You are on page 1of 49

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Introduo

Para nossa surpresa, em pesquisa informal, observamos o desconhecimento que h, sobre a Manuteno em Aparelho Celular entre os profissionais que precisam, em tempos to difceis como os de hoje, manter sua empregabilidade. Quanto prejuzo o desconhecimento ou mesmo a negligncia j acarretaram!?

Este Manual Tcnico tem como objetivo, instruir, sobre a Montagem e a Manuteno correta e eficaz em Aparelho Celular. Contm Informaes sobre a desmontagem de alguns modelos, identificao das peas mveis, soluo de problemas, layout de placas, etc. Um comparativo entre as tecnologias Tdma, Cdma e Gsm feita, atravs de uma forma fcil e proveitosa para que o leigo em eletrnica possa entender o funcionamento de cada sistema e tirar concluses.

Atualmente muitos aparelhos eletrnicos so sem fio, mas isto no nada perto do que se espera que acontea nos prximos anos, com a adeso quase total do Wireless. Hoje j temos uma ampla gama de freqncias, sendo utilizadas, e com o tempo isto h de aumentar, exigindo ainda mais do profissional de eletrnica. Portanto, o responsvel deve estar apto para interpretar os resultados, em funo das caractersticas de cada aparelho e utilizar o instrumento de trabalho apropriado para anlise e efetuar o conserto.

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular ndice Telefonia Celular Digital GSM Dados Tcnicos da Tecnologia GSM no Brasil Aparelho Celular Digital GSM Software Hardware Tipos de Software Software Bsico Software Aplicativo Identificao do Aparelho Celular IMEI Identificao Internacional do Equipamento Mvel IMSI Identificao Internacional do Assinante Mvel Diviso em Blocos da Banda Base GSM Diviso em Blocos da Banda Base DCT-4 UEM Gerenciador de Energia Universal UPP Processador Universal do Telefone Memria Flash Programa Principal Tipos de Memrias de Um aparelho GSM Diviso das Geraes dos Aparelhos Gerao dos Aparelhos Nokia Gerao dos Aparelhos Siemens Gerao dos Aparelhos Sony Ericsson Gerao dos Aparelhos Motorola Gerao dos Aparelhos Samsung Verso de Software Reparando o Software do Aparelho GSM Falhas Mais Comuns no Software Procedimento para Flash Total Ferramentas Bsicas para o Laboratrio Desbloqueio do SIM CARD Utilizao da BOX Programa DCT-X Nokia Realizando a Flash no Aparelho Nokia Utilizando o Programa da Sony Ericsson Realizando o Desbloqueio do Sony Ericsson Realizando a Flash do Sony Ericsson Utilizando o Programa da Sagem/Gradiente Utilizando o Programa da Siemens Realizando o Desbloqueio do Siemens Realizando a Flash do Siemens Utilizando o Programa da LG Realizando o Desbloqueio do LG Realizando a Flash do LG Utilizando o Programa da Samsung Realizando o Desbloqueio do Samsung Realizando a Flash do Samsung Utilizando o Programa da Motorola Realizando Atualizaes no Motorola 08 11 11 11 11 11 11 11 12 12 12 13 13 13 14 14 15 15 15 16 16 16 16 16 17 18 18 19 20 20 20 22 22 22 23 23 23 24 24 24 24 25 25 26 26 26 27

Centro de Formao e Qualificao

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular ndice Desbloqueio de SIM CARD do Motorola ACER Flash do Motorola ACER Flash do Motorola ACER quando o Aparelho no Liga Cdigo de Segurana do Motorola ACER A Famlia V-Triplets Modo Flash da Linha Motorola Flash Total Atualizao aps Efetuar a Flash Cdigo de Segurana Ajuste do Contraste do Mdulo LCD Backup do Aparelho Procedimentos Especiais Identificao dos Aparelhos Diagramas e Esquemas Eltricos Vista Explodida do Nokia 6820 Defeitos Mecnicos do Nokia 6820 Esquemas Eltrico Nokia 6820 Gerenciador de Energia Esquemas Eltrico Nokia 6820 UPP 8M Esquemas Eltrico Nokia 6820 Helga RF Esquemas Eltrico Nokia 6820 Interface de Usurio Esquemas Eltrico Nokia 6820 Cmera Fotogrfica e PA Esquemas Eltrico Nokia 6820 Conectores e SIM CARD Esquemas Eltrico Nokia 6820 PCI Principal Esquemas Eltrico Nokia 6820 Principais Componentes da PCI 27 27 27 27 28 28 28 28 28 28 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41

Centro de Formao e Qualificao

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Telefonia Celular Digital GSM Na dcada de 80, sistemas de telefones celulares analgicos foram desenvolvidos na Europa, especialmente na Escandinvia, Reino Unido, Frana e Alemanha. Foram desenvolvidos diversos sistemas, o que levou a incompatibilidade entre eles, devido forma de envio de dados, protocolos e freqncia de comunicao. Em 1982, foi realizada a Conference of European Posts and Telegraphs (CEPT), onde se formou um grupo denominado Group Special Mobile (GSM) com o objetivo de estudar e desenvolver um sistema mvel que obedecesse a determinados padres e pusesse ponto final na incompatibilidade entre os diversos sistemas ento existentes. Esta tecnologia deveria prover boa qualidade de voz, eficincia espectral, terminais pequenos e de baixo custo e suporte para roaming Internacional (termo que denomina o uso de um celular fora do seu lugar de registro). Oferecia tambm compatibilidade IDSN (antiga tecnologia de Banda Larga de 128 Kbps, que divide a linha em dois canais de 64 Kbps e possibilita que o usurio utilize toda a largura de banda para a navegao ou mantenha o telefone desocupado para fazer/receber ligaes convencionais), capacidade para suportar handhelds e uma vasta quantidade de novos servios e utilidades. A segurana da tecnologia GSM atual (Global System for Mobile Communications) tida atualmente como a mais segura e utilizada no mundo inteiro. Ela funciona atravs de um micro chip (SIM CARD) que armazena toda a inteligncia do celular. O chip reconhecido por qualquer aparelho GSM, em qualquer parte do mundo, e o usurio pode inseri-lo em outro de qualquer modelo e marca compatvel e us-lo normalmente, mantendo o seu numero de telefone, agenda, plano de servio, senha, etc. A clonagem quase impossvel, porque o sistema operacional do aparelho s liberado depois de reconhecer a senha do usurio. O Chip utiliza duas senhas para garantia a segurana e a integridade dos dados armazenados. Essas senhas so chamadas PIN (senha) e PUK (chave de senha). Aps ligar seu aparelho GSM ele ir requisitar a senha PIN. Se voc esquecer a senha PIN e digitar trs vezes errado o seu SIM card ser bloqueado. Com isso voc dever digitar a chave da senha (PUK). Uma rede GSM composta por vrias entidades e interfaces especficas. A grosso modo, a estao Mvel o telefone provido de um carto inteligente que integra o micro chip (denominado Sim Card). O Carto SIM tem uma identificao nica mundial (IMSI), assim com o aparelho (IMEI). Estes cdigos so independentes, permitindo uma maior mobilidade e uma segurana pessoal contra o uso no autorizado.

Centro de Formao e Qualificao

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

O Subsistema Rdio Base controla a ligao com a estao mvel e dividido em Estao Rdio Base de Transmisso (BTS Base Transceiver Station) e a Estao Rdio Base de Controle (BSC Base Station Controller). A comunicao entre elas realizada atravs de uma interface que admite a operao de componentes de diversos fornecedores. A BTS aloja os dispositivos de transmisso/recepo que definem a clula e suportam os protocolos de ligao por rdio com a estao mvel, enquanto a BSC realiza a conexo entre as estaes mveis e o centro de comunicao mvel (MSC). O MSC faz a comutao das chamadas entre as estaes mveis ou entre uma estao mvel e um terminal fixo atuando como um n de comutao e prev toda a funcionalidade necessria para a realizao do registro, autenticao, atualizao da localizao, transio entre clulas (Hand Off) e gerenciamento do assinante em roaming. Estes servios so providenciados em conjunto, com vrias entidades funcionais que juntas formam o subsistema rede: MSC (Mobile Service Center), HLR (Home location Register), VLR (Visitor Location Register), EIR (Equipment Identity Register), AuC (Authentication Center). O HLR, o VLR e o MSC, em conjunto, providenciam as capacidades de roaming do GSM. O HLR contm toda a informao administrativa de todo o assinante registrado na correspondente rede GSM, juntamente com a localizao da estao mvel. A localizao da estao mvel est geralmente na forma do endereamento do VLR. As informaes fornecidas pelo VLR so necessrias para controlar a chamada e providenciar os servios de cada assinante, situada dentro de uma determinada rea de controle. Outros dois registros so usados para a segurana e autenticao. O EIR uma base de dados que contm listagens de todos os equipamentos mveis vlidos na rede, onde todas as estaes mveis so identificadas pelo IMEI. Um IMEI considerado como invlido se declarado como roubado ou incompatvel com a rede. O AuC uma base de dados protegida que guarda uma cpia de cada SIM, que usado para autenticar e encriptar atravs do canal de rdio. A voz em GSM codificada diretamente a uma taxa de 13 Kbps (260 bits cada 20 ms). Com a adio posterior do cdigo para correo de erros, perfaz 22.8Kbps ou 456 bits a cada 20 ms. O envio feito em blocos, e o controle de erro e a equalizao contribuem para a robustez do sinal, prevenindo interferncias. A natureza digital do sistema TDMA oferece recursos para diversos processos que melhoram a qualidade da transmisso, a durao da bateria e a eficincia espectral. O sistema foi introduzido no Brasil em 2002, com a licitao pela Anatel e est presente em quase todo o pas, tendo sido adotado pela maioria das operadoras que atuavam originalmente em TDMA.

