You are on page 1of 15

O campesinato no modo capitalista de produo: razes conceituais

Murilo Mendona Oliveira de Souza,


da Unidade Universitria de Gois murilosouza@hotmail.com

Resumo: O presente texto tem como objetivo geral apresentar uma discusso tericometodolgica em torno do conceito de campesinato, tendo como ponto de partida as razes conceituais desenvolvidas com base nas concepes marxistas sobre a transio para o modo capitalista de produo. Para isto, propusemos estabelecer um debate entre a corrente interpretativa do fim do campesinato, que assume o campesinato como resqucio do feudalismo e o grupo de autores que visualizaram a resistncia camponesa contraditoriamente consolidada no mbito capitalista de desenvolvimento. Esperamos com este dilogo terico contribuir para a reflexo sobre o campesinato brasileiro, classe social que adaptativamente tambm se territorializou em nosso pas. Palavras-chave: Campesinato; anarquismo agrrio; modo de produo capitalista.

INTRODUO
O campons um gato de sete vidas, pois, em cada modo de produo, ele renasce com novas caractersticas, adaptando-se histrica e socialmente. Nas sociedades escravocratas, feudais ou socialistas, o campesinato encerrou particularidades especficas, construindo sua existncia a partir das condies presentes. Assim, como nos diz Santos (1978), o campons no a personificao de um processo de trabalho especificamente capitalista. Pois, da mesma forma que, no contexto capitalista, o campesinato agrega elementos prprios, determinados espacial e temporalmente, nos modos de produo anteriores tambm assumiu caractersticas intrnsecas, mantendo, contudo, sua base na unidade de produo familiar. Portanto, atravs de um processo histrico de adaptao que a classe camponesa deve ser, em primeiro lugar, compreendida. Da mesma forma, preciso que a busca de compreenso desse processo adaptativo, dentro do modo de produo capitalista, esteja inserida em uma perspectiva de interpretao dialtica. Nas palavras de Margarida Maria Moura:

142

O campesinato no modo capitalista de produo: razes conceituais

SOUZA, M. M. O.

[...] o campons adaptou-se e foi adaptado, transformou-se e foi transformado, diferenciou-se internamente, mas permaneceu identificvel como tal. Teve suas formas de produo e organizao de vida redefinidas e, em larga medida, postas a servio de uma realidade estrutural mais poderosa: a engrenagem de reproduo do capital. (MOURA, 1986, p. 18-19).

A dialtica adaptativa do campons a diferentes modos de produo e, especificamente, ao capitalismo, no foi, contudo, a perspectiva mais considerada entre as diversas interpretaes que buscaram analisar o campesinato em sua trajetria histrica. Desde o sculo XIX, tericos e polticos, burgueses e marxistas, debruam-se sobre questes do desenvolvimento capitalista no campo, tentando prever o destino da agricultura familiar camponesa. Majoritariamente, tais previses indicaram o desaparecimento do campesinato como modo de produzir e viver, admitindo-o como um resqucio feudal que deveria ceder lugar s formas capitalistas de produo. Os estudiosos e, principalmente, os polticos conservadores foram unnimes em prever o desaparecimento da pequena produo camponesa. Em primeiro lugar, porque, ideologicamente, as cincias modernas, entre elas as sociais, construram uma relao umbilical com a classe dominante burguesa e, por isso, professaram o pleno desenvolvimento das relaes capitalistas de produo, seja na cidade ou no campo. E, em segundo lugar, porque, partindo do exemplo europeu ocidental, onde o campesinato foi expropriado em pouco tempo, durante o processo de transio entre feudalismo e capitalismo, seria natural que o mesmo ocorresse em outras partes da Europa e do mundo. Na interpretao marxista, contudo, o debate em torno do campesinato no ocorreu de forma to homognea como o foi entre os burgueses. Isto decorre, em boa medida, do fato de Karl Marx no ter deixado uma construo terica especfica sobre a situao camponesa, abrindo margem para interpretaes divergentes e, por vezes, decorrentes da ortodoxia das anlises, equivocadas. Assim, enquanto alguns tericos marxistas visualizaram na agricultura camponesa um entrave para o amplo desenvolvimento do capitalismo no campo e, consequentemente, para preparar as condies materiais do socialismo, outros identificaram elementos progressistas que permitiriam a contraditria sobrevivncia camponesa no mundo capitalista. Considerando tal contexto, o presente texto tem como objetivo geral promover uma reflexo terico-metodolgica sobre a categoria

