You are on page 1of 18

Porque as cores mudam?

Manual Prtico de Cores Wellington da Silva Rehder

Foto: www.sxc.hu - John Nyberg

Bem vindo!
Este manual tem como objetivo explicar e esclarecer aos nossos clientes um pouco sobre como funciona o processo de impresso das impressoras offset, assim como alguns dos mais diversos motivos que causam pequenas diferenas de cores entre materiais impressos em comparao com as artes vistas nos monitores, impressas em outras grficas ou mesmo em provas digitais.

Wellington da Silva Rehder

Wellington da Silva Rehder


www.qualidadenagrafica.blogspot.com

Direo de Arte Luiz Carlos Santos Arte Final Luiz Carlos Santos Assistente de Arte Hallan J. Dionisio

z3design

Foto: www.sxc.hu - Gabriel Del castillo

ndice
O que so as cores 05 e na grfica? 06 Mito ou verdade? 07 Concluso16

Porque as cores mudam?

Foto: www.istockphoto.com - Aleaimage

cores? A
As cores no existem materialmente. No possuem corpo, peso e etc. As cores correspondem interpretao que nosso crebro d a certo tipo de radiao eletro-magntica (tambm conhecida como luz) recebida pelas clulas dos nossos olhos.

O que so
RGB vs CMYK

RGB a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propsito principal do sistema RGB a reproduo de cores em dispositivos eletrnicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e cmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposio, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas. CMYK a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (black). A letra K no final significa Key pois o preto que obtido com as trs primeiras cores, CMY , no reproduzem fielmente tons mais escuros, sendo necessrio a aplicao de preto "puro". O CMYK funciona devido absoro de luz, pelo que as cores que so vistas vm da parte da luz que no absorvida. Este sistema empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visvel, e conhecido como quadricromia. o sistema subtrativo de cores.

Vermelho

Magenta

Figura 02: Cores CMYK

Azul

Verde

Amarelo

Ciano

Figura 01: Cores RGB.


05

Foto: www.istockphoto.com - Johnnyscriv

Manual Prtico de Cores

e na grfica...
Todo estudo sobre cores e seu comportamento para impresso feito sob condies ideais, as quais no so encontradas nas grficas. Nesse texto, vamos enumerar alguns pontos e suas consequncias para o impresso, mas antes, veja um exemplo de como funciona as mquinas offset.
Reservatrio de tinta Rolaria de tintagem Cilindro da chapa

Cilindro da blanqueta Sada do papel

Rolaria dgua

Cilindro de presso

Entrada do papel

Figura 03: Modelo de funcionamento offset.

Porque as cores mudam?

Foto: www.istockphoto.com - Nikolaev

Mito ou ? e d a d Ver

Manual Prtico de Cores

No processo de impresso, particularmente no processo offset plano, existem inmeras variveis que podem provocar distoro nas cores
R: Verdade
Exemplos dessas variveis so: tinta, papel, presso, gua, temperatura, umidade, fadiga do operador, problemas mecnicos, etc.

Prova de Prelo representa fielmente as cores que sero impressas


R: Mito
Apesar de ser considerada como uma das provas mais fiis, a prova de prelo no representa fielmente as cores que sero impressas na offset.

Prova digital representa corretamente as cores


R: Mito
Assim como a prova de prelo, a prova digital tambm no representa as cores fielmente.

Figura 04: Exemplo prova digital.


Foto: www.istockphoto.com - johnnyscriv

Veja a seguir o que pode causar variaes nas cores.

08

Porque as cores mudam?

Foto: www.istockphoto.com - LICreate

Tintas
Imagine que a impressora de provas (digital) possui tinta lquida, fabricada com pigmentos prprios e com dimenses especficas para aquele tipo de equipamento em cada uma das cores. Agora, imagine a tinta offset, pastosa, fabricada com outros tipos de pigmentos. Cada fabricante de tinta offset possui seus fornecedores de matria prima, com determinado tipo de moagem e determinadas especificaes, para que sua tinta seja ligeiramente melhor ou ao menos tenha um diferencial em relao aos demais fabricantes. Portanto, as tintas no so todas iguais. O ciano do fabricante X diferente do ciano do fabricante Y. Existem fabricantes em que a mesma cor sofre pequenas distores em lotes diferentes. A culpada a matria prima usada na fabricao das tintas. Como itens fisicamente e quimicamente to diferentes, podem reproduzir cpias com qualidade idntica? No podem! No mximo se aproximam aos olhos humanos. Como controlar isso? Da mesma maneira que o papel, para que a prova de cor seja fiel, teramos que usar a mesma tinta para prova e ainda assim, de um mesmo lote, tanto para prova quanto para a produo do material, o que seria quase impossvel.

