You are on page 1of 4

NUNO PINTO O TREINADOR PORTUGUS QUE LANA TALENTOS NA F1

O Mourinho dos automveis!


. Piloto espanhol e holands esto a testar com a Williams e a Sauber . Trabalho de treino portugus foi decisivo e inovador a nvel mundial . Respeito nos paddocks de todo o Mundo
A analogia com Jos Mourinho no um exagero, tambm h outro Special One portugus, mas este nos automveis. Ele s o treinador de algumas das maiores esperanas do automobilismo mundial e dois dos seus pilotos esto mesmo a participar na nica sesso de testes de Frmula 1 desta temporada reservada a rookies. Sim, na pista britnica de Silverstone, as cores nacionais no esto apenas representadas por Antnio Flix da Costa, mas tambm pelo treinador de pilotos Nuno Pinto e pela sua empresa (tambm portuguesa) WinWay. Ao contrrio do jogador Jos Mourinho, o piloto Nuno Pinto teve at um percurso marcado por alguns sucessos em competies nacionais. J enquanto treinadores, os dois comearam a carreira ainda antes de cumprirem 30 anos de idade, mas enquanto Jos Mourinho foi campeo nacional, pela primeira vez (no FC Porto), aos 40 anos, Nuno Pinto saboreou o champanhe do seu primeiro sucesso aos 34 anos! As diferenas que os separam vo ainda para alm dos 15 anos de diferena. Jos Mourinho tem 50 e Nuno Pinto 35 anos. Um de Setbal e o outro de Lisboa. Um o treinador mais bem pago do mundo e trabalha por conta de outrem e o outro um dos poucos treinadores que existem no universo do desporto automvel e trabalha por conta prpria. Nuno Pinto tambm o acionista principal e o gerente da WinWay Intensive Driver Development Program, a empresa portuguesa que treina os pilotos.

Nuno Pinto, no deixa de ser curioso, admite uma imensa admirao por Jos Mourinho. Ele um exemplo para todos os portugueses: na frontalidade, na capacidade de liderana, no profissionalismo, na dedicao, nos sucessos. Eu s lamento que tenha tido uma passagem to curta pelo Benfica, o clube do meu corao. Um dia gostava de ter a oportunidade de o conhecer. Talvez ganhe coragem para o convidar a assistir a uma corrida Mas se esse ser um dia marcante para Nuno Pinto, o de hoje no o menos. Afinal, dois dos pilotos treinados pela WinWay esto em aco na pista de Silverstone, na nica sesso de testes de Frmula 1 reservada a rookies. um motivo de grande alegria e orgulho para a WinWay. O projecto foi formalmente constitudo em 2010 e, em apenas trs anos, chegamos com dois pilotos disciplina mxima do desporto automvel. verdadeiramente fantstico! verdade que, para os pilotos que treinamos, sempre tivemos a Frmula 1 como objectivo, mas sendo um meio to exclusivo e to reservado, claro que tnhamos dvidas da altura em que o amos conseguir. Esta uma disciplina muito competitiva, mas temos legtimas aspiraes em colocar um piloto Mundial de Frmula 1. Pelo facto da WinWay ser uma empresa nacional, no deixa de ser curioso que no treine um nico piloto nacional. Infelizmente no trabalhamos com nenhum piloto portugus. A conjuntura econmica poder servir de justificao, uma vez que, a seguir ao Antnio Flix da Costa, h um vazio geracional que, a curto prazo, dificilmente ser preenchido. No entanto, por razes bvias, claro que, um dia, a WinWay gostaria de levar um piloto nacional ao topo do automobilismo. Por agora, os pilotos WinWay com a Frmula 1 a um passo so o espanhol Daniel Juncadella e o holands Robin Frijns. No Rookie Days de Silverstone, o primeiro est a evoluir aos comandos de um Williams-Renault e o segundo num Sauber-Ferrari. So dois dos nossos pilotos que vm premiado o seu talento, trabalho e dedicao. S um grupo muito restrito consegue ter uma oportunidade na Frmula 1 e os dois j esto a ter essa oportunidade. O Dani (Juncadella) aos 22 e o Robin (Frijns) aos 21 anos. Os dois so, sem dvida, talentos de excepo, mas tiveram a capacidade e a humildade de perceberem que poderiam evoluir ainda mais com a ajuda de um treinador e de uma estrutura como a da WinWay. Por isso, estamos tambm orgulhosos de os termos acompanhado at aqui. E, em Silverstone, Nuno Pinto a sombra dos dois jovens pilotos, fazendo com eles o reconhecimento da pista a p, analisando a telemetria, discutindo as melhores trajectrias e pontos de travagem e at controlando a preparao fsica, mas tambm a alimentao dos seus atletas.

