You are on page 1of 9

-PUBLICO-

N-1959

REV. C

03 / 2008

Apresentao de Projetos de Estruturas em Concreto


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao das suas sees, subsees e enumeraes. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada por verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada por verbos de carter no-impositivo. indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, a seo, subseo e enumerao a ser revisada, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

SC - 04
Construo Civil

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por Tcnicos Colaboradores especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a Norma Tcnica PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. PROPRIEDADE DA PETROBRAS 8 pginas e ndice de Revises

-PUBLICO-

N-1959
Prefcio

REV. C

03 / 2008

Esta Norma PETROBRAS N-1959 REV. C 03/2008 a N-1959 REV. B 09/2002, no tendo sido alterado o seu contedo.

Revalidao

da

PETROBRAS

1 Escopo
1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis para a apresentao de projetos de estruturas em concreto simples, armado e protendido.

1.2 Esta Norma (offshore).

se

aplica

projetos

de

estruturas

em

terra

(onshore)

no

mar

1.3 Para apresentao de projetos de fundaes em terra deve ser obedecida a PETROBRAS N-1784 e para apresentao de projetos de fundaes no mar deve ser obedecida a PETROBRAS N-2001.

1.4 Para apresentao de projetos de estruturas destinadas a arruamento e pavimentao, moldadas diretamente sobre o solo, deve ser obedecida a PETROBRAS N-2133.

1.5 Esta Norma se aplica a projetos iniciados a partir da data de sua edio.

1.6 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao desta Norma. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes dos referidos documentos (incluindo emendas). PETROBRAS N-134 - Chumbadores para Concreto; PETROBRAS N-381 - Execuo de Desenhos e Outros Documentos Tcnicos em Geral; PETROBRAS N-1644 - Construo de Fundaes e de Estruturas de Concreto Armado; PETROBRAS N-1686 - Projeto e Construo de Muro de Proteo Corta-Fogo; PETROBRAS N-1689 - Projeto de Topo de Suportes em Concreto Armado para Tubulao; PETROBRAS N-1690 - Projeto de Junta de Dilatao para Dique de Concreto Armado; PETROBRAS N-1710 - Codificao de Documentos Tcnicos de Engenharia; PETROBRAS N-1784 - Apresentao de Projetos de Fundaes; PETROBRAS N-2001 - Projeto e Execuo de Fundao para Estrutura Martima; PETROBRAS N-2064 - Emisso e Reviso de Documentos de Projeto; PETROBRAS N-2133 - Apresentao de Projeto de Arruamento e Pavimentao; ABNT NBR 6118 - Projeto e Execuo de Obras de Concreto Armado; 2

-PUBLICO-

N-1959

REV. C

03 / 2008

ABNT NBR 6119 - Clculo e Execuo de Lajes Mistas; ABNT NBR 6120 - Cargas para o Clculo de Estruturas de Edificaes; ABNT NBR 6123 - Foras Devidas ao Vento em Edificaes; ABNT NBR 7187 - Projeto e Execuo de Pontes de Concreto Armado e Protendido; ABNT NBR 7188 - Carga Mvel em Ponte Rodoviria e Passarela de Pedestre; ABNT NBR 7189 - Cargas Mveis para Projeto Estrutural de Obras Ferrovirias; ABNT NBR 7191 - Execuo de Desenhos para Obras de Concreto Simples ou Armado; ABNT NBR 7194 - Clculo e Execuo de Chamins Industriais em Alvenaria e em Concreto Armado; ABNT NBR 7197 - Projeto de Estruturas de Concreto Protendido; ABNT NBR 7808 - Smbolos Grficos para Projetos de Estruturas; ABNT NBR 8681 - Aes e Segurana nas Estruturas; ABNT NBR 9062 - Projeto e Execuo de Estruturas de Concreto Pr-Moldado; ABNT NBR 9782 - Aes em Estruturas Porturias, Martimas ou Fluviais; ABNT NBR 10126 - Cotagem de Desenho Tcnico; ABNT NBR 10837 - Clculo de Alvenaria Estrutural de Blocos Vazados de Concreto; ABNT NBR 12230 - SI - Prescries para sua Aplicao; ABNT NBR 12655 - Concreto - Preparo, Controle e Recebimento.

3 Termos e Definies
Para os propsitos desta Norma aplicam-se os termos e definies das normas constantes da Seo 2.

4 Condies Gerais
4.1 Documentos de Projeto

4.1.1 Para a elaborao e apresentao de projetos de estruturas de concreto, alm do disposto nesta Norma, devem ser obedecidas as prescries estabelecidas nas normas relacionadas na Seo 2.

4.1.2 O projeto deve ser constitudo dos seguintes documentos: a) b) c) d) memorial descritivo; memria de clculo; desenhos; especificao tcnica.

-PUBLICO-

N-1959

REV. C

03 / 2008

4.1.3 Todos os documentos de projeto devem adotar os padres do Sistema Internacional de Unidades de Medidas, de acordo com a ABNT NBR 12230.

