede, surpreendo-me agora com o nome da instituio e aquilo que pretendo trabalhar aqui, em se tratando da questo da demanda, na conjuno proposta entre Psicanlise e Medicina. Para dizer logo, no se poderia inaugurar um incio que no colocasse em questo a manifestao do Isso, tanto no corpo quanto na palavra, em se tratando do momento em que uma demanda endereada ao mdico ou ao analista. O nome, portanto, uma criao. O trabalho o efeito dessa criao, em torno da qual ele gira e girou at hoje. Da mesma forma em que nos colocamos a trabalho em torno do sintoma. J que nome e sintoma, portanto, podem se configurar como um par, oportuno seria lembrar que, mais alm das classificaes nosogrficas dirigidas para a nomeao de um diagnstico baseado nas manifestaes sintomticas de um sujeito, o sintoma criado por cada um que tem um nome prprio, ou seja, h uma apropriao do sintoma por parte de cada um, que, no final das contas e de uma anlise, torna-se um nome prprio para o sujeito, ou seja, um nome prprio que amarra o seu modo de gozo, o modo disso se manifestar, a partir de uma certa (re)orientao, depois de explorado o terreno selvagem do Isso, do inconsciente. Logo, impossvel seria encontrar o nome particular do sintoma de um sujeito em qualquer que seja o nmero de CID. Os tipos clnicos jamais iro abranger a unicidade de um caso nico, tal como ele se coloca a cada um que bate nossa porta. A impossibilidade de inexistncia de sintomas, por mais normal que um sujeito venha a se considerar, certamente, se deve a essa parte mais arcaica do pensamento humano, nomeada por Freud em sua segunda tpica por id. o id freudiano e o isso lacaniano, que grita na carne e se deita nas palavras. Isso fala, nos diz Lacan, a parle; a rate, nos diz Miller, isso falha, pois incalculvel em sua insistncia para obter algum tipo de satisfao. E a palavra, ou a via simblica, no d conta de dizer tudo sobre o gozo do sintoma; algo sempre falha, no cessando de no se inscrever. Nisso, o chamado feito para a investigao, portanto, sobre o gozo, na medida em que o Isso uma instncia que exige uma satisfao pulsional, e assim no pede licena para se alojar ou se vestir numa necessidade do sujeito, se que estamos aqui tentando articular o isso e o sintoma. Estamos tentando articular o isso que fala e falha no saber totalizante sobre o sintoma, ainda que o sintoma, por outro lado, no cesse de se inscrever.

O DIZER DO SINTOMA Na criao (do sintoma) como efeito de uma formao, tambm, a noo de inconsciente trouxe um limite ao saber pr-estabelecido sobre o corpo, e a inteno passa a ser a de coloc-la prova isso que levou Freud, sedento de cincia, por exemplo, partir de um projeto para neurlogos, e acabar por se curvar aos mecanismos ocultos na superficialidade dos dizeres sobre o mal estar relatados pelos pacientes que se dirigiam a ele, especialmente as histricas que lhe ensinaram que uma paralisia motora pode no estar correlacionada s ligaes sinpticas e que, desse modo, a cincia dos neurnios ento no podia dar conta. Algo continuava no cessando de no se inscrever, e que, pelo contrrio, a cincia se abstinha disso. A histrica queria falar... fato ento que a Psicanlise nasceu do campo da Medicina, do Dr. neurologista Freud. O que teria nascido da Medicina depois disso? O lugar da Psicanlise na Medicina, podemos dizer, adveio do desejo de Freud. Quem ento reler esse Projeto para uma Psicologia Cientfica pode extrair um pouco isso. Ali, sob a forma de uma clula, via o traado da satisfao de um circuito que tende dessa maneira a se repetir, fazemos a leitura do que viria a ser um significante para se introduzir desde a, uma orientao psicanaltica. No entanto, no vou me ater a esse aspecto, a no ser para abordar que o fato da extraterritorialidade, da marginalidade da Psicanlise em relao Medicina se mantm enquanto tal, a partir de uma problematizao da demanda e do saber a ela inerente que, por conseguinte, faz-se operar. Lacan, por exemplo, na ocasio do Colquio intitulado como O Lugar da Psicanlise na Medicina, cujo texto foi publicado em 1966, lembra-nos que a significao de uma demanda extrada da dimenso em que se exerce a funo mdica propriamente dita, mas, a complexifica quando retoma a estrutura da falha que existe entre a demanda e o desejo, dizendo-nos o seguinte:
A partir do momento em que se faz esta observao, parece que no necessrio ser psicanalista, nem mesmo mdico, para saber que, no momento em que qualquer um, seja macho ou fmea, pede-nos, demanda alguma coisa, isto no absolutamente idntico e mesmo por vezes diametralmente oposto quilo que se deseja3.

