You are on page 1of 7

Contrato: o negcio jurdico, fundado no acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir um direito.

. Contrato todo ato humano, lcito, capaz de adquirir, transferir, modificar, ou extinguir uma relao jurdica (contrato em sentido lato). Contrato o negcio jurdico, que as partes se sujeitam a observncia da conduta idnea, satisfao dos interesses que pactuam (contrato em sentido estrito). O concurso de vontades pressuposto do contrato. Quando as obrigaes que se formam no contrato so recprocas, este bilateral; quando so pertinentes somente a uma das partes, se diz unilateral. Para que o contrato seja vlido, preciso que seu objeto seja lcito e possvel, e as partes contratantes sejam capazes, isto , estejam legalmente aptas para contratar. FUNO SOCIAL DO CONTRATO A funo do contrato est lastreada na idia de solidariedade social. Foi com o esprito volitivo das partes que o legislador deu funo social estatura de direito positivo, inserindo no art. 421 CC, logo na primeira disposio atinente matria contratual, que a liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social contrato. Modernamente, o direito contratual deve ser encarado como um dos meios pelo o qual o homem procura o seu desenvolvimento, distribuio de oportunidades e riquezas, com o escopo de atingir o bem comum. ELEMENTOS DO CONTRATO 1. ESSENCIAIS Devem constar de todos os contratos, sob pena de nulidade. So: capacidade das partes, licitude do objeto e forma prescrita ou no defesa em lei. Alm dos elementos essenciais gerais, isto , comuns a todos os atos jurdicos, existem os elementos essenciais especiais, que devem existir somente em alguns contratos. Exemplo: a coisa, o preo, e o consentimento do contrato de compra e venda. 2. NATURAIS So aqueles que podem ocorrer, ou no. Exemplo: o mtuo presume-se gratuito, mas as partes podem convencionar a onerosidade do pagamento de tributos. 3. ACIDENTAIS Modificam a vontade das partes e variam de contrato para contrato. Exemplo: a forma de pagamento. 4. DE ESTILO

No so necessrios, mas tm grande valia para demonstrar a vontade das partes. Exemplo: pro rata (na razo do que deve caber, proporcionalmente, a cada uma das partes), pro solvendo (para pagar), pro soluto (para pagamento). 5. IMPERATIVOS so obrigatrios em determinados tipos de contrato. Exemplo: outorga uxria. 6. ELEMENTOS COMPLEMENTARES So facultativos e no precisam figurar no corpo do contrato. Exemplo: anexos. Requisitos do Contrato a) a existncia de duas b) a capacidade genrica das c) o consentimento livre das partes contratantes. Objetivos a) licitude b) possibilidade fsica c) determinao d) economicidade do objeto. Formas a) liberdade de forma b) obedincia forma quando a Lei assim o exigir. (como regra); do jurdica do objeto; objeto; objeto; ou mais partes Pessoas; contratantes;

ou

do

4 - PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO CONTRATUAL

a) PRINCPIO DA AUTONOMIA DA VONTADE significa ampla liberdade de contratar. As partes tem a faculdade de celebrar contratos, sem qualquer interferncia do Estado. b) PRINCIPIO DA SUPREMACIA DA ORDEM PBLICA limita a autonomia da vontade, dando prevalncia ao interesse pblico. c) PRINCPIO DO CONSENSUALISMO decorre da moderna concepo de que o contrato resulta do consenso, do acordo de vontades, independente da entrega da coisa. Ex. contrato de compra e venda. O contrato j estar perfeito e acabado desde o momento em que o vendedor aceitar o preo oferecido pela coisa, independentemente da entrega.

d) PRINCIPIO DA RELATIVIDADE DOS CONTRATOS funda se na idia de que os efeitos dos contratos s se produzem em relao as partes, ou seja, aqueles que manifestaram a sua vontade e no afetando terceiros. Tal principio admite excees expressamente consignadas em lei, permitindo estipulao em favor de terceiros, regulado no arts. 436 a 438 do CC. Ex. seguro de vida. e) PRINCIPIO DA OBRIGATORIEDADE DOS CONTRATOS representa a fora vinculante das convenes. Pelo principio da autonomia da vontade, ningum obrigado a contratar. Os que o fizerem, porm, sendo o contrato vlido e eficaz, devem cumpri-lo.

