You are on page 1of 15

CONSTITUIO FEDERAL Art.

6 So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio

SADE DIREITO SOCIAL

- COMPETNCIA PARA CUIDAR DA SADE COMUM UNIO + ESTADOS + DF + MUNICPIOS Art. 23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: ..... II - cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia;

- COMPETNCIA PARA LEGISLAR SOBRE PROTEO E DEFESA DA SADE CONCORRENTE UNIO + ESTADOS + DF Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: ..... XII - previdncia social, proteo e defesa da sade; - COMPETNCIA PARA PRESTAR OS SERVIOS DE SADE MUNICPIOS COM COOPERAO TCNICA E FINANCEIRA DA UNIO E DOS ESTADOS Art. 30. Compete aos Municpios: ..... VII - prestar, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, servios de atendimento sade da populao;

- INTERVENO DA UNIO NOS ESTADOS E NO DF CASO NO SEJA APLICADO O MNIMO EXIGIDO DA RECEITA DE IMPOSTOS/TRANSFERNCIAS NAS AES E SERVIOS PBLICOS DE SADE Art. 34. A Unio no intervir nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: .... VII - assegurar a observncia dos seguintes princpios constitucionais: .... e) aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 29, de 2000)

- INTERVENO DOS ESTADOS NOS MUNICPIOS CASO NO SEJA APLICADO O MNIMO EXIGIDO DA RECEITA DE IMPOSTOS/TRANSFERNCIAS NAS AES E SERVIOS PBLICOS DE SADE Art. 35. O Estado no intervir em seus Municpios, nem a Unio nos Municpios localizados em Territrio Federal, exceto quando: .... III - no tiver sido aplicado o mnimo exigido da receita municipal na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade;(Redao dada pela Emenda Constitucional n 29, de 2000) - RECEITA DE OUTRAS FONTES 50% do valor dos bens apreendidos em decorrncia do trfico ilcito de entorpecentes Reverter em benefcio de instituies e pessoal especializados no tratamento e recuperao de viciados Art. 243. As glebas de qualquer regio do Pas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas sero imediatamente expropriadas e especificamente destinadas ao assentamento de colonos, para o cultivo de produtos alimentcios e medicamentosos, sem qualquer indenizao ao proprietrio e sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. Pargrafo nico. Todo e qualquer bem de valor econmico apreendido em decorrncia do trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins ser confiscado e reverter em benefcio de instituies e pessoal especializados no tratamento e recuperao de viciados e no aparelhamento e custeio de atividades de fiscalizao, controle, preveno e represso do crime de trfico dessas substncias.

- SADE DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO GARANTIA DE ACESSO UNIVERSAL E IGUALITRIO S AES E SERVIOS DE SADE PARA SUA PROMOO, PROTEO E RECUPERAO. Art. 196. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

- AES E SERVIOS DE SADE SO DE RELEVNCIA PBLICA Art. 197. So de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado.

LEI ORGNICA DA SADE - Lei 8.080, de 19/9/1990 - Dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias. - 75 ARTIGOS DIVIDIDOS EM: DISPOSIO PRELIMINAR TTULO I - DAS DISPOSIES GERAIS TTULO II - DO SISTEMA NICO DE SADE TTULO III - DOS SERVIOS PRIVADOS DE ASSISTNCIA SADE TTULO IV - DOS RECURSOS HUMANOS TTULO V - DO FINANCIAMENTO DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

DISPOSIO PRELIMINAR TTULO I - DAS DISPOSIES GERAIS TTULO II - DO SISTEMA NICO DE SADE - Disposio Preliminar - Dos Objetivos e Atribuies - Dos Princpios e Diretrizes - Da Organizao, da Direo e da Gesto - Da Competncia e das Atribuies - Das Atribuies Comuns - Da Competncia - Do Subsistema de Ateno Sade Indgena - Do Subsistema de Atendimento e Internao Domiciliar - Do Subsistema de Acompanhamento durante o Trabalho de Parto, Parto e Ps-parto Imediato - Da Assistncia Teraputica e da Incorporao de Tecnologia em Sade TTULO III - DOS SERVIOS PRIVADOS DE ASSISTNCIA SADE - Do Funcionamento - Da Participao Complementar TTULO IV DOS RECURSOS HUMANOS TTULO V - DO FINANCIAMENTO - Dos Recursos - Da Gesto Financeira - Do Planejamento e do Oramento DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS - DECRETO N 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011. Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organizao do Sistema nico de Sade -SUS, o planejamento da sade, a assistncia sade e a articulao interfederativa, e d outras providncias.

