You are on page 1of 8

ASSOCIAO INTERCONTINENTAL DE PSICANLISE CLNICA - AIPC FORMAO EM PSICANLISE CLNICA TEORIA PSICANALTICA I

O CONCEITO DE FETICHISMO EM SIGMUND FREUD por JOELTON CLEISON ARRUDA DO NASCIMENTO Matrcula: 1674

RESUMO

No presente artigo fao uma breve reconstruo dos desenvolvimentos tericos de Sigmund Freud em torno da questo do fetichismo, perverso j conhecida e estudada pela psiquiatria antes da elaborao que Freud lhe deu por intermdio de sua nascente formulao, a psicanlise.

PALAVRAS-CHAVE: Fetichismo, perverso, desvio

INTRODUO

Como se sabe, a expresso fetichismo surge do contato entre navegadores, sobretudo portugueses, e nativos da costa da frica, em especial na Nigria e em Gana, e foi utilizada pelos primeiros para caracterizar o primitivo modo de religiosidade dos segundos. Um filsofo alemo de tamanha importncia como Friedrich Hegel, em sua Filosofia da Histria, ainda fazia ressoar no sculo XIX em alto volume o etnocentrismo dos crticos franceses da religio africana. Para Hegel, a cultura africana do fetiche representa a ltima instncia precedente Histria; o fetiche est em efeito nestes objetos do Esprito que falhavam em aderir idia, e que por isso no experimentavam a negao e a Aufhebung (negao superadora) de uma verdade que no seja da prpria materialidade (PIETZ, 2005, 12). Uma virada bastante significativa se dar quando, por intermdio dos alunos crticos de Hegel, esquerda, se voltaram as armas da crtica no para as culturas arcaicas, mas para os prprios europeus. Quando se estiolou a fora da crtica da religio - que de uma crtica s religies dos outros passou a ser uma crtica do cristianismo, como em Ludwig Feuerbach passou-se para uma crtica da poltica. A crtica do cu passou a ser a crtica da terra, nas agudas palavras do jovem Marx. As categorias utilizadas para se construir as alteridades primitivas e, portanto, para formar as auto-referncias identitrias do Iluminismo, passam a ser utilizadas contra o prprio Iluminismo. quando o termo fetichismo, de um modo de referir-se, etnocentricamente, como visto, s religies concebidas como primitivas, passa a ser uma categoria de crtica social. Esta virada se dar, principalmente e profundamente, com Marx, nos meados do sculo XIX. Ela pode ser lida, por exemplo, num dos primeiros artigos de Marx, onde este ironiza o excessivo zelo dos legisladores prussianos em proibir pobres camponeses de se apropriarem de madeira e de lebres em florestas abertas.

Os selvagens de Cuba achavam que o ouro era o fetiche dos espanhis. Organizaram uma festa em honra do ouro, cantaram volta dele e depois lanaram-no ao mar. Se os selvagens de Cuba tivessem assistido sesso dos estados provinciais da Rennia, no teriam achado que a lenha o fetiche dos renanos? Porm, uma sesso posterior ter-lhes-ia ensinado que com o fetichismo se combina tambm a zoolatria, e os selvagens de Cuba teriam lanado as lebres ao mar, para salvar os homens (JAPPE, 2006, 215). Este, contudo, ainda o jovem Marx que pouco acrescentou ao sentido hegeliano do termo fetiche e de sua concepo de religio primitiva. Demoraria muitos anos at que Marx elaborasse sua crtica da economia poltica, na sua magnum opus, O Capital. Mesmo neste contexto terico diverso encontramos em posio central o que ele chamou de fetichismo da mercadoria, no primeiro livro. Interessante notar que o ttulo da seo dedicada ao fetichismo da mercadoria fetichismo da mercadoria: seu segredo (Der Fetischcharakter der Ware und sein Geheimnis). O fetichismo, ou o carter de fetiche da mercadoria, portanto, poderia ser descoberto, desvendado. Seu mistrio e sua paranormalidade poderiam ser trazidos conscincia.

