You are on page 1of 73

RACHEL CARR

IOGA PARA CRIANAS

Fotografias de Edward Kimball, Jr. Ilustraes de Don Hedin


FICHA TCNICA AUTORA: RACHEL CARR TTULO DO LIVRO: Ioga para crianas TTULO ORIGINAL: BE A FROG, A BIRD, OR A TREE ANO EDIO: 1973 Traduo: Rachel Flint Produo Grfica: Geraldo Alves Composio: Artel Artes Grficas Capa: Alexandre Martins Fontes ISBN: 8533601719

Quero agradecer a todos os meninos e meninas que trabalharam arduamente para participar deste livro. So eles: Mitra Beheshti Sepideh Beheshti Michael Black Cygalle Dias Dena Fischer Terry Frank Brett Gelberg Seth Gelberg Robin Gomi Kristal Hill Lisa Hill Melissa Hilson Kim Hober Kim Larkin Teddy Larkin Jill Levine Mark Levine Robert Linde Randy Niederman Tod Phillips Roslyn Quarto Elizabeth Rees Melanie Roy Jonathan Traister Shari Traister New New Win Lisa Yuen

Nota: Nossos agradecimentos a John Kennedy pelo trabalho primoroso no tratamento e revelao dessas fotografias, e a Kay Wilson pelas fotos.

Prefcio Edio Brasileira A edio deste livro um verdadeiro presente para as crianas e os educadores do Brasil. Considero-o como um aliado na campanha que venho desenvolvendo em So Paulo no sentido de alertar os educadores para a importncia de se considerar fundamental, na educao, a relao entre os problemas mentais, emocionais e fsicos. O baixo nvel do aproveitamento escolar reclama com urgncia uma reformulao do sistema de ensino. Todos conhecem a agressividade que reina nas escolas tanto por parte de alunos como de professores , decorrente das tenses do dia-a-dia. Muitas doenas das vias respiratrias, to comuns na idade escolar, poderiam ser eliminadas se as crianas tomassem conscincia do carter psicossomtico dessas molstias cuja causa principal est na vida estressante que levam em casa e na escola, na carncia afetiva, na expectativa de pais e professores e no abandono que se constata tanto nas classes carentes como nas abastadas. Torna-se necessria a introduo de tcnicas de desbloqueio e de energizao que possibilitem o domnio do sistema nervoso. A prtica dos exerccios belos e harmoniosos propostos neste livro reduz a tenso. Trata-se de uma abordagem original que visa estimular a criatividade atravs da mmica e do fazde-conta. importante que as crianas sintam-se felizes e realizadas em cada sesso. O mtodo faz melhorar o desempenho nas funes dirias e a qualidade da expresso verbal. Alunos e professor, nestas situaes, criam suas prprias variaes e cada um descobre o prazer de trabalhar. Atravs dos exerccios deste livro, a criana pode aprender o modo correto de respirar, os movimentos e posturas do ioga, a concentrao e o relaxamento que to bem trabalham a agressividade.. O relaxamento ensinado como um jogo benfico sobretudo para as crianas tensas. Por meio do ioga, as crianas podero desenvolver uma vida harmoniosa e integrada de acordo com as leis da natureza. Cabe aos educadores oferecer as condies para isso, procurando aplicar tcnicas como as apresentadas neste livro.

Ao ser estimulada a desenvolver a imaginao e a sensibilidade, a criana descobre seu verdadeiro potencial aumentando a confiana em si e superando muitos bloqueios emocionais. As prprias relaes dentro da famlia podero melhorar muito pela prtica conjunta do ioga por pais e filhos. Os educadores no podem negligenciar esses aspectos, pelo alcance social e pelos benefcios que trazem ao desenvolvimento da criana. urgente que tcnicas para diminuir a tenso constem do currculo escolar. Educador, pedimos a sua cooperao para podermos introduzir Ioga nas escolas. Rachel Flint. Prof. de Yoga Psicossomtica da "Hebraica" e do Hospital dos Servidores Pblicos, Diretora da Associao Paulista de Yoga.

Introduo

H milhares de anos, na ndia, um grupo de pessoas inventou um mtodo de ginstica baseado em movimentos de pssaros, insetos e outros animais. Descobriram que os seres humanos se tornariam mais sadios e fortes se aprendessem a se mover com a leveza das rs e dos pssaros, ou a imitar formas de pontes, rodas e rvores, ao mesmo tempo relaxando os msculos, como fazem os animais. E assim os indianos comearam a imitar rs e pssaros, abelhas e cegonhas, rodas e pontes, como fazem as crianas neste livro. Esses movimentos chamam-se exerccios de ioga. Ensinam a conservar o equilbrio e a ter controle sobre os msculos do corpo. Muitas crianas de todo o mundo j descobriram como divertido fazer esses exerccios. As que praticam ioga regularmente constatam que conseguem fazer tudo melhor: correr, pular, nadar e mesmo andar de bicicleta. importante voc saber como o seu corpo e como funciona, para ter idia do que pode esperar dele. H pessoas de msculos flexveis: isto quer dizer que so capazes de fazer com o corpo, facilmente, pontes, saltos e cambalhotas. Outras, de msculos rgidos, tm mais dificuldade para mover as juntas. Estas pessoas precisam fazer muito exerccio para relaxar e soltar o corpo, como as de msculos flexveis. A que grupo voc pertence? Mais adiante, mostrarei como voc mesmo poder se testar. Quer seus msculos sejam flexveis ou rgidos, importante lembrar que o corpo nunca deve ser forado a fazer nada que lhe seja difcil. A natureza tem um meio para alert-lo. Se voc se forar demais, sentir um pouco de dor; ento, seja paciente com seu corpo. V se exercitando lentamente, um pouco por dia. Quando menos esperar, voc estar gil e flexvel como um gato. De incio voc ir gostar de fazer estes exerccios, mas no desanime se no conseguir logo faz-los corretamente, como gostaria. Se constatar que no consegue dobrar os joelhos ou as costas com a mesma facilidade que as crianas do livro, pratique s cinco minutos por dia, e logo sentir a diferena. O que hoje voc acha difcil ser fcil amanh.

