You are on page 1of 13

POLIFONIA

CUIAB

EdUFMT

V. 12

N. 2

p. 1-13

2006

ISSN 0104-687X

O TECIDO DA MEMRIA: ALGUMAS PERSPECTIVAS DE TRABALHO HISTRICO NAS CINCIAS DA LINGUAGEM1


Jean-Jacques Courtine*

memria de Denise Maldidier preciso, ento, renunciar idia de que o passado se conserva tal qual nas memrias individuais como se tivesse tirado dele tantas provas distintas quanto o nmero de indivduos existentes. Os homens que vivem em sociedade fazem uso de palavras das quais compreendem o sentido: a condio do pensamento coletivo. Ou cada palavra (compreendida) acompanhada de lembranas e no h lembrana qual no possamos fazer corresponder palavras. Falamos de nossas lembranas antes de evoc-las; a linguagem e todo o sistema das convenes sociais que lhe so solidrias que nos permitem a cada instante reconstruir nosso passado. (Maurice Halbwachs, Les cadres sociaux de la mmoire, Paris, Mouton, 1975 [1925], p. 279.)

RESUMO: Este artigo concorre para um duplo objetivo. Em primeiro lugar, render uma justa homenagem a Denise Maldidier que, juntamente com Jacques Guilhaumou, foi uma das primeiras profissionais da rea da linguagem a construir uma reflexo forte sobre o dilogo entre Lingstica e Histria. Por ltimo, realizar
*

Jean-Jacques Courtine professor da Universit de Paris III. Este artigo foi publicado inicialmente na Revista Langages como texto de abertura. Traduo de Roberto Leiser Baronas & Nilton Milanez. Agradecemos ao Prof. Jean-Jacques Courtine pela sua amvel autorizao para a traduo e publicao deste artigo.

uma espcie de mapeamento dos principais trabalhos que se debruam atualmente na Frana sobre o dilogo entre as Cincias da Linguagem e a Histria. Trata-se na verdade no apenas de realizar um balano crtico desses trabalhos, mas de comprendlos como condies de possibilidade para outros trabalhos que articulem Histria e Lingstica tendo a linguagem como tecido. PALAVRAS-CHAVE: Lingstica. Histria. Discurso. Memria. THE FABRIC OF MEMORY: SOME PERSPECTIVES OF THE HISTORIC WORK IN THE SCIENCES OF LANGUAGE ABSTRACT: This article has two objectives. First, it honors Denise Maldidier who with Jacques Guilhaumou was one of the first professionals in the area of language to construct a strong reflection about the dialogue between linguistics and history. Second, it realizes a mapping of the principal works that are contemplated currently in France about the dialogue between the science of language and history. It does not only realize a critical balance of these works but also it understands them as possible conditions for other works that articulate history and linguistics taking language as fabric. KEYWORDS: Linguistics. History. Discourse. Memory. Qual lugar a perspectiva histrica ocupa hoje no campo das cincias da linguagem na Frana? Essa interrogao est, sem nenhuma dvida, na origem deste trabalho que vamos ler. No quisemos coloc-la, no entanto, sob essa forma geral, mas dar-lhe um contedo mais preciso, que permite no somente realizar alguns balanos, como tambm abrir novas perspectivas. Sublinhemos imediatamente toda ambigidade: a memria que estar em questo aqui no aquela a partir da qual a psicolingstica, os neurocientistas ou os cientistas cognitivos estudam, tentando compreender certos processos. A memria que nos interessa aqui a memria social, coletiva, em sua relao com a linguagem e a histria. nesse sentido que evocamos