Centro de Formao e Qualificao

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Para se ter idia do avano tecnolgico alcanado, o GPRS uma das evolues do padro GSM, que alcana tericos 115 Kbps na conexo com a internet mvel, a velocidade bem superior aos 14 Kbps oferecidos por tecnologias anteriores como a WAP permite que os usurios tirem fotos e as enviem por e-mail. Alguns celulares so verdadeiros computadores de mo, com agenda e e-mail compatveis com o MS Outlook, modem e visualizadores capaz de visualizar webpages em HTML e JavaScript. Com eles, possvel envia fotos, baixar programas da internet, visualizar arquivos do Power Point, escrever textos, criar planilhas de calculo e reproduzir vdeos e msica. Outros funcionam como videogames, e os jogos podem ser disputados por mltiplos jogadores via conexo sem fio de curto alcance, tipo bluetooth, ou rede telefnica celular. Alis, os fabricantes de celulares e acessrios vem disponibilizando uma vasta gama de produtos baseados nesta tecnologia, que dispensa fios e cabos. As opes mais comuns so fones de ouvido que so encaixados na orelha do usurio e dispem de uma minscula haste com o microfone. Celulares de uma concepo recente, como o Nokia 3650, embutem funes multimdia, com cmera e filmadora digital. Os arquivos de vdeo gravados no formato 3GP, podem ser armazenados na memria interna ou em cartes adicionais e transferidos para o computador via bluetooth ou infravermelho atravs de softwares especficos. J o P900, da Sony Ericsson, apresenta design no melhor estilo de um celular convencional, mas , na verdade, um handheld com jeito de telefone. Para usar o celular GSM, basta digitar o numero, abrir o Fliper e falar normalmente. Se o usurio desejar navegar na Web ou consultar a agenda do dia, s tocar a tela com a caneta stylus. O brinquedinho tambm tira fotos, grava vdeos de curta durao e permite utilizar msicas MP3 como opo de toque do telefone. Funciona com redes GSM de 900, 1800 e 1900 MHz e tem conectividade GPRS para acesso a Net em alta velocidade. Na Itlia as operadoras oferecem at servio de TV em tempo real no aparelho celular (TIM Mobile TV e Sprint MobiTV). No Japo os usurios da NTT DoCoMo fazem o comercio de produtos e servios. Basta tirar uma foto do cdigo de barras MS-Mark impresso nos produtos que convertem em informaes alfanumricas que so transmitidas para servidores da Mediastick. Baseados nestas informaes e nos dados pessoais do comprador, os servidores preenchem e remetem o formulrio para as lojas eletrnicas. Da s aguardar a remessa do produto.

O GPRS (General Packet Radio Service) um extra que adicionado s redes GSM, introduz o conceito de transmisso de dados por pacote, permitindo mobilidade e estar sempre conectado (always on-line). Isto significa que os usurios que escolhem o servio GPRS esto sempre conectados ao e-mail, internet, a intranet e a outros servios, a uma velocidade de at 115Kbps. Outra vantagem no ter que pagar por estes servios, a menos que esteja enviando ou recebendo dados. Quando o EDGE for adicionado ao GPRS, estas taxas de dados aumentaro at 384Kbps.
Centro de Formao e Qualificao 10

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

O Bluetooth surge como uma nova tecnologia de conectividade sem fio, o bluetooth elimina os cabos utilizados para conectar os dispositivos digitais. Baseado em um link de rdio de at 10 metros um do outro, pode conectar vrios tipos de dispositivos, proporcionando uma maior liberdade de movimento. Para estabelecer uma comunicao basta colocar dois dispositivos equipados com bluetooth e comear a enviar informaes, para o seu laptop, impressora que est na sala ao lado, poder utilizar o celular para comandar o sistema de alarme da sua casa. 3G (Telefonia Mvel em Terceira Gerao) um termo genrico que cobre vrias tecnologias para redes de telefonia celular sem fio do futuro, incluindo CDMA200, UMTS, WCDMA e EDGE. 3G combina acesso mvel de alta velocidade com servios baseados em IP (Internet Protocol). Isto no significa apenas rpida conexo mvel para a World Wide Web libertando-nos de conexes lentas, equipamentos pesados e pontos de acesso imveis. 3G capacitar novos caminhos para se comunicar, informao de acesso e conduzir negcios. O WCDMA (Wideband Code Division Multiple Acess) e o EDGE (Enhanced Data Rates for Global Evolutions) foram sistemas de 3G projetados para tratar servios de multimdia que demandam grande largura de banda, ou seja, servios de internet mvel. Estes servios sero acessados por parte dos usurios atravs de uma grande variedade de aparelhos, incluindo telefones mveis, PDAs, palm pilots e laptops. O sistema GSM e os sistemas nele baseados, so uma primeira aproximao de um sistema de comunicao verdadeiramente pessoal. O Carto SIM trouxe mobilidade pessoal e mobilidade para o terminal. Junto com o roaming internacional e o suporte para uma variedade de servios tais como voz, transferncia de dados, fax, SMS e outros, o GSM chega prxima de uma satisfao total das necessidades de comunicao pessoal. Assim sendo, este vir a ser usado como base para o Projeto Mundial de Comunicao. Sua ultima evoluo foi o 3GSM que possibilitara a vdeo conferncia alm de uma espcie de wallet phone ou seja, celular careteira, onde o cliente far comparas com o aparelho celular.

Centro de Formao e Qualificao

11

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Dados Tcnicos da Tecnologia GSM no Brasil


Freqncia: GSM 1800MHz Largura do Canal: 200KHz Nmero de Canais: 374 Os sinais transmitidos e recebidos de um aparelho GSM ganharam os nomes de Uplink e Downlink. O sinal de transmisso fica afastado 95MHz do sinal da recepo, evitando interferncias.

Aparelho Celular Digital GSM Um aparelho celular GSM se divide em duas partes: Software e Hardware. Assim como acontece em um computador, os aparelhos GSM possuem em sua maioria microprocessadores (hardware), que necessitam de um programa (software) para poderem funcionar. Software: a parte lgica do aparelho. composto por um programa, que faz o hardware (processador e componentes) executar funes especificas de acordo foi programado. Fornece instrues para o processador principal e os outros componentes. Controla e ajusta o funcionamento do sistema. Com isso poderemos perceber que qualquer instruo errada poder apresentar falhas no aparelho celular. Ex.: Contact Service, No Liga, Reiniciando, etc. Hardware: a parte fsica do aparelho. Como o hardware depende de um software para poder funcionar, sem essa programao ele no efetua nenhuma funo sozinho. O hardware no funciona, sem o software. Tipos de Softwares
Software Bsico: o Software Operacional ou Firmware do Aparelho. Esse Sistema Operacional coloca o hardware do aparelho para funcionar. Possui as instrues de controle das funcionalidades do processador. Comparado ao computador, seria o Sistema Operacional Windows, Linux, etc. O software Bsico do celular gravado no MCU (Micro Controller Unit Unidade Micro Controlada) que vai gerir todas as informaes do aparelho.
O software principal de um aparelho programado em linguagem de mquina (assembly); Cada fabricante possui seu Firmware e plataforma UI prprios; Os mais modernos adotaram a plataforma Java (J2ME), que permite ao celular executar aplicativos desenvolvidos nesta tecnologia. Ex: Jogos, etc. Os Smart-Phones (WD2) utilizam plataformas universais, e cada fabricante desenvolve sua forma de comunicao com o usurio. As plataformas disponveis so: Windows Mobile Desenvolvido em C++/ASP.NET Ex: MPX220, I600, etc.

Centro de Formao e Qualificao

12

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


Symbian OS Desenvolvido em C++/Java/.NET Ex. 6600, 7650, etc.

Obs: Caso o software operacional (MCU) seja gravado errado, no ir funcionar o aparelho. O IMEI do telefone tambm fica vinculado a ele.

Software Aplicativo: Esses so softwares extras que no influenciam diretamente no celular, como: calculadora, MMS, SMS, Relgio, MP3, Vdeo, etc. Tambm considerado, os aplicativos de controle, ajuste do sistema e Pacotes de Linguagens (PPM Idiomas Ingls/Portugus). Comparado ao computador, poderamos citar os programas que o acompanham: Excel, Corel, Antivrus, etc. Identificao do Aparelho Celular
Os telefones celulares so identificados de duas formas: Pelo Nmero de Identificao Mvel MIN/IMSI e pelo ESN/IMEI. O ESN/IMEI, quando usado em combinao com o MIN/IMSI, serve para validar que o usurio pode legitimamente ter acesso ao sistema. O ESN/IMEI tambm contm informaes a respeito da fabricao do telefone. Se a combinao transmitida de MIN/IMSI e ESN/IMEI no for a legtima, o servio ento ser negado. MIN Mobile Identity Number Nmero de Identificao Mvel Celular IMSI International Mobile Subscriber Identity - Identificao Internacional do Assinante Mvel ESN Eletronic Serial Number Nmero Serial Eletrnico IMEI International Mobile Equipment Identity - Identificao Internacional do Equipamento Mvel Obs.: Nas Tecnologias AMPS/TDMA/CDMA geralmente so encontrados ESN e MIN. A Tecnologia GSM poder trazer o IMEI ou SN (Serial Number Nmero Serial) para identificar o aparelho e o IMSI para identificar o cliente. Para Acessar o IMEI do aparelho GSM digite: *#06#.

IMEI Identificao Internacional do Equipamento Mvel

O IMEI possui 15 dgitos. Dgitos 1 ao 6 Nmero de certificao do produto (type approval); Dgitos 7 e 8 Nmero de identificao do fabricante; Dgitos 9 ao 14 Nmero de srie (cdigo do modelo do produto serial number); Dgito 15 Numero indicando o dgito de verificao (verify digit); IMSI Identificao Internacional do Assinante Mvel

Centro de Formao e Qualificao

13

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Inicialmente o IMSI era conhecido como ICCID (Integrated Circuit Chip Card Identification) que tambm possui 15 dgitos. Dgitos 1 ao 3 MCC Cdigo do Pas (895, 724 Brasil \\ 505 Austrlia \\ 206 Blgica \\ 242 Noruega, etc) Dgitos 4 e 5 MNC Cdigo da Operadora (51 Brasil Telecom \\ 53 OI \\ 12 Vodafone \\ 02 Optus, etc). Dgitos 6 e 7 HLR Armazena alguns Informaes administrativas do assinante registrado na rede. Dgito 8 ao 15 ID Nmero de identificao do Assinante e do SIM CARD.

Diviso em Blocos da Banda Base GSM

Diviso em Blocos da Banda Base DCT-4

A Banda Base de um aparelho DCT 4 composto de: UEM : Universal Enefry Management Gerenciador de Energia Universal UPP : Universal Phone Processor Processador Universal do Telefone Memria Flash : Armazena o Programa Principal. Possui a eeprom emulada interna. UEM Gerenciador de Energia Universal
O UEM possui em sua integridade as funes de:

Centro de Formao e Qualificao

14

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


Gerenciar o fornecimento de Energia regulada e corrente estabilizada para o aparelho; Carregamento da Bateria; Controlador de LEDs, Campainha e Motor Vibratrio (Uiswitch); UI Interface de Usurio como Teclado, LCD, IR, Cn. Bateria, Cn. Sistemas, etc; Iluminao do aparelho como Leds do teclado e LCD;

Processador de udio (Cobba TDMA ou Cafe CDMA) Interface de Dados; Interface de RF; Conversores A/D (Analgico / Digital). UPP Processador Universal do Telefone
O UPP possui em sua integridade as funes de:

DSP Digital Signal Processor Processador de Sinal Digital;

Processor Unit Unidade de Processamento e Controle; MCU Micro Controller Unit Unidade Micro Controlada Software do Aparelho;
Controla o UEM; Controla a Memria Flash; Controle dos Caracteres do Modulo LCD; Controle do setor de RF (Transmisso e Recepo) Controle da Comunicao Externa.