Todos os meninos e meninas que aparecem neste livro treinaram muito para conseguir fazer os exerccios exatamente como queriam. Trabalharam intensamente at seus msculos se tornarem mais fortes e flexveis. Aqui esto alguns pontos importantes para voc lembrar: 1. Ser mais divertido fazer esses exerccios com um amigo. Vocs podero ajudar um ao outro, como as crianas das fotos. 2. Algumas crianas preferem treinar antes do almoo, outras, depois dos estudos. Seja qual for o momento escolhido, espere pelo menos uma hora depois de comer, para dar tempo ao corpo para digerir a alimentao. 3. Faa os exerccios sobre um tapete grosso ou sobre alguns cobertores dobrados, para no sentir o cho duro. 4. Para facilitar os movimentos, use roupas leves ao fazer os exerccios. Observe que todas as crianas do livro esto descalas e com roupas de ginstica. Se voc tiver frio, use agasalho de malha e meias, mas no roupas grossas e pesadas. 5. Quando fizer os exerccios de equilbrio como a rvore, a cegonha ou a abelha , apie-se primeiro na perna direita e depois na esquerda. Assim voc estar fortalecendo as duas pernas, e no apenas uma. 6. Agora, o ltimo ponto e o mais importante: no desista facilmente, mesmo que ache os exerccios difceis. Lembre-se de que qualquer sucesso exige prtica e fora de vontade. Como comear mais gostoso treinar com um amigo, para que um possa ajudar o outro. Veja a diferena. Em duas semanas seu corpo poder mudar, como o deste menino, da postura rgida da figura esquerda, para a postura flexvel da figura direita. O segredo treinar cinco minutos, diariamente. Voc consegue, com as pernas afastadas, tocar o cho com a cabea? Se voc tem a felicidade de ter msculos flexveis, provvel que consiga. Mas muita gente precisa treinar um pouco. Faa assim: Ponha as mos no cho, perto das pernas. Agora, dobre-se devagar para a frente, o mais que puder. Conte devagar at dez, assim: um e dois e trs e... e assim por diante. Faa isso uma vez por dia. Cada vez que voc se exercitar, sua cabea chegar mais para baixo, at que um dia encostar no cho.

Se voc tem os msculos flexveis, deve conseguir facilmente cruzar as pernas e sentar em postura de ltus. Mas se os seus joelhos esto duros h um meio de solt-los: Separe as pernas. Ponha a perna direita sobre a coxa esquerda. Apoie o p e o tornozelo direitos. Agora pressione levemente o joelho para baixo e conte bem devagar at dez. Lembre-se de contar: um e dois e trs e... e assim por diante. Faa isso uma vez por dia, com a perna esquerda e com a perna direita. Em uma semana voc sentir a diferena. Seus joelhos ficaro flexveis e soltos. Agora voc est pronto para comear. Se seguir os exerccios tal como aparecem aqui, comeando pelos fceis e passando gradativamente aos mais difceis, voc certamente gostar muito de praticar o ioga. Sou uma r, sou um pssaro, sou uma rvore

Somos pssaros. Como bom voar l no alto, l no cu. Sabemos nos equilibrar nas pontas dos ps com as asas esticadas para trs.

Ns somos rs. Voc nos ouvir coaxando na lagoa.

Sentamos sobre os calcanhares e nos equilibramos nas pontas dos ps, com os braos em volta da cabea.

Quando estamos contentes, saltamos nas pontas dos ps, de um lugar para outro.

Sou um gato. Gosto muito de esticar todos os meus msculos. Veja s o que eu consigo fazer!

Consigo arquear as costas com a cabea para baixo, com as mos e os ps encostados no cho.

Dobro os joelhos e fico de gatinhas, afundo as costas e olho para cima.

Ento, estico uma perna para o alto, viro a cabea e olho para o p, l em cima.

Sou um lenhador. Voc tem que ficar forte para ser como eu.

Quando racho lenha, afasto as pernas e entrelao os dedos por cima da cabea.

Eu me inclino bem para trs e depois para frente e para baixo, deixo as mos balanarem entre as pernas, dez vezes.

muito fcil parecer comigo. Sou um coelho. Sento sobre meus calcanhares com as pernas juntas, e seguro firme nos ps. Minhas costas ficam retas.

Ento eu me dobro, esticando os braos, e coloco a cabea perto dos joelhos.

Abaixo a cabea, fecho os olhos e coloco as mos juntas diante do peito.

Sou uma cegonha. Quando durmo, -eu me equilibro sobre uma perna s, e dobro a outra para trs. Voc consegue se equilibrar assim, como eu, e contar devagar at dez?

Estou sentado com os joelhos prximos ao peito, e os braos envolvendo as pernas. Consigo balanar at minhas costas encostarem no cho, e fico de ps para o ar.

Ento volto depressa para frente, at encostar os ps de novo no cho. Consigo balanar assim muitas vezes, sem largar as pernas.

Sou um cavalinho de balano. Balano para frente e para trs, com o corpo parecendo uma bola.

Respiro profundamente. Inspiro pelo nariz e meu corpo vai se enchendo de ar. Fico redondo e inchado.

Quando expiro pelo nariz, eu me esvazio. Fico achatado e magro.

Minha perna esquerda meu tronco. Minha perna direita um galho torto. Dobro a perna direita, e apio o p direito na perna esquerda. Voc j viu uma rvore como eu?