Lei 8.080, de 19/9/1990 OBJETIVO - Regular em todo o territrio nacional as aes e servios de sade AES E SERVIOS DE SADE REGULADOS - Executados isolada ou conjuntamente - Em carter permanente ou eventual - Por pessoas naturais ou jurdicas de direito pblico ou privado .

SADE: DIREITO DE TODOS DEVER DO ESTADO DIREITO FUNDAMENTAL DO SER HUMANO

Sade: direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condies indispensveis ao seu pleno exerccio. Dever do Estado de garantir a sade: - formular e executar polticas econmicas e sociais que visem reduo de riscos de doenas e de outros agravos - estabelecer condies que assegurem acesso universal e igualitrio s aes e aos servios para a sua promoo, proteo e recuperao. SADE => DEVER DO ESTADO O dever do Estado no exclui o das pessoas, da famlia, das empresas e da sociedade.

DECRETO N 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011. O acesso universal, igualitrio e ordenado s aes e servios de sade se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do servio. Portas de Entrada - servios de atendimento inicial sade do usurio no SUS. So Portas de Entrada s aes e aos servios de sade nas Redes de Ateno Sade os servios: I - de ateno primria; II - de ateno de urgncia e emergncia; III - de ateno psicossocial; e IV - especiais de acesso aberto. Pargrafo nico. Mediante justificativa tcnica e de acordo com o pactuado nas Comisses Intergestores, os entes federativos podero criar novas Portas de Entrada s aes e servios de sade, considerando as caractersticas da Regio de Sade.

Fatores determinantes e condicionantes da sade, entre outros: - Alimentao - Moradia - Saneamento bsico - Meio ambiente - Trabalho - Renda - Educao - Transporte - Lazer - Acesso aos bens e servios essenciais

Os nveis de sade da populao expressam a organizao social e econmica do Pas. Dizem respeito tambm sade as aes que se destinam a garantir s pessoas e coletividade condies de bem-estar fsico, mental e social. SISTEMA NICO DE SADE (SUS) Constitudo pelo conjunto de aes e servios de sade, prestados por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais, da Administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo Poder Pblico Esto includas as instituies pblicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produo de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para sade. A iniciativa privada poder participar do Sistema nico de Sade (SUS), em carter complementar. O Sistema nico de Sade o arranjo organizacional do Estado brasileiro que d suporte efetivao da poltica de sade no Brasil, e traduz em ao os princpios e diretrizes desta poltica. - Cipriano Maia de Vasconcelo e Drio Frederico Pasche , O Sistema nico de Sade, in Tratado de Sade Coletiva. Compreende um conjunto organizado e articulado de servios e aes de sade, e aglutina o conjunto de organizaes pblicas de sade existentes no mbito municipal, estadual e nacional, e ainda os servios privados de sade que o integram funcionalmente para a prestao de servios aos usurios do sistema de forma complementar, quando contratados ou conveniados para tal fim. - Cipriano Maia de Vasconcelo e Drio Frederico Pasche , O Sistema nico de Sade, in Tratado de Sade Coletiva. Em 1986, a 8 Conferncia Nacional de Sade (CNS) tinha como tema Democracia Sade e constituiu-se em frum de luta pela descentralizao do sistema de sade e pela implantao de polticas sociais que defendessem e cuidassem da vida (Conferncia Nacional de Sade, 1986). Era um momento chave do movimento da Reforma Sanitria brasileira e da afirmao da indissociabilidade entre a garantia da sade como direito social irrevogvel e a garantia dos demais direitos humanos e de cidadania. O relatrio final da 8 CNS lanou os fundamentos da proposta do SUS.

OBJETIVOS DO SUS: - Identificar e divulgar fatores determinantes e condicionantes da Sade - Formular a poltica de sade - Assistncia s pessoas por intermdio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, com a realizao integrada das aes assistenciais e das atividades preventivas.