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.141-155, jan./jun. 2012

Artigo

143

campesinato, partido basicamente das principais teorias formuladas a partir das concepes marxianas e marxistas, desde meados do sculo XIX. Para isto, tendo como ponto de partida o mtodo crtico-marxista, nos baseamos no estudo de autores cujas ideias refletiram as principais divergncias quanto ao desenvolvimento do capitalismo no campo e o futuro do campesinato. Para o debate aqui apresentado, propomos enquadrar tais pensadores em dois grupos principais, aqueles que pregavam o fim do campesinato e os que defenderam a resistncia camponesa como classe social no sistema capitalista de produo. No primeiro grupo, inclumos, basicamente, os social-democratas, destacando entre seus principais representantes o alemo Karl Kautsky e o russo Vladimir Lnin. No segundo grupo, por outro lado, situamos tericos que divergiram das correntes dominantes do pensamento marxista. Mas que, exatamente por isso, foram resgatar elementos dialticos, na prpria teoria marxiana, que pudessem embasar sua proposta, na qual o campesinato representava uma alternativa de resistncia dentro do capitalismo. Inserimos neste grupo os populistas russos (narodniks), os gegrafos anarquistas agrrios e a escola para anlise da organizao e produo camponesa1, representada basicamente pelo russo Alexander Chayanov. Englobando estas duas perspectivas tericas, apresentamos inicialmente um breve resgate dos autores que profetizaram sobre o desaparecimento da figura do campons no capitalismo e, posteriormente, as construes tericas de pensadores que defenderam o campesinato como classe social inserida de forma dialeticamente contraditria neste no modo capitalista de produo.

O CAPITALISMO E O FIM DO CAMPESINATO


Desde meados do sculo XIX, quando a anlise do capitalismo agrrio passou a ser desenvolvida, at os dias atuais, vrios os estudos que tm buscado compreender os avanos e retrocessos, tericos e prticos, da agricultura camponesa no contexto capitalista. O grupo dominante de discusso terica no campo das cincias sociais, contudo, buscou recorrentemente professar o desaparecimento do campons no mbito do modo capitalista de produo, consolidando uma corrente de interpretao

1. Traduo livre do espanhol. Texto original: Escuela para el anlisis de la organizacin e produccin campesinas (ARCHETTI in CHAYANOV, 1974).

144

O campesinato no modo capitalista de produo: razes conceituais

SOUZA, M. M. O.

que visualiza o campesinato como resqucio de um modo de produo anterior. No mbito desta corrente interpretativa, pregava o fim do campesinato, destacamos a obra A Questo Agrria de Karl Kautsky, publicada em 1899, que procurou mostrar a superioridade da grande produo capitalista sobre a pequena, considerando o campesinato como uma anomalia em vias de liquidao. O autor, em sua anlise, entendeu que a adaptao camponesa, ocorrida nos modos de produo precedentes, no surtiria efeito no contexto econmico avassalador do capitalismo. A lgica industrial ligada ao capital seria expandida rapidamente ao campo, transformando as terras em meios de produo capitalista e os camponeses em fora de trabalho para a atividade industrial. Esse debate, com origem no partido socialdemocrata alemo, previa o controle da produo nas mos de alguns poucos capitalistas, reduzindo, assim, as possibilidades de evoluo da agricultura concentrao da propriedade da terra.
A socialdemocracia formula a lei deste desenvolvimento em termos simples: a concorrncia deve eliminar progressivamente os camponeses, em favor dos grandes capitalistas agrrios que disponham de capitais necessrios utilizao da mecanizao; a concentrao da propriedade do solo a tendncia deste desenvolvimento, como o a da propriedade do capital. (AMIN; VERGOPOULOS, 1977, p. 25)

A partir do processo de concentrao da terra por produtores capitalistas que, na concepo de Kautsky (1986), o modo de vida campons (segundo o autor, um resqucio indesejvel do feudalismo) seria rapidamente transformado e, consequentemente, eliminado. Visualizou na estrutura camponesa de organizao social e produtiva um entrave ao pleno desenvolvimento do capitalismo, o que ocasionaria tambm um obstculo criao de condies para a instalao do modo de produo socialista. Assim, para Kautsky (1986), a substituio do campesinato por grandes exploraes mecanizadas, a exemplo da indstria, era no somente inevitvel como tambm desejvel para que o materialismo histrico se encarregasse de direcionar a conflagrao do socialismo.
A expropriao do pequeno produtor e a sua transformao em trabalhador assalariado seria, portanto, no apenas um processo inevitvel decorrncia necessria do desenvolvimento do capitalismo no campo como tambm positivo. Em comparao com a misria em que viviam os pequenos pro-

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.141-155, jan./jun. 2012

Artigo

145

dutores, Kautsky afirmava que operrios bem nutridos e bem remunerados, trabalhando em grandes empresas, era a condio indispensvel para uma explorao racional da agricultura. (ARAJO, 2002, p. 66)