Agora seja voc uma rvore tambm; mas, desta vez, o galho torto ser a perna esquerda. Meus braos so as pontas cheias de folhas, no topo da rvore. Levanto os braos, e meus dedos se tocam por cima da minha cabea.

Adivinhe o que eu sou! Meu corpo se afunda; mantenho a cabea e os ps voltados para cima.

Mantenho as pernas e os braos retos, e me apoio nas mos.

Sou a letra "V"!

Estou sentada nos calcanhares; levanto os braos acima da cabea, e encosto as palmas das mos uma na outra. Respiro fundo, e minhas costas formam um arco; olho para cima e me estico o mais possvel, com toda a fora.

Quando estou cansada, descanso apoiada nos calcanhares. Deixo a cabea apoiada no cho e os braos esticados para frente.

Sou uma andorinha. Gosto de respirar fundo e esticar todo o corpo. Voc consegue me imitar?

Quando levanto a cabea, fao um arco com as costas e mantenho o resto do corpo no cho.

Voc tambm pode fazer como eu. Mantenha as pernas e os braos retos e as palmas das mos apoiadas no cho.

Sou uma cobra. Meu corpo comprido e sinuoso rasteja pelo capim.

Quando flutuo, ponho as mos por baixo do corpo para fazer uma ponte entre a cabea e as costas. Quando arqueio as costas, trago as mos para debaixo de mim e as coloco juntas sobre o peito. Ento eu sonho e vou embora flutuando.

Sou um peixe. Minhas pernas so um rabo forte; minhas mos so barbatanas.

Eu me sento com as pernas juntas. Minhas mos se apiam no cho, voltadas para fora e afastadas do meu corpo.

Para ficar forte, sustento o corpo com os braos e as pernas. Quando me levanto, meus braos se esticam e as plantas dos ps encostam no cho. Minha cabea se inclina para trs e meu corpo forma um declive, totalmente reto.

Sou um escorregador.

Eu me ajoelho,-com as pernas afastadas e as mos na cintura.

Ento eu me inclino para trs, at tocar os ps com as mos.

Adivinhe quem eu sou! Posso viajar muitos dias sem comida e sem gua. Vivo no deserto.

Sou um camelo!

Levanto as pernas e coloco as mos nos quadris para sustentar meu corpo. Ele forte e reto. Dobro os joelhos e estico os dedos dos ps. Ento movimento as pernas como as rodas de uma bicicleta.

Sou uma bicicleta. Meu corpo a armao, minhas pernas so as rodas e meus braos so os breques.

E assim que eu fao: coloco os punhos por baixo do corpo. Para levantar as pernas, mantenho o queixo encostado no cho. Ento respiro profundamente, e minhas pernas sobem.

Sou um gafanhoto. Salto esperto e veloz pelos campos.

Quando elevo as pernas para alm da cabea, conservo as mos espalmadas no cho.

As pernas vo para cima e para trs e os dedos dos ps encostam no cho.

Sou um carrinho de mo. Meus braos so os varais. Meu corpo e minhas pernas so a carroceria.

Para arquear as costas, eu dobro os joelhos, mantendo as pernas juntas, e ponho as mos nos quadris. Ento me levanto, cornos cotovelos prximos ao corpo, para me sustentarem. Fao minhas pernas deslizarem para a frente, comas plantas dos ps no cho.

Agora sou uma ponte slida. Navios passam por baixo de mim. Carros e pessoas passam em cima de mim. Eu sou uma ponte.

Para o sop da montanha fazer parte de mim, coloco a perna esquerda sobre a perna direita, e a perna direita sobre a perna esquerda.

Para fazer o cume, estico os braos por cima da cabea, at os dedos das duas mos se tocarem.

E agora, uma outra montanha! Coloque a perna direita sobre a perna esquerda, e a perna esquerda sobre a perna direita.

Sou uma montanha. Minhas pernas so a base; meus braos e minhas mos so o cume.

Conservo pernas e braos esticados, e assim posso me balanar para frente e para trs muitas vezes, com a cabea levantada.

Quando eu me arrasto, minhas pernas ficam bem separadas.

Ponho os braos por baixo das pernas, com as palmas voltadas para baixo. Ento, eu me inclino para frente, at encostar a cabea no cho. Sou uma tartaruga. Certa vez venci uma corrida com um coelho.

Para mostrar meu pescoo comprido, arqueio as costas. Meus braos e pernas esto retos, e as palmas das mos encostadas no cho.

Para fazer a cauda e as penas das asas, dobro os joelhos at a cabea encostar nos dedos dos ps. Sou um cisne que desliza pelo lago.

Dobro os joelhos at os ps chegarem bem perto do corpo. Dobro os braos e ponho as mos perto dos ombros.

Ento, para erguer o corpo, fao muita fora sobre as palmas das mos e sobre as pernas. Ao me manterem erguido, meus msculos se tornaro fortes e firmes.

Sou uma roda. Fao as coisas girarem, girarem.

Dobro a perna direita at ela chegar perto da orelha esquerda, e seguro o dedo, para formar o arco. Para formar a flecha, estendo o brao direito at alcanar o dedo do p esquerdo. Dobro os joelhos e seguro os tornozelos. Ento me levanto e me estico.

Para fortalecer os msculos, eu me balano para frente e para trs, sempre segurando os tornozelos.

Sou um arqueiro Atiro com arco e flecha.

Sou o arco que atira a flecha. Agora os meus braos esto retos como a corda do arco e a minha cabea est inclinada para trs.

Meu corpo reto e veloz. Sou uma flecha! Fico de p sobre a perna direita. Ela forte e firme.

Dobro a perna esquerda para trs e a seguro com a mo esquerda. Ento fao um movimento para a frente e estico a perna esquerda para trs. O brao direito est reto, e a palma da mo voltada para cima.