Isso vem reafirmar o fato de que o paciente no espera pura e simplesmente a cura. Continua Lacan: ele vem s vezes nos pedir para

LACAN, J.- Op. cit., pg. 10.

autentic-lo como doente, (...), que vocs o preservem em sua doena4. assim que uma clnica se constri: no desafio de enfrentar o triunfo da pulso de morte do sujeito sobre a sua vida. O desafio que se coloca, inclusive, nos tempos atuais, diz exatamente disso, porm de modo escancarado, pelo fato da civilizao hoje ter perdido a bssola da inibio, da referncia paterna, outorgando busca do gozo, portanto, uma satisfao rpida e imediata, tal como vemos acontecer com os meios de consumo na era da globalizao, bem como nas novas configuraes familiares, alm daquilo que transmite tudo valer em nome de um culto ao corpo, imagem do corpo, tais como algumas recentemente falecidas manequins demonstraram para os que ficaram. J que devemos acompanhar a subjetividade contempornea, longe de um saudosismo romntico de apelo ao Mestre como uma referncia, mas adeptos s possibilidades de novas amarraes ou conexes entre os elementos dispersos do gozo, s solues particulares que cada sujeito pode encontrar diante desse desbussolamento da sociedade hipermoderna, interrogo como fazer emergir, primeiramente, uma demanda de tratamento, j que a busca do gozo ou da pulso de morte predomina de modo inegvel e surpreendente nos novos sintomas. Inclusive, a se percebe uma suposio de saber no Outro reduzida a zero ou limitada quantificao dos mtodos teraputicocomportamentais que querem tomar conta de tudo, na iluso de controlar (o) ou medir o isso, se assim poderamos dizer. No entanto, ainda que essa questo j demonstre uma dificuldade na clnica da demanda, dificuldade esta acentuada pela predominncia dos atos do sujeito, ou mesmo das passagens ao ato, o que perseguimos exatamente a dimenso tica que se estende em direo ao gozo: eis ento duas balizas, nos diz Lacan, primeiramente a demanda do doente, em segundo lugar o gozo do corpo5. Com essas premissas assim introduzidas, iremos ento trabalhar a demanda num caso de anorexia a seguir6. A QUESTO DA DEMANDA

4 5

Idem. Ibdem, pg. 12. 6 Este caso foi apresentado pela Dra. Cristiane Cunha, mdica endocrinologista do NIAB, e comentado por mim em duas vezes, de acordo com sua evoluo, no Ncleo de Pesquisas em Psicanlise e Medicina, do Instituto de Psicanlise e Sade Mental de Minas Gerais, no ano de 2007. O Caso M, tal como foi designado por Cristiane Cunha, foi apresentado na XIII Jornadas da EBP-MG em setembro de 2008, no XVII Encontro Brasileiro da EBP, em novembro de 2008, e tambm o ser apresentado em Barcelona, no PIPOL, em Julho/2009.

H um trecho do Colquio, o qual resume, de maneira pontual, o cerne da questo relativa demanda que procuramos no somente com lupa, como tambm com aparelho de ausculta nos novos sintomas. Lacan a diz o seguinte: O que indico ao falar da posio que pode ocupar o psicanalista, que atualmente ela a nica de onde o mdico pode manter a originalidade de sempre da sua posio, qual seja, daquela de algum que tem que responder a uma demanda de saber, ainda que isso possa ser feito conduzindo-se o sujeito a voltar-se para o lado oposto das idias que emite para apresentar esta demanda7. Enfim, a abertura do inconsciente s pode servir ao sujeito em sua demanda de saber, caso o mdico ou o analista no a tampone ou a impea com suas respostas. Dessa maneira, na interlocuo de Lacan com a Medicina, importa ressaltar, como ele diz, que, a partir disso, o inesperado que o sujeito confesse sua prpria verdade e a confesse sem sab-lo8. Vamos ver em que medida poderamos aplicar isso no caso em questo, quando localizarmos o ponto aonde uma demanda poderia ser construda. DE UMA VIA CRUCIS DO SUJEITO: A RELIGIO, O MITO Tanto o ritual da comunho existente no cristianismo, quanto o mito de Totem e Tabu, de Freud, nos permitem fazer a leitura de que uma parte do corpo do pai incorporada ou encarnada pelo filho. No primeiro, Cristo encarnado pelo objeto oral, a hstia, simbolizando a salvao da humanidade pela sua crucificao para retirar o pecado do mundo, e, no segundo, o Pai est em jogo no ato que instaura a lei, a partir da ingesto do seu corpo pelos membros da horda primitiva, aps o seu assassinato9. Em ambos, a morte inaugura uma ordem simblica. Por sua vez, essa abordagem nos permitir, de forma embrionria, partirmos da relao que o alimento teria com a funo paterna, pelo vis de uma incorporao: seja pelo smbolo atravs do qual a religio do cristianismo a introduz, seja pelo mito que reveste uma estrutura lingustica, de incorporao da linguagem no ser falante. Assim, faremos do ttulo do caso, qual seja, A Via Crucis de M, uma introduo pertinente abordagem da relao do sujeito com a funo paterna, cujo fundamento, a princpio, se refere posio do sujeito em relao ao distrbio alimentar inerente anorexia.
7 8

LACAN, J. op. cit.,p. 13. Idem. 9 Esta idia na introduo deste trabalho trabalhada num texto de Jean-Daniel Matet, como comentrio que o autor fez de um texto de Nieves Soria Dafunchio, com o ttulo: Anorexia e Nome do Pai, presente no volume Scilicet, que foi preparado para a ocasio do V Congresso da AMP. Este comentrio, por sua vez, se encontra publicado no site da AMP (Wapol.org), em El Criticon, n. 3, abril/2006.