CPU Control

Memria Flash Programa Principal


A memria Flash possui o software principal emulado internamente, tornando o acesso ( Read leitura // Write escrita ) a memria bem mais rpido. O Software do aparelho escrito (Write) na memria flash. Quando atualizamos o software de um aparelho, atualizamos uma parte do contedo da Memria Flash. A memria, geralmente se divide assim:

MCU ou Software Operacional: Onde est os dados vitais para a comunicao entre Software e Hardware.

Lang Pack ou PPM: Pacote de Idioma. Onde est instalado os Idiomas que o aparelho ir apresentar. Em alguns modelos se Apagar a memria e no instalar o PPM os Menus funcionam, mas no aparece nada escrito. Cp Files ou Content Packeed Files: Compreende os pacotes de Contedo. Ex.: Proteo de Tela, Aplicativos, Ringtones, etc. PMM/PM: Memria Permanente (Alto Risco de Perda). EEPROM ou Flex File: Compreende as configuraes do Software. No caso da Motorola o Flex faz a customizao da operadora e das configuraes de usurio. Ui Options: Configurao de operadora. Possui a tabela de ganho da campainha, etc.

Centro de Formao e Qualificao

15

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


PP Product Profile: Padres de Produto. Ex.: Quando lanado o produto, etc. SEEM Securite EEprom Memory: rea de Segurana do aparelho. Ex.: IMEI/ESN, etc. (Alto Risco de Perda) Aplicaes Java: Espao reservado para o software principal do Sistema Java J2ME. Neste espao tambm fica os aplicativos Java Programas com plataforma Java, gravados no celular.

Tipos de Memrias de um aparelho GSM


Nos aparelhos encontramos vrios tipos de memrias. ROM Read Only Memory Memria Somente de Leitura. Nunca perde seus dados, mesmo sem energia. S gravada uma vez e no se pode alterar o seu contedo. Ex: CD-R RAM Random Access Memory Memria de Acesso Aleatrio. uma memria voltil e sem energia os seus dados so perdidos. SRAM Static Random Access Memory Memria Esttica de Acesso Aleatrio. A

Sram pode ser conhecida tambm pelos nomes: Speed ou Slave RAM. SDRAM Synchronous Dynamic Random Access Memory Memria Sncrona de Acesso Aleatrio Dinmico. Essa memria encontrada nos aparelhos lanamentos. EPROM Erasable Programmable Read Only Memory Memria Somente de Leitura, Programada e Apagvel. uma memria no voltil, gravada com equipamento especifico e apagada atravs de raios ultravioleta. EEPROM ou EPROM Electrically Erasable Programmable ReadOnly Memory Memria Somente de Leitura, Programada e Apagvel Eletronicamente. Podem ser utilizados gravadores especficos ou gravado pelo prprio sistema. Os dados no se perdem sem energia e podem ficar armazenados por at 100 anos. FLASH uma memria no voltil de alta velocidade de escrita e leitura, um dispositivo de armazenamento altamente confivel. Em sua caracterstica esto as memrias SRAM, EEPROM e ROM. Combo FLASH Nos aparelhos mais modernos encontramos uma memria Combo Flash que ir ter em sua parte interna uma memria EEPROM emulada dentro onde se encontra gravado a Security Data rea do Software. As memrias acima descritas acompanham a Combo Flash. Diviso das Geraes dos Aparelhos
Os aparelhos so divididos por arquiteturas diferentes de Software e Hardware independente da tecnologia celular.

Gerao dos Aparelhos Nokia


Os aparelhos da linha Nokia so classificados em DCT (Digital Core Tecnology Phones Telefones com Tecnologia de Centro Digital). O que classifica os aparelhos da linha Nokia so: Gerao de software e hardware, plataformas de software e hardware e a arquitetura de software e hardware. DCT 1 Fora de Linha. Ex.: 5110, etc DCT 2 Fora de Linha. Ex.: 6110, etc DCT 3 Utilizam o Wintesla como Software de Servio. Ex.: 2100, 3310, 6250, etc.

Centro de Formao e Qualificao

16

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


DCT 4 Utilizam o Phoenix e o Diego (CDMA) como Software de Servio. Ex.: 1100, 1220, 2112, 2220, 2272, 2280, 2300, 2600, 2650, 3100, 3200, 3220, 3300, 3320, 3350, 3520, 6100, 6200, 6220, 6310, 6500, 6510, 6560, 6610, 6650, 6820, 7200, 7210, 7250i, 7600, 7650, etc. DCT 4 WD2 Utilizam o Phoenix como Software de Servio. Compreende os Smart-Phones (WD2) que utilizam plataformas Symbian OS Desenvolvido em C++/Java/.NET Ex. 3600, 3650, 6600, 6620, 6630, 7610, 7650, N-Gage, etc. DCT L Utilizam o Wintesla como Software de Servio. Compreende os Communicator. Ex.: 9210, 9210i, 9300, 9500, etc. Obs.: Os softwares Wintesla e Phoenix apresentam muitos conflitos quanto instalados no Windows XP. Recomenda-se a utilizao do Windows 2000.

Gerao dos Aparelhos Siemens


Os aparelhos da linha Siemens se dividem em duas Geraes: Gerao Antiga (OLD) C25, X3X, X4X, X50, etc. Gerao Nova (NEW) X5X, X6X, X7X, etc. Obs.: A siemens tambm produz uma serie numrica. Ex.: 1168, 2118, 2128, 3118, 6688, etc. Alguns modelos da Siemens: C30, C35, M35, S35, A40, S40, C45, A50, C50, C55, A60, C60, A70, etc. Lanamentos: A75, AX75, C75, CL75, CX75, M75, S75, SL75, etc.

Gerao dos Aparelhos Sony Ericsson


A Sony Ericsson tambm adota dois padres para seus aparelhos (Tanto GSM quanto CDMA). RTZ Compreende os modelos: R520, T39, T65, T68, T68i, T200, T202, T226, T230, T238, T300, T302, T306, T310, T312, T316, T610, T616, T618, T628, T630, P800, P802, P900, P908, P910, Z600, Z608, etc. ATRZ Compreende os modelos: A3618, R600, T100, T105, T106, T66, T600, T602, Z200, etc.

Gerao dos Aparelhos Motorola


A Motorola como os demais tambm divide em duas geraes: ACER Compreende uma pequena quantidade de modelos desconhecidos: Ex.: T190, T191, C300-MIRA, T190-ZEUS, C200-APOLO, C201, C202, C300, etc. P2K Abrange a maioria dos aparelhos mais comuns da motorola. Ex.: C330, C333, C350, C350L, C355, C450, C550, C650, E380, T280, T720, T729i, V60, V66, V70, V80, V180, V220, V300, V400, V450, V500, V525, V550, V600, V3, etc.

Gerao dos Aparelhos Samsung


A Samsung separa seus aparelhos em cinco geraes: ONE-C A2XX, A800, N1XX, N200, N288, N300, N400, N500, N600, N611, N620, N625, N628, R200, R201, R208, R210, R220, R225, T100, T108, T400, T408, T410, T500, T508, etc. TRIDENT C200, D100, D410, D418, E105, E108, E300, E310, E318, E400, E600, E608, E710, E715, E718, E810, E818, P100, P108, P400, P408, P730, P738, Q100, Q105, Q200, Q300, Q400, Q605, S100, S105, S108, S200, S208, S300, S308, V100, V200, V205, V208, X105, X120, X400, X426, X430, X438, X450, X458, X610, X710, etc. M46 A100, A110, A188, A300, A400, M100, T208.

Centro de Formao e Qualificao

17

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


OM6357 E100, E330, E338, E630, E638, E700, E708, E800, E808, E820, S500, S508, X100, X108, X460, X468, X600, X608. SKYWORKS C100, C108, C110, P510, P518.

Verso de Software
Cada aparelho possui um software especfico para funcionar. Alguns aparelhos aparentemente iguais (1100 e 1108), possuem verses de software diferente. Para isso devemos identificar qual a verso existente no aparelho para poder efetuar um Upgrade (Instalar uma verso mais recente que a atual) ou um Downgrade (Instalar uma verso mais antiga que no recomendvel). As Funes READ/Download (L os arquivos do aparelho) e Write/Upload (Grava ou Regrava os Arquivos no aparelho). Para ter acesso a verso de software ser necessrio aplicar alguns cdigos no aparelho: Nokia GSM *#0000# Verso de Software Nokia TDMA *#9999# Verso de Software Nokia CDMA *#936# Verso de Software Siemens *#06# Na opo Info mostra a verso de software e se possui alguma restrio. Samsung *2767*2878# Reset do Aparelho GSM Samsung *2767*637# Apaga tudo, Cdigo de Segurana, Reset e Travas do Sim Card. Motorola #02# Verso de Software (E365, C115, C116, C15X, V171) Motorola *#300# SEND Verso de Software Motorola *#301# SEND Teste de Conjunto (Cheque List) Motorola *#302# SEND Ajuste de udio Motorola *#311# SEND Reset de Cdigos de Segurana (T19X) Motorola *#402# SEND Ajuste de Contraste Motorola *#06# Sem o SIM Card para entrar no modo OPcode (V150, C333,C35X). Menu 048263* Entra no Modo OPcode 18*0 OK Master Cliar, Reset das Configuraes de Usurio. 18*1 OK Master Reset, Reset das Configuraes e dados do Usurio. 10*0*6 OK Configura a Banda (Freqncia de 900/1800 MHz GSM). LG 2945#*# Apaga tudo, inclusive o Cdigo de Segurana (Factory Reset). VERSO DO SOFTWARE (FIRMWARE) DATA DE FABRICAO IDENTIFICAO DO HARDWARE

Reparando o Software do Aparelho GSM


Como foi visto anteriormente, o software tem funo vital no aparelho celular. Quando apresenta algum problema, parte ou todo o hardware para de funcionar. Existem vrias atualizaes que podem ser efetuadas no software de um aparelho. Podemos alterar, atualizar e incrementar aplicativos nos aparelhos. Como a maioria do

Centro de Formao e Qualificao

18

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


contedo de software do aparelho se encontra na memria FLASH, ento o processo de gravao ou atualizao de software do aparelho se chama FLASH. Ex.: Fazer um Flash no aparelho, etc. FLASH TOTAL: o nome atribudo ao processo de atualizao Total do software. Ser necessrio substituir todo o contedo da Memria FLASH, Inclusive o ESN/IMEI que parte dele fica alojado dentro da memria. FLASH PARCIAL: o nome atribudo ao processo de atualizao Parcial do Software. Ser necessrio substituir partes especficas do contedo da memria FLASH ou EEPROM. Ex.: Troca de Idioma, Configurao de Contraste, Configurao de Operadora, Reset, etc. Obs.: Todos os processos que envolvem a substituio do contedo da memria Flash ou EEPROM correm risco de perda do aparelho.

