You are on page 1of 2

A HISTRIA EM TEMPO DE DITADURA Luis Reis Torgal, coloca-nos uma questo importantssma de como se fez histria, no tempo da ditadura.

de extrema importncia o uso da palavra ditadura para salientar um enorme condicionalismo que a histria sofreu, durante o regime de Salazar. Ditadura e Regime de Salazar andam de mos dadas exedendo o domnio do senso comum, passando mesmo para o erudito quando os historiadores usam essa expresso para caracterizar esta poca. A histria passa a ser vista como um exemplo daquilo que no se deveria voltar a fazer, nomeadamente a instabilidade da 1 Repblica. importante deixar nas mentes da poca de forma vincada, o glorioso Portugal Monrquico e a prpria ideia de Ptria , enfatizando todos os valores patriotas e nacionalistas pretendidos por Salazar. Era uma histria quase dogmtica e que chamava de herege a quem a contestasse. O regime debatia-se com vrias discues e o facto da extenso geogrfica da palavra Nao at ultramar, levantava questes um tanto conflituosas no que tocou poltica de descolonizao. Consequentemente, tentou-se

escrever a histria desse momento de uma maneira muito eufemista e que servisse os propsitos do regime. Salazar depositara toda a confiana nas geraes vanguardistas de jovens que iriam resgatar a histria e fazer reviver a poca urea de Portugal, um nacionalismo que tinha na avant gard Salazar, comparado ao Infante D. Henrique por Antnio Ferro. O importante era apropriar-se da histria do passado para traze-la para o mundo novo. Resta saber at que ponto existiu uma historiografia livre das imposies do regime, ou seja , uma historiografia profissional ou uma fora maior vinda de uma historiografia de regime e institucional. A ideia patriota da histria j vinha de trs , mais em concreto do movimento integralista que imperou na 1 Republica mas , importante tambm citar o livro de um autor brasileiro, Albino Forjaz Sampaio de 1926 , Porque me orgulho de Ser Portugus. Evocando a nossa histria , o nosso dominio colonial, as belezas do nosso pas , as virtudes da mulher portuguesa e at a nossa obra no Brasil. Desde Afonso Henriques at a um heri da 1 guerra mundial narrada toda uma histria, em que esses heris deveriam conduzir o presente. Criara-se um Portugal Maior. de trazer luz do dia alguns historiadores que fizeram obra durande o Estado Novo e que pertenceram Academia Real da Histria: Joo Ameal (19021982), Caetano Beiro (1892-1968), Rodrigues Cavalheiro ( 1902-1984) e ainda Alfredo Pimenta (1882-1950 ) numa esfera isolada mas muito importante pela sua capacidade de discernimento e critica ao regime. Joo Ameal no fora um historiador mas mas um criador de histria, um homem que apoiou sempre o regime de salazar e que,foi pelo caracter tradicionalista, e contra- revolucionrio um historiador de gema de regime. Joo Ameal defende na sua obra Histria de Portugal que histria vida , passado presente futuro.

Essa histria dava fulgor e nimo aos portugueses para amarem a sua nao, pois era pautada por um caracter propagandstico. Critica Oliveira Martins. Cabia a estes historiadores fazer uma reviso da histria, uma reviso que servisse os propsitos do regime. Nessa misso Joo Ameal colabora com Rodrigues Cavaleiro na obra Erratas Histria de Portugal. De D. Joo V a D. Miguel para escreverem mais uma histria de um ponto de vista purificado e sem a mentira dos historiadores dos ltimos cem anos. Caetano Beiro escreve uma Breve Histria de Portugal semelhante de Ameal e com o mesmo caracter de enaltecimento da nao, e que usa as obras de Joo Ameal e Alfredo Pimenta para a redigir. Toma um partido muito nacionalista e critico face s anteriores formas de regime. Por fim , Alfredo Pimenta que, era um arquivista e que lhe trouxera uma vantagem sobre os seus contemporneos. Escrevia muito subjectivamente e paradoxalmente. Escrevera um manual escolar que permitira um cientismo , pedagogico e didtico que outros no tiveram assim como teve o previlgio de ser o mais polmico de todos os quatro. Ainda de se referir so as obras de Costa Brochado , O Infante D. Henrique e a Histria Eclesitica de Portugal, do Padre Miguel de Oliveira, pois so obras com um carcter mais tcnico e fora do polimento do regime. Com o objectivo de criar uma histria nacionalista, Salazar funda a Academia Portuguesa de Histria que remonta a 1937 e que de certo modo,renova a Academia Real da Histria. Esta nova academia, apesar de um carcter cientifico, tinha uma politica de interesses muito grande e clara e que tambm deixava transparecer a sua ligao com a Igreja catlica. Era necessario justificar os inauferveis direitos de Portugal, e com um bvio carcter nacional que contava com vrios intelectuais, muitos deles com simpatias um tanto monrquicas , mas que de uma forma ou de outra tinham presentes o Estado Novo, e tinham uma formao acadmica superior ou ento alguns diplomatas e personalidades brasileiras.

You might also like