Vejo a importncia de se nomear ou titular um caso, naquilo que isso introduz em termos pontual e reduzido, revelando-se a o que diz respeito ao sujeito, a saber, a sua essncia. Desta, deduzimos ento, a sua estrutura de gozo, seu aspecto singular, tal como dizemos anteriormente em se tratando da funo de um nome. Para nos referirmos ao caso de M, isso expressa, por exemplo, uma maneira ou modo de vida: via crucis, em cujo norte ou direo, est o emagrecimento, a qualquer custo isso nos demonstra algo que vai mais alm daquilo do que se pode entender pelo que se coloca diante dos nossos olhos ou dos nossos ouvidos. Digamos que a cruz seria o emagrecimento e sua via seria dada pelas drogas medicamentosas, as quais o sujeito faz uso, indiscriminadamente, para obter tal fim, como tambm o seu prprio fim como morte: Jejum - almeja no comer, mas fracassa. Purgaes Vmitos, laxantes (Lactopurga), diurticos. Exlio - Abandona a escola para evitar olhares que lhe seriam dirigidos; no come com ningum. O alimento no um objeto que faz uma ligao com o corpo: quando como, saio fora de mim. Auto-mutilao - Quando come, corta o corpo, inspirada no filme Aos treze. Ela se bate com o martelo de bater carne. Tenta cortar o brao para no pegar comida. Uma voz ordena: voc comeu, se bata. M. fecha a boca e abre os ouvidos para este imperativo. Na crucificao, tanto no aspecto religioso quanto mtico, de todo modo, parece que a idia do resgate de uma certa ordem est em jogo ao se tratar da morte de um corpo. No entanto, para a via crucis que antecede a uma crucificao do corpo no caso em questo, optaremos pela leitura de uma ordem de ferro, no lugar do Nome do Pai, esse organizador de uma estrutura neurtica . Tratar-seia de uma ordem que incidiria, pelo seu modo de funcionamento, sobre o corpo fechado e sem corte da anorxica, um corpo esfrico.

DA LEI AO IMPERATIVO Em 1974, Lacan, como uma espcie de viso do futuro, presumiu a perda da dimenso amorosa no que tangeria subjetividade, exatamente a partir dessa ordem de ferro que substituiria a referncia paterna ou o amor ao Pai da ordem simblica. A ordem de ferro torna-se signo de uma degenerao catastrfica, tal como hoje, de fato, percebemos quando fazemos aluso queda dos ideais, para uma ascenso privilegiada do gozo. No lugar do Nome do Pai, portanto, esta ordem agora trazida para indicar um certo ser nomeado para algo. Dessa forma, um funcionalismo radical vigora, em detrimento daquilo que poderia representar o sujeito numa cadeia significante, entre as linhas da lei do desejo. Para a ordem de ferro, outorga-se um nome e um corpo que s cabe ser crucificado, padecido10. Por conseguinte, a vertente nominalista ou estrutural, de classificao, est longe de nos dizer dos aspectos atuais que envolvem os novos sintomas. O que a se evidencia, o real da estrutura, sua parte cru e cruel, ressoando as respostas automticas advindas de controles e reproduzindo assim, cada vez mais, seres em-ferro-(alo)jados, se podemos dizer. E este ser nomeado para, vem no lugar de um furo que flexibilizaria os elementos do corpo simblico, tamponando-o assim, com a estabilidade de um falso ser, esfrico, fechado. Os fenmenos existentes na anorexia no registro da imagem do corpo ou na impulso bulmica, so considerados como um modo de tratamento de um gozo que no foi completamente extrado do corpo, (...) ou seja, nestes fenmenos dos distrbios alimentares, a evidncia que se coloca de que (...) o Pai no se coloca enquanto um corpo simblico que conduziria extrao do gozo, ele rejeitado pelo sujeito11. No h a negativizao da carne com a produo de um incorporal, tal como a introduo de um significante no ser falante faria para dividir o campo do gozo entre o corpo e significante, assim como Lacan se refere a essa operao em Radiofonia.

Corpo anorxico
10

Corpo bulmico

Sobre a questo da ordem de ferro, dois casos de anorexia foram trabalhados num texto que se chama Corpo e funo paterna, apresentados no 2 Encontro Americano de 2005, publicados em Papers n. 10, cujos autores so: Marcelo Barros, Alejandra Eidelberg, Cludio Godoy e Mnica Gurevicz. Publicao virtual no site da Associao Mundial de Psicanlise www.wapol.org 11 MATET-J. D. op. cit.