Falhas Mais Comuns no Software


Existem uma quantidade enorme de falhas que podem apresentar no aparelho e so causadas por um software defeituoso. Nas tecnologias TDMA e CDMA, onde a maioria dos defeitos eram provenientes de hardware, substituamos logo a pea com falha. Nos GSM teremos que primeiramente descartar toda e qualquer falha de software. As principais falhas de software esto listadas abaixo: Sem Sinal; No Liga e possui consumo de Boot; No Toca; No Vibra; Sem udio Travando; Reiniciando: Rediscando; Sinal de Ocupado; Impossvel de Chamar; No Carrega; Defeitos no LCD; Ajuste de Contraste do LCD; Erro no Mdulo Java, Infravermelho, Bluetooth, etc; Contact Service; Wrong Software; Repair No Signal (NETWORK); Atualizao do idioma para portugus; Repair All Software Bugs; Falhas DCT-4 WD2: Auto-Shut Off; Software Hang; No Power (DEADSET); Bluetooth Malfunction; Contact Retailer (Repair Contact Service); Auto Pool;

Obs.: O Consumo de Boot, o consumo de corrente do aparelho, entre 15 a 35mA quando pressionado a tecla Power.

Procedimentos para FLASH Total


Antes de realizar o FLASH do aparelho, teremos que seguir algumas etapas para ser bem sucedido. 1 Passo: Criar um arquivo Mestre. Pode-se obter o arquivo mestre com o fabricante ou copiando a Flash Total de um outro aparelho, sem nenhum defeito. Recomenda-se Gravar no Computador. 2 passo: Criar um Backup do Aparelho com falha.

Centro de Formao e Qualificao

19

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


Da mesma forma que copiar a Flash Total do aparelho no passo anterior, prosiga com o aparelho com defeito para fins de Backup. Caso aps a atualizao do aparelho no seja bem sucedida, basta gravar novamente a Flash defeituosa. 3 Passo: Gravar a Flash Mestre. Depois de efetuado o Backup. Execute a Flash Mestre no aparelho. 4 passo: Update Phone Atualizar o ESN/IMEI Original do Aparelho. Atualizar o FAID (Flash Authory ID entification) Reset das Travas do SIMCARD Reset da UI (Interface de Usurio)

O Nmero ESN/IMEI do aparelho est escrita, uma parte numa associao de peas (hardware) e a outra parte escrita pelo software. Quando efetuar a cpia da Flash de um outro Aparelho, o nmero ESN/IMEI, tambm copiado. Ao aplicar a Flash Copiada no aparelho o Hardware detecta o erro e no liga o aparelho. Ser necessrio efetuar o FAID para o Numero Original e efetuar o desbloqueio do aparelho, bem como o Reset para voltar ao normal. Obs.:Lembre-se sempre de anotar o ESN/IMEI antes de efetuar o procedimento, pois no fundo do aparelho nem sempre se encontra a etiqueta Original.

Ferramentas Bsicas para o Laboratrio


Computador: Para instalar os softwares no necessrio um computador muito veloz. Porm, ele ter que ser exclusivo do laboratrio. Quando se est efetuando qualquer atualizao no aparelho, ele corre um risco de parar o processo e perder o aparelho. Ento nada melhor que ter um computador s para isso. Configurao Bsica: Processador Pentium II 650MHz ou Superior (Na Intel Optar por Clock Acima de 1GHz). Memria de 128Mbytes (Recomenda-se utilizar 256Mbytes). Disco Rgido (HD) mnimo de 20Gbytes (Recomenda-se utilizar 40Gbytes. Ser particionado em duas partes iguais de 10Gbytes para instalar dois Sistemas Operacionais. Utilizar o Partition Magic para o trabalho de particionar o HD. O sistema de arquivos a ser usado dever ser do tipo FAT32 e no NTFS.

Sistemas Operacionais: Windows 98SE Principal Sistema Operacional que dever ser instalado na partio de unidade C:\ Os usurios do Phoenix Crack no dever instalar o wintesla. Windows 2000 Sistema Operacional Secundrio que dever ser instalado na partio de unidade D:\ necessrio para a utilizao do Wintesla, Flash USB em aparelhos Motorola Cxxx e Vxxx.

Aterramento: Muito importante na preveno de ESD (Descarga EletroSttica) e se faz necessrio visto que iremos abrir alguns aparelhos para efetuar cortes. Microscpio: A utilizao do microscpio, se faz necessrio para ajudar a conferir as soldas SMD, BGA e para efetuar o corte na placa do aparelho no lugar exato. Fonte de Alimentao: Ser necessrio para medir o consumo de Boot dos Aparelhos que no ligam. Este teste realizado tambm para saber o consumo, pois se conectar um aparelho com consumo superior a 1A (1000mA) causar a queima da Box e do Computador. BOX: Dispositivo que conecta o computador ao aparelho celular e funciona como uma interface de dados intermediando os dois. Esse produto poder ser adquirido por diversos fornecedores,

Centro de Formao e Qualificao

20

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


Originais e Paralelos, Porm deve-se ter a ateno para no adquirir um produto de m qualidade e queimar o aparelho de um cliente e at mesmo o computador. Cabos de Dados: Estes Cabos acompanham a BOX. Mais existem cabos de dados especficos para aparelhos que so lanados depois da box. Ou ento para aparelhos onde no necessitam da box. Ferramentas Bsicas: O tcnico dever ter sempre ao alcance um kit de ferramentas bsicas para abrir o aparelho em caso de defeitos de hardware ou corte na PCI (Aparelhos da Siemens). Baterias e Carregadores: Quando for efetuar o Flash de um aparelho, as baterias devero estar completamente carregadas, pois se for interrompido, o aparelho no ir funcionar mais.

Desbloqueio de SIM CARD


Os aparelhos quando produzido pelo fabricante, no possuem nenhuma restrio quanto a SIM CARD. Quando as operadoras compram esses aparelhos e repassam para os Clientes Inserem um Bloqueio para que os aparelhos no recebam SIM CARD de outra operadora por motivos comerciais e promocionais. O desbloqueio efetuado para que o mesmo aparelho possa receber qualquer SIM CARD sem restries. Antes de desbloquear um aparelho dever checar se o mesmo no possui nenhuma restrio junto a operadora (Conta em aberto, Furto, etc).

Utilizao da BOX
Todas as BOX disponveis no mercado, possui um software para utilizar ou pra atualizar. O funcionamento lgico sempre o mesmo. O que poder mudar so as localidades dos botes ou alguns nomes usados. Iremos adotar o software mais completo para efetuarmos as comparaes necessrias (MAD BLACK BOX/TWISTER).

Programa DCT-X Nokia


A primeira parte do programa mostra um pouco da configurao inicial. Os opcionais devero estar preferencialmente da forma listada abaixo. Detectar automtico Velocidade dos Dados. Para Conectar o modelo sem importante estar em ao Aparelho selecionar na lista. normal para no haver Executar nenhum erro na Flash transmisso dos dados. e UI Options

Centro de Formao e Qualificao

21

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


Limpar automtico os resultados Barra de rolagem automtica para os resultados.

Usar o Histrico dos arquivos utilizados e salvos.

O programa est ativo para executar no aparelho a escrita da Flash e atualizao do UI Options que selecionado preferencialmente como se encontra ao lado. UI Defaults: Reset das configuraes de Usurio. Ex.: Agenda, Ringtones, etc. Full Factory Defaults: Reset Total das configuraes do aparelho e da operadora. Ex.: Contadores, Logos, etc. Init SimLocks: Desbloqueio do Sim Card. Informa Sim Lock Init OK Est destravado. Set FAID: Restaura a ID do aparelho. S dever ser usado quando houver problemas no Flash e o aparelho no ligar. Reset User Lock: Desbloqueio do Cdigo de Segurana. Senha Padro: 12345 Reeboot in Normal Mode: Liga o aparelho aps terminar todo o processo em execuo. LCD Contrast: Regula o contraste do Mdulo LCD (Algumas Box tem esse recurso mais no funciona). Para realizar o Flash do Aparelho possumos algumas opes de pacotes para instalar (DCT3 e DCTL). MCU: Atualiza o Sistema Operacional do Aparelho. Este arquivo sempre o maior. PPM: Pacote de Linguagens. Ser sempre o menor arquivo e geralmente termina o seu nome com letra. Ex.: nhm5ny06.33q (Essa regra da Letra no vlida para TDMA). PMM/PM: Arquivos de Memria Permanente e nos DCT4 se chama PM. Resolve problemas de Contact Service, Informaes de Rede, IMEI, etc. PMM S existe no DCT3 a partir do 2100 e em Todos DCT4. PMM/PM No dever ser alterado ou modificado quando no for necessrio. Risco de Perda do Aparelho. WUG: Arquivos de Logotipos que personalizam o Fabricante ou a Operadora. Ex. Oi MTV, Claro Carto, etc.

A linha DCT4 e DCT4WD2, no difere muito da DCT3. Tambm possui MCU e PPM. CNT: utilizado para os aparelhos que possuem a interface JAVA (J2ME = Java Mobile). Estes arquivos possuem a terminao no seu nome *UCP*. No tem regras para selecionar o arquivo. Poder escolher qualquer um que tenha *UCP*.

Centro de Formao e Qualificao

22

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


Nos aparelhos DCT4/WD2 possui o UI Options um pouco diferente. Full UI Defaults: Reset de todas as Configuraes de Usurio. UI Factory Defaults: Reset de todas as Configuraes da Operadora. Full Factory Defaults: Faz as duas opes acima de uma s vez. Essa opo a mais recomendada. Software Upgrade Defaults: Faz o Upgrade do Software do Aparelho. Reset User Lock, Init SimLocks e Reboot in Normal Mode, j so conhecidas.