Sou uma abelha. Voc pode me ver voar de flor em flor.

O meu corpo est reto como uma flecha. Meus braos so as asas.

Estou equilibrada sobre a perna esquerda; ela forte e firme. Levanto a perna direita esticada para trs, e levo os braos para trs, para poder voar.

Sou um arco. Meu corpo uma curva. difcil ficar equilibrado assim. Dobro uma perna e mantenho a planta do p no cho. Estico a outra perna para trs.

Ento, arqueio as costas e levanto os braos acima da cabea, com as palmas das mos se tocando.

Sou um corvo. Eu me equilibro nos cotovelos para levantar os ps para o ar.

Para isso, fao o seguinte: Eu me agacho com as pernas afastadas. Os cotovelos tocam meus joelhos, minhas mos esto espalmadas no cho. Para levantar os ps para o ar, eu me equilibro nas pontas dos ps e apoio os joelhos sobre os cotovelos.

Aos Pais e Professores Muitos partem do princpio de que crianas sadias e ativas so tambm flexveis. Na verdade no assim. Ao iniciar meu programa experimental de movimentos corporais criativos, constatei que algumas crianas no conseguiam nem mesmo passar pelo teste mnimo de capacitao, que consistia em flexo dianteira, at tocar os ps. Tinham msculos do abdmen fracos, os joelhos rgidos, os ombros curvados e tensos e pouca fora no dorso inferior. A atividade fsica limitada, principalmente entre crianas de cidade, deve-se em parte ao estilo de vida dos nossos dias. As crianas so levadas de carro para todos os lugares, mesmo quando a distncia curta. Correm, andam e brincam muito menos, e muitas vezes se satisfazem ficando horas e horas sentadas, vendo televiso. Quando a criana privada de exerccios fsicos equilibrados, ocorre encurtamento e contrao dos msculos, e, conseqentemente, m postura e outros distrbios musculares. Eu tinha perfeita conscincia de que, se nada fosse feito para melhorar o tnus muscular dessas crianas, muitas se tornariam vtimas de incapacitaes fsicas que poderiam prejudic-las muito no futuro. Durante anos eu sofri fortes dores na coluna e enrijecimento das juntas. S depois que comecei a seguir uma rotina diria de exerccios de ioga consegui livrar-me do aparelho de trao que usava noite para distender minha coluna. Como o ioga me curou, tenho certeza de que qualquer pessoa em qualquer idade poder ser ajudada por esses movimentos corporais bonitos e rtmicos que, neste livro, adaptei especialmente s crianas. As crianas facilmente se aborrecem com o ritmo lento exigido pelas posturas tradicionais do ioga, que os adultos acham to agradvel e relaxante. Para vencer esta barreira, estimulei-as a descobrirem a sensao do movimento atravs da mmica assim, podem fazer de conta que so rs saltando, pssaros voando e flechas sendo atiradas. A quietude de alguns exerccios no as incomodou, pois podiam se sentir como a rvore frondosa que cresce na floresta ou a ponte slida por onde atravessam carros e sob a qual passam navios. Comecei a executar meu programa com um grupo de crianas de trs a dez anos de idade, do prdio onde moro. Quando se espalhou a notcia de que havia uma moa disposta a ensinar ioga de graa a todos os interessados, muitas crianas vieram movidas pela curiosidade. Parecia brincadeira, e elas pediram para ficar. Em pouco tempo o grupo cresceu e chegou a trinta crianas, vindas de perto e de longe, de diferentes raas e naes. Os treinos se realizavam em

grupos pequenos, trs vezes por semana, e por no mais de vinte minutos a cada vez. Os movimentos eram simples e criativos, e visavam a melhorar a coordenao e a agilidade. Logo as crianas descobriram que nem todos chegam ao mesmo grau de flexibilidade. Expliquei-lhes que h pessoas de msculos descontrados que podem executar facilmente quase tudo. Outras, de msculos contrados, tm que treinar para solt-los. Convenci-as de que poderiam tornar-se geis e flexveis se treinassem bastante para ampliar o funcionamento dos msculos. Como eram muito jovens, os seus corpos reagiram rapidamente. Aquilo que lhes parecia difcil, num determinado dia, facilmente conquistavam no dia seguinte. Seu desejo de competio era to forte que, quando se tornavam conscientes de suas limitaes fsicas, elas as superavam com muita deciso. Parte desse programa tambm se destinava a ensinar-lhes exerccios de respirao profunda, para estimular a circulao. enviar oxignio para o crebro e restaurar a energia. Tambm nos exerccios de respirao aproveitei a fora da imaginao das crianas! Transformaram-se em bexigas, enchendo e esvaziando os pulmes. Quando inspiravam profundamente, viam-se como bexigas cheias de ar. Expiravam o ar com a mesma fora controlada, e ficavam achatadas e murchas como bexigas vazias. A evocao visual estimulava a imaginao das crianas. Logo comearam a inventar seus prprios jogos de respirao profunda, como antes haviam inventado exerccios de movimentos criativos. Quando aprenderam a se equilibrar na posio da r, sentiram necessidade de movimento contnuo, e ento organizaram corridas de rs, coaxando enquanto pulavam com movimentos rpidos e coordenados. Isso levou a outros jogos de imaginao. As crianas mais flexveis arqueavam as costas, fazendo pontes, e as outras passavam rastejando por baixo delas, como esta menina de trs anos, que, contente, explora o desconhecido. Uma das coisas maravilhosas nas crianas o fato de se soltarem completamente quando esto envolvidas no que fazem. Tm uma necessidade inerente de combinar os sons com a qualidade rtmica do movimento. Assim, sibilam enquanto rastejam como cobras, ou piam quando voam como pssaros. So capazes de se concentrar de tal modo em ser cobra ou pssaro, que incorporam seu papel e, sem se darem conta, ativam os principais grupos de msculos do corpo. O uso do movimento como um veculo de expresso criativa proporciona uma descarga necessria s crianas hiperativas. Ensinando, descobri mais uma qualidade nas crianas: muitas vezes so elas os melhores professores umas para as outras. Quando um menino de seis anos se esforava para chegar postura do arqueiro, sua irm mais velha veio em seu socorro. muito fcil", garantiu-lhe ela. " s pensar que a