DA CHEGADA DE UM SUJEITO: A VIA CRUCIS DE M Em primeiro lugar, observo como este sujeito adolescente nos trazido pelo discurso dos pais. Em se tratando do endereamento ao qual eles pretendem levar sua filha, este foi nomeado por eles como sendo um lugar ao qual se dirigisse um ltimo caso. Esse acolhimento se configura, assim, naquilo que concerne ao ltimo caso: seja da esperana, seja do lugar para o qual se dirigir, seja do que for que a princpio uma escuta nos convida a fazer. Seguramente, no podemos desconsiderar uma preocupao dos pais em relao filha de dezesseis anos de idade, vomitar h trs meses, o que se coloca como uma evidncia. Mas, certamente, o que resta para se dizer a partir disso nos conduz em direo ao que est alm das evidncias, ao que est para alm da clnica do olhar, do fenmeno, da urgncia, ainda que nesta ltima um analista possa a se colocar como um intruso, em seu dever tico de fazer operar o que estaria para alm do corpo, ou seja, um sentido. Dessa forma, inicialmente, oportuno se faria interrogar, por exemplo, o que viria a ser esse ltimo caso, portanto, em seu acolhimento. Pergunto-me se a o sujeito encontra o seu lugar, reafirmado inclusive em seu movimento, por exemplo, de desautorizar os profissionais que a acompanham, quais sejam, o clnico, o psiquiatra, e a psicloga. Por outro lado, isso permite dizer que assim que esse sujeito no mente, quando diz que no encontrara a psicloga no endereo que possua s mos. E tambm a maneira como ela concebe os elogios do namorado: mentira quando ele diz que meu corpo bonito. Assim, no discurso desta paciente, verdade quando ela diz que mentira... Percebe-se a dimenso da verdade na interpretao que esse sujeito fez do desejo do Outro, e que ela no mente quando seu procedimento obedece, assim, interpretao do ltimo caso para ns, tal como diziam seus pais ao lev-la para o NIAB. COMO FAZER CHEGAR O SUJEITO? Pensamos que o dispositivo analtico se estabelece quando uma vacilao, ainda que mnima, toca questo da verdade, a partir de uma falha no saber. Isso levaria a uma suposio de saber, portanto, em outro lugar. Assim, essa suposio pode advir da vacilao de uma certeza quanto quilo que j est de alguma maneira congelado na significao que o sujeito faz do Outro; ou ento, quando algo no funciona mais, instalando-se assim, o famoso mal estar, proveniente tambm, de uma pergunta a mais, tal como Celso Renn sempre fez aluso a isso.

Por exemplo, por qu, justamente, o sujeito se arrependeu quando tomou os vinte comprimidos de buscopan no dia da comemorao do seu aniversrio? A princpio, a resposta em relao ao pra qu repetitiva, esperada, e diz respeito sua imagem do corpo. Mas, o por qu, talvez pudesse cavar um outro tipo de resposta que esse sujeito no sabe que tem, no sabe que sabe, e pode dizer respeito ao seu desejo. Essa suposio de saber, portanto, seria originada por uma quebra da certeza do sujeito da cincia, que tanto pode ser aquele ao qual a cincia se dirige, visando um saber no real, quanto aquele sobre o qual a psicanlise deveria operar. Ou seja, uma suposio de saber incidiria naquele sobre o qual se restringe uma verdade em forma de cifra, que o sintoma encerra e faz calar as palavras, pela repetio em ato onde o corpo ganha cena principal no cenrio hospitalar. No entanto, em se tratando dos novos sintomas em nossa contemporaneidade, no lugar de uma suposio de saber, o que vem o corte, um certo tipo de ausncia: ausncia do sujeito suposto saber. Sucede-se ento o corte no corpo, o desligamento do Outro, o corte na comida, o corte, o corte... Em meio a tantos imperativos superegicos ligados ao ideal de gozo, provenientes de uma listagem gozada inerente ao ltimo caso, percebe-se a ausncia de uma referncia para regular esse gozo, e mesmo, a ausncia de alguma conexo entre os elementos da fala. Em outras palavras, podemos presenciar a queda dessa referncia a favor da asceno do gozo desenfreado. Eis o retrato dos novos sintomas, aonde o simblico, a suposio de saber, praticamente, esto cortados. o corpo que est em cena, o corpo no lugar do sentido. nico e to somente: o corpo. Gordo ou magro, drogado ou no, sarado ou no, mas, o corpo. Trata-se de uma mostrao do lugar do gozo por excelncia, seja aquele que visa o olhar do Outro como apelo ao primeiro ou ltimo caso, seja aquele que se faz ver para atestar o mnimo de sua existncia, tamanha ausncia de palavras para se diz-lo. Nisso, portanto, fica em jogo uma apresentao, uma evidncia, ambos em detrimento de uma representao simblica que poderia se fazer deslizar numa cadeia do sentido. De tal modo que a resposta que o sujeito traz sempre a mesma: sou gorda. Os atos e pensamentos tambm so os mesmos. E o corpo no fala. No quer dizer nada. Diga-se de passagem, uma curiosidade se coloca pelos seguintes elementos: o pai trabalha com comida, e a me com limpeza. Qual a conexo possvel em limpar o intestino com lactopurga, e o desaparecimento do sujeito depois ato de comer, quando ela diz sair fora de si? Procurar o elemento