OBJETIVO

Neste artigo abordaremos o significado que a expresso fetichismo ganhou em Psicanlise, analisando os textos de Freud para tanto.

1 O FETICHISMO EM FREUD

O fetiche e o fetichismo so conceitos importantes tambm para a psicanlise, embora o uso do termo e o estudo dos sintomas a que estes se referem no tenham comeado com a psicanlise nem sejam exclusivos dela. Atribui-se a introduo desta expresso em psiquiatria a Alfred Binet. Em um bom dicionrio de Psiquiatria tem-se que fetichismo uma

Perversin sexual en la que el inters ertico de un modo exclusivo o predominante en una parte del cuerpo (seno, nalgas, patorillas, muslos, ojos, cabellos, manos, etc.), o de la ropa o prendas interiores (camisa, pantaln, medias), o con menos frecuencia en el calzado, los guantes, etc. Se observa sobre todo en individuos del sexo masculino. Es ms corriente en neurpatas, tmidos, angustiados, psicastnicos y

esquizofrnicos. Parece derivarse de un reflejo condicionado en relacin con las primeras revelaciones sexuales de la infancia; por eso es til la exploracin psicanaltica (AUBIN, 1967, 274).

O fetichismo nos Trs Ensaios

Sigmund Freud, o pai da psicanlise, teria aprofundado o exame de suas causas e sintomas e as inserido no quadro maior de sua teoria do inconsciente e do complexo de dipo. Freud escreveu pela primeira vez sobre o assunto em seus Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade de 1909. Nesta obra, o fetichismo aparece como uma substituio imprpria do

objeto sexual, ou seja, o fetiche aparece como um desvio realizado pelo sujeito em relao ao objeto sexual adulto normal. Segundo Freud:

O substituto do objeto sexual geralmente uma parte do corpo (os ps, os cabelos) muito pouco apropriada para fins sexuais, ou ento um objeto inanimado que mantm uma relao demonstrvel com a pessoa a quem substitui, de preferncia com a sexualidade dela (um artigo de vesturio, uma pea ntima) (FREUD, 2002, 32).

Freud, assim como Marx, justifica o uso da analogia com a expresso que designou as religies africanas nativas: Comparou-se esse substituto, no injustificadamente, com o fetiche em que o selvagem v seu deus incorporado (Freud, 2002, 32). Segundo Freud, ainda neste texto, o desvio do objeto sexual normal , at certo grau, prprio do amor e de seus estgios de enamoramento quando o alvo sexual se mostra inatingvel ou em posio de difcil acesso ao sujeito. No amor romntico comum que aquele corteja alegue se satisfazer com um perfume, uma pea de vesturio ou uma imagem da criatura amada. O fetichismo, neste contexto, se torna patolgico quando o desvio se fixa. Embora tenha afirmado que nenhuma outra variao da pulso sexual nas raias do patolgico merece tanto nosso interesse quanto essa, dada a singularidade dos fenmenos a que d lugar, Freud volta poucas vezes ao longo de sua obra ao problema do fetichismo. No livro de 1909, havia esclarecido pouco acerca das causas do fetichismo nem porque eram eleitos tais e tais objetos e no outros.

O Fetichismo no artigo de 1927

Acrescentou uma srie de notas a este livro ao longo dos anos seguintes acerca destas questes e publicou, em 1927, um artigo dedicado especialmente ao tema. No artigo Fetichismo Freud retoma, aprofunda e sustenta a tese de que o fetiche ocorre em face da substituio inconsciente do pnis feminino por um objeto outro. Na primeira infncia, segundo Freud, o menino depara-se com uma verdade angustiante cuja reao lhe marcar por toda vida adulta: a ausncia do pnis feminino. Uma verdade que angustiante em face das implicaes que acarreta: tambm o menino que descobre tal evidncia se v suscetvel da castrao que acredita ter ocorrido com a mulher. 1 Assim, o menino rejeita tal fato evidente. E o faz incorporando em seu psiquismo tal rejeio, providenciando inconscientemente um pnis feminino imaginrio, o fetiche. Nas palavras de Freud:

O que sucedeu, portanto, foi que o menino se recusou a tomar conhecimento do fato de ter percebido que a mulher no tem pnis. No, isso no podia ser verdade, pois, se a mulher tinha sido castrada, ento sua prpria posse de um pnis estava em perigo, e contra isso, ergueu-se em revolta a parte de seu narcisismo que a Natureza, como precauo, vinculou a esse rgo especfico. (...) No conflito entre o peso da percepo desagradvel e a fora de seu contradesejo, chegou-se a um

1 Um dicionrio de Psicanlise consultado revela a importncia cientfica deste conceito. E nessa medida que o
interesse psicolgico do conceito desembocar num interesse epistemolgico. Duas concepes contraditrias sero de fato justapostas. Por um lado, sobrevive a crena na ausncia do pnis feminino, isto , a evidncia da percepo inicial. Por outro lado, a existncia do pnis da mulher renegada. Justaposio de crenas intolervel para a lgica e no entanto concebvel aos olhos do inconsciente dominado pela lgica paradoxal do processo primrio. (KAUFMANN, 1999, 207).

compromisso, tal como s possvel sob o domnio das leis inconscientes do pensamento os processos primrios. Sim, em sua mente a mulher teve um pnis, a despeito de tudo, mas esse pnis no mais o mesmo de antes. Outra coisa tomou seu lugar, foi indicada como seu substituto, por assim dizer, e herda agora o interesse anteriormente dirigido a seu predecessor (FREUD, s.d., 156-157).

CONSIDERAES FINAIS

O fetichismo surge diante dessa experincia angustiante pela qual, todavia, todo homem passa de se deparar com a verdade da castrao e de sua iminncia, h trs caminhos, no entender de Freud. A primeira a homossexualidade: a negao da mulher como alvo sexual e sua identificao com ela. A segunda o fetichismo que torna, por intermdio do desvio fetichista, as mulheres tolerveis como objetos sexuais (FREUD, s.d., 157) e a terceira a aceitao da castrao como possibilidade no interior do complexo de dipo. O fetichismo, portanto, coloca o sujeito a meio caminho, numa ambgua relao, em relao a um certo objeto de alta importncia psquica. Nele se aceita, e no se aceita. Ele se instala na fronteira do simblico e do imaginrio. E, precisamente por isso, desperta grande ateno de Jacques Lacan, um psicanalista francs e um especial leitor de Freud (Cf. GRANOFF, 1989 e LACAN, 1995).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AUBIN. H. Fetichismo. IN POROT, Antoine. Diccionario de Psiquiatra Clnica e Teraputica. Barcelona: Labor, 1967. FREUD, Sigmund. Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. Traduo: Paulo Dias Corra. Rio de Janeiro: Imago, 2002. _______________, Fetichismo (1927). IN Obras Psicolgicas completas de Sigmund Freud. Vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, s.d. GRANOFF, Wladimir. O Fetichismo: o simblico, o imaginrio e o real. IN MANNONI, Octave, AUG, Marc, et alii. O Objeto em Psicanlise: o fetiche, o corpo, a criana, a cincia. Traduo: Regina Steffen. Campinas: Papirus, 1989. JAPPE, Anselm. As aventuras da mercadoria Para uma nova crtica do valor . Traduo: Jos Miranda Justo. Lisboa: Antgona, 2006. KAUFMANN, Pierre. Fetiche. IN ________________ (ed.) Dicionrio Enciclopdico de Psicanlise. O legado de Freud e Lacan. Traduo: Vera Ribeiro e Maria L. X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. LACAN, Jacques. O Seminrio. Livro 4. Traduo: Dulce D. Estrada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. (Texto Estabelecido por Jacques-Alain Miller). PIETZ, Willian. Le Ftiche: Genalogie dun problme. Paris: Kargo/Lclat, 2005.

You might also like