You are on page 1of 4

MAP2110 Modelagem e Matem atica 1o Semestre de 2004 (22/04/03-Texto ainda n ao recvisado!

) Os Axiomas da Geometria Euclidiana Bibliograa de Apoio: Algebra Lineal y Geometr a Elemental, Jean Diedonn e. Deni c ao 1 Um plano vetorial (espa co vetorial bidimensional) e um conjunto E com duas opera c oes Adi c ao E E E (x, y ) x + y satisfazendo as seguintes propriedades: EV1 x + y = y + x, x, y E . EV2 x + (y + z ) = (x + y ) + z, x, y, z E . EV3 Existe um elemento e E tal que x + e = x, x E .
Comutatividade Associatividade Exist encia de elemento neutro

Multiplica c ao por escalar R E E (, x) x

EV4 Para todo x E existe x E tal que x + x = e. Exist encia de oposto EV5 ( + )x = x + x, , R , x E . EV6 (x + y ) = x + y, R , x, y E . EV7 (x) = ( )x, , R , x E . EV8 1x = x, x E . D2 Dados x, y, z E , existem , , R , n ao todos nulos, tais que x + y + z = e. Al em disso, existem u, v R tais que se u + v = e ent ao = = 0. Dimens ao
Distributividade I Distributividade II Associatividade da multiplica c ao por escalar

Deni c ao 2 Um espa co vetorial tridimensional e um conjunto E com duas opera c oes Adi c ao E E E (x, y ) x + y Multiplica c ao por escalar R E E (, x) x

satisfazendo as seguintes propriedades: EV1, EV2, EV3, EV4, EV5, EV6, EV7, EV8, e 1

D3 Dados x, y, z, t E , existem , , , R , n ao todos nulos, tais que x + y + z + t = e. A em disso, existem u, v, w R tais que u + v + w = e ent ao = = = 0. Dimens ao Observa c ao 1 Se E e um plano vetorial ou um espa co vetorial tridimensional, os elementos de E s ao chamados usualmente de vetores. Muitas vezes usamos a nota c ao x E ao inv es de x E . Observa c ao 2 Se E e um plano vetorial ou um espa co vetorial tridimensional, o elemento neutro de E e frequentemente denotado por O, ou simplesmente O, e e chamado vetor nulo. Tamb em, se x E (ou x E ), o elemento x E dado pela propriedade EV4 e usualmente denotado por x (ou x), e e chamado oposto de x. Se x, y E , a nota c ao x y signica x + (y ). Exerc cio 1 (a) Mostre que se as propriedades EV1-EV8 s ao satisfeitas ent ao valem tamb em: EV9 x + y + z + t = x + (y + z + t), x, y, z, t E . EV10 e + x = x, x E . EV11 Existe um elemento e E tal que e + x = x, x E . EV12 Para todo x E existe x E tal que x + x = e. EV13 0x = e, x E . (b) Mostre que se valem as propriedades EV1-EV8 e a propriedade D2 , ent ao: D2 Dados x, y, z, w E , existem , , , R , n ao todos nulos, tais que x + y + z + w = e. Exerc cio 2 (Unicidade do elemento neutro) Mostre que se valem as propriedades EV1-EV8, ent ao existe no m aximo um elemento neutro em E , isto e, Se e, e E s ao tais que x + e = x e x + e = x, x E , ent ao e = e. Exerc cio 3 (Unicidade do elemento oposto) Mostre que se valem as propriedades EV1-EV8, ent ao cada x E tem no m aximo um oposto em E , isto e, Se x , x E s ao tais que x + x = e e x + x = e, ent ao x = x .

O R2 = R R como plano vetorial Para este exemplo, n ao precisamos conhecer geometria plana. No entanto, conhecimento da geometria plana serve como motiva c ao para as deni c oes que ser ao dadas. Nesta abordagem voc es ver ao que os pontos do plano cartesiano ser ao olhados como vetores. E = R R = R2 ser a nosso conjunto de vetores. Indicaremos um vetor v E = R2 por v = (xv , yv ) ou por v = (v1 , v2 ), conforme for mais conveniente. Denimos a adi c ao de vetores e a multiplica c ao por escalar da seguinte forma: Se u = (u1 , u2 ), v = (v1 , v2 ) E = R2 e R , ent ao: u + v = (u1 , u2 ) + (v1 , v2 ) := (u1 + v1 , u2 + v2 ) E = R2 , u = (u1 , u2 ) := (u1 , u2 ) E = R2 . Proposi c ao 1 E = R2 com as opera c oes anteriores e um plano vetorial. Exerc cio 4 Prove a proposi c ao anterior, isto e, (a) prove que vale a propriedade EV1. (b) prove que vale a propriedade EV2. (c) prove que vale a propriedade EV3. Sugest ao: e = O := (0, 0). (d) prove que vale a propriedade EV4. Sugest ao: Dado u = (u1 , u2 ) E , use u := (u1 , u2 ) como candidato a oposto. (e) prove que vale a propriedade EV5. (f) prove que vale a propriedade EV6. (g) prove que vale a propriedade EV7. (h) prove que vale a propriedade EV8. (i) prove que vale a propriedade D2 .

Observa c ao 3 Alguns dos itens do exerc cio anterior foram feitos em sala. Exerc cio 5 Sejam x = (1, 3), y = (4, 5) e z = (3, 0) tr es vetores em E = R2 . Calcule os seguintes vetores, mencionando as propriedades de plano vetorial que forem usadas: (a) x + y (b) y (c) x y (d) (x + y ) + z (e) x + (y + z ) (f) 5x (g) 3x + 2y (h) 6(x + y z ) Exerc cio 6 Considere o conjunto das matrizes reais de duas linhas e uma coluna E = M21 . Voc e j a sabe somar duas dessas matrizes, e j a sabe multiplicar um n umero real por uma dessas matrizes. Mostre que esse conjunto, com essas duas opera c oes, e um plano vetorial. Exerc cio 7 Considere o conjunto E = P1 dos polin omios a coecientes reais de grau 1, isto e, o conjunto dos polin omios da forma x(t) = a1 + a2 t. Voc e j a sabe somar dois desses polin omios, e j a sabe multiplicar um n umero real por um desses polin omios. Mostre que esse conjunto, com essas duas opera c oes, e um plano vetorial.

You might also like