Este princpio tem por fundamentos: - necessidade de segurana nos negcios ( funo social dos contratos), que deixaria de existir se os contratantes pudessem no cumprir a palavra empenhada. - intangibilidade ou imutabilidade do contrato decorre da convico de quer o acorde de vontades faz lei entre as partes (pacta sunt servanda), no podendo ser alterado nem pelo juiz. Limitao: caso fortuito e fora maior (art. 389 do CC).

f) PRINCIPIO DA REVISO DOS CONTRATOS (OU DA ONEROSIDADE EXCESSIVA) ope se ao da obrigatoriedade dos contratos, pois permite aos contratantes recorrerem ao judicirio para obter alterao e condies mais humanas, em determinadas situaes. g) PRINCPIO DA BOA-F Exige que as partes se comportem de forma correta no s durante as tratativas, como tambm durante a formao e o cumprimento dos contratos. Guarda relao com o princpio de direito segundo o qual ningum pode beneficiar-se da prpria torpeza. A boa f presumida, porm a m-f, sempre alegada deve ser provada (art. 422 do CC). O principio da boa-f biparte-se em: - Boaf Subjetiva Chamada de concepo psicolgica, diz respeito ao conhecimento ou a ignorncia da pessoa relativa a certos fatos. - Boa f Objetiva classifica como norma de comportamento, fundada no principio geral do direito de que todos devem comportar-se de boa f nas suas relaes. Este est fundado na honestidade, na retido, na lealdade.

A boa-f objetiva tratada no CC em trs dispositivos, sendo de maior repercusso o art. 422 do CC. Os demais so os arts. 113 e 187.

5- INTERPRETAO DOS CONTRATOS No s a lei, mas tambm os contratos devem ser interpretados. Muitas vezes a execuo exige a interpretao de suas clausulas, nem sempre muito claras. A vontade das partes exterioriza-se por meio de sinais ou smbolos, dentre os quais as palavras. Na interpretao dos contratos escritos, dever ser efetuada uma interpretao objetiva (analise do texto) que conduz a real inteno das partes. Parte-se portanto da declarao escrita para se chegar vontade dos contratantes (interpretao subjetiva). O CC deu prevalncia da teoria da vontade sobre a da declarao (art. 112 CC) quando determinada clausula torna-se obscura, passvel de dvida, e um dos contratantes demonstra que no representa com fidelidade a vontade manifestada por ocasio da celebrao da avena, deve-se considerar como verdadeira esta ltima. Princpios bsicos: Dois princpios devem ser sempre observados da interpretao dos contratos: a) Boa-f (art. 422 CC) deve o interprete presumir que os contratantes procedem com lealdade e que tanto a proposta como a aceitao foram formuladas segundo as regras da boa-f. b) Conservao do contrato se uma clausula contratual permitir duas interpretaes diferentes, prevalecer a que possa produzir algum efeito. Regras interpretativas: -Contratos de Adeso (art. 423 CC) quando houver clausulas ambguas ou contraditrias, dever-se- adotar a interpretao mais favorvel ao aderente. - Fiana (art. 819 CC) no admite interpretao extensiva. - Consumidor (art. 47 do CDC) as clausulas contratuais interpretam se de maneira mais favorvel ao consumidor. - Testamento (art. 1899) clausulas testamentrias suscetvel de interpretao diferentes, prevalecer a que melhor assegure a vontade do testador.

6- DA FORMAO DO CONTRATO

O contrato resulta de duas manifestaes de vontade: proposta (oferta) e a aceitao. A proposta recebe tambm o nome de oferta, policitao ou oblao. A PROPOSTA

