You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB

AUTORIZAO: DECRETO N 9237/86, DOU 18.07.86 RECONHECIMENTO: PORTARIA N. 909/95, DOU 01.08.95

PLANO NACIONAL DE FORMAO DE PROFESSORES DA EDUCAO BSICA - PLATAFORMA FREIRE/CAPES/MEC

DEPARTAMENTO DE EDUCAO CAMPUS X CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA MEDEIROS NETO

Edna Rocha da silva Souto

PORTFLIO DA DISCIPLINA HISTRIA DA EDUCAO NO BRASIL

MEDEIROS NETO 2012

Edna Rocha da silva Souto

PORTFLIO DA DISCIPLINA HISTRIA DA EDUCAO NO BRASIL

Portflio apresentado ao Curso de Pedagogia a UNEB Universidade Estadual da Bahia - Plano Nacional de Formao de Professores da Educao Bsica PLATAFORMA FREIRE/CAPES/MEC, para a disciplina de Histria da Educao no Brasil, como requisito avaliativo. Orientador: Prof. Regiane Chuaith Miranda

MEDEIROS NETO
2012

Dedicatria
Dedico esse trabalho a todos aqueles que, como eu no mediram esforo para alcanarem seus objetivos , dedico ao

AGRADECIMENTOS Quero agradecer primeiramente a Deus por ser to grandioso e nico na minha vida. Agradeo aos meus pais, Jacinto Jos da Silva e Rosalina Pimenta da Rocha Silva, que apesar da falta de Instruo e recursos financeiros fora os grandes responsveis por eu chegar aqui. Agradeo aos meus irmos que sempre me incentivaram em especial meu irmo Edinaldo e sua esposa Rosilda, e minha irm Gilda. Agradeo a secretria Aleny Brito Lacerda Sousa pelo total apoio em tudo que precisei. Agradeo a todos os colegas em especial Jaf, Jaqueline, Vanessa, Terezinha, Neusa, Elaine e Gerusa pelo grande apoio e incentivo. Enfim, agradeo a todos que, direto ou indiretamente, contriburam para a realizao deste sonho.

SUMRIO a enumerao das divises e captulos, na ordem em que se encontram no trabalho e com indicao da pgina inicial correspondente.

INTRODUO O trabalho aqui em destaque parte integrante da avaliao final da disciplina Historia da Educao. O mesmo objetiva avaliar o crescimento do educando durante todo o perodo que foi ministrado as aulas da professora Regiane Chuailh Miranda. Como sabido o objetivo deste trabalho acompanhar o desenvolvimento do aluno durante a disciplina destacada acima, com nfase na apreenso e assimilao critica dos aspectos estudados sobre a historia da educao, suas problemticas no passado e na atualidade. Assim, este trabalho tem como finalidade desenvolver o senso crtico do educando, possibilitando rever concepes sobre a educao escolar desde seus primrdios at os atuais dias. Desta forma, numa viso geral, observa-se que a construo deste portflio, representa grande importncia nesta formao. Porque nos permite aprimorar nossos conhecimentos atravs da disciplina Historia da Educao, que vai desde a chegada dos jesutas e a implantao do ensino, ate os dias de hoje. Diante de tudo que foi ate descrito, neste portflio, atividades diversas, analises, textos, que foi estudado nesta disciplina.

Atividades: A. Para Refletir: 1. Que interesses econmicos da metrpole justificam a colonizao? Como a ao catequtica dos jesutas contribuiu para essas metas? RESPOSTA: Analisando o contedo histrico do sculo XVI e todas as suas problemticas, os interesses econmicos que justificam a colonizao por parte da metrpole, nada mais do que a necessidade de expanso comercial, ou seja, numa viso geral as colnias representavam a ampliao do comercio, haja vista que com os produtos extrados da nova terra conquistada: pau-brasil, produtos tropicais e metais preciosos. Portugal figurava em vantagens em detrimento aos demais pases europeus.

2. Por que a educao no assunto prioritrio no Brasil colnia? RESPOSTA: A educao no assunto prioritrio no Brasil colonial devido ao fato da estrutura econmica colonial da poca esta voltada para o modelo patriarcal de sociedade, onde o que interessa a subservincia. Diante deste contexto de trabalho braal e tendo em vista que na sociedade da poca formada em sua maioria por ndios, negros e colonos, sendo qu90% dessa populao era analfabeta; no havia assim a necessidade de formao especial, uma vez que as funes desempenhadas estavam totalmente voltadas para as funes agrcolas. 3. Que influncias os jesutas exerceram sobre os colonos? Em que medidas foram importantes para a constituio da cultura brasileira? RESPOSTA: Em linhas gerais contata-se que as influencias exercitadas pelos jesutas sobre os colonos foram inmeras, especialmente no que concerne as influencias religiosas, comportamentais e culturais. Nota-se que o modelo de pensamento e de cultura do colonizador foi verdadeiramente imposto aos colonos. Todavia, mesmo diante dessa imposio e averso a cultura indgena j existente, houve uma grande contribuio na constituio da cultura brasileira, uma vez que do cotidiano das escolas jesutas ocorria a troca de informaes, experincias entre os filhos dos colonos, ndios mulatos, etc, pode-se dizer ento que desse intercmbio nasce a contribuio cultura brasileira. B. A partir da leitura do texto sobre a educao no perodo imperial no Brasil, responda: 1. Segundo o autor, qual a estrutura social brasileira predomina no respectivo perodo?

RESPOSTA: 2. Faa um levantamento das principais conseqncias desta estrutura nos diversos aspectos considerados pelo autor. RESPOSTA: 3. Que elementos da educao descrita persistem at hoje? RESPOSTA: B. A partir da leitura do texto sobre a educao no perodo imperial no Brasil, responda: 1. Segundo o autor, qual a estrutura social brasileira predomina no respectivo perodo? RESPOSTA: Uma estrutura do tipo aristocrtica, destinada apenas a preparao de uma elite do que para a educao do povo. Um perodo fortemente marcado pelas tradies intelectuais, pelo regime de economia patriarcal, pelo ideal de homem e cidado. Um regime de educao domstica, escolar e de cultura antidemocrtica, de privilegiados, distncia social entre crianas e adultos, o rigor da autoridade, uma grande diferena na educao dos dois sexos, o predomnio quase absoluto das atividades intelectuais sobre a base manual e mecnica. 2. Faa um levantamento das principais conseqncias desta estrutura nos diversos aspectos considerados pelo autor. RESPOSTA: Nesse perodo a sociedade econmica era baseada no latifndio e na escravido, a qual no interessava a educao popular, eram os ginsios e as escolas superiores que afluam os rapazes daquele tempo com possibilidades de fazer os estudos. As atividades pblicas, administrativas e polticas postas em grande valor pela corte e pelo regime parlamentar e os ttulos concedidos pelo imperador contriburam ainda mais para honrar o letrado, o bacharel e o doutor. A quase ausncia de educao popular e o desenvolvimento de formao de elites 3. Que elementos da educao descrita persistem at hoje? RESPOSTA:

You might also like