Na mesma linha, estabelecida por Kautsky, seguiram as previses de Vladimir Lnin a respeito do campesinato. Como destacaram Amin e Vergopoulos (1977), Lnin partiu de posies tericas dogmticas por influncia direta de Plekanov2 e do prprio Kautsky. Construindo sua proposta terica em contraposio concepo dos populistas russos (narodniks)3, que consideravam que o princpio comunitrio do campesinato impediria o aambarcamento da produo agrcola pelo capital, Lnin previa a rpida insero da agricultura aos moldes capitalistas da indstria. Referindo-se agricultura russa, ele procurou demonstrar que o capitalismo j estava, em fins do sculo XIX, trilhando um caminho sem volta, ao promover um intenso enquadramento das atividades agrcolas ao padro industrial de produo.
O capitalismo agrrio sacudiu pela primeira vez a estagnao secular da nossa agricultura, deu um imenso impulso transformao da sua tcnica, ao desenvolvimento das foras produtivas do trabalho social. Aqui, uns poucos decnios de rompimento capitalista fizeram mais do que sculos inteiros da histria precedente. A uniformidade da economia natural rotineira foi substituda pela diversidade de formas da agricultura comercial; os instrumentos agrcolas primitivos comeam a ceder lugar a instrumentos e mquinas aperfeioadas; o imobilismo dos antigos sistemas de cultura foi minado por procedimentos modernos. [...] o capitalismo destruiu o esprito estreito e provinciano; substituiu as pequenas divises medievais dos agricultores por apenas uma grande diviso, que incide sobre o conjunto da nao. (LNIN, 1982, p. 204-205)

Essa concepo revela, portanto, a proximidade do pensamento de Lnin com o kautskyano quanto inadaptabilidade do campesinato ao modo capitalista de produo. Ambos fizeram, no mbito da socialdemocracia, uma
2. Plekanov foi integrante do grupo populista russo (narodniks) e do partido social revolucionrio, mas, posteriormente, adotou uma postura mais centralizada, a exemplo de Kautsky, configurando-se como figura importante do partido social-democrata russo. 3. Os populistas russos (narodniks) defendiam a possibilidade de que, com base na consistncia do campesinato comunitrio, seria possvel saltar diretamente das bases camponesas (resqucios feudais) para o socialismo, sem que fosse necessrio esperar o desenvolvimento material provido pelo capitalismo. Inicialmente, Lnin construiu suas propostas em contraposio a esta idia, mas, aps a Revoluo Russa, mudou sua postura quanto ao papel dos camponeses, se rendendo a alguns pressupostos populistas. Para maior aprofundamento consultar Velho (1979) e Guzmn; Molina (2005).

146

O campesinato no modo capitalista de produo: razes conceituais

SOUZA, M. M. O.

leitura ortodoxa da concepo materialista-histrica desenvolvida por Karl Marx, deixando em segundo plano a perspectiva dialtica. Tanto Kautsky como Lnin transpuseram mecanicamente a construo marxiana, com base no desenvolvimento do capitalismo ocidental, em especial no territrio ingls. E a o campesinato no constitua mais do que uma classe colocada fora de seu tempo. Deveria, por isso, ceder lugar ao novo. E o novo, de acordo com estes autores, era a agricultura mecanizada, espelhada nas tcnicas industriais e urbanas de produo. Ao contrrio de Kautsky, contudo, Lnin viria a reconsiderar algumas de suas posies a respeito da funo do campons no capitalismo, em especial, depois da revoluo de 1905. Foi, por isso, acusado de populista pela socialdemocracia. Reconheceu politicamente, de acordo com Arajo (2002), que o apoio dos camponeses havia sido fundamental para a vitria na Revoluo Russa. Dizia, ento, que as palavras de ordem paz, po e terra no poderiam ser descartadas aps a tomada do poder. E, de fato, aps a conquista do poder, Lnin manteve temporariamente, ao lado da propriedade socialista da terra, a propriedade privada camponesa. Mas, no entanto, essa sua mudana parcial de postura foi muito mais poltica do que propriamente terica, no tocando profundamente na essncia de sua concepo quanto s possibilidades de sobrevivncia do campesinato no capitalismo.

