You are on page 1of 10

Prefeitura Municipal de Japeri Concurso Pblico - 2013

Psiclogo
LEIA COM ATENO AS INSTRUES
1 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) Este caderno com o enunciado das 40(quarenta) questes objetivas divididas nas seguintes sesses:
DISCIPLINAS Lngua Portuguesa Fundamentos da Educao Conhecimentos Especficos N QUESTO 10 10 20

b) Uma Folha de Respostas, destinada s respostas das questes objetivas formuladas nas provas, a ser entregue ao fiscal no final. 2 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de incrio conferem com os que aparecem na confirmao de incrio. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. 3 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio da Folha de Respostas, preferivelmente caneta esferogrfica de tinta na cor preta ou azul. 4 - Tenha muito cuidado com a Folha de Respostas para no DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. A folha somente poder ser substituda caso esteja danificada em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 5 - Na prova, as questes objetivas so identificadas pelo mesmo nmero que se situa acima do enunciado. 6 - Na Folha de Respostas, as mesmas esto identificadas pelo mesmo nmero e as alternativas que esto identificadas acima da questo de cada bloco de respostas. 7 - Para cada uma das questes objetivas so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); S uma corresponde adequadamente ao quisito proposto. Voc s deve assinar UMA RESPOSTA. A marcao de nenhuma ou de mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS SEJA A CORRETA. 8 - Na Folha de Respostas, a marcao das letras correspondentes s respostas certa deve ser feita cobrindo TODO O ESPAO compreendido pelo retngulo pertinente alternativa, usando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, procurando deixar menos espaos em branco possvel dentro do retngulo, sem invadir os limites dos retngulos ao lado. 9 - SER ELIMINADO do concurso o candidato que: a) se utilizar durante a realizao das provas, de mquinas, relgios e/ou aparelhos de calcular, bem como rdios, gravadores, fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou a Folha de Respostas. 10 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar sua Folha de Respostas. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. 11 - Quando terminar, entregue ao fiscal o Caderno de Questes e a Folha de Respostas, e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 12 - TRANSCREVA A FRASE ABAIXO, utilizando letra CURSIVA, no espao reservado no canto superior do sua Folha de Respostas.

Aprender sem pensar tempo perdido.

Prefeitura Municipal de Japeri

PSICLOGO

Pag. 3
QUESTO 1
O texto acima mostra: (A) o reencontro do casal; (B) a separao do casal; (C) a unio do casal depois de altos e baixos; (D) a unio do casal depois de alguns desenganos; (E) o incio do relacionamento.

LINGUA PORTUGUESA
Texto para as questes 1, 2, 3 e 4.
Depois Depois de sonhar tantos anos, De fazer tantos planos De um futuro pra ns. Depois de tantos desenganos, Ns nos abandonamos como tantos casais Quero que voc seja feliz Hei de ser feliz tambm Depois de varar madrugada Esperando por nada De arrastar-me no cho Em vo Tu viraste-me as costas No me deu as respostas Que eu preciso escutar Quero que voc seja melhor Hei de ser melhor tambm Ns dois J tivemos momentos Mas passou nosso tempo No podemos negar Foi bom Ns fizemos histrias Pra ficar na memria E nos acompanhar Quero que voc viva sem mim Eu vou conseguir tambm Depois de aceitarmos os fatos Vou trocar seus retratos pelos de um outro algum Meu bem Vamos ter liberdade Para amar vontade Sem trair mais ningum Quero que voc seja feliz Hei de ser feliz tambm Depois
(Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown/Marisa Monte) (Disponvel em: http://www.vagalume.com.br/marisa-monte/depois.html)

QUESTO 2

A ideia de traio no relacionamento est expressa nos seguintes versos: (A) Depois de varar madruga/Esperando por nada (B) No me deu as respostas/Que eu preciso escutar (C) Vamos ter liberdade/Para amar a vontade/Sem trair mais ningum (D) J tivemos momentos/Mas passou nosso tempo/ No podemos negar (E) Quero que voc seja feliz/Hei de ser feliz tambm/ Depois