POLTICA DE SADE - Dever do Estado formular e executar polticas econmicas e sociais - Visa reduzir o risco de doena e outros agravos sade Assistncia s pessoas por intermdio de aes de: - promoo da sade - proteo da sade - recuperao da sade Realizao integrada de: - aes assistenciais e - atividades preventivas. Portaria n 687, de 30 de maro de 2006 Aprova a Poltica de Promoo da Sade Na base do processo de criao do SUS encontram-se: o conceito ampliado de sade , a necessidade de criar polticas pblicas para promov-la, o imperativo da participao social na construo do sistema e das polticas de sade e a impossibilidade do setor sanitrio responder sozinho transformao dos determinantes e condicionantes para garantir opes saudveis para a populao. Nesse sentido, o SUS, como poltica do estado brasileiro pela melhoria da qualidade de vida e pela afirmao do direito vida e sade, dialoga com as reflexes e os movimentos no mbito da promoo da sade . No SUS a estratgia de promoo da sade retomada como uma possibilida de de enfocar os aspectos que determinam o processo sade adoecimento em nosso pas como, por exemplo: violncia, desemprego, subemprego, falta de saneamento bsico, habitao inadequada e/ou ausente, dificuldade de acesso educao, fome, urbanizao desordenada, qualidade do ar e da gua ameaada, deteriorada; e potencializar formas mais amplas de intervir em sade. Entre as macroprioridades do Pacto em Defesa da Vida, possui especial relevncia o aprimoramento do acesso e da qualidade dos servios prestados no SUS, com a nfase no fortalecimento e na qualificao estratgica da Sade da Famlia; a promoo, informao e educao em sade com nfase na promoo de atividade fsica, na promoo de hbitos saudveis de alimentao e vida, controle do tabagismo; controle do uso abusivo de bebida alcolica; cuidados especiais voltados ao processo de envelhecimento. Aes especficas - Alimentao saudvel - Prtica corporal/atividade fsica - Preveno e controle do tabagismo

- Reduo da morbimortalidade em decorrncia do uso abusivo de lcool e outras drogas - Reduo da morbimortalidade por acidentes de trnsito - Preveno da violncia e estmulo cultura de paz - Promoo do desenvolvimento sustentvel Campo de atuao SUS: - Incremento do desenvolvimento cientfico e tecnolgico - Formulao e execuo da poltica de sangue e seus derivados - Vigilncia sanitria - Vigilncia epidemiolgica - Sade do trabalhador - Assistncia teraputica integral, inclusive farmacutica - Saneamento bsico - Formao de recursos humanos na rea de sade - Vigilncia nutricional e orientao alimentar - Proteo do meio ambiente inclusive do trabalho - Poltica de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos - Controle e fiscalizao de servios, produtos e substncias Esto includas ainda no campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS): I - a execuo de aes: a) de vigilncia sanitria; b) de vigilncia epidemiolgica; c) de sade do trabalhador; d) e de assistncia teraputica integral, inclusive farmacutica; II - a participao na formulao da poltica e na execuo de aes de saneamento bsico; III - a ordenao da formao de recursos humanos na rea de sade; IV - a vigilncia nutricional e a orientao alimentar; V - a colaborao na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho ; VI - a formulao da poltica de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos e outros insumos de interesse para a sade e a participao na sua produo; VII - o controle e a fiscalizao de servios, produtos e substncias de interesse para a sade; VIII - a fiscalizao e a inspeo de alimentos, gua e bebidas para consumo humano ; IX - a participao no controle e na fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; X - o incremento, em sua rea de atuao, do desenvolvimento cientfico e tecnolgico ; XI - a formulao e execuo da poltica de sangue e seus derivados. VIGILNCIA SANITRIA