O CAMPONS UM GATO DE SETE VIDAS: a resistncia camponesa no debate terico marxista


No mbito do grupo que considerava a possibilidade de uma resistncia camponesa, elementos marxistas para uma teoria contraposta de fato profecia do fim do campesinato vinham sendo reunidos desde meados do sculo XIX. Os narodniks buscavam, desde ento, situar o campesinato como fora revolucionria, enxergando na comuna russa, como mostra Velho (1979, p. 77), [...] uma espcie primitiva de socialismo que poderia constituir o embrio de uma forma mais elevada de socialismo. Concretamente, a questo colocada pelos narodniks, organizados ento no Partido SocialRevolucionrio, com respeito ao papel do campesinato no avano para o socialismo, era a seguinte:
[...] que papel poderia desempenhar o campesinato neste processo [na Revoluo Socialista]? E na Rssia esta questo era ainda mais angustiante porque o estgio futuro pelo qual lutavam os revolucionrios era o socia-

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.141-155, jan./jun. 2012

Artigo

147

lista e a comuna rural j vivia e praticava um tipo de igualitarismo bastante eficiente e fincado nas tradies populares da Rssia rural. Para que ento destruir estas relaes igualitrias, firme e profundamente ancoradas no campesinato e, por decorrncia, em todo o povo russo, se o passo atual era lutar contra a desigualdade capitalista, se o socialismo j estava na ordem do dia? (MALAGODI, 2005, p. 107)

Esse questionamento tornou-se to significativo entre os populistas que, em 1881, em nome de Vera Sassulitch, os narodniks escreveram a Marx interrogando-o sobre alguns pontos de sua obra, em especial, O Capital, traduzido para o russo, em 1873, e j bastante difundido entre os polticos e estudiosos do pas. Questionavam, principalmente, a decretao do fim do campesinato supostamente identificada na teoria marxiana. Sassulitch apud Malagodi (2005, p. 107), defendendo uma possvel funo do campesinato como classe revolucionria, direcionou-se a Marx, ironicamente, da seguinte forma:
Se, porm, ao contrrio, a comuna [camponesa] est destinada a perecer no resta ao socialista, como tal, seno comear a fazer clculos, mais ou menos mal fundados, para saber em quantos decnios a terra do campons passar de suas mos para as da burguesia, em quantos sculos, talvez, o capitalismo chegar na Rssia a um desenvolvimento semelhante quele da Europa ocidental.

Aconteceu que, aps a leitura da obra de Marx, os narodniks, que vinham j h algum tempo trabalhando com a possibilidade de saltar a etapa capitalista em direo ao socialismo, colocaram em cheque sua prpria proposta. Estudavam, ento, qual seria a consequncia poltica e prtica decorrente da situao do campesinato na proposta revolucionria. Seria o campesinato uma fora revolucionria ou um empecilho revoluo socialista? Que funo, de fato, poderia e deveria o campons assumir no contexto de transformao para uma sociedade mais igualitria? Porm, Karl Marx respondeu carta do grupo, alertando, em primeiro lugar, para o fato de que sua teoria havia sido construda a partir da perspectiva inglesa, sendo que, para compreender o caso russo, seria importante considerar os elementos prprios do desenvolvimento do campesinato naquele pas. Explicou, tambm, que se apropriando dos resultados positivos produzidos pelo capitalismo, a Rssia poderia ser capaz de desenvolver e transformar a forma arcaica de sua comunidade alde, ou

148

O campesinato no modo capitalista de produo: razes conceituais

SOUZA, M. M. O.

seja, do campesinato comunal, ao invs de destru-la. Em sua carta-resposta, Marx procurou demonstrar, ainda, que ao campesinato russo correspondiam caractersticas vantajosas em relao ao campesinato da Europa ocidental. Entre elas, o fato do campesinato russo ter se mantido em escala nacional e ser contemporneo do capitalismo ocidental, o que lhe permitiria apropriar-se dos frutos capitalistas sem se submeter a seu modus operandi (MARX, 2005). Portanto, especificamente nesta carta, Marx no nega a possibilidade de sobrevivncia e adaptao do campons ao modo capitalista de produo. Pelo contrrio, reafirma a dialtica inerente s possibilidades camponesas. importante ter em mente, ao mesmo tempo, como nos diz Shanin (2005, p. 6), que o [...] insight e a inspirao de Marx, no que se refere aos camponeses so, em grande parte, os de um europeu da Europa Central (com conhecimento das lnguas e a tradio da Europa Oriental), situado no meio ingls de um capitalismo descamponesado. A dialtica demonstrada por Marx, no entanto, no foi suficiente para promover uma reflexo especificamente russa quanto aos rumos do campesinato. Pois, contraditoriamente, alguns anos depois da comunicao com Marx, grande parte dos populistas russos, com destaque para Plekanov, constituram o Partido Social-Democrata, assumindo uma concepo marxista ortodoxa. Nessa concepo, o campesinato deixava de ser uma classe potencialmente revolucionria para representar, na melhor das hipteses, o papel de coadjuvante no processo revolucionrio russo. As proposies iniciais dos narodniks eram compartilhadas, parcialmente, por outros grupos tericos. Importa, nesse momento, no entanto, lembrar a contribuio do anarquismo agrrio, no mbito do qual situamos os gegrafos Piotr Kropotkin e lise Reclus. O anarquismo agrrio cultivou, como concepo central, o potencial revolucionrio do campesinato a partir da comuna rural. De acordo com os anarquistas, a comuna rural poderia apenas padecer devido opresso representada pelo Estado, seja ele capitalista ou socialista. Nas palavras de Kropotkin:
[...] as teorias correntes dos economistas burgueses e de alguns socialistas afirmam que a comuna morreu na Europa Ocidental de morte natural, j que se encontrou que a posse comunal da terra era incompatvel com as exigncias contemporneas do cultivo da terra. Mas a verdade que em nenhuma parte desapareceu a comuna aldeana por prpria vontade, ao invs, em todas as partes, as classes dirigentes precisam de vrios sculos de medidas estatais persistentes para desarraigar a comuna e confiscar as