inicialmente os trabalhos pioneiros de Maurice Halbwachs2. Este ltimo tinha, com efeito, pensado a linguagem como uma via de acesso essencial para a anlise de quadros sociais da memria. Que a memria coletiva fosse compreendida no seio dos meios sociais nos quais ela se constitui e relaciona famlia, grupos religiosos, classes sociais, ou analisada nas formas individuais do sonho e da afasia, sempre a linguagem que est, para Halbwachs, de maneira explcita ou implcita, no corao dos processos de memria: As convenes verbais constituem, portanto, o quadro ao mesmo tempo mais elementar e mais estvel da memria coletiva3. o mesmo lao entre linguagem e memria que acaba de ser colocado por Harald Weinrich no corao de seu ensino de lingstica no Collge de France: ... nas lnguas nada acontece sem a memria, nada, nada. Preocupado com a indiferena despreocupada dos lingistas em relao questo, Weinrich formula, ento, o projeto para repensar a lingstica a partir da memria e nele esboa uma histria cultural da memria na Europa. Ele concebe as cincias da linguagem como o lugar privilegiado de um encontro entre as diferentes problemticas da memria. Contudo, isso se dar desde que a lingstica saiba respeitar o rigor dos mtodos cientficos, deixando-se aberta s sugestes mais flexveis da histria cultural. Compartilhamos desse programa. Mas se o rigor dos mtodos cientficos no faz falta nas cincias da linguagem contemporneas, a abertura s sugestes (...) da histria cultural se tornou, ao contrrio, uma mercadoria bastante rara. No , entretanto, indiferente que essa questo seja colocada em diversos trabalhos nos ltimos anos na lingstica francesa. A relao entre histria e lingstica foi, com efeito, uma das interrogaes tericas inaugurais da Revista Langages, desde o final dos anos 60. Isso sob a forma de um projeto duplo: anlise do discurso, de um lado, histria da lingstica, de outro4.
M. Halbwachs, Les cadres sociaux de la mmoire, Paris/La Haye, Mouton, 1975 (1925; La mmoire collective, Paris, PUF, 1951. 3 M. Hallbwachs, Les cadres sociaux. 4 No enumeraremos aqui os diversos nmeros de Langages e de Langue Franaise que foram consagrados desde a origem dessas revistas a um ou outro desses
2

Na primeira perspectiva, a relao entre histria e lingstica foi concebida sob a forma de uma aliana interdisciplinar, geralmente pensada no quadro do marxismo. Sem entrar em detalhes dessa tentativa, limitar-nos-emos aqui a destacar que o projeto de anlise do discurso que tinha se desenvolvido sobre tais bases se encontrava consideravelmente modificado pelas transformaes dos objetos e dos mtodos lingsticos, mas tambm pelas mudanas da prpria conjuntura terica, o recuo, depois, o apagamento do marxismo na lingstica5. E porque quero incitar a uma reflexo sobre a memria, recente ou mais longnqua, da lingstica na Frana, no se pode mencionar a histria dessas pesquisas sem evocar de imediato o papel representado por Denise Maldidier, falecida no vero de 1992. Ela soube, numa obra recente, restituir a memria desse projeto, lembrando-se da parte essencial que representaram os trabalhos pioneiros de Michel Pcheux6. A dvida para com Pcheux, de vrios colaboradores desse nmero, considervel. A minha, particularmente, devo relembr-lo em homenagem constncia e firmeza com a qual Denise Maldidier soube fazer de maneira que ns no o esquecssemos.

aspectos, com a iniciativa de Jean Dubois; da mesma forma que no saberamos nomear todos aqueles, historiadores ou lingistas, que delas participaram: Denise Maldidier, Claudine Normand, Rgine Robin, Jean-Claude Chevalier, Jacques Guilhaumou entre os primeiros, depois outros ainda... 5 NT. Ver: J-J Courtine, Le discours introuvable (Marxisme et linguistique, 19651985), Histria, Epistemologia, Langage, 13-II (1991), p.153-171. Traduo brasileira O discurso inatingvel: marxismo e lingstica. Artigo traduzido por Heloisa Monteiro Rosrio e publicado nos Cadernos de Traduo, n 6, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999. 6 NT.Ver: D. Maldidier, Linquitude du discours, Paris, d. des Cendres, 1990. Traduo brasileira A inquietao do discurso. Livro traduzido em sua parte inicial por Eni P. Orlandi. Campinas, SP: Pontes Editores, 2003.

