You are on page 1of 3

MATEMTICA

Anlise combinatria

Analisando possibilidades
Maria ngela de Camargo* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Para aprender como fazer clculos de anlise combinatria, veja um exerccio resolvido: Escrito h cerca de 3 mil anos, o "I - Ching" ou "Livro das Mutaes" apresenta um conjunto de smbolos criados a partir de dois princpios (o masculino Yang, representado por uma linha inteira -, e o feminino Ying, representado por uma linha quebrada - - ). Entre outras funes, esse conjunto de smbolos permitiria adivinhar o futuro, o que torna o livro muito popular ainda hoje em dia. A base do sistema um conjunto de trs smbolos montados com as linhas Ying e Yang, que se constrem do seguinte modo:

1o smbolo

2o smbolo

3o smbolo

A essas figuras chamadas Pa-Kua (as Oito Mutaes), atribuam-se nomes, caractersticas, imagens, papis numa estrutura familiar, alm dos pontos cardeais e colaterais, como se v a seguir:

Norte Sul

Nordeste Sudoeste

Leste Oeste

Sudeste Noroeste

Combinando-se dois desses trigramas, obtm-se um hexagrama, figura de significado ainda mais amplo, que constitui a resposta do orculo a uma pergunta de quem o consulta. Por exemplo:

Sem entrar nas questes de carter filosfico ou oracular do I-Ching, podemos nos perguntar: quantos hexagramas possvel formar com cada dois trigramas?

1 trigrama 8 possibilidades

2 trigrama 8 possibilidades

Total: 64 hexagramas

Pensando de forma anloga, podemos considerar que se constri um hexagrama escolhendo seis smbolos de um grupo de dois (linha inteira, linha quebrada). Assim, o total de smbolos ser 26 = 64.

de procedimentos que sistematiza a contagem de agrupamentos.

O princpio fundamental da contagem Um evento ocorre em n etapas, sucessivas e independentes, de modo que a primeira etapa ocorre de k1 maneiras, a segunda etapa ocorre de k2 maneiras, ..., e a ensima etapa ocorre de kn. Ento, o evento pode ocorrer de k1 . k2, ... . Kn maneiras distintas. Essa a verso multiplicativa do princpio: para que ocorra o evento, todas as etapas devem ser cumpridas. Por exemplo: para se escolher um nmero de trs algarismos, devemos escolher o algarismo das unidades e das dezenas e tambm das centenas - no se podem omitir quaisquer etapas. Se as etapas no forem sucessivas, mas alternativas, o princpio fica enunciado assim: Um evento ocorre em n etapas, alternativas e independentes, de modo que a primeira etapa ocorre de k1 maneiras, a segunda etapa ocorre de k2 maneiras, ..., e a ensima etapa ocorre de kn. Ento, o evento pode ocorrer de k1 + k2 + ... + Kn maneiras distintas. Se, para o seu almoo, voc pode escolher um lanche com ou sem maionese, ento voc pode escolher entre dois lanches!

Agrupamentos De modo geral, pode-se resolver um grande nmero de situaes de contagem usando os princpios fundamentais. No entanto, alguns conjuntos podem ser agrupados por critrios que facilitam a sua compreenso; compreender a que classe de agrupamento pertence a situao que estamos tratando pode facilitar muito a resoluo. Arranjos: so agrupamentos nos quais a ordem dos elementos relevante. Trs pessoas (A, B, C) que se inscrevem em um concurso que premia os dois primeiros lugares podem dar a esse concurso seis classificaes distintas:

1 lugar A A B B C C

2 lugar B C A C A B

Observe que duas mesmas pessoas podem terminar o concurso de duas maneiras distintas. O nmero de arranjos possveis de p elementos tirados de um grupo de n elementos, com n p pode ser escrito como:

Combinaes: so agrupamentos em que a ordem dos elementos no relevante. No exemplo anterior, se as pessoas A, B e C tivessem que se organizar para formar uma comisso de duas pessoas, s haveria trs possibilidades : A e B, A e C, B e C. O nmero de combinaes de p elementos tirados de um grupo de n elementos, com n p :

As permutaes so casos particulares de arranjos em que o nmero de elementos do

A sistemtica da anlise combinatria no novidade. Em toda a histria do desenvolvimento matemtico do homem aparecem registros de investigaes nos clculos de possveis agrupamentos:

Na obra de Euclides (300 a.C.) h um mtodo para se encontrar o valor de (1 + x) 2; Alm da frmula resolutiva para equaes de 2o grau, Baskhara descreveu algumas situaes prticas em que se permutam possibilidades - na poesia, na arquitetura e na medicina; Trabalhos do incio da Era Crist relacionados cabala analisam combinaes e permutaes entre nmeros inteiros; Astrnomos da Idade Mdia calculavam as possveis conjunes entre dois, trs, n planetas, poca do Renascimento, a presso das recentes descobertas e necessidades mercantis fizeram com que matemticos europeus desenvolvessem a sistemtica de combinatria na descrio de vrias circunstncias: as possibilidades de n pessoas se sentarem em torno de uma mesa, as combinaes possveis de fechaduras, os agrupamentos possveis de objetos e, naturalmente, as chances nos jogos de azar. Apesar de tantas outras motivaes, foi o interesse pelos jogos de azar a grande motivao para o desenvolvimento da anlise combinatria, nos trabalhos de Pascal e Fermat. Naturalmente, outros ramos da matemtica usaram esse conhecimento e vieram a se desenvolver: a probabilidade, a teoria de grafos, os conjuntos e a criptologia. A chance de jogos como a MegaSena um saber relacionado anlise combinatria. Veja errata.
*Maria ngela de Camargo professora de matemtica do Colgio taca. Copyright UOL. Todos os direitos reservados. permitida a reproduo apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crdito ao UOL e aos autores.

Compartilhe:

Facebook Twitter Orkut Delicious Myspace Digg Assine 0800 703 3000 SAC Bate-papo E-mail Notcias Esporte Entretenimento Mulher Shopping Bookmarks
Hospedagem: UOL Host

You might also like