10

entre a comida e a limpeza, entre a comida e a morte, entre a comida e o nada, ser um grande desafio, dentre outros aos quais este caso nos convoca. Entretanto, desnecessrio seria apontar nisso tudo algo de muito cru e cruel. possvel extrair disso, no mnimo, como dizemos, a precariedade de uma representao em prol de algo que se impe com muita fora, e que, na maioria das vezes, traz uma sensao de impotncia em relao ao que fazer. Parece-me que induzir uma certa conexo entre os elementos que esto dispersos no discurso pode ser uma aposta para cumprirmos com este desafio. Simplesmente uma aposta. Por conseguinte, no ser pela via da adequao uma suposta realidade que o sujeito enquanto tal ser resgatado. Se nos dirigirmos execuo da defesa que este sujeito criou atravs do seu sintoma, teremos dificuldades em faz-lo emergir. Essas operaes costumam trazer o actingout caracterstico de uma anorexia mental, tal como Lacan a descreve no caso do homem dos miolos frescos, atendido por Ernest Kris12. Este analista operou sobre a realidade de que o seu paciente no plagiava idias, levando-lhe a tirar isso da sua cabea, quando, na verdade, essa idia do paciente, que continha o receio sintomtico de plagiar a idia de outrem, era sustentada, por sua vez, pelo seu desejo de no fazer obnubilar a figura do seu pai, o qual no era um homem to brilhante quanto ele mesmo e quanto ao seu av paterno... Simplesmente, este paciente, portanto, ao sair da sesso, foi comer miolos frescos... Este exemplo nos permite pensar se no caso em questo nos aproximaramos um pouco dessa via adotada pelo homem dos miolos frescos, quando a paciente que nos rene aqui, ingere vrias medicaes no intervalo entre algumas consultas, quando se tentava orient-la em direo ao alimento, ou ameaar-lhe com o fio da morte pelo qual ela estava seriamente ligada. Esta seria uma de minhas dvidas quanto a este caso. Mas sei que no fcil atender um caso de anorexia no difcil nos submetermos tentao de priorizar a necessidade de tentar eliminar o quadro que se apresenta, como se no pescoo clnico se esboasse a navalha de ser um caso de vida ou morte... No entanto, no recuemos. Vamos tentar desviar essa navalha para um outro lugar, um lugar de encontro. Um lugar possvel de tentar escutar o encontro do sujeito com o seu desejo, que tambm no fcil. A a lmina cortante ser a da verdade. Esta que, face ao real, pode variar.

12

Esta questo foi amplamente discutida no seminrio Sobre a tipicidade e a unicidade do caso clnico coordenado por Jsus Santiago, na UFMG.

11

Seria ento pela via do desejo, da via crucis que este sujeito estabeleceu para crucificar o seu desejo, que a psicanlise poder operar sobre ele, contingencialmente. Abordar o sintoma pela via do desejo implicaria ento, por conseguinte, concordarmos com o fato de que ela no mente quando diz que gorda, que ela no mente quando diz ter que sentir dor para existir, enfim, que ela tem fome do nada, que verdade que ela no liga para a vida. Mas o qu, por outro lado, efetivamente, sustenta toda essa crena do sujeito? Ser preciso que o lugar da interpretao para o sintoma anorxico incida, portanto, sobre o desejo do sujeito e no sobre sua defesa. Isso nos permitir dizer que o que implicaria nosso trabalho seria conduzir este sujeito do ltimo caso para a ltima flor. O LUGAR DA PSICANLISE NA MEDICINA: A LTIMA FLOR A demanda que nos coloca a trabalho, tanto aquela que se dirige ao mdico quanto aquela que se dirige ao psicanalista, abriu enfim, um campo sobre o qual distinguimos os saberes, a partir da visada que a de encontrar um saber no real. A exemplo do discurso cientfico, nos diz Miller, Lacan exige em Psicanlise, a certeza, sim , mas para distinguir dois reais: existe um real para a cincia e um real para a psicanlise, que o real do inconsciente13. Esse o desafio para a ltima flor da Medicina. Inclusive, Lacan situa a clnica mdica em seu Ato de Fundao da Escola Francesa de Psicanlise, de 21 de Junho de 1964, num lugar privilegiado da Seo de Psicanlise Aplicada14. A questo de origem que toca distino dos dois reais, portanto, diz respeito, em ltima instncia, demonstrao e transmisso. Admite-se dizer que a psicanlise demonstra o impossvel numa contingncia, naquilo que cessa de no se escrever. Miller nos diz que nossa certeza est aqui, na medida em que a contingncia susceptvel de demonstrar o impossvel15. Pontualmente, poderamos localizar o que viria a ser esse encontro, exatamente no momento, por exemplo, crucial ao meu ver, quando Cristiane solicita uma conversa a ss com a paciente, da qual recebe a seguinte resposta: Voc pode fazer isso sempre comigo? inegvel que houve um certo encontro a, um bom encontro, aonde uma outra escuta, outro real diferente do da cincia se fez

13 14

Idem. LACAN, J. Ato de Fundao, Outros Escritos, J. Z. E., Rio de janeiro, 2003, p. 237. 15 MILLER, J.-A. Um real para a psicanlise, Revista Opo Lacaniana, n. 32, So Paulo, dezembro de 2001, p. 16.

12

apresentar e viabilizou a expresso da via crucis a qual o sujeito estava submetido. Este ato, mais alm de reservar um espao para o sujeito, de alguma maneira, inscreveu algo em que ele foi capturado: a sua cola na designao relativa ao ltimo caso, e suas possveis ressonncias em seu sintoma. da que pode nascer o significante da transferncia, da pode advir uma suposio de saber, tal como uma luz no fim do tnel... O desafio para a ltima flor da Medicina, portanto, se colocaria sobre o real do inconsciente, isso que se transmite (...) pela fuga do sentido, pelo que escoa, pelo que corre e no pelo que se move, por aquilo que permanece parado em seu lugar, que no pode ser de outro modo.16 assim que a psicanlise se torna um campo de saber onde o real que est em jogo seria diferente do da cincia. At aqui, no questionamos o diagnstico desta paciente. No entanto, poderamos reproduzir a pergunta que ela faz, no momento em que na sala de espera, imagina o que os outros pensam, ao sentir-se observada e incomodada pelo olhar do outro. Ela imagina o que o outro pensa, a saber, o que essa gorda est fazendo aqui? Sim, o que ela est fazendo a? A qu ela veio? No seria o seu incmodo pelo olhar do outro a chance de se conduzir o sujeito ao lado oposto das idias que emite, tal como introduzimos essa questo para se falar de uma demanda? Certamente, a responsabilidade maior estar do lado do prprio sujeito: tanto a escolha pela vida quanto a escolha pela morte, esta, em ltimo caso, se a escolha for crucificar o desejo e no se fazer demanda alguma, ou seja, fazer emagrecer ou desnutrir as palavras do corpo... evidente que, por outro lado, no consentiremos com isso, se considerarmos que a existncia da psicanlise contingencial e no necessria. OS PASSOS DA VIA Com esses ndices, anotamos ento, a possibilidade de construo de uma demanda a partir desses pontos: de como ela se sente olhada e da importncia de um endereamento para a fala de um sujeito. Mas o emagrecimento parece se traduzir diretamente na carne como se, entre a idia insistente e a carne no houvesse intervalo, e essa idia mestra funcionasse, ao mesmo tempo, como um martelo de bater carne, no ponto mesmo aonde os dois se chocam. Resta somente o barulho sobre a tbua de