a proposta que d inicio ao contrato, no depende em regra, de forma especial. Fase da Puntuao A proposta antecedida de fases preliminares (conversaes e estudos). Nestas como as partes ainda no manifestaram a sua vontade, no h nenhuma vinculao ao negcio. Qualquer delas pode afastar-se alegando desinteresse, sem responder por perdas e danos. Tal responsabilidade s ocorrer se ficar demonstrada a deliberada inteno, com a falsa manifestao de interesse, de causar dano a outro contraente (perda de outro negcio ou realizao de despesas). O fundamento para o pedido de perdas e danos d parte lesada no , nesse caso, o inadimplemento contratual, mas a pratica de um ilcito civil (art. 186 do CC). Proposta desde que sria e consciente, vincula o proponente (art. 427 CC). Pode ser provada por testemunhas, qualquer que seja o seu valor. A sua retirada sujeita o proponente ao pagamento das perdas e danos. Exceo a regra (art. 427). A proposta no obriga o proponente quando: - contiver clausula expressa a respeito quando o prprio proponente declara que no definitiva e se reserva o direito de retir-la; - Em razo da natureza do negcio o caso das chamadas propostas abertas ao pblico, que se consideram limitadas ao estoque existente. - Em razo das circunstncias do caso (art. 428 CC) A proposta deixa de ser obrigatria quando: I Se, feita sem prazo a pessoa presente, no foi imediatamente aceita; II Se feita sem prazo a pessoa ausente, tiver decorrido tempo suficiente para chegar a resposta ao conhecimento do proponente; III Se, feita a pessoa ausente, no tiver sido expedida resposta dentro do prazo dado. Se foi fixado prazo para a resposta dentro do prazo dado para a resposta, o proponente ter de esperar pelo seu trmino. Esgotado, sem resposta, estar este liberado. IV Se, antes dela, ou simultaneamente, chegar ao conhecimento da outra parte a retratao do proponente.

O art. 429 do CC declara que a oferta ao pblico equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, salvo se ao contrrio resultar das circunstancias ou dos usos. A ACEITAO Aceitao a concordncia com os termos da proposta. a manifestao de vontade imprescindvel para que se repute concludo o contrato. Se apresentada fora do prazo, com adies, restries, ou modificaes, importar nova proposta (art. 431 CC), denominada contraproposta. Requisitos A aceitao pode ser expressa ou tcita, -Manifestao expressa a primeira decorre da declarao do aceitante, manifestando a sua anuncia -Manifestao tcita (art. 432 CC) a conduta que revela o consentimento. O CC menciona no art. 432 duas hipteses de manifestao tcita, em que se reputa concludo o contrato, no chegando a tempo a recusa: a) quando o negcio for daqueles em que no seja costume a aceitao expressa; b) ou quando o proponente a tiver dispensado. Ex. fornecedor que remete seus produtos, sem confirmar pedidos. Hipteses em que no tem fora vinculante a) Quando chegar tarde ao conhecimento do proponente caso em que dera avisar o aceitante, sob pena de pagar perdas e danos (art. 430 CC). b) Se antes dela ou com ela chegar ao proponente a retratao do aceitante (art. 433 CC). Contratos entre Ausentes Entre os presente o contrato reputam se concludos no momento da aceitao. Entre os ausentes, por correspondncia ou intermedirio, a resposta leva algum tempo para chegar ao conhecimento do proponente, esta passa por diversas fases. Divergem os doutrinadores a respeito do momento em que em a conveno se reputa concluda. Para a teoria da informao (ou da cognio) o da chegada da resposta ao conhecimento do policitante, que se inteira de seu teor; A segunda teoria, a da declarao (ou agnio), subdivide em 03: a) declarao propriamente dita; b) da expedio; c) da recepo.

O nosso CC acolheu expressamente a teoria da EXPEDIO, no seu art. 434 do CC, ao afirmar que os contratos entre ausente tornam se perfeitos desde que a aceitao expedida. Entretanto estabeleceu 03 (trs) excees: a) no caso de haver retratao do aceitante; b) se o proponente se houver comprometido a esperar a resposta; c) se ela no chegar no prazo convencionado.

7 - LUGAR DA CELEBRAO DO CONTRATO

Art. 435 Reputar-se- celebrado o contrato no lugar em que foi proposto Optou o legislador, pelo local em que a proposta foi feita (RT, 713:121). Contradio entre o art. 435 com a teoria da expedio. 8 - IMPOSSIBILIDADE DA PRESTAO

Algumas vezes torna-se impossvel o cumprimento do contrato. Como ningum pode fazer o impossvel, resolve-se a obrigao. No entanto, segundo o art, 106 do CC, a resoluo s ocorre se a impossibilidade for absoluta, isto , alcanar todos os homens indistintamente. Se a impossibilidade for relativa (que s ocorre em relao ao devedor) no invalidade o contrato. A impossibilidade da prestao pode ser ainda: a) Fsica ou jurdica; b) Contempornea ou superveniente;

You might also like