QUESTO 3

O relacionamento chegou ao fim. Essa concluso fica clara nos versos: (A) Depois de varar madrugada/Esperando por nada (B) J tivemos momentos/Mas passou nosso tempo/No podemos negar (C) De fazer tantos planos/de um futuro pra ns (D) De arrastar-me no cho/Em vo (E) No me deu as respostas/Que eu preciso escutar

QUESTO 4

A separao algo cada vez mais comum nos casais da nossa sociedade. Esse tema abordado na letra da msica interpretada por Marisa Monte. O verso que justifica o que est em negrito : (A) Depois de tantos desenganos/Ns nos abandonamos como tantos casais (B) Ns fizemos histrias/Pra ficar na memria (C) Quero que voc seja melhor/Hei de ser melhor tambm (D) No me deu as respostas/Que eu preciso escutar (E) Vamos ter liberdade/Para amar vontade

QUESTO 5

No verso Vou trocar seus retratos pelos de um outro algum, as palavras destacadas podem ser classificadas, respectivamente, como: (A) Pronome possessivo e pronome indefinido; (B) Pronome possessivo e pronome demonstrativo; (C) Pronome pessoal e pronome possessivo; (D) Pronome demonstrativo e pronome indefinido; (E) Pronome oblquo e pronome indefinido.

Prefeitura Municipal de Japeri

CONCURSO PBLICO-2013

PSICLOGO QUESTO 6
A frase em que ocorre orao subordinada substantiva subjetiva : (A) Na ata da reunio no constava que elas estivessem presentes. (B) Nossa maior preocupao era que chovesse. (C) Ele sempre teve receio que voc o abandonasse. (D) Seus amigos confiam em que voc vencer. (E) Teus pais estavam certos de que tu voltarias.

Pag. 4
QUESTO 8
Toda pedra do caminho Voc pode retirar Numa flor que tem espinhos Voc pode se arranhar Indique a figura de linguagem presente nos versos acima: (A) metfora; (B) metonmia; (C) hiprbole; (D) catacrese; (E) eufemismo.

QUESTO 7

Indique o conjunto INCORRETAMENTE:

de

palavras

escritas

(A) Privilgio frustrao extenso; (B) Misto defesa anlise; (C) Extenso misria defesa; (D) Anlise misto extenso; (E) Estenso mizria defeza.

QUESTO 9

Se o bem e o mal existem Indique a figura de linguagem presente no verso acima. (A) metfora; (B) metonmia; (C) hiprbole; (D) catacrese; (E) anttese.

TEXTO PARA AS QUESTES 08 E 09.


preciso saber viver Quem espera que a vida Seja feita de iluso Pode at ficar maluco Ou morrer na solido preciso ter cuidado Pra mais tarde no sofrer preciso saber viver Toda pedra do caminho Voc pode retirar Numa flor que tem espinhos Voc pode se arranhar Se o bem e o mal existem Voc pode escolher preciso saber viver preciso saber viver preciso saber viver preciso saber viver Saber viver, saber viver!
Fonte: http://www.kboing.com.br/script/radioonline/busca_artista. php?artista=titas&cat=music 2/11/2009 adaptada.

(Composio: Erasmo Carlos e Roberto Carlos)

QUESTO 10

Assinale o item em que a vrgula foi usada para isolar o aposto. (A) Ele j morou em Natal, em Fortaleza, em So Paulo. (B) Os dois rapazes, Rodrigo e Paulo, eram primos. (C) Com muito cuidado, a advogada analisou o documento. (D) A igreja era pequena e pobre. Os altares, humildes. (E) Voc ainda no sabe, mocinha vaidosa, que a vida difcil.