16

MILLER, J.-A. op. cit., idem.

13

carne esse bife a ser devorado pelos ditados do Outro: voc comeu, se bata! Pensando assim, haveria uma coisificao em jogo, a voz na carne. No entanto, por um outro vis, estaramos supondo que a questo da fantasia, portanto, obedeceria ao fato de que esse sujeito fosse um ltimo caso para os pais, tal como se concebeu uma primeira leitura desse caso. Mas, desde o primeiro relato, verdade que se pode perceber um outro indcio de coisificao: a atividade da me, com limpeza, seguida, quase que simultnea ou frequentemente, pela ingesto por parte de M de inmeros lactopurgas para se limpar o intestino... Pois bem, se a clnica analtica, hoje, vai mais alm de uma classificao estruturalista, procurando localizar o nico do caso, tomaremos como ponto de partida o fato de que o real a estrutura. Dizemos que isso que se transmite e permanece ao longo dos rearranjos das respostas do sujeito na evoluo da civilizao, deixando aberta a possibilidade da apario de novos sintomas, diferentes dos j listados nas classificaes, levando-nos, portanto, hoje, por exemplo, aos inclassificveis. Observamos que a reincidncia daquela voz na carne tornou possvel uma interveno decisiva: a voz ordena, mas voc obedece. Vimos nisso a incipincia de um furo para flexibilizar o corpo esfrico da anorxica. Dois elementos, portanto, se colocam lado a lado: a via crucis do corpo de M, e, o desejo do analista. O desejo do analista incidiria sobre as vias pelas quais este corpo pode ser interpelado, para que uma flecha de ferro, por uma questo de vida, cesse de se encravar ou de se inscrever pela possibilidade de o sujeito aceder ao furo na esfera do seu corpo fechado, abrindo-se, com isso, a chance desse corpo, por exemplo, se perguntar pelo feminino. Poderamos aqui se fazer equivaler o desejo do analista e a funo de corte que poderia promover esse furo no corpo esfrico da anorxica, tornando-o assim, um corpo trico:

No ser surpreendente ento que a seqncia lgica do relato apresente a fala de um certo desejo: uma nica vez, tomar uma bola de sorvete com o namorado.

14

Porm, as passagens ao ato a conduzem internao. Ela afirma no ser doente e no querer ser bulmica: queria mesmo era ser anorxica. Estava tudo sob esse tipo de controle, esse tipo de ordem... OS NOVOS SINTOMAS E O DESEJO DO ANALISTA Portanto, para M, o ttulo do caso traz, como aspecto central, a via crucis do sujeito que o levaria morte, pelo vis da manuteno dessa maldita ordem de ferro, intacta e imponente com sua voz imperativa. Este seria um primeiro ponto a ser extrado, qual seja, a relao desta imposio com o declnio da funo paterna nos tempos atuais. Desse modo, a clnica do sintoma que se colocar diante de ns, procurando-se extrair o nico do tipo. Estamos frente ao fato da exceo ser a regra, isto , um caso jamais realiza completamente o seu tipo clnico, e por isso, poder sempre ser considerado como nico17. A EXPERINCIA PSICANALTICA O que os novos sintomas apontam na subjetividade da nossa contemporaneidade, que, a partir do remanejamento da estrutura real em nossa cultura, h um movimento oposto ao que implica a trajetria do percurso analtico para se alcanar uma destituio subjetiva. O sujeito j chega destitudo de certa forma, e escapa a uma classificao, tal como uma paciente obesa, diga-se de passagem, enunciou em baixo e bom tom: estou ausente.... No mbito daqueles que j nos chegam dessubjetivados, o desafio, portanto, detectarmos, sob a gide de uma continuidade dos registros, quais as amarraes possveis foram feitas, ou que poderiam ser tecidas, para que eles sobrevivam via crucis pela qual todos passam!, citando aqui Clarice Lispector18, em um conto, notadamente, Via Crucis, extrado de um de seus livros cujo ttulo, curiosamente, idntico ao ttulo que este caso ganhou, qual seja A via Crucis do Corpo. Tomando emprestado um pouco da literatura, da clnica dos novos sintomas e o que o caso M nos demonstra, percebemos que h um saber de estrutura que nos transmitido, o real. No entanto, o que chamamos de segunda clnica de Lacan, sobre a qual a dominncia se d nos termos de uma amarrao, esta segunda clnica, borromeana por assim dizer, no anula a
17

SANTIAGO, J. texto veiculado no site da AMP, no boletim n. 4, nov/2006, A variedade da prtica: do tipo clnico ao caso nico em psicanlise preparatrio para o 3 Encontro Americano e XV Encontro Internacional do Campo Freudiano, realizado em Belo Horizonte, em agosto/2007. 18 LISPECTOR, C. Via crucis, A Via Crucis do Corpo , Ed. Francisco Alves, 5 ed., 1994, pgs, 45-50.