Realizando a FLASH no Aparelho NOKIA


Para efetuar uma atualizao correta deveremos seguir algumas etapas que se tornaram rotina com o tempo. Conecte as Interfaces (Aparelho, Computador, BOX, etc.) certificando sua correta conexo e alimentao (sujeira, oxidao e encaixe mal feito influenciam na conexo). Selecione a Plataforma e o seu modelo de Hardware (Type = NSW-4DX, Modelo 8260) Selecione os Arquivos MCU (maior arquivo do diretrio), PPM (Pacote de Idiomas) e CNT Pacote Java, se disponvel) Marque em UI Options as opes Full Factory Defaults, Soft Upgrade Defaults, Init Sim Locks e Reboot in Normal Mode. Clique no boto Start e aguarde o termino do processo, caso o aparelho esteja morto, use a funo Flash e aps o termino faa UI Settins

Utilizando o Programa da Sony Ericsson


A Sony Ericsson utiliza duas plataformas diferentes para os seus aparelhos (RTP e ATRZ). O Programa para as duas so bem parecidos e as pequenas diferenas sero citadas adiante. Connect: Conecta o software a Box. Info: Mostra as informaes do Aparelho. Read Mem: Faz a leitura da memria gravada no Aparelho. Flash MCU: Atualiza o Software principal. Flash Mod: Atualiza o Modem do Aparelho. Flash Gdfs: Atualiza a zona de segurana do aparelho. Funciona como o PMM/PM do Nokia. Init Locks: Efetua o desbloqueio do Sim Card. Init SecBlk: Efetua a alterao do cdigo de segurana.

Realizando o desbloqueio do Sony Ericsson


Os aparelhos da linha Sony Ericsson podem efetuar o desbloqueio atravs de cdigos inseridos no aparelho. Para isso, com qualquer Sim Card digite no aparelho: ** . Entrar na opo Rede e na opo NCK digitar o nmero NCK que se encontra no certificado de garantia do aparelho. Esse nmero possui 8 dgitos. O aparelho fica liberado para todas as operadoras. Quando efetuar o cdigo novamente, ser efetuado o bloqueio correspondente ao chip que se encontra no aparelho.

Centro de Formao e Qualificao

23

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


Para efetuar a leitura do cdigo NCK pelo programa, basta clicar em GO com o aparelho desligado. O cdigo ser mostrado na tela. Para desbloquear usando o programa: Retire a bateria do aparelho, aguarde 5 segundos e coloque novamente. Abra o programa da Sony Ericsson e selecione o modelo desejado (com o aparelho desligado). Clique no boto GO (Grifin-Read Codes) e conecte o aparelho ao cabo. Obs.: No demorar muito, nem ser rpido de mais. Aguarde a leitura do cdigo de desbloqueio (NCK). Clique no boto Init Locks (F Unlock) para desbloquear diretamente ou entre no menu de desbloqueio ( ** ), procure o cadeado fechado e clique em yes,yes e digite o cdigo NCK.

Realizando a Flash do Sony Ericsson


Para realizar a atualizao dos aparelhos da Sony Ericsson teremos que seguir os passos abaixo: Retire a bateria do aparelho, aguarde 5 segundos e coloque novamente. Abra o programa da Sony Ericsson e selecione o modelo desejado (com o aparelho desligado). Clique no boto GO (Grifin-Read Codes) e conecte o aparelho ao cabo. Obs.: No demorar muito, nem ser rpido de mais. Selecione os arquivos MCU, Modem e Gdfs. Aplique o Flash por partes, seguindo esta ordem: Flash MCU Flash Modem Teste todo o aparelho. Caso a falha continue, aplique o Flash Gdfs

Utilizando o programa da Sagem/Gradiente


Para efetuar qualquer servio no aparelho da Sagem/Gradiente, ser necessrio desmont-lo. A box se conecta atravs de Teste Points que ficam na PCI do teclado do aparelho. Para isso: Desmonte o Aparelho Celular. Retire a Manta do Teclado Coloque a Jigle de teste correspondente ao aparelho ligado. Clique em Do Job para fazer a leitura dos cdigos de destravamento do aparelho. Obs.: Ser lido na ltima linha a seguinte informao: HEX: 0x008F75A2 DEC: 0x87567213 O Programa tem a funo de ler o cdigo no aparelho. Monte novamente o aparelho e coloque o Chip que est bloqueado, aparecer a mensagem Sim Incorreto. O aparelho vai pedir um cdigo para liberar. s digitar o cdigo lido em DEC (colocar no aparelho os ltimos 8 nmeros decimais). O aparelho estar desbloqueado para qualquer operadora.

Utilizando o programa da Siemens


Os aparelhos da Siemens tm algo em comum, que dificultam e muito o desbloqueio e em sua maioria perde a garantia do fabricante. O Test Point que consiste em alguns modelos no Corte da Placa. Alguns aparelhos tm que ser rompido uma trilha de programao para abrir o aparelho para receber atualizaes externas. Isso faz com que o aparelho perca a garantia do fabricante. Recomenda-se ao tentar efetuar qualquer atualizao no aparelho, tentar pelo programa antes de efetuar qualquer corte. Se o programa der a informao de Boot Core Bug ser necessrio efetuar o corte. Obs.: Sempre antes de efetuar o corte, ter a certeza que o programa est corretamente ajustado e no foi uma falha no software. Alguns aparelhos no constam no programa, porem a interface utilizada bem similar e poder ser escolhida.

Centro de Formao e Qualificao

24

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Realizando o desbloqueio do Siemens


Os aparelhos A50 com verso superior que 11, tem que efetuar o Test Point. Usando o programa siga os passos abaixo: Retirar a bateria do aparelho e aguarde por 5 segundos. Aps, coloque novamente a bateria. Com o aparelho desligado, encaixe o cabo no aparelho. Selecione o Modelo do Aparelho. Faa a configurao do programa. Selecione a velocidade: 115200 , Process: Mdium e Boot Type: Boot Core Bug quando for aparelhos superiores ao A52 e quando for abaixo, selecionar Normal. Agora clique em Unlock. O Programa vai pedir: Whait to Power on the Phone. Pressione a tecla Power do aparelho para iniciar o But. Isso rpido. No para ligar o aparelho.

Realizando a Flash do Siemens


O programa para realizar a atualizao da Flash, poder ser o mesmo, utilizado para o desbloqueio. Retirar a bateria do aparelho e aguarde por 5 segundos. Aps, coloque novamente a bateria. Com o aparelho desligado, encaixe o cabo no aparelho. Selecione o Modelo do Aparelho. Faa a configurao do programa. Selecione a velocidade: 115200 , Process: Mdium e Boot Type: Boot Core Bug quando for aparelhos superiores ao A52 e quando for abaixo, selecionar Normal. Depois clique em Select Flash File ou Write Flash to Phone e ir pedir o arquivo mestre do flash. Selecione a arquivo correto! Obs.: Se estiver com um aparelho A57 (esse modelo no tem no programa) poder selecionar o modelo corresponde (A55), porm o arquivo mestre ter que ser o correspondente ao aparelho A57. Caso o flash d uma mensagem de erro: Boot File is Not Accept precisar alterar a opo Boot Type de Bootcore Bug para Normal ou vice-versa. A opo Patched Bootcore para desbloqueio via Java.

Utilizando o programa da LG
Encaixe todos os cabos necessrios, pois o programa s funciona,. com a BOX, cabo paralelo (LPT1), cabo USB (Energia) e cabo do aparelho, respectivamente conectados.

Realizando o desbloqueio do LG
O desbloqueio da LG respectivamente, fcil. Aps conectar todos os cabos, basta clicar em Connect Phone e depois de reconhecer o aparelho, clique em Unloock.

Centro de Formao e Qualificao

25

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


Obs.: Caso no esteja habilitado a funo Unloock no programa, ser necessrio efetuar a flash.

Realizando a Flash do LG
Para executar a atualizao de software do LG, usado o mesmo programa do desbloqueio. Conecte todos os cabos entre a BOX e o Aparelho. Clique em Connect Phone para reconhecer o aparelho. Para efetuar a Flash, clique em Write Flash1 e no local C:\LG\Arquivos mestre\ escolha o modelo e o arquivo selecionado ser o de extenso *.FL0. Ex.: 5300iP40V109APR272004.FL0 Aps escolhido o arquivo j inicia o processo de Flash no aparelho. Aps terminar j habilita o boto Unloock, porm recomenda-se efetuar o desbloqueio depois de efetuar a Flash completa. A ultima etapa do Flash o segundo arquivo cuja extenso ser *.FL1. Ex.: G5300iP40V109APR272004.FL1 Esses arquivos selecionados so do aparelho G5300i. Quando efetuar a flash ser necessrio reparar o IMEI. Como uma parte do IMEI fica no software, e o software copiado de outro aparelho. O hardware no reconhece o IMEI e no liga o aparelho. Portanto, digite o IMEI correto, no campo solicitado e depois clique em Repairing IMEI e depois Unloock. Obs.: Lembre-se sempre de anotar o IMEI do aparelho antes de efetuar qualquer processo. No confie na numerao contida na etiqueta, pois essa pode no ser mais a original. Confira no aparelho. Caso o aparelho no habilite a funo Unloock aps efetuar a flash, anote o cdigo lido pelo programa na opo Unloock Code = 83905101. O cdigo informado ser aplicado ao aparelho, quando inserido o Sim Card da operadora que possui o bloqueio. Ex.: Procedimento igual o da Sagem/Gradiente.

Utilizando o programa da Samsung


O programa da Samsung possui todas as suas geraes inclusas, o trabalho ser s de mudar as janelas. O funcionamento quase padro para todas.

Connect: Conecta a Box ao Computador e verifica o funcionamento. Read Flash: L a Flash do aparelho para o programa. Write Flash: Grava a Flash do Programa para o Aparelho. Read E2P: L a memria EEPROM do Aparelho e salva no Programa. Write E2P: Grava a memria EEPROM do Programa no Aparelho. Mobile Info: L as informaes do aparelho e suas configuraes. Unlock: Retira as Travas do Sim Card, desbloqueando o aparelho. Para efetuar a Flash dos aparelhos Samsung necessrio selecionar alguns arquivos e para cada gerao diferencia um pouco. One-C: MCU, OGM e MEL (S em alguns AP) Trident: MCU (S possui um arquivo) M46: MCU_1 e MCU_2 OM6357: MCU, TFS, OGM_1 e OGM_2 (Geralmente se atualiza s o MCU e o TFS) SkyWorks: MCU_1 (Code), MCU_2 (Data) e MCU_3 (NVM)

Centro de Formao e Qualificao

26

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Realizando o desbloqueio do Samsung


Os aparelhos Samsung no precisam estar com a bateria conectados para poder efetuar o desbloqueio. O Prprio Software/Box envia as tenses necessrias para efetuar as Atualizaes. Conecte o aparelho sem bateria, no cabo correspondente. Selecione o modelo do Aparelho. Clique em Mobile Info para ler as informaes do aparelho. Clique em Unlock para retirar as travas do Sim Card. Caso o aparelho pea Cdigo de Rede depois do desbloqueio, digite o cdigo lido pela box no espao: Net, Locks ou Key.