RACIOCNIO LGICO
QUESTO 11 O dia 25 de dezembro de 2004, festa do natal, foi celebrado num dia de sbado. Podemos afirmar que o dia do trabalho, 1 de maio de 2005, foi comemorado num dia de: (A) domingo; (B) segunda-feira; (C) tera-feira; (D) quarta-feira; (E) quinta-feira.

Prefeitura Municipal de Japeri

CONCURSO PBLICO-2013

PSICLOGO QUESTO 12
Dois garotos, Pedro e Gabriel, participam de uma gincana no colgio. Em uma das provas eles devem realizar movimentos determinados numa ficha que deve ser sorteada. Aps os movimentos eles devem fazer uma estimativa sobre a distncia que esto um do outro. Na ficha sorteada esto as seguintes instrues: - Participante 1: partindo da origem desloque-se 5 metros na direo Leste, mais 10 metros na direo Norte, mais 10 metros na direo Leste e pare. - Participante 2: partindo da origem desloque-se 5 metros na direo Leste, mais 10 metros na direo Sul, mais 25 metros na direo Leste, mais 40 metros na direo Norte e pare. Se todas as instrues foram seguidas corretamente ento a distncia exata entre eles no final da prova : (A) 22 metros; (B) 25 metros; (C) 27 metros; (D) 29 metros; (E) 31 metros.

Pag. 5
QUESTO 15
Trs amigos Andr, Andrey e Adriano abastecem seus carros sempre no mesmo posto de combustveis. Andr abastece a cada 8 dias, Andrey abastece a cada 9 dias e Adriano abastece a cada 12 dias. Se no dia 23 de abril de 2013 os trs abastecerem seus carros, ento voltaro a abastecer no mesmo dia de novo pela primeira vez no dia: (A) 29 de maio; (B) 12 de junho; (C) 15 de maio; (D) 30 de abril; (E) 01 de junho.

SISTEMA NICO DE SADE-SUS


QUESTO 16
Marque a opo correta. A lei 8.080/90 dispe sobre as condies para promoo, proteo e recuperao da sade, regulando as aes, a organizao e o funcionamento dos servios de sade no pas. So aes includas nesta lei: (A) Atividades relacionadas s pessoas, individual ou coletivamente, voltada apenas para promoo da sade; (B) Atividades relacionadas s pessoas, individual ou coletivamente, voltada apenas para preveno e diagnstico; (C) Atividades relacionadas s pessoas, individual ou coletivamente, voltada apenas para promoo da sade; (D) Servios prestados a nvel ambulatorial, hospitalar e nas unidades de apoio diagnstico e teraputico geridos pelos governos, bem como em outros espaos como domiciliar; (E) A participao da comunidade na gesto do SUS e nas transferncias intragovernamentais de recursos financeiros na rea da sade.

QUESTO 13

A me de Mariana filha nica de minha me. Com certeza mariana minha: (A) sobrinha; (B) tia; (C) sobrinha; (D) irm; (E) filha.

QUESTO 14

Observe a sequncia abaixo conhecida como sequncia de Fibonacci. 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, ... Podemos afirmar que a soma do oitavo com o nono termo dessa sequncia : (A) 47. (B) 51. (C) 53. (D) 55. (E) 59.

QUESTO 17

Marque a opo correta. Os recursos financeiros do SUS so depositados em conta especial: (A) O FGTS; (B) Os Fundos de Sade; (C) PIS; (D) Os Fundos de renda fixa; (E) Os Fundos de penso.

Prefeitura Municipal de Japeri

CONCURSO PBLICO-2013

PSICLOGO QUESTO 18
Marque a opo correta. Os princpios doutrinrios do SUS so: (A) A universalidade, a equidade e a integralizao da ateno; (B) A simplicidade, a universalidade e a individualidade; (C) A integralizao da ateno, a simplicidade e comparao; (D) A regionalizao, a equidade e o controle social; (E) A descentralizao, a regionalizao e hierarquizao do sistema.