Histria e lingstica: a memria das cincias da linguagem preciso, portanto, de agora em diante fazer a seguinte constatao: no domnio dos trabalhos sobre o discurso que so ainda conduzidos em lingstica, as preocupaes histricas recuaram em proveito de perspectivas formalizantes ou sociolingsticas. Mas a histria no est, por isso mesmo, ausente do campo das cincias da linguagem: mais a natureza das interrogaes histricas dos lingistas que mudou. Durante o mesmo perodo, com efeito, um importante trabalho de historiografia da lingstica foi realizado, seguindo os primeiros desenvolvimentos dos anos 60. Estamos, a partir de agora, bem longe da situao de ento, quando no se dispunha, s custas de pesquisas pioneiras7, sequer de um ou dois manuais de histria da lingstica8. Mas , sobretudo, a perspectiva geral que mudou: a reflexo sobre a histria da disciplina estava, com efeito, dominada pelo que poderamos comodamente chamar a saussurologia, isto , a idia segundo a qual o advento de uma lingstica cientfica tinha se fundado sobre um corte epistemolgico, que intervm no Cours de Linguistique Gnerale. Esse ponto de vista, do qual encontramos eco em uma variedade de trabalhos antigos ou mais recentes, consistia em projetar, mais tarde na histria da lingstica, o modelo de cientificidade tardio que tinha se constitudo com o estruturalismo inspirado pelo Cours. Tratava-se de reordenar toda a histria do pensamento lingstico a partir desse corte que supunha lhe dar restrospectivamente todo o sentido; e, portanto, legitimar, assim, a posteriori a existncia do prprio corte. A memria circular foi um dos efeitos essenciais da colonizao da perspectiva histrica pelo formalismo que domina o campo lingstico, combinado com epistemologias da descontinuidade que reinavam, ento, sobre a histria das cincias humanas.
7 Em particular: J. Stfanini, La voix pronominale en ancien franais, Aix-enProvence, 1962; J-C Chevalier, Histoire de la syntaxe. La naissance de la notion de complment dans la grammaire franaise, Genve, Droz, 1968 8 G. Mounin, Histoire de la linguistique, Paris, PUF, 1967; R.H. Robins, Brve histoire de la linguistique, Paris, Seuil, 1976.

Durante esses vinte anos, no entanto, a informao histrica quanto s transformaes dos saberes sobre a lngua se desenvolveu de maneira considervel. Nada o testemunha melhor, entre mltiplos trabalhos e realizaes que no se saberia citar aqui, que os trs volumes de LHistoire des ides linguistiques concebidos e realizados sob a direo de Sylvain Auroux. A amplitude da informao, sua extenso cronolgica e sua diversidade geogrfica permitiram esclarecer processos cuja importncia no tinha sido reconhecida at ento. As conseqncias so mltiplas para a histria das cincias da linguagem. A constituio de uma memria da lingstica por meio da historiografia recente desenha-se, assim, numa outra concepo. Ela vem, sem negar evidentemente a importncia do acontecimento cientfico que representou o Cours, relativizar, no entanto, o alcance do corte saussureano na histria da disciplina. O ensinamento de Saussure uma das conseqncias do nascimento, ao longo do sculo XIX, da lingstica como forma de saber e de prtica terica nascida (...) em um contexto determinado, que possui objetos determinados (o parentesco gentico das lnguas, a explicao histrica, as lnguas nelas mesmas e para elas mesmas)9; como um dos efeitos tericos das transformaes das modas tecnolgicas de comunicao na segunda metade do sculo XIX10. A relatividade histrica das correntes formalistas vindas do estruturalismo saussuriano parece que se inscreve em uma memria longa, e em uma histria que no se limita s teorias lingsticas. Em tal perspectiva, a lingstica que se desenvolveu sobre essa base uma forma de estruturao eminentemente transitria e est provavelmente desaparecendo sob nossos olhos11. E no o horizonte inultrapassvel que se pressupunha freqentemente e que, s vezes, ainda se imagina. Nessa constituio de uma memria das cincias da linguagem dois textos merecem destaque. O primeiro de Sylvain Auroux reflete, com efeito, sobre as condies epistemolgicas de
S. Aroux, LHistoire des ides linguistiques, vol. I, p. 14. NT. Ver: J-J Courtine, Les silences de la voix. Histoire et structure des glossolalies, Langages, 91, juin 1988, p. 12-3. 11 S. Auroux, ibidem.
9 10