sua perna esquerda um fio de telefone comprido, preso na sua mo direita. O telefone seu p esquerdo e voc ouve com o ouvido direito.'' O que podia parecer muito complicado para o adulto era simples para a criana. Imediatamente o menino conseguiu fazer o arqueiro. Em menos de trs meses as crianas conseguiam fazer facilmente as trinta posturas que aparecem neste livro, algumas das quais exigem o mximo domnio corporal. Tambm conseguiam fazer ponte, roda, grande afastamento de pernas e pouso sobre a cabea. Mesmo as crianas com sensibilidade limitada para o ritmo fsico progrediram muito. O xito da experincia foi alm do que eu imaginara. Logo o ioga tornou-se parte integrante da vida das crianas. Falavam sobre o assunto constantemente. Muitas vezes eu as ouvi dizer: "Primeiro vou fazer a lio de casa e depois o ioga." Quando souberam que seriam selecionadas para aparecerem no livro, intensificaram mas ainda os treinos. Como as crianas normais responderam to bem a esta concepo criativa de exerccios fsicos, fiquei ansiosa por saber qual seria a reao das crianas deficientes. Comecei a desenvolver o programa numa escola para crianas com deficincias de fala e audio, uma escola pblica de Manhattan. Tinha trs classes, cada uma com doze crianas. Mesmo contando com a ajuda de professores que conheciam os problemas individuais de cada criana, o desafio era imenso. Utilizei fotografias de crianas em posturas de r, montanha, peixe, bicicleta, pssaro, com desenhos para transmitir essas imagens como so na realidade. As crianas entenderam logo. Apesar de sua amplitude de concentrao ser limitada, reagiram com entusiasmo. As que sabiam falar emitiam todos os sons imaginveis ao imitarem as posturas dos animais e objetos inanimados. As crianas com dificuldade auditiva liam nos lbios e observavam as outras para no perderem nada. A ao dramtica era freqente, devido aos imensos obstculos que essas crianas enfrentavam em seu dia-a-dia. Em menos de quatro meses houve uma quebra notvel de algumas barreiras psicolgicas. Por exemplo, quando uma menina de sete anos. que nunca pronunciara nenhuma palavra inteligvel, descobriu que era capaz de encostar os dedos dos ps na cabea, na posio do cisne, fez todas as tentativas possveis para chamar a minha ateno por gestos. Ento, desesperada, gritou: "Veja. veja!" O desejo espontneo de falar surpreendeu a ela, tanto quanto aos professores e a mim. Estimulei os alunos mais capazes a ajudarem os que tinham menos controle fsico e eles o fizeram com muita compreenso pelas deficincias dos outros.

Certa vez, um menino do grupo achou a postura da rvore difcil e comeou a chorar. Seus movimentos desajeitados e descoordenados o frustraram. Correu em seu auxlio uma criana gil, cuja fala e audio eram to deficientes, que todo o contato com os outros se fazia pela linguagem dos sinais. Com delicadeza levou o amigo at uma parede que lhe serviria de apoio, e colocou os seus membros trmulos na postura da rvore. O sucesso provocou aplausos espontneos de todo o grupo. As crianas mostraram ser capazes de reter cerca de vinte e cinco movimentos corporais que estudaram num perodo de seis meses, em estgios lentos e repetitivos. Os conceitos sob forma de imagens ajudaram-nas a desenvolver a memria, e seu efeito refletiu-se tambm em outros setores de sua vida. Adquiriram autoconfiana e passaram a ter maior contato consigo mesmas. Em seus desenhos livres expressaram com freqncia formas ligadas aos movimentos corporais aprendidos comigo. Uma criana de oito anos desenhou um oceano de peixes. No fundo havia um peixe grande, deitado tranqilamente na postura de ioga. Foi o nico peixe que ela coloriu. Quando as crianas estavam descontradas e contentes, mostravam senso de humor. Certa vez, num momento de confuso, falei severamente: O que isso, um mercado de peixes?" As crianas que entenderam deitaram-se imediatamente de costas, na postura do peixe. Fecharam os olhos e sorriram. As outras viram e as imitaram. De repente, em meio ao silncio, uma voz se levantou: "H dez peixes neste mercado." Quem falou foi um menino de nove anos com distrbios emocionais. Ele tinha uma srie de fobias, e uma delas se manifestava pela sua determinao em no tirar os sapatos durante a aula, por medo de sujeira. Mas, naquele dia, ele estava deitado na esteira, de meias, como as outras crianas. Seus sapatos estavam bem arrumados, ao alcance das mos. Talvez a melhor forma de mostrar o sucesso do programa citar a carta que me foi enviada pela vice-diretora da escola de crianas com deficincia de fala e audio, a sra. Georgianna Khatib: Os professores de classe e os instrutores de educao fsica reagiram com entusiasmo ao seu programa, pois viram o prazer das crianas em cada sesso e o progresso gradativo da sua habilidade, de semana a semana. Houve mudanas notveis no desempenho de cada criana e tambm um desenvolvimento impressionante nos grupos com quem a senhora trabalhou. A filosofia do seu programa parece bem slida e, embora diferente das atividades fsicas regulares, das aulas de educao fsica da escola, coerente com elas. Sua abordagem e competncia proporcionaram s crianas uma experincia