Pag. 6
(C) Em nossa sociedade, a dor e o estresse so considerados a invaso do corpo pelo demnio; (D) Os processos cognitivos podem influenciar, tanto a dor quanto o estresse gerados por uma leso, e assim, modular o sofrimento; (E) A dor e o sofrimento so causados apenas por fatores emocionais.

QUESTO 22

QUESTO 19

Marque a opo correta. O compromisso firmado entre os gestores do SUS em relao s prioridades que apresentam impacto sobre a sade da populao brasileira denomina-se: (A) Estratgia da sade; (B) Pacto pela vida; (C) Estratgia da famlia; (D) Pacto dos desafios; (E) Consrcio da sade.

Em pesquisas em Psicologia Hospitalar, dentre os fatores relacionados dificuldade de aceitao da morte por pacientes internados, esto: (A) condio socioeconmica e cultural do paciente; (B) histria e elaborao de perdas anteriores e crenas com relao a morte; (C) vnculos afetivos e idade avanada; (D) vnculos afetivos e condio socioeconmica; (E) aspectos puramente religiosos.

QUESTO 23

QUESTO 20

Marque a opo correta. O artigo 5 da lei 8.080 trata dos objetivos do SUS. Entre estes objetivos podemos destacar: (A) A execuo de aes de vigilncia em sade, incluindo a vigilncia sanitria, epidemiolgica e de sade do trabalhador; (B) Formulao da poltica de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos e outros insumos de interesse para a sade; (C) A execuo de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, integrando as aes assistenciais com as preventivas, garantindo as pessoas a assistncia integral sua sade; (D) Participao na formulao da poltica e na execuo de aes de saneamento bsico; (E) Assistncia integral s pessoas, desde a ateno bsica ateno especializada, nos vrios nveis de complexidade do sistema, incluindo assistncia farmacutica

Pensar a atuao do psiclogo nas unidades hospitalares, ou seja, nas instituies pblicas de sade destinadas a priorizar a sade, no uma tarefa muito fcil. Baseado nessa afirmativa, CORRETO afirmar que o(a): (A) Psiclogo no hospital intervm na quantidade do processo de adaptao do paciente internado; (B) Psicologia Hospitalar o conjunto de contribuies cientficas, educativas e profissionais que as diferentes disciplinas psicolgicas fornecem para dar melhor assistncia aos pacientes no hospital; (C) Formao do psiclogo da sade deve contemplar somente conhecimentos sobre bases biolgicas; (D) Formao do psiclogo da sade deve contemplar somente conhecimentos sobre bases psicolgicas; (E) o trabalho do psiclogo diz respeito ao restabelecimento do estado doentio do paciente.

QUESTO 24

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 21
No que diz respeito dor e ao sofrimento, CORRETO afirmar que: (A) Na psicologia hospitalar j possumos diagnsticos e prognsticos precisos e infalveis sobre a cura da dor crnica; (B) A dor e o sofrimento so causados apenas por fatores endgenos;

Na busca de concretizao do saber da psicologia no espao hospitalar e de uma reflexo crtica que fortalea os fazeres do Psiclogo nas instituies hospitalares, algumas lacunas tm feito parte da atuao profissional nessa rea, a saber, EXCETO: (A) Entrada da psicologia na rea hospitalar aps a dcada de 90 do sculo passado; (B) Utilizao de recursos tcnicos e metodolgicos emprestados de outras reas Psi; (C) Inexistncia de um paradigma claro que pudesse levar o Psiclogo Hospitalar a definir estratgias; (D) Ausncia de uma estrutura organizada universalmente, que garanta e sustente pesquisas na rea; (E) Falta de dilogo entre os profissionais da psicologia dentro os hospitais, a fim de fortalecer essa prtica.