possibilidade de um trabalho que integra a historicidade como um de seus dados fundamentais no campo lingstico. Seu trabalho prope uma leitura crtica de reduo, em uma perspectiva formalista, da criatividade recursividade. Isso leva a colocar o problema, antigamente levantado por Saussure, da oposio entre uma lngua-memria como atividade de classificao e uma palavra que manifesta as potencialidades criadoras do sujeito falante; ou ainda a interrogar a dicotomia, formulada mais tarde por Chomsky, da criatividade governada pelas regras, oposta a uma criatividade que muda as regras. A resposta considerada por Auroux consiste em recusar a nica hiptese da lngua, isto , a assimilao de toda a atividade linguageira a um clculo: convm distinguir lngua gramatical, engendrada pelos axiomas do clculo e da lngua, e lngua emprica, na qual preciso introduzir a historicidade e suas descontinuidades temporais, os sujeitos falantes e suas interaes linguageiras. A lngua emprica pertence, portanto, histria e as atividades lingsticas que a se realizam so somente subdeterminadas pela gramtica. V-se desenhar no horizonte dessa perspectiva uma rearticulao possvel dos trabalhos sobre a lngua e da dimenso histrica nas cincias da linguagem. Um outro texto a que gostaramos de fazer meno de autoria de Jean-Louis Chiss e Christian Puech. Esse trabalho interroga diretamente a memria da lingstica, analisando o elemento essencial no qual est a referncia a Saussure. O Cours , como vimos, o lugar de memria fundamental da histria da disciplina; ao redor dessa herana que reivindicam uns e que rejeitam outros se constituiu um trabalho complexo de memria que inclui diferentes operaes discursivas: diversas estratgias de leitura (de legitimao ou contra-legitimao retrospectivas), vrias modalidades de recepo (da redefinio dos contornos da obra a uma verdadeira rescritura do texto), diferentes limiares e momentos histricos no processo de leitura constante do qual o ensinamento saussureano foi objeto (a recepo inicial, a redescoberta, a inaugurao de uma retrica da ruptura, mais a solidificao dessa ltima). Os autores discutem tambm sobre a opacidade do trabalho discursivo que se d sob as evidncias da referncia a um nome prprio e do que seria o momento primeiro

de uma cincia da lngua. O nome de Saussure condensa e precipita para a lingstica contempornea ao mesmo tempo uma condio de possibilidade terica e um conjunto de conceitos operatrios, mas tambm um lugar imaginrio, um sonho de origem, uma utopia fundadora de cientificidade. , tambm, e talvez, sobretudo nesse sentido, poderia se dizer de agora em diante, que h dois Saussure.

Instituies de linguagem, lugares de memria O segundo objetivo do nosso texto relanar o dilogo entre esses lingistas para quem a perspectiva histrica conservou uma significao e certos trabalhos histricos recentes. No mais, como ontem, na interdisciplinaridade abstrata de uma articulao terica; mais modestamente, mas tambm mais concretamente. Nem restringindo o campo da interrogao nica histria das teorias lingsticas; mas sim destacando as conseqncias da profunda renovao de perspectivas que a histria das mentalidades introduziu quanto s diferentes modalidades de existncia histrica das prticas linguageiras. Liberar e explorar, assim, campos em que possam se cruzar, por meio de vias novas, as problemticas dos lingistas e aquelas dos historiadores. Basta somente, para ser convencido da existncia de tal possibilidade, abrir pouco a pouco, ao acaso, um dos volumes do empreendimento historiogrfico dos Lugares de Memria12, organizado por Pierre Nora. Cairamos de imediato nas mos de uma ou outra linguagem que a pululam: gneros discursivos da orao fnebre, a necrologia ou ainda o discurso em louvor a um morto, instituies de linguagem, com seus regimes e suas prticas de discurso: o Collge de France e seus cursos, os clssicos escolares e seus cnones, os sales e a arte da conversao, as formas de eloqncia que ficaram ligadas ctedra, tribuna ou ao foro; todo o espao discursivo da comemorao: rituais verbais do 14 de julho, centenrios dos
12