15

primeira clnica de Lacan, onde o princpio lgico de uma oposio e distino entre termos esto presentes na construo de uma estrutura subjetiva, cuja dominncia ser a da representao, do atributo do Nome do Pai. A clnica borromeana no nos traz uma descontinuidade nem a predominncia do simblico, e sim, uma continuidade dos registros simblico, imaginrio e real, sob a gide de uma forcluso generalizada; o significante paterno no marca o gozo e sim o fortifica; h a ausncia de classificao e o que prevalece o real. Esta clnica est de acordo com os inclassificveis ou as classes paradoxais. A classe paradoxal, ento, nos permitir perceber que a neurose tambm pode ter um dficit do Nome do Pai, ou mesmo, ter o Nome do Pai e no ter a significao flica. H tambm a possibilidade, na formalizao da clnica borromeana, do sujeito fazer uma amarrao sem o Nome do Pai. Admite-se, com isso, uma equivalncia entre o sinthoma (que caracteriza uma amarrao especial, inventiva) e o Nome do Pai, deixando este de ser um atributo representvel: NP CLASSIFICAO Descontinuidade Estrutura Significante S - A Presena ou ausncia do NP Nome do Pai como um atributo *19 DO CASO M A questo da internao merece destaque. Essa palavra, internao, foi proveniente da me, e toca ao sujeito, a ponto disto ser incorporado sem nenhuma pergunta, sem nenhuma mediao. O Outro a invade, ainda que isto, como se disse, no seria para ela. No entanto, M faz de tudo para ser internada e segue essa ordem e se cega em sua via: o circuito mortfero acionado, com o uso abusivo de diurticos no feriado, se no me engano, de Corpus Christi e a partir dos dizeres: ningum fica parado me ouvindo..., porm, podemos dizer que ela sim. Ela fica parada, ouvindo e se submetendo voz do
19

FORMALIZAO Continuidade Estrutura Real Sintoma Sinthoma Nomes do Pai como funo

* - anotaes pessoais extradas do seminrio proferido por Jsus Santiago, no primeiro semestre de 2007, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

16

imperativo que intensifica o peso da cruz. Ela fica parada ouvindo o que advm do funcionamento de uma ordem de ferro. Curioso, diga-se de passagem, o pai solicita a alta hospitalar porque a me chorava muito. At para ele, me e filha so uma s... Uma chora, a outra tem que sair do hospital. O sujeito, alm de ser o ltimo caso, trazido no Outro. Mas, porque ser que M diz que a internao a fez pensar que ela no era doente? Talvez porque no seria por a que passasse a sua demanda ou o seu consentimento de que algo no vai muito bem...Talvez, a internao, teria sido introduzida e consentida a reboque de um funcionalismo radical, caracterstico das ressonncias de uma ordem de ferro. Sabemos como essa ordem oblitera a presena de um pai real que pudesse fundar um dizer verdadeiro. Segundo a fala de M, a partir da qual a psiquiatra do hospital se levantou e nunca mais olhou para ela, qual seja, a de preferir ser anorxica a ser bulmica, isso nos faz entender que ser anorxica (designao nominalista), implica que o Outro no a olha, mas, de forma peculiar, deve emitir-lhe a sua voz. Ou seja, no comendo, o Outro h que falar algo a partir da. Ou ainda, podemos dizer que o corpo, nesse caso, seria um empuxe voz do Outro... H algo que nos permite dizer da sua posio de objeto enquanto gozo do Outro, seja pela via do olhar (o que essa gorda est fazendo aqui?)20, seja pela via da voz: Voc comeu, se bata. E, mais ainda: voc deve ser internada. Ser que a ingesto indiscriminada dos remdios se faz quando alguma amarrao se desfaz? Um elo do n a se romperia: talvez pela via da recusa dos pais, ou pela via do lugar preterido que presume ocupar diante da irm, ou ainda, quando o sujeito divide a equipe de tratamento, a partir do risco de vida que M dispe ao olhar do Outro e da voz que dele quer escutar com isso. Por outro lado, isso no impede de pensarmos que a coisa se torna uma forma meio que selvagem, crua, do sujeito questionar o desejo do Outro... Vamos supor que o que mantm uma amarrao para este sujeito, seria algum ficar parado, ouvindo momento a partir do qual o analista poderia estar em conexo com a contingncia! Seria esta a modalidade lgica atravs da qual algo cessaria de no se inscrever, admitindo-se a hiptese desta conexo poder viabilizar ou precipitar uma inveno deste sujeito, que esteja a seu favor.
20

Fala da paciente contida no primeiro relato deste caso, quando esta se encontrava na sala de espera, sobre a qual teci comentrios a respeito da demanda, que poderia ser precipitada por um objeto em questo.