Realizando a Flash do Samsung


Os aparelhos Samsung no precisam estar com a bateria conectados para poder efetuar a Flash. O Prprio Software/Box envia as tenses necessrias para efetuar as Atualizaes. Conecte o aparelho sem bateria, no cabo correspondente. Selecione o modelo do Aparelho. Clique em Mobile Info para ler as informaes do aparelho. Selecione os arquivos de Flash do aparelho de acordo com as geraes.

Clique no boto Write Flash e aguarde o final do processo. Obs.: Se precisar efetue o desbloqueio logo em seguida.

Utilizando o programa da Motorola


O programa que poder ser utilizado para efetuar o desbloqueio e atualizaes de alguns aparelhos da Motorola o Motorola Service Software. O programa possui vrias opes, mas utilizaremos o que vem na Box. Main Features: Esse guia usado para efetuar o reset, ler as informaes do aparelho e configurao dos cabos. Other Functions: Separado para funes especiais como: Ativar o logo inicial, ativar a banda de 1800MHz, Test Mode, Arquivos de Flex, etc. Unlock / IMEI: Neste guia tem a Funo de desbloqueio de Sim Card e Acesso WAP ou http. Flash Module: Efetua a Atualizao do software do aparelho. EEPROM Tools: Poder alterar o logo inicial, configuraes do tipo de LCD, restaurar as config. da Bateria.

Centro de Formao e Qualificao

27

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular Realizando Atualizaes no Motorola


Os aparelhos da motorola utilizam a bateria como fonte de energia. Por isso precisa estar bem carregada para no para o processo de atualizao no meio e perder o aparelho.

Desbloqueio de Sim Card do Motorola ACER


Conecte o aparelho ligado ao cabo. Clique em Rd Info para fazer a leitura do aparelho e selecionar o modelo automtico. A opo Locks vai desbloquear e depois o aparelho ficar desligado. Retire a bateria e depois ligue o aparelho.

Flash do Motorola ACER


Conecte o aparelho ligado ao cabo. Clique em Rd Info para fazer a leitura do aparelho e selecionar o modelo automtico. Selecione a opo Flx que corresponde ao arquivo de Flex do aparelho. Aguarde o processo concluir. Retire a bateria e depois ligue o aparelho. Obs.: Essa atualizao resolve falhas pontuais, como: Pacote de Linguagens, Cmera, Sem Sinal, etc.

Flash do Motorola ACER quando o aparelho no liga


Conecte o aparelho ao cabo. Selecione o modelo do aparelho. Selecione os arquivos MCU e LP Na opo Enable Flash marque as opes MCU e LP. Clique no boto Wr Flash. Quando aparecer a mensagem de confirmao clique em SIM. D o Pulso de Boot na tecla Power (Liga/Desliga) para iniciar o processo. Aguarde o processo concluir. Retire a bateria e depois ligue o aparelho.

Cdigo de segurana do Motorola ACER


Conecte o aparelho ligado ao cabo. Clique em Rd Info para fazer a leitura do aparelho e selecionar o modelo automtico. Clique no boto Defaults para o reset do aparelho. Caso queria limpar todas as configuraes de Usurio e Operadora, marque a opo Enable reset Phone Book e clique no boto Defaults.

Centro de Formao e Qualificao

28

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular A Familia V-Triplets


OS aparelhos Motorola da gerao P2K que compreende os modelos V300, V400, V500 e V600 possuem o mesmo software principal. Caso tenha um V300, poder atualizar o arquivo de Flex dele para V600 e ir funcionar perfeitamente. A nica funo que no existira o Bluetooth, pois falta o hardware na placa. Na Motorola necessrio atualizar a Flash e o Flex.

Modo Flash da Linha Motorola


Este modo para saber se os aparelhos da Motorola, que no ligam, esto entrando no processo de Boot. Ento pressione no aparelho ao mesmo tempo as teclas: *# e a tecla Power. Caso o aparelho entre no modo Flash um indicativo que se efetuar a atualizao do Software do aparelho ele poder voltar a funcionar novamente. Obs.: os aparelhos V150, C333 e C35X, no conseguem ser lidos pelo programa se o cdigo de segurana estiver ativo. Caso o cliente no saiba o cdigo, ser necessrio efetuar o Reset do aparelho.

Flash Total
o processo de apagar todo o Firmeware gravado originalmente em um aparelho e em seguida regravar um novo Firmware. Com esse procedimento, corrigimos vrias falhas que podem influenciar no funcionamento do aparelho. importante lembrar que quando efetuarmos uma Flash Total preciso executar a atualizao Ps flash pra que volte a funcionar normalmente.

Atualizao aps efetuar a Flash


Aps realizar o Flash Total necessrio restaurar as configuraes originais do aparelho como nmero de IMEI, reset de cdigo de segurana, etc. Caso no execute este procedimento poder aparecer no aparelho a mensagem Wrong Software ou ligar e desligar logo em seguida. Essa falha informa a ausncia da atualizao FAID sendo necessrio atualizar o ID do aparelho.

Cdigo de Segurana
Essa falha ocorre quando o usurio altera o cdigo de segurana do aparelho e insere um SIM CARD diferente do usado. Neste momento o aparelho pedir o cdigo de segurana. Quando o usurio esquece esse cdigo o aparelho fica travado. Os cdigos padres dos aparelhos variam conforme o fabricante (Nokia = 12345 // Motorola 000000, etc). Os aparelhos da Siemens no vem com nenhum cdigo, cabendo ao cliente ativ-lo se desejar.

Ajuste do Contraste do Mdulo LCD


Muitas vezes devido a agentes externos (queda, presses, etc) ou troca do Mdulo LCD o contraste do aparelho alterado. Possvel efetuar o ajuste do contraste para uma melhor visualizao no LCD.

Backup do Aparelho
A finalidade de realizar um backup do aparelho defeituoso de possuir um arquivo mestre de como o aparelho se encontrava. Caso aps a atualizao o aparelho no funcionar corretamente ou deseje desfazer o servio s salvar a flash no aparelho novamente.

Procedimentos Especiais

Centro de Formao e Qualificao

29

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


Esses procedimentos so utilizados nos aparelhos Siemens que mostram a falha Boot file is not accepeted no programaquando pressionada a tecla Power. Isso ocorre pela mudana do Boot de acesso ao software. Acompanhe abaixo a lista de equipamentos e verses que iro necessitar de uma Interveno na PCI/Software. Para verificar a verso de software do aparelho, basta pressionar *#06# e na opo INFO obter a verso de software.

A50 Verso 11: Jumper na PCI ligando um ponto de teste ao terra da PCI. O Jumper dever ser removido aps o desbloqueio ou Flash., pois o aparelho fica em modo de programao e ir consumir mais bateria do que o normal.

A55 Verso 11 e C55 Verso 24: Interromper trilha


interna da PCI, conforme mostra a figura. Alguns aparelhos com a verso antiga no necessitam do corte na placa e somente o software pode resolver. Para esse procedimento aconselhamos a utilizao de um microscpio (20X) com apenas a iluminao inferior ligada. No ser necessrio refazer a trilha aps a atualizao.

A60 verso 20: Interromper trilha interna da PCI.


Para esse procedimento aconselhamos a utilizao de um microscpio (20X) com apenas a iluminao inferior ligada. No ser necessrio refazer a trilha aps a atualizao. Como esse aparelho no possui Java, no possvel executar emulao de boot de acordo com as instrues do tpico Boot sem Corte Srie X60.

C60 Verso 20: Esse aparelho permite atualizar o


software de duas formas diferentes: Emulao de Boot via Java e interrupo da trilha interna como mostra a figura ao lado.

MC60 Verso 10: Esse aparelho permite atualizar


o software de duas formas diferentes: Emulao de Boot via Java e interrupo da trilha interna como mostra a figura ao lado. Os aparelhos que no ligam e no respondem ao boot ao tentar fazer o flash exibindo a mensagem Boot File is not Accepeted s poder atualizar o software com o corte na PCI. Para esse procedimento dever romper a trilha externa usando o microscpio (20X) com apenas a iluminao superior ligada. O corte superficial. Cuidado com a trilha que passa em baixo

SL55 Verso 15: Jumper na PCI ligando um resistor ao

Centro de Formao e Qualificao

30

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


Terra da PCI. Depois da atualizao de software o Jumper dever ser removido.

Emulao de Boot Via Java: Compreende os aparelhos que trabalham com a plataforma Java (MC60, C60, x60). Para efetuar as atualizaes necessrias executar os seguintes passos:
1. Conectar o aparelho ligado ao cabo. 2. Selecione e copie a pasta px5amd que est em C:\Siemens\Desbloqueio Sem Corte MC60 C60 3. Abra a pasta Mobile que est na rea de trabalho. 4. Abra a pasta Java. 5. Selecione a pasta Jam. 6. Cole a pasta px5amd (copiada no item 2) para dentro da pasta Jam. 7. Desconecte o aparelho do cabo e reinicie o aparelho com o Sim Card que est funcionando no momento. 8. Entre no Menu Principal\Navegar-Lazer\Jogos & Mais e execute o aplicativo px5amd. 9. Coloque a senha de acesso: 39116 10. Digite o nmero 2 para a opo PathCore. O aparelho ir desligar sozinho. No tente ligar novamente. Isso normal. 11. Coloque novamente o parelho no cabo. 12. Abra o programa Siemens All New Freia 15 13. Selecione o modelo (MC60, C60, etc) 14. Clique em Configurations Functions em seguida marque a opo Patched Bootcore e clique em OK. 15. Clique no boto Write Flash to Phone, escolha o arquivo GoodC60Bootcore.flsque est na pasta: C:\Siemens\Desbloqueio Sem Corte MC60 C60\ GoodC60Bootcore e clique em abrir. 16. Selecione a opo BootCore e clique em OK. 17. D o pulso na tecla Power. 18. Aps a gravao realize o desbloqueio ou Flash Normalmente. Recomenda-se depois que efetuar tudo apagar a pasta px5amd salva no aparelho (Menu Principal\Navegar-Lazer\Jogos & Mais).

Identificao dos Aparelhos


Identificao dos Prefixos dos Aparelhos Nokia. N: Telefone Mvel R: Telefone e Computador Mvel T: Terminal Identificao dos Sufixos dos Aparelhos Nokia. B: GSM 900/1900MHz C: TDMA/DAMPS 800MHz D: CDMA/AMPS 800MHz E: GSM 900/1800MHz F: NMT 450 (Thanks Chistoph Viethen) K: GSM 1800MHz L: GSM 900/1800/1900MHz M: GSM 900/1800MHz P: CDMA 800 W: TDMA/AMPS 800/1900MHz X: ETACS/TACS

Centro de Formao e Qualificao

31

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular Diagramas e Esquemas Eltricos


Esses tpicos visam o aprofundamento pedaggico na soluo de problemas no Hardware do Aparelho.

