You are on page 1of 4

Informao - Prova de Equivalncia Frequncia do Ensino Secundrio

Escola Secundria da Baixa da Banheira


(403234)

Tecnologias da Informao e da Comunicao

Prova 160| 2013 10. Ano de Escolaridade


DECRETO-LEI N. 139/2012, DE 5 DE JULHO

1. Introduo
O presente documento visa divulgar as caractersticas da prova de exame de equivalncia frequncia do Ensino Secundrio da disciplina de Tecnologias da Informao e da Comunicao, a realizar em 2012 pelos alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo institudos pelo Decreto-Lei n. 74/2004 de 26 de maro, retificado pela Declarao de Retificao n. 44/2004, de 25 de maio e revogado pelo Decreto-Lei n. 139/2012. Devem ainda ser tidos em considerao a Portaria n. 550-D/2004, de 21 de maio, com as alteraes introduzidas pelas Portarias n. 259/2006, de 14 de maro, e n. 1322/2007, de 4 de outubro, e o Decreto-Lei n. 24/2006, de 6 de fevereiro, com as retificaes constantes da Declarao de Retificao n. 23/2006, de 7 de abril. A prova de exame a que esta informao se refere incide nas aprendizagens e nas competncias includas no Programa de Tecnologias da Informao e da Comunicao, homologado no mbito da aplicao do Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de maro. Este documento d a conhecer, aos diversos intervenientes no processo de exames, as aprendizagens e as competncias que so objeto de avaliao, as caractersticas e a estrutura da prova, o material a utilizar e a durao da mesma, sendo ainda apresentados os critrios gerais de classificao da prova.

2. Objeto de avaliao
A prova de exame tem por referncia o Programa de Tecnologias da Informao e da Comunicao, nomeadamente, os objetivos gerais passveis de avaliao numa prova de durao limitada, a saber: Utilizar a folha de clculo nos mais variados contextos; Utilizar as potencialidades e caractersticas das bases de dados relacionais nas suas mltiplas funes; Executar operaes em bases de dados relacionais; Criar e publicar pginas na Web, utilizando editores e programas de animao grfica;

A prova avalia as competncias que decorrem quer dos objetivos gerais acima referidos, quer dos objetivos de aprendizagem expressos em cada uma das unidades letivas, e o domnio dos contedos a elas associados, conforme a seguir se especifica.

Pgina 1 de 4

Informao - Prova de Equivalncia Frequncia do Ensino Secundrio

Escola Secundria da Baixa da Banheira


(403234)

Tecnologias da Informao e da Comunicao

A) Competncias
Criao de pginas Web
Identificar as tcnicas de implantao de pginas na Web; Explicar os conceitos de ergonomia e amigabilidade de uma pgina Web; Descrever as principais caractersticas do FrontPage 2003; Reconhecer a importncia do planeamento na construo de um Web site;

Folha de Clculo:
Descrever a estrutura da folha de clculo e o modo como funciona; Analisar corretamente os componentes da janela da folha de clculo; Compreender os conceitos de Livro e de Folha de trabalho; Compreender os conceitos de Clulas e Intervalos; Explicar o processo de construo de uma folha de clculo; Saber organizar um conjunto de folhas de clculo dentro de um livro; Introduzir texto e nmeros; Saber alterar e corrigir informaes; Reconhecer as principais tcnicas de edio; Identificar os comandos adequados para inserir e eliminar Colunas, Linhas e Clulas; Identificar os comandos adequados para atribuir um nome a uma Clula ou a um Intervalo; Compreender como se modifica a largura das Colunas e a altura das Linhas; Distinguir frmulas simples de frmulas complexas; Explicar os conceitos de Intervalo e Nomes de Intervalo; Saber processar nmeros obtendo os resultados automaticamente, recorrendo s frmulas e funes; Reconhecer as principais tcnicas de formatao; Indicar corretamente os comandos que permitem formatar dados e grficos numa folha de clculo; Saber elaborar grficos, bases de dados e tabelas; Saber trabalhar com livros, grficos e outros documentos personalizados, explorando as potencialidades da folha de clculo.

Introduo aos sistemas de gesto de base de dados


Criar uma base de dados nova no Access; Conhecer os procedimentos de construo e utilizao de tabelas relacionais; Definir a estrutura de campos da tabela; Reconhecer a importncia da definio de uma chave primria; Definir a estrutura de relaes entre tabelas; Explicar o conceito de consulta; Identificar a importncia e necessidade da criteriosa utilizao de filtros e critrios; Conhecer e aplicar os procedimentos de construo e utilizao de consultas; Criar uma nova consulta de seleo; Efetuar operaes estatsticas nas consultas; Conhecer o conceito de formulrio; Utilizar os procedimentos de criao e utilizao de formulrios; Utilizar os procedimentos de criao e utilizao de relatrios.

Pgina 2 de 4

Informao - Prova de Equivalncia Frequncia do Ensino Secundrio

Escola Secundria da Baixa da Banheira


(403234)

Tecnologias da Informao e da Comunicao

B) Contedos
Criao de pginas Web:
Conceitos bsicos; Tcnicas de implantao de pginas na Web.

Folha de Clculo:
Conceitos bsicos; Criao de uma folha de clculo; Elaborao de uma folha de clculo; Gerao de grficos e listas.

Introduo aos sistemas de gesto de base de dados:


Conceitos bsicos; Introduo s bases de dados SGBD; Programa de gesto de bases de dados; Criao e gesto de bases de dados.

3. Caracterizao da prova
A prova ter apenas uma verso. Grupo I, Grupo II e Grupo III sero compostos na totalidade por questes tericas, especificas dos vrios temas e devero ser realizados na folha de resposta entregue para o efeito.

Quadro 1 Valorizao e tipologia dos contedos da prova Temas/Unidades Letivas Tipos de itens Nmero de itens
Criao de pginas Web Folha de clculo Introduo aos sistemas de gesto de base de dados TOTAL Itens de resposta fechada de escolha mltipla Itens de resposta aberta Itens de resposta aberta 5 5 5

Pontuao
30 Pontos 30 Pontos 40 Pontos 100 Pontos

4. Critrios gerais de classificao da prova


As classificaes a atribuir s respostas so expressas em nmeros inteiros e resultam da aplicao dos critrios de classificao relativos a cada tipologia de itens: Itens de resposta fechada de escolha mltipla As respostas em que assinalada a alternativa correta so classificadas com a cotao total do item. As respostas incorretas so classificadas com zero pontos. No h lugar a classificaes intermdias. Itens de resposta aberta Os critrios de classificao dos itens de resposta aberta apresentam-se organizados por nveis de desempenho. A cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao.

5. Material a utilizar e material no autorizado


O aluno deve levar para a prova material de escrita (tinta azul ou preta). No permitido o uso de lpis, nem de tinta corretora, nem de mquina de calcular.

Pgina 3 de 4

Informao - Prova de Equivalncia Frequncia do Ensino Secundrio

Escola Secundria da Baixa da Banheira


(403234)

Tecnologias da Informao e da Comunicao

6. Durao da prova
A prova tem a durao de 120 minutos.

Pgina 4 de 4

You might also like