Prefeitura Municipal de Japeri

CONCURSO PBLICO-2013

PSICLOGO QUESTO 25
A humanizao do ambiente hospitalar por meio da utilizao de brincadeiras em enfermarias peditricas um tema que vem sendo bastante estudado na rea da Psicologia Hospitalar. Para Winnicott, o brincar acontece na rea da experincia chamada: (A) Espao ldico; (B) Campo psicolgico; (C) Espao potencial; (D) Zona de desenvolvimento proximal; (E) Espao orgnico.

Pag. 7
(C) No fornecer a ningum, na prestao de servios psicolgicos, informaes concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional; (D) Ter, para com o trabalho dos psiclogos e de outros profissionais, respeito, considerao e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante; (E) Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestao de servios psicolgicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho.

QUESTO 26

QUESTO 28

No Cdigo de tica do psiclogo, resoluo CFP n 010/05, so dispostos alguns princpios fundamentais para o exerccio da profisso. Assinale a alternativa INCORRETA: (A) O psiclogo basear o seu trabalho no respeito e na promoo da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declarao Universal dos Direitos Humanos; (B) O psiclogo contribuir para promover a universalizao do acesso da populao s informaes, ao conhecimento da cincia psicolgica, aos servios e aos padres ticos da profisso; (C) O psiclogo trabalhar visando promover a sade e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuir para a eliminao de quaisquer formas de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso; (D) O psiclogo no considerar as relaes de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relaes sobre as suas atividades profissionais, posicionandose de forma crtica e em consonncia com os demais princpios deste Cdigo; (E) O psiclogo atuar com responsabilidade, por meio do contnuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo cientfico de conhecimento e de prtica.

disposto no Artigo 2 do Cdigo de tica do psiclogo, resoluo CFP n 010/05, que ao psiclogo vedado: (A) Levar ao conhecimento das instncias competentes o exerccio ilegal ou irregular da profisso, transgresses a princpios e diretrizes deste Cdigo ou da legislao profissional; (B) Sugerir servios de outros psiclogos, sempre que, por motivos justificveis, no puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informaes necessrias continuidade do trabalho; (C) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestao de servios psicolgicos, transmitindo somente o que for necessrio para a tomada de decises que afetem o usurio ou beneficirio; (D) Prestar servios profissionais em situaes de calamidade pblica ou de emergncia, sem visar benefcio pessoal; (E) Ser conivente com erros, faltas ticas, violao de direitos, crimes ou contravenes penais praticados por psiclogos na prestao de servios profissionais.

QUESTO 29

disposto no Artigo 5 do Cdigo de tica do psiclogo, resoluo CFP n 010/05, que o psiclogo, quando participar de greves ou paralisaes, garantir que: (A) As atividades de emergncia sejam interrompidas, desde que haja aviso prvio; (B) Haja prvia comunicao da paralisao aos usurios ou beneficirios dos servios atingidos pela mesma; (C) Haja a continuidade do recebimento de seus honorrios, da parte de seus usurios ou beneficirios, durante o perodo da paralisao; (D) Haja, obrigatoriamente, a paralisao total de todos os seus servios, at o trmino da greve ou paralisao, ou at que decida no mais participar; (E) No haja encaminhamento de nenhum de seus usurios ou beneficirios, durante o perodo da paralisao.

QUESTO 27

No Artigo 1 do Cdigo de tica do psiclogo, resoluo CFP n 010/05, so dispostos como deveres fundamentais do psiclogo, EXCETO: (A) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, terica e tecnicamente; (B) Prestar servios psicolgicos de qualidade, em condies de trabalho dignas e apropriadas natureza desses servios, utilizando princpios, conhecimentos e tcnicas reconhecidamente fundamentados na cincia psicolgica, na tica e na legislao profissional;

Prefeitura Municipal de Japeri

CONCURSO PBLICO-2013

PSICLOGO QUESTO 30
Partindo da teoria cognitivista da aprendizagem, de David Ausubel, podemos definir cognio como: (A) o processo atravs do qual o mundo de significados tem origem; (B) o processo de desenvolvimento da linguagem do indivduo; (C) o processo que mobiliza o organismo para a ao, a partir de uma relao estabelecida entre o ambiente, a necessidade e o objeto de satisfao; (D) o ato de pensar; (E) o ato de construir a partir do ldico.