Conjunto de aes capaz de: - eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade - intervir nos problemas sanitrios decorrentes - do meio ambiente, - da produo e circulao de bens e - da prestao de servios de interesse da sade. Abrange: - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a sade, compreendidas todas as etapas e processos, da produo ao consumo ; - o controle da prestao de servios que se relacionam direta ou indiretamente com a sade. ANVISA - A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria foi criada pela Lei n 9.782, de 26 de janeiro de 1999. - uma autarquia sob regime especial, ou seja, uma agncia reguladora caracterizada pela independncia administrativa, estabilidade de seus dirigentes durante o perodo de mandato e autonomia financeira. - A gesto da Anvisa responsabilidade de uma Diretoria Colegiada, composta por cinco membros. - Na estrutura da Administrao Pblica Federal, a Agncia est vinculada ao Ministrio da Sade, sendo que este relacionamento regulado por Contrato de Gesto. CONTRATO DE GESTO Art. 37 da Constituio Federal 8 A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: ( Includo pela EC n 19/1998) I - o prazo de durao do contrato; II - os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes; III - a remunerao do pessoal. Lei n 9.782/99 Art. 19. A Administrao da Agncia ser regida por um contrato de gesto, negociado entre o seu Diretor-Presidente e o Ministro de Estado da Sade, ouvidos previamente os Ministros de Estado da Fazenda e do Planejamento, Oramento e Gesto, no prazo mximo de cento e vinte dias seguintes nomeao do Diretor-Presidente da autarquia. Pargrafo nico. O contrato de gesto o instrumento de avaliao da atuao administrativa da autarquia e de seu desempenho, estabelecendo os parmetros para a administrao interna da autarquia bem como os indicadores que permitam quantificar, objetivamente, a sua avaliao peridica.

Art. 20. O descumprimento injustificado do contrato de gesto implicar a exonerao do Diretor-Presidente, pelo Presidente da Repblica, mediante solicitao do Ministro de Estado da Sade. ANVISA = AGNCIA REGULADORA - No campo da vigilncia sanitria, a regulao pode ser compreendida como o modo de interveno do Estado para impedir possveis danos ou riscos sade da populao. Atua por meio da regulamentao, controle e fiscalizao das relaes de produo e consumo de bens e servios relacionados sade. Alm disso, a regulao sanitria contribui para o adequado funcionamento do mercado, suprindo suas falhas, dando cada vez mais previsibilidade, transparncia e estabilidade ao processo e atuao regulatria, a fim de propiciar um ambiente seguro para a populao e favorvel ao desenvolvimento social e econmico do pas. - A Anvisa tem desenvolvido diversas aes com o objetivo de aprimorar a qualidade da regulao sanitria desenvolvida no pas, com estabelecimento de processos e procedimentos internos mais adequados, aperfeioamento dos canais de participao social e implementao de ferramentas que proporcionem mais transparncia e melhoria na gesto da regulao, como por exemplo a Agenda Regulatria e Anlise de Impacto Regulatrio. A finalidade institucional da Agncia promover a proteo da sade da populao por intermdio do controle sanitrio da produo e da comercializao de produtos e servios submetidos vigilncia sanitria, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados. Alm disso, a Agncia exerce o controle de portos, aeroportos e fronteiras e a interlocuo junto ao Ministrio das Relaes Exteriores e instituies estrangeiras para tratar de assuntos internacionais na rea de vigilncia O cenrio em que a Anvisa atua complexo. Para citar alguns nmeros, so 81 mil farmcias, 450 indstrias de medicamentos, 3.022 produtores de cosmticos, 9.256 empresas de produtos para a sade, 3.267 produtores de saneantes, 6.741 distribuidoras de medicamentos, 6.700 hospitais e 4.113 servios de hemoterapia - DADOS DO RELATRIO DE ATIVIDADES DE 2011 ATUAO DA ANVISA - Regulao Sanitria - Autorizao e Registro Sanitrios - Controle e Monitoramento Sanitrio - Coordenao e Articulao do Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria - Gesto Institucional AES DA ANVISA EM 2011 - Limites presena de micotoxinas em alimentos - Reduo do consumo de sal - Alimentos e bebidas base de Aloe Vera - Preparao para eventos em massa - Preveno de infeces por micobactrias - Retirada do agrotxico Metamidofs do mercado - Contaminao por agrotxico persiste em alimentos

- Ampliao da rede de atendimento a viajantes - Porto sem papel comea a operar - Segurana sanitria em navios de cruzeiro - Atualizao de normas para transporte de restos mortais - Regulamentao de normas sobre instituies para dependentes de drogas - Ampliao de acesso aos servios de hemodilise - Restries para derivados do tabaco - Monitoramento do risco em sangue, outros tecidos... - Resduos de servios de sade - Ao conjunta da Anvisa e da Receita Federal identificou cargas de resduos de servios de sade enviadas pelos Estados Unidos ao Porto de Suape, em Pernambuco, - Acordos de cooperao na rea de dispositivos mdicos - Proibio do Bisfenol A em mamadeiras - Controle de luvas cirrgicas - Novas regras para controle de medicamentos importados - Servios de embelezamento e esttica - Parceria com Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Sade (INCQS-Fiocruz) para excluso de animais em pesquisas - Alterao do rol de drogas ilcitas - Inspeo das indstrias de medicamentos - Normas de produtos biolgicos - Aprovao de medicamento para o SUS - Inibidores de apetite - Aumento do controle sobre a prescrio e o uso da talidomida no pas. - Avanos na farmacopia brasileira => publicao