de movimentos nica e prazerosa. Em especial, nos proporcionaram a conscincia do montante e da qualidade da expresso verbal das crianas quando envolvidas no jogo da representao. Como pai ou professor, certamente voc perguntar de que modo esse programa poder atrair continuamente as crianas. Com a ajuda de pais ou professores que pretendam dirigi-las por estmulo e persuaso sutis, variando os exerccios dirios, o esprito de brincadeira e entusiasmo se manter. Assim, aquele primeiro mpeto de interesse da criana ser alimentado continuamente. Tenho certeza de que todas as crianas, qualquer que seja sua capacidade fsica ou mental, respondero instintivamente a esses movimentos corporais criativos, e de que os benefcios obtidos ultrapassaro em muito a mera aptido fsica. COMO UTILIZAR ESTE LIVRO Se voc deseja ensinar estes exerccios a uma criana, provvel que ela prefira treinar com um amigo. A maioria das crianas gostam de atividades em grupo. O grupo estimula a competio e desenvolve o esprito esportivo. Para que se possa trabalhar bem com um grupo, o nmero de crianas deve ser de oito a dez e de preferncia devem ter mais ou menos a mesma idade. Quando o grupo maior, deve haver a superviso adequada para que cada criana receba a ateno necessria. O tempo mximo de concentrao da criana varia conforme a idade. Aqui esto alguns parmetros: 20-25 minutos para as crianas de 7-10 anos; 10-15 minutos para as crianas de 5-6 anos; 5 minutos para as crianas de 3-4 anos. Vejamos um meio de reavivar o processo de ensino desses exerccios: Pea a todas as crianas para formarem um crculo, em suas esteiras ou numa grande superfcie acarpetada. Escolha uma criana de cada vez para entrar no crculo e demonstrar a postura, enquanto as outras a acompanham. No ensine mais do que dois exerccios novos por vez e repita os anteriores para melhorar a flexibilidade e o controle muscular. Quanto mais as crianas se familiarizarem com os vrios movimentos do corpo, mais gostaro de faz-los. As crianas se entusiasmam quando os exerccios so apresentados como um jogo, e muitas vezes comeam a inventar suas prprias variaes. Pode-se, por exemplo, organizar uma competio que conste de todas as posturas de equilbrio, como a rvore, o corvo, a flecha e a abelha. Estes exerccios exigem capacidade de concentrao e domnio. O vencedor ser a criana que conseguir manter uma postura por mais tempo.

A mmica uma conseqncia natural dos exerccios de ioga. Pea para que uma criana fique de p diante do grupo e apresente, em mmica, um dos exerccios. As outras devero adivinhar o que . Pode-se tambm pedir que duas crianas representem uma pequena cena, como o gato olhando para o pssaro, a tartaruga apostando corrida com o coelho, um arco e uma flecha, ou um arqueiro e um cisne. O arqueiro e o cisne FAZER MMICA PODE SER DIVERTIDO

A nadadora por baixo da ponte. Voc ir perceber que, medida que for ensinando os exerccios, comear a desenvolver suas prprias idias para despertar o interesse das crianas. Elas faro o mesmo. Os esclarecimentos no final do livro o ajudaro a observar as posturas corretas e os benefcios desses movimentos corporais rtmicos. O JOGO DO RELAXAMENTO O jogo do relaxamento benfico para todas as crianas e em especial para as que so tensas ou hiperativas. H crianas que se relaxam com facilidade, outras que ficam impacientes e irritadas. Mas com uma orientao contnua no sentido de se soltarem por completo, acabam por se tornar receptivas e por no mais opor resistncia ao perodo de repouso. O relaxamento deve vir depois de uma sesso de exerccios. As instrues devem ser lentas, e sua durao deve ser de cerca de cinco minutos. Faa as crianas deitarem de costas, com os olhos fechados e as pernas e os braos soltos e estendidos. Apague as luzes intensas para criar um ambiente tranqilo. Com voz suave faa-as relaxar, da seguinte maneira: Feche os olhos. Agora deixe o seu corpo dormir por alguns minutos. Quando acordar, voc se sentir reanimado e forte. No se mova. Fique quieto, para que seus msculos possam se relaxar. Primeiro faa adormecer seus ps; no mexa os dedos. Deixe cada dedo do p descansar. Agora faa adormecer as suas pernas, deixando-as completamente quietas. No mova as mos, no mova os dedos. Daqui a pouco estaro soltos e livres. Deixe o corpo bem quieto. Inspire profundamente.

Deixe a barriga encher-se de ar, como uma bexiga. Agora expire o ar bem devagar; deixe sua barriga ficar como uma bexiga vazia. Inspire outra vez. Encha a barriga de ar outra vez, e depois expire e deixe sua barriga afundar de novo. Agora fique bem quieto. No cochiche. No ria. No suspire. No se mova. Todo mundo vai dormir. Dormir... dormir... dormir... Notas sobre os exerccios

1. O PSSARO - Aprimora a postura e o equilbrio; fortalece os ps e os tornozelos. Pode ser transformado em jogo de pssaros voando. Crianas abaixo de trs anos no so capazes de se conservar na postura correta, como faz esta menina de seis anos, mas elas gostam de ser pssaros prontos para voar. 2. A R - Melhora a postura e o equilbrio: melhora a flexibilidade dos joelhos: fortalece os ps e os tornozelos. possvel transformar o exerccio numa brincadeira de rs pulando. A maioria das crianas

abaixo de quatro anos acha mais fcil ficar em equilbrio apoiando-se na planta do p do que na ponta do p. 3. O GATO - Possibilita o estiramento de todo o corpo, principalmente dos msculos da coxa. Na primeira posio as plantas dos ps e as palmas das mos esto no cho. a cabea abaixada e o dorso bem arqueado. Na segunda posio as costas baixam e a cabea levanta. Quando se levanta a perna, na terceira posio, a cabea se volta para os dedos do p. Trocar a posio das pernas.