Nokia 6820 NHL - 9

Teclado Estendido para envio de Mensagens Cmera Digital Integrada Suporta conectividade BlackBerry para e-mails Corporativos 3.5MB de Memria Interna Bluetooth Infravermelho MMS EGSM 900/ GSM 1800 / GSM 1900 EDGE Transferncia de dados em alta velocidade Display Colorido de alta resoluo Suporta 4096 cores distribudos em 128 X 128 Pixels Display rotativo de 90 Graus para abertura do teclado 5-way Joystick para navegao Gravador de Vdeo Bateria (BL-5C) Li-ion de 850mAh Acima de 7 horas em conversao Acima de 10 dias em standbay.

Os aparelhos mencionados nesta parte do manual so altamente sensveis a Descarga Eletrosttica. Antes de efetuar qualquer manuteno nesse aparelho, certifique-se que o laboratrio est corretamente aterrado. Caso contrrio poder aparecer danos irreparveis ao Aparelho Celular.

Vista Explodida do Nokia 6820

Centro de Formao e Qualificao

32

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Defeitos Mecnicos do Nokia 6820

Centro de Formao e Qualificao

33

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular Legenda:

Centro de Formao e Qualificao

34

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Centro de Formao e Qualificao

35

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Centro de Formao e Qualificao

36

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Centro de Formao e Qualificao

37

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Centro de Formao e Qualificao

38

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Centro de Formao e Qualificao

39

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Esquema Eltrico Nokia 6820 PCI Principal

Centro de Formao e Qualificao

40

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

Layout Nokia GSM 3310 01 Filtro SAW bandwidth de 75MHz. 02 See 1 03 Filtro Duplex (Chaveador de RX e TX) 04 Tecla ON-OFF 05 Amplificador de Potencia (PA) DualBand 06 Filtro SAW Fc = 897.5MHz, +/- 17.5MHz 07 Hagar Conversor DualBand Direto 08 VCO 3420 3840 MHz 09 CCONT Gerenciador de Tenso Regulada 10 MAD 2 Memria Principal 11 CHAPS Controlador de Carga 12 Contatos do Motor Vibratrio 13 Contatos do Conector do SIM CARD 14 Contatos do Microfone 15 Contatos do Conector do Carregador 16 Uiswitch Controlador de LEDs, campainha e motor Vibratrio. 17 SRAM Memria Secundria 18 Memria Flash 19 Cristal de 32.768 KHz 20 COBBA Controlador de udio 21 VCTCXO 26MHz Layout Nokia GSM 2100 Z670 Filtro Duplex Z620 Filtro SAW N702 Amplificador de Potncia (PA) Z671 Filtro Diplex Z700, Z600 Filtro SAW

Centro de Formao e Qualificao

41

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular N505 Hangar Comutador de Freqncias G830 VCTCXO Oscilador de 26MHz N250 COBBA Controlador de udio N100 CCONT Controlador de Energia B100 Clock de Cristal de 32.768KHz G800 VCO de 3420-3840MHz D200 MAD2 Memria Principal N101 CHAPS Controlador de Carga D210 Combo Memria Flash e Sram M300 Contatos do Motor Vibratrio F101 Fusvel N310 UISWITCH Controlador de LEDs, Campainhas e Motor Vibratrio S330 Chave ON-OFF B301 Campainha X300 Conector do Modulo LCD

Layout Nokia GSM N-Gage S130 Tecla ON-OFF B341 Contatos do Auto Falante G701 Oscilador VCO de 3420-3980MHz N601 MJOELNER Controlador de Sinal B601 Cristal de 26.0MHz B190 Cristal de 32.768KHz X602 Conector de RF Coaxial Z601 Filtro Duplex de 990/1800/1900MHz N801 Amplificador de Potncia (PA) de 900/1800/1900MHz B550 Cristal de 12MHz D550 Controlador de MP3 e Jogos D551 Memria Flash de 1MX16 N500 Receptor de FM N501 Controlador de udio X470 Conector do SIMCARD X002 Contatos do Conector do Fone de Ouvido X001 Contatos do Conector do Fone de Ouvido Ste B340 Contatos da Campainha Polifnica X550 Conector USB (Dados) X383 Contatos do Carregador

Centro de Formao e Qualificao

42

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

B339 Contatos do microfone F381 Fusvel de 1.5A 32V N430 Controlador do Bluetooth D312 Memria SDRAM de 8MX16 D100 UPP Memria Principal D190 UEM Controlador de Energia, Carga, SIMcard, etc. D313 Memria Flash de 4MX16 D311 Memria Flash de 4MX16 D310 Memria Flash de 4MX16 M130 Contatos do Motor Vibratrio X381 Conector de Bateria X133 Conector do Modulo LCD (Display) Layout Nokia GSM 6220, 6610, 7210 e 7210i X101 Conector de sistemas F100 Fusvel G300 Bateria Auxiliar X386 Conector do SIMCARD N356 Modulo do Rdio FM D970 HW Acelerator G501 VCTCXO de 26MHz G500 VCO de 3296-3980MHz N500 Helgo X100 Conector de Bateria X970 Conector da Cmera Fotogrfica Z800 Filtro Duplex de 850, 900, 1800 e 1900MHz N700 Amplificador de potencia (PA) Z700 Filtro Saw

Centro de Formao e Qualificao

43

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

S300, S301 Teclas de Volume S302 Tecla Power N350 IRDA Infravermelho B200 Cristal de 32.768KHz D450 Combo Memria Flash + Sram D200 UEMK Controlador Principal D400 UPP Memria Principal X301 Conector do Teclado X302 Conector do modulo LCD Layout Nokia GSM 7650 V360 IRDA Infravermelho X331 Conector Earpiece Z672 Filtro Duplex N701 Amplificador de Potncia (PA) N505 Hagar Comutador de Freqncias G650 Oscilador VCO G591 Oscilador VCTCXO D190 UEM, Controlador de udio, Carga, etc. X130 Conector da PCI Auxiliar B190 Cristal de 32.768kHz N260 AEM Gerenciador de Energia Auxiliar D311 Memria Flash 128Mbits D310 Memria Flash 32Mbits D312 Memria SDRAM D100 UPP Memria Principal N430 Modulo do Bluetooth

Layout Nokia GSM 1100

Centro de Formao e Qualificao

44

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular V321 LED de Potncia 1900MCD Z700 Filtro Duplex 880-960Mhz//1710-1880Mhz N700 Amplificador de Potncia (PA) 900/1800Mhz N600 Gerenciador de Sinal B600 Cristal de 26Mhz G600 VCO Oscilador Varivel D450 Memria Flash D200 Gerenciador de Energia, Controlador de udio, Controle de Carga, etc. D400 Memria Principal X387 Conector do SIMCard B200 Cristal de 32.768Khz X105 Conector de Bateria M300 Contatos do Motor Vibratrio X102 Contatos do conector de Sistemas F100 Fusvel 1,5A/32V Layout Motorola GSM V60G A10 Contatos da Antena A11 Conector de RF e Antena Externa J851 Conector de Bateria J825 Conector do Modulo LCD (Display) F100 Filtro de 1805 1990MHz F101 Filtro de 1805 1880MHz F102 Filtro de 1930 1990MHz F103 Filtro de 925 960MHz F104 Filtro Saw de 400MHz U300 VCO HDI RX U500 PA GSM U550 PA DCS/PCS U201 Magic DM Controle Lgico, PLL, Modulador, Controlador do PA, etc. U350 VCO HDI TX J890 Conector do SIM CARD M810 Motor Vibratrio (Vibracall)

J850 Conector de Sistemas Centro de Formao e Qualificao 45

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular J800 Conector Entre Placas ou Conector Mola U900 Regulador de Tenso, Controlador de Carga, Conversor A/D, Controlador Lgico, etc. U700 Memria Principal, Controlador do SIM CARD, etc. U701 Memria Flash de 32Mbit e EEPROM U703 SRAM Memria Secundria de 2Mbit U702 - SRAM Memria Secundria de 2Mbit SMART Tecla Smart DWN Tecla de Volume Diminuir UP Tecla de Volume Aumentar VA SMART Gravador de Voz J650 Conector de Fone de Ouvido AL900 Campainha

Layout Samsung GSM Class S300 ANT1 Contatos da Antena CN1001 Conector Coaxial CN200 Conector do Modulo LCD CN401 Conector do Fone de Ouvido F1002 Filtro Duplex 942.5MHZ/897.5 U1001 Amplificador de Potncia (PA) U200, U201 Teclas de Volume U900 Interface entre TX e RX U901 Controlador de TX U902 PLL Sintetizador TX e RX OSC801 VCTCXO - Oscilador Fixo 13MHz M1 Bateria Auxiliar de Ltio 3V/0.1mAh

Centro de Formao e Qualificao

46

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

U700 CSP1093 - Gerenciador de Sinal GSM U100 PSC2006 - Regulador de Energia, Controlador de Carga, etc. U601 TRIDENT Controlador Principal OSC601 Cristal 32.768KHz LED200 IRDA Infravermelho U501 LRS1395A - Combo Memria Flash e Sram CN100 Conector do Sim Card CN302 Conector de Sistemas U401 MELODY Controlador de udio U102 Controlador de Carga Layout Samsung GSM Wave A800 ANT700 Contatos da Antena CON700 Conector Coaxial de RF EAR400 Conector do Fone de Ouvido CN300 Conenctor de Sistemas CN200 Conector do Flat Cable (DISPLAY) U600 Misturador e LNA U601 Filtro de RF Principal U503 PLL Designador de Referencia e Amplificador de Sinal U701 Amplificador de Potncia (PA) 1710 1785MHz U106, U111, U112, U500, U501 Reguladores de Tenso U104 Controlador de Carga OSC400 Cristal de 32.768KHz

Centro de Formao e Qualificao

47

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

U400 Controlador Principal U300 Combo Memria Flash e Sram U502 VCTCXO Oscilador Fixo de 13MHZ U704 Filtro Duplex 1.88GHZ,1.7475 CN100 Conector do Sim Card U301 MELODY Controlador de udio, Led, Campainha e Motor Vibratrio. U100, U103 Regulador de Energia MIC400 Microfone Layout Samsung GSM Image V200 U900 Modulador/Demodulador GPRS - Conversor Baseband U901 LNA - Amplificador de Baixo Ruido U902 PLL LED200 IRDA Infravermelho U1001 Amplificador de Potencia (PA) U100 PSC2006 Regulador de Energia, Controlador de Carga, etc. U700 CSP1093 Gerenciador de Sinal GSM U500 Memria Flash e SRAM. U401 MELODY Controlador de udio, LED, Vibracall e Campainha Polifnica U1103 DSP Processador da Maquina Fotogrfica OSC801 VCTCXO Oscilador Fixo de 13MHZ U1005 Filtro Duplex 942.5-897. OSC601 Cristal 32.768KHz U1102 Oscilador Clock 27MHZ VOL_DN,VOL_UP Teclas de Volume