Pag. 8
QUESTO 34
de consenso geral que o desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade. Mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de uma srie de aspectos bsicos. O aspecto que se refere ao modo particular de o indivduo integrar suas experincias, denominado de: (A) Aspecto fsico-motor; (B) Aspecto intelectual; (C) Aspecto afetivo-emocional; (D) Aspecto social; (E) Aspecto ambiental.

QUESTO 31

QUESTO 35

Levando-se em considerao a teoria de Vigotsky, o aspecto do desenvolvimento infantil que se refere natureza basicamente mediadora das funes psicolgicas complexas denominado: (A) adaptao; (B) aspecto instrumental; (C) aspecto cultural; (D) aspecto histrico; (E) aspecto social.

Piaget, em seus estudos, afirmou que, aos 7 anos, a criana caracterizada por j ter adquirido um conjunto importante de regras que h um ou dois anos no possua. Essas caractersticas correspondem ao estgio: (A) de operaes concretas; (B) de operaes formais; (C) de operaes abstratas; (D) sensrio motor; (E) operaes informais.

QUESTO 32

QUESTO 36

De acordo com Piaget, o perodo do desenvolvimento humano no qual a criana conquista, atravs da percepo e dos movimentos, todo o universo que o cerca, denominado de: (A) sensrio-motor; (B) pr-operatrio; (C) das operaes concretas; (D) da meia meninice; (E) das operaes formais. QUESTO 13 Levando em considerao os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, considera-se que o conjunto de influncias e estimulaes ambientais altera os padres de comportamento do indivduo. O fator assim definido denominado de: (A) Meio; (B) Hereditariedade; (C) Crescimento Orgnico; (D) Maturao Neurofisiolgica; (E) Desenvolvimento motor.

De acordo com a teoria psicanaltica, o processo no qual a energia originalmente dirigida para propsitos sexuais ou agressivos direcionada para novas finalidades, como metas artsticas, culturais ou intelectuais, denominado de: (A) Negao; (B) Formao reativa; (C) Sublimao; (D) Transferncia; (E) Contratransferncia.

QUESTO 37

Freud foi o primeiro terico a assinalar a existncia de um ego. Ele afirma que o ego o resultado de um processo repetido de transformaes das tendncias inconscientes mais superficiais, em contato com a realidade exterior, e graas interveno da percepo: (A) presente; (B) ausente; (C) pr-consciente; (D) consciente; (E) inconsciente.

Prefeitura Municipal de Japeri

CONCURSO PBLICO-2013

PSICLOGO QUESTO 38
Na concepo psicanalista, do ponto de vista da personalidade, pode-se dizer que h nfase na: (A) psicodinmica e fenomenologia; (B) psicodinmica e existencialismo; (C) psicodinmica e humanismo; (D) livre arbtrio e psicodinmica; (E) psicodinmica e determinismo.

Pag. 9

QUESTO 39

A motivao, na concepo behaviorista clssica, colocada em perspectivas muito diferentes das demais teorias. A resposta ou reao do indivduo e, portanto, sua atividade em uma direo qualquer funo: (A) da ao estmulo e resposta incondicionada; (B) do ambiente; (C) da relao parental; (D) dos fatores hereditrios; (E) da ao estmulo e resposta condicionada.

QUESTO 40

De acordo com Piaget, o mecanismo que permite ao homem no s transformar os elementos assimilados, tornando-os parte da estrutura do organismo, como possibilitar o ajuste e a acomodao deste organismo aos elementos incorporados, denominado de: (A) Assimilao; (B) Acomodao; (C) Organizao; (D) Adaptao; (E) Estruturao.

Prefeitura Municipal de Japeri

CONCURSO PBLICO-2013

You might also like