Manual Prtico de Cores

Fator de correo (Perfil ICC)


Alguns fabricantes de papel de prova conseguem normalizar sua produo utilizando o chamando papel calibrado. Atravs de softwares especficos e impressoras adequadas feita uma simulao do resultado da impresso offset. O resultado obtido pode ser bem prximo ao resultado da impresso, mas no exatamente igual, pois o fator de correo uma simulao. Essa simulao (perfil) utiliza dados de mquinas impressoras em sua situao ideal, ou seja, mecanicamente perfeitas, alm disso, sob condies ideais de temperatura e umidade. Essa situao dificilmente encontrada na sala de impresso ou na situao real em que os trabalhos so realizados. Cada mquina offset produz um resultado. Ao microscpio, o resultado de cada uma individual, tal como, a biometria humana. Cada mquina produz um ganho de ponto, uma distoro da imagem e uma abertura. Essas diferenas so imperceptveis ao nossos olhos, porm, no trabalho final, aps a impresso de todas as cores sobre o papel, podemos perceber facilmente nuances de cores e tons. Por isso to difcil para uma grfica acompanhar as cores de outra em uma nova edio, pois foram alteradas as condies em que o trabalho foi realizado. Possivelmente pode ser alterado o modelo do equipamento, a marca da tinta, o lote do papel, entre outros. Por mais moderna que seja uma grfica um grande desafio acompanhar o trabalho feito por outra com extrema exatido. O processo offset no uma cincia exata e normalmente no exercida por engenheiros.

Figura 05: Exemplo de variao de tons.


Foto: www.sxc.hu - Fred Fokkelman

Figura 06: Exemplo de variao saturao.


Foto: www.sxc.hu - Fred Fokkelman

10

Foto: www.istockphoto.com - Johnnyscriv

Manual Prtico de Cores

Papel Utilizado
Imagine que a prova de prelo ou digital, foi feita em um determinado tipo de papel. Ainda que seja do mesmo fabricante, ou classificao (offset, couch, triplex, duplex), poder ter diferenas de tonalidade e brilho durante a fabricao, o que altera o resultado das cores, pois o papel o branco do impresso e nele consiste a base de incio das cores. Se a prova for realizada em um papel couch (branco) e a impresso em um papel poln (amarelado) o resultado ser completamente diferente, ele muda at mesmo entre um couch com brilho e um couch fosco. Portanto, uma prova fiel ser obtida somente quando a prova (digital ou prelo) for efetuada com base no mesmo papel, exatamente aquele que ser usado para imprimir o trabalho. Sabemos que o controle e a viabilidade sobre essa situao muito difcil, tendo em vista que as mquinas digitais usam papis especiais e no os mesmos que sero usados para produo. J o prelo tradicional, obtido atravs de fotolitos com chapas de prelo, est em desuso pelo seu alto custo e pelo tempo investido para obteno das provas.

12

Porque as cores mudam?

Foto: www.istockphoto.com - Ferrantraite

Por mais que as tabelas PANTONE originais sejam impressas sob condies controladas e o mais prximo possvel de uma situao ideal, a diferena entre cores de tabelas impressas em lotes diferentes visvel
R: Verdade.
Principalmente nos tons de azul escuro que puxam ao verde. Caso o cliente tenha a possibilidade de pegar duas tabelas em mos, com o mesmo tipo, poder ver essas diferenas. A Tabela PANTONE, no absoluta. Ela um parmetro que no pode ser desprezado, mas para um observador mais atento, fica evidente que no possvel exigir fidelidade absoluta com tabelas PANTONE. comum o cliente usar uma tabela, escolher uma determinada cor, solicitar o trabalho grfica e depois se queixar da cor resultante em um trabalho. Como j dito, a cor e o brilho do papel, alteram o resultado das cores. Mesmo desprezando esse fato e imprimindo uma PANTONE, formulada em um laboratrio, uma leve diferena ser, com certeza, verificada no impresso, mas isso no pode ser caracterizado como um defeito. Tintas formuladas com as tabelas PANTONE, dependendo de suas bases e dos instrumentos utilizados para realizar a mistura e em que condies essa preparao foi realizada, poder resultar em cores sensivelmente diferentes. Nem sempre uma mesma formulao, resultar em cores exatamente iguais. Os fatores que podem influenciar no resultado de uma formulao PANTONE, usando as frmulas guide, so muitas.

Foto: www.istockphoto.com - Jan_Kowalski

Manual Prtico de Cores

As cores vistas em um monitor nunca sero exatamente iguais as vistas em uma impresso de prova e esta tambm no ser exatamente igual a uma impresso offset.
R: Verdade.
A forma como so criadas as cores em um monitor diferente de como so criadas em uma impresso de prova e em uma offset. O Monitor de vdeo usa o padro de cores RGB, ou seja, combina entre vermelho, verde e azul, para obter todas as cores, desde o preto at o branco, alm disso, ele emite e refrate a luz. As impressoras de prova, normalmente usam de seis a oito cores como base para formar as demais. Seu sistema de impresso pode ter preciso de (microns), a cor do impresso perceptvel apenas por refrao, o papel no gera luz. J na impresso offset, as imagens coloridas so formadas normalmente pelo padro CMYK, ou seja, quatro cores bsicas. Atravs da sobreposio de pontos (retcula) feita a ILUSO para que o olho humano perceba as cores. As cores so formadas por pontos de grande dimenso, se comparados com a escala de microns , usando as cores ciano C, magenta M, amarelo Y e preto K. Como sistemas to diferentes poderiam resultar em cores exatamente iguais? No podem! Mas com um pouco de investimento e conhecimento elas podem se aproximar, em que um sistema ir simular o outro. Como funciona? A impressora de prova tenta simular a offset e o monitor tenta simular a prova, nunca o contrrio. Portanto, a base real das cores a offset e no o monitor ou a prova. Se o brilho e a saturao de um monitor alterada, as cores mudam, assim, no h como o cliente verificar cores em seu monitor e depois comparar com um impresso. Para que esse sistema possa simular as mesmas cores, preciso que ele seja linearizado, ou seja, para que as cores sejam muito prximas, entre monitor, prova e impresso, deve haver uma calibrao do sistema.