P. Nora (Org.) Les lieux de mmoire, 7 vol., Paris, Gallimard, 1984-1992.

grandes homens e celebraes dos grandes acontecimentos; instituies-memria da prpria lngua: percepes do gnio da lngua, acumulao dos tesouros da lngua, Histoire de la langue franaise de F. Brunot, a Academia e seu dicionrio, Pierre Larousse e o seu... Que outros lugares de memria para as palavras seno as prprias palavras? pergunta-se, assim, Pierre Nora. Essa questo, que faz eco aos analistas antigos de Maurice Halbwachs e que reformula o ensinamento recente de Harald Weinrich, designa a realidade comum que exploram, sua maneira, as diferentes contribuies reagrupadas aqui: a linguagem o tecido da memria. Na Frana, acrescentar-se-, de maneira mais explcita que alhures, em nenhuma parte, com efeito, foi estabelecida uma correlao to acirrada entre o Estado, a lngua, a sociedade e a cultura; em nenhuma parte um tal conjunto de instituies foi convocado para olhar pelas bases linguageiras da memria republicana. Desse enraizamento da memria nacional na linguagem, dois textos tambm merecem nossas consideraes, pois vm analisar duas modalidades histricas essenciais. Jean-Claude Chevalier estuda as condies de fabricao de uma memria da lngua na monumental Histoire de la langue franaise, de F. Brunot. Ele mostra como, por meio da formao de Brunot, se constitui seu projeto. Ele restituiu o sentido poltico: a Frana, humilhada pela derrota, vai ter como fonte seu sentimento nacional em sua memria mais antiga, aquela da lngua; como suas universidades reavivadas vo querer rivalizar com a universidade alem sobre o terreno da predileo dessa ltima. Gramticos, historiadores, patriotas, pedagogos e notveis da Repblica: a figura exemplar de Brunot, guardio da memria lingstica nacional, e sua monumental epopia ilustram notadamente os jogos polticos cuja conservao da lngua o objetivo da Frana. Qual pas no mundo poderia, alis, dividir-se com tanta durabilidade e com tanta violncia sobre uma questo politicamente to sensvel quanto aquela da concordncia do particpio passado? Michel Arriv examina em uma centena de anos trs episdios dessa exceo francesa: a interminvel,

embora espordica, querela da ortografia. Ele coloca em destaque os paradoxos: esse debate que somente uma questo de memria o passado da lngua escrita contm eternamente seu presente e seu futuro? uma controvrsia sem memria. Da nota de Octave Grard, de 1893, ltima polmica datada, os mesmos atores se mobilizam, as mesmas posies se afrontam, os mesmos argumentos se trocam, s vezes, se antecipam em uma repetio que parece sem fim. Descobre-se, assim uma face obscura, distante e imvel, da memria da linguagem na Frana: aquela da ligao nacional com a letra, cuja ortografia o momento. A monumentalizao da ortografia tem sua lgica: no h monumentos sem guardies.

Memria e discurso: jogos polticos e culturais Como as sociedades se recordam? E se aceitarmos a idia que atravessa os artigos aqui brevemente considerados - de que a linguagem o tecido da memria, isto , sua modalidade de existncia histrica essencial verificaremos que essa questo se dirige diretamente s cincias da linguagem. Contudo, creio que essa questo reclama a anlise dos modos de existncia materiais, linguageiros da memria coletiva na ordem dos discursos. Dito de outro modo, em que medida a memria determina a ordem do enuncivel? H pouco mais de uns vinte anos, tentei colocar um esboo de resposta para a questo na concluso de um nmero de Langages consagrado ao discurso poltico13. No entanto, pareceme ainda que aspectos dessa problemtica, inscrita na anlise do discurso, guardarm sua pertinncia. Na Langages 62, tentei caracterizar o funcionamento do discurso comunista francs como memria coletiva, por meio de um conjunto de operaes
13

J-J Courtine (org.) Este texto foi publicado na revista Langages 62, em 1981, com o prefcio de Michel Pcheux. Denise Maldidier (1990, p. 69) assim define esse texto de Courtine: uma tentativa de sntese extremamente brilhante entre as proposies de Foucault e a teoria do discurso (grifos meus). Ainda no foi publicado em portugus. H, no entanto, com uma circulao restrita, uma traduo feita pelo professor Srio Possenti.