VIGILNCIA PS-USO A rapidez da incorporao de novas tecnologias aos servios e produtos relacionados com a sade exigem do pas o fortalecimento da Vigilncia Ps-Uso e Ps-Comercializao de Produtos (Vigips). Para tanto, o monitoramento do uso de produtos sujeitos ao da Vigilncia Sanitria e a utilizao de mtodos epidemiolgicos de anlise so ferramentas que retroalimentam o trabalho da Anvisa e orientam os cidados e profissionais de sade para a preveno de riscos. Aliada a isso, a fiscalizao e o controle da propaganda, a publicidade, a informao e a promoo de produtos sob Vigilncia Sanitria consistem em prticas da Anvisa orientadas reduo de riscos e danos sade.

VIGIPS Medicamentos controlados Reestruturao da rede Sentinela Como estratgia para concretizar a Vigips, a Rede Sentinela funciona como observatrio no mbito dos servios, para o gerenciamento de riscos sade, em atuao conjunta e efetiva com o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria (SNVS)

Publicao do boletim de Hemovigilncia Aes quanto a prteses de silicone Estudo de diferenas de preos entre produtos de uso cardiovascular.

SISTEMA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA A Constituio Federal de 1988 afirma que a sade um direito social e que o Sistema nico de Sade (SUS) o meio de concretizao desse direito. A Lei Orgnica da Sade, por sua vez, afirma que a vigilncia sanitria de carter altamente preventivo uma das competncias do SUS. Isso significa que o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria (SNVS), definido pela Lei n 9.782, de 26 de janeiro de 1999, um instrumento privilegiado de que o SUS dispe para realizar seu objetivo de preveno e promoo da sade. O Sistema engloba unidades nos trs nveis de governo federal, estadual e municipal com responsabilidades compartilhadas. No nvel federal, esto a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Sade (INCQS/Fiocruz). No nvel estadual, esto o rgo de vigilncia sanitria e o Laboratrio Central (Lacen) de cada uma das 27 Unidades da Federao. No nvel municipal, esto os servios de VISA dos 5561 municpios brasileiros, muitos dos quais ainda em fase de organizao. Participam indiretamente do Sistema: Conselhos de Sade e Conselhos de Secretrios de Sade. Interagem e cooperam com o Sistema: rgos e instituies, governamentais ou no, de diversas reas. DESCENTRALIZAO O Ncleo de Assessoramento de Descentralizao de Aes de Vigilncia Sanitria (NADAV) a rea responsvel, dentre outras atividades, pela articulao entre a Anvisa e os demais componentes do Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, inclusive com reas afins do Ministrio da Sade. Tem como atribuio prestar apoio tcnico a estados e municpios e promover espaos que possibilitem a discusso e formulao de polticas relacionadas descentralizao, financiamento, pactuao e acompanhamento da execuo das aes de vigilncia sanitria. PDVISA O Plano Diretor de Vigilncia Sanitria (PDVISA) resultado de um esforo em conjunto de diversos atores do Sistema nico de Sade (SUS) com o objetivo de fortalecer e consolidar o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria (SNVS). Os vrios agentes envolvidos e as diretrizes estabelecidas como prioridades nos levam a pensar em um mecanismo dinmico, de constante movimento e articulao, que representa o PDVISA. PLANOS DE AO EM VIGILNCIA SANITRIA A implementao do PDVISA se d por meio do dos Planos de Ao em Vigilncia Sanitria. Esses Planos de Ao so um instrumento de planejamento interno das VISAs que est em consonncia com o PlanejaSUS e com o Pacto pela Sade. objetivo da ANVISA apoiar estados e municpios na elaborao dos Planos de Ao. Dessa forma, est sendo desenvolvida uma estratgia de suporte para tal, a qual incluiu a construo de um Guia de Orientaes para a elaborao do Plano de Ao em Vigilncia Sanitria. Isto representa a operacionalizao do PDVISA e garante o cumprimento do estabelecido na Programao de Aes Prioritrias da Vigilncia em Sade (PAP-VS), alm do que corrobora e materializa as responsabilidades atribudas s trs esferas de governo no Termo de Compromisso de Gesto (TCG), firmado no mbito do Pacto de Gesto.