17

Portanto, se tomssemos o corpo como o elo imaginrio, o emagrecimento como o elo simblico, e, a voz e/ou o olhar como o elo real, presumiramos que o quarto n, concebido por Lacan como sendo o do sinthoma, que amarraria estes trs, seria precipitado com a escuta de um ndice do substrato de gozo que a reside e resiste, qual seja, o olhar e a voz, os quais j estariam, de certa forma, colocados previamente, de forma incipiente. Esse substrato de gozo inerente ao sinthoma, trazido aqui como uma pista, faz-nos perguntar se ele no estaria revestido pelo vis do corte, este que cessou de no se inscrever, o corte ento, aqui, de cabelo. Estaria a uma conexo com a contingncia? O CURSO DO SINTHOMA Certamente, a funo do corte como interveno no corpo esfrico no significaria o prprio curso de corte de cabelo, mas, a partir de uma forma contingencial, que o sinthoma, como uma inveno do sujeito, pode a trazer para o gozo. Isso no seria um elemento to descartvel assim, mesmo porque, esta pista nos foi trazida pelo prprio sujeito. Do curso de corte de cabelo: tratar-se-ia de um outro corte, diferente daquele da comida, no corpo, no brao, na vida. Mas um corte, que, paradoxalmente, supomos enodar ou rearranjar o elo entre o corpo, o emagrecimento, a voz/olhar. Um corte pela vida. Assim, tomando o Nome do Pai como uma funo, esta implicaria desdobr-lo em Nomes do Pai, tornando-o assim, como um simples semblante. Diramos que o peso do emagrecimento alcanaria uma outra medida, no nvel a partir do qual ele seria desdobrado, quem sabe, pelo corte, pela beleza, e o que quer que seja que estivesse na ordem desta funo, a saber, da relativizao de uma ordem de ferro. Podemos inclusive, ler a existncia de um certo apetite, por parte do sujeito, em relao ao curso para cuidar dela, do qual os pais a retiraram, com o eletrochoque da represso atravs da qual eles pensam que poderiam controlar o sintoma da filha, retendo-a em casa. Parece que no devemos permitir a interrupo desse curso, talvez ele seja inventado ao lado da via crucis deste sujeito, ou melhor, colocando-a de lado. Seguramente, as intervenes que visariam a funo do corte para restabelecer a estrutura do corpo furado, trico, implicar numa conseqente interpelao submisso automtica do sujeito a essa ordem de ferro, ou, no mnimo, fazer ecoar os dizeres aos quais esse sujeito, acirradamente, ligou o

18

seu corpo. Algo do estilo: a ordem ordena, mas voc obedece. Apostamos na construo de uma demanda a. ENFIM, UM OUTRO CORPO No Natal, M. d um presente analista: uma boneca, branquinha, de vestido e meiga como voc. Trata-se de um presente cujo lugar traz uma nova etapa no tratamento. Tanto o endereamento do sujeito quanto a introduo de alguns intervalos nos permitem pensar isso. Por exemplo, depois das frias de fim de ano, M. retorna, sem vmitos, sem purgaes, sem cortes. E vacila com a produo de um sonho: estou comendo, acordo pensando em vomitar; fala da sua decepo com o vmito. Introduz-se a um hiato onde s havia holfrase: sonha que est comendo, decepciona-se com o vmito. Alm disso, relata ter melhorado e querer ser mdica, para ajudar as adolescentes com anorexia e bulimia. Ela diz: Essa parte est boa, mas no estou bem comigo mesma. Assim, ela introduz sua dificuldade de voltar a estudar, ainda que gostasse disso, ela no entende o porqu. M. fala que no quer ser como sua me, sem estudos. Mas difcil se aprontar para ir escola, fazer novos amigos, ficar sozinha. M. havia pedido para comparecer ao NIAB quinzenalmente, por morar longe, os pais reclamavam de ter que acompanh-la, o motorista da ambulncia grosseiro. Mas ela retoma o atendimento semanal prontamente, chegando a ir Secretaria de Sade para reivindicar o transporte. Ela que era sempre trazida e levada... M. abandona o tratamento com um psiquiatra ligado famlia, para pedir uma entrevista com um psiquiatra do NIAB. Alcanamos, agora, o seguinte quadro: a famlia no afeita aos estudos, ela quer estudar; abandona o psiquiatra indicado por eles. Comer, vender, comprar, limpar, fazer comida, ser gordo, so os significantes que marcam essa famlia. O movimento do sujeito demonstra uma passagem apontando um outro vetor: aquele da comida ao saber, ou do corpo busca de um sentido. Dizendo de outra forma, uma operao de separao est em jogo no tratamento. possvel dizer que o deslocamento do sintoma anorxico foi precedido do endereamento transferencial. Isso permite introduzir tambm o percurso que implicou a oferta de um corpo real, para a oferta de um outro corpo, tal como o de uma boneca, por exemplo. Na perda de consistncia do novo sintoma, talvez agora ela (a boneca?) passe a falar de outras coisas, dando lugar a um sintoma pela via da produo de um sujeito e na inveno de uma

19

transferncia. A aposta est dada nesse trao sobre o qual suas identificaes provavelmente se aliceram e aqui ele imputado analista, abrindo a dimenso do inconsciente transferencial, ou da srie do saber inconsciente latente. Podemos dizer que houve a produo de um sujeito, de um corpo, ainda que precrio. Partimos do ltimo caso para a ltima flor da Medicina, a saber, a psicanlise. Do novo sintoma ao sintoma. Do ser ao ter um corpo.

Belo Horizonte, 02 de maio de 2009.

You might also like