4. LENHADOR - Promove o estiramento da coluna vertebral e a liberao do excesso de energia; repetem-se vigorosamente, cerca de seis vezes, os movimentos para cima e para baixo. Devem-se conservar os dedos das mos entrelaados durante todo o exerccio.

5. O COELHO - Promove o estiramento da coluna vertebral. Quando a cabea est apoiada no cho, perto dos joelhos, o sangue enviado para o crebro; os braos permanecem completamente esticados, as mos seguram os tornozelos e os quadris esto erguidos.

6. A CEGONHA - Exerccio de equilbrio e concentrao. Fechar os olhos s depois de chegar a um equilbrio estvel. Alternar a posio das pernas.

7. CAVALO DE BALANO - Exerccio bom para crianas de msculos rgidos e excesso de peso. Devese fazer cerca de dez vezes o balano para frente e para trs, com energia; melhora a flexibilidade da coluna e a musculatura dos quadris. Os braos seguram as pernas durante todo o exerccio. 8. A BEXIGA - Exerccio-chave para o exerccio de respirao profunda em que a nfase dada ao funcionamento do diafragma. Inspirar e encher a barriga. Expirar puxando-a para dentro. A respirao feita apenas pelas narinas. Deve-se observar o relaxamento completo do corpo. As crianas tendem a ficar tensas quando comeam os exerccios de respirao profunda.

9. A RVORE - Exerccio de equilbrio, concentrao e extenso da coluna. Preste ateno para que a planta do p esteja colocada sobre o lado interno da coxa da outra perna, os braos estendidos e os dedos das mos toquem uns nos outros. Pode-se transformar o exerccio num jogo de equilbrio com contagem. mais fcil para as crianas conservarem o equilbrio e a concentrao quando seu olhar est fixo num objeto parado. Alternar a posio das pernas.

10. A LETRA V - Fortalece o abdmen e a regio coxo-quadril: nfase no sistema muscular dessa regio. O pescoo e os ombros precisam estar relaxados. As costas devem se curvar um pouco para preservar o equilbrio. As palmas das mos devem estar estendidas e prximas s coxas. 11. A ANDORINHA - O estiramento completo do corpo enfatizado por meio de estiramento para cima e movimentos de flexo para baixo.

12. A COBRA - Promove o estiramento da coluna e o fortalecimento da regio dorsal inferior. As palmas das mos se mantm prximas ao peito. Eleva-se a cabea com movimento lento, que lembra o

movimento da cobra, at que os braos se endireitem completamente e a cabea penda para trs. Do mesmo modo, faz-se a descida lenta do corpo de volta ao cho.

13. O PEDCE - Promove o estiramento da coluna e o fortalecimento da regio dorsal inferior. As palmas das mos esto no cho sob as ndegas. Quando o peito arqueado, a cabea se firma no cho e os cotovelos sustentam o corpo. Fazer deslizar as mos para fora e coloc-las sobre o peito; as palmas se tocam. 14. O ESCORREGADOR - Promove o fortalecimento das mos, pernas e costas. Todo o corpo permanece no mesmo plano; as ndegas no devem afundar. As palmas das mos e as plantas dos ps se apiam no cho. O pescoo fica relaxado. 15. O CAMELO - Promove o estiramento da coluna. Flexo para trs, com as mos tocando os calcanhares, as pernas separadas e o pescoo solto. Se a criana tem tendncia a endurecer o pescoo e os ombros durante o exerccio, possvel evit-lo segurando-a para que experimente a sensao de flexo para trs.

16. A BICICLETA - Fortalece a regio dorsal inferior e o sistema muscular dos quadris. Crianas com msculos dorsais fracos tm dificuldade em levantar as pernas para a posio vertical. Devem fazer treinos de pedalar para trs e, com impulso, levant-las. Os cotovelos, firmes no cho servem de apoio aos quadris. Quando as crianas chegam ao equilbrio, gostam muito de movimentar as pernas como rodas de uma bicicleta. Pode-se transformar esse movimento num jogo com contagem. 17. O GAFANHOTO - Fortalece o dorso inferior e o sistema muscular dos quadris. Quando se levantam as pernas, apia-se o queixo no cho. Os joelhos esto esticados. Para ajudar a elevao das pernas, colocar os punhos sob a virilha. 18. O CARRINHO DE MO - Promove o estiramento das coxas e da coluna espinhal. Crianas que tm msculos rgidos precisam exercitar-se elevando e abaixando as pernas alm da cabea, para estirar a

coluna; os dedos dos ps devem tocar o cho. Os braos no se movem e as palmas das mos encostam no cho.

19. A PONTE - Fortalece os braos, as pernas e a coluna. Quando se erguem as costas, fazem-se as pernas juntas deslizarem para frente, com as plantas dos ps apoiadas no cho. Aproximam-se os cotovelos do corpo para servirem de apoio ao arco das costas. A cabea colocada, confortavelmente, no cho. As crianas que tm dificuldade nesse exerccio devem ser ajudadas ao levantar a coluna, fazendo-se com que sintam o arco que se forma com o deslizamento das pernas para frente. 20. A MONTANHA - Melhora a flexibilidade dos joelhos e o estiramento da coluna. As crianas de msculos rgidos precisam exercitar-se com os movimentos de flexibilidade. As de trs a quatro anos de idade devem comear com as verses simplificadas da montanha. As pernas devem estar dobradas uma

sobre a outra, os braos esticados por sobre a cabea com as palmas das mos se tocando. Os tornozelos devem ser cruzados, de joelhos, e os braos esticados acima da cabea com as palmas das mos se tocando. Observe uma criana mais velha; os dedos das mos, e no as palmas, se tocam. 21. A NADADORA - Fortalece a barriga e a coluna: melhora a tonificao de todo o corpo e dos membros. Para fortalecer os msculos, deixe as crianas se balanarem para frente e para trs, com a cabea levantada. Pernas e braos juntos.