TERMO DE COMPROMISSO DE GESTO a declarao pblica dos compromissos assumidos pelo gestor na conduo do processo de aprimoramento e consolidao do SUS; Deve ser aprovado no Conselho de Sade (da respectiva esfera de gesto), na Comisso Intergestores Bipartite (CIB) e Comisso Intergestores Tripartite (CIT); Expressa a formalizao do Pacto nas dimenses Pela Vida e de Gesto. REGIONALIZAO DA VIGILNCIA SANITRIA O Decreto n 7.508/2011 cria as Regies de Sade. Cada regio deve oferecer aes e servios de ateno primria; urgncia e emergncia; ateno psicossocial; ateno ambulatorial especializada e hospitalar e, por fim, vigilncia em sade, na qual se incluem os servios e aes de Vigilncia Sanitria. Legislao ANVISA Lei n 9.782, de 26 de janeiro de 1999: Define o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria e cria a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Decreto n 3.029, de 16 de abril de 1999: Aprova o Regulamento da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria UNIO + ESTADOS + DF + MUNICPIOS UNIO COMPETNCIAS - definir as instncias e mecanismos de controle e fiscalizao inerentes ao poder de polcia sanitria

ESTADOS

- definir e coordenar o sistema - estabelecer critrios, parmetros e mtodos para o controle da qualidade sanitria de produtos, substncias e servios de consumo e uso humano; - executar aes de vigilncia sanitria em circunstncias especiais, como na ocorrncia de agravos inusitados sade, que possam escapar do controle da direo estadual do SUS ou que representem risco de disseminao nacional - coordenar e, em carter complementar, executar aes e servios - formular normas e estabelecer padres , em carter suplementar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substncias de consumo humano - EXECUTAR SANITRIA OS SERVIOS DE VIGILNCIA

MUNICPIOS

VIGILNCIA SANITRIA DE PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS UNIO - estabelecer normas e executar a vigilncia sanitria de portos, aeroportos e fronteiras, podendo a execuo ser complementada pelos Estados, Distrito Federal e Municpios ESTADO - colaborar com Unio na execuo vigilncia sanitria portos, aeroportos fronteiras; a da de e MUNICPIO colaborar com a Unio e os Estados na execuo da vigilncia sanitria de portos, aeroportos e fronteiras;

VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA Sistema Nacional de Vigilncia Epidemiolgica do Brasil origem e conceitos Por recomendao da 5 Conferncia Nacional de Sade, realizada em 1975, o Ministrio da Sade instituiu o Sistema Nacional de Vigilncia Epidemiolgica (SNVE), por meio de legislao especfica (Lei n 6.259/75 e Decreto n 78.231/76). Esses instrumentos tornaram obrigatria a notificao de doenas transmissveis selecionadas, constantes de relao estabelecida por Portaria. Em 1977, foi elaborado, pelo Ministrio da Sade, o primeiro Manual de Vigilncia Epidemiolgica, reunindo e compatibilizando as normas tcnicas que eram, ento, utilizadas para a vigilncia de cada doena, no mbito de programas de controle especficos. O Sistema nico de Sade (SUS) incorporou o SNVE, definindo, em seu texto legal (Lei n 8.080/90), a vigilncia epidemiolgica como um conjunto de aes que proporciona o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva , com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos. Alm de ampliar o conceito, as aes de vigilncia epidemiolgica passaram a ser operacionalizadas num contexto de profunda reorganizao do sistema de sade brasileiro, caracterizada pela descentralizao de responsabilidades, pela universalidade, integralidade e equidade na prestao de servios. De outra parte, as profundas mudanas no perfil epidemiolgico das populaes, no qual se observa o declnio das taxas de mortalidade por doenas infecciosas e parasitrias e o crescente aumento das mortes por causas externas e doenas crnicas degenerativas, tm implicado na incorporao de doenas e agravos no transmissveis ao escopo de atividades da vigilncia epidemiolgica.