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.141-155, jan./jun. 2012

Artigo

149

terras comunais. [...] para abreviar, o que se dizia a respeito da morte natural das comunas aldeanas, em virtude das leis econmicas, constitui uma brincadeira to pesada como se falssemos da morte natural dos soldados cados no campo de batalha. (KROPOTKIN, 2006, p. 111-113)

oportuno lembrar que Marx, em sua j citada carta-resposta a Vera Sassulitch, aproximou-se bastante da ideia defendida por Kropotkin na citao acima. No como fundamento, mas na perspectiva conjuntural, Marx tambm ressaltou a expropriao sofrida pelo campesinato russo a partir das polticas estatais. Dizia ele que: Desde a assim chamada emancipao dos camponeses, a comuna russa foi colocada pelo Estado em condies econmicas anormais, e, depois deste tempo, no parou de oprimi-la com as foras sociais concentradas em suas mos (MARX, 2005, p. 115). Karl Marx caracterizou o processo como uma ao estatal contra as comunas camponesas, consubstanciado em uma conspirao de foras e interesses poderosos. Outro elemento bastante valorizado por Kropotkin, em sua defesa do campesinato, foi o apoio mtuo, apresentado por ele como importante categoria de anlise da questo agrria europeia. Esse elemento de resistncia estava, de acordo com ele, na base da organizao da comuna rural. Nesse sentido, por meio do apoio mtuo, o campesinato comunitrio organizava-se em defesa contra inimigos externos, articulava a participao democrtica nos assuntos comuns e desenrolava o progresso econmico, intelectual e moral da poca. Logo, a comuna rural uniu os homens, deu-lhes a possibilidade de desenvolver as instituies sociais, permitindo-lhes atravessar os perodos difceis da histria humana (GUZMN; MOLINA, 2005). Essa mesma categoria, o apoio mtuo, faria ento o campesinato buscar sua adaptao ao modo capitalista de produo. Na mesma linha traada por Kropotkin, seguiram as teorias de lise Reclus. Em seus estudos, muitos deles compartilhados com o gegrafo russo, condenou o latifndio como sendo responsvel pela pobreza em todas as partes do mundo, como mostra na citao que segue. Ao mesmo tempo, defendeu a consistncia do desenvolvimento campons que, de acordo com ele, no estava estagnado, mas, ao contrrio, em franco processo de evoluo e aprendizagem. Ressaltou que, enquanto a produo capitalista desenvolvida nos pases ocidentais europeus e americanos j entrava em crise no fim do sculo XIX, a produo camponesa coletiva construa gradativa e dialeticamente seu lugar no capitalismo.

150

O campesinato no modo capitalista de produo: razes conceituais

SOUZA, M. M. O.

[...] preciso no esquecer de que o latifndio, em sua essncia, comporta fatalmente a privao da terra para um grande nmero: se alguns tm muito, porque a maioria no tem nada. Alguns grandes proprietrios, atrados pela paixo da terra, podem tambm ter a ambio de ser admirados como benfeitores locais; mas o fato de que a grande propriedade devora a terra ao seu redor um desastre apenas menor que a devastao e o incndio; ela termina, alis, por chegar ao mesmo resultado, isto , runa das populaes e muitas vezes prpria runa da terra. (RECLUS, 1985, p. 90) [...] na pequena propriedade a iniciativa conseguiu prosperar at entre os horticultores e pequenos cultivadores do mesmo modo que entre os ricos agrnomos, embora com menos fausto e menos publicidade. O pobre sem dvida rotineiro e no arrisca seus poucos centavos sonegados ao fisco e usura seno com grande prudncia, mas mesmo assim os arrisca; alguns sabem observar, experimentar, aprender: as geraes, os sculos no passam para elas sem que tenham realizado experincias durveis. (RECLUS, 1985, p. 91, grifos nossos)