22. A TARTARUGA - Promove o estiramento do sistema muscular das coxas e da coluna. Fortalece a barriga. Exerccio difcil para crianas que tm msculos rgidos. Deve ser praticado gradativamente. 23. O CISNE - Promove o fortalecimento do abdmen e o estiramento da coluna. As palmas das mos devem estar apoiadas no cho; braos retos, prximos ao corpo; pernas juntas para cima. Quando se levantam os ps para que os dedos possam tocar a cabea, o pescoo deve estar relaxado e inclinado para trs. As crianas de msculos rgidos precisam exercitar-se bastante para que os dedos dos ps possam tocar a cabea.

24. A RODA - Promove o estiramento do sistema muscular dos quadris e da coluna; fortalece o abdmen e os outros rgos. Crianas de msculos dorsais fracos precisam ser ajudadas; sustenta-se a sua coluna, de modo que durante o movimento possam sentir os msculos em ao. 25. O ARQUEIRO - Promove o estiramento dos sistemas musculares das coxas e da coluna. A mo segura apenas o dedo, e no todo o p. assim que se faz para lembrar o exerccio: a mo direita pega o dedo do p esquerdo, e a mo esquerda o dedo do p direito. O brao esticado est alm da perna dobrada. Alternar a posio das pernas. Observe como os braos e as pernas se endireitam e esticam completamente, quando o corpo se dobra um pouco para frente.

26. O ARCO - Para o fortalecimento do abdmen, braos, pernas e coluna. As crianas que so incapazes de levantar as pernas do cho precisam de alguma ajuda. Seguram-se seus braos, para darlhes impulso. Depois de um treino possvel transformar o exerccio em brinquedo de balano. Os braos precisam estar esticados como a corda de um arco.

Exerccios para as crianas de sete anos ou mais. 27. A FLECHA - Promove o estiramento de todo o corpo. Exerccio de equilbrio e concentrao. Para estabilizar o equilbrio, deve-se fixar o olhar num objeto parado. As crianas aprendero o exerccio

rapidamente, se no incio dos treinos se apoiarem numa mesa ou cadeira para desenvolver o controle muscular. Enquanto inclinam o corpo para frente, esticam a perna dobrada para trs, A perna de apoio deve estar firme e reta. Alternar a posio das pernas.

28. A ABELHA - Promove o estiramento de todo o corpo: exerccio de equilbrio e concentrao. Como no exerccio da flecha, o equilbrio deve ser mantido estvel. O corpo deve estar num s plano para dar a sensao da velocidade do vo. A perna de apoio deve ficar firme e estvel. Alternar a posio das pernas. Para ajudar as crianas a se concentrarem nesse exerccio, pode-se sugerir-lhes que zumbam como abelhas durante a posio de equilbrio.

29. O ARCO DE CIRCUNFERNCIA - Promove o equilbrio e estiramento completo do corpo. Uma perna desliza para trs sem dobrar o joelho: a outra dobrada junto ao corpo. Os braos devem ser esticados para trs e as palmas das mos devem se tocar. Alternar a posio das pernas. As crianas de msculos rgidos precisam de ajuda; segure sua coluna enquanto elas se inclinam para trs. 30. O CORVO - Fortalece todo o sistema muscular; exerccio de equilbrio. Recomenda-se treinar sobre o cho acolchoado, apenas como fator de segurana, caso haja uma queda violenta para a frente. Os cotovelos se mantm firmes contra a parte interior dos joelhos e o corpo agachado numa posio de equilbrio. A presso das palmas das mos no cho ajudar a elevao das pernas. E necessrio exercitar muito para desenvolver o controle muscular. As crianas tendem naturalmente a erguer as pernas durante o treino.

Como foram tiradas as fotografias deste livro Fotografar as crianas foi, por si s, uma experincia. Eu queria que aparecessem, nas fotografias, livres e felizes como eram quando praticavam ioga comigo. Havia s um meio de conseguir isso: as fotografias deveriam ser tiradas num ambiente onde as crianas se sentissem vontade. Assim, com a ajuda do meu marido, Edward Kimball, convertemos a nossa sala de estar num estdio temporrio, todos os sbados de manh. A luz natural entrando pela janela, que se abria para o rio tornou o lugar ideal. Nosso "estdio" tambm era uma clnica de emergncia para cortes e contuses, dores de estmago e problemas emocionais, que nunca faltavam nas sesses de fotografia. O sbado transformou-se num acontecimento alegre para as crianas. Sentiam-se como se fossem a uma festa. Com freqncia traziam irmos e irms, e tambm amigos da vizinhana, para mostrar-lhes os alunos que eram capazes de fazer bem os exerccios de ioga. Como as crianas ficavam vontade com meu marido, insisti em que ele tentasse tirar as fotos. Ele assim fez, e estes so os resultados do seu trabalho. Estas fotos foram selecionadas entre setecentas que ele tirou no perodo de seis meses. Conseguiu desviar a ateno das crianas da cmara brincando e conversando com elas, enquanto as registrava nestas posturas encantadoras. Este livro para todas as crianas que desejam ser fortes e saudveis. IOGA PARA CRIANAS Rachel Carr Martins Fontes Fotografias de Edward Kimball, Jr. Ilustraes de Don Hedin

http://groups-beta.google.com/group/digitalsource http://groups-beta.google.com/group/Viciados_em_Livros

You might also like