4.2 Memorial Descritivo

4.2.1 Deve conter os seguintes elementos: a) b) c) d) e) sumrio; descrio do projeto; fluxograma de execuo (quando aplicvel); relao dos documentos constituintes do projeto; relao das principais normas utilizadas no projeto.

4.2.2 Na descrio do projeto, deve ser apresentada a justificativa das solues adotadas, tendo em vista os projetos bsicos e as condies locais, de maneira a atender os aspectos estticos, estruturais, econmicos e de durabilidade.

4.3 Memria de Clculo Deve ser apresentada de forma clara e legvel, bem como conter, no mnimo, os tpicos relacionados na seqncia descrita em 4.3.1 a 4.3.5.

4.3.1 Objetivo Descrever sucintamente a estrutura e como ela analisada (manualmente ou atravs de modelagem numrica por computador), bem como explicitar as normas de projeto para as quais so realizados os clculos dos carregamentos, dimensionamentos e verificaes estruturais.

4.3.2 Documentos de Referncia Devem ser relacionados nmeros e ttulos de normas, artigos tcnicos e documentos de projeto de outras disciplinas, bibliografias adotadas e outros.

4.3.3 Anlise Estrutural Deve conter o descrito em 4.3.3.1 a 4.3.3.8.

4.3.3.1 Materiais Devem ser informadas as propriedades fsicas e de resistncia mecnica dos materiais.

4.3.3.2 Propriedades Geomtricas Devem ser indicadas as propriedades relevantes das sees dos elementos estruturais.

4.3.3.3 Carregamentos Devem ser apresentados os clculos dos carregamentos atuantes sobre a estrutura, tais como: a) peso prprio; b) sobrecargas de utilizao; c) vento; 4

-PUBLICO-

N-1959
d) tubulaes; e) variao de temperatura e outros.

REV. C

03 / 2008

4.3.3.4 Combinaes de Carregamentos Devem ser indicadas as combinaes de carregamentos mais desfavorveis para a anlise estrutural.

4.3.3.5 Sistema Estrutural Deve conter desenhos esquemticos da estrutura ou partes dela, apresentando: a) apoios (vinculaes externas); b) numerao dos ns, caso seja utilizado programa de computador; c) designao dos elementos estruturais; caso seja utilizado programa de computador, deve ser indicada a numerao dos elementos, em simbologia diferente da numerao dos ns; d) articulaes internas (descontinuidades de deslocamentos, rtulas); e) comprimentos de vos, alturas de pilares e outras medidas para perfeito entendimento da forma e dimenses da estrutura; caso seja utilizado programa de computador, devem ser indicadas, complementarmente, as distncias entre ns; f) linhas de eixos principais, com as mesmas designaes apresentadas no desenho para execuo de formas; g) carregamentos atuantes, com seus respectivos valores numricos; opcionalmente, permite-se a apresentao dos carregamentos em esquema separado.

4.3.3.6 Esforos Solicitantes Devem ser apresentados: a) diagramas de esforos solicitantes de cada carregamento, relevantes para o dimensionamento dos elementos estruturais; b) envoltrias de esforos solicitantes para cargas mveis; c) envoltrias de esforos solicitantes das combinaes dos carregamentos, inclusive com os coeficientes de majorao ou minorao para anlise dos estados limites ltimos.

NOTA

Os citados diagramas e envoltrias devem conter os valores mximos, os valores correspondentes s sees importantes como, nos pontos de apoio, rotulaes e outros e os valores que delimitam as mudanas bruscas (descontnuas) dos citados diagramas nas sees de introduo de cargas pontuais ou momentos fletores externos.

4.3.3.7 Deslocamentos Devem ser indicados os clculos dos deslocamentos relevantes para a anlise da estrutura. No caso da utilizao de programa de computador, devem ser apresentados para as sees importantes os deslocamentos devidos a cada carregamento. Devem ser apresentados os deslocamentos devidos s combinaes de carregamentos, inclusive com os coeficientes de majorao ou minorao para anlise dos estados limites de servios.

4.3.3.8 Efeitos Dinmicos Nas estruturas submetidas a carregamentos dinmicos, devem ser apresentados as amplitudes mximas de vibrao e os modos de vibrao relevantes.

4.3.4 Dimensionamento e Verificaes Estruturais Devem conter: 5

-PUBLICO-

N-1959

REV. C

03 / 2008

a) dimensionamento das armaduras das peas, com as verificaes das disposies mnimas estabelecidas pela(s) norma(s) de projeto; b) dimensionamento de elementos estruturais provisrios, tais como: apoios; estais; cimbramentos e outros co-responsveis pelo equilbrio global da estrutura desde a fase construtiva at a sua finalizao; c) dimensionamento de elementos acessrios, tais como: chumbadores; peas embutidas no concreto; aparelhos de apoio; defensas e outros; d) verificaes das resistncias ltimas do concreto; e) verificaes de fissurao do concreto; f) verificaes de equilbrio da estrutura ou partes dela; g) verificao dos deslocamentos mximos admissveis; h) verificao quanto a possibilidade de ressonncia, para as estruturas submetidas a carregamentos dinmicos; i) verificao da fadiga nas armaduras de elementos estruturais sujeitos a variaes de esforos solicitantes; a verificao obrigatria para pontes e pontilhes, inclusive seus acessos, situados em reas de carregamento e descarregamento de produtos e para vigas suporte de prticos rolantes.