Reclus revela, ao mesmo tempo, o poder destrutivo do latifndio e a capacidade de resistncia do campesinato. Essa compreenso foi possvel, como destacou Bombardi (2007), porque Reclus e Kropotkin captaram, no mbito da geografia, a luta de classes, a ao poltica camponesa e o significado da apropriao privada da terra no perodo em que viveram. Nesse sentido, construram uma proposta que situou o campesinato como grupo destacado no processo de mudana social, capaz de evoluir tanto social como tecnicamente. Elementos presentes nas teorias de Kropotkin e Reclus, como a ajuda mtua e o poder evolutivo cadenciado do campons, podem ser identificados, de forma bastante atual, na prtica cotidiana da agricultura camponesa brasileira. Tratando ainda daqueles que visualizaram a possibilidade de resistncia camponesa no mundo capitalista, cabe uma referncia importante contribuio de Alexander Chayanov. Desde os primeiros anos do sculo XX, no contexto da escola para anlise da organizao e produo camponesa, este autor buscou polemizar com populistas e marxistas ortodoxos sobre a questo agrria. Essa polmica materializou-se, contanto, apenas em 1925, com a publicao de La Organizacin de La Unidad Econmica Campesina (CHAYANOV, 1974). A obra resultado de observaes realizadas por Chayanov em territrio russo, nas primeiras dcadas do sculo XX, quando procurou desvelar as contradies do campesinato no mbito do avano capitalista sobre o campo. Samir Amin e Kostas Vergopoulos (1977) resumiram

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.141-155, jan./jun. 2012

Artigo

151

bem os pressupostos primordiais que impulsionaram a construo da teoria sobre o campesinato de Chayanov.
Chayanov parte da anlise de um modo de produo campons, no capitalista, cujas unidades elementares so constitudas por famlias de camponeses trabalhadores, proprietrios do solo, e cujo produto destinado, principalmente auto-subsistncia da famlia, estando comercializada apenas uma frao deste (para fazer face ao imposto e porque existe uma demanda urbana que, em contrapartida, pode oferecer bens manufaturados competitivos como os do artesanato rural). A unidade elementar , ao mesmo tempo, unidade de produo e de consumo, as trocas mercantes so apenas marginais: os ruralistas sabem perfeitamente que a vida camponesa no apenas organizada em torno da produo, como o a empresa industrial; sabem que ela tanto um modo de existncia, de vida, quanto um modo de produzir. Nessas condies, Chayanov introduz a ideia de que a organizao da produo (quantidades de diferentes produtos, mtodos mais ou menos intensivos etc.) resultar do equilbrio entre a satisfao das necessidades e as dificuldades do trabalho. (AMIN; VERGOPOULOS, 1977, p. 27)

Analisando o desenvolvimento capitalista na agricultura russa, Chayanov observou a enorme capacidade de resistncia da economia camponesa concorrncia capitalista, desde que produzia no para o mercado, mas para a sua reproduo como grupo social. O campons estaria enquadrado, na teoria de Marx, como produtor simples de mercadoria. Ou seja, o dinheiro estaria presente apenas como mediao entre dois valores de uso qualitativos para o campons, ou como meio de subsistncia ou de produo. Assim, o movimento de circulao apresentaria diferena fundamental entre a produo camponesa e a capitalista stricto sensu.
Na produo capitalista temos para definir seu movimento a frmula D-M-D [Dinheiro-Mercadoria-Dinheiro] na sua verso simples e D-M-D [DinheiroMercadoria-Mais Dinheiro] na sua verso normal, ampliada portanto. Enquanto na produo camponesa estamos diante do movimento expresso na frmula M-D-M [Mercadoria-Dinheiro-Mercadoria]. Por conseguinte, a lgica da produo camponesa est assentada na forma simples de circulao das mercadorias, onde se tem a converso da mercadoria em dinheiro e a converso do dinheiro em mercadoria, ou seja, vender para comprar. (OLIVEIRA, 1996, p. 52)

A partir dessa ideia central, Chayanov entendeu que o campons poderia aceitar remuneraes to baixas que fariam a agricultura capitalista perder todo seu poder competitivo (AMIN; VERGOPOULOS, 1977). A

152

O campesinato no modo capitalista de produo: razes conceituais

SOUZA, M. M. O.