COMPETNCIAS UNIO ESTADO MUNICPIO

- definir e coordenar os sistemas - coordenar e participar na execuo das aes de vigilncia epidemiolgica; - executar aes, em circunstncias especiais, como na ocorrncia de agravos inusitados sade, que possam escapar do controle da direo estadual do SUS ou que representem risco de disseminao nacional.

- coordenar e, em carter complementar, executar aes e servios

- executar servios

SADE DO TRABALHADOR Conjunto de atividades que se destina: - atravs das aes de vigilncia epidemiolgica e vigilncia sanitria , promoo e proteo da sade dos trabalhadores - recuperao e reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condies de trabalho

Em desenvolvimento desde a insero desse campo como competncia do Sistema nico de Sade na Constituio Federal de 1988, a Poltica Nacional de Sade do Trabalhador visa promoo e proteo da sade dos trabalhadores e a reduo da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos, mediante a execuo de aes de promoo, vigilncia, diagnstico, tratamento, recuperao e reabilitao da sade. A Rede Nacional de Ateno Integral Sade do Trabalhador Renast (Portarias n 1.679/GM, de 19 de setembro de 2002, n 2.728/GM, de 11 de novembro de 2009 e n 2.978/GM, de 15 de dezembro de 2011 uma das estratgias para a garantia da ateno integral sade dos trabalhadores. Ela tem entre seus componentes os Centros Estaduais e Regionais de Referncia em Sade do Trabalhador (Cerest) ao todo, at janeiro de 2012, 201 unidades habilitadas por todo o Pas e mais de 3.500 servios sentinela de mdia e alta complexidade capazes de diagnosticar os agravos sade que tm relao com o trabalho e de registr-los no Sistema de informao de Agravos de Notificao (SINANNET). Os Cerest recebem recursos financeiros do Fundo Nacional da Sade, para realizar aes de promoo, preveno, vigilncia, assistncia e reabilitao em sade dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do vnculo empregatcio e do tipo de insero no mercado de trabalho. A Rede Sentinela de Notificao Compulsria de Acidentes e Doenas Relacionados ao Trabalho constituda por: I - centros de Referncia em Sade do Trabalhador; II - hospitais de referncia para o atendimento de urgncia e emergncia e ou ateno de mdia e alta complexidade, credenciados como sentinela; e III - servios de ateno bsica e de mdia complexidade credenciados como sentinelas, por critrios a serem definidos em instrumento prprio.

AES RELACIONADAS SADE DO TRABALHADOR - Assistncia ao trabalhador vtima de acidentes de trabalho ou portador de doena profissional e do trabalho

- Participao em estudos, pesquisas, avaliao e controle dos riscos e agravos potenciais sade existentes no processo de trabalho

- Participao na normatizao, fiscalizao e controle das condies de produo, extrao, armazenamento, transporte, distribuio e manuseio de substncias, de produtos, de mquinas e de equipamentos que apresentam riscos sade do trabalhador

- Informao ao trabalhador, entidade sindical e s empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho, doena profissional e do trabalho.

- Informaes sobre resultados de fiscalizaes, avaliaes ambientais e exames de sade, de admisso, peridicos e de demisso, respeitados os preceitos da tica profissional.

- Participao na normatizao, fiscalizao e controle dos servios de sade do trabalhador nas instituies e empresas pblicas e privadas

- Reviso peridica da listagem oficial de doenas originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaborao a colaborao das entidades sindicais

- Garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao rgo competente a interdio de mquina, de setor de servio ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposio a risco iminente para a vida ou sade dos trabalhadores.

- Avaliao do impacto que as tecnologias provocam sade

SADE DO TRABALHADOR COMUM - elaborao de normas tcnicas e estabelecimento de padres de qualidade para promoo da sade do trabalhador; - participar na formulao e na implementao das polticas relativas s condies e aos ambientes de trabalho; - participar da definio de normas, critrios e padres para o controle das condies e dos ambientes de trabalho e coordenar a poltica de sade do trabalhador; - participar das aes de controle e avaliao das condies e dos ambientes de trabalho; - coordenar e, em carter complementar, executar aes e servios de sade do trabalhador; - participar da execuo, controle e avaliao das aes referentes s condies e aos ambientes de trabalho; - executar servios de sade do trabalhador;

UNIO

COMPETNCIAS

ESTADOS

MUNICPIOS

You might also like