10

discursivas que organizavam a lembrana, a repetio, mas tambm o apagamento e o esquecimento do que chamei o domnio de memria, do discurso, em referncia A Arqueologia do Saber, de Michel Foucault. Quis mostrar, naquele texto, como se podia, a partir dessa memria ao mesmo tempo pletrica e lacunar, compreender os fatores propriamente discursivos do declnio do comunismo francs14. Desde ento, todo um conjunto de acontecimentos veio fazer da memria um jogo poltico e cultural fundamental. A participao das cincias da linguagem em debates nos quais a memria se tornou o objeto, parece-me, hoje, essencial. Os historiadores sentiram, por sua vez, a importncia do jogo: os lugares de memria constituem, nesse sentido, um efeito reflexivo da acelerao da histria contempornea, do esgotamento da tradio, da eroso de certas formas de memria coletiva ressentidas em todo lugar nas sociedades ocidentais. E se deslocarmos os olhos em direo ao leste europeu, percebe-se facilmente a que ponto o problema da memria essencial nas mudanas polticas que se desenrolam. A derrocada das ideologias-memrias comunistas e a decomposio dos discursos que as fundavam, o repentino levantamento do formidvel recalcamento que elas impuseram memria coletiva, o ressurgimento de memrias antigas enterradas na longa e surda durao das mentalidades, tudo isso fez do antigo bloco comunista, por um lado, um laboratrio da memria: um espao de fragmentao da memria coletiva e, por outro, um campo de batalha de memrias antagonistas15. Nessa direo convm destacar ainda trs artigos. Os artigos de Patrick Sriot e de Denis Paillard analisam dois aspectos do debate sobre a memria que causa raiva na ex-URSS.
14 NT. Ver em particular: J-J Courtine, Language, Political Discourse and Ideology, In: Sociolingstica. An International Handbook of the Science of Language and Society, U. Aummon, N. Dittmar, K. J. Mattheir (org.), vol I Berlin/New-York, Walter de Gruyter, 1987, p. 842-854; texto de apresentao de Doctorat dtat de lingstica sobre trabalhos, Universidade de Paris-X-Nanterre, Janeiro, 1989, p. 30-59; French communist. Rhetoric and the question of Memory, Discours Social/Social Discourse, Summer/Fall, 1992, p. 145-154. 15 NT. Ver, por exemplo: lest la mmoire retrouve, Paris, La Dcouverte, 1991.

11

P. Sriot retraa a histria do discurso sobre a lngua na Rssia, com o objetivo de mostrar em que esse discurso fundador de uma memria e de uma identidade coletiva. Na cultura revolucionria dos anos 20, na segunda cultura stalinista a partir dos anos 30, no novo discurso poltico que se colocou com a Perestroika, na derrocada da URSS floresceu a temtica da lngua como memria do povo, avatar das ideologias lingsticas do sculo XIX romntico. Por meio dessas diferentes escanses histricas aparecem, assim, formas de continuidade ancoradas de maneira antiga e profunda nas mentalidades: a idia de uma memria nacional baseada na cultura e na lngua de uma etnia. precisamente este aspecto da cultura poltica mais recente da Rssia que Denis Paillard examina. Ele mostra a emergncia nos anos 1968-1992 de um discurso sobre a memria, produzido pelo encontro do discurso nacional russo e dos resduos do discurso stalinista. Ele descreve as figuras da Rssia e de seu Outro, do que a ameaaria, tais como elas se desenham nos discursos nacionalistas, aquele do combate-pan-russo das foras patriticas contra o regime de ocupao (entenda-se: a democracia). O discurso nacionalista russo reencontra assim, a lgica do discurso stalinista. Nada de surpreendente nisso: o segundo era j a emanao parcial do primeiro. Aqui ainda se revelam profundas continuidades culturais sob as mudanas polticas. O artigo de Denise Maldidier e de Jacques Guilahumou nos leva a desembarcar no espao mais familiar de nossa memria nacional, aquele da comemorao de 14 de julho do Bicentenrio. Eles estudam a partir de um corpus de imprensa os efeitos de memria que ressuscitam o acontecimento. Sua perspectiva se inscreve na tradio de uma anlise do discurso: ela constitui classes de equivalncia em torno de sintagmas e de unidades lexicais (tomada da Bastilha, espectador, multido). A anlise mostra como efeitos de memria se organizam diferentemente em diversos sujeitos: o povo retoma a Bastilha. Ele se conduz como ator, quando se quer somente um simples (tele)espectador em 1989. E as evocaes das multides parisienses de hoje desencadeiam o ressurgimento a memria das massas revolucionrias. Ademais, Denise Maldidier se interroga,

12

com Jacques Guilhaumou, sobre o estatuto do discurso para o lingista e o historiador. Permita-me, para concluir, passar a palavra a Denise uma ltima vez:
O historiador experimenta um certo mal-estar em constatar que a anlise lingstica deixa de lado, na lgica de seu modo de compreenso e de questionamento, a novidade do acontecimento, que destaca enunciados atestados e raros (...) O desenvolvimento lingstico permitiu, no entanto, apreender centralmente o que da memria persiste em se inscrever na materialidade da lngua. As clivagens, privilegiadas por uma tal aproximao. Pensamos ter, assim, enriquecido a reflexo coletiva conduzida nesse texto sobre modos de existncia materiais da memria na ordem do discurso, sem para tanto iludir o debate atual entre historiadores e lingistas sobre a anlise do discurso.

13

You might also like