At ao dia de hoje, so vrios os ttulos e as vitrias conquistadas por pilotos treinados por Nuno Pinto no automobilismo ao mais alto nvel. Nos primeiros anos, acumulou a carreira com a gesto hoteleira, mas em finais de 2009 o potencial encontrado levou-o a constituir a WinWay (em conjunto com o amigo Nuno Cabral), oferecendo servios especficos que raramente estavam disposio de pilotos: Senti necessidade de prestar um servio ainda mais profissional e foi assim que nasceu a WinWay. Uma estrutura criada com o intuito de apoiar os jovens pilotos na progresso das suas carreiras no deporto automvel, oferecendo um leque de servios mais abrangente do que o tradicional manager ou agente. Da que a nossa grande aposta seja o coaching e a formao, com um apoio directo aos pilotos em pista. Na generalidade dos desportos os atletas de elite so treinados e acompanhados pelo seu treinador e eu no percebia por que razo os automveis eram uma excepo. Hoje, esse o servio que prestamos. A WinWay acompanha os seus pilotos na totalidade das provas, mas tambm em diversas actividades complementares, fora dos perodos de competio em pista. Exemplo disso mesmo o facto dos dois pilotos que esto a testar os Frmula 1, em Silverstone, terem acompanhamento total: Desde 2010 - e no caso do Dani at desde mais cedo nenhum deles participou numa corrida ou teste sem a presena da WinWay! Ou seja, desde que saram dos karts e se estrearam nos monolugares, todos os passos foram dados com o nosso apoio. Para alm do coaching, a WinWay oferece os tradicionais servios de management, gesto de imagem, aconselhamento e apoio na angariao de patrocnios, embora Nuno Pinto reconhea que o grande foco da empresa est, sem dvida, na melhoria da performance dos pilotos em pista e no potenciamento das suas qualidades como atletas de alta competio, partilhando toda a experincia acumulada ao longo de duas dcadas no desporto automvel. Sendo o desporto automvel e a Frmula 1, em particular, uma modalidade to exclusiva e competitiva, no deixa de ser notvel que uma empresa nacional, com apenas trs anos de actividade, consiga levar dois dos seus pilotos Frmula 1 apenas quatro portugueses conseguiram, at hoje, esse feito: Nicha Cabral, Pedro Matos Chaves, Pedro Lamy e Tiago Monteiro. Estamos, naturalmente, satisfeitos e orgulhosos. Estarmos estes dias no seio da Frmula 1 demonstra que estamos a fazer bem o nosso trabalho. Hoje, somos conhecidos e respeitados nos paddocks de todo o mundo. Os convites da Williams-Renault e da Sauber-Ferrari s nos do ainda mais motivao para o futuro.

Prestando este tipo de servios a pilotos, a WinWay acabou naturalmente por ser recrutada por equipas, como so exemplo a italiana Prema Powerteam e a inglesa Fortec Motorsports, duas das mais experientes e bem sucedidas estruturas das categorias antecmara da Frmula 1. Quanto a recursos humanos, so trs os elementos que integram a WinWay: Nuno Pinto, Pieter Belmans e, desde esta poca, Francisco Villar. Uma estrutura reduzida, que obriga a que cada um acumule muitas milhas e horas de voo por ano, mas que permite manter um nvel de servio de acordo com o que preconizamos para o projecto.

Principais resultados WinWay:

2009 2010 2011 2011 2012

Vice-Campeo Frmula BMW Europa Daniel Juncadella Campeo Frmula BMW Europa Robin Frijns Campeo Frmula Renault 2.0 Europa Robin Frijns Vencedor Frmula 3 Intercontinental Cup / GP Macau F3 Daniel Juncadella Campeo Frmula 3 EUROSERIES + FIA F3 European CUP + Masters Zandovoort Daniel Juncadella (primeiro piloto na histria a ganhar todos os ttulos de F3 num prazo de 1 ano - Macau, Masters e Campeonato da Europa) 2012 Campeo World Series by Renault - Robin Frijns (o primeiro piloto a ganhar 3 ttulos consecutivos, em 3 frmulas de formao. Uma proeza que nunca foi alcanada por pilotos como Senna, Schumacher, Hamilton ou Vettel). 2013 Vencedores de provas na GP2 (Robin Frijns) e Pdio no DTM em Norisring (Daniel Juncadella).

Lisboa, 18 de Julho de 2013

Para mais informaes:

Marco Barbosa marcobarbosa@atelierdocaractere.pt Tel: 21 182 39 42 | 91 734 57 44

You might also like