4.3.5 Anexos Devem conter: a) tabelas e bacos utilizados no dimensionamento de armaduras e outras verificaes estruturais; b) teorias e equaes, no integrantes de bibliografia e normas tcnicas, utilizadas no dimensionamento ou verificaes; c) no caso da utilizao de programas de computador, identific-los e informar as respectivas licenas de uso; d) relatrios de entrada e sada de dados, caso seja utilizado programa de computador. NOTA A memria de clculo pode englobar a anlise, os clculos e as verificaes estruturais da fundao. [Prtica Recomendada]

4.4 Desenhos

4.4.1 Os desenhos devem incluir: a) desenhos para execuo de formas; b) desenhos para execuo de armao; c) desenhos para montagem.

4.4.2 Os desenhos para execuo de formas devem conter, no mnimo: a) norte verdadeiro e norte de projeto referidos ao sistema de coordenadas definido pela PETROBRAS; b) Referncia de Nvel (RN) adotada; c) a referncia usada para locao quando no definido o sistema de coordenadas; d) locao e orientao de pilares ou outros elementos estruturais que se apiem na fundao; e) identificao dos elementos estruturais; f) plantas, cortes e elevaes dos elementos estruturais, necessrias ao perfeito entendimento de sua forma e dimenses;

-PUBLICO-

N-1959

REV. C

03 / 2008

g) detalhes construtivos (chanfros em arestas de elementos aparentes, juntas de dilatao, retrao e construo, contra-flechas e outros); h) locao, quantidade e detalhamento de elementos acessrios, tais como: chumbadores; peas embutidas no concreto; aparelhos de apoio; defensas e outros; i) lista de materiais dos elementos acessrios contendo descrio, quantidade e massa; j) resistncia caracterstica mnima do concreto compresso (fck), relao gua/cimento (a/c) mxima e consumo mnimo de cimento por m3 de concreto; a relao a/c e o fck devem ser definidos em funo das condies de agressividade a que esto expostas as estruturas; k) dimenso mxima caracterstica do agregado grado; l) volume de concreto estrutural e magro, rea de formas; m) os nmeros dos desenhos de arquitetura (quando aplicveis) e locao das fundaes, da memria de clculo e de outros documentos, indicados no campo documentos de referncia; n) os nmeros dos desenhos de execuo de formas do nvel superior e de execuo de armao correspondentes.

4.4.3 Os desenhos para execuo de armao devem conter, no mnimo: a) b) c) d) e) f) tipos de aos empregados; localizao e detalhes de emendas; tabela de armadura e quadro-resumo; cobrimentos das armaduras; detalhamento dos raios mnimos de dobramento e curvamento das armaduras; os nmeros dos desenhos de formas correspondentes, no campo documentos de referncia.

4.4.4 Os desenhos para montagem, aplicveis para estrutura compostas por elementos pr-moldados, devem conter, no mnimo: a) b) c) d) e) fases de concretagem; seqncias de iamentos; travejamentos temporrios; escoramentos; seqncias de protenso, para elementos protendidos.

4.4.5 Quando no prejudicar a clareza, formas e armao podem ser apresentadas no mesmo desenho. [Prtica Recomendada]

4.4.6 Os projetos de reforos ou recuperaes estruturais, que incluem formas, armao e montagem, podem ser apresentados no mesmo desenho. [Prtica Recomendada]

4.5 Especificao Tcnica

4.5.1 Quando aplicveis, a especificao tcnica deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) b) c) d) e) f) g) h) resistncia caracterstica do concreto compresso (fck); relao gua/cimento (a/c) mxima; consumo mnimo de cimento por m de concreto; tipos e caractersticas de aditivos para concreto; dimenso mxima caracterstica dos agregados; tipos e caractersticas de adesivos; tipos e caractersticas de graute; tipos e caractersticas de mastiques para juntas de dilatao; 7

-PUBLICO-

N-1959

REV. C

03 / 2008

i) padro de acabamento das superfcies de concreto; j) descrio do sistema de formas; k) tipos e caractersticas dos materiais empregados nas formas; l) tipos e caractersticas de ao para armao; m) tipos e caractersticas de cordoalhas; n) discriminao dos elementos acessrios tais como: chumbadores, peas embutidas no concreto, aparelhos de apoio, defensas e outros.

4.5.2 Cada especificao tcnica emitida deve contemplar somente projetos de estruturas similares.

______________

-PUBLICO-

N-1959

REV. C

03 / 2008

NDICE DE REVISES REV. A


No existe ndice de revises.

REV. B
Partes Atingidas 1.1 e 1.2 2 4 Revisado Revisado Revisado Descrio da Alterao

REV. C
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

_____________ IR 1/1

You might also like