diviso de impresso

14

Porque as cores mudam?

Observar cores sob fontes de luzes diferentes resultam em cores diferentes.


R: Verdade
Luzes diferentes como: luz natural (sol), luz fluorescente tubolar, luz incandescente, luz eletrnica amarela, vapor metlico, vapor de sdio. Cada um desses tipos de fontes de luz, emite luz de comprimentos diferentes, portanto, veremos cores ligeiramente diferentes. Existe a luz mais adequada para cada aplicao, inclusive a mais apropriada para analise de cores.
Foto: www.istockphoto.com Johnnyscriv

A impresso sai completamente seca da offset.


R: Mito
A tinta offset leva um tempo para oxidar e fixar definitivamente ao substrato (papel). Assim que a impresso realizada existe um brilho vivo e reluzente. Uma vez que a tinta comea o processo de oxidao esse brilho sofre ligeira alterao, assim, um modelo fornecido pelo cliente ou mesmo a prova, poder no ser reproduzida com fidelidade absoluta de cores, uma vez que a cor durante a impresso (aquela que o impressor v) sofrer uma alterao natural durante a secagem da mesma.

Foto: www.istockphoto.com - Jerges

As cores sofrem alterao quando o produto plastificado com Polietileno ou BOPP .


R: Verdade
O processo de plastificao com Polietileno ou aplicao de BOPP feito quente. A alta temperatura em que esse material fundido ao papel, somado com a cor da pelcula, altera sensivelmente a cor do impresso. Um vermelho vivo, se torna apagado ao aplicar BOPP . Portanto, o controle de cores para impresses que iro receber qualquer tipo de cobertura no preciso e o resultado pode ser muito diferente daquele esperado pelo cliente, quando este analisou seu monitor ou mesmo uma prova fsica, se esta no estava tratada com a mesma cobertura do trabalho final.

Foto: www.istockphoto.com DusanJankovic

15

Foto: www.istockphoto.com - Vincevoigt

Manual Prtico de Cores

possvel realizar provas fidedignas, mas o controle necessrio seria extremamente caro e lento, assim, tal controle justificvel somente em tiragens milionrias. Portanto, na prtica, a grande maioria das grficas realiza controles bsicos, como: manter sempre o mesmo fornecedor e linha de tinta offset, usar perfil de cores de prova que mais se aproxima de sua impressora offset, imprimir sempre com prova de cores feita em um bom papel de provas. Dessa forma, ser possvel encontrar distores de cores em praticamente todos os trabalhos realizados. Elas devem ser pequenas, em geral no podem ser medidas facilmente e no podem afetar a qualidade do produto ou prejudicar o desejo do cliente. No possvel afirmar que o impresso ficou 10% diferente da prova, pois no h como mensurar esse valor. Por isso, dizemos apenas que h distores. No h como medir de maneira simples, sem instrumentao adequada em condies laboratoriais e ainda desprezar as diferenas de percepo de cores de cada pessoa. As distores tambm podem ocorrer por interferncia de cores adjacentes. A impresso offset no digital (jato de tinta ou tonner), ela ocorre por transferncia de carga de tinta da chapa para borracha e depois da borracha para o papel, esse processo ocorre em geral quatro vezes (uma vez para cada cor). Deve haver, portanto, um equilbrio entre as cores. Tons escuros influenciam nos tons claros e vice-versa. Por mais moderno que seja o equipamento de impresso offset, o sistema o mesmo. A descarga de tinta por transferncia indireta com controles de faixas sem muita preciso (devido ao bailar dos rolos), onde a tinta depositada ao longo da circunferncia de um cilindro e no de uma nica vez sobre a matriz (como ocorre na serigrafia e em processos planos). Por isso, a interferncia de cores escuras sobre os tons claros adjacentes. A igualdade entre a prova e o impresso, tende a buscar o consenso, entre o cliente e a grfica, entre o papel e a tinta, entre os tons do trabalho e todas as demais variveis. Por mais prxima que uma impresso estiver de sua prova, ainda que todas as normas publicadas,para esse assunto, sejam cumpridas e seguidas risca, ainda existiro diferenas!

Concluso

16

anos
2001

2010

Av. Dr. Pedro Camarinha, 31 Sta. Cruz do Rio Pardo-SP T: (14) 3332.1155 editoraviena.com.br

Foto Capa e 4 capa: www.psdgraphics.com - Psd Graphics

You might also like