Centro de Formao e Qualificao

48

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular

CN1001 Conector Coaxial CN100 Conector do Sim Card CN300 Conector de Sistemas CN201 Conector do Modulo LCD CN1101 Conector da Maquina Fotografica CN401 Conector do Fone de Ouvido M101 Bateria de Ltio 3V/0.1MAh U601 TRIDENT Controlador Principal U1101 Sincronizador da Maquina Fotogrfica e LCD ANT1 Contato da Antena

Glossrio
TERMO
ACCH AEM AGC AGPS lcool Isoproplico ASIC AuC AVCH Back Cover Back Light Blindagem Bluetooth BSC BSS BTS - RBS CAFE CCC CCI CCONT CDMA CHAPS CLOCK CN Bateria CN MOLA CN Sistemas CN Vibracall COBBA Cdigo Walsh DAC DBM DCCH Downlink DRX DSP

DESCRIO
Analog Control Channel Canal de Controle Analgico Auxiliary Energy Management ASIC Circuito Auxiliar do Gerenciador de Energia Controlador de Ganho Ajustvel Assisted GPS Assistente do GPS lcool que no contem ndices de gua em sua composio Application Specific Integrad Circuit Circuito Integrado com funo Especifica Authentication Center Base de dados que tem uma cpia de cada SIM CARD. Analog Voice Channel Canal de Voz Analgico Sinnimo de Tampa Traseira Conjunto de LEDs que iluminam o Aparelho Parte Metlica que Protege e Isola a PCI Principal de Interferncias Transmisso de Dados sem fio via ondas de Rdio de at 10 Metros. Base Station Controller Estao Rdio Base de Controle CCC da Tecnologia GSM. Subsistema de Estao de Base Base Transceiver Station Estao Rdio Base de Transmisso - ERB da Tecn. GSM Controlador de udio do CDMA Central de Comutao e Controle Cmera Control Interface Interface de controle da Cmera fotogrfica Circuito Responsvel pelo gerenciamento de Energia do Aparelho Code Division Multilple Acess - Acesso Mltiplo por Diviso de Cdigo Controlador de Carga Pulso Sincronizado gerado para manter uma cadencia nas atividades Faz a Conexo entre a Bateria e a PCI Principal Faz a conexo da Placa Principal com a PCI de Interface Faz a Conexo de acessrios com a PCI Principal Faz a Conexo do Motor Vibratrio e a PCI Principal Controlador de udio do TDMA Cdigo Inserido ao Sinal CDMA Digital to Analogic Converter Conversor Digital para Analgico Padro de Potncia utilizada para Celular. dB relativo a 1 miliwatt Digital Control Channel Canal de Controle Digital Recepo Celular GSM Desliga a recepo para economizar a bateria Digital Signal Processor Processador do Sinal Digital

Centro de Formao e Qualificao

49

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


DTCH DTMF DTX Dual Band EDGE EEPROM EGOLD EGSM EIR ERB EROTUS ESD ESN FDMA FI Digital Traffic Channel Canal de Trafego Digital Duplo Tom Multi-Freqncia Desliga a Transmisso para economizar a Bateria Opo de Funcionar em Duas Freqncia Diferentes Expanso da rede GSM para 3 Gerao possibilitando transmitir dados em alta velocidade. Usada para armazenar dados do usurio E-GSM One-chip Logic Device Chip Lgico do Aparelho GSM (Siemens) Extended GSM GSM estendido Avano da Tecnologia GSM Equipment Identity Register Contem listagens de todos os equipamentos mveis vlidos. Estao Rdio-Base ou Antena Controlador de Potncia, Modulador e Demodulador Electro Static Discharge Descarga Eletrosttica Eletronic Serial Number Numero Serial Eletrnico do Aparelho Acesso Mltiplo Por Diviso de Freqncia Freqncia Intermediria

Glossrio
TERMO
Field Teste FLASH Fluxo de Solda Front Cover Front Insert Front Window Fusvel GPRS GPS GSM Hand off Helicoidal HLR HyperFrame ICCID IDLE IC IHF IMEI IMSI IR IRDB ISDN Kbps Layout LCD LED LNA MAD MAHO Master Cliar Master Reset

DESCRIO
Teste de Campo - Disponvel Somente em Aparelhos do padro IS-136 Armazena o Programa Principal Liquido Utilizado para ajudar no retrabalho dos componentes Sinnimo de Painel Frontal Adesivo Utilizado no Painel Frontal do Aparelho Ericsson A1228D Visor Utilizado no Painel Frontal do Aparelho Ericsson A1228D Componente de Proteo do Circuito General Packet Radio Service 2,5 Gerao permitindo estar sempre conectado a rede GSM Navstar Global Positioning System Sistema de Posicionamento Global Global System for Mobile Communications Comunicaes Mvel para o Sistema Global a Mudana de Clulas Formato que se parece com o espiral, mas as voltas, tem o mesmo tamanho. Home Location Register Informaes administrativas de todo assinante registrado na rede Equivale a 1,28 segundos Integrated Circuit Chip Card Identification Carto com Chip Integrado de Identificao Acontece quando o Aparelho est sem atividades. Esperando... Integrated Circuit Circuito Integrado Integrated Hands Free International Mobile Equipment Identity - Identificao Internacional do Equipamento Mvel International Mobile Subscriber Identity - Identificao Internacional do Assinante Mvel, um numero programado no SIM CARD. Infra red Infra Vermelho Intelligent Roaming DataBase Rede Digital de Servios Integrados Kilo Bites por Segundo Compactao de dados Vista Superior Liquid Cristal Display Display de Cristal Liquido Light Emitting Diode Diodo Emisor de Luz As Luzes do aparelho Low Noise Amplifier Amplificador de Baixo Ruido Memria Principal ou Microprocessador Mobile Assistance Hand Off Hand Off TDMA Comando que Apaga tudo menos a NAM no Motorola Comando que Apaga tudo, at a Agenda

Centro de Formao e Qualificao

50

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


MCU ME MIC MMC MMS M.O. MS MSC MSN NAM NMC ODYSSEY OMC OSS PA Parafuso Dourado Micro Controller Unit Micro Controlador Mobile Equipment Equipamento Mvel Microfone de Eletreto Multimedia Card Carto Multimdia externo para memria auxiliar (Jogos, etc) Multimedia Mensage Service Servio de Mensagens Multimdia (Vdeos Curtos) Mo de Obra cobrada nos servios prestados. Mobile Station Estao Mvel Centro de Comutao Mvel Nmero de Serie Mecnico Number Assignment Module Numero da Linha do Aparelho Centro de Gerenciamento de Rede UP-converter CDMA Centro de Operao e Manuteno Sistema de Operao e Suporte Power Amplifier Amplificador de Potncia Em Alguns Modelos Ericsson Substituem o Conector de Bateria

Glossrio
TERMO
PCS PCI PLL PLUSSA Reset RF RSSI RX SAT SAW Semicondutor SID Sim Card Slide SMD SMS SRAM ST Stand-by Talk Time TDMA TIF Time Slot Transceptor Tri Band TX UEM UI UISWITCH Uplink UPP UPP_WD2

DESCRIO
Personal Communications Service Servio de Comunicao Pessoal Placa de Circuito Impresso No Possui Componentes Integrados Phase Locked Loop Designador de Referncia Bloqueador de Transmisso e Recepo Comando para Reiniciar o Aparelho no modo de Fabrica Rdio Freqncia Receive Strength Signal Indicator Intensidade do Sinal Recebido no Aparelho Recepo de dados ou voz Supervisory udio Tone um Tom que transmitido durante as ligaes. Surface Acoustic Wave Filter Filtro de ondas Acsticas em Superfcie Componente que s conduz em um sentido a corrente eltrica System Identification Identificao do Sistema do Aparelho. Subscriber Identity Mobule - Chip que contem todas as informaes do Usurio e os primeiros 100 Nmeros de sua agenda. Carto de Identificao do Assinante Tampa Frontal que correm em Trilhos no Encaixe do Painel Frontal Surface Mounted Device ou seja Montagem em Superfcie Short Mensage Service - Servio de Mensagens Curtas Synchronous Random Access Memory Memria de Acesso Randmico Sincronizada Signaling Tone: Sinaliza atividades central Aparelho Ligado sem Receber ou Efetuar Ligaes Aparelho Realizando uma ligao ou seja, em conversao Acesso Mltiplo por Diviso de Tempo Freqncia Intermediria do Transmissor Espao de Tempo Parte Eltrica do aparelho celular sem as tampas plsticas Opo de Funcionar em Trs Freqncias Diferentes Transmisso de dados ou voz Universal Enefry Management Gerenciador de Energia Universal User Interface Interface de Usurio ou PCI Auxiliar Responsvel Pelo Controle de LEDs, Campainha e Motor Vibracall Transmisso Celular GSM Universal Phone Processor Processador Universal do Telefone Universal Phone Processor Wireless Data 2 Processador Universal Sem fio do Telefone

Centro de Formao e Qualificao

51

Montagem e Manuteno em Aparelho Celular


USB VCO VCTCXO VCXO VGA VHF Vibracall Visor Vista Explodida VLR VOCODER VOYAGER WCDMA Wintesla Zona de Sombra Universal Serial Bus Porta Serial Universal Voltage Control Oscilator Oscilador Controlado por Tenso Voltage Controlled Temperature Compensated Crystal Oscillator Cristal Oscilador Controlado por Voltagem (Tenso) e compensado por Temperatura. Voltage Controlled Crystal Oscillator Cristal Oscilador Controlado por Voltagem (Tenso) Vdeo Graphic Array Disposio de Vdeo Very High Frequency Freqncia Muito Alta Funo que o Aparelho Realiza para Vibrar quando estiver tocando Pea de Acrlico que Protege o Display de Impactos Diretos Viso Ampla de Todos os Componentes Mecnicos do Aparelho Visitor Location Register Valida o aparelho quando est em Roaming Responsvel pela compresso dos dados no CDMA DOWN-converter Wideband Code Division Multiple Acess Programa utilizado pela Nokia para atualizar os aparelhos DCT-3 Lugar onde no tem Sinal Celular

Centro de Formao e Qualificao

52

You might also like