contradio do campesinato em sua insero no contexto capitalista, assim como sua facilidade em se adaptar s regras do capital, seriam os elementos responsveis por permitir a persistncia do campons no novo sistema, ainda que de forma subordinada.
Trata-se, simplesmente, de apreender o processo de reconstituio do campesinato como movimento contraditrio: de um lado, o MPC [Modo de Produo Capitalista] transforma a agricultura a seu modo, isto , de forma diferente em relao indstria e, de outro lado, o campons persiste em apegar-se a seu pequeno pedao de terra e, sobretudo, ao seu modo de vida. Os dois movimentos coexistem, na tendncia geral, em favor da manuteno da explorao agrcola familiar. (AMIN; VERGOUPOLOS, 1977, p. 137, grifos nossos)

Nesse sentido, em primeiro lugar, entendemos que Chayanov conseguiu captar, da teoria marxiana, elementos que a leitura ortodoxa realizada por Kautsky e Lnin negligenciou. Enquanto que para estes, de acordo com Amin e Vergopoulos (1977), o materialismo funcionava de maneira unvoca, onde a conscincia de classe seria um simples produto das condies materiais de existncia, aquele entendeu que para Marx a ideologia depois de penetrar as massas torna-se, tambm, uma fora material. Isto quer dizer, primordialmente, que Chayanov construiu, a partir da dialtica marxista, uma proposta para estudar a insero no-capitalista do campons no modo capitalista de produo. Assim, parte do mrito de Chayanov foi o de garimpar na teoria marxiana, assim como fizeram nas ltimas dcadas do sculo XIX os narodniks (populistas russos), elementos que demonstrassem a sobrevivncia e reproduo do campons, ainda que subordinada ao capitalismo. Visualizou na condio camponesa uma adaptao s regras deste modo de produo. Ou melhor, buscou analisar o campesinato a partir de sua insero no sistema capitalista. E assim, ao contrrio de Kautsky, no professou o desaparecimento do campesinato, mas sua reproduo contraditria em um ambiente de dominao capitalista. Estas concepes, contudo, foram historicamente degredadas, somente nas ltimas dcadas sendo de fato resgatadas. Isto levou, entre outras questes, ao esquecimento tambm poltico da classe social camponesa, que raramente foi atendida em suas necessidades pelas polticas pblicas construdas no mundo e, especialmente, no Brasil.

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.141-155, jan./jun. 2012

Artigo

153

CONSIDERAES FINAIS
O processo de transio para o modo de produo capitalista promoveu uma intensa transformao, no somente na base material como tambm no campo das ideias. Nesse contexto, diversos autores buscaram interpretar os novos sentidos conferidos a cada tema. O campesinato, em tal contexto, foi analisado, destacadamente, como uma classe social fora de seu tempo, como um resqucio do feudalismo, em vias de desaparecimento no novo modo de produo. Especialmente, aqueles que fizeram uma interpretao ortodoxa da teoria marxista, assumiram esta postura terica. Por outro lado, alguns pensadores conseguiram estudar as concepes marxistas em uma perspectiva, de fato, dialtica de interpretao da realidade. E, a partir da, conseguiram construir teorias que identificaram no campesinato uma classe social contraditoriamente inserida no modo capitalista de produo. Estes pensadores e suas teorias, contudo, foram historicamente degradados a um segundo plano. A discusso apresentada por Alexander Chayanov, por exemplo, somente na metade final do sculo XX, por Theodor Shanin, foi resgatada. O caso da construo terica dos gegrafos Elise Reclus e Piotr Kropotkin foi ainda mais emblemtico. Estes pensadores j haviam, ao final do sculo XIX, analisado o campesinato como classe social no mbito capitalista, destacando sua fora de resistncia e sua adaptabilidade a este novo modo de produo. Estes autores foram, convenientemente, esquecidos no somente na geografia de forma especfica, como no pensamento sociolgico de forma geral. Nesse contexto, o campesinato, assim como previram Chayanov, Reclus, Kropotkin e vrios outros, no somente resistiram como se adaptaram dialeticamente ao capitalismo. E isto ocorreu, importante destacar, contra todas as polticas pblicas e privadas desenvolvidas ao redor do mundo, o que revela ainda mais a importncia do campesinato para o desenvolvimento social do campo. Somente nos ltimos anos alguns autores das cincias sociais vm resgatando estas teorias e reconstruindo uma categoria de anlise terica, mas tambm uma categoria poltica. No territrio brasileiro, ainda que autores especficos como Jos Martins de Souza j tivessem iniciado este debate, tal resgate teve influncia direta da organizao dos movimentos sociais no campo, especialmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Esta insero do campesinato como categoria terica e

154

O campesinato no modo capitalista de produo: razes conceituais

SOUZA, M. M. O.

poltica, no entanto, encontrou um contraponto tambm muito slido, que cunhou o conceito de agricultura familiar, que, por sua vez, influenciou decisivamente a construo de polticas pblicas no pas. Por isso, necessrio que ampliemos ainda mais o debate que defende o campesinato como classe social contraditoriamente inserida no capitalismo, especialmente para que possamos instrumentalizar o estabelecimento de polticas pblicas especficas a classe social camponesa.

The pesantry in capitalism way of production: theory roots


Abstract: This paper intends to present a theoretical and methodological discussion on the concept of peasantry, taking as its starting point the conceptual roots developed on the basis of Marxist ideas about the transition to the capitalist way of production. For this, we proposed to establish a debate between the current interpretation of the end of the peasantry, who assumes the peasantry as a remnant of feudalism and the group of writers who viewed the peasant resistance paradoxically consolidated within capitalist development. We hope this dialogue contribute to the theoretical reflection on the Brazilian peasantry, social class that also territorialized itself in our country. Keywords: Peasantry; agrarian anarchism; capitalist way of production.

REFERNCIAS
AMIN, S.; VERGOPOULOS, K. A questo agrria e o capitalismo. Traduo de Beatriz Resende. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. ARAJO, M. P. N. A questo camponesa na teoria marxista clssica. In: CHEVITARESE, A. (Org.). O campesinato na histria. Rio de Janeiro: Relume Dumar/FAPERJ, 2002. p. 65-74. BOMBARDI, L. M. O papel da geografia agrria no debate terico sobre os conceitos de campesinato e agricultura familiar. GEOUSP espao e tempo, So Paulo, n. 14. p. 107-117, 2003. CHAYANOV, A. La organizacin de la unidad econmica campesina. Traducin... Buenos Aires: Nueva Visin, 1974. GUSMN, E. S.; MOLINA, M. G. Sobre a evoluo do conceito de campesinato. 3 ed. So Paulo: Expresso Popular, 2005. KAUTSKY, K. A questo agrria. Traduo de Otto Erich Walter Maas. So Paulo: Nova Cultural, 1986. (Coleo os Economistas). KROPOTKIN, P. O apoio mtuo. Traduo de 2006. Disponvel em: http://www.portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/apoiomutuo.pdf. Acesso em: 25 mar. 2010.

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.141-155, jan./jun. 2012

Artigo

155

KROPOTKIN, P. O que a geografia deve ser. Disponvel em: http://www.geocritica.com. br/texto08.htm. Acesso em: 20 fev. 2010. LNIN, V. I. O desenvolvimento do capitalismo na Rssia. Traduo de Jos Paulo Neto. So Paulo: Abril Cultural, 1982. (Coleo os Economistas). MALAGODI, E. Marx e os camponeses russos. Revista Razes, Campina Grande, v. 24, n. 1 e 2. , p.104-109, jan. dez de 2005. MARX, K. O capital: crtica da economia poltica. Traduo de Regis Barbosa e Flvio R. Kothe. 2 ed. So Paulo: Nova Cultural, 1985. (Coleo os Economistas). MARX, K. Rascunhos da carta a Vera Sassulitch de 1881. Revista Razes, Campina Grande, v. 24, n. 1 e 2. , p.110-123, jan./ dez. 2005. MOURA, M. M. Camponeses. So Paulo: tica, 1986. (Srie Princpios). OLIVEIRA, A. U. A agricultura camponesa no Brasil. 2. ed. So Paulo: Contexto, 1996. (Coleo Caminhos da Geografia). RECLUS, lise. lise Reclus. Organizado por Manuel Correia de Andrade. So Paulo: tica, 1985. (Coleo Grandes Cientistas Sociais, 49). SANTOS, J. V. T. Os colonos do vinho. So Paulo: HUCITEC, 1978. SHANIN, T. La clase incmoda. Traduo: Fernando Andrada Tapia. Madrid: Alianza Editorial, 1983. SHANIN, T. A definio de campons: conceituaes e desconceituaes o velho e o novo em uma discusso marxista. Revista NERA, Presidente Prudente/SP, ano 8, n. 7, p. 1-21, jul./dez. 2005. Disponvel em: http://www4.fct.unesp.br/nera. Acesso em: Julho de 2011.

Sobre o autor
Murilo Mendona Oliveira de Souza. Possui graduao em Medicina Veterinria pela Universidade Federal de Uberlndia (UFU) e Geografia pela Faculdade Catlica de Uberlndia (2009), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlndia (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlndia (2011). Atualmente professor efetivo do curso de Geografia da Universidade Estadual de Gois (UEG/Gois). Tem experincia na rea de Geografia Agrria, com nfase em Questo Agrria, atuando principalmente nos seguintes temas: campesinato, agroecologia, reforma agrria, desenvolvimento rural, extenso rural e assentamento rural.

Recebido para avaliao em 01 de junho de 2012 Aceito para avaliao em 15 de julho de 2012

You might also like